Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12...

7
1 PROJETO PEDAGÓGICO UM BICHINHO NA LINHA Rua Tito, 479 – Lapa – São Paulo – SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 [email protected] www.editoramelhoramentos.com.br www.facebook.com/melhoramentos UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO

Transcript of Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12...

Page 1: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

1

projeto pedagógico

UM BicHiNHo Na LiNHa

rua tito, 479 – Lapa – São paulo – Sp

cep 05051-000

divULgação eScoLar

(11) 3874-0884

[email protected]

www.editoramelhoramentos.com.brwww.facebook.com/melhoramentos

UM BICHINHONA LINHA

TÍTULOS DA COLEÇÃO:

O BICHINHO QUE QUERIA CRESCER • COMO IR AO MUNDO DA LUATEM BICHO NO CIRCO • A CASINHA PEQUENINA • UM BICHINHO NA LINHA

LIÇÃO DE GEOGRAFIA • ESTE MUNDO É UMA BOLA • UM AMOR DE FAMÍLIACADA UM MORA ONDE PODE • AS FLORES DA PRIMAVERA

AS CORES E OS DIAS DA SEMANADIGA-ME COM QUEM COME

TEXTO EM

LETRA BASTÃO

Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 10:21 Page 1

Page 2: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

2

Um bichinho na linhaPR

OJE

TO P

Edag

óg

icO A partir de uma linha, o Bichinho

da Maçã brinca com figuras e sólidos geométricos e sonha com casas fan-tásticas e pedras preciosas.

Resumo

Temas principais: formas Tema transversal: ética e meio ambienteInterdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Matemática, Artes

Quadro sinóptico

Ziraldo nasceu em Caratinga, MG, em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas. Autor de livros infantis, ilustrador e cartunista, Ziraldo tem obras tradu-zidas para vários idiomas. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, tor-nou-se um ícone da literatura infantil brasileira.

O autorAutor: ZiraldoTítulo: Um bichinho na linhaFormato: 15,5 x 19 cmNº de páginas: 24Elaboração: Márcia Helena Vieira

Ficha

IndIcação:

0 a 5anos

IndIcação:

Pré-leitor:

ensinoi n f a n t i l

Page 3: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

3

Objetivo: trabalhar com linhas e formas geométricas e apresentar com criatividade os diferentes tipos de pedras preciosas.

Leitura: será organizada em três fases.

a. Atividade de motivação: apresentação do livro para a pri-meira leitura. É realizada pelo professor, que dará informa-ções sobre a história, autor, ilustrador e título, despertando o senso de observação dos ouvintes.

b. Leitura compreensiva: interação da classe com a história do livro. Por meio da entonação e desenvoltura da leitura, a turma reconhece as características da personagem e iden-tifica o tema da história.

c. Leitura compartilhada: apresentação do livro, página por página, a fim de estimular o interesse e a participação da classe que, nessa fase, já demonstra autonomia para com-partilhar sua opinião.

Produção das atividades: será iniciada com a leitura de imagem que, nesta faixa etária, é importante para estimu-lar a imaginação, as emoções e o senso de observação dos dois mundos: o real e o da fantasia. Para tanto, desperte a atenção da classe para os detalhes da coleção Bichim.

Proposta do projeto

Page 4: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

44

Sug

eStõ

eS d

e at

ivid

ad

eSa) Mural

Procure em revistas, jornais ou catálogos de propagandas de joalherias fotos de joias ou bijouterias. Recorte-as e traga-as para a sala de aula. Vamos fazer um mural que ilustre as pedras preciosas que o Bichinho da Maçã sonhou.

b) Você sabia?Alguns planetas e pedras preciosas possuem a mesma cor.

c) Sugestões de vídeos

d) Roda da conversaLeve o aluno a desenvolver o hábito de ouvir histórias e de par-

ticipar de atividades de leitura, por meio da conversa e da troca de ideias. É adequado e produtivo trazer para a roda da conversa o tema dos vídeos educativos, a música, histórias e filmes.

Pedra preciosa Cor Planeta Cor

Rubi Vermelho Marte Avermelhado

Esmeralda Verde Urano Esverdeado

Brilhante Branco/prate Saturno Amarelado/anéis brilhantes

Água-marinha Azul Terra Azulada

Ouro Amarelo Mercúrio Amarelado

•Doki descobre – Os planetas do Sistema Solar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg>.

•Sistema Solar. Programa Quintal da Cultura, 08/11/13, TV Cultura.

Page 5: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

5

d) Pinte de vermelho todos os triângulos que aparecem no trenzinho.

Explore as outras figuras no trenzinho; conte uma história; apresente o trem como meio de transporte. Desperte o senso de obeservação nos alunos.

Page 6: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

6

dinâmicaConstruindo nossa Pirâmide da boa Convivência

Objetivo: Promover a reflexão sobre os valores, a produção da pirâmide da turma e o incentivo à boa convivência.

Material: caixas de sapato, folhas de papel espelho colorida, cola bastão, pincel atômico.

Duração: uma aula.

Desenvolvimento:

1º - Divida a classe em pequenos grupos (em quantidade equi-valente à de blocos da pirâmide). Escolha as cores para cada bloco / caixa e peça aos alunos que as encapem, com capricho. Escreva o nome de cada uma (Amizade, Educação, Respeito etc). Escolha um lugar onde a pirâmide possa ficar.

2º - Rode de discussão. Todos devem estar sentados em gru-pos. O professor solicitará aos participantes que conversem e reflitam com os colegas sobre o que cada caixa representa para cada um. A partir de questões como: Por que esse valor é im-portante na minha vida? Que fato já aconteceu comigo ou com alguém que conheço sobre esse assunto? O que eu aprendi?

3º - Construa a pirâmide. Observando a formação da pirâmide, comece a montagem. Escolha uma das caixas que formará a base. Chame o grupo para o centro da roda e peça-lhe que fale sobre a importância da caixa e sobre como os alunos se com-prometerão para a boa convivência. Depois, a equipe coloca a caixa no lugar combinado onde ficará a pirâmide. E assim, cada grupo se apresentará sucessivamente.

Pirâmide da boa convivência

A Pirâmide da Boa Convivência é a organização de atitu-des que proporcionam a harmonia e o bom desenvolvimento das relações entre amigos, colegas de escola, família, trabalho, comunidade e em muitos lugares. A base da pirâmide fortale-cerá o equilíbrio e a sintonia no ambiente. Cada bloco tem sua importância e deve ser respeitado. A amizade fica no topo da pirâmide, pois precisamos de amigos: ninguém vive sozinho. Essa pirâmide é alimento para o nosso equilíbrio emocional.

(cada bloco pode ter uma cor diferente)

Educação

Bom humor

Organização

Respeito

Disciplina

Responsabili-dade

Amizade

Saber falar

União

Saber ouvir

Page 7: Um Bichinho na linha - Capa CP- 02ed06:BASTÃO OK 17/02/12 ...editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2016/09/UM... · sucesso, O Menino Maluquinho, ... Leve o aluno a desenvolver

7

4º - A oficialização da Pirâmide da Boa Convivência da turma. O professor explicará a todos que a pirâmide é móvel, ou seja, a base e os valores mudarão de posição, conforme o com-portamento de classe, durante o mês. Por exemplo, se está faltando disciplina e organização (tarefas, atenção às aulas), a turma refletirá sobre o assunto e, com a orientação do profes-sor, mudará a posição das caixas, conforme a necessidade do momento. No topo da pirâmide, espera-se que permaneça a Amizade, já que o grupo vai conviver durante todo o ano letivo.

5ª - Reflexão. Cabe ao professor refletir com a turma, ao final de cada mês ou bimestre, e fazer as considerações, evidenci-ando o lado positivo, o crescimento de cada um.

Sugestão de leitura

•Um bebê em forma de gente. Ziraldo. São Paulo: Melhoramentos.