Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

6
TRABALHO SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUAI LOCALIZAÇÃO: A Bacia do Rio Paraguai é uma sub-bacia, que juntamente com as Bacias do Rio Paraná e do Rio Uruguai, formam a macro-bacia do Prata, uma das maiores do mundo. Está localizada na região Centro- Oeste do Brasil e abrange parcelas dos territórios de outros países: Bolívia, Paraguai e Argentina. Os Estados brasileiros que compõem a Bacia são Mato-Grosso e Mato Grosso do Sul. Sua porção em território brasileiro ao Norte é limitada pela Serra Azul e pela Chapada dos Parecis, onde tem sua nascente o Rio Paraguai, que dá nome à Bacia e é seu principal curso hídrico. Nascem também nessa região os rios Cuiabá, Diamantino e Sepotuba, importantes contribuintes. A Nordeste confronta com a Chapada dos Guimarães e com a Serra da Petrovina pouco mais ao Sul. Seu limitante a Sudeste é a Serra do Maracaju, que divide o Estado do Mato Grosso do Sul no sentido Nordeste-Sudoeste. No extremo Oeste da Bacia, já em terras bolivianas na divisa com o Chile ocorre a Cordilheira dos Andes e ao Sul, o Rio Bermejo em terras argentinas. Imagem 01: Mapa de localização da Bacia do Rio Paraguai.

description

descrição física da bacia do paraguai

Transcript of Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

Page 1: Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

TRABALHO SOBRE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUAI

LOCALIZAÇÃO:

A Bacia do Rio Paraguai é uma sub-bacia, que juntamente com as Bacias do Rio Paraná e do Rio Uruguai, formam a macro-bacia do Prata, uma das maiores do mundo. Está localizada na região Centro-Oeste do Brasil e abrange parcelas dos territórios de outros países: Bolívia, Paraguai e Argentina. Os Estados brasileiros que compõem a Bacia são Mato-Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sua porção em território brasileiro ao Norte é limitada pela Serra Azul e pela Chapada dos Parecis, onde tem sua nascente o Rio Paraguai, que dá nome à Bacia e é seu principal curso hídrico. Nascem também nessa região os rios Cuiabá, Diamantino e Sepotuba, importantes contribuintes. A Nordeste confronta com a Chapada dos Guimarães e com a Serra da Petrovina pouco mais ao Sul. Seu limitante a Sudeste é a Serra do Maracaju, que divide o Estado do Mato Grosso do Sul no sentido Nordeste-Sudoeste.

No extremo Oeste da Bacia, já em terras bolivianas na divisa com o Chile ocorre a Cordilheira dos Andes e ao Sul, o Rio Bermejo em terras argentinas.

Imagem 01: Mapa de localização da Bacia do Rio Paraguai.

ÁREA:

A Bacia do Rio Paraguai possui cerca de 1,1milhão de km², área equivalente ao Estado do Pará. Destes, em torno de 33% (363.464 km²) estão em território brasileiro, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Page 2: Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

DIVISÃO ADMINISTRATIVA:

Como citado acima, dois Estados brasileiros compõem a Bacia do Paraguai, Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Alguns dos 91 municípios brasileiros que estão inseridos na Bacia são: Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Rondonópolis (MT); Corumbá, Coxim, Camapuã, Aquidauana e Bonito (MS).

Regiões Administrativas da Bolívia (Províncias de Angel Sandoval e German Busch) e da Argentina (Províncias de Formosa, Salta e Jujuy) também fazem parte da Bacia, além de praticamente a totalidade do território paraguaio.

Segundo o Censo de 2010, cerca de 2,2 milhões de pessoas vivem na região pertencente ao Brasil. Desses, 87% em áreas urbanas, principalmente Cuiabá (551 mil), Várzea Grande (253 mil) e Rondonópolis (195 mil).

Segundo o WWF (World Wide Fund for Nature), o crescimento urbano e populacional seguido por obras de infraestrutura, como rodovias e barragens colocam em risco o frágil equilíbrio do ecossistema do Pantanal, que está inserido na Bacia do Rio Paraguai e possui 230 mil km².

No entanto as principais ameaças à Bacia são o desmatamento e manejo inadequado de terras para agropecuária, causadores de erosão e sedimentação de rios (como veremos mais adiante).

Apenas 11% (123.600 km²) da Bacia estão protegidos, como vimos no mapa acima. Além disso, mais de 170 áreas protegidas não estão distribuídas de forma adequada para proteger as regiões que mais fornecem água, ou mais ricas em biodiversidade.

Imagem 02: Mapa da Bacia do Rio Paraguai com destaque para áreas contribuintes (águas).

Page 3: Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

TOPOGRAFIA/ RELEVO:

Caue.

VEGETAÇÂO:

O principal bioma encontrado na Bacia, na porção brasileira, é o Pantanal. O ecossistema é considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Sua vegetação não é homogênea e varia de acordo com o solo e altitude, basicamente.

Nas áreas mais baixas predominam gramíneas, pastagens naturais para o gado (atividade largamente empregada na região); o Cerrado com árvores de porte médio esparsas e entremeadas por arbustos e plantas baixas aparece em altitudes intermediárias.

Poucos metros acima das regiões inundáveis ocorrem capões de mato, com espécies maiores, como o angico, ipê e aroeira. Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem semelhante à caatinga, apresentando espécies como o mandacaru.

GEOLOGIA:

Cauê.

PEDOLOGIA:

Cauê.

REDE DE DRENAGEM: O Rio Paraguai corre no sentido Norte-Sul, com comprimento próximo de 2600 km

desde suas nascentes até sua foz no Rio Paraná, 30 km a montante da cidade de Corrientes na Argentina. CLIMA, PLUVIOSIDADE E DISTRIBUIÇÃO PRECIPITAÇÃO:

Focar na parte brasileira. Chuvas, volumes em mm, distribuição ao longo dos meses, distribuição geográfica (onde chove mais onde chove menos). Márcio – esses dados tem no livro emprestado da biblioteca.

VAZÃO:

Marcio – dado no livro emprestado na biblioteca.

PROBLEMA:

Erosão e assoreamento - Márcio.

REFERÊNCIAS: (a organizar)

http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/paraguai.aspx

Page 4: Trabalho Sobre a Bacia Hidrográfica Do Rio Paraguai

http://www.planetapantanal.com/set_image.php?i=21_397_1253.jpg&w=500&h=430$&d=images/galerias/ (IMAGEM 1)

http://www.portalpantanal.com.br/riosprincipais/94-rioparaguai.html

http://www.qmdmt.cnpm.embrapa.br/713.htm

http://www.mirabolivia.com/mapadptos.html

http://www.taringa.net/posts/info/17313023/Portenos-62-no-sabe-cuantas-provincias-tenemos.html

http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/?30522/Descaso-com-nascentes-e-rios-ameaa-o-Pantanal

http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/img/original/figura_08.jpg (IMAGEM 2)

http://www.pantanal-brasil.com/flora.aspx?pagina=11

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/pantanal_-_clima_e_hidrografia.html

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/cerrado_-_clima_e_hidrografia.html