Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

17
Alunos: José Jorge Maristela Vitório Nilton Souza Selma Patrícia Taís Vanessa Prof. Wladimir Ribeiro Parque do Vale Encantado-Patamares Atividade Teórico-Prática da disciplina Ecologia Geral

Transcript of Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Page 1: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Alunos:

José Jorge Maristela Vitório

Nilton Souza Selma Patrícia

Taís Vanessa

Prof. Wladimir Ribeiro

Parque do Vale Encantado-Patamares

Atividade Teórico-Prática da disciplina

Ecologia Geral

Page 2: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

 O Vale do Encantado fica situado entre os Condomínios de Patamares (Colina C, Jardim Botânico, Jardim Mediterrâneo, etc.) e do outro lado o Alphaville, Le Parc, e outros. Tem uma área de 2.000.000 m2 de Mata Atlântica, onde se encontram um lago e as nascentes do Rio Passavaca e afluentes perenes do Rio Trobogi. Tem uma flora exuberante, onde Sucupiras e outras árvores ultrapassam 20m de altura e até 4m de perímetro. A fauna também ainda está preservada, onde entre outras espécies pode-se ver o socó-boi, ave que somente sobrevive em ambiente de água limpa. É considerada a maior área de drenagem natural de Salvador.

Este parque garantirá um micro clima fresco a todos, e principalmente aos moradores dos condomínios que circundam o Parque. No caso do Alphaville, todos os três residenciais.O Parque está previsto no PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), decreto 7.400/2008, assinado pelo Prefeito João Henrique em Jul/08. Falta agora a consolidação, ou seja, regulamentação, demarcação da poligonal, fechamento com cerca ou muro, manutenção e vigilância com Guarda Municipal.

Parque Ecológico Vale do Encantado

Page 5: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Antes deste decreto, estava prevista uma Via Leste-Oeste que aterraria o lago, e uma Av. Ibirapitanga, perpendicular, que interligaria a Leste-Oeste a Patamares, além de outras vias menores. Este projeto ainda pode ser visto no site de mapas da Google.Proteção Sanitária – O vale é margeado pelo chamado Interceptor do Passavaca, adutora de concreto de 8 km construída pela pelo Bahia Azul em 1995, para onde são carreados os esgotos da região de Pinto Aguiar, Paralela e Patamares, e de lá levados para a Estação da Embasa no Rio Vermelho. Dali segue para o mar, através do emissário submarino. (Reportagem A Tarde de 08/03/09, pág. A10). Desta maneira o vale e seus mananciais estão protegidos em termos sanitários.

O Vale do Encantado, o Meio Ambiente e a população já tem duas grandes vitórias. A implantação do Interceptor do Passavaca pelo Bahia Azul em 1995, e a inclusão do vale no PDDU como Parque Municipal. Resta agora sua consolidação, que depende das ações de Órgãos Municipais (Secretaria de Desenvolvimento Habitação e Meio Ambiente – SEDHAM, Superintendência Municipal do Meio Ambiente – SMA, Órgão responsáveis por praças e jardins). Parece que o processo está parado porque algumas construtoras estão pleiteando construir nas bordas do Vale. Se o processo não avançar pode regredir: o decreto pode ser revogado, abrindo espaço para construções imobiliárias, prejudicando o meio ambiente, o nosso clima, além de aumentar a insegurança.

Devemos aumentar nosso apoio e participação efetiva no movimento iniciado por moradores do Condomínio Colina C, que teve como resultado a inclusão do Parque do Vale do Encantado no PDDU, o que só ocorreu devido à mobilização.

Page 6: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Agora vejam,

as imagens falam por si só.

INSENSIBILIDADE

Page 7: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Urbanização expulsa animais do seu habitatIçara Bahia l A TARDE

Iracema Chequer/Agência A TARDE

Sucuri é resgatada numa área brejosa da região da Avenida Paralela

Page 9: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Família acorda com tamanduá-mirim dentro de casa em Patamares

Maiza de Andrade e Joana Lopo l A TARDEFernando Vivas/Agência A TARDE

Espécie rara foi encontrada na garagem da casa.Os moradores da casa nº 68 do condomínio Colina C de

Patamares acordaram, nesta segunda-feira, 17, com a visita inesperada de um tamanduá-mirim. Animal raro e considerado endêmico dos remanescentes de mata atlântica da Avenida Paralela, o bicho, segundo a médica veterinária Carline Dias é uma prova da rica biodiversidade da região. “Essa espécie está com o seu habitat cada dia mais reduzido”, afirmou ela, que mora na casa onde o tamanduá escolheu para se abrigar. A casa de Caroline fica no condomínio Colina C de Patamares, que tem no fundo as matas do Parque do Vale Encantado, que, segundo ela, está ameaçado de desaparecer com a construção de uma nova avenida projetada para passar no local.

Page 10: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

DESMATAMENTO PARQUE VALE ENCANTADO –

JORNAL A TARDE 20/06/2009 – FOTO FERNANDO VIVAS

Empresa responsável pela obra foi multada e autuada em flagrante Fiscal do IMA observa a lagoa que está sendo aterrada

Page 11: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mesmo em greve, foram, nesta segunda, verificar a denúncia sobre obras embargadas na Lagoa Encantada, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Conforme o denunciante, a construtora Realeza teria aproveitado a greve do órgão para dar continuidade a uma obra embargada em julho do ano passado. Durante a fiscalização, contudo, nada foi comprovado. De acordo com o coordenador do Ibama, Denilson Barbosa, os locais que tiveram as obras paradas continuam da mesma forma que estavam quando sofreram o embargo. No entorno dessas áreas, porém, está em andamento uma obra do condomínio Colinas de Jaguaribe Sul, que é licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), segundo Barbosa.*Colaborou Amanda Palma l A TARDE

Page 12: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Vale encantado grita

Lagoa dará lugar a uma via que ligará a Av. Paralela à orla de Salvador Misteriosamente carcaças de veículos surgiram para marginalizar a área da lagoa.

Page 14: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

19 de Junho de 2009

IBAMA EMBARGA OBRA DA PREFEITURA NA PARALELA- 09:20:00  O fiscal do Instituto do Meio Ambiente (IMA) Marcelo Mariano embargou o aterro de parte da lagoa do Parque Vale Encantado, recém-criado pela prefeitura para preservar a mata atlântica de Patamares. O fato ocorreu na última terça, sob tensão e com a presença de destacamento da Polícia Ambiental. O fiscal caracterizou a obra como crime ambiental por ser feita sobre área de preservação permanente (APP) e dentro de um parque. Executada pela empresa Realeza, a serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) a obra é para a construção de uma rotatória da via que ligará a Avenida Paralela a Patamares. O embargo foi a solução encontrada pelo fiscal para forçar a empresa a cumprir a decisão do juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública, Everaldo Cardoso de Amorim, que desde o dia 12 tinha suspendido a obra, a pedido da promotora de Justiça e Meio Ambiente Hortência Gomes. As informações são do jornal A Tarde.

Page 16: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

A política ambiental no Município foi criticada por vereadores e representantes de entidades ambientalistas durante audiência pública. A audiência foi convocada para debater o impacto ambiental gerado por obras de construção da via Leste-Oeste, promovida pela Prefeitura no Parque do Vale Encantado, em Patamares.Interditada pelo Ibama, a obra visava à construção de uma avenida de ligação entre a Paralela e a Orla, mas não dispunha de licença ambiental. Segundo o economista Elói Lorenzo, residente em Patamares, da área de 11 milhões de metros quadrados, nove milhões foram liberados e apenas dois milhões destinados como Área de Preservação Permanente (APP). Ele destacou, ainda, a existência de uma lagoa com cerca de quatro quilômetros de extensão. Salientou, contudo, que “no entorno, cresce a ocupação de novos e antigos loteamentos implantados em torno do vale do Rio Trobogy, em Patamares”.

Page 17: Trabalho ecologia geral (5ºsemestre)

Tudo o que é necessário para que o mal triunfe é que os homens bons não façam nada. Edmund Burke

Mensagem