Trab de Pvii

10
Trator de Esteiras - com lâmina (228 kW) Potência : 228 kW O trator de esteiras com lâmina é, sem dúvida, o equipamento mais versátil utilizado na terraplenagem, em todas as suas fases, desde o início até o seu término. É o "bom-bril" da terraplanagem, com mil e uma utilidades. Sem exagero, podemos considerar a invenção do trator de esteiras (1904) como o marco de início da terraplanagem moderna. É a máquina mais usada, e praticamente obrigatória em qualquer trabalho de movimentação de terra. Tracionando ou empurrando, o bull- dozer tem enorme utilização em obras de grande, médio ou pequeno porte. Motoniveladora Potência : 246Kw A motoniveladora é projetada para espalhamento do material descarregado e para acabamento, por raspagem, de superfícies.

description

máquinas e equipamentos

Transcript of Trab de Pvii

Page 1: Trab de Pvii

Trator de Esteiras - com lâmina (228 kW)

Potência : 228 kW

O trator de esteiras com lâmina é, sem dúvida, o equipamento mais versátil utilizado na terraplenagem, em todas as suas fases, desde o início até o seu término.

É o "bom-bril" da terraplanagem, com mil e uma utilidades.  Sem exagero, podemos considerar a invenção do trator de esteiras (1904) como o marco de início da terraplanagem moderna.  É a máquina mais usada, e praticamente obrigatória em qualquer trabalho de movimentação de terra. Tracionando ou empurrando, o bull- dozer tem enorme utilização em obras de grande, médio ou pequeno porte.

Motoniveladora

Potência : 246Kw

A motoniveladora é projetada para espalhamento do material descarregado e para acabamento, por raspagem, de superfícies.

Page 2: Trab de Pvii

Motoscraper

Potência: 246 kW.

O motoscraper (MS) é projetado para executar as quatro etapas do serviço de terraplenagem. O MS é constituído basicamente por um cavalo-mecânico tracionador e por uma caçamba (scraper) capaz de executar a escavação, o auto-carregamento, o transporte e o espalhamento do material escavado.

Caminhão Basculante - 20 t

Potência: 279Kw

As unidades de transporte mais utilizadas são os caminhões basculantes A descarga pode ser lateral ou traseira, mediante a ação de braços de levantamento de comando hidráulico.

Os caminhões comuns só são empregados em caso de falta de equipamentos ou em pequenos serviços, sendo a unidade de transporte utilizada para materiais de construção como: cal, areia, brita, cimento, ferro, etc.

Escarificadores

Potência: 228 kW

Page 3: Trab de Pvii

São conhecidos por "rooter" e são utilizados para auxiliar o desmatamento, arrancando as raízes de árvores, e para desagregar ou descompactar terrenos duros, a fim de facilitar o trabalho dos dozes e motoscrapers.

Em geral, são tracionados por trator e constam de uma plataforma pesada com rodas metálicas maciças, providas na parte inferior e traseira de dentes robustos Regulando-se a altura do eixo das rodas, pode-se escarificar á profundidade desejada, aumentando ou diminuindo a penetração dos dentes no solo.

Os escarificadores podem ser acoplados a tratores, principalmente para a Escarificação de material de 2a à categoria, facilitando o trabalho das máquinas.

Compactadores

Potência Pé de carneiro: 85 kW

Potência Liso: 85 kW

A função dos compactadores e dos compressores é permitir a obtenção do grau de compactação ou compressão prevista para os serviços. Assim, temos compactadores que produzem energia para a compactação de solos e misturas estabilizadas e compressores que agem principalmente sobre camadas de agregado solto ou sobre misturas betuminosas.

Os compactadores com rodas metálicas: são mais usados em pavimentação, na compactação da capa de rolamento.

Os rolo de 3 rodas são utilizados principalmente para compressão de camadas de agregado graúdo, como temos nas bases de macadame hidráulico e macadame betuminoso.

Page 4: Trab de Pvii

Rolo compactador com 03 rodas

Os rolos pés de carneiro são indicados para materiais com coesão. Não devem ser utilizados em areia. São rebocados por tratores de pneus ou esteiras, conforme a necessidade. Para aumentar o peso, o tambor pode ser cheio de água ou areia.

Rolo pé de carneiro

Compactam, em média, camadas de 20 cm de espessura. Inicialmente, aparecem pela ação das patas sulcos profundos e, posteriormente, essa profundidade vai diminuindo com as passadas sucessivas. Em média, considera-se a compactação com o rolo terminada, quando o sulco tem de 2 a 1 cm de profundidade.

Em cada passada, o rolo deve cobrir pelo menos metade da passada anterior.

A medida que o rolo vai passando, a camada imediatamente abaixo das patas vai adquirindo condições de suporte, o que vai elevando o rolo, diminuindo a profundidade dos sulcos. A partir de determinado ponto, a passagem do rolo não afeta mais a compactação.

Page 5: Trab de Pvii

Os rolos de grelha são uma variante de pé de carneiro, em que as patas são substituídas por chapas. São empregados em terrenos arenosos, onde os pés de carneiro não são eficientes.

Rolo de grelha

Os rolos com rodas pneumáticas podem ser utilizados para a compactação de qualquer tipo de solo. No acabamento, utiliza-se o rolo pneumático de rodas múltiplas bamboleantes. As rodas executam movimento de bamboleio São mais utilizadas no acabamento de base em pavimentação.

Rolo pneumático bamboleante

Os rolos vibratórios constam de motor com excêntrico que produz vibração num cilindro metálico. A vantagem obtida é a maior ação de profundidade da compactação. São utilizados também na compactação da base de pavimentos, inclusive de macadame.

Carregadeiras de esteira

Potência: 165 kW

Page 6: Trab de Pvii

As carregadeiras de esteiras tem se revelado como os equipamentos mais versáteis no terraplenagem, graças às características mecânicas introduzidas pelos fabricantes, permitindo a sua utilização nas tarefas mais diversas.

o emprego mais comum das carregadeiras consiste na escavação de cortes e aterros em que a distância de transporte seja longa, exigindo o emprego de unidades transportadoras.

Além da destinação acima geralmente sua aplicação estende-se a muitas outras tarefas como abertura de valas rasas, espalhamento de terra, remoção de matacões de rocha, retiradas de raízes e terra vegetal, transporte de materiais a curta distancia, carregamento de rocha fraturada, etc.

Carregadeiras de pneus

Potência: 127 kW

O carregadeiro de pneus, devido á falta de tração e á baixa flutuação, só pode ser usada, ao contrário dos carregadeiras de esteiras, em terrenos firmes, com pouca umidade, limitando sua aplicação ao corte e carga de materiais de fácil desagregação como areias, pedregulhos e cascalhos, pedra britada e rocha fraturada.

Entretanto, como já foi anteriormente registrado, graças á sua velocidade de deslocamento e á facilidade de manobras com a direção articulada, é um equipamento extraordinariamente útil na carga de materiais, quando o fator rapidez esteja envolvido.

Page 7: Trab de Pvii

Retroescavadeiras

Potência: 57 kW

As retroescavadeiras (ou retro-escavadeiras) são de longe a máquina de terraplenagem preferida pelos clientes e as mais vistas em canteiros de obras de qualquer porte, de certo por serem máquinas versáteis, ágeis e em geral com preço de locação muito baixo.

A versatilidade da retroescavadeira é certamente devido a presença de duas caçambas distintas na mesma máquina, uma à frente e outra atrás:

Frontal: A caçamba da frente da retroescavadeira mede cerca de 2m de largura e têm capacidade para aproximadamente 0.80m³ de volume. As retroescavadeiras utilizam geralmente a caçamba frontal para nivelamento de terreno, carregamento de caminhões, transporte de material dentro da obra, entre outras aplicações. Algumas empresas de pavimentação utilizam-na para espalhar asfalto na execução de pavimentações em substituição de vibro-acabadoras.

Traseira: A caçamba de trás da retroescavadeira possui várias dimensões diferente e sua largura varia desde 30cm até 80cm com capacidades e formatos variados. A máquina retroescavadeira utiliza esta caçamba para realizar escavar valas, piscinas, baldrames ou desagregar terra para carregamento de caminhões. Esta caçamba da retro-escavadeira também é usada para demolição de construções como paredes, pilares, colunas e para o assentamento de tubos. A profundidade de escavação varia entre 3 e 4 metros e a lança pode ser simples ou telescópica, como a da foto ao lado.