TIMÓTEO (PESSOA)

18
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente em Atos 16:1- 3 como discípulo de Paulo. Ele era "filho de uma judia crente, mas de pai Grego" (Atos 16:1). Ele era a terceira geração de cristão depois de sua mãe, Eunice, e sua avó. O apóstolo Paulo, sem dúvida nenhuma, seu pai espiritual, se refere a ele como "o meu verdadeiro filho na fé" (1 Timóteo 1:2); Timóteo provavelmente se converteu na primeira ou na segunda viagem missionária de Paulo. Como filho de grego, não tinha sido circuncidado.

description

TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo . O seu nome significa "aquele que honra a Deus ". - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of TIMÓTEO (PESSOA)

Page 1: TIMÓTEO (PESSOA)

TIMÓTEO (PESSOA)Timóteo era o convertido e a companhia do

apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus".

Timóteo aparece primeiramente em Atos 16:1-3 como discípulo de Paulo. Ele era "filho de uma judia crente, mas de pai Grego" (Atos 16:1). Ele era a terceira geração de cristão depois de sua mãe, Eunice, e sua avó. O apóstolo Paulo, sem dúvida nenhuma, seu pai espiritual, se refere a ele como "o meu verdadeiro filho na fé" (1 Timóteo 1:2); Timóteo provavelmente se converteu na primeira ou na segunda viagem missionária de Paulo. Como filho de grego, não tinha sido circuncidado.

Page 2: TIMÓTEO (PESSOA)

No entanto, quando Paulo decidiu levar Timóteo consigo, em sua segunda viagem, ele fez com que ele fosse circuncidado para não atrapalhar o seu empenho entre os judeus.

Timóteo é freqüentemente mencionado nas cartas paulinas. Seu nome é incluído nas saudações de 2 Coríntios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessaloniscenses e Filemon. A presença de Timóteo quando Paulo escreveu as cartas confirma que as referências a ele no livro de Atos são precisas.

Page 3: TIMÓTEO (PESSOA)

TIMÓTEO (Honrado por Deus; Honra a Deus)

Companheiro e ajudante de Paulo (At 16.1-5; 17.10-15; 18.5; 19.21-22; 20.3-5; 2Tm 1.6; 4.9,21). Recebeu instrução religiosa de sua mãe e de sua avó (2Tm 1.5; 3.15). Foi pastor da Igreja de Éfeso (1Tm 1.3)

PRIMEIRA EPÍSTOLA A TIMÓTEO Carta pastoral em que Paulo aconselha

Timóteo a evitar doutrinas falsas sobre alimentos e casamento (1.3-4; 4.1-6; 6.3-5). Há também orientação para os líderes da igreja no seu trabalho e na sua vida e para os cristãos em geral (2.2-3.13; 5.1-6.2; 6.17-19).

Page 4: TIMÓTEO (PESSOA)

SEGUNDA EPÍSTOLA A TIMÓTEO

Carta que trata dos deveres de Timóteo como pastor. Paulo sente que a sua vida está chegando ao fim. Por isso ele dá conselhos ao seu colega e amigo Timóteo para que cumpra o seu ministério (4.5), imitando a sua fé, o seu amor e a sua perseverança (3.10-11; 4.5-8).

Page 5: TIMÓTEO (PESSOA)

Éfeso no tempo de Timóteo

Page 6: TIMÓTEO (PESSOA)
Page 7: TIMÓTEO (PESSOA)
Page 8: TIMÓTEO (PESSOA)
Page 9: TIMÓTEO (PESSOA)

TITOCristão grego, companheiro e amigo de Paulo, seu pai na fé. Foi pastor em CRETA (Gl 2.1-3; Tt 1.4-5). Seu nome é mencionado várias vezes em 2Co (2.13; 7.6-16; 8.6,16,23; 12.18).

EPÍSTOLA A TITOCarta em que Paulo trata da maneira de

agir e dos deveres de vários grupos nas igrejas (cap.2; 3.1-11) e dos seus dirigentes (1.5-9). E Tito deve ser um exemplo para todos (2.7-8).

Page 10: TIMÓTEO (PESSOA)

TITO - Honrado. Esteve com Paulo e Barnabé em Antioquia,

tendo-os acompanhado até ao concílio em Jerusalém (Gl 2:1-3; At 15:2), embora o seu nome não apareça em parte alguma nos Atos dos Apóstolos. Parece ter sido um gentio e parece ter-se envolvido principalmente no ministério entre os gentios. Paulo recusou-se firmemente a que ele fosse circuncidado, visto que, no seu caso, a causa da liberdade do Evangelho estava em risco. Vamos encontrá-lo, num período posterior, juntamente com Paulo e Timóteo, em Éfeso. Foi depois enviado por Paulo a Corinto, com o propósito de conseguir contribuições da igreja aí instituída,

Page 11: TIMÓTEO (PESSOA)

contribuições essas que se destinariam aos pobres de Jerusalém (2Co 8:6; 2Co 12:18).

Juntou-se novamente ao apóstolo, quando este se encontrava na Macedônia, alegrando-o com as novas que trouxera de Corinto (2Co 7:6-15). Depois disto, o seu nome não volta a ser mencionado até ao primeiro encarceramento de Paulo, quando o vemos envolvido na organização de uma igreja em Creta, onde o apóstolo o deixara com este fim (Tt 1:5). A última notícia que temos dele está registrada em 2Tm 4:10. Ele encontra-se em Roma, juntamente com Paulo, durante o segundo encarceramento do apóstolo.

Page 12: TIMÓTEO (PESSOA)

De Roma, foi enviado para a Dalmácia, sem dúvida uma importante viagem missionária. Não existe qualquer registro da sua morte. Ele não é mencionado em Atos.

Page 13: TIMÓTEO (PESSOA)

Creta

Page 14: TIMÓTEO (PESSOA)

Creta

Page 15: TIMÓTEO (PESSOA)

FILÉMON

Um habitante de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Entrou em contacto com o Evangelho através de Paulo (19) e ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho.

Page 16: TIMÓTEO (PESSOA)

EPÍSTOLA A FILEMOM

Carta escrita por Paulo na prisão, na qual pede a Filemom que receba Onésimo, escravo fugido e agora convertido (vers.17). Essa carta é um belo exemplo de cortesia e carinho. Paulo não discute os direitos que as leis daquele tempo davam aos donos de escravos. Para resolver a questão de como tratar um escravo fugido, Paulo aplica a mais alta lei que existe, a lei do amor cristão.

Page 17: TIMÓTEO (PESSOA)

Colossos – Cidade de Filemom

Page 18: TIMÓTEO (PESSOA)