Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

8
TESTE DO CURSO DE EXTENSÃO – PORTUGUÊS – 9º ANO Total de escores: 30 01. Leia o texto para responder às perguntas que seguem. Para papais e mamães de plantão, não importando a idade do bebê, o seu cotidiano estará sempre cercado de providências. E um desses cuidados é tentar decidir sobre a hora certa de tirar o pequeno do berço e levá-lo para a primeira caminha. A pediatra Thatiane Mahet - que detém os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria - ajuda a esclarecer dúvidas nesse sentido. Até quando crianças devem dormir em berços? "Não existe idade certa para os pais trocarem o berço pela cama. Todos as medidas a serem tomadas com a criança devem ser gradativas, respeitando-se sempre a maturidade e o desenvolvimento de cada uma. Dentro desse enfoque, a criança só deve ser colocada na cama quando já souber sair dela sem cair. Uma criança aprende espontaneamente a virar de costas e sair da cama. Quando ela aprende isso, está apta a ir para a cama", explica Thatiane. http://br.mulher.yahoo.com/seu-beb-ber-o-para-cama-125500168.html a) Que tipo de intertextualidade podemos encontrar predominantemente no texto acima? (01 esc.) ____________________________________________________________ _____________ b) Através de que elementos textuais você identificou o tipo de intertextualidade? (02 esc.) ____________________________________________________________ _____________ ____________________________________________________________ _____________ ____________________________________________________________ _____________ c) Retire do texto quatro palavras-chave (04 esc.).

Transcript of Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

Page 1: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

TESTE DO CURSO DE EXTENSÃO – PORTUGUÊS – 9º ANOTotal de escores: 30

01. Leia o texto para responder às perguntas que seguem.Para papais e mamães de plantão, não importando a idade do bebê, o seu cotidiano

estará sempre cercado de providências. E um desses cuidados é tentar decidir sobre a hora certa de tirar o pequeno do berço e levá-lo para a primeira caminha.

A pediatra Thatiane Mahet - que detém os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria - ajuda a esclarecer dúvidas nesse sentido.Até quando crianças devem dormir em berços?

"Não existe idade certa para os pais trocarem o berço pela cama. Todos as medidas a serem tomadas com a criança devem ser gradativas, respeitando-se sempre a maturidade e o desenvolvimento de cada uma. Dentro desse enfoque, a criança só deve ser colocada na cama quando já souber sair dela sem cair. Uma criança aprende espontaneamente a virar de costas e sair da cama. Quando ela aprende isso, está apta a ir para a cama", explica Thatiane.

http://br.mulher.yahoo.com/seu-beb-ber-o-para-cama-125500168.html

a) Que tipo de intertextualidade podemos encontrar predominantemente no texto acima? (01 esc.)_________________________________________________________________________b) Através de que elementos textuais você identificou o tipo de intertextualidade? (02 esc.)___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) Retire do texto quatro palavras-chave (04 esc.).__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Identifique a que texto os itens que seguem fazem referência (02 esc.).a)

Page 2: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________b)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, com relação aos tipos de intertextualidade estudados (05 esc.).( A ) Travestimento burlesco( B ) Détournement por inversão da polaridade afirmação/negação( C ) Détournement por acréscimo palavras( D ) Paródia( E ) Citação

( ) HINO NACIONAL BRASILEIRO PATROCINADO: “Num Posto da Ipiranga, às Barragens Plásticas,/ De um Volvo heróico, Brahma Desodorante/ Skol da Liber Haddad em Ríder fulgido/ Brilhou, no Shell da Parker, nesse Calmante”( )

( ) "Marina no PSB agrega valores à política", diz senador Rollemberg.( )

( ) “Sony Ericsson: Z300i. As aparências não enganam.”

Page 3: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

05. Observe as duas imagens abaixo e marque um X nas opções corretas (05 esc.):

a) ( ) Encontramos nas imagens um exemplo de intertextualidade de co-presença, pois há elementos de um texto presente no outro.b) ( ) A imagem II deriva da imagem I, podendo ser classificada como uma paródia.c) ( ) A imagem II possui um teor crítico com relação à imagem I, visto que esse é o único propósito comunicativo do tipo de intertextualidade em questão.d) ( ) Resquícios da imagem I podem ser reconhecidos na imagem II, facilitando o reconhecimento da relação intertextual. e) ( ) Além de dialogar com a imagem I, a imagem II estabelece relação intertextual com uma conhecida história infantil.

06. Observe os enunciados abaixo (03 esc.):Diário do Nordeste: “MPF vai pedir ao STJ a suspensão da continuidade das obras do viaduto no Cocó”

O Povo: “Cocó: MPF levará impasse da construção de viadutos para o STJ, diz procurador”

a) Que tipo de relação intertextual podemos identificar entre os trechos acima?_________________________________________________________________________b) Há alguma diferença de sentido no modo como as duas manchetes foram redigidas? Justifique.___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia os textos para responder à questão 07.

TEXTO 1Pescador tão entretidonuma pedra ao sol,esperando o peixe feridopelo teu anzol,

há um fio do céu descidosobre o teu coração:de longe estás sendo feridopor outra mão.

MEIRELES, Cecília. "Flor de poemas". 3ª edição - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1972. p.162

TEXTO 2

"tô descendo a serracego pela serração*salvo pela imagem

IMAGEM I IMAGEM II

Page 4: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

pela imaginaçãode uma bailarina no asfaltofazendo curvas sobre patins

tô descendo a serracego pela neblinavocê nem imaginacomo tem curvas esta estradaela parece uma serpente mortaàs portas do paraíso

o inferno ficou para tráscom as luzes lá em cimao céu não seria rimanem seria solução"* (sic)

Engenheiros do Hawaii

TEXTO 3

07. Observando e relacionando os três textos, podemos afirmar que (01 esc.):a) No texto 3, não se evidencia intertextualidade, pois ela ocorre somente entre textos literários.b) Nos textos 1 e 2, evidencia-se intertextualidade: esses textos remetem, respectivamente, a "No meio do caminho" e "Confidência de Itabirano", de Drummond.c) No texto 1, evidencia-se intertextualidade: ele remete a "No meio do caminho", de Drummond.d) Nos textos 2 e 3, evidencia-se intertextualidade: esses textos remetem, respectivamente, a "Poema de sete faces" e "No meio do caminho", de Carlos Drummond de Andrade.e) No texto 2, evidencia-se intertextualidade: ele remete a "Confidência de Itabirano", de Drummond.

08. Assinale V ou F conforme as afirmativas sejam, respectivamente, verdadeiras ou falsas (04 esc.).TEXTO I“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo é o homem permanentemente fatigado. Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. No revés o homem transfigura-se e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidadeextraordinárias.”

Euclides da Cunha, Os sertões.

Page 5: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

TEXTO II

Drummond & Ziraldo, O pipoqueiro da esquina.

( ) A imagem no texto II estabelece uma relação de intertextualidade explícita com o texto I.( ) A frase da imagem do texto II consiste em um détournement da primeira frase do texto I, realizado pela troca de palavra e supressão da vírgula.( ) A eliminação da vírgula e o emprego do ponto de exclamação, no texto II, confere a este um tom de denúncia.( ) O texto de Euclides da Cunha apresenta tom de ironia com relação ao texto de Drummond e Ziraldo.

07. Parafraseie o texto I da questão anterior. (03 esc.)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO BÔNUSA imagem abaixo faz referência a uma logomarca bastante conhecida. Responda: que tipo de relação intertextual se estabelece entre a imagem abaixo e a original? Qual o propósito comunicativo da imagem que aqui aparece? (02 esc.)

Page 6: Teste extensão_etapa4_9ano_II.docx

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________