Tablets como recursos educomunicativos em sala de aula do ensino fundamental

20
Tablets como recursos educomunicativos em sala de aula do ensino fundamental Rita De Cássia Romeiro Paulino Marina Lisboa Empinotti

Transcript of Tablets como recursos educomunicativos em sala de aula do ensino fundamental

Tablets  como  recursos  educomunicativos  em  sala  de  aula  do  ensino  fundamental  

Rita De Cássia Romeiro Paulino Marina Lisboa Empinotti

Resumo •  Este  trabalho  evidencia  o  potencial  dos  tablets-­‐‑iPad  como  ferramentas  educomunicativas    e  relata  uma  prática  experimental  do  LabProJor  com  conteúdo  jornalístico-­‐‑pedagógico,  na  qual  o  protótipo  de  uma  lição  de  história  interativa  é  levado  à  sala  de  aula,  usado  e  avaliado  por  75  alunos  do  sétimo  ano  do  Colégio  de  Aplicação  da  UFSC.

•  A concepção do

protótipo envolve apuração, checagem de informações, redação, editoração e demais etapas do trabalho do Jornalista, mas pensada para aplicação didática. 

•  A partir de ferramentas gratuitas Adobe para publicação e distribuição de documentos na nuvem, cria-se um modo simples, rápido, barato e fácil de atualização do conteúdo.

Laboratório  de  Suporte  Operacional  e  Pesquisa  aos  Produtos  Jornalísticos  (UFSC)

Golpe  militar  de  1964   •  A concepção do protótipo envolve apuração,

checagem de informações, redação, editoração e demais etapas do trabalho do Jornalista, mas pensada para aplicação didática, para usuários entre 11 e 14 anos. 

•  Por golpe militar de 1964 se designa o conjunto de eventos que culminaram, no dia 1 de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Goulart e iniciou o periodo de 21 anos de ditadura militar no Brasil.

•  Em 2014, ano de realização deste projeto, foram completados 50 anos do golpe, motivando eventos e ocasiões para debatê-lo.

Produto •  Este Folio se propõe a ser uma

base que possibilite a compreensão geral do golpe e do contexto em que ocorreu, possibilitando o debate aprofundado entre alunos do ensino fundamental – sétimo e oitavo anos - com seus colegas e professores, além da pesquisa avançada nos tópicos que despertem interesse. 

FOLIO Nome  que  se  dá  ao  produto  para  tablets  desenvolvido  na  plataforma: Adobe  Digital  Publishing  Suite hXp://www.adobe.com/products/digital-­‐‑publishing-­‐‑suite-­‐‑enterprise.html

Características •  Para facilitar o manejo e apoio do tablet sobre a

mesa, foi escolhida a orientação paisagem de leitura, com o tablet na horizontal. A opção é corroborada pela pesquisa do Poynter Institute que revela que 70% dos usuários de iPad preferem a orientação na horizontal. A resolução usada na confecção do trabalho foi 1024x768 – padrão iPad. Eye Tracking Research divulgada em outubro de 2012.. http://www.poynter.org

Orientação  horizontal  para  navegação

Recurosos  de  Interatividade

Método  avaliativo •  O arquivo Folio foi levado ao Colégio de Aplicação e

testado por 75 alunos do sétimo ano através de tablets-iPad disponibilizados pelo LabProJor. Os estudantes receberam os tablets já com o Folio aberto e funcionando, e instruídos a interagir o quanto quisessem.

•  Finalizada a interacão, o Folio era fechado e os alunos respondiam ao questionário semiestruturado no próprio tablet, através da plataforma Google Spreadsheets.

•  Uma vez complete o questionário, os dados eram imediatamente tabelados no software Microsoft Excel em forma de planilha, para avaliação estatística que compõe o resultado da pesquisa.

! !

! !

Satisfação  

! !

!!

!

Interação

!

Temática

Conclusões •  Os resultados coletados pela pesquisa são

animadores, pois realçam não somente a satisfação e aprovação dos alunos do ensino fundamental perante o aplicativo didático proposto, mas também o entendimento dos mesmos de que algo foi assimilado sobre o conteúdo.

•  Conforme a questão 1 da seção tema, Figura 14, 83% dos entrevistados relataram terem aprendido algo, independente de terem conhecimento prévio do assunto.

!Espera-­‐‑se,  com  este  trabalho,  motivar  futuras  investigações  e  experiências  com   tablets   ou   smartphones   no   âmbito   educacional,   já   que   os  dispositivos,  atualmente,  são  mais  encarados    como  um  problema  e  uma  distração  do  que  um  aliado  em  sala  de  aula.  

Obrigada! [email protected]