Suplemento Integração Norte

4

description

Suplemento do Jornal COMUNIDADE EM ACAO edição 139 /32 - Novembro 2010

Transcript of Suplemento Integração Norte

Page 1: Suplemento Integração Norte
Page 2: Suplemento Integração Norte

esporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacaoesporte@comunidadeemacao.com.br.com.br.com.br.com.br.com.br

A equipe formada por atletas ligados às atividades desen-volvidas pela Secretaria Municipal Adjunta de Esportes (Smaes),que representou o Brasil na 3ª Copa Internacional de Futebolde El Salvador (Coinfes), retornou a Belo Horizonte nesta se-gunda-feira, dia 29, sem o título de campeão, mas com um con-siderável ganho no que diz respeito ao amadurecimento e à ex-periência de vida. “Não conquistamos o título, mas nossos jo-vens tiveram uma oportunidade ímpar de conviver com adoles-centes de outras culturas e de perceber a importância do respei-to mútuo entre os povos”, comentou o gerente de Programas eEventos Esportivos da Smaes, Sidney Zabeu, que chefiou adelegação belo-horizontina.

Os 18 jogadores, de 13 a 15 anos, que compuseram o timeda capital foram selecionados por uma comissão técnica daSmaes, entre os finalistas da categoria infanto-juvenil da CopaCentenário de 2009 e da Copa Coca-Cola Show de Bola, esta,organizada pela coordenação do Programa Segundo Tempo,mantido em parceria pela Smaes e pelo Ministério do Esporte.Embora não tenha passado da segunda fase da competição, aequipe belo-horizontina fez o gol mais rápido das três ediçõesda Coinfes, aos dois segundos de jogo, logo na saída, na partidacontra os Estados Unidos. O meia Wesley Santiago foi o autordo gol, que contribuiu para a vitória do time brasileiro por 2 a 1sobre os americanos.

A 3ª Coinfes contou com a participação de 50 times mas-culinos e 12 femininos, de nove países: Guatemala, México,Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Nicarágua, Panamá eBrasil, além do anfitrião, El Salvador. A equipe salvadorenhado Dana Cup Soyapango ficou com o título de campeão mas-culino; e o Mejicanos, do México, foi o campeão feminino. Osecretário municipal adjunto de Esportes, Fernando Blaser, res-salta que a participação da equipe de Belo Horizonte contribuipara consolidar o acordo de cooperação mútua para o incre-mento do intercâmbio esportivo e cultural firmado entre a capi-tal mineira e a cidade salvadorenha de Soyapango. “Temos opropósito de manter e intensificar esse intercâmbio, com vistasao aperfeiçoamento de programas esportivos de inclusão socialem ambas as cidades”, afirmou o secretário. (AB)

Equipe belo-horizontina representou oBrasil na 3ª Copa Internacional de Futebol

Da seleção formada por 18 atletas que foram na Copa emEl Salvador, seis jogadores são do Tupinense, Gabriel Mendes,Davidson Veloso, César Jerônimo, Thales Cunha, IagoRodriguês, Marconi de Assis. Na comissão técnica GilbertoSantos (Beto Canela) foi como auxiliar técnico.

Na avaliação do auxiliar, os 12 dias de convivência com osoutros atletas foi uma experiência importante para os adoles-centes. Foi a oportunidade de conhecer culturas diferentes queservirá para a formação do atleta e pessoal. “Nesta viagem nóspodemos constatar como o brasileiro é querido e respeitado.Por onde andávamos,as pessoas pediam au-tógrafos e fotos. Issoserviu de exemplopara os garotos enten-der como o futebolbrasileiro é respeita-do”, comentou Beto,lembrando que o es-porte promove aintegração dos povos.

Beto conta que aviagem durou 8h50minutos, sendo 6h50maté o Panamá onde oavião fez escala e a se-leção pegou outro voopara El Salvador.Quando ele fala de cultura e costumes, uma que chamou aten-ção dele é o habito da alimentação. O café da manhã começacom um prato de feijão, ovo e pão. Outro fato que chamou aten-ção é que as lojas maiores têm seguranças armados na porta,até mesmo em padarias.

A campanha dos brasileiros foi modesta, o time terminouem 8º lugar. Foram oito jogos com quatro vitórias, três empatese uma derrota.

Beto disse que valeu a participação em um torneio interna-cional, pois muitos destes garotos não sonhavam que futebolamador poderiam lhe proporcionar momentos como esse, e fi-cará marcado para o resto de suas vidas. (MS)

O Galáticos do ConjuntoFelicidade é o campeão daTaça Tupi, torneio realizadopelo Dico e disputado no cam-po do Tupinense. Participaramdez equipes divididas em duaschaves: Peladeiros, Viela Real,Solimões e Tupi. Na outra cha-ve: Galáticos, Dinamus, Net,Ideal e Balu. O Galáticos ven-ceu o Solimões por 2 a 1. Oartilheiro do copa foi o Gulecom sete gols e o goleiro me-nos vazado foi o Batata comquatro gols. O time vencedorlevou troféu e quatro caixas decervejas e o segundo coloca-do faturou um troféu e mais 3caixas de cervejas.

Durante a Copa, foramarrecadados cerca de 200 qui-los de alimentos provenientesdos cartões amarelos e verme-lhos aplicados aos jogadores.Ao ser advertidos com cartão,os jogadores eram suspensose pagavam punição com 1 kgà 5 kg de alimentos não pere-cíveis durante o torneio. Osalimentos serão doados a cre-ches e a pessoas carentes, se-gundo informou o organizadordo evento.

Seis atletas são do Tupinense

A rádio Itatiaia divulgouem seu site os times, divididosem grupos, que irão disputar a50ª Copa Itatiaia. O torneioterá início no dia 12 e terminadia 16 de janeiro de 2011 coma disputa em 4 fases.

As 32 equipes estão divi-didas em duas chaves: BeloHorizonte e Metropolitana.Cada uma delas estão dividi-das em 4 grupos com jogos deturno único e o primeiro colo-cado, de cada grupo, avança notorneio.

Na segunda fase, os 4 clu-bes de cada chave fazem a se-mifinal. Na terceira etapa, osdois clubes classificados dassemifinais decidirão o títulodesta chave. Na quarta e últi-ma fase, acontece a grandedecisão.

Este ano três equipes tra-dicionais da regional Nortedisputarão a Copa Itatiaia,Tupinense, Portuguesa e Feli-cidade. A Ferroviária, que estáde mudança para o conjuntoFelicidade também está na dis-puta, será a quarta equipe arepresentar a nossa região.

Copa Itatiaia

Taça Tupi

Acyr BemficaReportagem Especialc/ apoio Marcos Silva

Fotos: Beto Canela / Arquivo pessoal

El Salvador, ou apenas Salvador éum pequeno país da América

Central, limitado a norte e a lestepelas Honduras, a leste pelo Golfo

de Fonseca, a sul pelo OceanoPacífico e a oeste pelaGuatemala.

El Salvador tornou-se independenteda Espanha em 1821 e logo após

entrou na Federação Centro-Americana, da qual saiu em 1842.Uma guerra civil de 12 anos, que

custou as vidas de cerca de 75 000pessoas, chegou ao fim em 1992,quando o governo de direita e a

guerrilha de esquerda assinaram umtratado que levou a reformas

militares e políticas.

Page 3: Suplemento Integração Norte

utilidade pública

Contato: [email protected]

3Novembro/ 2010 comunidade

Toma lá, dá cáOs políticos que perderam as eleições já começaram searrumar para não ficar fora do governo. No governofederal, Fernando Pimentel e Patrus Ananias, ambos doPT, deverão ser os únicos mineiros a assumir umministério. Pimentel, além de amigo foi um doscoordenadores da campanha da Dilma Rousseff, ficarácom o ministério do Desenvolvimento EconômicoIndustrial e Comercio Exterior. Já Patrus deverá assumira sua antiga pasta Desenvolvimento Social. Este quelevará este prêmio de consolação por aceitar a sercandidato de vice-governador na chapa do Hélio Costa(PMDB). No governo mineiro quem parece que vai sedar bem será o candidato a deputado federal derrotadoMário Heringer (PDT). O nome do médico já é dadocomo certo para assumir a secretaria de Saúde.É todo mundo se ajeitando para não largar as tetas dosgovernos.

Mudanças na PBH ITudo indica que haverá uma reforma administrativa, casoos vereadores aprovem, e mudanças de secretariado naPBH. Na reforma administrativa estão previstas a criaçãode novas secretarias e algumas deverão ganhar status deprimeiro escalão a exemplo da secretaria de Esportes.Nos corredores da Regional Norte circulam informaçõesque serão ressuscitadas as secretarias ajuntas regionaisde políticas sociais. Caso isso confirme, elas terão umpeso importante há dois anos das eleições municipais.Para equilibrar os gastos e não impactar as finanças daPrefeitura, alguns cargos de comissionados e gerenciasserão instintos.O ponto alto desta mudança será a situação do PT quedeverá ter seu espaço diminuído no governo de MarcioLacerda (PSB). Não assustem se os Tucanos ganharemmais espaço dentro da PBH, principalmente se apresidência da Câmara Municipal ficar não mão devereador do PSDB. Um dos nomes cotados é do LéoBurguês.

Mudanças na PBH IINo projeto da reforma administrativa haverá muitoscortes de cargos que são ocupados por indicação devereadores e partidos políticos. Estão previstos também afusão de algumas Fundações que desempenham papeissemelhantes. Mudanças também passam pela Belotur,empresa que cuida do turismo na capital.Neste “corta daqui e junta de lá”, resta saber se osvereadores continuarão a votar e apoiar os projetosenviados pelo executivo municipal depois de perder asindicações. Esta reforma tem, segundo assessores ligadosao prefeito, que enxugar os gastos.

AniversárioO Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO completou emnovembro 14 anos. Durante este período esteve presenteem diversos momentos de transformação da RegiãoNorte em defesa e articulação do movimentocomunitário. Em outros, esteve a frente organizando emobilizando a sociedade em prol do desenvolvimentoeconomico da região. Em 2011 o JCA trará uma séries dereportagens especiais a partir de pautas sugeridas pelosos leitores. Aproveintamos para agradecer o apoio dosleitores e comerciantes.

Governo tira bibliotecada comunidade

Moradores dosbairros Guaranie Tupi fizeram

uma manifestação, no dia 25/11, contra a saída da Bibliote-ca Pública Móvel do Governodo Estado. Há 14 anos as duascomunidades fazem uso dosserviços de empréstimos delivros. Durante 13 anos e meioo caminhão visitava a comu-nidade da Região Norte. Noincio, as visitas eram quinze-nais e alternando os bairrosTupi, Floramar e Jaqueline,em dois turnos. Posteriormen-te, foi reduzido o número vi-sitas do “Carro Biblioteca”,que passou a visitar o bairroTupi semanalmente na PraçaCândido Portinari.

Recentemente, o “Carroda Biblioteca” foi transferidopara o bairro Guarani depoisque foi invadido por bandidosdurante uma briga entre usuá-rios de drogas e traficantes,frequentadores da Praça Cân-dido Portinari, no Tupi. Segun-do os servidores públicos eàqueles que fazem uso dos ser-viços do “Carro da Bibliote-ca”, a falta de segurança foi oprincipal motivo para a a mu-dança, uma vez que não hápoliciamento no local.

No inicio de novembro osleitores foram avisados que erao ultimo mês da BibliotecaPública Móvel, que iria sertransferida para o bairro Ribei-

ro de Abreu.A comunidade se mobili-

zou por meio de um abaixo-assinado contra a retirada doserviço que atende semanal-mente cerca de 45 pessoascom empréstimos de livros erevistas. O cadastro atual con-ta com 325 pessoas. Segundoa presidente da Associação dosVoluntários do Bairro Guarani(Asvog), Geralda Oliveira, fo-ram colhidas cerca de 200 as-sinaturas que serão encami-nhadas à Secretaria Estadualde Cultura. O presidente daSociedade Comunitária doBairro Guarani (Scobag),Edmilson Carneiro, tambémmanifestou o seu repudio con-tra a retirada do BibliotecaPública Móvel.

Segundo a coordenadorada diretoria de Extensão deBiblioteca, Márcia Caldas, o“Carro da Biblioteca” tem oobjetivo de criar demanda deleitura entre os moradores deuma região. Porém, a comuni-dade deve se organizar procu-rando a prefeitura e associaçãode moradores do bairro paracriar uma biblioteca fixa. Cal-das descartou a possibilidadede manter o Biblioteca Publi-ca Móvel no bairro Guarani,mas em contra partida, ofere-ceu para que associação demoradores receba da Superin-tendência de Bibliotecas Pu-blicas de Minas Gerais umacaixa-estante onde os leitorespoderão fazer empréstimos oslivros.

Foto:Marcos Silva / JCA

Foto:Marcos Silva / JCA

Com faixa e abaixo-assinado usuários mobilizaram pela permanênçia do Carro da Biblioteca Pública

Semanalmente cerca de 45 pessoas o serviços do Biblioteca Pública

Page 4: Suplemento Integração Norte

3435 - 2036 / 9626 - [email protected]

Para anunciar.Ligue:

As chuvas na madruga da do dia 23/11 inundaram a Av. Cristiano Machado, esquina com Av.Sebastião de Brito na divisa das regionais Norte e Pampulha, junto aos bairros Primeiro de Maio e

Dona Clara. Por horas o local ficou alagado e com vários moradores e comerciantes no prejuízo.Era previsto que isso iria acontecer em breve, segundo denuncia de Dona Brasilina ao Comunidadeem Ação, poucos dias antes da sua morte. Ela disse que desde a canalização do Ribeirão do Onça, olocal não havia passado por uma limpeza e que as galerias estavam cheias de lixo e móveis velhos.

Deu no que deu...

Oncontô...onconvô...Essa era a duvida de umdiretor e ex-diretor outro dianos corredores da CâmaraMunicipal de BeloHorizonte. Depois de saíremda suas salas e aventuraremno andar de cima onde ficamos gabinetes dos vereadores.Desorientados, os doistentavam encontrar a portade saída para retornar as suassalas no andar de baixo.Detalhe, um foi diretor pormais de um ano na CMBH eo outro tem mais ou menosseis meses que comanda umarepartição da Câmara.

O bêbado e oRelógioO bêbado foi enxotado decasa pela mulher, que nãotava a fim de dormircheirando bafo de pinga, vaia um beco, acaba dormindono chão e tem o relógioroubado. No dia seguinte, jácurado da manguaça, aoandar pela rua, vê um carausando o seu relógio, e seaproxima dele dizendo:-Hei, cara, esse relógio émeu!-Que seu que nada. Esserelógio eu peguei de umbêbado que eu comi ontem láno beco.-Tem razão, não é meumesmo. Mas que parece,parece!!!!

Esta é a história de um cami-nhoneiro que viajava por todoBrasil e seu lema era: - ‘MEUNOME É JOÃO, SOU DOMARANHÃO, SOU GOS-TOSÃO E ENTROU NA MI-NHA BOLÉIA, NÃO TEMPERDÃO’. Mas já estava hádois meses dirigindo pelas es-tradas em jejum, não conse-guia pegar nenhuma mulher.Eis que, de repente, ele vê àsua frente uma freira, novinha,bonitinha, pedindo carona. Elepensa: - Que Deus me perdoe!Parou o caminhão e a freirasubiu.

O caminhoneiro e o seu lema-Bom dia, meu filho! Vocêpoderia me levar à cidade maispróxima?- Bom dia, dona freira! Claro,mas tem um pequeno proble-ma: meu nome é João, sou doMaranhão, sou gostosão e en-trou na minha boleia, não temperdão.- Calma, meu filho! Aqui nafrente está reservado paradeus, porém atrás está livre.Não deu outra, o João traçou afreirinha. Dirigindo pela estra-da, João ficou pensando nabesteira que tinha feito, quan-do ela disse:

- Meu filho, pode parar que euvou descer aqui nesta fazen-da.João concordou e se descul-pou:- Dona freira, me desculpepelo que fiz com a senhora,que deus me perdoe, mas asenhora entende como é ficarsolitário muito tempo...A freira respondeu:- Não tem problema, porqueMEU NOME É JUVENALDO CACHORRO QUENTE,SOU DE NATAL, SOU HO-MOSSEXUAL E ESTA É AMINHA FANTASIA DECARNAVAL

Resenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de BotecoResenha de Boteco

Marcos Silva