subsidio atividade recuperação

5
Subsídios à elaboração de provas Leitura Ensino Fundamental II 6 o ano — 2 o bimestre/2014 APRESENTAÇÃO Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração de instrumentos de ava- liação, coerentes com a abordagem metodológica adotada em nosso sistema de ensino, os autores de nosso material didático produzem, bimestralmente, estes “Subsídios”. Trata-se de sugestões que podem ser utilizadas nas avaliações, mas têm como principal destinatário o próprio professor. Por esse motivo, será necessário que você analise cada uma das propostas, verificando o nível de adequação delas, de acordo com as necessidades de seus alunos. Sabendo das particularidades de cada região, de cada escola e respeitando a dinâmica e as carac- terísticas de cada professor, salientamos que a utilização das atividades sugeridas depende exclusiva- mente de sua decisão.

description

rec

Transcript of subsidio atividade recuperação

Page 1: subsidio atividade recuperação

Subsídios à elaboração de provas

Leitura

Ensino Fundamental II6o ano — 2o bimestre/2014

APresentaçÃo

Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração de instrumentos de ava-liação, coerentes com a abordagem metodológica adotada em nosso sistema de ensino, os autores de nosso material didático produzem, bimestralmente, estes “Subsídios”. Trata-se de sugestões que podem ser utilizadas nas avaliações, mas têm como principal destinatário o próprio professor.

Por esse motivo, será necessário que você analise cada uma das propostas, verifi cando o nível de adequação delas, de acordo com as necessidades de seus alunos.

Sabendo das particularidades de cada região, de cada escola e respeitando a dinâmica e as carac-terísticas de cada professor, salientamos que a utilização das atividades sugeridas depende exclusiva-mente de sua decisão.

Page 2: subsidio atividade recuperação

Texto-baseZiraldo

1 Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo: assim surgiu Ziraldo, um nome único.

2 Passou a infância em Caratinga, onde cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com o avô para o Rio de Janeiro, onde cursou dois anos no Mabe (Moderna Associação de Ensino). Em 1950, voltou para Caratinga para fazer o Tiro de Guerra. Terminou o Científico no Colégio Nossa Senhora das Graças. Formou-se em Direito em 1957, pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, Belo Horizonte.

3 No ano seguinte casou-se com dona Vilma, após sete anos de namoro. O casal tem três filhos, Daniela, Fabrízia e Antônio, e quatro netos.

4 Ziraldo tem paixão pelo desenho desde a mais tenra idade. Desenhava em todos os lugares — na calçada, nas paredes, na sala de aula. Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caia nas mãos: Monteiro Lobato, Viriato Correa, Clemente Luz (O Mágico), e todas as revistas em quadrinhos da época. Já nesse período, ao ler as páginas do primeiro “gibi”, sentiu que ali estava o seu futuro.

5 A carreira de Ziraldo começou na revista Era Uma Vez... com colaborações mensais. Em 1954 começou a trabalhar no jornal A Folha de Minas, colaborando com uma página de humor. Por coincidência, foi esse mesmo jornal que publicou o seu primeiro desenho em 1939, quando tinha apenas seis anos de idade!

[...]6 Ziraldo fez cartazes para inúmeros filmes do cinema brasileiro como Os Fuzis, Os Cafajestes, Selva

Trágica, Os Mendigos, etc. Foi no Rio de Janeiro que Ziraldo se consagrou como um dos artistas grá-ficos mais conhecidos e respeitados nacional e internacionalmente.

7 Entretanto, dada a diversidade de sua obra, não é possível limitá-lo apenas às artes gráficas. É um artista que, ao longo dos anos, tem desenvolvido várias facetas de seu talento. Ziraldo é também pintor, cartunista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

8 No decorrer dos anos 1960 seus cartuns e charges políticas começaram a aparecer na revista O Cruzeiro e no Jornal do Brasil. Personagens como Jeremias, o Bom, a Supermãe e posteriormente o Mineirinho, tornaram-se popularíssimas.

9 Foi no início da década de 1960 que realizou seu sonho infantil: transformou-se num autor de comics e lançou a primeira revista brasileira do gênero feita por um só autor, reunindo uma turma chefiada pelo saci-pererê, figura mais importante do imaginário brasileiro. Os personagens dessa turma incluíam um pequeno índio e vários animais formadores do universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. A Turma do Pererê marcou época na história dos quadrinhos no Brasil.

No segundo bimestre, os alunos do 6o ano leram e estudaram textos narrativos ficcionais (literatura fantástica) e não ficcionais (biografia e verbete), pequenas narrativas de humor, e tirinhas de quadrinhos. Além dos exercícios de interpretação e do estudo de elementos categoriais dos gêneros, prosseguimos o trabalho de aprendizagem de estratégias e procedimentos de leitura.

Com o objetivo de verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura e a capacidade de aplicar, em novos textos, conhecimentos adquiridos em aula, selecionamos para estes subsídios uma biografia oficial de Ziraldo, um artista bastante conhecido.

Além da biografia, o professor pode elaborar questões com pequenos textos cômicos e piadas (o site de Ziraldo oferece boas opções) e com tiras de quadrinhos (no site <http://livrosquefazemsonhar.blogspot.com.br/2012/09/tirinha-2-menino-maluquinho-ziraldo.html> encontram-se algumas interessantes).

Considerações e orientações gerais

Subsídios • Leitura • 6o ano — 2o bimestre/2014 SISTEMA ANGLO DE ENSINO2

Page 3: subsidio atividade recuperação

10 Em 1964, com a tomada do poder pelos militares, a revista encerrou sua carreira. Era nacionalista demais para sobreviver ao golpe fascista no Brasil. Entretanto, a força desses personagens, tão tipicamente brasileiros, resistiu aos duros anos do militarismo. Em 1973, a Editora Primor do Rio de Janeiro viria a reeditar em 3 álbuns uma seleção das melhores histórias do saci-pererê com o nome — A Turma do Pererê. As histórias passaram então a fazer parte de vários livros didáticos publicados no país, ajudando a criança brasileira a conhecer melhor sua cultura.

11 Durante o período da Ditadura Militar (1964-1984), Ziraldo realizou um trabalho intenso de resis-tência à repressão. Fundou, com outros humoristas, o mais importante jornal não conformista da história da imprensa brasileira, O Pasquim. Ziraldo considera que O Pasquim foi também o grande celeiro de humoristas pós-68.

[....]12 Foi ainda nesse ano [1969] que publicou seu primeiro livro infantil, Flicts. É a história de uma cor que

não encontrava seu lugar no mundo. Nesse livro, usou o máximo de cores e o mínimo de palavras. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil presenteou com um exemplar os astronautas americanos que pisaram na Lua pela primeira vez, quando eles visitaram o Brasil. Neil Armstrong, um dos astro-nautas leu o livro e, comovido, escreveu ao autor: The moon is Flicts.

[...]13 A partir de 1979, Ziraldo passou a dedicar mais tempo à sua antiga paixão: escrever histórias para

crianças. Nesse ano publicou O planeta Lilás, um poema de amor ao livro, onde ele mostra que o livro é maior que o universo, que cabe inteirinho dentro de suas páginas. Em 1980, Ziraldo recebeu sua maior consagração como autor infantil na Bienal do Livro de São Paulo, com o lançamento de O Menino Maluquinho. O livro se transformou no maior sucesso editorial da bienal e ganhou o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em São Paulo. Esse livro foi adaptado para o teatro e também foi transformado em ópera infantil pelo maestro Ernani Aguiar. O [personagem] Menino Maluquinho virou um verdadeiro símbolo do menino nacional.

[...]14 Ziraldo tem diversas passagens pela televisão. Participou como jurado de inúmeros programas, fes-

tivais e até de concurso de Miss Brasil nos idos de 1960. Também foi apresentador e entrevistador. Quando é ele o entrevistado, tem sempre pontos de vista interessantes a defender. Uma de suas frases mais conhecidas é Ler é mais importante do que estudar.

[...]Disponível em: <http://ziraldo.com/historia/biograf.htm>.

Acessado em: nov. 2013. Adaptado.

Subsídios • Leitura • 6o ano — 2o bimestre/2014 SISTEMA ANGLO DE ENSINO3

Page 4: subsidio atividade recuperação

Proposta 1

Objetivos

Avaliar a capacidade do aluno de:• utilizareficientementeestratégiasdeleitura,comoaformulaçãodehipótesesdesignificadosapartir

do contexto (item 1) e a identificação de sinônimos presentes no mesmo texto (item 3);• localizarinformaçõesexplícitasemumtexto(item2).

Questões

1. Considerando o contexto, quais os dois possíveis significados da palavra único, na expressão “um nome único” (§1)?

2. QuaisasduasatividadesquemaisentusiasmaramZiraldo,desdeainfância?

3. Oparágrafo9afirmaque,nadécadade1960,Ziraldotonou-seautordecomics. Por que essa palavra estágrafadacomletrasinclinadas(tipologiaconhecidacomoitálico)?Encontre,nomesmoparágrafo,uma palavra que traduza o significado de comics.

Respostas1. Apalavraúnicopodesignificar“umsó”,comoasomadosdoisnomes,ZizieGeraldo,etambém

“diferente”, “sem igual”, “raro”, “exclusivo”, “incomparável”, “original”.2. Asduaspaixõesquesempreoentusiasmaramsãoodesenhoealeitura.3. A palavra comicsestágrafadaemitálicoporqueéumtermodeorigemestrangeira(inglês).Apalavra

que traduz o significado de comicsé“quadrinhos”,ouseja,históriaemquadrinhos.

Comentários e observações

Oprofessorpodecriaroutrasquestõescomosmesmosobjetivoseparaaverificaçãododesenvol-vimentodeoutrasestratégiasdeleitura,porexemplo,acompreensãoderelaçõesentrepartesdotextomarcadaspelousodeanafóricosededêiticos(ex.:noparágrafo10,aexpressão“dessespersonagens”remete à “Turma do Pererê”, do parágrafo anterior.

Subsídios • Leitura • 6o ano — 2o bimestre/2014 SISTEMA ANGLO DE ENSINO4

Page 5: subsidio atividade recuperação

Proposta 2

Objetivos

Avaliar a capacidade do aluno de:• selecionarehierarquizarinformaçõesemumtexto;• redigirresumocoerentedeumtextoinformativolongo.

Questão

A biografia aqui reproduzida faz parte do siteoficialdeZiraldo.Elaébastantedetalhada.Crie,apartir dela, um texto que pudesse servir como verbetedeumaenciclopédia.Seutextodeveserbastantesintético,comasseguintescaracterísticas:— seleção dos fatos mais importantes da vida do artista; —organizaçãoemumparágrafo,contendoapenas6frases,iniciadaspelasexpressões:ZiraldoAlvesPinto[...].Sempre,desdeainfância,[...].Iniciousuacarreira[...].Alémdeartistagráfico,[...].Crioupersonagens [...]. Suas obras [...].

RespostaSugestão:Ziraldo Alves Pintonasceuem24deoutubrode1932,emCaratinga,MinasGerais.Desde a

infância,gostavamuitodedesenharedeler.Iniciou sua carreiramuitojovem,compoucomaisde20anos,trabalhandoparaarevistaEra uma vez...eparaojornalO Estado de Minas. Além de artista gráfico,Ziraldoétambémpintor,jornalista,teatrólogoeescritor.Criou personagens que se tornaram importantesnoimagináriobrasileiro,comoaTurmadoPererêeoMeninoMaluquinho.Suas obras maisconhecidasepremiadassãoO planeta Lilás, Flicts e O Menino Maluquinho.

Comentários e observações

Na avaliação, verifique a coerência do texto e a observância dos parâmetros estabelecidos pela questão.

Subsídios • Leitura • 6o ano — 2o bimestre/2014 SISTEMA ANGLO DE ENSINO5