Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada...

26
“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust Brasil – Julho 2019 – Edição #122

Transcript of Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada...

Page 1: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil – Julho 2019 – Edição #122

Page 2: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

SUMÁRIO

Trustee da BBT Latino Americana: Hanuman Dasa.

Presidente da BBT Brasil: Nanda Kumara Dasa.

Editora Chefe: Vaishnavi Vrinda Devi Dasi.

Equipe de Redação: Vaishnavi Vrinda Devi Dasi.

Diagramação: Mani Manjari Devi Dasi.

Revisão: Bhagavan Dasa.

Contato: [email protected]

EXPEDIENTE

03Pré-editorial por

Nanda Kumara Dasa

04Editorial por

Harakanta Dasa Brahmachari

06Homenagem a

Damayanti Devi Dasi

08Néctar da

Distribuição de Livros

Edição #122Julho 2019

09Entrevista com

Krishna Chandra Dasa

12Diário de Sankirtana

16Resultados de

Sankirtana Nacionais

22Resultados Mundiais

de Sankirtana

25Passatempos

de Sankirtana

23Festival de Encerramento

da Maratona de Julho

Page 3: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 3

PRÉ-EDITORIALQueridos Maharajas, Matajis e Prabhus,

Por favor, aceitem minhas respeitosas reverências.

Glórias a Srila Prabhupada!

Me sinto muito honrado de poder, em plena maratona, estar no Editorial da Carta de Sankirtana.

Um dos alertas de um tsunami é que o mar recua ao ponto de parecer que está esvaziando, uma percepção que causa desespero para quem está acostumado com o mar equilibrado. É dito que quem está em alto-mar não percebe esse esvaziamento, pois está em um lugar onde não se é atingido por esse fenômeno. Por alguns anos, o mar de sankirtana no Brasil foi recuando, e quem estava na praia sentiu muito, e apenas alguns poucos que se mantiveram em alto-mar não se abalaram com o fenômeno e estão fixos até hoje. Assim como o recuo num tsunami é a forma da grande onda se preparar para inundar a costa, está perecendo que esse “recuo” do sankirtana foi o impulso que precisava para se formar a grande onda atual de distribuição de livros. Talvez uma pouco mais madura? Não sei dizer. O tempo nos mostrará!

Diferente de um tsunami físico, que destrói cidades e os sonhos das pessoas, o tsunami de sankirtana alimenta os verdadeiros sonhos da alma e destrói a possibilidade da ilusão e do sofrimento real que a mesma alma enfrenta neste mundo, trazendo, assim, uma enxurrada de micro-organismos transcendentais necessários para alimentar nossa planta de amor por Krishna (Deus). Depois do tsunami, vem o equilíbrio natural do mar. Que o yatra brasileiro se contamine com essa enxurrada de sankirtana e encontre seu equilíbrio na manutenção da distribuição de livros!

Gostaria de finalizar agradecendo a todos que de alguma forma participaram dessa maratona, seja distribuindo livros, apoiando para que outros distribuíssem ou simplesmente adquirindo livros.

Não me sinto digno de estar hoje no editorial. Por essa razão, convidei um dos devotos que vem nos ajudando a manter o sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial para Harakanta Prabhu.

Boa leitura a todos, e que possamos, juntos, continuar a inundação da consciência de Krishna através dos livros de Prabhupada.

Seu servo,

Nanda Kumara Dasa, Presidente da BBT Brasil

Nanda Kumara Dasa, Presidente da BBT Brasil

Page 4: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 4

EDITORIALTodas as glórias a Srila Prabhupada! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gouranga!

Hare Krishna! Minhas humildes e respeitosas reverências para todos!

É dito que a água busca seu próprio nível... Nosso yatra passou por muitas ondas em prol de apoiar o sankirtana, achando que se manter apenas com os livros não seria possível. Adesivos contra as drogas, incensos, venda de bombons de chocolate, balas de gengibre e outras coisas... Apesar de tudo isso, a BBT sempre perdoou as dívidas dos templos. As discussões sobre o sankirtana puro e sobre o sankirtana contaminado não existem mais: a água alcançou seu nível. O Senhor Gouranga está nos abençoando com essa alavanca que o yatra brasileiro está tendo com a distribuição de livros e eu queria destacar o grande esforço da liderança da BBT, que, apesar de ter uma ISKCON pouco comprometida com a distribuição de livros, tem conseguido sobreviver.

BBT ki jaya! Coração de Srila Prabhupada ki jaya!

Alguns devotos acreditam que nossos livros perderam vigência, e outros acham que nossos fregueses estão nos centros de yoga ou então em linhas esotéricas. Nós achamos que nossos fregueses estão por todos os lados, por todas as ruas, prédios, ônibus, trens, aeroportos, bares, praias etc. A verdade é uma só e o guru é um só. É fácil para um seguidor fiel de Srila Prabhupada detectar o que não se deve seguir. Claro, precisa-se de muito esforço, dedicação e renúncia a desejos pessoais para fazer aquilo que foi deixado pelo Acharya, e parece que nem todos estão dispostos. Ser um líder em consciência de Krishna é ser um grande servo, assim como o Senhor Sri Krishna serviu de quadrigário a Seu devoto e como Srila Prabhupada serviu e está servindo a todos nós através de seu comportamento perfeito e orientações incríveis. Nada de zona de conforto: as austeridades fortalecem o caráter. A personalidade de Deus disse: “Aqueles que não são austeros, não Me compreendem”. Os líderes não se isolam. Srila Prabhupada diz: “Privacidade não se casa com santidade”, “Sadhu, aqueles que são santos, para eles não há segredos. Não há segredo. Não há privacidade. Um sadhu, sadhu não tem privacidade.” (Aula em Nova Iorque, 1966)

Os devotos do Senhor Chaitanya não conseguiram encontrar o Senhor Nityananda quando Gouranga lhes pediu isso e retornaram fracassados. Então, o Senhor falou: “Que método vocês usaram?” “Pela procura...”. O Senhor Gouranga, então, disse: “Vão em kirtana!” É incoerente pensar que

Harakanta Dasa Brahmachari, Coordenador de templos e grande incentivador da consciência de sankirtana no país

Page 5: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 5

isso possa molestar as pessoas... Na época do Senhor Caitanya, até mesmo grandes intelectuais como Sarvabhauma Bhattacharya e outros se molestaram por um sannyasi aplicar esse método, mas o Senhor não parou. Ele continuou e converteu todos eles. Também não faz sentido pensar que essa metodologia tenha ficado ultrapassada, pois a própria Suprema Personalidade de Deus iniciou esse movimento de sankirtana, que tem duração de 10 mil anos... Sim! Novos métodos são aceitáveis, mas sem deixar de lado os 50% que Srila Prabhupada nos deu.

Quando nós estamos nas ruas, no humor de sankirtana, muitos devotos que estão buscando pelo movimento do Senhor Chaitanya, como devotos que abandonaram seus corpos sem finalizar o processo, ou então personalidades que vieram de outras situações, como semideuses, retornarão a suas posições e se juntarão ao movimento de Srila Prabhupada. Mas se os devotos não estiverem nas ruas, cantando e distribuindo livros, onde então eles encontrarão o movimento do Senhor Chaitanya?

“Satsvarupa Dasa Gosvami: Às vezes você diz que somente algumas pessoas aceitarão a consciência de Krishna. (...) Mas esta manhã, em sua palestra, você disse que centenas e, em seguida, milhares e, em seguida, milhões de pessoas vão aceita-lá. Quantos? Serão apenas alguns ou muitos?” Prabhupada respondeu: “Depende de sua pregação”.

Se fala muito sobre proteção aos devotos e regar a raiz da proteção aos devotos é cuidar do humor da nossa sociedade, um humor onde haja inspiração para que haja pessoas com tempo e disposição para poder socorrer os problemas que a sociedade possa ter.

Srila Prabhupada entendeu a mensagem de Srila Bhaktisiddhanta, e essa é a grande diferença entre a ISKCON e outras missões vaishnavas: o humor da distribuição de livros. “Se você conseguir algum dinheiro, imprima livros!” (Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) “Esses meus livros serão leis por dez mil anos!”. (Srila Prabhupada)

Srila Prabhupada mencionava que um dos motivos do fracasso do sistema comunista foi ter tirado a competição. Ele queria uma competição pura, que nos ajudasse a incrementar a distribuição. Há muitos anos que estamos pedindo uma carta semanal, como era feito antigamente no yatra brasileiro, com esse propósito. Foi solicitado agora para todos os templos; alguns nem se pronunciaram, e outros falaram que preferiam ficar incógnitos.

“Confirmo o recebimento de sua Carta de Sankirtana semanal. Fico sempre feliz em ouvir falar em aumento na venda de livros. Esses relatórios me incentivam muito.” (Carta a Srutadeva, 19 de maio de 1975)

“Então a sociedade perfeita, ou sociedade védica, não elimina a competição – competição, fracos e fortes, isto deve existir –, mas elimina a inveja, pois todos são fracos perante Krishna. Ficou claro?” (Carta a Sri Govinda, 25 de dezembro de 1972)

Nesta maratona de julho, a nova administração do Rio de Janeiro, buscando reviver a consciência de sankirtana no seu yatra, convidou para que enviássemos alguns devotos do sul para realizarem a maratona ali. Gostaria de agradecer a oportunidade e iniciativa e relatar que, nessa maratona, os devotos distribuíram xxxx livros no Rio de Janeiro! Yatra do Rio ki jaya!

Também gostaria de mencionar o belo exemplo de mataji Narayana Devi Dasi de Niterói, esposa de prabhu Pandaveya Dasa, que abandonou o corpo recentemente. Ela, apesar de sua idade avançada, serviu de quadrigária para os devotos poderem fazer maha-sankirtana, levando-os em seu carro em plena madrugada para que eles pudessem falar com as pessoas nos barzinhos.

Queridos vaishnavas, por favor nos abençoem para que possamos sempre nos manter para poder satisfazer Srila Prabhupada e o Senhor Gouranga! Sankirtana yajna ki jay!

“Não mudem nada, façam tudo como eu fiz. Vocês americanos gostam de mudar tudo. Esse é o problema de vocês!”

Seu servo em consciência de Krishna,

Harakanta Dasa Brahmachari, Coordenador de templos e grande incentivador

da consciência de sankirtana no país

Page 6: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 6

HOMENAGEM A Damayanti Devi Dasi

A BBT Brasil e Carta de Sankirtana gostariam de prestar singela homenagem a Damayanti Devi Dasi (DvS), pelos importantes serviços prestados à comunidade brasileira de devotos no âmbito da distribuição de livros.

Em 2010, Damayanti assumiu a posição de editora-chefe da carta de sankirtana, cuidando pessoalmente de todas as etapas de sua produção, desde tradução de materiais até a feitura de entrevistas inéditas mês a mês com brasileiros e sankirtanaeiros de outras partes do mundo, incluindo sannyasis e outros líderes.

Criativa e com muitas habilidades, preservou os elementos tradicionais da carta de sankirtana ao mesmo tempo que a alçava para modelos de comunicação moderno, como as redes sociais, publicação digital e meios interativos.

De 2010 a 2018, conseguiu manter firme seu serviço de publicação mensal da carta, apesar de muitas novas circunstâncias em sua vida pessoal, como o nascimento de suas duas filhas e mudança de residência para fora do Brasil.

Fora da carta de sankirtana, também contribuiu para a propagação do conhecimento consciente de Krishna de várias maneiras, como traçando estratégias para haver livros mais acessíveis no nordeste do Brasil, auxiliando no encerramento da maratona de sankirtana quando ocorrida no Instituto Jaladuta e ajudando na idealização da comunicação da BBT nas redes sociais, como na criação da Volta ao Supremo nas plataformas Wordpress e Facebook.

Fora o serviço em si, é uma devota de bom caráter, convívio agradável e entusiasta, que continua ativa na propagação da consciência de Krishna em novas investidas.

Com absoluta sinceridade, BBT Brasil e Carta de Sankirtana agradecem todo o serviço feito e todo o serviço que ainda virá.

Damayanti, nossa eterna gratidão!

Page 7: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

“Esteja certo de que não há maneira mais direta de pregar do que distribuir livros conscientes

de Krishna.”

Carta para discípulos alemães, 6 de maio de 1977 - Bombaim

Page 8: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 8

Conversa após a aula:

Devoto 1: Nós normalmente nos barbeamos a cada duas semanas porque até mesmo após duas semanas parece um pouco sujo.

Devoto 2: Você pode conseguir boas perucas.

Prabhupada: Não. Não tem necessidade. Isso também é confusão da mente. Hoje em dia, você pode ir com casaco, calças e cabeça raspada. Ninguém irá criticar. Virou uma moda. Russos, eles usam; Krushchev, eu vi – cabeça raspada.

[P.S.] Envie gentilmente uma cópia para cada centro o mais cedo possível. Sua Divina Graça

especialmente requisita que o sistema de raspar a cabeça no quarto dia após o Ekadasi, o Purnima, seja introduzido imediatamente em todos os centros.

Qual a necessidade do uso de uma peruca? Mantenha o cabelo regular de um cavalheiro. Não há necessidade do uso de vestes açafroadas. Se, com vestes comuns, você consegue vender mais livros, não há necessidade de vestes açafroadas. 26

Você pode ir vestido como um cavalheiro porque será mais fácil de viajar nessa parte do mundo. 27

NÉCTAR DA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROSROUPAS DE DEVOTOS, ROUPAS OCIDENTAIS (CONTINUAÇÃO):

Page 9: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 9

Srimad-Bhagavatam 7.5.7: No nosso movimento de consciência de Krishna, a tática de vestir alguém como um karmi comum é necessária porque todos no reino demoníaco são contra os ensinamentos vaishnavas. A consciência de Krishna definitivamente não agrada os demônios desta era atual. Logo que eles veem um vaishnava vestido com roupas açafroadas, com contas em seu pescoço e tilaka na sua testa, eles ficam imediatamente irritados. Eles criticam o vaishnava, falando Hare Krishna de forma sarcástica, e algumas pessoas também cantam Hare Krishna de forma sincera. Em ambos os casos, como Hare Krishna é absoluto, se uma pessoa cantar brincando ou sendo sincera, terá seus efeitos. Os vaishnavas sentem prazer quando os demônios cantam Hare Krishna, porque isso mostra que o movimento de Hare Krishna está tomando espaço. Os maiores demônios, como Hiranyakasipu, estão sempre preparados para castigar os vaishnavas, e eles vão tentar fazer arranjos para que os vaishnavas não vendam seus livros e nem preguem a consciência de Krishna. Então, o que foi feito por Hiranyakasipu há muito tempo ainda está acontecendo. Essa é a vida materialista. Demônios ou materialistas definitivamente não gostam do avanço da consciência de Krishna, e eles tentarão dificultá-la de várias maneiras.

Ainda assim os pregadores da consciência de Krishna devem seguir em frente, com suas vestes vaishnavas ou quaisquer outras vestes, com o propósito de pregar.

Srimad-Bhagavatam 7.13.9: Para paramahamsas, ou sannyasis na ordem vaishnava, pregar é o principal dever. Para pregar, esses sannyasis devem aceitar os símbolos do sannyasa, como a danda e o kamandalu, ou, às vezes, eles não devem aceitar. Geralmente, os sannyasis vaishnavas, sendo paramahamsas, são automaticamente chamados babajis, e eles não levam consigo um kamandalu ou uma danda. Esse tipo de sannyasi pode escolher aceitar ou rejeitar as marcas de um sannyasa. Seu único pensamento é: “Onde há alguma oportunidade para espalhar a consciência de Krishna?”. Às vezes, o movimento da consciência de Krishna envia seus sannyasis representantes para países estrangeiros onde a danda e o kamandalu não são muito apreciados. Nós mandamos nossos pregadores em vestes comuns para introduzir nossos livros e nossa filosofia. Nossa única preocupação é atrair as pessoas para a consciência de Krishna. Nós devemos fazer isso vestidos como sannyasis ou em roupas comuns de cavalheiros. Nossa única preocupação é espalhar interesse pela consciência de Krishna.

AFIRMAÇÕES DOS SIGNIFICADOS BHAKTIVEDANTA

Page 10: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Krishna Chandra Dasa: Na minha humilde opinião, Srila Prabhupada é a misericórdia máxima do Senhor Chaitanya para a sociedade em geral. Srila Prabhupada manifestou essa misericórdia através de seus livros. As palavras de Srila Prahupada são tão potentes que são capazes de elevar a mentalidade e consciência animal de uma pessoa à consciência divina, ou consciência de Krishna.

Já ouvi dizer que um seguidor de Ramanuja Acharya disse que o que o Acharya escreveu em um livro, Srila Prabhupada o fez em um parágrafo. As qualidades transcendentais de Srila Prabhupada são incomparáveis e indescritíveis. É uma bênção extraordinária poder distribuir ou receber tais livros!

Mas tão importante quanto distribuir os livros é estudá-los. É praticamente impossível permanecer na consciência de Krishna sem estudar os livros de Srila Prabhupada, e mesmo se permanecermos nessa prática, será muito fraca sem a devida compreensão espiritual.

Entrevista com Krishna Chandra DasaKrishna Chandra Dasa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ano de 1992, em uma família de devotos. Aos quinze anos, começou a se dedicar seriamente à vida espiritual e participou de algumas maratonas de sankirtana antes de se mudar para a Índia, aos dezoito anos, onde frequentou o Gurukula de Mayapur. Se graduou no Gurukula em 2018 e recebeu a cerimônia de nomeação snataka (banhado em conhecimento). Atualmente, mora em São Joaquim de Bicas, Minas Gerais, e tem como ocupação principal a distribuição de livros.

Page 11: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 11

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Krishna Chandra Dasa: Aos quinze anos, quando comecei a cultivar a vida espiritual mais seriamente, meu pai (Bali Maharaj Dasa), conhecendo a importância de distribuir livros, me incentivou a participar da maratona de sankirtana com Chandramukha Swami em 2007. Foi uma experiência incrível para mim, e, desde então, tomei gosto e tive inúmeras realizações distribuindo livros. Outras atividades não me davam tanto prazer quanto distribuir livros.

Embora seja uma atividade muito austera, é muito dinâmica e nos traz muitas realizações. No sankirtana, nós somos “obrigados” a pensar em Krishna, cantar o santo nome em uma condição desamparada e temos que nos render. Hoje em dia, quase ninguém se interessa por livros, o que dizer de livros “religiosos”? Realmente não temos condição nenhuma de distribuir tais livros. É só pela graça de Krishna e do mestre espiritual que somos capazes.

Mas o mais importante não é quando comecei, mas que, pela graça dos devotos, eu nunca pare.

Carta de Sankirtana: Gostaria de nos contar alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Krishna Chandra Dasa: Vou contar duas histórias com duas lições importantes para o sankirtana: compaixão dos vaishnavas e causar uma boa impressão...

A compaixão de Tulasi Devi

Uma certa manhã de domingo, antes do mangala-arati, o prabhu Gauranga me disse que Tulasi Devi estava precisando de uma mesinha nova para puja, e que precisávamos coletar para isso. Isso ficou na minha cabeça o mangala-arati inteiro, e, durante o tulasi-puja, eu orei com grande sinceridade para Tulasi Devi para que eu pudesse servi-la e presenteá-la com uma mesa para puja.

Nessa época, eu só tinha quinze anos, e costumava sair a sankirtana com algum devoto sênior, porém nenhum devoto quis ir comigo naquele dia. Eu não me intimidei com isso. Eu estava determinado e decidi ir sozinho. Eu coloquei 50 livros dentro da caixa (minha média era de vinte livros por dia), e avisei ao prabhu Gauranga que estava saindo a sankirtana.

Foi mágico! Em menos de duas horas, Tulasi Devi distribuiu todos os livros e recebemos doações mais altas do que o normal. Quando eu voltei, o prabhu Gauranga abriu a porta e tirou um sarro, dizendo: “Voltou cedo! Ficou na mental?”, porém, depois de ver a caixa vazia e todo o lakshmi que precisava para a mesa, ele ficou perplexo. Desde então, Tulasi Devi tem uma afeição especial por mim. No Gurukula, as folhas de Tulasi sempre acabavam no meu prato sem que eu pedisse. O segredo é ter sinceridade.

Causando boa impressão

Uma vez, eu estava fazendo sankirtana no semáforo e, quando fui abordar um senhor, ele olhou para mim com uma cara fechada e, de um jeito áspero, ele disse: “Eu não quero esse negócio, não!” Como eu estava forte espiritualmente, não fiquei afetado, e com uma atitude humilde e respeitosa, abaixei a cabeça e me desculpei pelo incômodo. Continuei fazendo sankirtana e, depois de alguns minutos, vi uma mão se levantar de dentro de um carro... Era o mesmo senhor. Ele disse: “Eu dei a volta no quarteirão para vê-lo de novo, perdão... Eu gostaria de ficar com um livrinho...”

Nossa atitude no sankirtana é extremamente importante. Devemos sempre nos lembrar de que estamos ali para servir e glorificar Krishna e Seus devotos, e para isso devemos ser humildes, tolerantes, não esperar respeito a nós mesmos e dar todo respeito aos outros.

Carta de Sankirtana: Gostaria de dizer mais algumas palavras?

Krishna Chandra Dasa: Muito obrigado! E um pedido humilde aos sankirtanaeiros: Por favor, leiam o livro sobre sankirtana de nosso querido irmão Chaitanya Chandra Prabhu. É muito inspirador e melhora a qualidade do nosso sankirtana.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Page 12: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 12

Diário de SankirtanaBhakta Rafael: Douglas Santos Sampaio é esse do meio, um ator e cantor brasileiro. Ele tornou-se conhecido em 2011 ao interpretar Jefferson na décima nona temporada de Malhação. Em 2015, foi o vencedor da oitava temporada do reality show A Fazenda. Disse que ainda vive dos cascalhos que ganhou no reality show, mas está mais interessado em entender a vida do que ganhar dinheiro. Eu o encontrei ontem em um bar da Barra da Tijuca, e, pela graça de Krishna, ele e seu amigo agora estão conhecendo Prabhupada.

Bhakta Rafael: Essa moça de sorriso fácil é a Ana, no ônibus que peguei para vir para o Rio ela sentou do meu lado mas veio a viagem inteira dormindo, então não pude pregar para ela, eu nem lembrava dela, mas hoje em plena madrugada em um bar reencontrei ela novamente, ela ficou super emocionada por me reencontrar naquela situação, em um bar duas horas da manhã, depois de quase um mês ela levou livro de Prabhupada, o senhor Krishna não esquece de ninguém mesmo.

Manohara Saciputra Dasa: Essa é a Dona Helenita. Levou todos os livros: a Gita, dois grandes e quatro pequenos. Ela disse: “Eu amo os Hare Krishnas”. Seu filho e sua nora são devotos, e ela quem deu os livros para eles 30 anos atrás.

Vaishnavi Vrinda Devi Dasi: Ele me viu e perguntou: É do Corinthians? Eu falei: Se você levar os livros, o Corinthians vai ser campeão! Então, todos riram, falei o mantra e, para a minha surpresa, um a um, eles começaram a pegar as carteiras e entregar o dinheiro... Saíram 6 livros de uma vez! Misericórdia imotivada do Senhor Gouranga.

Bhaktin Bruna: Roger e Éder super indagadores, muito queridos. Fizeram muitas perguntas. Éder tem outra Bhagavad-gita, mas assim que mostrei a Gita autêntica de Prabhupada e após alguns minutos de conversa, ele, muito feliz, a levou. Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Page 13: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 13

Ekachakra Pran Dasa: Grazi... Uma daquelas pessoas incomuns que estão buscando conhecimento. Tem noção da gravidade das misérias materiais e deseja extingui-las. Levou duas bombas-relógio!

Jagad Vicitra Dasa: Hoje, após uma janta encomendada por esses dois casais de professores de Pernambuco, o assunto foi a Bhagavad-gita. Enquanto comiam, eu exaltava as glórias do livro... Aí não deu outra! Mais 2 Gitas e 2 Gosto Superior. Glórias ao sankirtana do Senhor Chaitanya!

Bhaktin Gabrieli: Estava tirando essa foto na praça da alfândega em Porto Alegre, com as estátuas de Mário Quintana e Drummond de Andrade. Isso chamou a atenção da Beth, que gostou muito da ideia e levou um Transcendência.

Mahananda Murari Dasa: Essas são Alzira, a mãe, e Carla, a filha. Eu passei direto por elas porque estava esperando outra pessoa sair do banco com uma doação. A pessoa que eu esperava também passou direto por mim quando saiu, e eu me voltei para procurar outra pessoa para abordar. A mãe e a filha vieram na minha direção e olharam direto para a Bhagavad-gita. Carla mora em Cristalina-GO, e a mãe mora em Lages-SC. Ambas saíram muito felizes com a coleção com cada um dos títulos que eu tinha e ainda títulos repetidos para presentear amigos.

Bhaktin Mariana: Encontrei este grupo no parque em Porto Alegre. A moça e o rapaz de barba são da Igreja Adventista, e o garoto do meio é judeu. Foram extremamente favoráveis e, depois de uma boa conversa sobre a filosofia, ficaram com a Gita.

Sri Gourangi Devi Dasi: Vinícius e Vitória levaram muitos livros. Eles moram em São Paulo e estão procurando o caminho espiritual!

Lila Kamalini Devi Dasi: Os livros aqui em Porto Alegre chegaram! E o motorista Sérgio, do Uber, levou um Transcendência! Maratona de julho ki jay!

Page 14: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 14

Page 15: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 15

Page 16: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 16

RESULTADOS

[JUNHO - 2019]

DE Sankirtana

RESULTADOS POR TEMPLO LIVROS TOTAL

UF REVI PEQ MÉD GRD MAHA LIVROS PONTOS

1º Nitai Gaura - TSP NG TSP 0 5778 0 5328 0 11106 6772,5

2º Itajaí ITJ 0 1231 3 4836 140 6210 5425,25

3º Porto Alegre POA 0 340 15 4240 58 4653 4448,5

4º Curitiba CTB 0 461 35 1954 43 2493 2172,75

5º Florianópolis FLO 0 1146 0 1453 51 2650 1841,5

6º Campina Grande CG 0 3064 0 69 29 3162 893

7º Goura Vrindavana GV 0 495 0 393 2 890 520,75

8º Ecovila Vraja Dhama EVD 0 1154 79 35 3 1271 369

9º Rio de Janeiro RJ 0 241 0 97 72 410 301,25

10º C.C. Bhakti Yoga de São Paulo CC SP 0 124 0 235 7 366 280

11º São Joaquim de Bicas SJB 0 588 0 49 8 645 212

12º Belo Horizonte BH 0 473 17 30 11 531 178,75

13º Pousada Portal dos Avataras -BA PA BA 0 105 0 10 19 134 74,25

14º Ecovila Govardhan EG 0 140 14 5 2 161 51

15º ISKCON Ceará CE 0 0 33 0 2 35 20,5

16º Ribeirão Preto RP 0 61 0 3 0 64 18,25

17º Ashram Vrajabhumi VRA 0 0 0 0 3 3 6

18ºConselho Governamental Brasileiro

CGB 0 0 0 2 1 3 4

19º C. C. ISKCON DF CC DF 0 0 0 0 2 2 4

20º BBT BBT 0 15 0 0 0 15 3,75

21º São Bernardo do Campo SBC 0 1 0 0 0 1 0,25

TOTAL 0 15417 196 18739 453 34805 23597,25

Page 17: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 17

RESULTADOS INDIVIDUAIS LIVROS TOTAL

UF REVI PEQ MÉD GRD MAHA LIVROS PONTOS

1º Caitanya Candra Dasa NG TSP 0 5778 0 5328 0 11 106 6 772,50

2º Manohara Saciputra Dasa POA 0 98 0 1941 22 2 061 2 009,50

3º Mahananda Murari Dasa ITJ 0 444 0 1507 61 2 012 1 740,00

4º Rasarnava Gouranga Dasa POA 0 30 0 1642 21 1 693 1 691,50

5º Bk. Rafael ITJ 0 93 0 1085 38 1 216 1 184,25

6º Bk. Vinicius ITJ 0 270 0 1084 9 1 363 1 169,50

7º Mahaprabhu Dayasindhu Dasa CTB 0 126 0 1004 20 1 150 1 075,50

8º Ekacakra Nitai Dasa FLO 0 438 0 825 38 1 301 1 010,50

9º Bn. Mariana ITJ 0 136 0 607 16 759 673,00

10º Bk Gabriel POA 0 101 0 537 9 647 580,25

11º Sri Gourangi Devi Dasi GV 0 495 0 393 2 890 520,75

12º Ganapati Dasa CTB 0 145 0 411 10 566 467,25

13º Bn. Gabrieli ITJ 0 95 0 423 10 528 466,75

14º Bk. Leandro FLO 0 368 0 218 6 592 322,00

15º Bn. Bruna CTB 0 20 0 243 3 266 254,00

16º Krishna Caitanya Prasada Dasa FLO 0 109 0 179 4 292 214,25

17º Krishna Candra Dasa SJB 0 581 0 49 8 638 210,25

18º Bn. Gabriella FLO 0 144 0 169 1 314 207,00

19º Prema Sindhu Dasa EVD 0 785 0 10 0 795 206,25

20º Krpalu Dasa BH 0 473 17 30 11 531 178,75

21º Vaisnavi Vrinda Devi Dasi CTB 0 4 0 175 0 179 176,00

22º Ramachandra Dasa RJ 0 101 0 24 62 187 173,25

23º Govinda Gopal Dasa CC SP 0 17 0 157 1 175 163,25

24º Dharma Dasa EVD 0 215 56 18 2 291 103,75

25º Gopalaji Dasa CG 0 222 0 34 6 262 101,50

26º Hitakari Dasa CG 0 239 0 0 8 247 75,75

27º Bn. Jacqueline CG 0 302 0 0 0 302 75,50

28º Bn. Duda POA 0 38 0 60 0 98 69,50

29º Gandharvika Devi Dasi CG 0 257 0 0 1 258 66,25

30º Jagad Vicitra Dasa PA BA 0 98 0 10 15 123 64,50

31º Tungavidya Prema Devi Dasi ITJ 0 19 0 55 1 75 61,75

32º Muralidhar Syamasundar Dasa CTB 0 60 35 22 1 118 56,50

Page 18: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 18

RESULTADOS INDIVIDUAIS LIVROS TOTAL

UF REVI PEQ MÉD GRD MAHA LIVROS PONTOS

33º Bhoddana Tattva Dasa RJ 0 65 0 28 5 98 54,25

34º Bn. Jamile FLO 0 52 0 39 1 92 54,00

35º Gauradayanath Das CG 0 133 0 15 2 150 52,25

36º Sarasvati Devi Dasi CG 0 208 0 0 0 208 52,00

37º Sandhini Shakti Devi Dasi EVD 0 124 23 7 1 155 51,50

38º Bk. Fabrizio CG 0 184 0 0 2 186 50,00

39º Bk Venicius CG 0 167 0 7 0 174 48,75

40º Bn. Paloma CG 0 182 0 0 1 183 47,50

41º Bn. Eliryn CG 0 162 0 0 3 165 46,50

42º Ekacakra Pran Dasa ITJ 0 31 0 26 3 60 39,75

43º Lilananda Devi Dasi CG 0 155 0 0 0 155 38,75

44º Purnamasi Devi Dasi CG 0 153 0 0 0 153 38,25

45º Loja CHKBY-SP CC SP 0 21 0 21 6 48 38,25

46º Bn. Erica CG 0 150 0 0 0 150 37,50

47º Bk. Gabriel CG 0 100 0 12 0 112 37,00

48º Bk. Eduardo CG 0 128 0 0 2 130 36,00

49º Bn. Antonielli CTB 0 27 0 29 0 56 35,75

50º Phalguna Nimai Dasa CTB 0 10 0 21 6 37 35,50

51º Ekanistha Radha Devi Dasi POA 0 15 15 22 1 53 35,25

52º Radhesh Das EG 0 91 9 0 2 102 31,25

53º Bn. Thayssa CTB 0 28 0 24 0 52 31,00

54º Bk. Max FLO 0 32 0 20 1 53 30,00

55º Bn Fernanda CG 0 118 0 0 0 118 29,50

56º Bn. Simone & Bk. Darshan POA 0 26 0 21 0 47 27,50

57º Bk. Lúcio ITJ 0 35 0 14 0 49 22,75

58º Krishna Kesava Dasa RJ 0 31 0 5 5 41 22,75

59º M. Subhadraji ITJ 0 48 3 7 0 58 20,50

60º Gopi Bharta Devi Dasi EG 0 49 5 5 0 59 19,75

61º Bk Henrique RP 0 61 0 3 0 64 18,25

62º Satru Nasa Dasa CC SP 0 18 0 13 0 31 17,50

63º Ananda Rasa Devi Dasi CC SP 0 13 0 14 0 27 17,25

Page 19: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 19

RESULTADOS INDIVIDUAIS LIVROS TOTAL

UF REVI PEQ MÉD GRD MAHA LIVROS PONTOS

64º Bk Erico CG 0 53 0 1 1 55 16,25

65º Divyarupa Kalindi Devi Dasi CG 0 61 0 0 0 61 15,25

66º Bk. Jeziel CG 0 44 0 0 2 46 15,00

67º Paravyoma Dasa RJ 0 20 0 10 0 30 15,00

68º Bhakta Ciro CC SP 0 20 0 10 0 30 15,00

69º Bk Daniel ITJ 0 28 0 7 0 35 14,00

70º Bn. Mara ITJ 0 15 0 5 2 22 12,75

71º Harisvari Devi Dasi CE 0 0 16 0 2 18 12,00

72º Bk. Willian POA 0 17 0 5 1 23 11,25

73º Krsna Dasa RJ 0 0 0 10 0 10 10,00

74º Vira Nitai Kripa Dasa CTB 0 11 0 6 0 17 8,75

75º Bn. Julia POA 0 6 0 7 0 13 8,50

76º Bk Mateus CE 0 0 17 0 0 17 8,50

77º Bk. Deryck ITJ 0 9 0 6 0 15 8,25

78º Bk Jordão EVD 0 30 0 0 0 30 7,50

79º Bn Junia CC SP 0 4 0 6 0 10 7,00

80º Hari Keshava Dasa CG 0 19 0 0 1 20 6,75

81º Madhava Priya Devi Dasi CG 0 27 0 0 0 27 6,75

82º Lila Kamalini Devi Dasi CTB 0 7 0 5 0 12 6,75

83º Sarva Nobhuti Devi CC SP 0 15 0 3 0 18 6,75

84º Hara Kanta Dasa CTB 0 2 0 2 2 6 6,50

85º Bk. José CTB 0 4 0 5 0 9 6,00

86º Bn Alba CC SP 0 0 0 6 0 6 6,00

87º Mahajana Devi Dasi PA BA 0 5 0 0 2 7 5,25

88º Bk Renato ITJ 0 0 0 5 0 5 5,00

89º Sundarani Devi Dasi RJ 0 0 0 5 0 5 5,00

90º Bn Indiana RJ 0 0 0 5 0 5 5,00

91º Madhu Pandit Dasa RJ 0 0 0 5 0 5 5,00

92º Hari Kirtan Dasa RJ 0 0 0 5 0 5 5,00

93º Govinda Vallabha Devi Dasi PA BA 0 2 0 0 2 4 4,50

94º Bk Ciro CC SP 0 6 0 3 0 9 4,50

Page 20: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 20

RESULTADOS INDIVIDUAIS LIVROS TOTAL

UF REVI PEQ MÉD GRD MAHA LIVROS PONTOS

95º Ananda Kirtan Das POA 0 0 0 0 2 2 4,00

96º Mani Manjari Devi Dasi VRA 0 0 0 0 2 2 4

97º Gadadhara Pandita Dasa CGB 0 0 0 2 1 3 4,00

98º Loja do Centro Hare Krishna CC DF 0 0 0 0 2 2 4,00

99º Bk Fabiano FLO 0 3 0 3 0 6 3,75

100º Nandakumara Dasa BBT 0 15 0 0 0 15 3,75

101º Bn Silvia ITJ 0 3 0 3 0 6 3,75

102º Puspa Dasi POA 0 2 0 1 1 4 3,50

103º Caitanya Lila Dasa CTB 0 0 0 3 0 3 3,00

104º Grupo Haribrique POA 0 0 0 3 0 3 3,00

105º Bn. Alda CTB 0 10 0 0 0 10 2,50

106º Kirtananda Dasa RJ 0 10 0 0 0 10 2,50

107º Bn Thais CC SP 0 5 0 1 0 6 2,25

108º Nitai Ulas Dasa CTB 0 0 0 2 0 2 2,00

109º Lalita Priya Devi Dasi POA 0 0 0 0 1 1 2,00

110º Bn. Micaela CTB 0 0 0 2 0 2 2,00

111º Ananta Lila Madhava Dasa CTB 0 0 0 0 1 1 2,00

112º Bala Gokula Devi Dasi VRA 0 0 0 0 1 1 2,00

113º Rohini Dasi CTB 0 7 0 0 0 7 1,75

114º Bharata Dasa RJ 0 7 0 0 0 7 1,75

115º Bn. Vitória POA 0 2 0 1 0 3 1,50

116º Bk. Bruno RJ 0 5 0 0 0 5 1,25

117º Bk Luiz CC SP 0 5 0 0 0 5 1,25

118º Sarasvati Dasi ITJ 0 1 0 1 0 2 1,25

119º Mataji Rita POA 0 5 0 0 0 5 1,25

120º Lakshmi Narayana Devi Dasi SJB 0 5 0 0 0 5 1,25

121º Bn. Daniela ITJ 0 4 0 0 0 4 1,00

122º Seva Priya ITJ 0 0 0 1 0 1 1,00

123º Bn Luana CC SP 0 0 0 1 0 1 1,00

124º Lokanatha Dasa RJ 0 2 0 0 0 2 0,50

125º Akuti Devi Dasi SJB 0 2 0 0 0 2 0,50

126º Advaya Dasa SBC 0 1 0 0 0 1 0,25

Page 21: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 21

DISTRIBUIDORES DO BRASILCATEGORIA BHAKTAS PONTOS CATEGORIA VAISNAVIS PONTOS

1º Bk. Rafael 1184,25 1º Bn. Mariana 673

2º Bk. Vinicius 1169,5 2º Sri Gourangi Devi Dasi 520,75

3º Bk Gabriel (POA) 426,5 3º Bn. Gabrieli 466,75

4º Bk. Leandro 322 4º Bn. Bruna 254

5º Bk. Fabrizio 50 5º Bn. Gabriella 207

6º Bk Venicius 48,75 6º Vaisnavi Vrinda Devi Dasi 176

7º Bk. Gabriel (CG) 37 7º Bn. Jacqueline 75,5

8º Bk. Eduardo 36 8º Bn. Duda 69,5

9º Bk. Max 30 9º Gandharvika Devi Dasi 66,25

10º Bk. Lúcio 22,75 10º Tungavidya Prema Devi Dasi 61,75

11º Bk Henrique 18,25 11º Bn. Jamile 54

12º Bk Erico 16,25 12º Sarasvati Devi Dasi 52

13º Bk. Jeziel 15 13º Sandhini Shakti Devi Dasi 51,5

14º Bk Daniel 14 14º Bn. Paloma 47,5

15º Bk. Willian 11,25 15º Bn. Eliryn 46,5

JÁ ENVIOU SEUS RESULTADOS DE SANKIRTANA?

Envie-nos seu resultado de distribuição, passatempos, histórias e realizações! Escreva para o endereço: [email protected]

Lembre-se das datas limites para envio: resultados até o dia 5 do mês seguinte. Passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.

Page 22: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 22

DISTRIBUIDORES DO BRASIL NO MUNDOTEMPLO CATEGORIA POSIÇÃO

Caitanya Candra Dasa NG TSP Distribuidores - Mundial 3

Bn. Mariana ITJ Bhaktins 5

Bn. Jacqueline CG Bhaktins 6

Bn. Gabrieli ITJ Bhaktins 8

Bn. Paloma CG Bhaktins 9

RESULTADOS MUNDIAIS DE Sankirtana

[JUNHO - 2019]

OS 10 PRIMEIROS PAÍSES

PAÍS PONTOS

1º Índia 140680.35

2º Estados Unidos 92855.30

3º Rússia 15225.50

4º Australia 9373.60

5º Brasil 9093.50

6º México 4055.25

7º Reino Unido 3936.50

8º República Checa 2987.00

9º Hungria 2959.00

10º Alemanha/ Áustria 2861.00

LIVROS DISTRIBUÍDOS NO MUNDO

Livros Maha-grandes

Livros Grandes

Livros Médios

Livros Pequenos

Revistas

Assinaturas da BTG

Coleções

98.443

45.072

26.791

142.916

39.048

1.183

753

Durante o mês de junho de 2019, 149 templos reportaram os seguintes resultados de distribuição:

Este Mês

Este Ano

Desde 1965

359.368

2.414.252

551.375.927

Page 23: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 23

Tudo foi incrível.

A valorização do sankirtana promovida pela administração da ISKCON Rio – principalmente na pessoa de seu presidente, Mahaprabhu Kripa Dasa – que, além de promover o sankirtana entre os seus membros, abrigou um dos grupos de elite do sankirtana da região Sul durante todo o mês e se esforçou grandemente para receber os devotos para o festival, cuidando eficientemente da hospedagem de todos, entre tantos outros aspectos.

O grande empenho da ISKCON Sul Yatra, que não apenas distribuiu milhares de livros, abocanhando as 14 primeiras colocações do ranking geral, mas também levou todos os residentes dos seus 4 templos para o festival, emblematizando o papel da ISKCON na missão literária de Srila Prabhupada.

A humildade e comprometimento da BBT Brasil – sobretudo na pessoa de seu diretor Nanda Kumara Dasa – nesta mesma missão, não apenas fornecendo com eficiência livros aos distribuidores, mas também financiando a prasada do festival, premiando muitos livros especiais aos vencedores, patrocinando a vinda de muitos distribuidores, apresentando a premiação e brindando-nos com uma excelente e reveladora palestra sobre o papel e importância da BBT, entre tantas outras contribuições.

A inspiradora exposição de Paravyoma Prabhu sobre a importância do sankirtana e do espírito missionário, e recheada de passatempos dos primórdios da ISKCON. Incluímos aqui também o reconhecimento ao esforço glorioso de vários devotos e devotas seniores em nos iluminar com sua presença no festival.

FESTIVAL DE ENCERRAMENTO DA

MARATONA DE JULHOComo descrever esse festival? “Nectáreo”, “extático” e “transcendental” são alguns adjetivos que

facilmente podemos usar. Desta vez, decidimos não economizar palavras para glorificar este grande evento, então vamos lá!

Page 24: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 24

A generosidade de nossos patrocinadores, sobretudo a já citada BBT Brasil e a empresa Madhu Ghee, sendo esta última a responsável por uma grande doação de ghee para a prasada do festival, e a ISKCON Rio, além das mochilas e carrinhos de alta qualidade presenteados aos primeiros colocados.

Mas claro que estes foram apenas os destaques.

Aqueles que dispendem um esforço extra para colocar mais peças no “quebra-cabeça” do sankirtana da ISKCON merecem reconhecimento à altura.

Contudo, a maratona e o festival também não teriam seu brilho sem cada um dos que os

prestigiaram com sua participação, cada um dos nomes que integram o ranking da Carta de Sankirtana e cada um dos líderes que fomentaram o sankirtana, entre outros. Parabéns e muito obrigado a todos!

Não esqueçamos também do esforço especial e glorioso dos devotos e devotas do Instituto Jaladuta, os quais colocaram muitos nomes no ranking e distribuíram muitos livros. Esta Secretaria, juntamente com o Instituto e a ISKCON Nordeste Yatra, organizarão um Festival de Encerramento local, que também muito calorosamente descreveremos e glorificaremos aqui.

Que venham os próximos festivais! Quanto às portas do sankirtana em si, estão abertas a nós todos os dias.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Secretaria de Sankirtana

Page 25: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 25

PASSATEMPOSDE SANKIRTANA

Caro Sivarama Swami,

Hare Krishna. Por favor aceite minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Espero que não se importe em eu escrever para o senhor. Eu nunca escrevi para um mestre espiritual antes. O senhor não me conhece. Meu nome é Bhaktin Dora e vivo em Pecs, Hungria, com minha mãe e irmã mais velha.

Há alguns anos, fui ao Festival Hare Krishna com uma amiga. Não estava muito interessada, mas gostei do canto e da dança no final. Depois que acabou, comprei um livro, A Ciência da Autorrealização, e nem sei porque, pois não leio muito. Creio que foi por causa do canto.

Levei-o para casa e não lembro o que fiz com ele. Um dia, minha mãe o encontrou e ficou muito brava comigo. Ela pensou que eu estava lendo esse tipo de coisa. Sabe, nossa família era católica estrita. Pensavam que a consciência de Krishna era algum tipo de lavagem cerebral. Na verdade, eu não o estava lendo, havia esquecido dele. De alguma forma, ele apenas “apareceu”. Bem, ela iria jogá-lo fora.

Minha avó, que tem 68 anos, estava na cozinha. Ela vive no andar de cima. Ela entrou e pegou o livro. Olhou para ele e me repreendeu de forma muito dura. Pensei que seria o fim dele e não me importei muito, pois estava muito em maya na época.

Após uma semana, ouvi uma conversa entre as duas. Vovó estava dizendo a ela que aquele não era um livro qualquer. Que o que Prabhupada dizia ali era o que Jesus Cristo também dissera e que Krishna era Deus. Fiquei muito surpresa. Ela disse que deveríamos ouvir o que Prabhupada dizia e cantar Hare Krishna, pois essa é a religião desta era.

Falaram muito sobre como o cristianismo não era mais válido e que ninguém seguia a Bíblia, mas o que Prabhupada falava era puro e perfeito.

As coisas realmente mudaram depois daquilo. Um dia, minha vó visitou o nama-hatta daqui e começou a cantar nas contas. Ela também começou a comprar os livros de Srila Prabhupada, um por um. Estava gastando todo o dinheiro da pensão para comprar o que ela chamava de “meu sagrado e belo Bhagavatam.”

Às vezes, tudo o que ela conseguia comprar eram apenas batatas, mas continuava comprando os livros. Os devotos inclusive vieram ao apartamento dela e a ajudaram a montar um altar. Quando eu fui lá em cima, havia imagens de Krishna por toda parte .

Mas foi apenas o começo. Uma noite, vovó teve um sonho com Srila Prabhupada. Alguma coisa realmente aconteceu com ela depois disso. Não sei o que foi, mas ela ficou muito entusiasta. A partir daí, ela passou a envolver toda a família. Digo, não apenas eu, minha mãe e minha irmã, mas os dois filhos dela, as esposas deles e as seis crianças, bem como os irmãos e irmãs dela e os parentes próximos a estes.

O Que São Esses Livros Que Mudaram Tanto Minha Família?”

Page 26: Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada ...cartadesankirtana.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Julho.pdf · sankirtana vivo no Brasil. Passo a palavra do Editorial

Carta de Sankirtana - Julho 26

Antes, ela carregava uma Bíblia e citava Jesus. Agora, ela leva uma Bhagavad-gita e cita o “bom senhor Prabhupada.” Ela se tornou um verdadeiro “terror transcendental.” Todos na família tinham que cantar ao menos uma volta por dia. Além disso, vovó fez todos se tornarem vegetarianos, incluindo meu cachorro Sikra, e oferecemos nossa comida para imagens de Prabhupada e do Senhor Caitanya.

Agora eu também estou saindo de maya e cantando e também lendo um pouco. Onde quer que eu vá, na escola, meus amigos me perguntam sobre Krishna, pois sabem que sou uma devota. Toda a família vai ao nama-hatta, todos os dezesseis da família.

Durante a Maratona de Natal, todos nós tentamos distribuir os livros de Prabhupada. Mesmo vovó levou os livros ao mercado e os distribuiu para os vendedores. Todos estão com um pouco de medo dela, pois ela é destemida. Pensam que ela ficou louca, mas ela não liga.

Agora ela está economizando para ir a Budapeste ver as novas Deidades instaladas. Ela ouviu que os Senhores Caitanya e Nityananda “vieram” para a Hungria, e estão sendo adorados lá. Ela disse que quer ver Deus pelo menos uma vez nesta vida.

No Festival Hare Krishna deste ano, o senhor estava palestrando aos convidados após o kirtana. Deve se lembrar de minha avó, pois ela foi até o senhor e sentou-se ao seu lado, fazendo muitas perguntas. No final, quando o senhor se levantou para sair, ela beijou sua mão. Lembra? Eu também quis fazer uma pergunta, mas fiquei tímida. Poderia, por favor, lhe fazer a pergunta agora? Espero que não se importe, Maharaja.

Eu queria saber que tipo de homem Srila Prabhupada era. Ele deve ser tão querido a Krishna por ter espalhado esta mensagem por todo o mundo. O que são esses livros que mudaram tanto minha família? Como é possível que ele consiga falar tão poderosamente através deles? O senhor deve se sentir muito afortunado por ser seu discípulo. Quão grande homem ele é! Às vezes, quando vovó canta em frente a uma imagem de Krishna, ela chora. Como Prabhupada faz aquilo? Eu também quero chorar do mesmo jeito. Vovó sonha com Prabhupada, e às vezes fala com uma foto dele. Apesar de o livro informar que ele já partiu, está ele realmente morto, ou está vivo? O senhor acha que eu poderei encontrá-lo algum dia?

(...) Eu gostaria de ser uma boa devota algum dia e ajudar Prabhupada e o senhor a espalhar a consciência de Krishna. O senhor poderia por gentileza responder minhas perguntas?

Sua serva, Bhaktin Dora

(Publicado originalmente na Revista Volta ao Supremo)