“Somos todos uma só polícia”

28

Transcript of “Somos todos uma só polícia”

3

“Somos todos uma só polícia”Com este lema ini-

ciamos o nosso Comando no dia 02 de fevereiro de 2021. Realizar um traba-lho, com apoio do Governo do Estado, em busca de trazer melhorias para to-dos os nossos poli-ciais militares, sem distinções de qua-dros, graduações ou especialidades, mas acima de tudo, com-preendendo que den-tro de qualquer farda existe um homem, uma mulher, um pai ou uma mãe de fa-mília digna de todo o respeito e cuidado por parte do Coman-do da Instituição.

O grande desafio foi empreender um Comando com foco na valorização pro-fissional baseado em três pilares básicos: capacitação profis-sional, modernização da nossa instituição e alterações na le-gislação. E graças ao trabalho árduo de toda a nossa equipe e dos nossos valo-rosos policiais mili-tares, já no primeiro semestre de Coman-do podemos fazer um balanço bastante positivo.

No campo da capa-

citação foram vários cursos, desde as Uni-dades Operacionais às Unidades Espe-cializadas e o Curso de Habilitação de Ofi-ciais com 218 novos oficiais na Polícia Mi-litar. A modernização da PMTO veio com a nova frota e identida-de visual das nossas viaturas, aquisição de armamentos e equi-pamentos, implan-tação 100% do PMTO Mobile e a escolha do novo fardamento operacional.

As alterações na legislação trouxe-ram grandes avan-ç o s , e l e v a n d o a PMTO ao nível de Se-cretaria de Estado, a criação do quadro de oficiais da admi-nistração da saúde, o alinhamento dos quadros de praças ao quadro de oficiais em relação à car-reira e a garantia da promoção por tem-po de serviço, antiga promoção por trinte-nariedade.

Por fim, através do trabalho incansá-vel, estamos dando andamento ao con-curso público e logo teremos mil novos policiais militares nas ruas. Não dei-xando para trás o básico na carreira dos nossos milita-res, as promoções, com 1535 policiais promovidos no últi-mo mês de abril. E também primando -pelo principal, a -segurança da nossa população, com re-alização de grandes Operações, como a Operação Hórus, que tem trazido redução significativa nos ín-dices de criminalida-de em todo o Estado.

T o d a s a s n o s -sas ações têm como foco servir da me-lhor forma à socie-dade tocant inen-se, oferecendo aos nossos policiais mi-litares condições -favoráveis para que desempenhem seu serviço com a exce-lência que o cidadão espera e merece. Por isso é impor-tante ressaltar: Sua segurança é nossa prioridade!

Julio Manoel da Silva Neto Cel QOPM Comandante-Geral da PMTO / Secretário de Estado

FALA DO COMANDANTE-GERAL .........................3EDITORIAL..........................................................5BALANÇO DO COMANDO...................................6CONCURSO PMTO..............................................7IDENTIDADE VISUAL DAS VIATURAS...................9NOVOS OFICIAIS FORMAM NO CHOA...............10OPERAÇÕES INTEGRADAS.................................13OPERAÇÃO NARCO BRASIL................................15 PATRULHA RURAL.............................................16GOVERNO DO TOCANTINS................................18VISITA TÉCNICA DO IGPM.................................20TECNOLOGIA....................................................21BOTÃO DO PÂNICO...........................................22FUNDAÇÃO PRÓ-TOCANTINS............................24ENFRENTAMENTO À PANDEMIA.......................25

SUM

ÁRIO

Quartel do Comando Geral da PMTO

Editado e publicado sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação da PMTO

Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto – Comandante-Geral da PMTOCoronel PM Wesley Borges Costa – Chefe do Estado Maior da PMTOCoronel PM Marizon Mendes Marques – Subchefe do Estado Maior da PMTOTen-Cel PM Valdemi Silva Reis – Chefe da Assessoria de Comunicação da PMTO Major PM Hilma da Silva Costa – Subchefe da Assessoria de Comunicação da PMTO

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS

Revista Oficial da Polícia Militar do Estado do Tocantins - Ano 3, nº 03 – 2021

EXPEDIENTE

Departamento Imprensa:2º Sargento PM Luana Barros Cabo PM Lara TavaresJornalista Gisele BurjackJornalista Andressa Santos

Departamento de Criação e Mídias2º Sargento PM Adriano Rezende 3° Sargento PM Otávio César Jornalista Mel LopesFotógrafo Ademir dos AnjosArte Finalista Leila Nóris

Representação comercial , editoração e produção gráficaRepresentação comercial , editoração e produção gráficaPaulo André e Kelly Diretores Executivos

Paulo AndréDiretor Comercial

Dom CarvalhoEditoração (diagramação)

63 98501-1798 TOCANTINS 62 98604-1212 GOIÁS Rua Aristides B. de Carvalho, Qd. I, Lt. 9B. - Industrial Mooca - Goiânia - GO

[email protected]

pmto.oficial pmto_oficialpmto_oficial PMTO Oficial

Boa revista!

5

Editorial

A PMTO em revista chega repleta de boas notícias aos nossos policiais militares e a toda a sociedade

tocantinense, fruto das ações do atual Comando com apoio irrestrito do Governo do Estado.

““É com enorme sa-

tisfação que es-tamos chegando à 3ª Edição da PMTO em Revista, este impor-tante canal de co-municação entre o Comando da PMTO, nosso público inter-no, os nossos poli-ciais militares e ser-vidores civis, bem como nosso público externo, o cidadão de norte a sul do nosso Estado do Tocantins.

Com o mesmo ideal, aproximar e levar a este público as ações realizadas pela Polícia Militar do Estado do Tocan-tins, a PMTO em re-vista chega repleta de boas notícias aos nossos policiais mili-tares e a toda a so-ciedade tocantinen-se, fruto das ações do atual Comando com apoio irrestrito do Governo do Esta-do.

Logo no início des-tacamos o Balanço das Ações do 1º se-mestre de 2021, com

um resumo completo do trabalho realizado pelo atual Comando: são diversos cursos de capacitação, aqui-sição de armamen-tos e equipamentos modernos, altera-ções na legislação, promoções e a es-colha do novo farda-mento.

Nas páginas se-guintes vamos falar sobre o tão espera-do Concurso Público, com Mil vagas, que já está nas fases finais. A Renovação da fro-ta de viaturas, com ênfase para o novo visual é a nossa ma-téria destaque, por colocar a nossa ins-tituição em um novo patamar em termos de modernização da frota, com mais conforto e qualidade no trabalho para os nossos policiais mi-litares.

Não podemos dei-xar de abordar acer-ca das Operaçõespo-liciais, com destaque

para a importante Operação Hór us , protagonista da re-dução da criminali-dade de norte a sul do Estado, e da Ope-ração Narco Brasil em parceria com as demais forças de se-gurança. Vamos fa-lar também sobre a criação da Patrulha Rural, com resulta-dos significativos em relação a segurança no campo em todo o Estado. Na matéria especial da Secre-taria de Comunica-ção do Estado será abordada a lei que permite ao militar da reserva retornar ao serviço ativo.

Tecnologia tam-bém será assunto desta edição, com a nova ferramenta de trabalho implanta-da na PMTO, o PMTO Mobile, já operando em 100% das Unida-des, assim como o Botão de Pânico, que agiliza o atendimento à mulheres vítimas de violência.

Fechando es ta edição, vamos tra-tar acerca do cuida-do com os nossos policiais militares, através da Fundação Pró-Tocantins, que realizou uma pes-quisa de satisfação, e por fim das ações de enfrentamento à pandemia, realiza-das pela Diretoria de Saúde e Promo-ção Social, que ainda continuam a ser rea-lizadas.

Com tantas novi-dades, convidamos você leitor a mer-gulhar nesta edição, e assim como nós, comemorarmos to-das estas conquistas para a nossa Polícia Militar do Tocantins e toda a sociedade.

Valdemi Silva ReisTen Cel QOPM

Chefe da Ascom PMTO

6

Mel Lopes - Governo do TocantinsDivulgação PMTO

Polícia Militar apresenta balanço positivo das ações do Comando-Geral do primeiro semestre de 2021

Capacitação

Dentre as ações de-senvolvidas nesta

gestão destacam-se: a especialização de poli-ciais com a realização dos cursos de Patrulha Rural, Força Tática, IV Curso Operacional de ROTAM, o 1º Curso de Ações Táticas Espe-ciais (CATE) da Polícia Militar do Tocantins, o Estágio de Polícia Mon-tada na Polícia Militar da Paraíba, para suprir a nova Unidade criada e em fase de instalação da PMTO, o Regimento de Polícia Montada, o IV Curso de Policiamen-to Ambiental, e ainda o Curso de Habilitação de Oficiais.

LegislaçãoConquistas históri-

cas marcaram a atual gestão, como a publi-cação da Lei Comple-mentar nº 128 de 2021, que elevou a PM ao nível de Secretaria de Estado, e trouxe alte-rações positivas sobre a organização básica da instituição com des-taque para a criação do Quadro de Oficiais da Saúde da Administra-ção, a fim de garantir isonomia com os de-mais quadros de pra-ças da corporação.

Outra grande con-quista foi a publicação

da Medida Provisória nº 10 de 2021, que dispõe sobre alterações na lei

de promoções da Polí-cia Militar do Tocantins e trouxe vários benefí-

cios à carreira dos po-liciais militares. A pro-moção por tempo de serviço, aos policiais mil i tares que forem para a reserva remu-nerada, também foi as-segurada por meio da medida provisória.

Redução no índice de criminalidadeHouve ainda a redu-

ção nos índices de cri-minalidade no Estado em 30 %, se comparado ao primeiro semestre no ano passado. Os cri-mes contra o patrimô-nio, furto e roubo, tive-ram uma baixa de 36 % em relação ao ano an-terior. Este resultado é fruto do esforço diário dos policiais militares no cumprimento de sua missão.

Outras conquistasOutra conquista re-

levante neste semes-tre foi a promoção de 1535 policiais militares ocorrida no dia 21 de abril, sinal de reco-nhecimento para esses profissionais que atu-am diariamente garan-tindo a segurança da população tocantinen-se. A Polícia Militar re-cebeu ainda, do Gover-no do Estado, armas e equipamentos moder-nos, que auxiliarão os policiais militares em

Formandos do I CATE - Curso de Ações Táticas Especiais homenageiam o Comandante-Geral.

Formatura do I Curso de Patrulha Rural em Araguaína.

Formatura do IV COR - Curso da Rotam em Palmas.

Divulgação PMTO

Divulgação PMTO

Balanço

7

sua rotina diária de trabalho. Pela primeira vez na história da PM, os policiais militares participaram da esco-lha do fardamento, por meio de enquete dispo-

nibilizada no site insti-tucional, no qual esco-lheram o novo modelo de farda que será utili-zado pela tropa.

Além de todas as

conquistas acima, ou-tras de grande impor-tância serão abordadas nos próximos capí-tulos. São ações que trazem mais qualida-

de de vida aos nossos profissionais policiais militares, tendo como resultado um melhor serviço prestado á nossa sociedade.

Formatura do IV Curso de Policiamento Ambiental.

Governo do Tocantins entrega armas e equipamentos para a PMTO.

Concurso Público da Polícia Militar é realizado e prevê reforço de mil praças à Corporação

Andressa Santos e Luana Barros - Governo do Tocantins

Com o objetivo cen-tral de fortalecer o

efetivo da Polícia Mili-tar do Tocantins e por consequência propor-cionar um ambiente mais seguro para a população em todos os 139 municípios tocanti-nenses, o Governo do Estado realizou, no dia 6 de junho, o tão espe-rado concurso público da PMTO.

Do certame virá um reforço de mil praças, sendo 950 do quadro operacional, 25 do qua-dro de músicos e ou-tros 25 para o quadro da saúde (20 técnicos em enfermagem e cin-co técnicos em saúde bucal).

Para a primeira eta-pa do processo seleti-vo, em torno de 28 mil candidatos compare-ceram nos 163 locais de provas distribuídos em 20 cidades do Tocan-tins. Em todos os lo-cais, foram seguidas as recomendações para garantir um ambiente seguro contra a Co-vid-19, com distancia-mento entre os candi-datos, lotação máxima de 50% da capacidade de cada sala e disponi-bilização de álcool em gel.

Os Exames de Ca-pacidade Física (ECF) do certame, que acon-teceram no mês de agosto, foram realiza-

dos na Escola Estadual Professora Elizânge-la Glória Cardoso, em Palmas. Dos 1924 can-didatos convocados, 1550 compareceram para realizar as duas bater ias de testes ,

registrando-se a de-sistência de 374 can-didatos, os quais não realizaram a 1ª e/ou a 2ª bateria de testes do Exame.

Os candidatos foram submetidos a testes

Concurso Público

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

Coronel Marizon Mendes Marques, presidente da Comis-são do Concurso PMTO, e tenente-coronel Lorena Alfonso,

membro da Comissão.

8

de flexibilidade; flexão de braços no solo com quatro apoios para ho-mens e de seis apoios para mulheres; nata-ção 50 metros, estilo livre; teste dinâmico em barra fixa (masculi-no) e estático em barra fixa (feminino); flexão abdominal e corrida de 12 minutos.

Para o candidato Guilherme Calado, o processo seletivo é a realização de um so-nho. “Entrar para a Po-lícia Militar é um sonho antigo, eu sou ex-alu-no do Colégio Militar e desde o ensino médio eu já pensava em se-guir a carreira militar”. Completou: “Em 2018, quando o concurso foi lançado, eu me inscre-vi e infelizmente houve o cancelamento, mas isso não me desmoti-vou e agora estou ex-tremamente confiante para que dessa vez eu possa, de fato, entrar para a corporação e realizar o meu sonho”.

Conforme crono-grama do concurso, os

Concurso Público

aprovados no Exame de Capacidade Física passam para a terceira etapa do certame que é a Avaliação Psicoló-gica.

Para o comandante--geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Julio Manoel da Silva Neto, o concurso trará o reforço necessário para a segurança to-cantinense. “O Concur-so veio em boa hora e será de suma impor-tância para que pos-samos reforçar o po-liciamento e melhorar a qualidade do nosso serviço, que é prestado diuturnamente à popu-lação tocantinense”.

Formação em nível superior

Ainda dentro do projeto de aperfeiçoar a Polícia Militar do To-cantins, a corporação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocan-tins – IFTO, assinaram um Acordo de Coope-ração Técnica com o objetivo de estabelecer uma parceria mútua e de ampla extensão, vi-sando o Ensino, Pes-quisa e Extensão para a formação, habilita-ção, aperfeiçoamento e qualificação continu-ada profissional, dos policiais militares do Estado do Tocantins.

Dentre as ações garantidas, está a for-mação em nível su-perior para os candi-datos aprovados no concurso da PMTO que realizarão o curso de formação e receberão a graduação de Tec-nólogo em Segurança Pública e Policiamento Ostensivo.

A Diretora de En-sino, Instrução e Pes-quisa (DEIP) da PMTO,

Policiamento durante a realização das provas.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

Teste Prático instrumental para músicos.

coronel Wélere Gomes Barbosa Silveira, des-tacou: “Esta parceria é um salto de quali-dade e melhoria na formação do policial militar. O nosso sol-dado será Tecnólogo em Segurança Públi-ca e Policiamento Os-tensivo, uma inovação que oportunizará uma melhor prestação de serviço à sociedade tocantinense”.

A carreiraOs candidatos apro-

vados no concurso in-gressarão na Polícia Militar para realização dos cursos de forma-ção de praças na gra-duação de Aluno-Sol-dado. E, ao término do curso, receberão a graduação de Soldado 2ª Classe, nova gradu-ação criada recente-mente pela Lei n° 3.731, de 16 de dezembro de 2020. Os salários ini-ciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na gradua-ção.

9

Luana Barros e Andressa Santos - Governo do Tocantins

A frota de veículos da Polícia Militar do

Tocantins conta agora com viaturas modernas e com uma nova identi-dade visual. A entrega simbólica, de 305 novos veículos, ocorreu no mês de agosto de 2021 em evento realizado no Palácio Araguaia, em Palmas, com a presen-ça de diversas autori-dades militares e civis.

Os novos veículos entregues, são resulta-do do contrato de loca-ção firmado entre a Po-lícia Militar do Tocantins e a empresa CS Brasil. A nova frota é composta de 100 camionetes Mit-subishi L-200, 100 SUV’s Renault Duster, 92 VW Gol, 2 Toyota SW4, oito motocicletas Honda África Twin 1.000 cilin-dradas, e três Honda XRE 300 300 cilindra-das.

Modernização da frotaA frota substituirá os

veículos locados ante-riormente, provenien-tes do contrato firmado com a empresa TB Lo-guer, e que eram utili-zados há mais de três anos e meio.

A renovação con-fere maior segurança aos policiais militares e eficiência nas missões da PM, uma vez que houve uma melhora na qualidade e potência

dos veículos, que ago-ra contam com rádios digitais, melhor sinali-zação visual com insta-lação de luzes de efeito estroboscópio e mais automóveis com cubí-culo para transporte de detidos. As novas via-turas receberão gradu-almente a implantação no novo sistema de re-gistro de ocorrências, o “PMTO Mobile”, que ga-rante mais agilidade no atendimento de ocor-rências, gerando maior eficiência no atendi-

mento à população to-cantinense.

Para o comandante--geral da PM, coronel Julio Manoel da Silva Neto, a nova frota de viaturas proporciona mais resistência e agi-lidade nas operações. “São veículos robustos, ágeis que oferecem maior segurança para as missões e isso, com certeza, irá refletir na melhoria dos serviços prestados pela Polícia Militar.

Nova identidade visual das viaturasO desenvolvimento

do novo grafismo apli-cado às viaturas opera-cionais da PMTO se deu pela necessidade de atualização da identida-de visual institucional, e de uma adequação aos padrões internacionais que já vem sendo ado-tados por diversas ins-tituições coirmãs. Além disso, o grafismo mais moderno possui leitura mais clara e rápida.

Entre os elementos adotados estão o xa-drez de sillitoe que é um emblema interna-cional do policiamento, aplicado nas vistas la-terais, vista traseira e frontal das viaturas. A faixa quadriculada que tem origem na Escócia e é comumente usada como um ícone de po-liciamento em todo o mundo.

Gráfificos nas cores azul e amarelo ouro, respectivamente, são referências claras aos rios e as riquezas, re-presentados na ban-deira do Estado do To-cantins. As duas cores também figuram no brasão da Instituição.

A palavra polícia escrita em caixa alta, segue tendência inter-nacional de tornar a presença dos agentes

Ao todo, 583 veículos foram entregues para fortalecer a Segurança Pública combater a criminalidade.

As viaturas receberam nova identidade visual.

Divulgação PMTO

Divulgação PMTO

Polícia Militar inaugura a nova identidade visual das viaturas com recebimento de frota moderna

Identidade Visual

10

Divu

lgaç

ão P

MTOde segurança, visual-

mente mais ostensiva à percepção visual do cidadão mesmo a uma longa distância ou em condições de ilumina-ção desfavoráveis.

Estas característi-cas apresentadas cor-respondem às viaturas que serão utilizadas no serviço operacional ordinário da PMTO, que são a grande maioria na instituição. As via-

turas das equipes es-pecializadas, como do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Ba-talhão de Polícia Mi-litar de Choque (BP-CHOQUE) , Batalhão de Polícia Militar Am-biental (BPMA), Bata-lhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divi-sas (BPMRED), e Força Tática, também rece-berão nova identidade visual. Novos modelos mais potentes e confortáveis.

Em solenidade, Polícia Militar forma 218 novos Oficiais da Administração, Músicos e da Saúde

Formatura

Esta é a maior turma de formandos dos Cursos de Habilitação de Oficiais da Administração da

história da PMTO.Andressa Santos - Governo do Tocantins

218 novos oficiais da PMTO são apresentados.

Após quase quatro meses de curso,

800 horas/aula e anos de luta, na terça-fei-ra, 5 de outubro, data em que se comemora o aniversário do Esta-do, a Polícia Militar do Tocantins realizou a formatura de 218 novos Oficiais da Adminis-tração, Músicos e Ad-ministração da Saúde. A partir desta data, os militares ingressam no oficialato da PMTO, e realizam um sonho individual e da insti-tuição. A solenidade aconteceu na Ala Norte do Palácio Araguaia e o ato de promoção dos novos oficiais foi publi-cado em Diário Oficial na mesma data.

Estiveram presen-tes na solenidade de formatura, o Governa-dor do Estado, Mauro Carlesse, o Presidente da Assembleia Legis-lativa, Antônio Andra-de, a deputada esta-dual, Luana Ribeiro, o Comandante-Geral da Polícia Militar do To-cantins, coronel Julio Manoel da Silva Neto, o Chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Wes-ley Borges Costa, além de outras autoridades militares e políticas que prestigiaram o evento.

Dos 220 inscritos, 218 alunos, sendo 216 da Polícia Militar e dois do Corpo de Bombeiros,

concluíram os cursos com aproveitamento e foram promovidos ao posto de segundo te-nente da Polícia Militar do Estado do Tocantins.

A agora, 2° tenente, Oficial do Quadro da Saúde, Flávia Ribeiro, alcançou o primeiro lugar no curso e come-morou a possibilidade de ascensão. “No nos-so quadro de Praças Especialistas da Saúde

não existia a possibili-dade dos militares as-cenderem ao posto de oficiais e por esse mo-tivo, esta foi uma opor-tunidade ímpar que eu agarrei, e com muito esforço e troca de ex-periências, tornei meu sonho em realidade”, disse.

Para o Comandan-te-Geral da Polícia Militar, coronel Julio Manoel da Silva Neto,

Divu

lgaç

ão P

MTO

11

o ato de formatura só se tornou realidade de-vido aos esforços do Governo do Estado. “O nosso sonho, só se tor-nou realidade devido ao Governo do Estado, na pessoas do Governa-dor Mauro Carlesse, do Vice Governador Wan-derlei Barbosa e toda sua equipe, que vesti-ram a camisa e juntos equilibraram as contas do Tocantins”. Comple-tou: “Neste mesmo dia, em 1988, nascia o Esta-do do Tocantins e hoje, 33 anos depois, esta-mos fazendo história, no mesmo solo, feste-jamos o aniversário do Estado e em especial, a formatura de 218 mili-tares que concluíram, com êxito, o curso de Habilitação de Oficiais da Administração, da banda de música e da Saúde e agora eu tenho certeza que todos es-tão prontos para servir a comunidade colocan-

do em prática tudo que aprenderam na Acade-mia de Polícia Militar Tiradentes” disse.

O Governador elo-giou as forças de se-gurança do Estado, em especial a PM, que, se-gundo ele, está entre as melhores do Bra-sil. “O Tocantins conta com os melhores po-liciais do país e quan-to mais preparados os senhores estiverem, mais condições tere-mos de cuidar da nos-sa comunidade. Quero agradecer a Deus por nos dar essa oportu-nidade de proporcionar às pessoas que lutam, trabalham, estudam e fazem com que a sua profissão seja impor-tante para a família, a comunidade e o To-cantins, com certeza, conta com os melhores policiais”, frisou.

O governador des-

Autoridades militares, políticas e representantes do Estado, participaram do ato de descerramento da placa da turma.

tacou ainda o compro-misso do governo do Estado com a Polícia Militar do Tocantins, uma polícia de homens e mulheres sérios e honrados, que levam o melhor da segurança pública para a nossa população.

O curso

O Curso que teve início no dia 21 de junho de 2021, na Academia Policial Militar Tira-

dentes com 800 horas/aula, foi ofertado às Praças da Graduação de Subtenente do Qua-dro de Praça Policial Militar, Praça Especia-lista músico e Praça Especialista da Saúde, mediante critérios da Legislação e aprova-das em processo sele-tivo interno regido por Edital específico.

O Plano Integrado de Curso contemplou disciplinas organiza-das em matriz curri-cular comum com eixo fundamental, profissio-nal, técnicas adminis-trativas, procedimen-to operacional padrão nível multiplicador e atividades extracurri-culares, além da matriz curricular da especiali-dade de cada curso.

Culto Ecumênico

O Culto Ecumêni-co em Ação de Graças pela conclusão dos Cursos de Habilitação de Oficiais da Adminis-

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

Participaram do evento, diversas autoridades militares e políticas.

12

tração, Músicos e da Administração da Saú-de foi realizado na data anterior à formatura, 4 de outubro, na Ala Norte do Palácio Ara-guaia e a solenidade contou com a presen-ça do Vice Governador, Wanderlei Barbosa, do Chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Wesley Borges Costa, demais autoridades militares, religiosas, e familiares dos con-cluintes.

As mensagens de fé foram proferidas pelos celebrantes: tenente--coronel Capelão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Josselindo Marcos Cordeiro Sobral e pelo Padre Capelão Sergio de Sousa Ramos, que emocionaram os pre-sentes com as pala-vras.

“Os milagres acon-tecem nas nossas vi-das, mas é muito difícil que aconteçam sem nosso esforço. Vocês se esforçaram e hoje estão aqui tornando os seus sonhos em realidade, pelas mãos de Deus”. As palavras do pastor Josselino

Marcos Cordeiro, des-creveram o sentimen-to dos 218 concluintes dos Cursos de Habi-litação de Oficiais da PMTO, ao final dessa valiosa conquista.

Para o Chefe de Es-tado Maior da PMTO, coronel Wesley Bor-

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

ges Costa foi um dia de realização de so-nhos. “Hoje foi um dia especial, de gratidão e agradecimento, por toda a luta para que esse sonho se concre-tizasse, trazendo mais isonomia aos quadros de Oficiais da PMTO.”

A solenidade de formatura foi realizada na Ala Norte do Palácio Araguaia.

O Vice Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, participou do Culto Ecumênico em Ação de Graças pela formatura dos oficiais.

13

Polícia Militar integra rede nacional de combate ao crime organizado por meio da operação Hórus/VIGIA

Operações Integradas

Andressa Santos - Governo do Tocantins

Com o objetivo de blindar o Tocan-

tins da entrada de ar-mas, drogas e produ-tos contrabandeados através das divisas, a Polícia Militar do Es-tado integra, através da Operação Hórus, o Programa VIGIA, um projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança de combate ao crime organizado no país, que atua ao longo dos 16 mil quilô-metros de fronteira.

O programa VIGIA (Vigilância, Integração, Governança, Intero-perabilidade e Auto-nomia), teve início em abril de 2019 e conta com operações em an-damento nos Estados do Paraná, Mato Gros-so, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e fora da região de fronteira, os Esta-dos de Goiás e Tocan-tins.

No Tocantins a ação integrada teve início no dia 1º de novembro de 2019 e com pouco mais de um ano, a Operação Hórus/Vigia, acumula resultados positivos no combate à crimi-nalidade no Tocantins, causando um prejuízo de mais de 11 milhões

aos criminosos, (R$ 11.140.540,00).

O programa é exe-cutado pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Bata-lhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), Batalhão de Operações Espe-ciais (BOPE) e tam-bém por Unidades do Comando do Policia-mento do Interior (CPI) através das suas For-ças Táticas. Todos os dias, são empregados cerca de 50 policiais militares no combate ao crime organizado, aos crimes violentos e à corrupção no Tocan-tins.

Hórus\VIGIA no Tocantins

Até o mês de abril deste ano, as ações da Operação Hórus\VIGIA no Tocantins, resulta-ram na apreensão de 2.826 maços de cigar-ro, 508,38 quilos de drogas (maconha, co-caína e crack), 163 ve-ículos em desconfor-midade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dentre outras ocorrências. A Hórus\VIGIA evitou um preju-ízo de R$ 13.561,95 aos cofres públicos.

No balanço dos seis primeiros meses de 2021, os dados de-monstram que houve uma grande evolução nos indicadores cri-minais, se compara-dos com os números de 2020, com destaque para as ocorrências

Divulgação PMTO

Apreensão de grande quantidade de entorpecentes.

de recuperação de ve-ículos, cujo trabalho da Polícia Militar do Tocantins é referência no Brasil. Em 2020, a PMTO recuperou 57 veículos; e em 2021, fo-ram 182.

O tráfico de drogas também sofreu prejuízo significativo dentro da Operação, que registrou um aumento de mais de 1400% nas apreensões, passando de 510 gra-mas de entorpecentes em 2020, para 751,65 kg nos primeiros meses de 2021, desarticulando e enfraquecendo as or-ganizações criminosas.

Os bons resultados da operação Hórus/VI-GIA no Tocantins estão diretamente ligados a três fatores preponde-rantes como o envolvi-mento e a atuação dos operadores, ao apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a estratégia desenvolvida pela Polícia Militar do Tocantins que mapeou o Estado em 12 regiões, com lançamento diário de 50 operadores por dia em pontos sistema-ticamete pré-definidos,com o objetivo deblin-dar e impedir a entrada de criminosos e produ-tos de crimes nas divi-sas do Estado.

14

Divu

lgaç

ão P

MTO

“Os resultados ex-pressivos do Progra-ma, mostram que a Polícia Militar do To-cantins, integrada ao Governo Federal, está empenhada no endu-recimento e combate ao crime organizado, blindando as divisas do nosso Estado, através de um trabalho de ex-celência, contra a en-trada de qualquer pro-duto ilícito, garantindo assim, a segurança da nossa população”, dis-se o Comandante do Policiamento Especia-lizado (CPE), coronel Márcio Antônio Barbo-sa de Mendonça.

O Comandante-Ge-ral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Julio Manoel da Silva Neto, destacou a efetividade da operação no Estado. “Em pouco mais de um

ano de operação inte-grada, a Polícia Militar já contabilizou ações de grande relevância, como localização e prisão de integrantes de facções criminosas, além das inúmeras apreensões importan-

tes. Isso prova que as estratégias ostensivas, repressivas e preven-tivas realizadas pelos nossos “caçadores” são efetivas na promo-ção da segurança do cidadão tocantinense”, disse.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Constatação de veículo adulterado durante operação.

Operação com a utilização de cães.

VIGIA

O programa VIGIA busca a integração en-tre as forças de segu-rança pública federais e estaduais, e atua em três eixos: operações, capacitações e aquisi-ções de equipamentos e sistemas. O progra-ma segue as diretri-zes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Fazem parte do pro-grama: Polícia Fede-ral, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional de Seguran-ça Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Ins-tituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Re-ceita Federal, Agência Brasileira de Inteli-gência (Abin), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.

15

Divulgação PMTO

Operação Narco Brasil: forças de segurança do Tocantins atuam na desarticulação do tráfico internacional de drogas

Gisele Burjack - Governo do Tocantins

As ações de combate ao tráfico interna-

cional de drogas foram intensif icadas pelas Forças de Segurança do Tocantins durante o mês de junho. A Polícia Civil (PCTO) e a Polícia Militar (PMTO) atuam em conjunto com as demais Forças do Es-tado em ações estra-tégicas que têm como finalidade a redução de oferta de entorpe-centes, tráfico fron-teiriço, desarticulação de quadrilhas, desca-pitalização dessas or-ganizações por meio da quebra do fluxo fi-nanceiro e do confisco de seus patrimônios e incineração de entor-pecentes apreendidos. A operação ocorre em duas etapas.

A Narco Brasil foi deflagrada no dia 2 de junho, por meio da Se-cretaria de Operações Integradas do Ministé-rio da Justiça e Segu-rança Pública (MJSP), em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), por meio da Secretaria de Opera-ções Integradas (Seo-pi).

Na primeira etapa da Operação, a PMTO atua com emprego de efeti-

vo em apoio à operação Hórus e na segunda, com emprego de efe-tivo em operações es-pecíficas. A operação ocorreu durante todo o mês de junho des-te ano, mês em que se celebra o Dia Interna-cional de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho.

Para o comandante--geral da PMTO, coro-nel Julio Manoel da Sil-va Neto, todo esforço no combate ao tráfico de drogas e outros ma-teriais ilícitos gera um benefício incalculável à economia do Estado, na contenção da violência e consequentemente aumenta a sensação de segurança à toda po-

do Tocantins. “O Esta-do ganha quando duas importantes Forças se unem. A ostensividade da Polícia Militar tem atuado no combate preventivo e repressi-vo, enquanto o traba-lho da Polícia Civil tem sido imprescindível para identificação des-sas organizações bem como dos criminosos que estão à frente de-las. O objetivo é dar garantia de segurança e ordem aos cidadãos deste Estado”, desta-cou.

Combate ao tráfico de drogas em todo território nacional

O Ministério da Jus-tiça mobiliza com a

pulação. “Com a opera-ção Hórus, na qual atu-amos especificamente na segurança e na pre-venção à criminalida-de nas divisas, já cau-samos um prejuízo de mais de R$ 3 milhões ao tráfico, nos últimos dois anos de atuação. Com mais essa inte-gração, certamente, os esforços serão intensi-ficados nos pontos crí-ticos do território to-cantinense”, ressaltou o coronel Silva Neto.

O secretário de Es-tado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Cristiano Sampaio, deu destaque à importância do traba-lho integrado entre as Forças de Segurança

Policiais militares durante a Operação Narco Brasil na região do Jalapão.

Operação Narco Brasil

16

Divu

lgaç

ão P

MTO

Lara Tavares - Governo do Tocantins

Buscando sempre oferecer um servi-

ço de excelência à so-ciedade tocantinense, a Polícia Militar criou uma nova modalidade de policiamento os-tensivo e preventivo: a Patrulha Rural, que consiste num patru-lhamento constante em áreas rurais por meio de um planeja-mento sistemático a fim de prevenir ocor-rência de crimes, ga-rantir maior seguran-ça e reprimir crimes contra o patrimônio do produtor rural. A Patrulha Rural garan-te mais agilidade no atendimento de ocor-rências e também maior proximidade

Entrega de placas aos produtores rurais cadastrados pela Patrulha Rural

com o homem do cam-po.

Esta nova modalida-de de policiamento já foi implementada nas cidades de Araguaína (2º Batalhão), Gurupi, (4º Batalhão), Aragua-

tins (9º Batalhão), Co-linas (3ª Companhia) e Guaraí (7º Batalhão), que juntas contemplam 47 municípios. Durante o patrulhamento rural, os proprietários de fa-zendas, chácaras e sí-

tios recebem o contato dos policiais militares da Patrulha Rural, oca-sião em que é feito o cadastramento das propriedades.

O telefone de con-tato de caseiros e pro-

Policiais Militares e Civis se reunem antes da Operação

Divu

lgaç

ão P

MTOoperação Narco Brasil

a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF), além das polícias estaduais para combater o tráfico de drogas em todo o país.

O Brasil está cada vez mais alinhado às práticas internacionais para desarticular as quadrilhas e as orga-nizações criminosas com o confisco dos pa-trimônios. Tudo o que é apreendido vai a leilão e o dinheiro é investido em prevenção e com-bate às drogas.

Nova modalidade de policiamento, a Patrulha Rural é implementada pela PM

Patrulha Rural

17

Produtor rural recebendo placa de area monitorada.

Visita nas propriedades de Wilson e Manoel na região Norte do Estado.

prietários também é anotado para que eles sejam incluídos na rede comunitária de segu-rança rural, onde se tem uma comunicação mais próxima e rápida. Placas de identificação também são afixadas em locais visíveis nas propriedades rurais que aderiram à inicia-tiva.

Em visitas aos pro-

prietários, Wilson de Oliveira Lima e Mano-el Messias de Freitas, residentes na região Norte do estado, área do 9º Batalhão, eles relataram que estão muito satisfeitos com a presença constante da Patrulha Rural em suas propriedades, trazendo mais segurança ao ho-mem do campo e facili-tando o contato com a Polícia Militar por meio do telefone da equipe.

Para o comandante--geral da PM, coronel Julio Manoel da Silva Neto, esta modalidade de policiamento busca estreitar os laços com a comunidade e é claro dificultar as ações de criminosos, reprimindo crimes contra o patri-

mônio em chácaras e fazendas, assegurando que o cidadão do cam-po se sinta mais segu-ro. Ele destacou ainda, que esta modalidade

de policiamento deve ser estendida a todas as unidades do estado.

Os produtores ru-

rais que desejarem

receber a visita da Pa-trulha Rural poderão entrar em contato pelo 190 ou procurar uma unidade da PM mais próxima.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

18

Governador Carlesse regulamenta lei que permite ao militar da reserva retornar ao serviço ativo no Tocantins

Sara Cardoso - Governo do Tocantins

Governo

Com vistas a forta-lecer a atuação e o

efetivo de militares no Estado do Tocantins, o governador Mauro Car-lesse assinou no dia 21 de setembro, o Decreto nº 6.314, regulamentan-do a Lei nº 3.721, de 8 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a admis-são especial de milita-res da reserva remune-rada da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e do Corpo de Bombei-ros Militar do Tocantins (CBMTO). O decreto foi publicado no Diário Ofi-cial do Estado (DOE), edição de terça-feira, 21.

A regulamentação

prevê que os órgãos de pessoal da PMTO ou do CBMTO estão incum-bidos de divulgar as normas constantes na Lei Estadual, no decre-to, nos editais de cha-mamento e em outros atos instituídos pelo comandante-geral de cada Corporação, a fim de que ocorra a devida adesão de pessoal inte-ressado no chamamen-to para execução das atividades militares. Os órgãos também devem proceder aos atos que dizem respeito à for-mação de cadastro de militares da reserva aptos ao serviço.

O governador Mauro Carlesse destaca que o decreto de regulamen-tação é mais uma etapa do processo que busca valorizar a experiência adquirida pelos milita-res da reserva. “Estes valorosos guerreiros terão a oportunidade de poder voltar a integrar a instituição, contribuindo com toda experiência adquirida ao longo dos anos e fazendo com que a população tocan-tinense tenha cada vez mais segurança”, afir-ma.

O Comandante-Ge-

ral da Polícia Militar no Tocantins, coronel Julio Manoel da Silva Neto, ressalta que inicial-mente os militares da reserva serão inseridos

nas funções adminis-trativas dos colégios militares, possibilitan-do que os profissionais da ativa possam voltar para o policiamento os-tensivo. “Inicialmente, nós iremos normatizar e depois fazer um edi-tal para selecionar esse pessoal da reserva, qualificado, para ocupar funções nos colégios militares. O mais im-portante é que a gente está resgatando esses policiais da reserva e com isso vamos am-pliar o nosso efetivo nas ruas com esse pessoal da ativa que está saindo dos colégios militares”, explica.

Requisitos

O Decreto prevê, sem

prejuízo dos requisi-tos a serem fixados em edital e dos descritos na Lei Estadual, condi-ções para a inscrição e formação do cadastro dos militares da reser-va remunerada, dentre eles, ter, no momento da admissão, idade não superior a 59 anos de idade; ser Policial Mili-tar ou Bombeiro Militar da reserva remunera-da do Tocantins; e ter passado para a reserva remunerada com com-portamento, no mínimo, indicado como “bom”.

Além destes requisi-

tos, também é necessá-rio que o candidato ob-tenha parecer favorável do Comandante-Geral Corporação, tendo por base a análise dos as-

Governador Mauro Carlesse.

Eseq

uias

Ara

ujo

19

sentamentos funcio-nais do interessado, bem como das compe-tências e habilidades requeridas nas funções a serem exercidas; seja considerado apto em exame de capacidade física, avaliação na ins-peção de saúde física e psicológica da Junta de Saúde da Corpora-ção, nos termos defi-nidos em edital; obte-nha parecer favorável em investigação social, emitido pelo órgão de inteligência da res-pectiva Corporação; e apresente todas as cer-tidões exigidas por lei, bem como a documen-tação exigida em edital.

Treinamento

Conforme prevê o decreto, o militar da re-serva deverá ser sub-metido a treinamento oferecido pelo órgão ao qual se vinculará ou em conjunto com este, observados os padrões estabelecidos pelo ór-gão da PMTO ou CB-MTO responsável pelo ensino e instrução. O militar usará unifor-me, quando necessário para o desempenho de atividades, nos termos do Regulamento de Uniformes da respecti-va Corporação, além de equipamentos adequa-dos à função. As des-pesas relativas à par-ticipação no processo de seleção, em todas as fases, inclusive no que se referir à realização de possíveis exames

para avaliação de saú-de, correrão às expen-sas do próprio militar candidato.

Cessão e despesas

Os militares admiti-dos somente poderão ser cedidos para outros órgãos ou entidades públicas para exerce-rem atividades de na-tureza militar previstas em lei. As despesas decorrentes da apli-cação da Lei Estadual 3.721/2020, correrão à conta de dotações or-çamentárias próprias de cada Poder, entida-de ou órgão beneficia-do pela prestação do serviço. Neste caso, a admissão deve ser pre-cedida de declaração de disponibilidade de dotação orçamentária, firmada pelo Chefe do Poder ou pelo titular da

unidade orçamentária. No caso específico

do Poder Executivo, a admissão apenas po-derá ocorrer se o pa-gamento da despesa não for proveniente de recursos ordinários do Tesouro Estadual, ex-ceto quando o objetivo da admissão especial tiver impacto direto no incremento da arreca-dação. Neste caso, a declaração de dispo-nibilidade de dotação orçamentária será sub-metida à manifestação da Secretaria da Admi-nistração e da Secreta-ria do Planejamento e Orçamento.

Período

A admissão do mi-litar da reserva remu-nerada convocado a integrar o quadro de mi-

litares da ativa se dará pelo prazo de dois anos, podendo ser prorro-gado por igual período, porém não gera direito às promoções e às pro-gressões reservadas ao pessoal da ativa. O militar permanecerá na situação de inatividade em relação ao vínculo efetivo, não ocupando vaga na escala hierár-quica do seu quadro e sem direito à ascensão na carreira.

No entanto, rela-

tivamente ao vínculo da admissão especial, gozará das mesmas prerrogativas caracte-rísticas do corpo efeti-vo, com direito a diárias para o custeio de des-pesas com transporte e hospedagem, segundo o posto ou a graduação ocupada na inatividade.

Comandante-Geral da PM, Coronel Silva Neto.

Eseq

uias

Ara

ujo

20

Gisele Burjack - Governo do Tocantins

O Comandante-Geral da Polícia Militar

do Estado do Tocantins, Coronel PM Julio Mano-el da Silva Neto, rece-beu no dia 28 de setem-bro, a visita técnica do General da 3ª Brigada de Infantaria Motoriza-da, Evandro Luís Lopes Ferreira, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas. A finalidade foi realizar uma orien-tação técnica da Inspe-toria-Geral das Polícia Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM).

Durante a visita, os oficiais da PMTO, che-fes de seções, se reu-niram no auditório do QCG, onde foi ministra-da pelo Major Guilher-me de Araujo Grigoli, uma palestra sobre as atividades da Inspetoria Geral.

Após a apresentação do vídeo institucional com o balanço de ações do primeiro semestre, o Comandante-Geral declarou que a Polícia Militar tem aprimora-do seus recursos para atender às necessi-dades da comunidade. “Nossa preocupação tem sido implemen-tar inovações, sendo que o carro-chefe é o PMTO Mobile, aplicati-

vo que traz mais facili-dade para o militar que está nas ruas. Ademais, nosso maior investi-mento tem sido com re-cursos humanos, que é

sem dúvida o bem mais precioso da nossa cor-poração”, disse o Coro-nel Silva Neto.

O Comandante-Ge-ral destacou também

que a Polícia Militar está à disposição do Exército Brasileiro, re-forçando que a institui-ção sempre contou com a parceria do 22º Bata-lhão de Infantaria, em todas as solicitações, agradecendo a presen-ça do Comandante, Co-ronel Adenir Fernandes Nogueira.

IGPM do Exército Brasileiro

A Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bom-beiros tem como mis-são executar, no âmbito do Exército Brasileiro, como órgão central, as ações de coordenação e controle das PMs e Cor-po de Bombeiros Militar do Tocantins, conforme a legislação vigente.

“É muito importan-te saber que podemos contar com a PM do To-cantins. Obrigada pela recepção e estamos à disposição dos senho-res”, afirmou o Coman-dante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Palestra aos formandos do Curso de

Habilitação de Oficiais

Em continuidade ao cronograma da visita de Orientação Técni-

Comissão da IGPM faz visita técnica à Polícia Militar do Tocantins.

General da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, Evandro Luís Lopes Ferreira, é recebido pelo Comandante-Geral da

PMTO, Coronel Silva Neto.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

IGPM

General da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada faz visita técnica a Polícia Militar

21

ca da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, o Major Gui-lherme Grigoli realizou a palestra “Oportunida-des para o policial mi-litar na ONU” para os alunos dos Cursos de Habilitação de Oficiais: da Administração, Mú-sicos e da Administra-ção em Saúde, na ma-nhã de quarta-feira, 29.

Major Guilherme Grigoli realiza palestra “Oportunidades para o policial militar na ONU” para os alunos dos CHOA.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Divu

lgaç

ão P

MTO

Projeto PMTO Mobile passa a operar em 100% das unidades da Polícia Militar do Tocantins

Tecnologia

Andressa Santos - Governo do Tocantins

A Polícia Militar do Tocantins passou a

operar de forma efe-tiva, o projeto “PMTO Mobile” que consiste em uma plataforma di-gital que permite o re-gistro de ocorrências e a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) de maneira informatiza-da. A ação faz parte do processo de moderni-zação da PMTO, como forma de garantir cele-ridade no atendimento à população e eficiên-cia na atuação policial.

Com a ferramenta, a Polícia Militar deixa de lado a utilização de formulários de papel e digitaliza o trabalho por meio de um kit de tecnologia composto por smartphone, tablet, impressora térmica, suporte e carregador

portátil instalado na viatura.

Além de possibilitar o registro das ocorrên-

cias de forma online, o PMTO Mobile permite a consulta de manda-dos de prisão, veículos e pessoas em geral,

em um banco de da-dos utilizado pelo Mi-nistério da Justiça. Ou seja, os dados passam a ser integrados entre os demais órgãos de segurança e o policial nas ruas tem mais in-formações, no alcance da mão.

100% das Unidades da PMTO estão com os policiais militares capacitadas e a pla-taforma já é utilizada de forma efetiva pe-los policiais militares dos nove Batalhões da PMTO, seis Compa-nhias Independentes e também nas Unidades Especializadas.

Para o comandante--geral da Polícia Militar, coronel Julio Manoel da Silva Neto, a PM está vivendo um novo mo-mento, adentrando na era digital, o que repre-

Atendimento de ocorrência com PMTO Mobile

Tablet para registro de ocorrências.

Divu

lgaç

ão P

MTO

22

Policiais militares após a capacitação com a nova ferramenta.

senta um marco histó-rico para a corporação. “Com a utilização desta nova ferramenta, a Po-lícia Militar dá um gran-de salto tecnológico e

passa a ser referência no país em termos de efetividade nos resulta-dos alcançados, e quem mais ganha com tudo isso é a população que

verá uma polícia ainda mais ágil e eficaz”.

O PMTO Mobile re-presenta a concretiza-ção do projeto de in-

vestimento, do Governo do Estado, para moder-nização e melhoria do serviço prestado pela Polícia Militar do Tocan-tins.

Divu

lgaç

ão P

MTO

Aplicativo PMTO Mulher agilizará atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

Gisele Burjack - Governo do Tocantins

Foi lançado no dia 17 de agosto, o apli-

cativo PMTO Mulher (Botão do Pânico) pela Polícia Militar do Esta-do do Tocantins. Esta é mais uma ferramenta que auxiliará no aten-dimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Durante o evento, o comandante--geral da PMTO, coro-nel Julio Manoel da Sil-va Neto, assinou o ato de inclusão da disci-plina de atendimento a ocorrências de violên-

cia contra as mulheres no Curso de Formação de Praças, que ocorre-rá após a finalização do

Botão do Pânico auxilia mulheres vítimas de violência.

Divulgação PMTO

concurso público já em andamento.

Para fechar o evento, foi entregue à Coorde-

nação Estadual da Pa-trulha Maria da Penha uma nova viatura, que possui plotagem espe-cífica, o que garantirá um atendimento mais eficiente e humanizado às mulheres. As ações fazem parte da cam-panha “Agosto Lilás”, para a conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mu-lher e com o objetivo de intensificar a divul-gação da Lei Maria da Penha.

Botão do Pânico

23

Para a capitão PM Flávia Roberta Pereira de Oliveira, coordena-dora Estadual da Patru-lha Maria da Penha no Tocantins, o lançamen-to do Botão do Pânico no Estado é uma gran-de conquista, resultado de um trabalho coletivo realizado com a ajuda de diversos parceiros da Polícia Militar. “Estou muito feliz com essa conquista que garanti-rá às nossas assistidas um atendimento mais rápido. Os minutos que a gente ganha com a agilidade através do aplicativo PMTO Mulher com certeza pode sal-var uma vida”, disse a capitão.

A deputada Luana Ribeiro, autora do pro-jeto de lei que deu ori-gem à Lei Estadual n° 3736/20 que instituiu a campanha Agosto Lilás no Tocantins, acompa-nhou o lançamento e disse que está muito fe-liz com o avanço no en-frentamento à violência. A deputada parabeni-zou a ação conjunta dos diversos setores envol-vidos na luta pelas mu-lheres. “É um trabalho que já vem sendo rea-lizado com muita com-petência pela capitão Roberta e essa viatura vai fortalecer o traba-lho da Patrulha Maria da Penha e fortalecer o apoio às mulheres víti-mas de violência”, afir-mou a deputada.

PMP lança aplicativo PMTO Mulher.

Sobre o aplicativoPMTO Mulher

(Botão do Pânico)

O tenente-coronel Moisés Mecena, res-ponsável pela área de Tecnologia da PMTO, explicou sobre como funcionará o aplica-tivo que já está ativo, no entanto, não está disponível para down-load público. “O Botão do Pânico, inicialmente está disponível apenas para mulheres que já sejam assistidas pela Patrulha Maria da Pe-nha e que possuem medidas protet ivas contra os agressores”, apontou o tenente-co-ronel Mecena.

O Botão do Pânico está diretamente co-nectado à Central de Atendimento de Emer-gência (190) da PM. As mulheres assistidas pela PMP farão seus cadastros no aplicativo PMTO Mulher, o que vai tornar o acionamento

Divu

lgaç

ão P

MTO

do socorro muito mais rápido, com apenas um clique.

“Esta é uma con-quista muito importan-te para nós da Polícia Militar e representa um grande avanço. Sa-bemos das grandes dificuldades das ins-tituições no atendi-mento às vítimas, mas precisamos atendê--las com humanidade e empatia”, ressaltou o coronel Silva Neto, Comandante-Geral da PMTO, sobre a inclusão da disciplina de aten-dimento a ocorrências de violência contra as

mulheres na matriz curricular dos novos policiais militares e as ferramentas imple-mentadas no trabalho já realizado pela Patru-lha Maria da Penha.

Par t i c iparam do evento representan-tes de diversas insti-tuições da Segurança Pública, Saúde, Justiça, Sistema Socioeducati-vo e Assistência Social, engajadas juntamente com a Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica e que apoiam as ações da Campanha Agosto Lilás.

Patrulha Maria da Penha recebe nova viatura.

Divu

lgaç

ão P

MTO

24

Apresentação do resultado ao Conselho Curador.

Pesquisa da Fundação Pró-Tocantins aponta alto índice de aprovação

dos militaresA Fundação Pró-Tocantins realizou sua primeira pesquisa

de satisfação, voltada para seus beneficiários. A ação contou com a participação de 902 militares, e a margem

de erro da amostra ficou em 2,82%. Através das res-postas desses policiais e bombeiros, a entidade poderá aperfeiçoar seus serviços e projetos, que trarão ainda

mais benefícios aos mesmos. Veja como foram os resultados:

A visão sobre Instituição

No que se refere à visão sobre a ins-tituição, o que chama atenção na pesquisa é que 40% dos par-ticipantes acreditam que se trata de um órgão especial da Polícia Militar e não sabe que a Fundação é, na verdade, uma instituição privada, sem fins lucrativos, que produz benefícios aos militares – opção selecionada por ape-nas 26% daqueles que responderam. Cerca de 16% a classificam como instituição pú-blica, 12% não soube-ram responder, e 6% a classificam como instituição privada com fins lucrativos. Com relação ao nome, ficou claro que a enti-dade ainda é mais co-nhecida como ‘FAM – Fundo de Assistência Militar’, embora tenha

adotado o nome Fun-dação Pró-Tocantins há mais de 10 anos.

Avaliação dos serviços

Na pesquisa, os mi-litares puderam mos-trar quais os serviços prestados pela ins-tituição que eles va-lorizam, dos quais se destacaram: o aten-dimento odontológico (valorizado por 61% dos participantes), o aten-dimento médico (56%), o FA Saúde (48%), o

Pecúlio Militar (38%) e a Fisioterapia (37%). Na avaliação da Fundação em si houve aprova-ção, 96% dos partici-pantes classificaram o serviço prestado como ótimo, bom ou regular. Apenas 4% avaliaram o serviço como ruim ou péssimo.

Perfil dos participantes

É importante res-saltar que a identidade dos participantes foi completamente pre-servada, já que os da-dos foram coletados por uma empresa ter-ceirizada. Dos milita-res participantes, 82% pertencem à Polícia Militar, e 18% ao Corpo de Bombeiros Militar. Com relação ao sexo, 78% daqueles que res-ponderam são homens,

e 22% mulheres. A maior parte das res-postas veio de mili-tares da ativa (81%), e 19% dos inativos (re-serva e reforma).

Compromisso com a melhoria

Todos esses apon-tamentos serão le-vados em conta nas próximas decisões, principalmente o da-queles que estão insatisfeitos, pois o objetivo é promover cada vez mais o bem--estar dos militares. Para ter acesso ao conteúdo completo da Pesquisa, acesse o site:

www.fundacaoproto-cantins.org/download e aproveite para confe-rir todos os benefícios que a instituição ofe-rece aos militares.

25

PM realiza ações de prevenção à Covid-19 em todo o EstadoCovid-19

Lara Tavares e Luana Barros - Governo do Tocantins

Com o objetivo de minimizar os ris-

cos à contaminação de policiais militares pela Covid-19, a Polícia Mi-litar do Tocantins tem implementado em todo estado, desde o início da pandemia em março de 2020, várias medi-das de proteção ao seu efetivo como a criação do Plano de Contingên-cia Covid-19, ações de contingenciamento com o funcionamento das unidades militares com número reduzido de servidores, implanta-ção do trabalho remoto (Home Office) aos pro-fissionais que perten-cem ao grupo de risco, assepsia de viaturas e equipamentos de traba-lho, bem como orienta-ções sobre os cuidados no trabalho e em casa para o efetivo adminis-trativo e operacional. Além da campanha de vacinação que alcançou 100% do efetivo.

A adoção de tais me-didas pela corporação visou diminuir ao má-ximo o contágio da Co-vid-19 entre o efetivo da Polícia Militar, especial-mente os policiais que trabalham no serviço operacional e estão na linha de frente. Segun-do a Diretoria de Saú-de e Promoção Social (DSPS) da PMTO, 900

Vacinação de policial militar.

policiais militares con-traíram a Covid-19 até o início de setembro des-te ano, dos quais 874 se recuperaram e 26 vieram a óbito. Os po-liciais militares foram assistidos pelo servi-ço-médico hospitalar da DSPS e contam ain-da com o serviço so-cial e psicológico que atende todos os milita-res. Todo o efetivo re-cebe acompanhamento contínuo do serviço de saúde da PM.

Campanha de vacinação

Em abril deste ano, a corporação iniciou a primeira etapa da campanha de imuniza-ção dos militares aptos ao serviço operacio-nal no sistema drive thru. Posteriormente,

a segunda etapa de vacinação englobou os militares lotados no serviço administrativo. Em maio, 100% do efe-tivo policial militar ha-via recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19. As ações fo-ram realizadas pelos profissionais de saúde da DSPS, em parceria com o Governo Estadu-al que disponibilizou as doses da vacina con-tra a Covid-19. Além da capital, municípios do interior que sediam Unidades da PM foram os polos de vacina-ção. Para o diretor da DSPS, Coronel Marcí-lio Barbosa Mendes, a diretoria de saúde tem atuado em várias fren-tes durante a pandemia como teste SWAB e teste rápido, realização de consultas e acom-

panhamento domiciliar dos militares acometi-dos pela doença, mo-nitoramento durante e após pós-covid-19, além de uma mobili-zação de uma equipe multidisciplinar para a campanha de vaci-nação que teve gran-de êxito e alcançou os resultados esperados com todo o efetivo va-cinado, destacou o di-retor.

Aquisição de materiais

Por meio de parce-rias com instituições privadas, públicas e o governo estadual, a PM adquiriu equipamentos de proteção pessoal e coletiva como másca-ras de proteção, luvas e álcool em gel, pulveri-zadores e produtos de

Divulgação PMTO

26

limpeza com ação bac-tericida e bacteriostá-tica para desinfecção de viaturas e quarteis/batalhões. Para padro-nizar os procedimentos e medidas de proteção visando a biossegu-rança em atendimen-tos policiais militares e manutenção dos proto-colos de segurança no âmbito da corporação, a PMTO elaborou o Pla-no de Contingência Co-vid-19/PMTO, a Diretriz nº 001/2020/PM/3/EMG/PMTO, a Ordem de Ser-viço nº 014/2020-PM/3-EMG e o Processo nº 213 do POP/PMTO.

O Comandante-Ge-ral da Polícia Militar, coronel Julio Manoel da Silva Neto, destaca que a instituição tem se preparado desde o início da pandemia para o enfrentamen-to das situações que dela venham surgir e ressalta que a Polícia Militar do Tocantins manteve inalterado o policiamento osten-sivo e preventivo em todo estado garan-tindo a segurança do cidadão tocantinense, inclusive, desencade-ando operações para enfrentamento da pan-demia.

Força Tarefa Tolerância Zero

Operação realizada pelas Forças de Segu-

rança Pública que atu-am em conjunto para garantir o cumprimen-to do Decreto Estadual nº 6.230 de 12 de mar-ço de 2021, que trata do planejamento de ações operacionais e administrativas, a fim de oferecer condições para o enfrentamen-

to da pandemia como a dispersão de possí-veis aglomerações e eventos, conforme a competência de cada força. Dentre as medi-das elencadas no de-creto, fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza, além da aplicação de penalidades, em caso

Desinfecção de viaturas.

Testagerm de Policial Militar.

Divu

lgaç

ão P

MTO

de descumprimento de regras, para pessoas físicas e/ou jurídicas (advertência, multas, interdição parcial ou total do estabeleci-mento, cancelamento de autorização para funcionamento de em-presa e cancelamento do alvará de licencia-mento).

Divu

lgaç

ão P

MTO