Softwares de autoria

6
1 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho Curso Superior de Ciência da Computação Saymon Cristian Alves Oliveira Softwares de Autoria Muzambinho 2011

description

Exemplos de softwares de autoria, exemplos, descrições e desenvolvimento.

Transcript of Softwares de autoria

1

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais -

Campus Muzambinho

Curso Superior de Ciência da Computação

Saymon Cristian Alves Oliveira

Softwares de Autoria

Muzambinho

2011

2

Saymon Cristian Alves Oliveira

Pesquisar alguns exemplos de softwares de autoria e ver

como eles funcionam.

Citar exemplos de software de autoria e como ele

funciona.

Ler em casa mais sobre software de autoria.

“Aprendendo para mudar, mudando para aprender.”

Muzambinho

2011

3

Conceito

Os Softwares de Autoria desenvolvem a criatividade do aluno que trabalha com o programa. Podendo trabalhar tanto com a exposição de dados, quanto com a construção do conhecimento. Os professores ou alunos, desenvolvem suas aplicações sem a necessidade de conhecer nenhuma linha de código de programação, ou seja só com o conhecimento básico que eles tem , podem usufruir destes tipos de SOFTWARES .

Aspectos Pedagógicos

1. Construção do conhecimento de maneira interativa; 2. Permitem o utilização da multimídia; 3. Interdisciplinaridade; 4. Informações adquiridas em diferentes fontes de pesquisa; 5. Apresentam diferentes níveis de dificuldades; 6. Feedback imediato, entre outros.

Muzambinho

2011

4

Agora temos alguns softwares de autoria que podem ser

utilizados por alunos e professores para a elaboração de

atividades em laboratórios ou sala de aula:

Hot Potatoes

É um conjunto de ferramentas de autoria, oferecida de maneira gratuita

para aplicações voltadas ao uso educacional. O Hot Potatoes possibilita a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos usando páginas da Web.

1. Quiz: Módulo que realiza testes de múltipla escolha e resposta simples;

2. Jmix: Sopa de palavras; 3. JCross: Palavras cruzadas; 4. JMatch: Exercícios de correspondências;

ABC SEBRAN

O ABC SEBRAN é um software educativo desenvolvido para público infantil. É um ambiente de diversão é descobertas onde os alunos aprendem o alfabeto e os números. O software possui 12 tipos de atividades, podendo destacar as atividades de matemática que inclui exercícios de somar, subtrair e multiplicar.

O ABC SEBRAN é gratuito

Muzambinho

2011

5

Menino Curioso

O Menino Curioso é um software educacional que contém 12 atividades para crianças do pré-escolar a quarta série, este software foi premiado como a melhor multimídia educacional na França, em 1995 e desenvolvido pelo professor José Antonio Borges. Algumas atividades disponível no Menino Curioso: (1) Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as por meio da associação das letras com uma palavra iniciada por ela; (2) Continha – Os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9; (3) Combinum – Nesta atividade deve-se combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades representado por uma figura; (4) Liga pontinhos – Ligar números na ordem numérica que representa no final da atividade uma figura escondida; (5) Quadro de letras – Os alunos, usando as letras do alfabeto, disponível na atividade para escrever palavras diversas no quadro; (6) Quebra quebra – Neste atividade os alunos devem reconstituindo as figuras que se quebraram;

Muzambinho

2011

6

SOFTWARE DE AUTORIA APOIANDO A APRENDIZAGEM

…quando se pensa em Informática na Educação pode-se imaginar, que é necessário ensinar o professor dominar o computador ou software. Mas o importante, é que o professor saiba e aprenda como utilizá-lo e como este pode ser integrado no processo de ensino dos conteúdos. Exigindo, assim, uma formação bastante ampla e profunda do professor, porque é necessário pensar: como? que ferramentas? que recursos?, vai ser utilizado para auxiliar nas aulas (matemática, português, física…). A Informática na Educação exige, e é necessário a formação do professor, pois além de saber utilizar o computador, o professor precisa saber qual proposta metodológica que vai nortear o seu trabalho. Pois, o simples fato de existir laboratório de informática nas escolas, não garante uma melhoria na qualidade de ensino; na verdade o que se deve pensar e refletir, é sobre a metodologia de trabalho que insere o uso do computador no processo ensino e aprendizagem.

Saymon Cristian Alves de Oliveira

07 de Abril de 2011

Muzambinho

2011