SOFTWARE ADVISORY FOR IMPROVING THE PREVENTION … · Com o ASP.NET é possível desenvolver...

15
SOFTWARE ADVISORY FOR IMPROVING THE PREVENTION OF DENTAL MEDICAL CONDITIONS ARISING FROM CHRONIC DISEASES Paulo Ramirez (Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil) [email protected] Luiz Teruo Kawamoto Júnior (Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil) [email protected] The proposal of this work is the development and implementation of a software counseling for dental patients, guiding them on chronic diseases and their impact on oral health and also encourage prevention of Systemic Diseases, from interactions with a multidisciplinary team made by Dentist and Computer Engineer, considering the principles of Software Engineering, the NBR ISO / IEC 9126 and ISO / IEC 14598 processes of that govern the development and evaluation of software. Through the ASP. NET was possible to apply a software in order to lowest cost, with maximum adherence to design standards and good programming practices, offering the user / patient another channel to awareness of chronic diseases and pathologies that affect oral health. Keywords: counseling, prevention, dental, software, awareness A proposta desse trabalho é o desenvolvimento e a implementação de um software de aconselhamento para os pacientes odontológicos, orientando-os sobre as doenças crônicas e seus impactos na saúde bucal, e também incentivar a prevenção de Doenças Sistêmicas a partir de interações com uma equipe multidisciplinar composta por Dentista e Engenheiro da Computação, considerando os princípios de Engenharia de Software, as normas NBR ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598 que regem os processos de desenvolvimento e avaliação de software. Através do ASP. NET foi possível aplicar um software, visando menor custo, com o máximo de aderência aos padrões de projetos e boas práticas de programação, oferecendo ao usuário/paciente mais um canal para conscientização das doenças crônicas e patologias que afetam a saúde bucal. Palavras chaves: aconselhamento, prevenção, odontológica, software, conscientização. 10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil 2724

Transcript of SOFTWARE ADVISORY FOR IMPROVING THE PREVENTION … · Com o ASP.NET é possível desenvolver...

SOFTWARE ADVISORY FOR IMPROVING THE PREVENTION OF DENTAL MEDICAL CONDITIONS ARISING FROM CHRONIC DISEASES

Paulo Ramirez (Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil)[email protected] Teruo Kawamoto Júnior (Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil)[email protected]

The proposal of this work is the development and implementation of a software counseling for dental patients, guiding them on chronic diseases and their impact on oral health and also encourage prevention of Systemic Diseases, from interactions with a multidisciplinary team made by Dentist and Computer Engineer, considering the principles of Software Engineering, the NBR ISO / IEC 9126 and ISO / IEC 14598 processes of that govern the development and evaluation of software. Through the ASP. NET was possible to apply a software in order to lowest cost, with maximum adherence to design standards and good programming practices, offering the user / patient another channel to awareness of chronic diseases and pathologies that affect oral health.

Keywords: counseling, prevention, dental, software, awareness

A proposta desse trabalho é o desenvolvimento e a implementação de um software de aconselhamento para os pacientes odontológicos, orientando-os sobre as doenças crônicas e seus impactos na saúde bucal, e também incentivar a prevenção de Doenças Sistêmicas a partir de interações com uma equipe multidisciplinar composta por Dentista e Engenheiro da Computação, considerando os princípios de Engenharia de Software, as normas NBR ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598 que regem os processos de desenvolvimento e avaliação de software. Através do ASP. NET foi possível aplicar um software, visando menor custo, com o máximo de aderência aos padrões de projetos e boas práticas de programação, oferecendo ao usuário/paciente mais um canal para conscientização das doenças crônicas e patologias que afetam a saúde bucal.

Palavras chaves: aconselhamento, prevenção, odontológica, software, conscientização.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2724

2

INTRODUÇÃO

A prevenção e os cuidados com a saúde bucal são objetivos permanentes da odontologia, devido a um desconhecimento do indivíduo sobre a existência de uma colonização na boca por bactérias e a necessidade da prática de hábitos preventivos. (Couto et at. 2001 :14-18 ).

Os especialistas explicam que quando o paciente é diagnosticado corretamente, o tratamento, em muitos casos, necessitará, além do profissional de odontologia, de outro profissional especialista para um trabalho multidisciplinar. O trabalho conjunto proporcionará ao paciente uma melhora nas alterações que a doença causa, inclusive na boca, pois ela quase sempre é a mais sensível e o local mais fácil de identificar e examinar . “A cavidade bucal se torna um bom lugar para o controle terapêutico”. (Gonzaga et. al.,2001:139-142 ).

O estudo tem como objetivo implementar um sistema eletrônico de aconselhamento para os pacientes odontológicos , orientando-os sobre as doenças crônicas e seus impactos na saúde bucal e também incentivar a prevenção de Doenças Sistêmicas.

O QSP.NET 1.0 foi lançado em 05 de janeiro de 2002 , após quatro anos de desenvolvimento e duas versões beta em 2000 e 2001. Muitos livros foram escritos sobre ASP.NET, mesmo antes de seu lançamento. Depois do interesse e de visualizar o sucesso, a Microsoft investiu fortemente como plataforma de serviços web e seu ritmo acelerado lançou a versão 1.1 lançada em 24 de abril de 2003, como parte do Windows Server 2003. ( MacDonald, 2005: 496-497)

ASP.NET é a plataforma da Microsoft o desenvolvimento de aplicações Web e é o sucessor da tecnologia ASP, baseado no Framework. NET herdando todas as suas características, por isso, como qualquer aplicação .NET, as aplicações para essa plataforma podem ser escritas em várias linguagens, como C# e Visual Basic.NET.

Embora se possa desenvolver aplicações ASP.NET utilizando somente um editor de texto e o compilador .NET, o ambiente de desenvolvimento mais comum das aplicaçõesASP.NET é o Visual Studio.NET já que possui algumas características que facilitam o trabalho do programador, como os componentes visuais para criação de formulários de páginas Web. Uma aplicação para web desenvolvida em ASP.NET pode reutilizar código de qualquer outro projeto escrito para a plataforma .NET, mesmo que em linguagem diferente. Uma página ASP.NET escrita em VB.NET pode chamar componentes escritos em C# ou Web Services escritos em C++, por exemplo. Ao contrário da tecnologia ASP, as aplicações ASP.NET são compiladas antes da execução, trazendo sensível ganho de desempenho. (Murach, 2008: 47-49)

MÉTODO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

O desenvolvido do software foi elaborado através de uma revisão bibliográfica e entrevista para obtenção de requisitos para aconselhamento eletrônico, permitindo aos

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2725

3

pacientes, melhorar o entendimento das Patologias e buscar cuidados preventivos com acompanhamento do médico clínico e odontológico.

O desenvolvimento do software tem como objetivo o aconselhamento para os pacientes odontológicos, orientando-os sobre as doenças crônicas e seus impactos na saúde bucal, e também incentivando-os quanto à prevenção de doenças periodontal e sistêmicas através de um acompanhamento Multidisciplinar pelo seu médico clínico e a assistência odontológica.

O software foi desenvolvido após interações com uma equipe multidisciplinarcomposta por Dentista, Engenheiro da computação. Foram também considerados os princípios de Engenharia de Software e as normas que regem os processos de desenvolvimento e avaliação de software e as normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598

O diagrama para desenvolvimento do software foi elaborado com base nas reuniões realizadas com a equipe multidisciplinar, sendo que cada passo consiste em uma sequência de interesse do usuário permitindo uma interação entre ele e as informações oferecidas pelo sistema (Aguilera, 2003: v.1, n.1). Especificam o comportamento do sistema no momento em que o usuário navega obtendo mais informações de doenças crônicas ou patologias (Bittner, 2003: 3) onde foram inseridas as tomadas de decisão de continuidade. Além disso, o usuário poderá acessar outras informações sempre que quiser,seguindo uma ordem de execução a seu critério e acessar a quantidade de vezes que desejar.

Para a implementação do software foi utilizada a tecnologia ASP. NET que é uma evolução da antiga tecnologia ASP mantida pela Microsoft Corporation, uma das maiores empresas no ramo de desenvolvimento de tecnologias de softwares. A Microsoft tem investido na sua plataforma. NET Framework associada à antiga tecnologia ASP.

A Microsoft. NET Framework é uma tecnologia de desenvolvimento de aplicações que visa desenvolver trabalhos com menor custo e mais próximo possível dos padrões de projetos e boas práticas de programação.

Com o ASP.NET é possível desenvolver aplicações coorporativas de qualidade na plataforma WEB, associada ao Microsoft Visual Studio e a Internet Information Service, podendo atender de pequenas a grandes corporações.

Para seu desenvolvimento, seguem-se as etapas definidas pela Engenharia de Software:

Levantamento de Requisitos

Segundo Pressman (2011: 131), o levantamento de requisitos inclui identificação de interessados e coleta de necessidades que auxiliam a modelagem, a gestão do software, bem como a validação.

Uma entrevista com quem utilizará o software significa aplicar uma abordagem colaborativa e orientada ao trabalho de identificação de necessidades e permite especificar um conjunto de preliminares para encorajar o fluxo livre de ideias.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2726

4

A meta é identificar as necessidades do cliente durante sua concepção, perguntas e respostas ao entrevistado devem auxiliar o desenvolvedor e o cliente a definirem o produto.

É importante, durante esse processo, saber quem vai usar essa solução ( software ) equal seu benefício para que o seu desenvolvimento possa atender o objetivo declarado.

Entrevista

Para estabelecer os requisitos do software de aconselhamento, foi realizada uma reunião com o Diretor de uma Clínica Odontológica com 22 anos de experiência, buscando já o início de um Protótipos Io-fi, também chamado protótipo em papel e que leva a um design e posteriormente à elaboração de Diagramação de um Caso de Uso, que neste trabalho é representado pelo software, através de interação do usuário/paciente com o sistema sob um conjunto de circunstâncias específicas e informações relevantes.

Nessa reunião foram levantadas algumas considerações como:

- É necessário maior contato com o paciente, pois somente 10% deles procuram a Clínica para manutenção preventiva, enquanto que 90% só o fazem quando possuem dor ou outra patologia auto reconhecida.

- O entrevistado já utilizou o convite em papel lembrando o paciente para avaliação bucal e sentiu dele certo desconforto por considerar que a ação visava mais a parte financeira.

- Considera que o “Home page” da Clínica não traz a solução, já que dificilmente o usuário/paciente vai consultá-lo de forma espontânea para obter informações específicas , ou quando já tem dor.

- Utilização do correio para remessa de cartão de cumprimento pela passagem de aniversário e da internet, através do site de relacionamento “Facebook”, pois nessa rede mantém contato com seu cliente, mas não consegue despertar uma necessidade de avaliação bucal.

Foi sobre a viabilidade de um software de aconselhamento odontológico que nosso entrevistado ficou mais interessado e colocou algumas necessidades para atender o objetivo de aproximação e melhor comunicação com o paciente, conforme os seguintes requisitos funcionais:

[ RF1] - deve ter objetivo informativo;[ RF2] - deve ser de fácil utilização, não poluído, com informações úteis, e que desperteminteresse do usuário/paciente;[ RF3] - deve ser flexível para inserir, substituir e retirar conteúdos informativos;[ RF4] - deve armazenar dados sobre o usuário paciente e o número de passos que ele navegar;[ RF5] - deve ser encaminhado pelo Dentista ao usuário/paciente para garantir confiabilidade, utilizando-se de e-mail que oferecerá um link de acesso às informações.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2727

5

Em relação aos requisitos não funcionais, foram solicitados:

[RNF1] – o software deve ser de fácil utilização pois será operado pela Secretária da Clínica;[RNF2] – a “banda” não precisa ser de grande velocidade;[RNF3] – deve existir “senha” de acesso para impossibilitar invasão nas informações e cadastro de cliente.

As figuras 1, 2 e 3 representam o esboço de algumas lâminas de forma preliminar, utilizando as ideias e chamadas de Protótipos lo-fi ( Benyon, 2011:122)e foram elaboradas baseadas em reunião com o responsável pela Clínica Odontológica.

Figura 1- Slide inicial de Software de aconselhamento

ACONSELHAMENTO PREVENTIVO ODONTOLÓGICO

Fonte : autores

Figura 2- Slide de identificação de situação do usuário.

Fonte : autores

Este é um serviço que estamos lhe oferecendogratuitamente para você acompanhar a sua saúde bucal.

Vamos dar algumas informações de doenças que podem afetar sua dentição.

Você quer saber mais sobre saúde bucal ?

Sim Não

EM QUAL SITUAÇÃO VOCÊ ESTÁ?

Criança

Gestante

Adolescente

Adulto

Idoso

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2728

6

Figura 3- Slide de informação sobre doenças crônicas e patologias

Fonte : autores

Diagrama de Caso de uso

O diagrama para desenvolvimento do software foi elaborado com base nas reuniões realizadas com a equipe multidisciplinar, sendo que cada passo consiste em uma sequência de interesse do usuário, permitindo uma interação entre ele e as informações oferecidas pelo sistema (Aguilera, 2003:168). Especificam o comportamento do sistema, à medida que o usuário navega obtendo mais informações de doenças crônicas ou patologias (Bittner, 2003: 214). Além disso, o usuário poderá acessar outras informações, quantas vezes quiser e seguindo uma ordem de execução a seu critério e acessar a quantidade de vezes que desejar.

Foi elaborado o diagrama de casos de uso, do software de AconselhamentoOdontológico conforme Figura 4. Esses casos de uso abrangem os passos que o desenvolvedor e o Dentista propõem para executar as sequências que podem ser realizadas pelo usuário/paciente.(Presson, 2011: 141)

Figura 4- Diagrama de Caso de Uso

Fonte: autores

Diabetes

Osteoporose

Cardíaca / Hipertensão

Stress (Semiologia )

Gestante

Tabagismo

Você tem interesse em conhecer as doenças abaixo ? (Clicar para mais informações)

Gerar Link

Editar informações

Enviar e-mail

Gravar passos

Exibir informações

Navegar passos

O desenvolvedor

Usuário/paciente

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2729

7

Na figura 4, foi elaborado o Diagrama de Caso de uso que mostra como o desenvolvedor e o usuário/paciente desempenham seus papéis de acordo com o levantamento dos requisitos e que podem ser analisados como Requisitos funcionais e não funcionais, como demonstramos na figura 5. (Presman, 2011:160 e Benyon, 2011: 98)

Designer e Protótipos Evolutivos

Existem diversos tipos de protótipos que são utilizados, na maioria das vezes, pelacombinação de mais de um deles. Aplicamos o Evolutivo por considerar que atende àsimplicidade da tecnologia ASP.NET , aplicada nesse trabalho. Abaixo relacionamos os protótipos conhecidos:

Protótipo Peno Proporciona função plena, mas com menos desempenho do que o do sistema- alvo.

Protótipo Horizontal Abrange todo o sistema, mas lida apenas com as funções de alto nível, onde há a omissão de muitos detalhes.

Protótipo Vertical Implementa toda a gama de recursos, de cima para baixo, mas aplica-se apenas a um pequeno número de funções do sistema.

Protótipo evolutivo e incrementais

É uma versão mais escalonada do protótipo evolutivo e se tornaram o sistema completo.

Fonte: BENYON, 2011: 125

Figura 5- Designer ou protótipo evolutivo

= muitos

Fonte: o autores

PESSOA

PASSOS

CONSULTASm m

m

1

m

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2730

8

RESULTADOS

Baseado no levantamento de requisitos e entrevista com quem utilizará o sistema, modelou-se e desenvolveu-se o software para aconselhamento preventivo odontológico, orientando os usuários/pacientes sobre as doenças crônicas e seus impactos na saúde bucale também incentivando-os a prevenção de doenças sistêmicas.

Foram considerados para o seu desenvolvimento os princípios de Engenharia de Software e as normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598 que regem os processos de desenvolvimento e avaliação de software.

Contemplaram-se, no desenvolvimento do software, conceitos de usabilidade que permitem facilidade de navegação pelo seu usuário.

A maioria dos usuários não tem o hábito de ler até o final de uma página da Web, e, quando o fazem, não se atem ao conteúdo com a necessária atenção. Os usuários rolam por 2 telas de informações em média, significando que visualizam um total de 3 telas, razão pela qual este trabalho propõe a possibilidade do usuário seguir a navegação por no mínimo 3 telas ou passos. (Nielsen e Loranger , 2000: 322).

No design, recomenda-se disponibilizar para todas as plataformas de software o comando de “desfazer” ou “prosseguir”, também chamado de “voltar” ou “continuar”, atendendo os princípios mais fundamentais da Interação Humano-Computador.

Neste trabalho, atentou-se para os botões de “voltar” e “continuar” disponibilizado sempre na mesma localização, facilitando para o usuário, como é recomendado. O botão de “continuar” fica à direita da tela incentivando, principalmente “o destro”, à continuidade da navegação. . (Nielsen e Loranger , 2000: 63).

Com relação ao Banner, preocupado com os usuários que têm desenvolvido a poderosa “Cegueira”, chegando a incluir sua rejeição a eles, utilizou-se apenas o logo e dados do profissional, com texto branco e fundo azul escuro, possibilitando uma leitura rápida . Foi utilizado, para elaboração das páginas, texto preto e fundo branco pelo alto contraste que oferece, contemplando a cegueira comum para as cores dos usuários daltônicos. (Nielsen e Loranger , 2000:76).

Dada à interação pretendida, utilizou-se fonte 12 para texto e 14 para títulos e textos pequenos, facilitando a leitura, já que fonte pequena e textos densos, provavelmente não serão lidos. Destaca-se, ainda, que mesmo tendo a visão perfeita o usuário prefere ler sem esforço, razão pela qual é recomendada a fonte “Verdana”, que é mais legível, mesmo em texto pequeno e é preferida pelos usuários. . (Nielsen e Loranger , 2000:221-235).

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2731

9

Figura 6 – Página de e-mail da Clínica remetendo link ao usuário paciente

Fonte: o autores

A Figura 6 mostra o e-mail que é remetido pela Clínica ao seu paciente anexando o “link” que oferece informações sobre as doenças crônicas ou patologias que possam interferir na saúde bucal. No momento de sua entrada no software, considera-se que ele está de acordo com o oferecimento do serviço. Se o usuário fechar o e-mail, considera-se que não está interessado nas informações.

Figura 7 : Página de apresentação.

Fonte: O autores

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2732

10

O “Passo inicial” (Figura 7) oferece o serviço ao usuário/paciente, informando a sua gratuidade e dando a opção de saber mais sobre temas ligados à saúde bucal. Nesse passo, damos a opção de aceitar ou não a sua navegação pelo software. Se a opção for “sim”, ele é levado à próxima tela (Figura 8),e se a opção for “não”, ele é levado a Tela de encerramento , recebendo os agradecimentos pela atenção.

Figura 8- Doenças crônicas e patologias.

Fonte: O autores

Através do “passo 1” ( Figura 8) o usuário/paciente tem as opções de consultarsobre as principais doenças crônicas e patologias que possam prejudicar a sua saúde bucal, permitindo maior conhecimento sobre elas. Por opção, o usuário poderá ainda ter informações sobre as demais doenças no decorrer da navegação, utilizando o “botão” de “voltar” ou ainda poderá finalizar a navegação através do acionamento da tecla “encerrar”. Nesse comando, ele é levado à página final de agradecimentos.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2733

11

Figura 9- Eixo principal do tema - Diabético

Fonte: O autores

O “passo 2” (Figura 9) oferece informações sobre a influência direta da Periodontite no Paciente Diabético, permitindo ainda continuar a navegação pelo software e ter mais informações sobre as opções relacionadas no “Passo 1” (Figura 8). Caso o usuário/paciente não queira continuar, ele deve acionar o botão voltar.

Figura10- Opção de contato

Fonte: O autores

Através do “passo 3” (Figura10), o usuário tem a possibilidade de se manifestar em contatar o dentista ou buscar , através de “link” , interação com site específico para

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2734

12

maiores informações de patologias e doenças crônicas ou não ter esse contato. Ainda, possui a alternativa de encerrar a navegação, que o levará à página de agradecimento.

Figura 11- Link para interação com Associações

Fonte: O autores

No “passo 4” (Figura 11) são oferecidos links que o remeterão diretamente às Associações ligadas às patologias ou as doenças crônicas mencionadas no “passo 3”(Figura 10), caso o usuário queira buscar informações com maior profundidade, através de relatos, artigos e orientações médicas que o “site” oferece.

Figura 12- Agradecimentos

Fonte: O autores

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2735

13

Na eventualidade de o usuário não ter o desejo de seguir navegando o programa encaminha-o para o “passo 5” (Figura 12) agradecendo a sua atenção .

Monitoramento de Ocorrência

Com a finalidade de acompanhar o comportamento do usuário/paciente, foi desenvolvido banco de dados atendendo ao designer ou protótipo evolutivo destacado na figura 6, conforme a seguir:

Figura 13- Identificação do Dicionário de Dados

Fonte: o autor

A figura 13 mostra a base trabalhada no software que envolve os passos, pessoas e consulta que permitirão gerar informações para o gerenciador do sistema, e com elas dar continuidade ao aconselhamento odontológico por meio de novos contatos.

Figura 14- Registro ou Tupla do Banco de Dados

Fonte: o autor

Conforme se verifica na fugura14, encontra-se registrado o nome e e-mail do usuário/paciente que navegou no sistema oferecido. Também é identificado qual tema foi consultado conforme opções oferecidas na figura 9, sendo que ao visitar mais de um tema,ocorrerão mais registros.

Ainda para facilidade do gerenciador do sistema, têm-se o dia e horário da navegação e ainda o registro chamado de “consulta” identificando o interesse ou não de contato oferecido na figura 10.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2736

14

CONCLUSÃO

O software foi desenvolvido de acordo com o levantamento de requisitos junto ao Dentista, possibilitando uma integração entre usuário/paciente e produto, oferecendo o Aconselhamento Preventivo Odontológico. A proposta do software proporciona uma navegação rápida devido à aplicação dos conceitos de usabilidade, levando o usuário/paciente a uma preocupação inicial sobre os temas propostos e a necessidade demelhor acompanhamento da sua saúde bucal.

Com o ASP.NET é possível desenvolver um software de qualidade e tecnologia de desenvolvimento de aplicação que visa desenvolver trabalhos com menor custo e com o máximo de aderência aos padrões de projetos e boas práticas de programação.

Espera-se que, com aplicação do software sistematicamente e com sua utilização informativa, o usuário/paciente terá mais um canal para conscientização das doenças crônicas e patologias que afetam a saúde bucal.

REFERÊNCIAS

AGUILERA M, & MÉNDIZ A.( 2003 ) “Video Games and Education”. ACM Computer in entertainment, vol.1, ( 1 ) , p.5, p.168

AQUILANTE, A G. [et al.] (2001) - Analise do nível de educação odontologica dos Pais responsáveis de escolares da 3•serie do 1 grau e sua relação na motivação e educação odontológica de seus filhos. Revista. Odontológica UNICID, Bauru, vol.14,( 1), p.25-34.

BENYON, D. (2011) Interação Humano – Computador. (2ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 98,122-125.

BENSON, B.W. & PRIHODA, T.J. (1991). Variations in adult cortical bone mass as measured by a panoramic mandibular index. Oral Surg. Oral Med. Oral Pathol., St. Louis, vol.71, p.349-356.

BITTNER, K. ; SPENCE, I (2003). Use Case Modeling. Addison-Wesley Object Technology Series, p. 3, p.214

BOZIC, M.; HREN, N.I. (2005). Osteoporosis and andibles. Dentomaxillofac.Radiol,Houndsmills, vol.35, p.178-184, 2005.

BRASIL, Ministério da Saúde. Saúde bucal. Cadernos de Atenção Básica n. 17. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92p.

COUTO, G. B. L. [et. al.] (2000). Comparagoes Clinico-Anamnesicas e microbiologicas entre maes e filhos relacionadas com a transmissão da doença carie. Semina, Recife, vol.10, (1), p.14-18.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2737

15

COUTO, M. M. (2001) A percepgiio de maes pertencentes a diferentes níveissocioeconômicos sobre a saude bucal dos seus filhos bebe. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, vol.37. (2), p.121-132

GONZAGA, H. F. S. [et. al] (2001) - Intrauterine dentistry: an integrated model of prevention. Braz. Dent., vol.12, (2) p.139-142.

KLEMETTI, E. & KOLMAKOV, S. & KRÖGER, H.(1994). Pantomography in assessment of the osteoporosis risk group.Scand. J. Dent. Res., Copenhagen, vol.102, p.68-72.

MACDONALD, Matthew & SZPUSZTA, Mario. (2005) Pro ASP.NET 2.0 in C# 2005 (Ist edition ed.). Apress.

MACIEL, S.M. (1994) Saúde bucal infantil: a participação da mic . Tese de Doutorado,Faculdade de Saúde Publica da Uiniversidade de São Paulo ,São Paulo.

MURACHS , A.B. (2008) ; ASP.NET 3.5 Web Programming with VB 2008, , Mike Murach and Associates.

NBR ISO/IEC 9126-1. Software engineering – Product quality – Part 1: Quality model. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003.

NIELSEN, Jakob & LORANGER H. (2000). Usabilidade na Web - Projetando Websites com Qualidade, Editora: Campus , p.63-76, 221-235.

PREECE, J. (2005). Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 537 p

PRESSMAN, R.(2011). Engenharia de Software: uma abordagem profissional. (7.ed.)Porto Alegre: AMGH., p.131, p.160.

10th International Conference on Information Systems and Technology Management – CONTECSI June, 12 to 14, 2013 - São Paulo, Brazil

2738