Sociologia Teste Apontamento

6
1º Teste de Sociologia O que é a Sociologia É uma forma de conhecimento cientifico que estuda a vida das pessoas em sociedade e os fenómenos sociais que daí advêm. Esses fenómenos sociais implicam o estudo das relações entre as pessoas, isto é, as relações sociais e dos contextos em que estas se formam e ocorrem. É também uma atitude perante o mundo e a realidade social, que se representa como um desafio faces s concepções dadas como certas, e como um processo de desocultaç!o do que habitualmente permanece invisivel ou interdito. "nterro#a o que de mais profundo existe na nossa vida em comum.  $ socio lo#ia implica uma forma de ler a realidade social, implicando uma curiosidade sociolo#ica, de modo a ver para alem das fachadas aparentes. Existe uma necessidade de ima#inaç!o sociolo#ica % procura constante de cru&amento entre as bio#rafias, ou se'a, as historias de vida individuais e as circunstancias historicas em que elas se desenrolam (economicas, politicas, sociais e culturais). *in#uem vive so&inho e nin#uem habita num va&io. Objecto das ciências sociais "ma #in ando um hos pit al, com médicos es pec iali&ados em diversas +reas, h+ al#o que é comum a todos o seu ob'ecto é sempre o estado de sa-de de um ser humano, cu'o conhecimento exaustivo requer a intervenç!o con'u#ada dos v+rios saberes médicos. a mesma forma, as ciencias sociais podem funcionar de modo similar na sua funç!o de /dia#nosticar0 a realidade social. Esta realidade % con'unto dos fenomenos que se produ&em e reprodu&em na sociedade % é com efeito o ob'ecto real sobre o qual se debruçam as varias ciencias sociais. 1emas da realidade social como % escola 2 trabalho 2 desempre#o 2 familia % s!o estudo das ciencias sociais. A unidade e a complexidade do social É errado pensar que a realidade social se reparte em sectores distintos e que cada ciencia social estuda o seu campo especifico do real. *a verdade, a pluralidade dos ramos das ciencias sociais n!o si#nifica qu e se poss a di vidir quer a realid ad e social, quer os seus fe nomeno s particulares em compartimentos perfeitamente separados.  $ realidade social constitui uma unidade indivisivel e complexa, cu'a analise pod e ser efectuada se# undo per sp ectiva s dis cip linares ou olhares cientificos diferentes.

description

sociologia

Transcript of Sociologia Teste Apontamento

Page 1: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 1/6

1º Teste de Sociologia

O que é a Sociologia

É uma forma de conhecimento cientifico que estuda a vida das pessoasem sociedade e os fenómenos sociais que daí advêm. Esses fenómenossociais implicam o estudo das relações entre as pessoas, isto é, as relaçõessociais e dos contextos em que estas se formam e ocorrem.

É também uma atitude perante o mundo e a realidade social, que serepresenta como um desafio faces s concepções dadas como certas, e comoum processo de desocultaç!o do que habitualmente permanece invisivel ouinterdito. "nterro#a o que de mais profundo existe na nossa vida em comum.

 $ sociolo#ia implica uma forma de ler a realidade social, implicando umacuriosidade sociolo#ica, de modo a ver para alem das fachadas aparentes.

Existe uma necessidade de ima#inaç!o sociolo#ica % procura constantede cru&amento entre as bio#rafias, ou se'a, as historias de vida individuais e ascircunstancias historicas em que elas se desenrolam (economicas, politicas,sociais e culturais). *in#uem vive so&inho e nin#uem habita num va&io.

Objecto das ciências sociais

"ma#inando um hospital, com médicos especiali&ados em diversas+reas, h+ al#o que é comum a todos o seu ob'ecto é sempre o estado desa-de de um ser humano, cu'o conhecimento exaustivo requer a intervenç!ocon'u#ada dos v+rios saberes médicos.

a mesma forma, as ciencias sociais podem funcionar de modo similar na sua funç!o de /dia#nosticar0 a realidade social. Esta realidade % con'untodos fenomenos que se produ&em e reprodu&em na sociedade % é com efeito oob'ecto real sobre o qual se debruçam as varias ciencias sociais.

1emas da realidade social como % escola 2 trabalho 2 desempre#o 2familia % s!o estudo das ciencias sociais.

A unidade e a complexidade do social

É errado pensar que a realidade social se reparte em sectores distintos eque cada ciencia social estuda o seu campo especifico do real.

*a verdade, a pluralidade dos ramos das ciencias sociais n!o si#nificaque se possa dividir quer a realidade social, quer os seus fenomenosparticulares em compartimentos perfeitamente separados.

 $ realidade social constitui uma unidade indivisivel e complexa, cu'aanalise pode ser efectuada se#undo perspectivas disciplinares ou olharescientificos diferentes.

Page 2: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 2/6

3uando por isso os cientistas sociais se referem a analise economica,ou outra, est!o apenas a usar um recurso lin#uistico que visa a'udar acompreender uma realidade vasta, complexa e pluridimensional, dividindo4aartificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios % semque, todavia, se deva confundir essa divisao disciplinar com a realidade social

que é sempre indivisivel.

Fenómenos sociais totais

5 estudo de um fenómeno por uma dada ciencia em exclusivo, pondo departe os contributos de outras areas do saber, tambem nao permite a suacompreens!o #lobal.

6+ ser+ diferente se houver uma acç!o con'u#ada e complementar dasvarias ciencias sociais % acç!o interdisciplinar % opç!o que se revela maiscapa& de produ&ir conhecimentos inte#rados , completos e profundos, maisproximos da realidade social entendida como uma totalidade.

Este conceito de /fenomeno social total0 caracteri&a os fenomenos que %se'a na sua estrutura própria, se'a nas suas relações e determinações % têmimplicações simultaneamente em varios niveis e em diferentes dimensoes doreal4social, sendo portanto susceptiveis, pelo menos potencialmente, deinteressar a varias, quando nao a todas as 7iencias 8ociais.

ito de outra forma, apresentam v+rios niveis de si#nificado (s!opluridimensionais) e su'eitam4se, como tal, a diferentes perspectivas de an+lise.

É como se a realidade social fosse constituida por camadas

sobrepostas, cu'a descoberta sucessiva vai revelando uma totalidade diferentedos aspectos particulares que a inte#ram.

A Interdependencia e a pluralidade das ciencias sociais

 $ sociolo#ia, representa ent!o uma disciplina do saber que toma arealidade social como seu ob'ecto de estudo.

esta forma, decorre da nature&a complexa da realidade, que todas asciencias sociais se podem inter4relacionar na busca de uma vis!o #lobal sobreos fenómenos % ou se'a, s!o interdependentes e complementares (embora

possam produ&ir resultados contraditorios).

 $pesar disso, as ciencias sociais distin#uem4se i#ualmente entre siatravés dos modos especificos de interpretar e questionar os fenomenossociais (ou por utili&arem diferentes codi#os de leitura do real), daí partindopara a elaboraç!o de distintas problem+ticas teoricas ou ob'ectos cientificos(teorias metodos tecnicas).

 $o proceder desta forma, est!o a conservar a autonomia individual decada disciplina, fa&endo do con'unto destas ciencias um campo plural ediferenciado.

Page 3: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 3/6

A Interdisciplinaridade como atitude metodológica

 $ interdisciplinaridade % é a atitude mais propicia a que se forme umconhecimento #lobal (tanto quanto possivel) acerca dos fenomenos sociais.

"sto porque, se as explicações fornecidas por uma qualquer disciplina

sobre esses fenomenos constituem avanços cientificos, n!o e menos verdadeque tais explicações apenas possibilitam visões parcelares e incompletas.

5 contributo das outras ciencias, pode a'udar a colmatar essa importantelacuna. *o caso dos medicos, o trabalho em equipa devidamente coordenadopode a'udar a melhorar o desempenho do hospital.

1.3 % 7onstruç!o do conhecimento cientifico em 8ociolo#ia

O conecimento cienti!ico e o conecimento do senso comum

esde sempre, o ser humano tenta compreender e interpretar arealidade que o rodeia, procurando explicações para os diversos fenómenoscom que se vê confrontado. Esse conhecimento pr+tico, sub'ectivo eespont9neo é conhecido como o conhecimento do senso comum.

5 senso comum é ent!o o conhecimento vul#ar e pratico com que noquotidiano orientamos as nossas acções e damos sentido nossa vida.

 $ evoluç!o do conhecimento cientifico, nomeadamente no que se referes ciencias naturais e exactas, veio p:r em causa muitas das crenças do senso

comum.5 conhecimento cientifico, através da criaç!o e do desenvolvimento demétodos de obervaç!o ri#orosos e controlados, permitiu esclarecer causas dediversos fenómenos naturais e, inclusivelmente, prever e controlar al#unsdeles. Exemplos (8ida % senso comum di&ia que era transmissivel apenas noshomossexuais e tinha como preconceito que se tratava de um casti#o divinopor estes terem uma orientaç!o sexual diferente. 2 5 conhecimento cientificoveio revelar que se transmite através do san#ue e dos fluidos sexuais e podeacontecer tanto ao homem como mulher.

O conecimento cienti!ico nas ciencias sociais e na Sociologia

 $s ciencias sociais fisicas e naturais, atraves do desenvolvimento demétodos e tecnicas de observaç!o e de experimentaç!o ri#orosos econtrolados, conse#uiram de certo modo, impor4se no quotidiano dosindividuos e a'ud+4los a conhecer e compreender mais claramente osfenomenos relativamente complexos.

Este processo de construç!o de conhecimento cientifico é bastantediferente do das ciencias sociais, isto porque, enquanto nas ciencias fisicas enaturais os ob'ectos de estudo s!o parcial ou completamente exteriores aocinetista, pelo contrario, nas ciencias sociais e humanas o cientista fa& parte doseu ob'ecto de estudo % ele próprio é um ser humano e um ser social.

Page 4: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 4/6

E tal como todos os seres sociais, o cientista social apresenta umconhecimento pessoal e pratico de si e da realidade em que viveconhecimento do senso comum.

Exemplo do sociólo#o que fe& o estudo sobre o copianço Este exemplo

permite4nos constatar que as nossas perspectivas pessoais acerca do acto decopiar em provas de avaliaç!o e a forma como lidamos com esse mesmo actopodem ser estudadas, analisadas, compreendidas e explicadas de formacientifica, através do recurso a determinados procedimentos que estudaremosadiante. Estes procedimentos asse#uram a necess+ria ruptura do sociolo#oface s suas ideias pré4concebidas.

É sobre o processo de ruptura com o senso comum que o sociolo#oprecisa de empreender em cada investi#aç!o.

7onsiderando que o senso comum se baseia no aparente, no sub'ectivo,em opiniões e em explicações simplistas, percebemos que o sociolo#o tem de

ultrapassar tudo isto e tentar ver e questionar para além do obvio, das suasopiniões pessoais, das suas ideias pré4concebidas e das explicações simplistasque circulam na sociedade sobre os fenómenos sociais.

5 sociólo#o tem ent!o de desenvolver uma atitude de vi#ilanciaconstante e relativi&ar todo o seu conhecimento pr+tico da realidade naproduç!o de conhecimento cientifico. *!o se trata de uma tarefa f+cil, vistoque, muito do nosso conhecimento do senso comum é baseado em estudoscu'os resultados foram de tal forma divul#ados que passaram a inte#rar aqueleconhecimento.

"onecimento do senso comum "onecimento cienti!ico8ub'ectivo % é pessoal, baseia4se emopiniões

5b'ectivo % procura ser universal, v+lidopara todos

Espont9neo % sur#e da informaç!o obtidaatravés dos nossos sentidos, do aparente

8istem+tico % construido de formasistem+tica e consciente pelos cientistas

Err+tico % é construido aleatoriamente aolon#o da vida de cada individuo

;etódico % É obtido recorrendo amétodos e técnicas de investi#aç!o queasse#uram a sua validade

"n#énuo % é assimilado sem sentidocritico

7ritico % procura questionar a realidade equestionar4se a si próprio

o#m+tico % $creditamos nele como se

tratando de verdades inquestion+veis

7omprov+vel 2 <erificavel % =ode ser 

testado a qualquer momento e, assim,confirmado ou infirmado.

As di!iculdades da produ#$o do conecimento cienti!ico emSociologia

5s v+rios obst+culos que o senso comum coloca produç!o de conhecimentocientífico em 8ociolo#ia podem ser sistemati&ados da se#uinte forma

Page 5: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 5/6

Familiaridade com o Social8endo o sociólo#o também um actor social, pode existir uma #rande

familieridade com o seu ob'ecto de estudo e isso pode alterar a forma como elecondu& a sua pesquisa e, consequentemente, os resultados obtidos.

3uanto mais próximo é o sociolo#o da realidade que vai analisar, maior 

é o risco de enviesamento da pesquisa, mais dificil é o processo de ruptura,porque mais forte é a ilus!o de transparencia do social. Esta familieridadedificulta o seu questionamento e, lo#o, a sua analise cientifica, na medida emque a realidade se nos apresenta de forma ilusoriamente transparente e óbvia.

%xplica#&es do tipo naturalista=or ve&es tentamos explicar os fenomenos sociais recorrendo a

explicações naturais, ou se'a, recorrendo a factores de ordem fisica oubioló#ica, atribuindo responsabilidades nature&a das coisas. (nat. >umana,de um povo, sexo etc.) Estas explicações s!o peri#osas do ponto de vistacientifico, porque tendem a assumir4se como inquestionaveis e inevitaveis.

Exemplo $s mulheres s!o mais emotivas, lo#o têm car#os inferiores.

%xplica#&es do tipo indi'idualista $s causas sociais dos fenómenos nem sempre s!o evidentes e torna4se

mais simples recorrer a 'ustificações do tipo individualista e psicolo#ica.Exemplos /$lunos copiam porque nao #ostam de estudar0 2

/esempre#o existe porque as pessoas nao querem trabalhar0

%xplica#&es de tipo etnocentrista6+ quando olhamos para outras sociedades, outras classes sociais,

outros #rupos, outras culturas e tomamos como referencia a nossa propriarealaidade social e cultural, tendemos a explicar os fenomenos dessassociedades, classes, #rupos e culturas de forma etnocentrista. Estasexplicações pressupõem um sentimento de superioridade, umasobrevalori&aç!o da propria cultura e a construç!o, com base nisso, de 'ui&osde valor que inferiori&am e desvalori&am o contexto social e cultural darealidade observada e nao têm por isso qualquer valor cientifico.

Exemplo /*a&ismo0

A especi!icidade da Sociologia enquanto disciplina cienti!ica

?ma das especificidades da 8ociolo#ia prende4se com o facto deprocurar distanciar4se destas explicações de senso comum, imediatas epreconceituosas, e procurar explicar os fenomenos sociais recorrendo aexplicações também elas de ordem social.

 $ sociolo#ia n!o pretende 'ul#ar a realidade mas sim compreendê4la,explic+4la e fundamentar eventuais intervenções políticas ou institucionais.3uanto melhor conhecermos uma determinada realidade, mais fundamentadasser!o e maior probabilidade de exito ter!o essas intervenções.

este modo, a sociolo#ia intervem na sociedade na medida em que assuas analises podem influenciar as acções dos individuos e das or#ani&ações.

Page 6: Sociologia Teste Apontamento

7/17/2019 Sociologia Teste Apontamento

http://slidepdf.com/reader/full/sociologia-teste-apontamento 6/6

5utra especificidade da 8ociolo#ia, é que se preocupa em proceder a umaruptura com o senso comum, mas ao mesmo tempo, preocupa4se em utili&+4loenquanto ob'ecto de estudo.

5s preconceitos que os actores sociais veiculam no seu dia4a4dia,

nomeadamente crenças xenófobas, racistas, podem ser em si (e têm sido)ob'ecto de analise sociolo#ica@ analise que permite identificar as ori#ensdesses preconceitos, as suas causas, manifestações no quotidiano econsequencias.

e i#ual modo, pode permitir que se encontre formas efica&es do seucombate.