Set_out2008

12
Ano 7 - nº 62 - Setembro/Outubro 2008 Eleições Municipais Momento de cidadania profissional e de pensar no futuro de nossas cidades Páginas 4 e 5 t Eleições Confea/Creas Confira resultados oficiais Páginas 8 e 9 Entidades reunidas em evento dias 7 e 8.11 Página 12 6º ENEC Renovação Terço Veja quais Câmaras terão novos conselheiros em 2009 Página 10

description

boletim informativo

Transcript of Set_out2008

Page 1: Set_out2008

CREA-SC

1

Ano 7 - nº 62 - Setembro/Outubro 2008

Eleições MunicipaisMomento de cidadania profissional e de pensar no futuro de nossas cidadesPáginas 4 e 5

t

Eleições Confea/CreasConfira resultados oficiaisPáginas 8 e 9

Entidades reunidas em evento dias 7 e 8.11 Página 12

6º ENEC

Renovação TerçoVeja quais Câmaras terão novos conselheiros em 2009 Página 10

Page 2: Set_out2008

2

CREA-SC

Prezado(as) profissionais,

Com a decisão unânime da sessão Plenária do Confea nº 1352 em 29/08/2008 - PL-

1068/2008, homologando o resultado das eleições de 4 de junho para presidente do CREA-SC, mandato de 01.01.2009 a 31.12.2011, deu-se por encerrado mais

este processo legítimo e democrático. Neste processo, onde três candidatos

disputaram as eleições, do total de 3.375 profissionais votantes recebi 2.625 votos (78%), vencendo na totalidade das urnas instaladas nas regiões de todo o estado, em uma demonstração muito clara do de-sejo dos profissionais quanto à linha de atuação que querem para este Conselho. Agradeço a confiança recebida e reafirmo todos os compromissos assumidos com as entidades de classe, as instituições de ensino e, fundamentalmente, com os pro-fissionais do Sistema Confea/Creas e a so-ciedade catarinense.

A fonte de motivação de nossa can-didatura foi dar continuidade a esse im-portante trabalho implementado no atual mandato, aperfeiçoando os projetos de-senvolvidos nesta administração que, atra-vés da mudança de paradigmas e moderni-zação dos métodos de gestão, está voltada efetivamente aos profissionais, à melhoria dos serviços prestados e ao aprimoramen-to do Sistema, cumprindo as metas esta-belecidas de acordo com o planejamento estratégico implantado ano passado no CREA-SC.

Destacamos entre as metas alcança-das o superávit financeiro em 2007, fato que não acontecia há 16 anos neste Con-selho. Lembrando que o conseguimos sem cortes das metas estabelecidas e ainda viabilizando a construção de duas inspeto-rias e reformas em outras unidades. Temos certeza de que em 2008 vamos melhorar esta performance, sem prejudicar as me-tas de trabalho, avançando no processo

de gestão, inclusive com o planejamento regionalizado.

Temos muito claro que o nosso modo de pensar é conseqüência de um conjun-to de idéias e ações de um fazer coletivo. Não é um resultado acabado. A exemplo da atual gestão, serei neste novo manda-to um presidente com dedicação exclusiva ao Conselho, prestigiando os eventos e as realizações regionais, aprimorando os contatos e o diálogo com os profissionais, estando presente em todo o estado.

De forma incansável, transparente e democrática, continuaremos buscando a participação de todos os segmentos do Sistema, consolidando a parceria destes quase três anos de gestão.

Mudando do sistema para as nossas cidades, quero convidar a todos os profis-sionais, diante deste momento cívico, para participarmos efetivamente dos processos das eleições municipais, refletindo e discu-tindo como poderemos atuar visando um futuro melhor para as nossas cidades, de forma técnica, econômica e ambiental.

É importante apresentar aos candida-tos e à sociedade nossos projetos e idéias para que a engenharia, a arquitetura e a agronomia sejam reconhecidas como ser-viços públicos essenciais à população. É urgente e necessária a colaboração téc-nica dos profissionais em instâncias de participação democrática das cidades, bem como a valorização dos nossos pro-fissionais do sistema Confea/Creas pelas prefeituras.

Finalizando, parabenizo a todos os pro-fissionais do sistema que concorrem como candidatos a prefeito, vice-prefeito e vere-adores nas eleições municipais de outubro em todo o Estado, cumprimentando-os pela iniciativa de enfrentar o processo elei-toral, ocupando importante espaço como profissionais da área tecnológica. Desejo sucesso em seu pleito.

Um forte abraço, Eng. Agr. Raul Zucatto Presidente CREA-SC

DIRETORIA

Eng. Agrônomo Raul ZucattoPRESIDENTE

Eng. Civil João Batista Gonçalves1º VICE-PRESIDENTE

Arquiteto Rafael Fornari Carneiro2º VICE-PRESIDENTE

Eng. Eletricista José Antônio Latrônico Filho1º SECRETÁRIO

Eng. Civil e de Seg. Trab. Antônio Carlos Tomazi2º SECRETÁRIO

Eng. Mecânico Renê Paulo Siqueira3º SECRETÁRIO

Eng. Agrônomo Germano Fuchs1º TESOUREIRO

Eng. Agrimensor Claudino Netto2º TESOUREIRO

O Informativo é uma publicação do CREA-SC dirigida a todos os profissionais e empresas registradas. Artigos assinados não são de responsabilidade do CREA-SC. Endereço: Rod. Admar Gonzaga, nº2125 Itacorubi -Florianópolis/SC - CEP 88034-001. Fone/fax: 48 3331-2000 / 3331-2009 www.crea-sc.org.br / [email protected]: 0800w 481166

COMITÊ EDITORIALEng. Agr. Raul ZucattoEng Elet. José Latrônico FilhoEng. Civil Marcelo MoralesArq. Rafael Fornari CarneiroJorn. Cláudia de OliveiraJorn. Patrícia Francalacci

ASSESSORA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃOClaúdia de Oliveira (MTB/SC 00536-JP)

JORNALISTA RESPONSÁVELPatrícia Francalacci (MTB/SC 01016-JP)

COLABORAÇÃOEng. Civil Luiz Henrique Pellegrini Estagiário Mário Cesar GomesEstagiária Maitê AntunesLeandra Ramos

CONTATO COM A REDAÇÃOTelefone: (48) 3331-2044 / [email protected]

EDITORAÇÃO

Tel. (48) 3248.0110 [email protected]

Editoração e arte finalMayara Atherino Macedo

REVISÃOCláudia de OliveiraPatrícia Francalacci

CAPAArte sobre imagem da Tempo Editorial

IMPRESSÃOGráfica Posigraf

TIRAGEM40.000 exemplares

Esta publicação tem o apoio do Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Editorial

Erratas 6º ENEC - Divulgamos na última edição o evento 7º ENEC, na data de 26 e 27.09. O correto é 6º ENEC que será realizado dias 7 e 8.11, em Flo-rianópolis. Medalha mérito catarinense – O Eng. Eletric. João Eduardo Moritz teve o nome aprovado na Plenária de julho para a Medalha do Mérito Ca-tarinense, e não Medalha do Mérito Nacional, como publicamos na edição anterior.

Parabéns 20.09 – Dia do Eng. Químico23.09 – Dia do Técnico Industrial26.09 – Dia do Técnico Agropecuário12.10 – Dia do Eng. AgrônomoagEnda9.10 e 13.11 - Reunião de Diretoria, Coordena- dores de Câmaras e Comissões10.10 e 14.11 – Reunião de Câmaras Especializa-das e Plenária

Page 3: Set_out2008

CREA-SC

3

Departamento de Atendimento Tele-atendimento mais ágil com o lançamento de diversos serviços

“O segredo da vida mo-derna é conhecer so-bre o assunto ou sa-

ber onde encontrar a resposta”, diz o gerente do Departamento de Atendi-mento do CREA-SC, Carlos Alberto Pinheiro, falando sobre as melhorias no setor de tele-atendimento com os serviços recém implantados pelo departamento: emissor de guias de pagamento, Calculador de ART e as modificações de diversos formulários no site do Conselho.

Segundo Pinheiro, o setor criado em 2004 tem como principais objeti-vos facilitar e agilizar o atendimento telefônico, filtrando as ligações que antes eram repassadas diretamen-te aos departamentos. “Instalamos uma unidade que consegue obser-var as dificuldades encontradas por nossos usuários, com isso é possível fomentar, em parceria com outras unidades do Conselho a criação de novos serviços”, explica.

Em junho foi reestruturado o link que disponibiliza informações e for-mulários, como os de registro de Pessoa Física e Jurídica, defesas, acervo, etc., que podem ser aces-sados de forma objetiva na página do Conselho. Em relação ao valor da ART, o profissional também pode

fazer o cálculo no site. “Percebemos o que complica a vida dos profissio-nais e lançamos estes serviços para facilitar”, lembra o gerente.

Serviços como o emissor de guias de pagamento, que permi-te que o profissional, informando o CNPJ ou CPF, possa imprimir on-line qualquer boleto e pagar diretamente no banco, sem ter a necessidade de buscar o documento no Conselho, como acontecia anteriormente.

Durante o primeiro semestre des-te ano houve um incremento em tor-no de 20% no número de ligações recebidas pelos atendentes e até agosto, o Departamento superou as metas estabelecidas pelo processo de Planejamento Estratégico para o ano de 2008.

Diariamente são recebidas cerca de 250 ligações, onde são esclare-cidas dúvidas sobre salário mínimo profissional, procedimentos de re-gistro e de fiscalização, taxas, entre outros. Até o fim do ano a perspecti-va é que seja alcançada a marca de 42.500 ligações, 15% a mais do que em 2007. Hoje a média de duração do atendimento via telefone é de três minutos.

A integração do setor de tele-atendimento e informática foi es-

Novos códigos de ART estão disponíveis no CREANet

Estão disponíveis no site do CREA-SC novos códigos de ART (Anotação de Responsabilidade Téc-nica) criados recentemente, abran-gendo diversas áreas do sistema. As modificações foram realizadas de acordo com as solicitações dos pro-fissionais registrados no Conselho.

Entre alguns dos códigos criados estão: Blocos de concreto, pintura de ligação, ciclovias, heliporto, passa-rela, traçado viário, georreferencia-mento, fotointerpretação, alvenaria estrutural, caixa de gordura, calçada, fossa, físio-geográfico, biogeográfi-co, geoeconômico, antropogeográfi-co, geopolítico, emenda em cabo de fibra ótica, equipamentos de prote-ção coletivas, entre outros.

Confira os novos códigos no site www.crea-sc.org.br, no link manuais e formulários.

Serviço

sencial para a realização de todas as modificações dos últimos meses. “Sem os funcionários do setor de in-formática não conseguiríamos fa-zer essas reformulações”, agradece Pinheiro.

Satisfação - O engenheiro ci-vil Reinaldo Oliveira avalia positiva-mente o atendimento recebido pelos funcionários do tele-atendimento. “O atendimento é ágil, consegui sanar todas minhas dúvidas”, afirma. Para a servidora do Ministério Público Federal, Kelly Frasson, a atenção prestada pelos atendentes é o pon-to positivo do departamento. A auxi-liar administrativa da MAC Proteção (SP), Gilmara Ribeiro, diz ter sido bem atendida e a dúvida relaciona-da ao visto de um profissional foi sa-nada. “Deixei meu telefone e depois logo entraram em contato”, relata.

O telefone da Central de aten-dimento do CREA-SC é (48) 3331. 2000, ramal 11.

Clá

udia

de O

livei

ra

Mais agilidade: Funcionários do Departamento de Atendimento durante expediente

Page 4: Set_out2008

4

CREA-SC

Momento de exercer a cidadania e valorizar a atuação profissional

Capa

A insegurança e o desconforto criados pelos conflitos am-bientais urbanos e rurais faz

com que se pense em uma nova forma de restaurar a qualidade de vida nas ci-dades e no campo, através de políticas públicas que levem a transformações nas áreas mais degradadas. A gestão urbana e rural e suas metas de de-senvolvimento requerem, assim como probidade administrativa, muita compe-tência técnica. É preciso que haja um resgate do conteúdo técnico, garantin-do-se assim uma concepção integrada e contínua de soluções para as deman-das do crescimento e desenvolvimento urbano.

Aproveitando o momento democrá-tico que antecede as eleições do dia 5 de outubro, o CREA-SC convida aos profissionais para mobilizarem-se, seja através de suas Entidades de Classe em conjunto com as inspetorias ou ou-tras organizações regionais, ressaltan-do a importância de votar e, principal-mente, do que significa para o Estado e para o próprio sistema ter um profissio-nal do CREA na esfera política.

No total 373 profissionais registra-dos concorrem ao pleito nestas elei-ções, 150% a mais do que em 2004,

quando 150 profissionais participaram. Disponibilizamos na página ao lado os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito para os municí-pios catarinenses. A lista completa, in-cluindo os vereadores, está disponível no site do CREA-SC.

“Deve também haver um esforço no sentido de elaborar e apresentar pro-postas aos candidatos a prefeito nas di-versas regiões, visando colaborar com a valorização profissional nas futuras ad-ministrações e com o desenvolvimento sustentável nas cidades”, lembra o pre-sidente do CREA-SC, Eng. Agrônomo Raul Zucatto, parabenizando e desejan-do sucesso a todos os profissionais do sistema candidatos nestas eleições.

Debates - Diversas Entidades de Classe, em parceria com as inspetorias do CREA-SC, promoveram debates no estado, como o CEAJ e AJECI que rea-lizaram um encontro com os candidatos a prefeito em Joinville dia 25.08 no Alven Hotel, com o apoio do CREA-SC, SIN-DUSCON e Núcleo de Engenharia da AJORPEME, abrangendo temas como meio ambiente, sustentabilidade, plano diretor, gestão administrativa e enge-nharia social.

A AECOM – Associação dos En-genheiros e Arquitetos de Concórdia e Micro-região promoveu debate no dia 21.07, com os candidatos à prefeitura do município. Entre os temas estavam a criação de um Instituto de Planeja-mento, a contenção de cheias na área urbana e municipalização dos serviços de água, esgotos sanitários e pluviais, além da revisão do atual Plano Diretor e sua extensão para todo o território da cidade.

A AEAVI - Associação dos Enge-nheiros do Alto Vale do Itajaí e a Inspe-toria do CREA em Rio do Sul promove-

ram dois debates com os candidatos a prefeito para o município em 27.08 e 3.09. A AREA-TB - Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão recebeu visita dos candidatos da região em sua sede nos dias 25, 26 e 27.08. Em Lages, a AEA - Associação dos En-genheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense, juntamente com CREA, IAB, Seagro e Sinduscon, pro-moveu debates em 27.08, 2 e 3.09. No dia 9.09 foi a vez do CEAB - Clube de Engenharia e Arquitetura de Brusque, que recebeu os candidatos à prefeitura da região e apresentou sugestões da área tecnológica.

Atuação e comprometimento - O CREA-SC promoveu no dia 18.09, junto com as Entidades de Classe de Floria-nópolis, um debate com os candidatos a prefeito na capital. O encontro aconteceu na sede do CREA-SC e foi prestigiado por cerca de 150 participantes. Foram propostos três temas de discussão sobre a cidade: Saneamento e Meio Ambiente; Sistema Viário e Transporte de Massa e Ocupação do Solo e Habitação. Os re-sultados geraram um documento que foi entregue aos candidatos. Veja o teor do mesmo no site do Conselho.

Os nomes aqui divulgados foram so-mente os dos candidatos deferidos pelo TRE, através de arquivo enviado à As-sessoria de Imprensa e Comunicação no dia 25.08. Caso você seja um profissio-nal registrado no CREA-SC, esteja em dia com o Conselho, e seu nome não esteja na lista, por favor entre em con-tato com a Assessoria através do e-mail [email protected] e faremos divulgação em nossa Home Page.

Profissionais registrados no CREA candidatos nestas eleições

Divu

lgaç

ão C

EAJ

Candidatos durante debate do Ceaj/Ajeci: Carlito Merss (E), Darci de Mattos, Kennedy Nunes, Rodrigo Bornholdt, Mauro Mariani e Eng. Rogério Novaes.

Eleições municipais

Presidente Rauk Zucatto (ao mic) faz abertura do debate na capital. À mesa os candidatos presentes e mediador: Nildomar Freire (E), Esperidião Amin, Joaninha de Oliveira, Afrânio Boppré, mediador Paulo Alceu, Cesar Souza Júnior e Ângela Albino.

Patrí

cia F

ranc

alac

ci

Page 5: Set_out2008

CREA-SC

5

Capa

Confira profissionais registrados no CREA candidatos nestas eleiçõesAgrolândiaEng. Agr° JORGE ADRIANO - Prefeito PSDB 45Técn. Agropec. JOSE CONSTANTE - Prefeito PT 13

AgronômicaEng. Civil CESAR LUIZ CUNHAVice-Prefeito PMDB 15

Alfredo WagnerEng. Agr° DANIEL CANSIAN - Vice-Prefeito DEM 25

AngelinaTécn. Agropec. EUGENIO JOSE FUCKVice-Prefeito PT 13

Antônio CarlosTéc. em Eletrotéc. PEDRO PAULO DOS SANTOS - Vice-Prefeito PMDB 15

AuroraTécn. Agropec. JAIRO STUPPVice-Prefeito PSDB 11

AraquariTécn. Agríc. FRANCISCO AIRTON GARCIAPrefeito DEM 25

ArmazémTécn. Agropec. JAIME WENSINGPrefeito PSDB 45

Bal. CamboriúEng. Civil NELSON EDILBERTO NITZ Vice-Prefeito DEM 45

Bal. PiçarrasEng. Civil e Agrimensor UMBERTO LUIZ TEIXEI-RA - Prefeito PP 11

Campo ErêEng. Agr° ANTONIO TREVISAN – Prefeito PP 11

Caxambú do SulEng. Agr° JANE ELISABETE BASSOVice-Prefeito PPS 12

ChapecóTécn. Agropec. ALTAIR DA SILVAVice-Prefeito PP 13

ConcórdiaTéc. Mec. AIRTON BORILE - Vice-Prefeito PV 43 Téc. Edif. RODRIGO CORDEIRO - Vice-Prefeito DEM 15

Cordilheira AltaTécn. Agropec. WILSON LUIZ DA SILVA Vice-Prefeito PMDB 15

Correia PintoTécn. Agropec. VÂNIO FORSTER - Prefeito PDT 12

CorupáEng. Civil CARLOS DIETER WERNERVice-Prefeito PSDB 15

CriciúmaArquiteto DECIO GOMES GOES - Prefeito PT 13

CunhataíTécn. Agropec. ADEMAR PERSCH - Prefeito PP 11

CuritibanosEng. Civil WANDERLEY TEODORO AGOSTINI Prefeito DEM 25

FlorianópolisEng. Mec. GERSON ANTONIO BASSOVice-Prefeito PV 13

Governador Celso RamosTéc. Edific. MANOEL MARCELO DA CUNHAVice-Prefeito PP 15

IbicaréTécn. Agropec. ARI FERRARI - Prefeito PSDB 45

IlhotaArquiteto e Urbanista ROBERTO DA SILVAPrefeito PP 11

ImbitubaEng. Mec. OSNY SOUZA FILHO – Prefeito PMDB 15

IndaialTéc. em Telec. FABIANO DOS SANTOSPrefeito PT 13

ItáEng. Agr° ADEMIR VALBERTO PINTOVice-Prefeito PPS 11

ItaiópolisTécn. Agropec. ÊNIO FREDERICO CESCONETO – Prefeito PPS 23

ItajaíEng. Civil JOAO ROBERTO SCHMITTVice-Prefeito PMDB 13

Itapiranga Eng. Agr° HERWALD OTTO TREBIENVice-Prefeito PSB 15

JaguarunaEng. Civil MARCOS FABIANO DOS SANTOS TI-BURCIO - Prefeito PP 11

JoinvilleEng. Civil ROGERIO NOVAES - Prefeito PV 43Eng. Civil NELSON ALVARES TRIGOVice-Prefeito PP 11

LagunaEng. Eletric. MAURO VARGAS CANDEMILPrefeito PMDB 15

Lauro MullerTéc. Eletrotéc. PAULO CESAR ANTUNESVice-Prefeito PMDB 15

Lindóia do SulTéc. Agropec. PEDRO ARI PARIZOTTOVice-Prefeito PT 13

Major GercinoTéc. Agrim. GERONIMO DELBRANTINO ALBA-NAES - Prefeito PSDB 45

MaracajáEng. Agrim. ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRAPrefeito PP 11

Nova ItaberabaEng. Agr° ISELTO CIVA – Prefeito PT 13

OrleansEng. Agrim.VALMIR JOSE BRATTI - Prefeito PP 11

Otacílio Costa Eng. Agr° DENILSON LUIZ PADILHAPrefeito PMDB 15

PalmitosEng. Civil JOSE ROBERTO GOMESVice-Prefeito DEM 11

PapanduvaEng. Civil ARISTIDES ANTONIO SONAGLIOPrefeito PMDB 15

Pedras GrandesTécn. Agropec. CELSO JOSE MARCON - Prefeito PP 11

Piratuba Eng. Agr° ADELIO SPANHOLI - Prefeito PMDB 15

QuilomboTécn. Agríc. LENOIR BIGOLIN - Prefeito PP 11

Rio do CampoEng. Agrim. ANTONIO PEREIRA - Prefeito DEM 25

Rio NegrinhoEng. Civil OSNI JOSE SCHROEDERPrefeito DEM 25

São Bento do SulEng. Agr° MAGNO BOLLMANN - Prefeito PP 11 Arquiteto ROGERIO FOSSATI PINTOPrefeito PSOL 50

Eng. Agr° FLAVIO ERVINO SCHUHMACHERVice-Prefeito DEM 11

São BonifácioEng. Mec. CARLOS ALBERTO ROESNERPrefeito PDT 12

São Francisco do SulEng. Civil GODOFREDO GOMES MOREIRA FI-LHO - Prefeito PSB 40

São JoséEng. Sanit. ADELIANA DAL PONTPrefeito PMDB 15Eng. Civil DJALMA VANDO BERGERPrefeito PSB 40Téc. Telec. NILTON JOSE COELHO NETOVice-Prefeito PSOL 16

São José do CedroTécn. Agropec. RENATO BROETTOPrefeito PMDB 15

São Miguel D’OesteEng. Civil RAUL GRANSOTTOVice-Prefeito PSB 25

Santa CecíliaTécn. Agropec. JOAO RODOGER DE MEDEIROS - Prefeito DEM 25

SaudadesTécn. Agropec. JACINTO JOSE KREUTZVice-Prefeito PSDB 11

SiderópolisEng. Ind. e Mec. HELIO ROBERTO CESAPrefeito PMDB 15

SombrioEng. Civil PAULO ROBERTO DE OLIVEIRAVice-Prefeito PSDB 15

TangaráTécn. Agropec. EUCLIDES CRUZVice-Prefeito PMDB 15

Timbó GrandeTéc. Mec. ADILSON DE SOUZAVice-Prefeito PTB 13

TrevisoEng. Agr° LUCIA DE LURDES CIMOLIN DA SILVA - Prefeito PMDB 15

Trombudo CentralEng. Mec. FERNANDO LUIZ HOFFMANNPrefeito PP 11

TubarãoEng. Civil JOAO OLAVIO FALCHETTIPrefeito PT 13

TurvoEng. Eletric. RONALDO CARLESSIPrefeito PMDB 15

UrubiciArquiteto ANTONIO CARLOS DA SILVAPrefeito PT 13Arquiteto ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRAVice-Prefeito PMDB 15

UrupemaEng. Agr° AMARILDO LUIZ GAIOPrefeito PMDB 15

UrussangaTéc. Agríc. LUIZ CARLOS ZEN - Prefeito PP 11

XanxerêEng. Civil JELDER ANTONIO BAVARESCOVice-Prefeito PMDB 15—OBS.: Lista completa, incluindo vereadores, está dis-ponível no site do CREA-SC - www.crea-sc.org.br

Page 6: Set_out2008

6

CREA-SC

Artigo de Opinião

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIAE CIDADES SUSTENTÁVEIS

Com a edição da Emen-da Constitucional nº 26, de 14/02/2000, que con-

sagrou o direito à moradia como in-tegrante da categoria dos direitos sociais e econômicos e depois, por meio da Lei Federal nº 10.257, de 10/07/2001, denominada Estatuto da Cidade, foi introduzida em nosso meio profissional a regularização fun-diária, que é o processo de interven-ção pública, sob os aspectos jurídico, físico e social, que objetiva legalizar a permanência de populações mora-doras de áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a lei para fins de habitação. Por sua vez, o conceito de cidade sustentável foi introduzido pelo art. 2º, inc I, do Estatuto da Cida-de, pelo qual é possível afirmar que o direito à moradia aparece como seu núcleo central e a regularização fun-diária, quando entendida em sentido amplo, inclui as dimensões jurídica,

social, ambiental e urbanística. Segundo um estudo realizado

pelo Ministério das Cidades, baseado no Censo 2000 do IBGE, um número impressionante de 12 milhões de do-micílios no Brasil está irregular, mais que a quarta parte de todas as resi-dências do País que somam 44 mi-lhões.

Sendo o Estatuto da Cidade uma lei relativamente nova, existindo mui-tos operadores do direito e profissio-nais que ainda desconhecem seu conteúdo e amplitude, o resultado disso é que, na prática, muitas vezes o direito individual da propriedade prevalece sobre o direito à moradia e à cidade sustentável e, mais uma vez, a população necessitada fica alheia ao amparo das leis. Visando garan-tir através da ação conjunta com os Ministérios Públicos de todo o País e com a pretensão também de der-rubar preconceitos sobre a regulari-

Eng. Civil Arlon TonolliCREA-SC 008462-0

[email protected]

UFSC sedia Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Energia Solar

O p o t e n c i a l da energia solar foto-

voltaica para a geração descentrali-zada e interligada à rede pública tem recebido grande atenção por parte dos responsáveis pelo planejamento energético em diversos países, prin-cipalmente na Alemanha e na Espa-nha, onde têm sido desenvolvidos os mais bem sucedidos programas de incentivo ao uso de sistemas fotovol-taicos no meio urbano.

Sistemas deste tipo injetam na rede elétrica pública qualquer exce-dente gerado e, quando a geração não é suficiente para atender à ins-talação consumidora, consomem da rede a energia complementar.

A geração junto ao ponto de consumo não apresenta perdas de

transmissão nem de distribuição, e retarda a necessidade de expansão da rede elétrica pública. Outra van-tagem é que uma maior inclusão da geração fotovoltaica na matriz energética nacional implica em me-nor utilização de formas de geração agressivas ao meio ambiente, como grandes barragens e termelétricas.

Em nosso país, o primeiro gerador solar fotovoltaico a unir interligação à rede elétrica pública e integração à arquitetura de prédio urbano opera ininterruptamente desde setembro de 1997 no prédio do Departamento de Engenharia Mecânica da Univer-sidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem potência de 2 KWp.

Em julho de 2004, foi instalado mais um sistema fotovoltaico na UFSC, também interligado à rede e

integrado à arquitetura, com potência cinco vezes superior ao de 1997, des-ta vez na cobertura do Centro de Cul-tura e Eventos dessa universidade.

A característica de ser um “edi-fício fotovoltaico” foi determinante para a escolha do Centro de Cultura e Eventos da UFSC para sediar, de 18 a 21 de novembro deste ano, a realização conjunta do II Congresso Brasileiro de Energia Solar e da III Conferência Latino-americana da Sociedade Internacional de Energia Solar – II CBENS & III ISES-CLA.

Além de energia solar (uso tér-mico e elétrico), serão abordados temas relacionados a energia eólica, biomassa, células a combustível, energia dos oceanos, e meteorolo-gia. Mais informações sobre o evento acesse www.cbens-crlises.com.br.

zação fundiária urbana, foi firmado em 24/11/2006, um acordo de coope-ração técnica entre o Ministério das Cidades e o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, durante reu-nião do CNPG na Paraíba. Desde a assinatura deste acordo, os dois ór-gãos estão trabalhando em conjunto para garantir que a função social da propriedade e o direito constitucional da moradia sejam cumpridos.

Dentro deste contexto, a atuação dos profissionais do sistema Confea/Creas é imprescindível no êxito des-te acordo, no sentido de incorporar inúmeras experiências de sucesso no âmbito da regularização fundiária que estão acontecendo no Brasil, por iniciativa de inspetorias do Crea e de entidades de classes profissionais. Outra vertente de relevância dá con-ta das perspectivas de trabalho e de serviços para todos os profissionais interessados, já que, segundo espe-cialistas, a recuperação das cidades nos próximos 25 anos custará 40 trilhões de dólares, conforme exten-sa reportagem publicada na revista Época Negócios de maio deste ano.

Eng. Civil Ricardo RutherCREA-SC [email protected]

Page 7: Set_out2008

CREA-SC

7

Expressas

Encontros do Planejamento Estratégico alteram expediente em novembro

O CREA-SC realiza em novembro o 4º encontro de resultados do Pla-nejamento Estratégico nas inspeto-rias do estado. O projeto, iniciado em março/2007 na sede do Conselho e re-gionalizado a partir deste ano, tem a consultoria do INDG – Instituto de De-senvolvimento Gerencial com o objetivo

Datas Inspetorias e escritórios sem expediente31.10 Araranguá, Criciúma, Tubarão, Florianópolis e escritório de São José

04.11Chapecó, Concórdia, Xanxerê, São Miguel do Oeste e escritório de São Lourenço do Oeste

05.11Joaçaba, Videira, Caçador, Lages e escritórios de São Joaquim, Campos Novos e Curitibanos

10.11 Blumenau, Rio do Sul, Brusque e Itajaí

11.11 Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Joinville, Canoinhas e escritórios de Mafra, São Bento do Sul e Porto União

No dia 21.08 o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto, o Gerente de Fiscalização do Conselho, Eng. Mec. Kleber Justus e os direto-res do Senge-SC, Eng. Mec. Carlos Abraham e Eng. Mec. Wilson Floria-ni estiveram na sede da Celesc para uma reunião com o presidente em exercício das Centrais Elétricas, Eng. Eletric. Eduardo Sitônio. O objetivo do encontro foi o fortalecimento de par-cerias, a revisão e atualização de um convênio de cooperação técnica que o Conselho mantém com o órgão, definindo-se várias responsabilida-des e compromissos entre as partes. Foram verificados se os responsáveis técnicos da Celesc possuem registro no CREA e ART de cargo e função, e estabelecidos os profissionais habili-tados para os cargos técnicos da Ce-lesc. O engenheiro Zucatto ressaltou a importância das chefias técnicas serem ocupadas por profissionais le-galmente habilitados

Eng. Raul Zucatto reúne-se com presidente em exercício da Celesc

Parceria: Eng. Eletric. Eduardo Sitônio (D), Eng. Agr. Raul Zucatto e Eng. Mecânico Kleber Medeiros Justus, gerente Departamento Fiscalização CREA-SC.

O presidente da Entidade, Enge-nheiro Civil Bernardo Damiani Tasso, convida para o 2º Seminário de Perí-cias Judiciais que em seu final reuni-rá os Sócios do IBAPE para festejar o aniversário de 30 anos. O evento acontece no dia 28.11. Na ocasião serão prestadas diversas homena-gens aos Ex-Presidentes e Fundado-res da Entidade. Mais informações pelo fone (48) 3223-1689.

De 25 a 29 de agosto o Conselho realizou vistoria preventiva nas empresas de mineração de Criciúma, verificando também se possuiam profissionais habilitados e se as empresas estão registradas no CREA-SC. Participaram da vistoria fiscais das áreas de Geologia, En-genharia de Minas, Industrial, Elétrica e Civil, verificando a manutenção dos equipamentos, se o corpo técnico é formado por profissionais registrados e com ART de cargo e função, e a situação das empresas terceirizadas que prestam serviços às mineradoras.

Cláu

dia d

e Oliv

eira

Fiscalização Preventiva: CREA-SC vistoria empresas de mineração em Criciúma

Ibape-SC completa 30 anos

Divu

lgaç

ão C

REA-

SC

Fiscais do CREA-SC em visita à Mineradora NitroQuímica

CAIxA-SC: Eleições para diretor administrativoe financeiro ocorrem dias 29.10 e 14.11Confira as candidaturas no site do CREA-SC

A eleição para Diretor Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais/Mú-tua acontece no dia 29.10, das 9 às 19h, com urna na sede do CREA-SC. Somente poderão votar os associados da Caixa-SC Mútua em dia com suas anuidades.

Eleição diretor financeiro – A elei-ção para Diretor Financeiro da Caixa-SC acontece em 14.11 no Plenário do CREA. Somente poderão votar os Conselheiros titulares, ou, no caso de sua falta justifica-da ou impedimento, seus suplentes devi-

damente convocados. Para o cargo Dire-tor Administrativo registraram candidatura os profissionais: Eng. Civil Carlos Nakazi-ma, Eng. Civil José Jacques Zeitoune, Eng. Químico Paulo Antônio Constantino e Eng.Civil José Tadeu da Cunha. Para o cargo de Diretor Financeiro houve apenas um candidato inscrito: Eng. Agrônomo Silvio Thadeu de Menezes. A homologação das candidaturas aconteceu no dia 29 de se-tembro, quando esta edição já havia sido finalizada.

de discutir e monitorar as metas esta-belecidas para cada inspetoria, medin-do os resultados e aperfeiçoando os planos de ações.

Lembramos que não haverá expe-diente externo nas inspetorias e escritó-rios onde estarão sendo realizados os eventos, conforme cronograma abaixo:

Page 8: Set_out2008

8

CREA-SC

nestas eleições. O Eng. Zucatto ven-ceu no total das urnas instaladas junto a todas as regiões do estado. Para a

presidência do Confea, a qual foi eleito o Eng. Civil Marcos Túlio de Melo, com 41.224 votos, os resultados

em Santa Catarina fo-ram os seguintes: Eng. Eletric. Reynaldo Bar-ros, 848 votos e Eng.

Civil Marcos Túlio de Melo 2.298. Para Diretor Geral da Caixa-SC/Mútua foi eleito o candidato único Eng. Civil e de Seg. Trab. Carlos Alberto Xavier com

2.995 votos, resultado também homologado pelo Confea.

O resultado oficial, que está disponível no site do CREA-SC, passou a ser divulgado no dia 20.08 pela CER-SC – Comissão Eleitoral Regional de Santa Catarina, depois que o Tribunal Regional Fede-ral da 4ª Região (Porto Alegre) cassou por unanimidade a liminar concedi-da na ação proposta contra o Crea e contra o candidato Raul Zucatto, com isto perdendo efeito a decisão daque-le Tribunal que proibia a divulgação. O

O Confea – Conselho Fede-ral de Engenharia, Arqui-tetura e Agronomia ho-

mologou por unanimidade em sua sessão Plenária nº 1352 realizada dia 29.08, por meio da decisão PL-1068/2008, a

eleição do Eng. Agrônomo Raul Zucatto para a presi-dência do CREA-SC, com 2.625 votos. O candidato Eng. Civil Raul Gransotto re-

cebeu 507 votos e o Eng. Sanitarista Paulo José Aragão obteve 202 votos. Ao todo, 3.375 profissionais votaram

Eng. Agrônomo Raul Zucatto é reeleito presidente do CREA-SCResultado foi homologado na Plenária do Confea em 29.08.08

Eleições Confea/Crea

Eng. Carlos Alberto Xavier

Eng. Raul ZucattoEng. Marcos Túlio de Melo

Page 9: Set_out2008

CREA-SC

9

Eleições Confea/Crea

Eng. Carlos Alberto Xavier

Resultado Geral das Eleições

Raul Zucatto

Raul Gransotto

Paulo Aragão

Nulos

Brancos

2.625 (77,78%)

507 (15,02%)

15 (0,44%)

26 (0,44%)

202 (5,99%)

mandato do presidente eleito será de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezem-bro de 2011. “Serei, a exemplo da atual gestão, um presidente com dedicação exclusiva ao Conselho, presente em todas as regiões do estado, presti-giando os eventos e as realizações regionais e aprimorando os contatos e o diálogo com os profissionais, entida-des de classe, instituições de ensino e a sociedade catarinense, construindo uma verdadeira relação de confiança”, finaliza.

Compromissos 2009/2011 - Entre os principais compromissos da próxi-ma gestão estão: fortalecer a presen-ça e o posicionamento em defesa dos engenheiros, arquitetos e agrônomos e outras áreas do sistema junto à so-ciedade, consolidar a implantação do Planejamento Estratégico em todas as instâncias do Conselho e o Projeto

do Sistema de Fiscalização Avançada em todo o estado, dar continuidade a aplicação de, no mínimo, 10% da re-ceita líquida anual do CREA-SC no Programa de Educação Continuada – PEC, viabilizar a criação do Fórum Permanente de Educação (FPE), criar o CREA Júnior, viabilizar a ampliação,

até dezembro de 2011, da sede do CREA e mais seis sedes próprias para as inspetorias.

Todos os compromissos de gestão estão disponíveis no site do Conse-lho - www.crea-sc.org.br Veja abaixo resumo dos resultados e mapa geral apuração.

Page 10: Set_out2008

10

CREA-SC

Câmaras e Plenária

ElétricaCâmara reuniu-se em Piratuba - A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-SC realizou reu-nião extraordinária nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Vila Germânica em Piratuba. O evento foi aberto pelo superintendente do Conselho, Eng. Eletric. Claude Pasteur. Foram discutidos temas como fiscalização de emissoras de rádio e televisão, de manutenção de transformadores e de SPDA, fiscalização de ativida-des relacionadas com a NR10 e os termos de cooperação técnica com a Eletrosul. Mais informações pelo e-mail [email protected]

[ Câmaras ]

A proposta apresentada pela Co-missão de Renovação do Terço para 2009 foi aprovada por unanimidade na Plenária de agosto e enviada no dia 30.08 ao Confea. O Plenário do sistema Confea/Creas renova anu-almente um terço de sua composi-ção. A composição do Plenário do CREA-SC para 2009 foi alterada de 85 para 88 conselheiros dos quais 60 representantes de entidades de clas-se, 20 de instituições de ensino e 8 representantes dos Técnicos Agríco-las e Industriais de Nível Médio. As 3 novas vagas são da Instituição de Ensino Unochapecó. Fazem parte da comissão os conselheiros Giórgio Murara Alves, coordenador; Erwin Hugo Ressel Filho, Antônio Carlos Tomazi, Ralf Ilg, José Raimundo Mo-ritz Picolli, Sérgio Ricardo Mendes Moraes e Enéas Jeremias de Quei-roz, que apresentou as planilhas na

Arquitetura A0425 - Código tratamento de efluentes domésticos – A Câmara lembra que tanto arquitetos como engenheiros devem utilizar o código A0425 para tratamento de efluentes domésticos, o que inclui o sistema fossa, filtro e sumidouro. O CREA-SC prepara ofício às prefeituras mu-nicipais sobre códigos de engenharia sanitária para esclarecimento sobre o assunto. Dúvidas contactar e-mail [email protected]

AgronomiaART Construções rurais - Em re-lação ao preenchimento de ART de construções rurais, a Câmara escla-rece aos profissionais que o padrão é o preenchimento pelo valor do contrato, sendo exigidos os códigos: Classificação – H1670; Quantidade – metros quadrados; e Unidade – 14.

[ Plenária ]

Plenária aprova renovação do terço para 2009

Aprovados indicados para Medalha do Mérito Catarinense

Reunião da Câmara de Arquitetura

Patrí

cia F

ranc

alac

ci

Conselheiros integrantes da Comissão de Renovação do Terço durante Plenária de agosto. Ao microfone o Coordenador da Comissão Eng. Civil Giórgio Murara Alves.

Cláu

dia d

e Oliv

eira

Foram aprovados por unanimidade na Plenária de agosto os nomes indi-cados para a Medalha do Mérito Cata-rinense: na categoria Empresa Pública – a EPAGRI; na categoria Instituição de Ensino – a Escola Técnica Tupy; na categoria Livro do Mérito – o Eng. Ci-vil e Seg. Trab. Luiz Maffessoni Neto e na categoria Medalha do Mérito – Eng.

Agr. Murilo Pundek, Tec. Miner. Luiz Ra-mon da Silva, Geol. Giácomo Liberato-re, Eng. Civil Angelo Colbert de Carli e o Eng. Eletric. João Eduardo Moritz - este na edição anterior, publicamos erroneamente ter sido indicado para o Mérito nacional. As homenagens serão prestadas no encontro que acontecerá no auditório da ACE em 12.12.08.

Conselheiros acompanham análise de processos durante Plenária de agosto.

Patrí

cia F

ranc

alac

ci

Plenária, analisadas em quatro reuni-ões desde julho. Na Câmara de Civil, oito novos conselheiros assumem em 2009 (Ace, Acesa, Aeajs, Assenar, Area-It, Cesc, Seai e Furb); na Elé-trica 4 (Ace, Ceaj, Abee-SC e Unerj); na Agronomia 5 (Acef, Aeasc, Acea, Agrocon e UnoChapecó); Geologia e Minas 1 (Acem); Arquitetura 3 (Ae-acom, AreaVid e Uno Chapecó); In-dustrial 2 (Ceaj e Senge); Química 2 (Área-TB e Uno Chapecó) e Agrimen-sura 1 (Unesc). Mais detalhes no site do CREA-SC: www.crea-sc.org.br

Page 11: Set_out2008

CREA-SC

11

Inspetorias

O colegiado dos diretores regio-nais das 20 inspetorias e 8 escritó-rios do CREA-SC reuniu-se nos dias 22 e 23.08 no Hotel Le Canard, em Lages. O coordenador do colegiado, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho fez a abertura do evento e em seguida houve uma palestra do presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto sobre atribuições, importância do tra-balho dos diretores regionais, metas e prioridades do Conselho para 2009.

A programação contou ainda com palestras do gerente de Fiscalização, Eng. Mec. Kleber Justus sobre im-plantação do projeto de fiscalização avançada em todo o estado, do ge-rente financeiro, Jorge Cascaes que apresentou proposta orçamentária para o próximo ano e do gerente de atendimento, Carlos Alberto Pinhei-ro que mostrou aos participantes os resultados do Depto de Atendimento do CREA-SC.

Diretores regionais do CREA-SC reuniram-se dias 22 e 23 de agosto em Lages

O término das obras da nova inspe-toria de Criciúma acontece em outubro deste ano. A empresa executora é a Construtora M2 LTDA de Braço do Nor-te. A nova sede tem facilidade de acesso e localização, estacionamento amplo e melhor estrutura para que os profissio-nais possam ser atendidos. O endereço

é Rua Thomé de Souza, no bairro Mi-chel, próximo a prefeitura do município. A inauguração será no dia 24.10, às 19 horas, com a presença do presidente do CREA-SC, do colegiado de diretores de todo o estado, que durante o dia estará reunido em mais um encontro, e da di-retora regional Arq. Stela Maris Ruppen-

thal, além de profissionais, autoridades e lideranças da região. Também está confirmada a presença do presidente do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo. Este é mais um compromisso honrado pela atual administração, reivindicação dos profissionais da região há cerca de 15 anos.

O presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto, assinou no dia 18.08 em Caçador o contrato que au-toriza a construção da nova sede da Inspetoria na região. A empresa res-ponsável pela obra é a Lajetec - Lajes e Artefatos de Cimento LTDA. A nova inspetoria será construída em um ter-reno doado pela prefeitura do municí-

A inspetoria de Araranguá e As-sociações Profissionais e Comerciais, entre elas a OAB e o CDL, integram uma comissão que irá definir as facul-dades que serão instaladas na região. Atualmente em Araranguá existem se-des do CEFET/SC (Centro Federal de

Educação Profissional e Tecnologia), EAFS (Escola Agrotécnica Federal de Sombrio) e um campus da Universi-dade Federal de Santa Catarina em implantação. No dia 21.08 foi realizada a primeira reunião na ACIVA (Asso-ciação Comercial e Industrial do Vale

Inspetoria de Araranguá participa de comissão para definir faculdades na região

Assinado contrato para a construção da nova inspetoria de Caçador

Diretores Regionais do CREA-SC no encontro em Lages

Adria

no G

arce

z

Diretor da Lajetec Eng. Civil Davi Pulkow e presidente Zucatto (D) durante assinatura contrato.

Adria

no G

arce

z

pio, localizado próximo a câmara dos vereadores. A previsão para o térmi-no da obra é de 8 meses. A Inspetoria de Caçador conta com o registro de 275 profissionais de nível superior e 107 de nível médio, além de 114 em-presas do setor tecnológico. A nova inspetoria vai melhorar as condições de atendimento da região.

Na manhã de sábado, os direto-res debateram sobre a realização do 6º Encontro Estadual de Entidades de Classe, que acontece dias 7 e 8.11 na capital, a atuação das inspetorias e a fiscalização em suas regiões.

Inauguração da nova inspetoria de Criciúma será dia 24.10

do Araranguá) com a participação do reitor e vice-reitores da UFSC e inspe-tores do CREA-SC. De acordo com o diretor regional da Inspetoria do CREA em Araranguá, Eng. Civil Ivan Francis-co Balthazar, o objetivo da inspetoria é conseguir instalações para a área tec-nológica (Engenharias) e saúde (Me-dicina). “Queremos trazer educação profissional e tecnologia para o Vale do Araranguá”, finaliza Balthazar.

Page 12: Set_out2008

12

CREA-SC

Eventos

As Entidades de Classe regis-

tradas no CREA-SC, assessores téc-nicos, diretores regionais, gerentes e colaboradores do Conselho estarão reunidos nos dias 7 e 8.11 em Floria-nópolis no 6ºENEC - Encontro Estadu-al de Entidades de Classe. O objetivo é uma maior integração do CREA-SC com as entidades que integram o Sistema Confea/Crea’s, consolidan-do a parceria em prol da valorização profissional e do fortalecimento da fiscalização. No evento serão deba-tidos temas como: a participação da engenharia no crescimento do País, o exercício da cidadania e a integração

do sistema - como as entidades de classe podem atuar colaborando com o aperfeiçoamento da fiscalização e com a valorização profissional.

Haverá palestras do presidente do Confea, Eng. Civil. Marcos Túlio de Melo “ O Sistema Confea/Crea’s e o relacionamento com as entidades de Classe”, do presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto, do presidente da CredCREA – Cooperativa de Cré-dito dos Profissionais do CREA-SC, Eng. Civil Gelásio Gomes, da Mútua Caixa de Assistência dos Profissio-nais e do Dr. João Manoel Dionísio, Secretário de Controle Externo do TCU/SC falando sobre o tema refe-

Pela primeira vez no continente america-no, a terceira edição do

Congresso Mundial de Engenheiros (WEC – World Engineers` Conven-tion) – que já passou pela Alemanha e pela China – pretende reunir mais de cinco mil engenheiros de todo o mun-do em Brasília, de 2 a 6 de dezembro de 2008 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Em paralelo ao congresso acontece a 65ª SOEAA - Semana Oficial de Engenharia, Arqui-tetura e Agronomia.

A WEC é conhecido como o maior evento da área de engenharia em nível mundial. Estão confirmadas as presenças do secretário do Meio Am-biente e Recursos Naturais do México, Juan Rafael Elvira Quesada, do vice-presidente da Academia Panamerica de Engenharia, Pablo Realpozo Del Castillo, do ex-ministro de Minas e Energia e atual presidente do Conse-lho Nacional de Decanos dos Colégios Profissionais do Peru, Carlos Herrera Descalzi, dentre outros. Todos os de-talhes no site: www.wec2008.org.br

Encontro de Entidades de Classe 6º ENEC acontece dias 7 e 8 de novembro na capital

O Conselho reúne todos os seus fiscais, assessores técnicos, coorde-nadores de Câmaras Especializadas e alguns atendentes de 1 a 4.10 em Florianópolis, no Hotel Torres da Ca-choeira. O objetivo do encontro será o treinamento dos profissionais e sua

integração na área do planejamento estratégico, constituindo uma padro-nização nas fiscalizações em todo o estado. Haverá a análise dos resul-tados de 2008 e estabelecimento de metas para 2009, apresentação do sistema de Fiscalização Avançada e

treinamento na operação do software pelos fiscais, além da análise do tema infrações a legislação profissional e orientações procedimentais. A pro-gramação está no site do Conselho.

As inovações tecnológicas e o desenvolvimento sustentável são os temas centrais do Congresso que acontece em Blumenau, de 29 a 31.10, no Viena Park Hotel. O 14º CBENC tem por objetivo reunir e promover fóruns de debates e a in-teração entre professores, pesqui-sadores, discentes, empresários e profissionais da área de Engenharia Civil de todo o País. Mais informa-ções www.furb.br/cbenc

Blumenau sedia 14º Congresso Nacional de Engenharia Civil

Seminário de Fiscalização acontece de 1 a 4.10

WEC 2008: Congresso Mundial de Engenheiros será no mês de dezembro em Brasília

rente aos controles nos Conselhos de fiscalização profissional e o papel das entidades de classe.

Assuntos pontuais também serão analisados no encontro, como o pla-nejamento estratégico regionalizado, os benefícios e propostas da Caixa-SC para 2009, o aperfeiçoamento das parcerias para o PEC – Programa de Educação Continuada, discutindo-se questões como as regras básicas, o prazo de entrega dos pedidos e a prestação de contas, entre outros. Na última edição do evento em 2006, compareceram representantes de 43 entidades, numa excelente integração entre as organizações e o Conselho. Inscrições e mais informações sobre o evento, bem como programação completa pelo fone (48) 3331-2006 ou no site www.crea-sc.org.br