SEMI-EXTENSIVO E TERCEIRO NOTURNOplataoapucarana.com.br/bancodequestoes/wp-content... · breastfed...

36
Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular SEMI-EXTENSIVO E TERCEIRO NOTURNO 1 BIMESTRE/2015 INSTRUÇÕES: 1. Confira o caderno que deve conter de 01 a 90 questões. Qualquer discordância deve ser imediatamente comunicada ao fiscal. 2. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo PERMITIDAS PERGUNTAS aos fiscais. 3. A prova é INDIVIDUAL. O uso de qualquer recurso NÃO PERMITIDO acarretará a imediata anulação da prova. 4. O uso de TELEFONE CELULAR durante a prova É ESTRITAMENTE PROIBIDO. Os telefones deverão ser desligados e guardados ou entregues aos fiscais, SOB PENA DE ANULAÇÃO DA PROVA. 5. NÃO SE ESQUEÇA de escrever o NOME, NÚMERO E A TURMA NA FOLHA DE RESPOSTAS. 6. É ESTRITAMENTE PROIBIDO emprestar lápis, borracha, e outros, durante a realização desta prova. 7. DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas (das 14:00 às 18:00 horas). 8. O candidato deverá no FINAL DA PROVA, entregar a folha de respostas ao fiscal e, se quiser, aguardar o resultado que será divulgado após o término da aplicação.

Transcript of SEMI-EXTENSIVO E TERCEIRO NOTURNOplataoapucarana.com.br/bancodequestoes/wp-content... · breastfed...

Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e

Cursinho Pré-Vestibular ,

SEMI-EXTENSIVO E TERCEIRO NOTURNO

1 BIMESTRE/2015 INSTRUÇÕES:

1. Confira o caderno que deve conter de 01 a 90 questões. Qualquer discordância deve ser

imediatamente comunicada ao fiscal.

2. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo PERMITIDAS

PERGUNTAS aos fiscais.

3. A prova é INDIVIDUAL. O uso de qualquer recurso NÃO PERMITIDO acarretará a imediata

anulação da prova.

4. O uso de TELEFONE CELULAR durante a prova É ESTRITAMENTE PROIBIDO. Os

telefones deverão ser desligados e guardados ou entregues aos fiscais, SOB PENA DE

ANULAÇÃO DA PROVA.

5. NÃO SE ESQUEÇA de escrever o NOME, NÚMERO E A TURMA NA FOLHA DE

RESPOSTAS.

6. É ESTRITAMENTE PROIBIDO emprestar lápis, borracha, e outros, durante a realização

desta prova.

7. DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas (das 14:00 às 18:00 horas).

8. O candidato deverá no FINAL DA PROVA, entregar a folha de respostas ao fiscal e, se

quiser, aguardar o resultado que será divulgado após o término da aplicação.

2

SEMI-EXTENSIVO E TERCEIRO NOTURNO – SIMULADO – 1 BIM/2015

LÍNGUA PORTUGUESA

Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?

- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera. - Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no

recesso dos seus lares. - Como é? - Aí galera. - Quais são as instruções do técnico? - Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia

otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendida pela reversão inesperada do fluxo da ação.

- Ahn? - É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça. - Certo. Você quer dizer mais alguma coisa? - Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez meio previsível e

piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas? - Pode. - Uma saudação para a minha progenitora. - Como é? - Alô, mamãe! - Estou vendo que você é um, um... - Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o

atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?

- Estereoquê? - Um chato? - Isso. Correio Braziliense, 13/05/1998.

01) (ENEM) – O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do publico. São elas:

a) a saudação do jogador aos fãs do clube, no inicio da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe.

b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado.

c) o uso da expressão “galera”, por parte do entrevistador, e da expressão “progenitora”, por parte do jogador.

d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra “estereotipação”, e a fala do jogador em “é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça”.

e) O fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.

3

02) Assinale a alternativa que apresenta desvio em relação à norma culta.

a) Teve o desejo vago de realizar qualquer ação notável que espantasse o irmão e lhe despertasse atenção.

b) As abas do chapéu jogadas para traz, preso debaixo do queixo pela correia, aumentavam-lhe o rosto queimado, faziam-lhe um círculo enorme em torno da cabeça.

c) Naquele momento Fabiano lhe causava grande admiração d) A idéia surgiu-lhe na tarde em que Fabiano botou os arreios na égua alazã e entrou a amansar-

lhe. e) Ao passar pelo jatobá, virou-lhe o rosto.

03) Assinale a palavra com maior número de fonemas:

a) flexão b) leite c) queria d) corrida e) passo

04) Assinale a alternativa correta.

a) Em chope há cinco fonemas b) Em camada há dois fonemas c) Em tu há dois fonemas d) Em correr não há dígrafo e) i e u sempre são semivogais

05) Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de acordo com as normas vigentes. Assinale-o:

a) tran-sa-tlân-ti-co b) ab-di-ca-ção c) subs-ta-be-le-cer d) fri-ís-si-mo e) cis-an-di-no

LITERATURA

06) Leia com atenção o fragmento abaixo, extraído do “Sermão da Sexagésima”, do Padre Antônio Vieira:

Supostas estas duas demonstrações; suposto que o fruto e efeitos da palavra de Deus, não fica, nem por parte de Deus, nem por parte dos ouvintes, segue-se por consequência clara que fica por parte do pregador. E assim é. Sabeis, Cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos Pregadores. Sabeis, Pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa.

(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)

4

Com base no fragmento, pode-se afirmar que o texto relata as dúvidas do pregador diante:

a) da fé cristã, típica do período barroco. b) da tarefa de cristianizar o mundo, questionando a importância da mensagem. c) da onipotência de Deus, característica da mentalidade barroca. d) de seu próprio papel enquanto mensageiro da palavra de Deus. e) das atitudes do público ouvinte, pouco dedicado à mensagem cristã.

07) Leia um trecho da poesia de Tomás Antônio Gonzaga e responda o que se pede:

Enquanto pasta, alegre, o manso gado Minha bela Marília, nos sentemos À sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos Na regular beleza, Que em tudo quanto vive nos descobre A sábia natureza.

Tomás Antônio Gonzaga é um dos principais representantes da estética neoclássica (árcade) e em sua poesia é possível encontrarmos várias das características desse período literário. Assinale a alternativa que corresponde à somatória das proposições corretas: 01. O poeta busca motivos bucólicos, com sensualismo e subjetivismo exagerados. 02. A poesia da Arcádia transforma o campo num bem perdido. 04. A vida em contato com a natureza é revalorizada no arcadismo. 08. Valoriza-se, no arcadismo, o emprego de uma linguagem poética cheia de simplicidade. 16. O árcade adota uma personalidade fictícia, um estado pastoril.

a) 06 b) 12 c) 20 d) 30 e) 31

08) O Navio Negreiro - Castro Alves Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães: Outras moças, mas nuas e espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs! E ri-se a orquestra irônica, estridente... E da ronda fantástica a serpente Faz doudas espirais ...

5

Se o velho arqueja, se no chão resvala, Ouvem-se gritos... o chicote estala. E voam mais e mais...

No poema “O Navio Negreiro”, Castro Alves expõe a sua indignação diante da situação do negro-escravo e essa obra é uma das muitas manifestações poéticas que, ao longo da nossa Literatura – e desde o Barroco até nossos dias – tiveram um apelo centrado no(a):

a) engajamento nas lutas classistas operárias b) revolta contra o colonizador português c) comprometimento com a problemática social d) indignação com o desgoverno e a impunidade e) irreverência diante do descomprometimento social

09) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo.

a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.

b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais. c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher. d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo. e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.

10) Leia os versos:

Esta, de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhantes copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia. Então e, ora repleta ora esvaziada, A taça amiga aos dedos seus tinia Todas de roxas pétalas colmada. (Alberto de Oliveira)

Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:

a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo; b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso; c) revalorização das idéias iluministas e descrição do passado; d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga; e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.

INGLÊS Responda as questões 11 e 12 de acordo com o texto.

6

In 2013 medical journal, the Lancet, confirmed that malnutrition is the underlying cause behind 45% of child deaths under five. But the government is showing it has the political will to address the problem, having signed up to the Nutrition for Growth agreement and joined the Scaling Up Nutrition (Sun) movement, a collective effort from governments, civil society, the UN, donors, businesses and researchers. It‟s involvement in Sun is being led by the vice-president‟s office. “It‟s come to the point where everybody knows it‟s not just health related, you need to have all the players on board to tackle malnutrition,” says Aminata Shamit Koroma, director of food and nutrition at Sierra Leone‟s the ministry of health. As the country moves from post-conflict to emerging market, the government realises that it must shift from treatment of malnutrition to prevention. Agriculture, education, gender equality and sanitation all have a role to play in this. “We‟ve seen that women with a higher educational level are less likely to have malnourished children. You need good sanitation. You need food to be affordable, accessible for people to be able to purchase and feed themselves,” says Koroma. In Sierra Leone, Koroma focuses on promoting breastfeeding as a key policy for reducing stunting and malnutrition among younger generations. The message that babies should be exclusively breastfed for the first six months of their lives is broadcast over the radio, during awareness weeks and via mother-to-mother support groups. “Experienced mothers counsel young mothers,” she says. “We‟ve found that the barrier to exclusive breastfeeding is tradition. Grandmothers tell mothers they need to give the baby water because it‟s thirsty. We use this same medium [grandmothers] to go back to the mothers and say, you don‟t have to give the baby water. Breast milk has every thing the child needs for the first six months.”

(LEACH, Anna Veronica. Adaptado de: Guardian Professional, Monday 16 June 2014 12.39 BST. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2014.)

11) Em relação à subnutrição, considere as afirmativas a seguir.

I. O vice-presidente de Serra Leoa faz ações para, primeiro, tratar a subnutrição e, posteriormente, preveni-la.

II. As mães com menor nível de escolaridade são mais propensas a amamentar seus filhos. III. Vários elementos estão envolvidos no combate à subnutrição, entre eles, a igualdade de

gênero e o saneamento básico. IV. O incentivo ao aleitamento materno tem sido o ponto central na política para diminuir a

subnutrição.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

7

12) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal objetivo do texto. a) Divulgar ações do governo de Serra Leoa em relação ao combate à desnutrição infantil no país. b) Demonstrar que a principal barreira em relação ao aleitamento materno é a tradição de oferecer

água ao bebê. c) Defender as vantagens da prática exclusiva do aleitamento materno durante os primeiros seis

meses de vida. d) Informar sobre as vantagens do aleitamento materno e da mamadeira na prevenção da

subnutrição. e) Promover a utilização da mamadeira como principal aliado no combate à desnutrição em países

pobres. Responda as questões 13,14,15 de acordo com o texto.

The world was shocked when Qatar won the bid to host the 2022 World Cup in 2010. Of course, there‟s the weather: the Persian Gulf state suffers temperatures well north of 100 degrees – sometimes over 120 – in the World Cup months of June and July. And there‟s the fact that the tiny, oil-rich nation has little soccer history or presence on the sport‟s international stage: It‟s never sent a team to the Cup to compete. Turns out, there may have been more suspicious factors behind FIFA‟s bizarre decision. The British press have alleged that Qatari billionaire Mohamed bin Hammam paid off FIFA officials in order to secure their votes to bring the Cup to his country. If the allegations are true, FIFA Vice President Jim Boyce said he‟d push to strip Qatar of the Cup and re-award it to another country. What could push all this to critical mass is ongoing outrage over Qatar‟s mistreatment of the construction workers tasked with building Cup infrastructure. The long hours of hard labor in unbearably hot conditions have proven lethal: It‟s estimated that 1200 workers have died in Qatar since the country was awarded the Cup. They are almost exclusively migrant workers from South and Southeast Asia and can only leave Qatar with the written permission of their employers – a system some watchers have compared to slavery. Five of the World Cup‟s six top corporate sponsors (including Coca-Cola and Adidas) have voiced concern over corruption and worker abuse allegations, and publicly back formal investigations. Blatter, in a rare off-message moment, admitted that giving Qatar the bid was a “mistake”. Qatari officials have denied wrong doing on corruption charges and promised to reform labor laws – but clearly, they have a lot more to worry about than air-conditioning their stadiums.

(Adaptado de: Acesso em: 17 set. 2014.)

8

13) De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir. I. Existe uma possibilidade de o Catar deixar de sediar a Copa do Mundo de 2022 devido a

denúncias da imprensa internacional. II. O Catar é conhecido por sua tradição futebolística, inclusive com participação em eventos

esportivos internacionais. III. Até 2022, há uma previsão de queda no número de mortos entre os operários que atuarão nas

obras para a Copa do Mundo do Catar. IV. Patrocinadores da Copa do Mundo de 2022 demonstraram preocupação com as alegações de

corrupção e abusos contra os trabalhadores do evento.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

14) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o argumento central no qual se baseia o texto.

a) A pouca tradição no futebol e a ausência em campeonatos mundiais anteriores foram fatores

decisivos para a escolha do país sede. b) O governo do Catar escraviza seus operários, o que preocupa as grandes empresas mundiais

em termos de direitos humanos. c) O clima do Catar, nos meses nos quais ocorrerá o Mundial, é um fator que impede sua

realização nesse local. d) A escolha do Catar como sede do Mundial de futebol está envolvida com suspeitas de suborno

e alegações de abusos contra os trabalhadores. e) Milionários do Catar pagarão as despesas para a realização do Mundial assim como os salários

dos funcionários envolvidos na construção dos estádios.

15) Considere a frase a seguir:

If the allegations are true, FIFA Vice President Jim Boyce said he‟d push to strip Qatar of the Cup and re-award it to another country.”

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que expressam os trechos sublinhados.

a) Condição cujo resultado independe da veracidade das alegações. b) Condição futura improvável de se realizar. c) Situação futura possível de se realizar subordinada a uma situação presente. d) Situação atual hipotética e contrária aos fatos conhecidos. e) Situação passada e já superada pelas evidências do presente.

9

ESPANHOL

Twitter revela que existen dos superdialectos del español Gracias a Twitter estos investigadores han llegado a una curiosa conclusión: existen dos grandes superdialectos, uno común a las grandes ciudades españolas y americanas y otro típico de las zonas rurales. Bruno Gonçalves, de la Universidad de Toulon (Francia) y David Sánchez, del Instituto de Física Interdisciplinar y Sistemas Complejos (IFISC, CSIC-UIB) en España, han usado los tuits geolocalizados de Twitter para analizar cómo cambia la manera de hablar según las distintas regiones. En total han recopilado unos 50 millones de tuits escritos en español durante dos años. De todos ellos, la mayoría habían sido lanzados desde España, Hispanoamérica y Estados Unidos, aunque también compilaron tuits de Latinoamérica y el este de Europa. Una vez recopilados eligieron distintas palabras que varían en función de la geografía para analizarlas. Por ejemplo “coche” puede decirse de otras muchas maneras como auto, carro, concho, automóvil... Lo mismo ocurre, por ejemplo, con la palabra “ordenador” que puede citarse como computadora, PC, computador, etcétera. Así pues, cruzando el uso de dichas palabras con la localización geográfica de las mismas obtuvieron un mapa de zonas donde se usaban más o menos esos sinónimos pudiendo llegar a una curiosa conclusión: existen dos superdialectos del español dentro de la red social del pájaro azul. El primero de ellos es una especie de variedad internacional del español cuyo uso se reduce prácticamente a las principales ciudades americanas y españolas. El segundo de ellos sería el más usado en zonas rurales. Como apuntan desde la agencia de noticias científicas SINC, para Gonçalves y Sánchez el primer caso se explicaría debido a la homogeneización creciente de la lengua causada por distintos mecanismos de nivelización (educación, medios de comunicación, Twitter...). En el segundo, en las zonas rurales de España y América, se detectaron tres variedades diferentes que corresponderían a un dialecto utilizado en España, otro presente en amplias zonas de Hispanoamérica y un tercero exclusivo del cono sur. Los investigadores piensan que su trabajo “abre un nuevo arco de posibilidades para nuevas aplicaciones en estudios lingüísticos computacionales, un campo lleno de grandes oportunidades”, apuntan a SINC.

(Disponível em: Acesso em: 7 out. 2014.)

11) Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) A pesquisa com mensagens do Twitter objetivou a aproximação e a interação entre pessoas de diferentes regiões.

b) A pesquisa desenvolvida por instituições da França e da Espanha contribui para os avanços linguísticos.

c) As mensagens geolocalizadas do Twitter foram utilizadas para nivelar aprendizes de espanhol na França e nos EUA.

d) As palavras que variam conforme a localização geográfica são usadas na Europa, ao contrário da América.

e) Os estudos linguísticos computacionais apontam um crescimento da diversidade da língua espanhola.

10

12) A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.

a) A Universidade de Toulon e o Instituto de Física Interdisciplinar, com base na distância geográfica, revelaram dois dialetos na Espanha.

b) As mudanças linguísticas do espanhol se comprovaram decorrentes das redes sociais e do prestígio internacional.

c) Bruno Gonçalves e David Sánchez comprovaram a variação linguística regional advinda de mensagens do Twitter.

d) Os resultados da pesquisa constatam duas variedades linguísticas: uma do cone sul e outra da Espanha.

e) Zonas rurais da França e principais cidades americanas foram os locais das pesquisas sobre as falas regionais.

13) O pronome sublinhado no fragmento “De todos ellos, la mayoría habían sido lanzados desde España, Hispanoamérica y Estados Unidos, aunque también compilaron tuits de Latinoamérica y el este de Europa” se refere a:

a) dialetos. b) mensagens. c) participantes. d) pesquisadores. e) redes sociais.

¿Sueñan de forma diferente hombres y mujeres? Se podría decir que sí, al menos a tenor de dos recientes investigaciones. Los resultados de la primera de ellas, llevada a cabo en la Facultad de Medicina de Mannheim, en Alemania, indican que aunque las mujeres sueñan cada vez más con el trabajo – el doble que hace cincuenta años –, no sienten tanto estrés onírico como los hombres, los cuales sufren recurrentes pesadillas sobre la oficina. Otro hallazgo de Markus Georgi y Michael Schredl, coautores del estudio, fue que en los sueños femeninos aparecen con más frecuencia comida, ropa y situaciones relacionadas con el aspecto y con la niñez, así como la sensación de flotar, sumergirse o de caer por el aire. Por su parte, en los masculinos abundan la violencia y la sexualidad en escenarios exteriores, con armas, herramientas y largas carreteras. Estos expertos también apreciaron que las diferencias de género surgen a edad temprana. Los niños sueñan más con monstruos y animales grandes, mientras que las niñas lo hacen con seres humanos y criaturas pequeñas. Entre los doce y quince años, ellas padecen más ansiedad por contenidos que les provocan desasosiego. El otro ensayo, dirigido por Jennifer Parker, de la Universidad del Oeste de Inglaterra, en Bristol, ratificaba que el mundo onírico de ellas es más emocional y familiar, y transcurre en espacios cerrados, al contrario que los sueños de los varones, que suceden al aire libre. Además, a las féminas las envuelven sentimientos más complejos y desagradables, y suelen involucrar en mayor grado a miembros de la familia.

(Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2014.)

11

14) Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) Segundo a pesquisadora Parker, os homens, na fase infantil, têm pesadelos com criaturas pequenas e com armas de fogo.

b) Na infância, as mulheres sonham com espaços ao ar livre e com animais grandes, e os homens sonham com armas.

c) Enquanto os homens sonham com a escola na fase da infância, as mulheres sonham com comidas e sapatos, nessa fase.

d) Conforme a pesquisa realizada na Alemanha, homens costumam ter mais pesadelos com o trabalho que mulheres.

e) A pesquisa desenvolvida na Inglaterra comprova que as mulheres sonham mais com ambientes externos, ao ar livre.

15) Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Homens e mulheres padecem, com a mesma proporção, na fase adulta, do chamado estresse onírico.

II. A diferença de gênero estabelece, desde a infância, que sonhos femininos e masculinos possuem semelhanças.

III. A pesquisa desenvolvida na Inglaterra constatou que o mundo onírico feminino é menos racional.

IV. A sensação de flutuar ou cair é mais frequente nos sonhos femininos, segundo Georgi e Schredl.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GEOGRAFIA

16) O termo bipolaridade, que passou a ser intensamente utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, significou:

a) Os dois principais pólos ou centros da economia capitalista mundial: Japão e Estados

Unidos. b) O grande peso e a importância política-militar que passaram a desempenhar as duas

superpotências como líderes de seus blocos de aliados. c) A descoberta dos dois pólos do nosso planeta: o norte e o sul. d) Uma forma de regime político em que há o equilíbrio entre dois poderes: o Executivo e o

Judiciário. e) A divisão do mundo atual entre países desenvolvidos e desenvolvidos.

12

17) (ENEM) O Canadá, os Estados Unidos e o México, dentro da tendência moderna da economia de mercado, firmaram recentemente um tratado degrande importância para os três países. O objetivo fundamental desse tratado é:

a) A comercialização de produtos industrializados. b) A comercialização de produtos primários. c) O controle das águas internacionais. d) O controle nuclear. e) O livre comércio.

18) (UEL – Londrina) O bloco “europeu ocidente” é dentro da nova ordenação mundial em blocos de

poder e grandes organizações econômicas, aquele que se apresenta como o mais avançado, ou pelo menos, o único que expressa uma união política explicita (embora ainda não consolidada) entre vários Estados-nações. Esta estratégia em consolidação no espaço europeu pode, quem sabe, constituir o caso mais avançado de uma nova forma de viabilizar e fortalecer o capitalismo à escala internacional.

O “bloco europeu ocidental” a que se refere o texto é:

a) União Européia (EU). b) North American Free Trade Agreement (Nafta). c) Associação Européia de Livre Comércio (Aelc). d) Organização do Tratado de Atlântico Norte. (OTAN). e) Benelux.

19) (UERJ) O Mercosul constitui,nas condições deste fim de século, um sistema indispensável para

um satisfatório atendimento internacional dos interesses dos países membros, para a preservção de suas margens de autodeterminação para ampliar seus mercados e para lhes abrir alternativas de intercâmbios em face de constrangimentos que poderão decorrer de politícas restritivas dos mercados.

(Mercosul – sinopse estatística v. 1.IBGE, 1993).

O objetivo do Mercosul, já em prática é:

a) Aumento do intercâmbio comercial entre os países membros. b) Relacionamento mais estreito como os países membros do Nafta. c) Implantação de indústrias brasileiras em todos os países e vice-versa. d) Entrosamento das redes de comunicações e transportes entre os países participantes. e) Obrigatoriedade do ensino das línguas espanhola e portuguesa nos currículos escolares das

nações participantes. 20) (UNIOESTE – PR) O mundo atual apresenta duas tendências bem definidas: a globalização e o

nacionalismo. O tratamento recebido, por exemplo, por imigrantes de diversas nacionalidades em vários países europeus demonstra que o nacionalismo ressurge ameaçadoramente no cenário internacional. Por outro lado, o estabelecimento de acordos econômicos entre blocos de países revela uma tentativa à globalização.

13

Qual das alternativas abaixo apresenta somente acordos desse tipo:

a) Otan, Mercosul e Nafta. b) Mercosul,, Pacto de Varsóvia eNafta. c) Pacto de Varsóvia, Otan e Nafta. d) Nafta, Mercosul e União Européia. e) União Européia, Nafta e Pacto de Varsóvia.

21) (UFU – MG) No Brasil atual diversas massas de ar. Aquela que provoca chuvas frontais no litoral

do Nordeste durante o inverno, geadas nas lavouras dos estados da região Sul e friagem no Norte denomina-se:

a) Equatorial continental. b) Equatorial atlântica. c) Tropical atlântica. d) Tropical continental. e) Polar atlântica.

22) O petróleo e o carvão são riquezas associadas aos terrenos:

a) De rochas cristalinas. b) De escudos cristalinos. c) Planálticos de baixas altitudes. d) De bacias sedimentares. e) Graníticos e gnáissicos.

23) (FCMSC – SP) Os solos vêm sendo submetidos ao ataque intensivo da erosão, devido ao hábito

generalizado de cultivar a terra segundo as linhas de maior declive e de até mesmo aproveitar as encostas mais íngremes.

Dentre as alternativas a seguir, assinale a que seria a melhor solução para os problemas do solo apresentados no texto acima.

a) O emprego de fertilizantes químicos e a prática de sobreamento. b) O plantio em curvas de nível e a preservação da mata nas cabeceiras dos rios. c) A prática dosobreamento e a preservação da mata nos níveis mais baixos do relevo. d) A prática do pousio e da rotação de terras. e) O emprego da drenagem e da rotação de terras.

24) (UFPE) Em relação à vegetação no Brasil, não é correto afirmar:

a) A floresta Amazônica é uma mata heterogênea, com milhares de espécimes vegetais perenes, isto é, não perdem as folhas no outono\inverno.

b) A caatinga é típica do clima-árido do sertão nordestino e constitui um tipo de vegetação com plantas xerófilas.

c ) Os cerrados são próprios do clima tropical típico ou semi-úmido, sendo uma vegetação arbustiva e herbácea.

14

d) A mata de araucária corresponde às áreas de clima tropical com predominância de pinheiros. e) A mata de igapó, na Amazônia, é encontrada ao longo do rio e é permanentemente inundada

pelas cheias fluviais. 25) Marque com X a afirmativa errada:

a) Na Amazônia, a modernização nas técnicas de pesca, com o uso até de dinamite, está extinguindo certas espécies como o pirarucu, o peixe-boi e outros.

b) Os igarapés da Amazônia são pequenos e estreitos cursos de água. c ) Afirm-se normalmente, que na Amazônia a vegetação vive de si própria, pouco dependendo

dos solos, porque ela impede a erosão pluvial, além defornecer elementos nutrientes à terra. d) Os solos da Amazônia são naturalmente férteis e uma prova disso é a exuberante vegetação

que eles sustentam. e) Inúmeras tentativas de estabelecer grandes plantações monocultoras na Amazônia falharam,

por não terem considerado as condições próprias do meio natural.

HISTÓRIA

26) (ENEM) Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas "guerras de religião" dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.

"(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo], mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."

(MONTAIGNE, Michel Eyquem de, "Ensaios", São Paulo: Nova Cultural, 1984.)

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne,

a) a idéia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.

b) a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades. c) os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da

piedade. d) a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e

racional. e) a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus

costumes são similares.

15

27) (UECE) O Crescente Fértil, expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:

a) China, Índia e Japão b) Grécia, Roma e Egito c) Irã, Palestina e Mesopotâmia d) Fenícia, Cartago e Roma e) Egito, EUA, China

28) (UECE) "- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte. - Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto." O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:

a) Corpus Juris Civilis b) Código de Hamurabi c) Código de Direito Canônico d) Código Napoleônico e) Leis Romanas

29) (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o:

a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi. e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

30) (FUVEST) "A história da Antigüidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades

baseadas na propriedade da terra e na agricultura." (K. Marx. "Formações econômicas pré-capitalistas.")

Em decorrência da frase de Marx, é correto afirmar que:

a) os comerciantes eram o setor urbano com maior poder na Antigüidade, mas dependiam da produção agrícola.

b) o comércio e as manufaturas eram atividades desconhecidas nas cidades em torno do Mediterrâneo.

c) as populações das cidades greco-romanas dependiam da agricultura para a acumulação de riqueza monetária.

d) a sociedade urbana greco-romana se caracterizava pela ausência de diferenças sociais. e) os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas se originavam da condição de

proprietários rurais.

16

31) (UFC) O Império Romano do Ocidente caiu em finais do século V. A sociedade romana foi destruída por motivos internos e externos ao próprio Império. As complexas causas de sua crise foram precipitadas pelo movimento dos escravos, dos colonos e das conquistas dos bárbaros.

Podemos afirmar que os bárbaros eram:

a) povos comerciantes do Mediterrâneo. b) tribos seminômades pastoris e guerreiras que viviam agrupadas em clãs. c) grupos internos ao Império, descontentes com a crise iniciada no século III. d) um conjunto de povos portadores de novas tecnologias agrárias. e) tribos descendentes dos antigos etruscos que habitavam o Lácio.

32) (UNESP) A palavra democracia originou-se na Grécia antiga e ganhou conteúdo diferente a

partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na polis grega:

a) funcionava num quadro de restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a

escravidão, excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres. b) abrangia o conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito de participação de

camponeses e artesãos em assembléias plebéias livremente eleitas. c) pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de

tomar a palavra na Assembléia dos cidadãos reunida na praça da cidade. d) evitava a participação dos militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exercício da

livre discussão e para a tomada de decisões consensuais. e) era exercida pelos cidadãos de maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus

representantes políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares. 33) (PUCPR) Quando o maior império da época resolveu destruir as isoladas cidades que formavam

a Grécia, ou torná-las tributárias do Grande Rei, esqueceu-se de que na Ática encontraria a resistência de homens que eram donos das terras que lavravam e que governavam o Estado que os governava. Foi uma felicidade para a Grécia e para a Europa que, 12 anos antes da batalha de Maratona, Clístenes tivesse podido completar sua obra e a de Sólon.

(Durant, Will. "Nossa Herança Clássica". Rio de Janeiro, Record, 1966, p. 101).

Sobre o texto acima, analise os itens a seguir:

I - O maior império da época, referido no texto, era o Império Romano. II - A batalha de Maratona foi um dos confrontos nas Guerras Médicas. III - Os gregos foram os grandes vencedores na guerra mencionada no texto. IV - A grande obra de Clístenes e Sólon foi a militarização de sua cidade-estado, onde também

todas as pessoas passaram a ter os mesmos direitos políticos. V - Na Ática encontrava-se Atenas, que teve seu maior esplendor na época da liderança política

de Péricles.

Estão corretos:

a) II, III e V b) I, II e V

17

c) I, II e IV d) II, III e IV e) II, IV e V

34) (PUCCAMP) Na transição do Mundo Medieval para o Moderno, teve papel de destaque:

a) o processo de ruralização das vilas e dos centros urbanos. b) o comércio e o renascimento das cidades. c) o poder político altamente descentralizado. d) a Igreja que acatava o lucro e a usura. e) a educação ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias.

35) (PUCCAMP) Os povos germânicos contribuíram para a formação do sistema feudal na medida que trouxeram, para a Europa Ocidental

a) a idéia de poder político local, a estrutura das vilas, do clientelismo e do colonato. b) as bases da organização política, social e judiciária, e os elementos que contribuíram para o

fortalecimento do poder da Igreja. c) a prática de economia natural, a imobilidade social, a ausência do Estado e o comitatus, com

sua noção de reciprocidade. d) o regime de trabalho servil baseado nas obrigações devidas pelos servos fundamentadas na

talha, nas banalidades e nos tributos de casamento. e) os princípios da corvéia, o da hospitalidade forçada aos nobres e o clima de insegurança que

obrigava as populações a se refugiarem no campo.

MATEMÁTICA 36) Uma clínica de estética atendeu numa determinada semana 125 clientes, sendo que 68 fizeram

drenagem linfática, 30 fizeram drenagem linfática e peeling , 25 fizeram peeling e limpeza de pele , 15 fizeram drenagem linfática e limpeza de pele e 10 fizeram os três procedimentos. Sabendo-se que 18 clientes fizeram só peeling, quantas fizeram só drenagem linfática e quantas fizeram só limpeza de pele, respectivamente?

a) 24 e 33 clientes. b) 33 e 24 clientes. c) 38 e 24 clientes. d) 24 e 38 clientes. e) 23 e 24 clientes.

37) Na figura abaixo, o valor de x é igual a:

a) 42º b) 40º c) 35º d) 30º e) 20º

18

38) Dados : ABC está inscrito na circunferência (O, r), AD é altura, AE é diâmetro, AB = 6 cm, AC = 10 cm e AE = 30 cm.

Então o segmento AD , em centímetros , é igual a :

a) 0,5 b) 1,0 c) 1,5 d) 2,0 e) 2,5

39) Sabendo que r//s na figura abaixo, calcule o valor de x e analise as afirmativas abaixo :

1. O complemento de x é igual a 60º. 2. O suplemento de x é igual a 150º. 3. O replemento de x é igual a 330º.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas são verdadeiras. b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira . c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras . d) Somente a afirmativa 2 é verdadeira . e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

40) Duas empresas de telefonia, A e B, têm os seguintes planos:

Empresa A: cobra um valor fixo mensal de R$ 19,90 e mais R$ 0,15 por minuto no valor da ligação.

Empresa B: cobra um valor fixo mensal de R$ 29,90 e mais R$ 0,05 por minuto no valor da ligação.

João contratou a empresa A e Maria contratou a empresa B. Sobre o exposto, analise as afirmativas

abaixo:

I. Se Maria pagou uma fatura de telefone no valor de R$ 79,90 , então ela realizou mais de 950 minutos em ligações.

2x + 90

r

s

4x

60x

19

II. Se João realizar, em um mês, 300 minutos em ligações , então sua conta de telefone no final do mês será de R$ 44,90.

III. Se uma pessoa utilizar no máximo 90 minutos em ligações por mês, então o plano da empresa A sairá mais barato que o plano da empresa B.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas são verdadeiras. b) Somente a afirmativa 1 é verdadeira . c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

41) (Enem-2014) O Ministério da Saúde e as unidades federadas promovem frequentemente campanhas nacionais e locais de incentivo à doação voluntária de sangue, em regiões com menor número de doadores por habitante, com o intuito de manter a regularidade de estoques nos serviços hemoterápicos. Em 2010, foram recolhidos dados sobre o número de doadores e o número de habitantes de cada região conforme o quadro seguinte.

Os resultados obtidos permitiram que estados, municípios e o governo federal estabelecessem as

regiões prioritárias do país para a intensificação das campanhas de doação de sangue. A campanha deveria ser intensificada nas regiões em que o percentual de doadores por habitantes fosse menor ou igual ao do país.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2013 (adaptado).

As regiões brasileiras onde foram intensificadas as campanhas na época são:

a) Norte, Centro-Oeste e Sul. b) Norte, Nordeste e Sudeste. c) Nordeste, Norte e Sul. d) Nordeste, Sudeste e Sul. e) Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

42) Um avião levanta vôo sob um ângulo de 30. Depois de percorrer 8 km, o avião se encontra a uma altura de: Dado: sen 300 = ½

a) 2 km b) 3 km c) 4 km d) 5 km e) 6 km

20

43) O valor de (tg 10°+ cotg 10°).sen 20° é:

a) 1/2 b) 1 c) 2 d) 5/2 e) 4

44) A figura a seguir mostra parte do gráfico da função:

a) sen (x) b) 2 sen (x/2) c) 2 sen (x) d) 2 sen (2x) e) sen (2x)

a) sen (x) b) 2 sen (x/2) c) 2 sen (x) d) 2 sen (2x) e) sen (2x)

45) (ENEM) Ao morrer, o pai de João, Pedro e José deixou como herança um terreno retangular de 3

km × 2 km que contém uma área de extração de ouro delimitada por um quarto de círculo de raio 1km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da área de extração de ouro, os irmãos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a terça parte da área de extração, conforme mostra a figura.

Em relação à partilha proposta, constata-se que a porcentagem da área do terreno que coube a João corresponde, aproximadamente, a

a) 50%. b) 43%.

21

c) 37%. d) 33%. e) 19%.

FÍSICA

46) Um móvel realiza um movimento uniforme com uma velocidade de 10m/s numa circunferência de raio 5m. A aceleração centrípeta desse móvel tem módulo, em m/s2:

a) 5 b) 10 c) 15 d) 20 e) 25

47) Um pára-quedista salta de um avião e cai em queda livre até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que a força total atuando sobre o pára-quedista após sua velocidade se tornar constante é:

a) vertical e para baixo. b) vertical e para cima. c) nula. d) horizontal e para a direita. e) horizontal e para a esquerda. 48) (modelo ENEM) Um carro é acelerado do repouso por uma força constante através de uma

superfície horizontal áspera e atinge a velocidade de 120km/h. Ao chegar na segunda parte da superfície a qual não tem nenhum atrito, o motor do carro é desligado. Com relação a sua velocidade na 2ª parte do percurso, podermos afirmar corretamente que:

a) a sua velocidade continua a aumentar; b) o carro para imediatamente; c) a velocidade de 120km/h é mantida; d) o carro para logo adiante a alguns metros; e) o carro para ao percorrer 300. 49) Sobre um plano horizontal, sem atrito, está um corpo de 2kg. Uma força constante de 40N,

também horizontal, atua sobre ele, então: a) O corpo está em movimento uniforme. b) O corpo tem uma aceleração de 8m/s2. c) O corpo está em movimento circular. d) A aceleração aumenta constantemente, pois a força é constante. e) O corpo tem uma aceleração de 20m/s2

22

50) Um raio luminoso reflete-se em um espelho plano. O ângulo entre os raios incidentes e refletido mede 36o. O ângulo de incidência mede quantos graus?

a) 18o b) 36o c) 72o d) 9o e) 90o

51) A atmosfera da Terra desempenha um papel fundamental na transição entre a noite e o dia, e

entre o dia e a noite. Não fosse ela, essa transição não ocorreria de forma lenta e gradual, mas de maneira repentina, como o acender e o apagar da lâmpada ao toque de um botão. Assim, a aurora e o crepúsculo têm suas origens na ________ da luz solar pela atmosfera da Terra.

A alternativa que completa a lacuna acima, corretamente, é: a) reflexão b) refração c) absorção d) difusão e) polarização

52) (ENEM) Em uma prova de 100m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a VELOCIDADE do corredor é aproximadamente constante?

a) Entre 0 e 1 segundo. b) Entre 1 e 5 segundos. c) Entre 5 e 8 segundos. d) Entre 8 e 11 segundos. e) Entre 12 e 15 segundos.

53) Um móvel animado de movimento uniforme percorre 30m com velocidade de 36 km/h. Em quanto tempo o móvel faz tal percurso?

a) 1,2 s b) 1080 s c) 30 s d) 0,30 s e) 3 s

23

54) Um objeto com massa 1,0 kg, lançado sobre uma superfície plana com velocidade inicial de 8,0 m/s, se move em linha reta, até parar. O trabalho total realizado pela força de atrito sobre o objeto é, em J:

a) + 4,0 b) - 8,0 c) + 16 d) - 32 e) + 64

55) (ENEM) Observe a situação descrita na tirinha abaixo.

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A

transformação, nesse caso, é de energia

a) potencial elástica em energia gravitacional. b) gravitacional em energia potencial. c) potencial elástica em energia cinética. d) cinética em energia potencial elástica. e) gravitacional em energia cinética.

QUÍMICA

56) Assinale a alternativa que apresenta o número de elétrons da camada de valência do elemento químico bromo (35Br).

a) 1 b) 2 c) 3 d) 5 e) 7

57) São feitas as seguintes afirmações:

I- O cátion 26Fe3+ apresenta 29 elétrons. II- O ânion 16S2- apresenta 14 elétrons. III- O íon 35Br- apresenta 8 elétrons na camada de valência.

24

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

58) O átomo de ferro apresenta número atômico 26. Com relação a sua configuração eletrônica

pode-se afirmar que:

a) Apresenta apenas dois elétrons em subnível s. b) Apresenta sete níveis energéticos contendo elétrons. c) O subnível de maior energia será 4s2. d) A camada de valência apresenta seis elétrons. e) Apresenta dois elétrons na camada de valência.

59) Determinado átomo apresenta 3p3 sendo o subnível de maior energia. Assinale a alternativa que

apresenta o número atômico desse elemento.

a) 10 b) 12 c) 15 d) 18 e) 20

60) (UEFS BA) As curvas de solubilidade são muito úteis na comparação da solubilidade de vários compostos e para analisar o comportamento dessa propriedade com a variação de temperatura. O gráfico mostra a variação da solubilidade do cloreto de sódio em função da temperatura.

Uma análise da curva de solubilidade desse sal permite corretamente concluir:

a) A massa de cloreto de sódio existente em 405,0g de solução saturada, a 35ºC, é igual a 100,0g.

b) O processo de dissolução do cloreto de sódio em água ocorre com liberação de calor.

25

c) A mistura de 40,0g de cloreto de sódio com 200,0g de água seguida de agitação, a 50ºC, produz uma solução supersaturada.

d) A solução saturada de cloreto de sódio, a 25ºC, sem corpo de fundo, ao ser resfriada a 10ºC, apresenta formação de um precipitado cristalino.

e) À temperatura de 20ºC, uma solução de cloreto do sódio que contém 125,0g desse sal dissolvido em 1000,0g de solução é uma solução saturada.

61) (UEM PR) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a

20ºC. Imagine que quatro tubos contêm 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos:

Tubo 1: 1,0 grama; Tubo 2: 3,0 gramas; Tubo 3: 5,0 gramas; Tubo 4: 7,0 gramas.

Após agitação, mantendo-se a temperatura a 20ºC, coexistirão solução saturada e fase sólida no(s) tubo(s)

a) 1. b) 3 e 4. c) 2 e 3. d) 2, 3 e 4. e) 2.

62) (FGV SP) Considerando a água pura, uma solução aquosa de glicose de concentração igual a 3,0 mol L–1 e uma solução aquosa de CaCl2 de concentração igual a 1,0 mol L–1, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta para as temperaturas de ebulição (Te ) desses líquidos.

a) Te água > Te da solução contendo glicose > Te da solução contendo CaCl2. b) Te água < Te da solução contendo glicose < Te da solução contendo CaCl2. c) Te água = Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2. d) Te água < Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2. e) Te água > Te da solução contendo glicose = Te da solução contendo CaCl2.

63) (UEL PR) Na mesma condição de pressão foram preparadas as seguintes soluções. Em um

béquer (béquer 1) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de sacarose (C12H22O11). A mistura foi agitada dando origem a uma solução 1. Em outro béquer (béquer 2) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de cloreto de sódio (NaCl). A mistura foi agitada dando origem a uma solução 2. Em outro béquer (béquer 3) foram adicionados 1 kg de água e 1 mol de glicose (C6H12O6). A mistura foi agitada dando origem a uma solução 3.

Com relação às soluções contidas nos béqueres 1, 2 e 3 é correto afirmar:

a) A diminuição do ponto de congelamento do solvente na solução 1 é maior que na solução 3. b) O aumento do ponto de ebulição do solvente na solução 2 é menor que na solução 1.

26

c) A diminuição da pressão de vapor do solvente da solução 2 é duas vezes maior que da solução 1.

d) A diminuição da pressão de vapor do solvente da solução 2 é igual ao da solução 3. e) O aumento do ponto de ebulição do solvente da solução 1 é duas vezes maior que da solução

3. 64) (PUC RJ) Recentemente, os produtores de laranja do Brasil foram surpreendidos com a notícia

de que a exportação de suco de laranja para os Estados Unidos poderia ser suspensa por causa da contaminação pelo agrotóxico carbendazim, representado a seguir.

De acordo com a estrutura, afirma-se que o carbendazim possui:

a) fórmula molecular C9H11N3O2 e um carbono terciário. b) fórmula molecular C9H9N3O2 e sete carbonos secundários. c) fórmula molecular C9H13N3O2 e três carbonos primários.

d) cinco ligações pi () e vinte e quatro ligações sigma ().

e) duas ligações pi () e dezenove ligações sigma (). 65) (UDESC SC) Analise o composto representado na figura abaixo.

H3C

CH

CH3

CHCH2CH2CH3 CH

CH3

C CH2

CH2

CH2

CH3

CH3

CH3

Assinale a alternativa correta em relação ao composto.

a) Este composto representa um alcano de cadeia linear. b) Este composto possui apenas três carbonos terciários. c) Este composto possui quatro insaturações. d) Neste composto encontra-se apenas um carbono assimétrico. e) Este composto é representando pela forma molecular C16H32.

BIOLOGIA 66) O material genético deve suas propriedades a seus constituintes, os nucleotídeos, e à forma

como são organizados na molécula de ácido nucléico. No caso específico do DNA, é característica da estrutura molecular:

27

a) a ligação entre as bases nitrogenadas se dar por pontes de enxofre. b) a pentose típica do DNA ser uma desoxirribose. c) ter como bases nitrogenadas a adenina, citosina, guanina, timina e uracila. d) não existir ligações entre nucleotídeos. e) formar cadeias somente de fitas simples.

67) Uma linhagem de bactérias foi suprida com uma solução rica em adenina marcada com fósforo radioativo. Após, as mesmas bactérias foram mantidas em meio de cultura e em temperatura adequados para que se multiplicassem. No dia seguinte, uma análise das bactérias detectou a presença de grandes quantidades de adenina radioativa em:

a) carboidratos. b) proteínas. c) lipídeos. d) ácidos nucléicos. e) ácidos graxos.

68) A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:

a) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica. b) apenas nas células animais. c) apenas nas células vegetais. d) apenas nas células dos eucariontes. e) apenas nas células dos procariontes.

69) Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:

a) acetonas e ácidos graxos. b) carboidratos e ácidos nucleicos. c) celobiose e aldeídos. d) proteínas e lipídios. e) RNA e DNA.

70) A classificação biológica deve facilitar a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes e refletir o grau de parentesco evolutivo entre eles. Sobre os animais: Canis lupus, Canis familiaris e Canis latrans, pode-se afirmar que eles:

a) pertencem ao mesmo gênero. b) pertencem a mesma espécie. c) pertencem a mesma família, mas são de classes diferentes. d) pertencem a mesma espécie, mas a gêneros diferentes. e) são de mesmo reino, mas de ordem diferentes.

71) Sobre os poríferos assinale o que for correto.

a) Os cnidócitos realizam digestão intracelular. b) Os porócitos permitem entrada e saída de água. c) São animais livres quando adultos.

28

d) Apresentam apenas reprodução sexuada. e) São animais filtradores que não possuem tecidos verdadeiros.

72) Diante da grande diversidade de plantas existentes, é correto afirmar que:

a) pteridófitas são plantas avasculares sem semente. b) briófitas são plantas avasculares sem semente. c) gimnospermas são plantas vasculares com semente e frutos. d) angiospermas são plantas umbrófilas sem semente e com frutos. e) briófitas são plantas vasculares com semente.

73) A neurocisticercose, uma doença cerebral fácil de ser erradicada mas praticamente incurável em

sua fase crônica, está crescendo no Brasil. O parasita que provoca a neurocisticercose infesta o organismo através da:

a) penetração ativa da cercária na pele exposta aos focos b) ingestão de ovos vivos de tênia encontrados em verduras c) infecção de microfilárias provenientes da picada do mosquito d) invasão de larvas rabditóides presentes em alimentos contaminados e) ingestão de carne de porco contaminada

74) Assinale a alternativa que apresenta apenas doenças causadas por protozoários.

a) amebíase, gripe, dengue b) malária, sarampo, dengue c) doença de chagas, aids, herpes d) amebíase, leishmaniose, malária e) leishmaniose, hepatite, gripe

75) China tem fóssil só encontrado no Hemisfério Sul. Uma equipe dirigida por Nick Fraser, do Museu de Ciências Naturais da Escócia, descobriu na

província de Liaoning, no norte da China, o fóssil de uma planta que era encontrada apenas no Hemisfério Sul.Os cientistas sempre acreditaram que havia uma clara distinção entre os tipos de vegetação presentes nos continentes dos dois hemisférios, mas essa descoberta contesta essa teoria.“Descobrimos um grupo de sementes nuas que se encontram frequentemente associadas a um dos fósseis de planta predominante no Hemisfério Sul”, explica Fraser, em um comunicado da instituição escocesa.“Em certo sentido, isto não deveria surpreender totalmente, porque no período triássico (de 200 a 250 milhões de anos atrás), todos os continentes estavam unidos e formavam um único continente chamado Pangea”, acrescenta o cientista.

29

De acordo com a notícia e com a árvore filogenética apresentada, pode-se afirmar que a planta fóssil pertence a um grupo vegetal que surgiu há

a) mais de 750 maa. b) exatamente 750 maa. c) 480 maa. d) 400 maa. e) 360 maa. ARTE

76) (ENEM – 2011) Observe as imagens e responda:

30

O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:

a) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético. b) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos. c) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas. d) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes e) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.

77) Qual dos itens abaixo NÃO se refere a uma das linguagens artísticas?

a) Artes plásticas; b) Pintura; c) Escultura; d) Design; e) Cinema;

78) O movimento de um ponto origina uma linha. Consoante o tipo de movimento e a direção que o

ponto toma ao deslocar-se, criam-se vários tipos de linha. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde ao tipos de linha estudados em nossas aulas?

a) Reta; b) Curva; c) Vertical; d) Ondulada; e) Fracionada;

79) (UEL – 2011) As representações artísticas da pré-história são geralmente consideradas em seus três períodos principais: o Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Considerando a produção artística dos dois primeiros períodos, a saber, o Paleolítico e o Neolítico, assinale o que for correto.

01. A arte do Paleolítico, por ser anterior ao Neolítico, é mais geométrica e abstrata. A arte do

Neolítico, devido ao desenvolvimento das técnicas, apresenta melhores características de volume, profundidade e tridimensionalidade.

02. A arte do Paleolítico tem um estilo mais naturalista, em que as figuras são representadas de forma muito próxima à realidade.

04. O desenvolvimento social do Neolítico, que substituiu a vida nômade e errante do Paleolítico, propiciou o surgimento de uma arte mais geométrica e abstrata que a anterior e muitas vezes voltada a usos decorativos.

08.Apesar da forte mudança de estilo de vida dos dois períodos, a pintura tanto do Paleolítico quanto do Neolítico são geralmente de estilo naturalista.

16. O geometrismo pictórico pode ser considerado como a principal característica do período Paleolítico.

31

Assinale a soma correta: a) 12 b) 24 c) 06 d) 16 e) 03

80) Leia as as afirmativas abaixo e julgue entre CORRETAS e INCORRETAS.

I – Cores primárias são aquelas geradas através de outras cores, em primeira mistura. II – Cores complementares são aquelas conseguidas ao se misturar uma cor primária com uma

secundária. III – As cores secundárias são: laranja, roxo e vermelho. IV – Cores quentes nos remetem ao sol. V – Cores frias são os azuis, verdes e violetas.

a) Todas são corretas; b) Todas são incorretas; c) II, III e IV são corretas; d) III, IV e V são corretas; e) I e III são incorretas;

FILOSOFIA

81) (UEL – 2004) “Mais que saber identificar a natureza das contribuições substantivas dos primeiros filósofos é fundamental perceber a guinada de atitude que representam. A proliferação de óticas que deixam de ser endossadas acriticamente, por força da tradição ou da „imposição religiosa‟ é o que mais merece ser destacado entre as propriedades que definem a filosoficidade”

(OLIVA, Alberto; GUERREIRO, Mário. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Campinas: Papirus, 200. p. 24).

Assinale a alternativa que apresenta a “guinada de atitude que o texto afirma ter sido promovida

pelos primeiros filósofos.

a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais. b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas. c) A busca por uma verdade única e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta

pela religião. d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento. e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre

si.

32

82) (PSS-FECEA-2010) Sócrates 469–399 a.C. foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental.

Assinale a alternativa que condiz com seu personagem:

a) Escreveu várias obras, dentre ela, Apologia de Sócrates. b) Escreveu A Politica, que eram lições de cidadania. c) Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas. d) Preocupou-se com a busca da verdade o que resultou em sua própria condenação. e) Filósofo que teve seu destaque na filosofia da Idade Média.

83) Aristóteles foi discípulos de Platão, porém, discordou do dualismo de seu mestre e criou sua

própria teoria. Analise as alternativas abaixo e assinale a que for CORRETA.

a) Assim como Platão, Aristóteles escreveu suas obras em forma de diálogo o que caracterizou a filosofia aristotélica também de dialética.

b) Igualmente aos pré-socráticos, Platão e Aristóteles priorizaram a investigação da natureza, tendência que só foi alterada quando Sócrates surgiu colocando o homem o centro das reflexões filosóficas.

c) Aristóteles deu continuidade ao dualismo platônico afirmando a existência de dois mundos: sensível e inteligível.

d) Aristóteles discordou do dualismo de Platão afirmando que não há dois mundo e, por isso, abandonou o modo de pensar racionalista da Filosofia Antiga.

e) Ao reafirmar sua crença no mundo real, Aristóteles negou o mundo das ideias de Platão. Ao contrário de Platão, Aristóteles acredita que as essências estão no próprio objeto, e não no mundo das ideias, como afirmou Platão.

84) Aristóteles recebeu de Platão o entendimento de que o conhecimento verdadeiro é o

conhecimento que se dá por conceitos. Contudo, discordou de seu mestre sobre a origem do conhecimento, admitindo que o conhecimento provém do próprio mundo sensível e que para buscarmos esse conhecimento é necessário a lógica. Nesse sentido, assinale abaixo a alternativa correspondente à lógica de aristotélica:

a) é entendida como um conjunto de opiniões formuladas a partir do debate e da discussão

filosófica em praça pública; b) é um conjunto de regras de oratória que permite o convencimento e, consequentemente o

conhecimento científico; c) chamada inicialmente por Aristóteles de analítica, refere-se ao conjunto de regras formais que

servem para ensinar a maneira adequada de se produzir argumentos, raciocínios, proposições, frases e juízos;

d) Foi considerada a maior de todas as ciências por Aristóteles porque nasceu por meio do método dialético (método do diálogo);

e) é uma ciência que surgiu do espaço público de discussão fomentado especialmente pelas discussões políticas provocadas pelos sofistas;

85) (ENEM/2013) Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera

muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão

33

mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.

(DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultura, 1973).

A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve –se:

a) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções. b) retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade. c) investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos. d) buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados. e) encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados. SOCIOLOGIA

86) (UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema. a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução

natural da nação. b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas. c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os

privilégios dos ricos. d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares. e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

87) (UEL) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.

II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais. III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

34

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas. b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas. e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

88) (UEL) Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:

a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o

comportamento dos grupos sociais. b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social. c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos

individuais. d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade. e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de

suas ações e que configuram as relações sociais. 89) (UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

35

IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

90) (ENEM-2012) Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado).

No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido:

a) o crescimento da carga tributária. b) o aumento da mobilidade ocupacional. c) a redução da competitividade entre as empresas. d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

36

Educação Infantil Ensino Fundamental

Ensino Médio Cursinho Pré-Vestibular

Rua Ouro Branco, 1300 - Fone: 0xx(43) 3423-8080 - FAX: 0xx(43) 3423-7654. CX. POSTAL 193 - CEP: 86.808-160 - EMAIL: [email protected]

Cursinho e Terceirão Noturno: Rua Professor João Candido Ferreira, 355. (Em cima das Lojas Salfer)

Fone: (43) 3033-7080 www.plataoapucarana.com.br

APUCARANA – PARANÁ