Semanário | 29.10 a 04.11

13

description

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 29 de Outubro a 04 de Novembro de 2012. Nesta Edição: Crowdfunding O Que as Ruas Falam Thiago Pethit | Música Popular Paulista Listras Sight | O Futuro da Realidade Aumentada Smart Mídia | Nova Mídia Digital nos Taxis ONG Exército de Salvação | Doe Sua Camisa do Ronaldinho Bota no Container SPFW CARADURA | I Mostra Internacional de Filmes de Arte Urbana 1º Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média Brasileira | SP

Transcript of Semanário | 29.10 a 04.11

Page 1: Semanário | 29.10 a 04.11
Page 2: Semanário | 29.10 a 04.11

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO> Crowdfunding

ARTE> O Que as Ruas Falam

MÚSICA> Thiago Pethit | Música Popular Paulista

MODA> Listras

TECNOLOGIA> O Futuro da Realidade Aumentada

PUBLICIDADE

> Smart Mídia | Nova Mídia Digital nos Taxis

> ONG Exército de Salvação | Doe Sua Camisa do Ronaldinho

ÍNDICE SEMANÁRIO | 29.10 a 04/11

SUSTENTABILIDADE

DIVIRTA-SE

> Bota no Container

> SPFW

> CARADURA | I Mostra Internacional de Filmes de Arte Urbana (RJ)

ATUALIZE-SE

> 1º Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média Brasileira | SP

Page 3: Semanário | 29.10 a 04.11

O grande ponto do Crowndfunding é que ele consiste em uma troca de valor, e não simplesmente uma doação. A contrapartida oferecida pode ser qualquer coisa, mas, em geral, é o próprio produto produzido (um ingresso, CD ou DVD), o que faz com que o sujeito que se interessa por determinada idéia, garanta sua realização e ao mesmo tempo a adquira. Desta forma, projetos culturais não são mais totalmente dependentes de leis de incentivo ou patrocinadores, mas sim de sua atratividade direta com o público.

Saiba mais.

COMPORTAMENTOCROwDfUNDING

O Crowdfunding é uma nova forma de investimento que criou mecanismos de apoio cultural no

mundo e vem ganhando cada vez mais força no Brasil. A palavra é estranha, mas a ideia é simples: em troca de algumas vantagens, pessoas se juntam para reunir um valor que permita que um projeto se torne realidade. Caso o valor do total investido não seja suficiente, há a devolução do dinheiro. Na prática isso já ocorre há décadas em projetos sociais, mas a diferença aqui é que a mobilização tem sido usada para que as pessoas físicas possam proporcionar a criação artística. Um dos casos mais bem sucedidos é o site americano Kickstarter que recebe uma média de contribuição de Us$ 68,00, por pessoa, para a produção de inúmeros filmes. No Brasil, temos o Incentivador, o Catarse e o Queremos.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 4: Semanário | 29.10 a 04.11

O projeto das irmãs é mais uma maneira de tentar conhecer melhor o que as pessoas têm a dizer. Podemos perceber que as frases são verdadeiros desabafos e expressões de sentimentos de artistas e pessoas normais que querem ser ouvidas. Enquanto esse projeto pode ser compreendido como o diário de uma sociedade, as ruas podem ser entendidas como seu retrato na medida em que suas ramificações, aparência e detalhes representam a cultura e os hábitos das pessoas. Afinal de contas, as ruas são a voz do povo.

Veja o Pinterest e o Álbum no Facebook do projeto.

ARTEO QUE AS RUAS fALAM

As ruas de São Paulo são repletas de “desabafos” escritos em paredes, pichados, colados ou

grafitados. Foi percebendo isso que as irmãs paulistas Beatriz, Débora e Daniela Andreucci desenvolveram o projeto colaborativo “As Ruas Falam”. O trio criou um hashtag #asruasfalam no Pinterest e no Instragram e um e-mail para receber as fotos dos participantes. Em menos de um mês elas já receberam mais de 200 imagens – e não só de São Paulo. Há manifestações de Brasília, Bento Gonçalves, São Luís, Nova York, Buenos Aires e Montevidéu e o que se vê é muita sabedoria de rua que inspira e motiva a qualquer um.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 5: Semanário | 29.10 a 04.11

Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Curumin, Thiago Pethit, Tatá Aeroplano, Tiê, Léo Cavalcanti, Anelis Assumpção… a lista é grande. São esses jovens que, a partir de São Paulo, seguram o pique da produção musical brasileira. Seus hits tocam nas rádios, os discos recebem elogios, e alguns já fazem turnês internacionais. São todos da mesma turma e falam a mesma língua. É impossível falar de um deles sem falar dos demais. São chamados de Novos Paulistas porque um produtor, que juntou vários deles no mesmo palco, precisava batizar o projeto. Foi mais ou menos assim que surgiu os Novos Baianos. Será uma nova geração?

Assista ao vídeo de “Nightwalker”, “Pas de Deux”, “Não Se Vá” e saiba mais.

MÚSICAThIAGO PEThIT | MÚSICA POPULAR PAULISTA

Pequeno no nome, grande na música, Thiago Pethit é o compositor e cantor paulista que

com apenas três meses do lançamento de seu primeiro álbum atraiu a atenção da crítica e do público que foge da música comercial, caindo nas graças dos formadores de opinião. Suas letras sem firulas falam sobre as coisas simples da vida, as relações humanas e o cotidiano, mantendo uma certa atração pela decadência das coisas. Suas músicas têm referências nobres e forte influência francesa. O rapaz, que já está no seu segundo álbum, foi apontado por Caetano Veloso como destaque entre os nomes da música brasileira e é atualmente considerado um “It boy”.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 6: Semanário | 29.10 a 04.11

As listras são o padrão mais usado, democrático e cheio de significados. Antigamente elas representavam divisão, contraste e marginalidade. Não à toa, na idade média, foram criadas leis do vestuário que proibiam o uso de vestes listradas. Os significados foram mudando com o tempo, e assim, as listras verticais passaram a ser usadas com exclusividade pela aristocracia e as horizontais, pelos serviçais. Mais tarde passou para as roupas de banho, de dormir e principalmente para as roupas íntimas, até chegar aos uniformes. Foi quando Coco Chanel resolveu criar roupas para si mesma, tornando as listras sinônimo de inovação, libertação e inversão de valores jamais experimentados por nenhuma outra mulher! De um extremo ao outro, as listras, definitivamente, têm história pra contar.

Saiba mais aqui.

MODALISTRAS

“...mostrar-se com roupa listrada não é neutro, nem natural. Para isso é preciso demonstrar certa audácia, vencer

pudores, não temer se pôr em evidência. Mas quem ousa é recompensado: atinge a elegância, a distinção das pessoas livres, desenvoltas e refinadas”, afirma Michel Pastoureau. Verticais, horizontais, finas, grossas, coloridas ou não; as listras estão aí e prometem se manter como tendência por um bom tempo. Seja no estilo navy (listras azuis ou pretas), seja pra dar aquele toque sofisticado ou para misturar com outra estampa. Neste último caso, a dica é escolher peças com, ao menos, uma cor igual de cada estampa. Vale lembrar também que as listras horizontais são mais fáceis de combinar, mas ao mesmo tempo, criam ilusão de mais volume. Então, use-as nas partes mais estreitas do corpo. As listras verticais. Por outro lado, alongam a silhueta e emagrecem. Abusem delas.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 7: Semanário | 29.10 a 04.11

Embora seja uma previsão, o curta de Eran e Daniel simula um futuro um tanto quanto verossímil, se considerarmos o surgimento dos novos gadgets, como o Google Glass, e aplicativos, como Nike + Running. Segundo estudos, como o do designer Keichi Matsuda, a realidade aumentada terá cada vez mais a função de facilitar a vida das pessoas, mudando todo um estilo de vida. Neste contexto, cabe as marcas achar seu caminho e acompanhá-la. Saiba mais.

Assita ao vídeo.

TECNOLOGIASIGhT | O fUTURO DA REALIDADE AUMENTADA

J á imaginou como será o futuro? Eran May-raz e Daniel Lazo já. Os dois criaram o vídeo “Sight”, que

ilustra suas visões sobre o futuro de nossa tecnologia, mais precisamente da realidade aumentada. Aplicada diretamente nos olhos, visões virtuais, informações em geral, análises de probabilidade e sugestões de comportamento seriam dadas, constantemente, por um tipo de computador inteligente. Monitores virtuais seriam projetados em superfícies e janelas surgiriam como pop-up`s na frente dos seus olhos. O acesso a Internet seria imediato, fazendo com que tarefas do cotidiano, como fazer o almoço ou ter um encontro, se tornassem competições freqüentes com outros usuários. Medonho, não?

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 8: Semanário | 29.10 a 04.11

Mídia alternativa pra gente é tudo aquilo que não está em jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, empena, totem ou algo do tipo, certo? É difícil conceituar porque a verdade é que o limite para uma mídia passar de alternativa para tradicional é tênue. O Biruta Trends, por sua vez, acredita que é tudo uma questão de originalidade e inovação, alinhados com contemporaneidade. A Smart Mídia está entrando no mercado agora e é uma tendência a curtíssimo prazo, pronta pra explodir.

Veja a apresentação dessa nova mídia aqui e entenda um pouco melhor aqui.

PUBLICIDADESMART MíDIA | NOVA MíDIA DIGITAL NOS TAxIS

Nos últimos anos, a publicidade paulista e carioca sofreu uma drástica limitação devido a Lei

da Cidade Limpa que retirou e proibiu a veiculação de inúmeras propagandas urbanas externas. Nesse contexto, o mercado de publicidade passou a demandar novas formas de comunicação, tornando o Smart Mídia Taxi uma verdadeira tendência à curto prazo. Ele consiste em uma mídia eletrônica online, uma espécie de Tablet que oferece publicidade interativa, segmentada e de maneira inteligente. Com atualização online, notícias, serviços, atualidades, cultura e entretenimento são transmitidos e renovados a cada 10 minutos. Além disso, ele é associado ao SmartTaxi, aplicativo de serviço de taxi, o que garante a veiculação aconteça, exclusivamente, quando o passageiro está dentro do carro.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 9: Semanário | 29.10 a 04.11

Quase que com um humor negro, a ação realizada pela WMcCann, buscou de uma forma simples ajudar aos flamenguistas e ao mesmo tempo promover uma boa ação. Não só explorando de maneira bem humorada a saída de Ronaldinho do time, eles surpreenderam, pois util izaram um sentimento negativo, de revolta e frustração, para ter como conseqüência algo positivo. Clever!

Veja o vídeo case da ação.

PUBLICIDADEONG ExéRCITO DE SALVAÇÃO | DOE SUA CAMISA DO RONALDINhO

Ronaldinho Gaúcho entrou no Flamengo em 2009 causando um verdadeiro ofuror. Dois ídolos

do futebol brasileiro estavam reunidos para delírio dos devotos rubro-negros. Mas eles não “terminaram felizes para sempre”. Um ano depois o jogo virou fizeram com que o orgulho e alegria desses lugar a ira e a frustração. Os Flamenguistas ficaram desiludidos e revoltados. Para extravasar esse sentimento a ONG Exercito de Salvação se ofereceu para recolher doações de camisas do Ronaldinho Gaucho. Caixas foram espalhadas na entrada do Engenhão, onde ocorreria o jogo de Flamengo X Santos. Embora apenas cerca de 300 camisas tenham sido doadas, a doação de outras vestimentas aumentou em 60% e a ação resultou impactos alcançando o valor de R$ 1.000.000,00 de mídia espontânea.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 10: Semanário | 29.10 a 04.11

Usar containers e carcaças de transportes é uma ótima alternativa para marcas que procuram alcançar uma imagem sustentável com baixo custo. Devido a sua versalidade, as possibilidades são diversas: desde shoppings feitos com containers a cabines de ônibus transformadas em escritórios ou estações de trabalho; passando por prédios inteiros, torres de radar e galerias de arte. São construções inovadoras e modernas que aproveitam materiais já descartados.

Saiba mais e conheça um dos projetos premiados, o Casa Container.

SUSTENTABILIDADEBOTA NO CONTAINER

Por muitos anos utilizados com única finalidade de armazenamento no transporte

de mercadoria, os containers, que depois de 10 anos costumavam ser descartados, ganharam novas funcionalidades graças a sua durabilidade, mobilidade, abundância e baixo preço. A idéia, que não é nova, de transformar a “caixinha” em um espaço habitável ganhou visibilidade após o tsunami que abalou o Japão, quando milhões de desabrigados passaram a usá-los como moradia temporária. Atualmente, eles viraram moda no mundo da construção sustentável, servindo como casas inovadoras e até mesmo como espaços comerciais e inúmeros projetos premiados.

OPORTUNIDADE

REfERÊNCIA

Page 11: Semanário | 29.10 a 04.11

0800 para convidados.

O verão ta chegando, mas como a moda está sempre um passo a frente (assim como a gente)

a próxima semana fashion já é sobre o inverno de 2013. Com formato diferente, esta edição do SPFW é mais enxuta, com 4 dias de duração e migra da Bienal do Ipirapuera para o Parque Villa Lobos. Com cenografia inspirada na beleza das grandes estufas de plantas, o tema deste ano é Garden Party e somente 19 marcas participarão. Esta edição vem altamente extraordinária, pois marca o ajuste do novo calendário do setor no Brasil, antecipando os lançamentos de inverno que normalmente aconteciam em Janeiro. Assista ao vídeo de apresentação e confira o line-up.

Parque Villa Lobos - SP

ONDE?

29.10 a 01.11

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SESÃO PAULO fAShION wEEk

Page 12: Semanário | 29.10 a 04.11

R$ 2,00 (inteira)R$ 1,00 (meia)

DIVIRTA-SE! CARADURA | I MOSTRA INTERNACIONAL DE fILMES DE ARTE URBANA

Tudo começou com o Graffiti. Ele invadiu, humanizou e transformou o espaço público urbano, sendo

considerado uma das expressões culturais e artísticas mais ousadas, rebeldes e impactantes em todo o mundo. Hoje em dia possui variadas ramificações estéticas, e abriu as portas para varias outras intervenções urbanas. O Caradura é a primeira mostra internacional inteiramente dedicada a filmes que revelam o universo da Arte Urbana em diferentes lugares e épocas. São mais de trinta obras, entre curtas e longas metragens, documentários, ficções, animações e filmes interativos. Vale apena passar lá, pois como já mencionamos “As Ruas Falam”. Saiba mais e veja a programação.

Caixa Cultural – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro | RJ

ONDE?

De 23.10 a 04.11

QUANDO?

QUANTO?

Page 13: Semanário | 29.10 a 04.11

ATUALIZE-SE!1º fóRUM NOVO BRASIL: VOZES DA CLASSE MéDIA BRASILEIRA | SP

POR QUE?

A nova classe média é responsável pela maior parcela de consumo dos setores da economia.

12 e 13 de Novembro

WTC Sheraton | SP

Dois dias do evento: R$ 1.100,00. Consultar pacotes.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

A mudança da classe média definiu um novo Brasil. Esse momento tão importante merece

ser discutido. O Fórum Novo Brasil reunirá todos os setores da sociedade – governo, iniciativa privada, ONGs, mídia e sociedade civil organizada e vai apresentar ideias e estratégias para lidar com essas mudanças. Dessa forma, contribuirá para que todos aproveitem esse cenário de crescimento no Brasil. Saiba mais e inscreva-se aqui.