Saúde Criança São Paulo 1 ano.

17

description

Edição especial 1 ano

Transcript of Saúde Criança São Paulo 1 ano.

Page 1: Saúde Criança São Paulo 1 ano.
Page 2: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

Sergio Prado

Page 3: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

3

Índice 1 ano 4

Um ano é muito ou pouco tempo? 6

Linha do tempo 7

Nosso trabalho 8

Depoimentos 10

Crianças 11

Obrigado 12

Saúde Criança 13

Como apoiar 14

Patrocinadores 15

Sergio Prado

Page 4: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

4

1 ano Até que chegou o dia, e, por uma dessas coincidências boas, o dia da inauguração do Saúde Criança São Paulo foi no dia 12 de outubro, dia das crianças.

Era uma sala cheia de amigos, muito interessados em saber mais sobre o projeto que eu estava me dedicando e felizes por verem esse sonho se realizar.

E então, em uma sala cheia de rostos emocionados e pessoas do bem, nasceu o Saúde Criança São Paulo.

Depois, tivemos que correr atrás de toda a documentação inicial. Registro do estatuto social, abertura do CNPJ, aluguel da casa, conta no banco, patrocínio, reforma da casa e, em fevereiro de 2012, o sonho de fato aconteceu: conheci a primeira família que seria atendida pelo Saúde Criança São Paulo.

Aos poucos, a nossa sede estava arrumada, a equipe de funcionários foi contratada e alguns voluntários foram se interessando pelo nosso trabalho e também começaram a trabalhar no atendimento das famílias.

Hoje, é incrível olhar para esses 12 meses e ver o quanto conseguimos fazer. Já são 44 famílias atendidas, nas quais conseguimos ver no olhar de cada uma das mães a diferença que estamos fazendo na vida delas. E, para isso, não tem palavras...

Vera Oliveira

Um ano atrás, lembro quando agendamos a data de inauguração do Saúde Criança São Paulo. Tudo já estava bem encaminhado.

Conselheiros já tinham sido convidados, a Santa Casa já estava encantada com o projeto e tinha se comprometido a encaminhar as famílias

...Mas, ainda assim, tudo parecia distante.

Page 5: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

“Trabalhar para o Saúde Criança foi uma experiência divertida, memorável e, ao mesmo tempo, muito educativa. Divertida, porque o pessoal, apesar de seu elevado profissionalismo, sempre sabe como fazer você sorrir e transformar um dia comum de trabalho em pura alegria. Memorável, porque dois meses e meio de trabalho têm servido para eliminar um monte de preconceitos e ideias falsas que se escondiam na minha mente. Muito educativa, porque em contínuo contato com uma realidade tão difícil, como aquela experimentada pelas mães do Saúde Criança, me ensinou a gerenciar um conjunto de aspectos emocionais que eu não sabia que me poderiam atropelar. Em suma, o SC não é a ONG que você espera, é mais.”

Federico, voluntário italiano, que ficou dois meses e meio no Saúde Criança São Paulo

Da direita para esquerda: Thaís (assistente social), Mirko (voluntário italiano), Federico (voluntário italiano), Letícia (coordenadora administrativa) e Vera (Gerente Geral e fundadora do Saúde Criança São Paulo).

Page 6: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

6

“O trabalho intenso tem trazido grandes resultados e realizações! Que o Saúde Criança cresça a cada dia e que, cada vez mais, possa colocar sorrisos no rosto de muitas famílias! Tenho muito orgulho do projeto e de fazer parte desta história.”

Marina Mendonça, conselheira da ASCSP

Mas, afinal, um ano é pouco ou muito tempo?

Já somos três funcionários, 19 voluntários, 47 padrinhos e 44 famílias atendidas. Começamos apenas com uma boa intenção e o desejo de mudar a realidade a nossa volta.

Em nenhum momento tivemos duvida da grandiosidade do projeto, mas o medo, em alguns momentos, apareceu. Afinal, tudo isso era novo, para nós, para São Paulo e para as pessoas que iriam viver essa realidade conosco.

Muitas coisas aconteceram nesse um ano, e nossa linha do tempo só registra alguns momentos desse nosso primeiro ano de vida. Para dar conta de registrar nossa história criamos um blog, um facebook, um flickr e um newsletter... Confessamos, nem eles dão contam de registar tanta alegria!

O sonho se tornou realidade e já começa a apresentar seus primeiros resultados. Sabemos que esse é só o começo e que os próximos anos viram cheios de novidades e com a ajuda de vocês iremos crescer ainda mais.

Page 7: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

7

Outubro de 2011 – Fundação da Associação Saúde Criança São Paulo na sede da DM9

Dezembro de 2011 – Locação da nossa sede, próxima à Santa Casa (hospital parceiro)

Fevereiro de 2012 – Nossa primeira família atendida

Março de 2012 – Fomos selecionados para participar da rede do brincar ,da Mattel, e ganhamos uma brinquedoteca

Abril de 2012 - Primeira reunião de conselho consultivo

Maio de 2012 – Participamos da feira de arreca- dação de alimen-tos da APAS

Junho de 2012 – Viabilizamos a doação de 20 mil produtos da P&G para todas as franqui- as do Saúde Criança

Julho de 2012 – Lançamos a campanha de apadrinha-mento

Agosto de 2012 – Iniciamos o curso profissionalizante de costura e artesanato

Setembro de 2012 – 44ª família atendida

*

Sergio Prado

Page 8: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

12 8

E como funciona o trabalho feito pelo Saúde Criança São Paulo?

O objetivo do Saúde Criança é quebrar o ciclo vicioso de

internação, alta, reinternação e morte de pacientes em vulnerabilidade social.

Buscamos proporcionar melhores condições de saúde e bem-estar para as crianças atendidas e seus familiares, além de promover a reestruturação e auto-sustententação do núcleo familiar.

Como a família chega até o Saúde Criança São Paulo?

A partir de uma avaliação feita pela equipe da Santa Casa de São Paulo, a família da criança internada é encaminhada ao Saúde Criança São Paulo.

Na sequência, realizamos uma entrevista com o responsável pela criança para levantar e reunir todas informações e o histórico da família. Depois é agendada uma visita domiciliar.

Após a visita, se a família se enquadrar nos critérios do Saúde Criança (gravidade doença X estrutura familiar X situação financeira), ela passa a ser atendida pelo projeto.

Com base nessas informações, assistentes do Saúde Criança São Paulo e família traçam juntos o Plano de Ação Familiar (PAF). O PAF consiste em cinco pilares:

Saúde Cidadania Educação Renda Familiar Moradia

Page 9: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

9

“Todos temos uma ideia do que fazer para lutar contra a pobreza do nos- so país. Mas, é preciso ter comprometimento pa- ra passar da simples ideia à ação propriamente dita. O Saúde Criança conta com voluntários comprometidos que tiveram a determinação de colocar as su- as ideias em prática. E, é justamente a união dessas pequenas ações concretas que tem conse- guido fazer toda a diferença na vida das famílias que são atendidas. Me envolvi com o projeto, em especi- al com as famílias, e não pretendo mais sair. A chance de ajudar os que são mais vulneráveis de uma maneira efetivamente prática é uma recompensa que nenhum livro de direito consegue antecipar.”

Carolina Ricciardi, Advogada voluntária da ASCSP

44 Famílias Atendidas Dados ref. a setembro/2012

“Trabalhar com estas famílias é um aprendizado constante, começando pela fragilidade das crianças que apesar das incertezas e das privações quanto ao acesso a saúde e assistência básica, permanecem sorrindo cheias de vontade de viver. E nessa situação de desigualdade social que despontam as mães, grandes guerreiras, que se multiplicam em seus afazeres para dar conta de cuidar de toda a família com dignidade.”

Thaís, assistente social da ASCSP

Sergio Prado

Page 10: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

10

“Ele (Saúde Criança São Paulo) me fez abrir várias portas, ter mais responsa-bilidade, e eu agradeço muito, de cora-ção, a todos: a assistente social, a peda-goga, a psicóloga... Vocês foram muito meus amigos, que Deus abençoe a todos vocês!”

Graciele, mãe atendida pelo SCSP

“O projeto é de muita ajuda para as famílias... Na parte de alimentos, remédios, advogados etc. Isso é muito gratificante para nós que precisamos de apoio...”

Jucelita, mãe atendida pelo SCSP

Oficina de artesanato e costura

Depoimentos

Page 11: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

11

“O mais interessante de realizar este trabalho é poder conhecer um pouco mais da diversidade de crianças que vivem no Brasil. Cada criança ensina aos voluntários uma lição, de acordo com sua história de vida. E, desta forma, as histórias fazem com que os mesmos voltem para casa refletindo sobre algo diferente durante cada semana.”

Marila, voluntária da ASCSP

Crianças

As crianças participantes do projeto Saúde Criança São Paulo, com o auxílio dos voluntários, têm realizado a cada mês uma atividade que lhes levam a refletir sobre um tema específico. As crianças conversam, ouvem histórias, assistem vídeos, fazem trabalhos manuais, tendo em vista desenvolver a criatividade e muitas outras funções cognitivas de seu funcionamento.

Sergio Prado

Page 12: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

12

Obrigada!

“Quando compartilhamos nossa vida com o próximo somos nos mesmos que mais ganhamos com essa experiência. Há algum tempo estava sentindo necessidade de voltar a fazer algum trabalho voluntário mas gostaria que fosse com crianças , e por coincidência encontrei uma amiga que comentou sobre o trabalho da Associação Saúde Criança (São Paulo) que já existia no Rio há vários anos e que estava começando aqui. Fui conhecer o projeto e conheci a Vera Oliveira uma pessoa completamente empenhada e apaixonada por esse projeto e realmente ele é diferente dos outros por que apoia famílias muito carentes que tem filhos com doenças graves e por causa disso toda família se desestrutura. E acabei me envolvendo de coração porque acredito muito nele . Claro que precisamos muito de doações e temos muito por fazer mas aos poucos com a garra da Vera e da sua equipe vamos chegar lá .”

Odete Moura, voluntária da ASCSP.

É muito bom olhar para trás e ver tudo que já conquistamos. Mas, cada conquista só foi possível com a ajuda de quem nos apoiou desde o começo. Toda a ajuda da DM9 e das meninas do Saúde Criança matriz. Do patrocínio que conseguimos do Instituto Azzi antes mesmo de começar 2012. De todos amigos que nos ajudaram com a reforma da nossa sede e sempre acreditaram no potencial do Saúde Criança São Paulo. Tem também a ajuda fundamental de todos os voluntários que nos ajudaram. Seja brincando com as crianças, voluntários do atendimento ou do comitê de comunicação... Também tivemos muita ajuda dos nossos sábios conselheiros. Pessoal, esse sonho só é possível porque estamos fazendo juntos... Super obrigada! Equipe Saúde Criança São Paulo Leticia, Thais e Vera E um agradecimento especial a Leticia por toda a garra para deixar o Saúde Criança São Paulo rodando da melhor forma possível e a Thais, que cuida com o maior amor de todas as famílias atendidas.

Vera Oliveira

Page 13: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

13

Uma história com mais de 20 anos de sucesso! Saúde Criança

A Associação Saúde Criança foi fundada em 1991 pela Dra. Vera Cordeiro, então médica do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, com ajuda de outros profissionais do hospital e de membros da sociedade civil. O projeto é uma organização social, sem fins lucrativos e sem nenhum vinculo político ou religioso.

Atualmente o Saúde Criança se transformou em modelo de franquia social e está presente em 4 das 5 regiões do Brasil, sendo São Paulo a franquia mais recen- te, fundada em outubro de 2011.

Da esquerda pra direita: Maristela Corrêa (conselheira da ASCSP), Vera Cordeiro (conselheira da ASCSP e fundadora da ASC) e Vera Oliveira (Fundadora da ASCSP)

Crédito da foto: Sergio Prado

Page 14: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

14

Parceiros Como apoiar

Você pode realizar doações em dinheiro via depósito bancário, cartão de crédito ou fazer uma transferência on-line (DOC) para nossa conta. Associação Saúde Criança São Paulo CNPJ: 14.644.881/0001-98 Banco: Santander Banco: Itaú Agência: 4263 C/C:130034392 Agência: 7800 C/C: 050002

Você também pode apadrinhar uma família

Page 15: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

15

Patrocinadores

Parceiros

Crédito da foto: Sergio Prado

Page 16: Saúde Criança São Paulo 1 ano.

Diretoria: Cristina Carvalho Oliveira Fernanda Gracioso Barbosa Conselho Fiscal: Andre Teixeira Levi Wiszniewiecki Claudia Passos Sachs Vasco Carvalho Oliveira Neto Conselho Consultivo: Antonio Penteado Mendonça Cibele Pimenta Borges Spinelli Lúcia Verônica Handel Maria Lucia Bastos Passarelli Marina Franco Mendonça Maristela Pati Corrêa Pedro Alfredo Maffei Filho Raul Martins Bastos Rogério Pecchini Sergio Cunha Valente Vera Regina Gaensly Cordeiro Fundadora e Gerente Geral: Vera Carvalho Oliveira

Saúde Criança São Paulo Rua Fortunato, 123 Vila Buarque – 01224-030 Tel.: 3459.1885

16

Page 17: Saúde Criança São Paulo 1 ano.