Salas ambiente

20
Salas-ambiente: repensando espaços e tempos da escola Equipe diretiva da E.E. Antônio Carlos Natalino Prof. Daniel Roberto (rede estadual) Prof. André Fonseca (UERR/PIBID) Boa Vista (RR) – 2011

description

Vantagens de organizar o espaço da escola em salas-ambiente

Transcript of Salas ambiente

Page 1: Salas ambiente

Salas-ambiente: repensando espaços e

tempos da escolaEquipe diretiva da E.E. Antônio Carlos Natalino

Prof. Daniel Roberto (rede estadual)Prof. André Fonseca (UERR/PIBID)

Boa Vista (RR) – 2011

Page 2: Salas ambiente

Nessa forma de organização da escola, em

cada sala especializada, professores e alunos vão

produzindo e organizando os subsídios materiais

necessários para a ilustração e

enriquecimento das aulas.

Conjuntos de mapas, fotos e gravuras nas salas de geografia;

microscópios, substâncias químicas,

órgãos e animais conservados em formol na sala de ciências, e

assim por diante (MENEZES. SANTOS,

2002).

Page 3: Salas ambiente

“Ninguém pode viver de boa vontade numa casa

onde tudo já estava arrumado antes, onde a mobília não pode mudar de lugar nunca. A não ser que o seu endereço

agora seja o de um hotel... ou motel!

Da mesma forma que você faz de sua casa

uma extensão de seu ser, o que podemos concluir sobre o nosso local de trabalho? Ele deve se

moldar às nossas necessidades ou nós é

que devemos nos moldar a ele?” (PUCCI).

Page 4: Salas ambiente

A configuração do ambiente depende do objetivo a alcançar

Page 5: Salas ambiente

O “Se a sala for um ambiente fixo dos alunos (e não fixa do professor e de sua área ou disciplina de atuação) estaremos de novo na mesma situação: "pregamos" o aluno no chão da sala, no mesmo lugar durante 5 ou 6 horas seguidas, num ambiente que não formataremos nunca ao gosto de todos.

O Tentaremos então adequar todo o resto em função deste fato. Daremos sempre um mesmo tipo de aula, pobre, desconfortável e por fim ineficiente, pois deixamos uma situação física mandar numa ação. Cada professor que entrar ali estará preso na mesma armadilha, seja você ou qualquer um de seus colegas.

O Não age você, não agem eles (os alunos), não age o grupo, não age a escola – enfim não há ação das pessoas sobre o espaço mas sim do espaço sobre as pessoas.” (PUCCI).

Page 6: Salas ambiente

A escola fica com outra cara...

Page 7: Salas ambiente

Professores trocam ideias sobre como criar um ambiente estimulante.

Relógios com diferentes fusos horários na sala de Geografia, por

exemplo.

Page 8: Salas ambiente

Depoimentos de professores

O “Após algumas semanas de implantação do sistema de rodízio dos alunos, constatou-se redução na quantidade de lixo e pichações nas salas de aula, o que era de se esperar, afinal de contas sempre haveria um professor em sala e quando ele não estivesse presente as salas estariam trancadas.”

O “Um dos problemas levantados durante a reunião foi de que ficaria uma ‘baderna’ nos corredores com a quantidade de alunos transitando; no entanto, com o tempo, percebemos justamente o contrário: os alunos se mostraram organizados e animados com a novidade, o que, a meu ver, criou senso de responsabilidade” (Pedro Ziller Nasser, prof. Educação Física no estado do RJ).

Page 9: Salas ambiente

Depoimentos de professores

O “Como construir com os alunos senso de responsabilidade? Talvez atribuir responsabilidade seja a melhor forma de ensinar a tê-la.”

O “Todos que me conhecem ou pelo menos já me viram pelos corredores do colégio sabem que sempre estou carregado de materiais...

O ... logo, fica inviável montar, desmontar e remontar todo o meu material em cada turma em que dou aula. Por esse e pelos motivos já citados, sou a favor do rodízio dos alunos; assim, cada professor pode fazer de sua sala uma sala ambiente, com todos os materiais e recursos que serão utilizados durante um mesmo dia, acarretando economia de tempo”.

Page 10: Salas ambiente

Depoimentos de professoresO “Às vezes acontecem

alguns imprevistos: o professor se esquece de devolver a chave ao final de seu turno, perde a chave etc. Mas a direção tem sempre uma cópia de reserva e tudo acaba se resolvendo bem. Os alunos adoraram a novidade, e isso permitiu a muitas equipes se organizar e montar a tal sala ambiente: mapas, elementos de decoração apropriados”.

O “Alguns alunos até dizem que o rodízio faz com que se sintam já na faculdade, além de lhes dar maior responsabilidade e fazer com que tenham mais atenção para não entrar em sala errada. Eu, que sou da área de Língua Estrangeira e a-do-ro inventar, sofria ao ter que carregar laptop (quando a sala não tem computador), dicionários, apostilas, revistas e som. Agora fico bem mais estimulada para criar em sala de aula” (Iacy Nunes, professora de Inglês, RJ).

Page 11: Salas ambiente

Autonomia

Responsabilidade

Participação

Cobrança e ação coletiva

Page 12: Salas ambiente

Indicações – bom sensoO “A implementação do sistema de sala ambiente

deve ser feita de preferência no início do ano letivo, desde o primeiro dia de aula com os alunos.

O Providenciar a numeração das salas, com placas, adesivos ou pintura.

O Providenciar um painel de chaves, com uma cópia de cada chave de porta, seguindo a numeração adotada. Os professores usarão estas chaves para abrir e fechar suas salas (inclusive nos intervalos – recreio). No final do período, os professores devolvem suas chaves para a posição correta no painel (PUCCI).

Page 13: Salas ambiente

Indicações – bom sensoO A E.E. Natalino dispõe de um espaço

fantástico, que pode ser melhorado aos poucos para ser melhor aproveitado: jardins experimentais de biologia, com briófitas, pteridófitas, angiospermas....

O A realização de um projeto de recreio orientado (com uso da quadra, construção de novas quadras, pingue-pongue, xadrez, leitura no recreio) diminuiria a indisciplina e o vandalismo e criaria um ambiente social mais amado e respeitado pelos alunos.

Page 14: Salas ambiente

Indicações – bom sensoO Há potencial para envolver cada vez mais a

comunidade, unindo alunos, pais e professores para exigir, por exemplo, um auditório, um depósito e uma sala multiuso para os projetos no turno contrário.

O Uma escola com cerca de 1200 alunos/dia tem que exigir um bom auditório.

O Projetos externos não podem monopolizar laboratórios, sala de vídeo e outros espaços, pois isso desestimula os professores da escola.

O Uma escola com banda merece um depósito para armazenar os instrumentos adequadamente.

Page 15: Salas ambiente

Indicações – bom sensoO “Procurar transferir (ou comprar, quando

necessário) o material pedagógico disponível de cada disciplina para dentro das salas ambientes correspondentes. Isso inclui, entre outras coisas: mapas, livros, dicionários, livros do PNLD, armários, estantes, murais, kits de experimentos, etc. Essa tarefa pode ser combinada entre os colegas de cada disciplina e a coordenação. Lembrar que a sala não é propriedade de um determinado professor apenas” (PUCCI).

Page 16: Salas ambiente

Indicações – bom sensoO “A participação dos alunos no

planejamento também é indicada pois possibilita o maior envolvimento deles no dia-a-dia da escola”(MENEZES. SANTOS). É visível seu entusiasmo quando demonstramos que acreditamos da capacidade deles de produzir uma pintura mural, um móbile, um mapa, com nossa orientação.

Page 17: Salas ambiente

Os próprios alunos podem ajudar a fazer um levantamento das

necessidades da escola...[exemplo] Sala 1 Sala 2 Sala 3 Sala 4

Armários 0 2 em bom estado

0 1 em mau estado

Estantes 0 1 0 0

Tomadas 1 boa1 estragada

2 estragadas

2 boas 2 boas

Ventiladores

3 estragados

4 bons 2 bons 1 bom

Lâmpadas ok ok ok Ok

Quadro Branco

1 caído 1 bom 1 bom 1 bom

Porta

ETC.

Sem trinco, sem fechadura

Sem porta Sem porta ok

Page 18: Salas ambiente

Metas de investimentoO Será fundamental garantir que cada

sala tenha no mínimo um armário para o material de consumo e recursos didáticos, estantes para os livros didáticos, climatização e instalações elétricas adequadas.

O Deve-se fazer um levantamento da situação atual de cada sala e planejar coletivamente as prioridades e metas para equipar as salas-ambiente.

Page 19: Salas ambiente

ReferênciasO CRUZ, Mariana. NASSER, Pedro Zille. NUNES,

Iacy. Sala ambiente (permanência dos professores em sala de aula e o rodízio dos alunos): uma alternativa que pode dar certo. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0284.html, visitado em 19/12/2011.

Page 20: Salas ambiente

ReferênciasO MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS,

Thais Helena dos. "Sala ambiente" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=62, visitado em 19/12/2011.

O PUCCI, Luís Fábio. "Sala Ambiente II , O Espaço do Ensino Médio“. http://www.luisfabio.com/sala_ambiente1_22.html, visitado em 19/12/2011.