Sabor&Conforto - sindisol.com.br - Revista Junho... · pastelaria, salsicharia, casa de sucos,...

16
Confira a nova parceria do Sindisol Página 3 Conflitos no ambiente de trabalho: como resolvê-los? Página 12 Balneário Camboriú estuda roteiros alternativos de lazer Página 15 Página 4 Revista do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região | Junho, 2013 Sabor & Conforto 19ª BNT Mercosul traz bons negócios e público qualificado "A politica sem engodo nem maquiagens" Matriz: (47) 2103-7777 Filial 1: (47) 3367-0004 www.marjotur.com.br O seu sonho é o nosso Mundo !!! João Souza www.unipraias.com.br 47 3404-7600 47 3366-0542 | 47 3366-0549 www.clinicaparis.com.br

Transcript of Sabor&Conforto - sindisol.com.br - Revista Junho... · pastelaria, salsicharia, casa de sucos,...

Confira a nova parceria do Sindisol Página 3

Conflitos no ambiente de trabalho: como resolvê-los? Página 12

Balneário Camboriú estuda roteiros alternativos de lazer Página 15

Página 4

Revista do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região | Junho, 2013

Sabor&Conforto19ª BNT Mercosul traz bons negócios e público qualificado

"A politica sem engodo nem maquiagens"

Matriz: (47) 2103-7777Filial 1: (47) 3367-0004www.marjotur.com.br

O seu sonho é o nosso Mundo !!!

João

Sou

za

www.unipraias.com.br47 3404-7600

47 3366-0542 | 47 3366-0549www.clinicaparis.com.br

Projeção no turismo O brasileiro quer viajar mais, e dentro do seu próprio país. A notícia não poderia ser melhor, se não fosse o fato do Sul ter ficado na 3ª posição em intenção de destino. Perdemos para o Nordeste e para o Sudeste, que ficaram em primeiro e segundo lugar. Esta pesquisa é feita pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo e, para nós empre-sários, é uma excelente ferramenta de trabalho, projeção, reflexão e planejamento.

Dos 28% que responderam pretender viajar nos próximos seis meses, 48% optaram por viagens dentro do Brasil. A coleta de dados é feita em sete capitais brasileiras, totalizando duas mil pessoas ouvidas. Nesta avaliação dos 28% que querem viajar nos próximos meses, 46% deles pretendem ir aos destinos nordestinos, contra 21% que querem vir para o Sul. Em março deste ano, outra pesquisa sobre os meios de transportes utilizados em viagens dentro do País também revelou o Sul em terceiro lugar. Tendo nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho como os períodos de maior fluxo de viagens de férias, as principais regiões receptoras de turistas apontadas pela pesquisa foram o Sudeste, com 36,5%, seguido do Nordeste, com 30% e o Sul com 18,5%.

Como não estamos falando de turista estrangeiro, e sim de brasileiros com intenção de passear pelo seu País, talvez seja o momento do Sul investir mais na divulgação de nossas praias de águas claras, nossas areias brancas, nossos hotéis fazenda, parques aquáticos e ecológicos, culinária típica, nosso sol sempre brilhando, nosso povo hospitaleiro. E por falar em hospitalidade, investimentos em treina-mento de mão de obra, em gentileza ao turista que vem aqui gastar seu dinheiro e em cortesia gratuita que também caem bem. Vale, igualmente, dar um giro pelo Nordeste e ver o que eles estão fazendo por lá que tanto nos falta do lado de cá.

Por Karina Peters

EXPEDIENTE

A revista Sabor & Conforto é uma publicação mensal do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (hotéis, motéis, apart-hotéis, dormitórios, hospedarias, pensões, casas de cômodos, restaurantes, churrascarias, lancherias, lanchonetes, leiterias, confeitarias, aluguéis de quartos, bar café, sorveteria, bar, boite, casas de chopps, casa de vitaminas, pastelaria, salsicharia, casa de sucos, tendinhas, camping, cozinha industrial e hospitalar, lanchonete de supermercado, de padaria e os que exerçam suas funções em navios-hotéis, plataformas e/ou similares) de Balneário Camboriú e Região.

Presidente Karina Peters

Vice-Presidente Júlio Moro

Secretário Rogério Prochnow

Primeiro Tesoureiro Alessandro Fondini

Segundo Tesoureiro Carlos Gracher

Diretora de Hospedagem Dirce Fistarol

Diretor de Alimentação Preparada Roci Martins

Assessoria Jurídica Álvaro R. Kenig

Projeto Gráfico GGeDESIGN

Jornalista Responsável Elizabeth Gonzaga Mtb 4631 / PR

Colaboração Assessoria de Imprensa Sindisol Marta Vizzotto

Comercial 47 3366.3533 [email protected]

Av. Atlântica, 1530, Ed. Concordes, Sl. 03 - Balneário Camboriú/SC

47 3367.2398 | www.sindisol.com.br [email protected]

EDITORA& PROJETOSCULTURAIS

Aniversário de Balneário CamboriúNesse mês de julho, o SENAC parabeniza a cidade pelos seus 49 anos de uma trajetória de muito sucesso.

(47) 3348.0410 www.sc.senac.br

2

Editorial

Sindisol firma parceria com descontos especiais para coberturas de seguro

Diariamente, pessoas, empresas e instituições se colocam diante dos mais diversos riscos, os quais, na grande maioria, podem ser amparados por apólices de seguros. O objetivo é sempre resguardar perdas patrimoniais e eventuais processos de “Responsabilidade Civil” os quais, inclusive, tem registrado aumento nos últimos anos, segundo o assessor Jurídico do Sindisol, Álvaro Rocha Kenig. “Diante disto, o Sindisol contratou uma assessoria especializada na matéria para analisar, sem custo, os riscos existentes nas instalações físicas de nossos afiliados, bem como analisar suas apólices de seguro em vigor para que seja verificado se as coberturas atuais estão dimensionadas de maneira correta e se existe alguma outra cobertura que seja importante e que não esteja contratada atualmente”, afirma o assessor.

Ao término da consultoria, será emitido relatório técnico a respeito do que foi verificado, possibilitando a tomada de decisão por parte dos administradores. A partir do convênio firmado entre o Sindisol e a Rocha Corretora de Seguros foi desenvolvida parceria com as principais seguradoras do mercado, oferecendo condições especiais para a contratação das mais diversas modalidades de seguros para o setor hoteleiro e gastronômico.

“Para que sua empresa tenha conhecimento das suas reais necessidades e de um orçamento prévio, sem custo, torna-se imprescindível o contato com a Rocha Corretora de Seguros, pois é ela quem irá elaborar os estudos necessários, considerando as particularidades existentes em cada empresa e possibilitando, dessa forma, que cada apólice de seguro contratada seja customizada pelas reais necessidades existentes e pelo melhor custo possível”, explica Kenig.

Corretora Rocha (48) 3206-3426 / 9946-4604 www.rochacorretora.com, [email protected]

Modalidades de seguro: • Seguro Empresarial (Patrimonial);

• Seguro de Responsabilidade Civil Operações;

• Seguro de Acidentes Pessoais para os Hóspedes;

• Seguro Vida em Grupo para os colaboradores.

Vantagens oferecidas para o associado Sindisol: • Custo até 25% mais baixo, do que o praticado no mercado;

• Isenções de algumas franquias;

• Inclusões de “Coberturas Acessórias” de forma automática e gratuita;

• Parcelamento em até quatro vezes sem juros.

Aniversário de Balneário CamboriúNesse mês de julho, o SENAC parabeniza a cidade pelos seus 49 anos de uma trajetória de muito sucesso.

(47) 3348.0410 www.sc.senac.br

3

Jurídico

19ª BNT Mercosul traz bons negócios e público qualificadoMais de 5,7 mil pessoas visitaram a 19ª edição da BNT Mercosul, que este ano aconteceu no Parque Beto Carrero World nos dias 24 a 25 de maio. Público qualificado, composto apenas por profissionais ligados ao turismo, como agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas especializados. O público aproveitou para conhecer o que os principais destinos turísticos estão oferecendo, as novidades do mercado e, principalmente, incrementar sua rede de contatos. A BNT Mercosul é conhecida como uma das maiores feiras de negócios turísticos onde se destacam a qualidade das empresas e instituições expositoras, e o perfil do público frequentador, já que o evento não é aberto ao público em geral.

Os visitantes vieram de várias partes do Brasil e também de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Eles puderam conhecer e trocar contatos com as mais de 460 empresas que, divididas em 142 estandes, apresentaram suas atrações e novidades do turismo nacional e da Argentina. Para garantir a vinda deste público qualificado ao evento, a BNT organizou 36 Famtours de agentes de viagens que vieram à região com o apoio de importantes operadoras de turismo e com o trade turístico de Balneário Camboriú, local de hospedagem dos participantes. “Para nós, a BNT Mercosul é um evento de grande importância. É através dela que nossa cidade ganha ainda mais visibilidade. Além dos operadores e agentes de viagens, a feira trouxe uma delegação de 176 jornalistas, ou seja, profissionais de comunicação que visitaram os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú, conheceram nossa hospitalidade, gastronomia e belezas naturais e, sem dúvida, irão divulgar isso em seus veículos. É uma mídia muito importante para nós. O evento, mais uma vez, foi um sucesso!”, elogia a presidente do Sindisol, Karina Peters.

“O Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT Mercosul e, graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público qualificado“ Geninho Goes

• Piscinas• Filtros e Moto bombas• S´pas

Trabalhamos com toda linha de:

• Banheiras de hidromassagem• Aquecimento Solar a gás e Elétrico• Produtos químicos entre outros Pr

omoç

ão v

alid

a at

é di

a 10

/08/

201325% DE DESCONTO

EM TODO ESTOQUE DE PISCINAS

(47) 3361-1551 www.lagoazulpiscinas.com.br

Terceira Avenida,1747, esquina com rua 3146 - Balneário Camboriú/SC

4

Eventos

NegóciosCom 257 cidades presentes no evento, destaque para o estande de Balneário Camboriú, Costa Verde & Mar e Santa Catarina/Santur. A hotelaria também ganhou espaço especial na feira, com uma área exclusivamente destinada aos hotéis parceiros de Balneário Camboriú. Na abertura, surpresas e atrações marcaram a BNT Mercosul deste ano, como a presença de personagens do Beto Carrero World e a apresentação do “cowboy” - que interpretou Beto Carrero e seu cavalo Faísca recepcionando os convidados. Os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, realizaram a abertura junto com o secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, o presidente da Santur, Valdir Valendowski, o vice-prefeito e Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco e Ademar Schneider, e o Presidente do Beto Carrero World, Alex Murad.“O Beto Carrero costumava dizer que tínhamos um contrato de 100 anos com a BNT Mercosul e, graças ao apoio de empresas e órgãos de turismo, nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade econômica apresentando produtos e serviços turísticos para um público qualificado”, afirmou Geninho Goes. Em relação ao volume de negócios, os organizadores afirmam que não há como quantificar valores resultantes de contatos comerciais mantidos durante a feira, uma vez que o turismo movimenta em seu entorno inúmeros segmentos econômicos. Mas, garantem que o principal foco da BNT Mercosul é garantir um público qualificado para bons contatos comerciais, o que pode gerar uma série de negócios a partir daí. “Quando um viajante chega a um destino, ele pode usufruir desde a atração em si, do transporte e da hospedagem, como também de uma farmácia, de um posto de combustível, restaurante, do comércio em geral e serviços, movimentando inúmeros outros segmentos da economia”, explicam Geninho e Jair.

João

Sou

zaJo

ão S

ouza

Geninho Goes e Jair Pasquini | Diretores da BNT Mercosul

DivulgaçãoHospedados em Balneário Camboriú, os participantes da BNT Mercosul também tiveram acesso às principais atrações turísticas da cidade e região. Durante a Feira de Negócios, o Cine Turismo também agradou e recebeu 680 profissionais que puderam assistir a vídeos de destinos e atrações brasileiras. A 20ª edição do evento já tem data marcada: será nos dias 9 e 10 de maio de 2014. Estão confirmadas inúmeras atrações, como exposição fotográfica de todas as edições do evento, uma grande comemoração entre participantes e expositores, retrospectivas de lançamentos de atrações do Beto Carrero, entre outras novidades.

• Piscinas• Filtros e Moto bombas• S´pas

Trabalhamos com toda linha de:

• Banheiras de hidromassagem• Aquecimento Solar a gás e Elétrico• Produtos químicos entre outros Pr

omoç

ão v

alid

a at

é di

a 10

/08/

201325% DE DESCONTO

EM TODO ESTOQUE DE PISCINAS

(47) 3361-1551 www.lagoazulpiscinas.com.br

Terceira Avenida,1747, esquina com rua 3146 - Balneário Camboriú/SC

5

Eventos

Camarões grelhados, pratos à base de frutos do mar, uma delícia que, só de imaginar, dão água na boca e convidam para um passeio à beira mar onde inúmeros restaurantes e petiscarias oferecem prazeres típicos do litoral brasileiro. Mas, neste cenário de tantas receitas caprichadas e tentações gastronômicas, um empreendimento ganha destaque. Localizado num dos pontos mais privilegiados de Balneário Camboriú, de frente para o mar da Praia Central, o restaurante Casa do Camarão está há 14 anos no mercado. Ele nasceu a partir da parceria entre o atual proprietário, Antônio Moreira de Oliveira Sobrinho, e seus irmãos, numa oportunidade de trabalho conjunto que durou quatro anos. Depois disso, a

sociedade se dissolveu, Antônio seguiu à frente do negócio e hoje teu ao seu lado a esposa e sócia Carla Venturin, com quem partilha a administração da casa. Antônio adquiriu experiência no ramo gastronômico antes de inaugurar a Casa do Camarão, quando foi garçom do restaurante O Pharol por uma década. Hoje, o restaurante de Antônio está entre os mais frequentados da cidade. O sabor dos pratos, a vista para o mar, o atendimento diferenciado são alguns dos atrativos do empreendimento, especializado em frutos do mar e com um cardápio de dar água na boca. Conheça mais sobre a Casa do Camarão nesta entrevista a Sabor & Conforto concedida por seu proprietário:

Qualidade, bom atendimento e vista para o mar atraem moradores e turistas

6

Perfil

Qual o prato carro-chefe da casa? O que ele tem de especial? Antônio: Temos um excelente rodízio de frutos do mar que atrai muitos clientes. Nele, é servida grande variedade de camarões, lula, marisco, ostras, peixes, siri, penne ao molho de salmão, risoto de camarão e outras receitas especiais à base de frutos do mar. Este prato tem excelente saída e encanta a clientela.

O cardápio do restaurante Casa do Camarão conta com quantas opções de pratos? Antônio: Nosso cardápio é bem diversificado. Mesmo sendo especializado em peixe e frutos do mar, o restaurante possui várias opções de refeições à base de aves, carnes e massas - todas com o mesmo capricho, excelente apresentação e sabor apurado dos demais pratos do cardápio.

Qual o tamanho da casa, quantas pessoas comporta e quantos empregos gera? Antônio: O restaurante Casa do Camarão tem capacidade para 180 pessoas e, na alta temporada, geramos média de 35 empregos.

Na alta temporada, o movimento na Casa do Camarão é intenso. Neste período, o restaurante chega a servir quantas refeições em dias de bom movimento? Antônio: Sim, no inverno temos um movimento excelente, mas no verão realmente a cidade fica bastante movimentada. Esta vinda de tantos turistas reflete no movimento de restaurantes e comércio em geral. Podemos dizer que na alta temporada são servidas em torno de 500 a 600 refeições por dia.

Quais os diferenciais da Casa do Camarão, o que faz com que as pessoas apreciem o restaurante? Antônio: A qualidade nos serviços prestados, aliada ao atendimento diferenciado, produtos de alta qualidade e nossa localização privilegiada, creio que sejam estes os importantes diferenciais da Casa do Camarão e que atraem a atenção e o gosto dos clientes.

Av. Atlântica, 6006 3363-0464

Mais informações

7

Perfil

Uma das maneiras de organizar o ambiente de um estabelecimento comercial é utilizando a ferramenta de marketing chamada “CAPAS”. Na verdade trata-se de uma sigla para orientar gestores no emprego de seus esforços de comunicação.

Mas na prática como essas palavras ajudam na hora de organizar o conjunto de peças de comu-nicação de um estabelecimento? É simples e fácil, basta seguir as orientações aqui.

Cardápio: já está selecionado qual o item do cardápio que melhor atende à estação do ano, festas e ocasiões especiais? Por exemplo, com as baixas temperaturas de julho é comum que as casas ofereçam sempre o vinho, mas o que pode acompanhar o vinho para aquele cliente que está acostumado a beber cerveja? Crie opções práticas, saborosas e fáceis de serem comidas, por exemplo as bruschettas italianas, baratas, fáceis de preparar e servir e acompanham muito bem se em formato pequeno o suficiente para comer com a mão (original), ou grande o suficiente para usar talher.

Atendimento: há um comportamento padrão na recepção e despedida do cliente? Há algum jargão criado que pode diferenciar e marcar seu estabelecimento e que seja dito sempre que o cliente paga a conta, por exemplo? Há também o serviço de guardar casacos que normal-mente causam um incômodo se colocados no espaldar das cadeiras.

Preço: procure pensar como seu público enxerga seu estabelecimento em termos do preço que serão as coisas. É comum que os clientes antes mesmo de sair de casa façam uma ideia de quanto gastarão. Será que cem ou quinze Reais? A partir desta resposta muito deli-cada você deve fazer a oferta das coisas que caibam na pretensão do público, ou então pensar em mudar a comunicação da casa.

Ambientação: toalhas brancas sempre, certo? Nem sempre! A constante mudança de detalhes pode atrair seu público, pois é sabido que trocar 20 toalhas é mais barato que pintar o estabelecimento, e as toalhas você pode trocar duas vezes por ano, assim utilizando cores mais quentes no inverno e frias (ou mesmo o branco) no verão. O exemplo aqui foram as toalhas, mas a inten-sidade da iluminação, os charmosos aquecedores de ambiente, alguns ganchos e cabideiros para colocar os casacos e assim dar um charme no local. Ou mesmo a mudança da posição das mesas, uma leve inclinação já sugere grande alteração no ambiente.

Serviços: foi pensado algum serviço especial para a época fria, e às vezes com chuva? Garçons com guarda-chuvas, o serviço de entrega oferece alguma facilidade para melhorar na agilidade, ou alguma embalagem que garanta a temperatura do produto? Ou ainda alguma embalagem de entrega que sirva de prato para evitar que os clientes precisem lavar louças no inverno (coisa que poucos gostam de fazer no frio). Muitos clientes gostam de buscar sua encomenda ao invés de mandar pelo entregador, e neste caso um possível serviço seria uma área reservada e aconchegante para este público, que eventualmente acaba comprando mais uma sobre-mesa, uma porção de queijo ralado ou mesmo tomando alguma bebida enquanto aguarda para fazer o paga-mento. Este tipo de serviço pode lhe ser rentável.

Toda a relação do ponto de venda está associada a uma equação da Experiência sobre a Expectativa. Quer dizer que desde o momento que o cliente escolhe ir ao estabe-lecimento inicia-se um processo de criação de expecta-tivas e neste momento o denominador começa a crescer até que inicia-se a experiência propriamente (às vezes no próprio estacionamento). Se as várias experiências do C.A.P.A.S. forem tão boas quanto ou melhores que aquilo que se esperava, então houve grande satisfação. E a satisfação é o que deve ser vendido em um estabele-cimento comercial, seja ele qual for.

cardápio

atendimento

preço am

bientação

serviços

GUSTAVO RUSSO Professor de Desenvolvimento de Projeto de PDV na UNIVALI

O merchandising visual na prática

8

Destaque

Nos mais de 3 mil anos de existência, o cacau já passou por vários formatos, indo de bebida dos deuses maias, a moeda de troca até chegar ao o que hoje chamamos de chocolate. Além de sua história antiga, é um dos poucos alimentos que remetem a uma linguagem poética do que é prazeroso.

Na área dos negócios, os prazeres que esse produto proporciona, não são diferentes. Chocolateiros do mundo todo estão investindo cada vez mais em qualidade e criatividade. Segundo ABICAB (Asso-ciação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), em 2012 o setor fechou com ótimos resultados e um crescimento de 3,1% em relação a 2011, onde produziram 732 mil toneladas do produto. O Brasil é o quarto maior consumidor de chocolates, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

A cada ano surgem em diversos países, empresas de pequeno e grande porte que buscam oferecer um diferencial ao produto. Essa afirmação se torna mais evidente com os dados da assessoria de imprensa da ISM (maior feira de doces e biscoitos do mundo), que aconteceu em janeiro, na Alemanha, e que recebeu aproximadamente 35 mil compradores de cerca de 150 países. Este ano, o evento também contou com uma grande variedade de temas sobre as tendências do mercado, entre elas destacam-se a sustentabi-lidade, os produtos para consumidores com neces-sidades especiais como os intolerantes à lactose e glúten, e também, sobre o baixo teor de gordura e açúcar nos produtos.

Ainda quanto às tendências a ABIBAC, que também participou da feira, traz a informação sobre o que a Barry Callebaut (maior fabricante mundial de cacau e produtos de chocolate), apresentou durante a ISM. Entre elas, a empresa diz no que os empresários devem ficar atentos. (confira ao lado)

* Os consumidores estão procurando qualidade de consumo e momento de prazer na hora de consumir o chocolate, o que leva as marcas a oferecer novas sensações e sabores;

* Estão buscando também o melhor custo benefício;

* Para os consumidores os produtos de alta qualidade, fabricação artesanal e edições limitadas, transmitem a experiência de exclusividade;

* Tradição se tornará um critério para medir à qualidade;

* Valores como confiança, sustentabilidade e a forma como as empresas tratam as comunidades, as tornam mais transparentes e confiáveis.

Chocolates: saborosos e rentáveis

Fique atento

9

Sabores

Na feira acontecem também eventos simultâneos como a Equipotel Design, Equipotel Spa & Wellness e Equipotel Conference. Voltados para os profissionais de gastronomia, hospedagem e hotelaria, arquite-tura, indústrias e órgãos governamentais, as progra-mações contemplam workshops, fóruns, palestras e aulas para os visitantes.

A Equipotel recebe apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Asso-ciação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas); Asso-ciação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hoteleira (ABG); Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), São Paulo Turismo e Associação Brasi-leira de Compradores para Hotéis e Restaurantes (ABRACOHR).

Equipotel São Paulo será realizada entre os dias 16 e 19 de setembroEVENTO REÚNE 1500 MARCAS DE 62 SEGMENTOS E APRESENTA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DE HOTELARIA E GASTRONOMIA

Serviço51ª edição da Equipotel São PauloData: 16 a 19 de setembro de 2013Horário: das 13h às 21hLocal: Pavilhão de Exposições do Anhembi Endereço: Av Olavo Fontoura, 1.209 Santana - São Paulo www.equipotel.com.br

Sobre a EquipotelPromovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e consolidada como a maior e mais completa feira de Hotelaria e Gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo, a 51ª edição da Equipotel reunirá em um único espaço mais de 1500 expositores nacionais e internacionais, ligados a 62 setores da economia. No ano passado, os negócios gerados durante o evento representaram 20% do total movimentado no país, ou seja, R$ 3,8 bilhões.

A 51ª edição da Equipotel - maior e mais completa feira de hotelaria e gastronomia da América Latina - acon-tece entre os dias 16 e 19 de setembro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP). As mais de 1500 marcas expositoras ocuparão um espaço de 60 mil m2, divididos em 680 estandes, represen-tando um crescimento de 19% da área ocupada no último ano. Durante os quatro dias de evento serão apresentados os principais lançamentos e novidades dos 62 setores, tendências, equipamentos, serviços e produtos para hotéis, restaurantes, pousadas, resorts, lanchonetes, entre outros estabelecimentos.

Em 2012 foram movimentados com os negócios da feira cerca de R$ 3,8 bilhões, ou seja, 20% do total de negócios estabelecidos no país no mesmo período. Para esse ano a expectativa de crescimento está em torno de 10%, principalmente pela proximidade dos eventos esportivos internacionais que serão sediados no Brasil como Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016).

Na feira acontecem também eventos simultâneos como a Equipotel Design, Equipotel Spa & Wellness e Equipotel Conference. Voltados para os profissionais de gastronomia, hospedagem e hotelaria, arquite-tura, indústrias e órgãos governamentais, as progra-mações contemplam workshops, fóruns, palestras e aulas para os visitantes.

A Equipotel recebe apoio institucional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Asso-ciação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas); Asso-ciação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hoteleira (ABG); Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), São Paulo Turismo e Associação Brasi-leira de Compradores para Hotéis e Restaurantes (ABRACOHR).

Equi

pote

l10

Eventos

Os aspargos brancos são cultivados de maneira a não desenvolverem clorofila. São colhidos quando começam a sair da terra e não ficam expostos ao sol, assim seu sabor é mais suave em comparação ao verde.

Os aspargos verdes já são colhidos depois de aflorar completamente, recebendo toda a ação da cloro-fila. Por isso, tem maior quantidade de nutrientes em relação ao branco. Com sabor mais intenso, o aspargo verde tem um sabor sofisticado e marcante.

O coração de alcachofra é considerada a parte mais nobre da alcachofra e pode ser consumido como aperitivo, regado apenas com azeite extravirgem ou como ingrediente de saladas e de pratos saborosos e sofisticados. Ricos em vitaminas e sais minerais, ajuda na digestão e reduzem o colesterol.

Os lançamentos seguem a ideia da Gomes da Costa de diversificar seus produtos e se consolidar no ramo da alimentação.

A Gomes da Costa lançou linha de vegetais em conserva, com corações de alcachofra e aspargos verdes e brancos, todos prontos para consumo. Os produtos, com baixas calorias e sem conservantes, são extremamente apreciados na culinária gourmet.

Até o fim de 2013, a previsão da Gomes da Costa é lançar novos produtos da linha de vegetais em conserva. A empresa espera alcançar 10% de market share nesse segmento de vegetais.

Os aspargos são alimentos versáteis com sabor fresco e delicado. Fonte de vitaminas, também possuem grande quantidade de fibras. Servido frio ou quente, o produto pode ser saboreado em uma salada leve, em sopas, risotos ou ainda como petiscos rápidos e equilibrados.

Gomes da Costa agora tem vegetais em conserva OS PRODUTOS, COM BAIXAS CALORIAS E SEM CONSERVANTES, SÃO EXTREMAMENTE APRECIADOS NA CULINÁRIA GOURMET.

“Os aspargos são alimentos versáteis com sabor fresco e delicado. Fonte de vitaminas, também possuem grande quantidade de fibras.“

11

Turismo

LETÍCIA SOUTINHO Psicóloga e Coordenadora do Banco de Talentos do Sindisol

Conflitos no ambiente de trabalho: como resolvê-los?

Com o mercado de trabalho cada vez mais compe-titivo e a crescente reorganização dos processos de produção, tem sido habitual o surgimento de mudança nos perfis e comportamentos funcionais dentro de uma organização. Com isso, é comum o surgimento de conflitos no ambiente de trabalho, seja entre pessoas ou entre um determinado funcio-nário e um novo método de produção proposto. Mas, como gerir estes conflitos organizacionais?

Como identifica-los, resolvê-los e impedir que cresçam e prejudiquem o dia a dia dentro de uma empresa? Geralmente criados a partir de situações hostis, sentimentos de desconfiança, competitivi-dade e falta de comunicação, os conflitos organiza-cionais podem fomentar um ambiente de trabalho desequilibrado. Por isso, situações como estas pedem muita atenção e dedicação por parte de todos os envolvidos.

12

Recursos Humanos

A psicóloga e coordenadora do Banco de Talentos do Sindisol, Letícia Soutinho, comenta que geralmente os conflitos não são interpretados de forma positiva para a empresa, mas saber a natureza do conflito e gerenciá-lo de forma eficaz traz resultados posi-tivos pra a organização. “É sempre uma forma de crescimento, onde o saldo, quando bem gerenciado o conflito, acaba sendo um novo aprendizado, uma nova informação, um novo olhar sobre pessoas e processos produtivos”, explica. “Às vezes, um conflito nasce para mostrar que algo pode ser melhorado, tanto nas relações interpessoais dentro da empresa, quanto na forma de desenvolver alguma etapa espe-cífica do trabalho”, completa.

Neste universo, a comunicação é um agente funda-mental, além de respeito, boa vontade e capacidade para compreender as posições que são apresen-tadas pelos indivíduos. Saber lidar com as emoções dos colaboradores é outro ponto importante desta-cado por Letícia. “Não é todo dia que acordamos bem e vamos trabalhar bem dispostos. Mas saber ouvir, elogiar e motivar o colaborador pode ser uma grande solução”, aponta.

E quando o líder se omite e não resolve os conflitos, o que acontece? Todos perdem. Perde a empresa pelo desgaste da situação, perdem os funcionários envol-vidos, e perde o próprio líder, por deixar passar uma oportunidade de aprimorar os processos.

“Um dos papéis do líder é solucionar os conflitos. Ele atua como um gestor da empresa. O líder precisa ter consciência da sua importância dentro da organi-zação, ele é a voz do grupo de trabalho que coordena. Quando o líder se omite de um problema, pode criar uma situação de descaso ou tornar o problema ainda maior para a empresa”, explica a psicóloga.

O resultado pode vir em forma de alta rotatividade nos setores, o colaborador não se comprometer com o trabalho, atrasar tarefas ou não realizá-las com precisão porque acredita que nada é feito para solu-cionar o problema dele, não criar o vínculo ‘colabo-rador-empresa’, surgir ausência de perspectiva por parte do colaborador com relação à sua evolução no trabalho, além de criar situações de desmotivação e integração com outras equipes.

13

Recursos Humanos

DR. DANNY CÉSAR Médico Nutrólogo Clínica Paris

Boa alimentação previne doenças

Por Marta Vizzot to

Outra dica é aumentar no horário do almoço o consumo de proteínas, ou seja, comer um pouco mais de frango, carne vermelha e peixe, mas, sempre nas versões assadas, cozidas ou grelhadas. Ficando o mais longe possível das frituras.

Para finalizar o Dr. Danny explica o quanto é impor-tante, além da alimentação correta, a prática de atividade física. “Exercícios são sempre muito bem-vindos, no mínimo 3 vezes por semana. Mas, desde que seja algo prazeroso. É preciso encontrar o exer-cício que melhor combina com cada um e ter prazer no que faz para poder dar continuidade”, finaliza.

A correia de todos os dias leva muitos dos empresá-rios a uma má alimentação e, consequentemente, a problemas de saúde. Em entrevista com o Dr. Danny César, médico nutrólogo da Clínica Paris, desco-brimos as possíveis formas de manter uma alimen-tação saudável, sem deixar de lado os prazeres da culinária.

Segundo o especialista, a saúde não pode ficar em segundo lugar em momento algum na vida de qual-quer pessoa. “É preciso se cuidar. Por detrás de toda doença, seja ela diabete, câncer, enfarto, colesterol ou qualquer outra, existe uma causa, e essa causa é a alimentação incorreta. Ou seja, para estar com a saúde em dia, o principal caminho é se alimentar corretamente”, enfatiza Dr. Danny.

Pequenas mudanças A alimentação deve ser bem cuidada e elaborada logo pela manhã. Sutis alterações no cardápio, como adicionar mais uma porção de frutas ao seu dia a dia, fazem a diferença e as vantagens são muitas. Ao ingerir frutas, por exemplo, você adquire mais disposição para começar a praticar exercícios e ainda, pode diminuir os riscos de desenvolver certas doenças como hipertensão e obesidade. Entretanto, quanto às frutas, ou melhor, aos sucos naturais, o Dr. Danny afirma que é preciso ter um cuidado redo-brado. “Muitas pessoas acreditam que faz bem, por exemplo, beber suco natural de laranja e na verdade não faz. Deus quando fez a fruta fez também o veneno chamado frutose e o antídoto chamado de fibra. Então, quando você come a fruta, a frutose que é o açúcar, não tem problema nenhum porque ela é neutralizada pela fibra e assim, não deixa dar pico glicêmico. Já quando faz o suco, você extravia as fibras e acaba absorvendo só o lado ruim. O suco de laranja na realidade faz mal, pois contém uma carga glicêmica muito alta e ainda possui mais calorias que um copo de Coca-Cola.” explica o especialista.

Além do consumo das frutas, Dr. Danny aconselha que o pão, por exemplo, seja substituído pela versão integral e que faz bem acrescentar no café da manhã um ovo, entretanto, o mesmo deve ser feito no óleo de coco para não virar gordura saturada. “Essas mudanças são muito importantes, pois hoje ninguém mais faz dieta e sim, adota um estilo de vida saudável”, ressalta.

• Utilizar para frituras o óleo de coco e para alimentos frios o azeite de oliva extra virgem;• Homens tomar dois cálices de vinho seco por dia e as mulheres um cálice de vinho seco;• Comer peixe no mínimo 2 vezes por semana;• Para quem tem insônia, tomar um copo de leite morno adoçado com mel;• Antes de ir a eventos e/ou jantares comer 2 a 3 frutas e um iogurte com baixa caloria; • Tomar bastante chá verde, além de zero caloria e zero açúcar, é uma bebida que estimula o raciocínio.

Algumas dicas

14

Bem-estar

www.incechinel.com.br

Parabéns!!!A Incorporadora Cechinel parabeniza Balneário Camboriú pelos seus 49 anos de muito sucesso.

Notícias do setor

Balneário Camboriú estuda roteiros alternativos de lazer Valorizar a cultura local, estimular sua conservação e apresentar atrativos pitorescos aos turistas que visitam Balneário Camboriú são alguns dos objetivos da Secretaria Municipal de Turismo na busca pela abertura de novos roteiros de entretenimento. Conforme o secretário Ademar Schneider, a meta é oferecer ao turista algo que o envolva ainda mais ao chegar aqui, estimulando que retornem aos pontos visitados e mostrando toda a riqueza cultural e belezas naturais, fortalecendo a identidade local e aquecendo ainda mais a economia. Com este propósito, já iniciaram reuniões para viabilizar o projeto. Um encontro entre Schneider e a secretária do Meio Ambiente, Nena Amorim, a representante do Terno de Reis de Taquaras, Nilva Romani, e o gerente do Cristo Luz, Miguel Fajardo, marcou o começo dos trabalhos.

Os bairros que compõem a Interpraias, o Parque Raimundo Malta e o bairro de Taquaras são importantes ferramentas históricas que podem ganhar destaque na elaboração dos roteiros. “Esta interatividade na região sul da cidade é importante, uma vez que buscamos um projeto ideal para a construção do Mercado Público da Barra. Precisamos incentivar a cultura local para que as novas gerações a conheça e ela não se perca com tempo”, avaliou o secretário.

Cidade recebe mais de 250 ônibus em 12 dias Os últimos dias de abril e o feriado de maio atraíram expressivo número de turistas a Balneário Camboriú. Motivada por eventos na cidade e região, ou apenas para curtir as belezas locais, a vinda do público visitante ficou registrada no Portal de Informações Turísticas (PIT) da cidade, em pesquisa realizada periodicamente pela Secretaria Municipal de Turismo. Conforme o levantamento, nos últimos 11 dias do mês de abril e no 1º de maio passaram pelo PIT 267 ônibus de turismo, somando 10.787 visitantes. “Avaliamos os números de forma positiva, já que se trata de um período que começamos a receber um turista de perfil diferenciado da temporada de verão, que chega com agenda programada, mas não deixa de desfrutar os atrativos turísticos de Balneário Camboriú”, destaca o secretário de Turismo do município, Ademar Schneider.

São Paulo liderou o ranking na emissão de turistas neste período, com 65 ônibus e respondendo por 25,1% do total. Depois, vieram Minas Gerais (22%), Rio Grande do Sul (11,1%), Paraná (9,8%), Santa Catarina (6,8%) e Goiás (5,6%). Entre as cidades, o ranking foi liderado por Belo Horizonte (8,2%), Vitória (4%), Florianópolis (3,3%), Goiânia (3,2%), Uberlândia (3,1%) e Cuiabá (3%). Turistas internacionais somaram 16 ônibus: nove da Argentina, com 427 visitantes, cinco do Uruguai, com 196 pessoas, um do Chile, com 44 visitantes e um ônibus fazendo translado alemão, com 15 turistas.

MTE - Nova chefia na Agência Regional Lindonora Pinheiro de Souza é a nova chefe da Agência Regional do Trabalho em Balneário Camboriú. Ela assumiu a função em abril, no lugar de Ranieri Oliveira Dutra da Silveira, que estava no cargo desde o início deste ano. Lindonora é natural de Rondônia, mas já mora em Santa Catarina há muitos anos atuando como servidora pública.

15

Panorama

www.incechinel.com.br

Parabéns!!!A Incorporadora Cechinel parabeniza Balneário Camboriú pelos seus 49 anos de muito sucesso.

16

Entrevista Sabores

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K