Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

13
Turismo na natureza em Bicicleta SINTRA Oceano e várzea 60km, 2 dias, 60% de vias não asfaltadas Praias, falésias, várzea, zonas rurais, aldeias

description

p

Transcript of Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Page 1: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Turismo na natureza

em Bicicleta

SINTRA

Oceano e várzea

60km, 2 dias,

60% de vias não

asfaltadas

Praias, falésias, várzea,

zonas rurais, aldeias

Page 2: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Roteiro Turístico

Índice

Mapa Geral … 4 Introdução … 6

Descrição geral … 7 Rota 1a… 8 Rota 1b… 9

Rota 2… 10 Rota Circular … 11

Informações de apoio … 12 Utilizar o ficheiro kml … 13

Turismo em Bicicleta

SINTRA

Roteiro de fim-de-semana para descobrir o concelho a pedalar por caminhos e estradas secun-dárias, utilizando o seu GPS

Page 3: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24
Page 4: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24
Page 5: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24
Page 6: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Este território, vizinho da capital, é detentor de um extraordinário conjunto de ele-mentos que o caracterizam de onde se destacam o característico micro clima, o maciço orográfico da Serra de Sintra e a ferti-lidade das terras nas várzeas mais a Norte. A Oeste, o Atlântico compõe este mosaico e já Camões escrevia no século XV acer-

ca do ponto mais ocidental do continente europeu, o Cabo da Roca: “Onde a terra se acaba e o mar começa”. Pedalar pelos caminhos e estradas secundárias de Sintra é re-descobrir o património natural deste concelho ao mesmo tempo que nos deixamos fascinar pelas vistas sobre a várzea e as praias atlânticas. As variações de paisagem ao longo destes quilómetros em caminhos e estradas secundárias vão dos ambientes de sopé de serra, densamente arborizada com variadíssimas espécies, aos vales de vegeta-ção mais rasteira junto ao mar que antecipam a visita aos areais das praias de areia fina e branca, como a das Maçãs e a de Magoito.

Na praia de Magoito são as vistas sobre as falésias escarpadas que nos fazem sentir pe-quenos e sonhadores.

Sozinho ou em grupo venha percorrer em bicicleta estes caminhos com reduzido tráfe-go automóvel que identificámos cuidadosamente para si e que lhe permitem por algu-mas horas esquecer o ritmo acelerado da cidade e respirar ar puro, memorizar cada quilómetro da linha do horizonte e saborear a gastronomia e a doçaria regional. Reju-venesça a cada pedalada. Sintra espera-o em bicicleta.

Sintra

Praia de Magoito, Sintra

Page 7: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Venha assim percorrer em dois dias as rotas que lhe sugerimos, disfrutan-do com maior intensida-de da Várzea de Sintra e das praias. Sugerimos que pedale a um ritmo descontraído pela manhã e que descanse de tarde. Vá a banhos, visite algum do património construí-do, passeie pelas ruas das vilas de pequena dimen-são, saboreie a gastrono-mia ligada ao mar e lam-buze-se nos doces sem se sentir culpado, já que andar de bicicleta ajuda a queimar muitas calorias.

Disfrute e repita as vezes que entender!

O turismo na natureza em bicicleta é agora mais fácil de praticar em Sin-tra. Caminhos e estradas secundárias georreferen-ciados em GPS permitem-lhe visitar em conforto e segurança o património natural e arquitetónico deste concelho, enquan-to pedala na sua bicicle-ta.

Desde as praias atlânticas à várzea poderá disfrutar durante um fim-de-semana de um passeio em bicicleta que o levará a descobrir o prazer de pedalar neste concelho.

Praticamente ao longo de todo o percurso, o viajan-te em duas rodas ficará surpreendido com a imensidão da beleza na-tural desta região às por-tas de Lisboa. Sugerimos que aproveite bem as vistas panorâmicas sobre as ribeiras, os vales, os montes e o oceano. Pro-ve a belíssima doçaria regional de Sintra mas acima de tudo desfrute, respire, transpire e fale mal do Newton enquan-to sobe um qualquer caminho um pouco mais inclinado.

Onde começar? Venha até à Vila de Sintra. Se vem de Lisboa poderá deslocar-se até esta vila romântica transportando a sua bicicleta gratuita-mente nos comboios suburbanos da CP .

Depois, deixe-se guiar pelo seu GPS ou Smartphone com sistema de navegação por satélite. Lembre-se que neste pro-

jeto turístico, recorremos a um conceito inovador de investimentos low cost, não existindo nesta fase qualquer implementação de sinalética no terreno alusiva às ecovias ou de direções a seguir. Para tal deverá descarregar os trilhos, em formato GPX ou KML, para utilizar no seu aparelho de GPS.

Pode descarregar os tri-lhos na página dedicada às Ecovias de Sintra.

Introdução

Mapa geral das rotas

60 km, 2 Dias/ 1 Noite Vila, Oceano, Património, Gastronomia,

Actividades rurais

60 (+15) km de caminhos e estradas de reduzido tráfego automóvel. 2 rotas longas (60 km) e uma circular (15 km) à Praia das Maçãs

Vila de Sintra, Cabo da Roca, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Praia de Magoito.

Regresso a Sintra pela Várzea

2 etapas + desvio + rota circular

1a. 15 km Sintra - Praia das Maçãs

1b. 2x10km Mucifal - Cabo da Roca

2. 25 km P. Maçãs - Magoito - Sintra

O 15 km P. Maçãs, Azenhas, Pinhal

60 (+15) km de percursos georreferenciados em GPS

Roteiro CicloTurístico de Sintra

Descrição Geral

Page 7

Picadeiro próximo de Sintra

Painel de azulejos num restaurante nas Azenhas do Mar

Várzea de Sintra

Page 8: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

de macadame. São 20 km, ida e volta com um acu-mulado de altitude de cerca de 250 metros.

Depois de tirar uma foto-grafia junto ao ponto mais ocidental do continente europeu, regressa ao Muci-fal pelo mesmo percurso, e daí até à Praia das Ma-çãs, o destino desta etapa. Pelo caminho passará pelo bonito e arborizado Pinhal da Nazaré.

Aproveite o resto do dia para dar uns mergulhos nas águas oceânicas da Praia da Maçãs.

A Rota 1 inicia-se no cen-tro da vila, junto ao Palá-cio Nacional de Sintra. Depois segue por ruas de reduzido tráfego automó-vel, calçadas antigas e es-tradões em macadame até Galamares. Aqui suge-rimos uma paragem no Café “O Cantinho de Monserrate” onde poderá apreciar uma belíssima pintura em parede, alusiva ao estilo musical Reggae enquanto toma um café ou uma bebida refrescante na esplanada.

Depois seguirá em asfalto em direção a Nafarros, onde o guiamos por um caminho pedestre de eleva-da beleza natural. Aprecie as diversas espécies de flores e aves que por aqui abundam, dependendo da altura do ano. Devido ao estado do pavimento deve-rá ter de percorrer estes

cerca de 600m com a bici à mão mas acredite que valerá a pena. Não se es-

queça de ir olhando para trás com frequência, uma vez que a vista para a Serra de Sintra é fenomenal.

Continuando as pedaladas seguirá em direcção ao Mucifal, onde lhe suge-rimos um desvio até ao Cabo da Roca, na sua generalidade em caminhos

Descrição do percurso

Planta/Perfil da Etapa 1

Informações e Alertas

A Rota 1 inicia-se na vila junto ao Palácio Nacional de Sintra, seguindo por vias de reduzido tráfego automóvel

Km 0.0: Início em Sintra Km 3.0: Caminho em calçada antiga Km: 4.0: Cruzamento com a EN247 Km 10.0: Desvio para o Cabo da Roca Km 15.0: Final na Praia das Maçãs

Números úteis

S.O.S.: 112

Polícia Municipal de Sintra: 21 9107210 GNR Sintra: 21 9247850 GNR Colares: 21 9289070

Bombeiros Sintra: 21 9236200 Bombeiros Almoçageme: 21 9288170 Bombeiros Colares: 21 9288500

Posto de Turismo de Sintra: 21 9231157

Ficha técnica

Extensão 15 km

Tempo médio a pedalar 1:30h

T. estimado de passeio 2:30h

Declives moderados

Altitude acumulada 100 (+250)m

Dificuldade Física Moderada

Dificuldade Técnica Reduzida

Piso em asfalto/outros 50%/50%

Page 8

Rota 1a, de Sintra à Praia das Maçãs (opção de visita ao Cabo da Roca)

Estradas asfaltadas de tráfego redu-zido, estradões em macadame e

alguns caminhos pedestres.

15 (+20) km Vila de Sintra, Praia das Maçãs. (Cabo da

Roca)

Calçada antiga, caminho pedestre (600m) e caminho em terra no Pi-

nhal da Nazaré

Vista para a Serra, Palácio e Castelo

Caminho de pé posto

Page 9: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

to mais a oeste do conti-nente europeu, o Cabo da Roca. Sugerimos ainda dois pequenos desvios pelo caminho, ambos em macadame. Um irá levá-lo a observar dois rochedos de dimensão e beleza im-pressionantes, a Ursa e a Viúva. O outro leva-o a um ponto alto para obser-vação da bela Praia da Adraga e do Fojo da Adra-ga, uma cavidade na rocha do tempo do Jurássico.

Et voilá, depois de visitar o Cabo da Roca o regresso faz-se pelo mesmo cami-nho, em sentido inverso, de novo até ao Mucifal e daí até à Praia das Maçãs.

Estamos certos que irá gostar.

Na localidade de Mucifal, a apenas 5 km da praia das Mação, o final da rota 1a, pode desviar para a esquer-da em direção ao Cabo da Roca. São 10 quilómetros na ida e outras tantos na vinda. Maioritariamente a subir na ida, maioritaria-mente a descer na volta. São cerca de 250 metros de altitude acumulada, com uma ou outra subida curta com inclinações um pouco mais acentuadas. Mas nada que um cidadão comum não consiga, nem que tenha de transportar pontualmente a bici à mão. Verá que não dará por perdido o seu suor uma vez que quer a envol-vente cénica ao longo de todo o caminho, quer o destino final merecem bem a pena. Desde uma casa em Almoçageme de-corada no seu exterior com figuras alusivas aos

mais diversos temas, como dinossauros e saloios, até às aves de rapina que so-

brevoam com frequência esta zona à procura de alimento. O manto verde é uma constante bem co-mo pequenas linhas de água que se atravessam nos caminhos, algumas a correr ininterruptamente.

No final, a espetacular sensação de conquista do Oeste, ou melhor, do pon-

Descrição do percurso

Informações e Alertas

Km 0.0: Início ao km 10.0 da rota 1a Km: 1.0: 100m em via com algum tráfego Km: 3.2: Cruza com via com algum tráfego Km 5.0: Casa com decoração original Km 8.5: Desvio para ponto de interesse Km 10.0: Final no Cabo da Roca

Números úteis

S.O.S.: 112

Polícia Municipal de Sintra: 21 9107210 GNR Colares: 21 9289070

Bombeiros Almoçageme: 21 9288170 Bombeiros Colares: 21 9288500

Postos de Turismo: Sintra: 21 9231157 Cabo da Roca: 21 9280081

Page 9

Rota 1b, visita ao Cabo da Roca

Estradões de macadame. Passagem por Almoçageme. Com subidas e

descidas

2x10km com desnível acumu-lado de 250m

Visita ao ponto mais ocidental do continente europeu e a dois roche-dos de impressionante dimensão

Planta e Perfil do desvio ao Cabo da Roca

Ficha técnica

Extensão 10 + 10 km

Tempo médio a pedalar 2:30h

T. estimado de passeio 3:30h

Declives Moderado +

Altitude acumulada 250 m

Dificuldade Física Moderada

Dificuldade Técnica Reduzida

Piso em asfalto/outros 25%/75%

Rochedos Ursa e Viúva

Cabo da Roca

Page 10: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

todo o maciço orográfico da Serra de Sintra. Da vila ao castelo, do Palácio da Pena ao Oceano Atlântico, vale a pena apreciar esta vista durante largos minu-tos. Com sorte, poderá avistar aves de rapina a pairar no ar enquanto procuram alimento no solo.

Depois, prepare-se para a parte final deste passeio. Irá pedalar de novo pelo caminho onde iniciou esta viagem, uma calçada anti-ga que o levará de novo ao Palácio Nacional de Sin-tra, mas agora a subir. Terá de vencer cerca de 150 metros de altitude. Se preferir não se cansar mui-to leve a bici pela mão nas subidas mais íngremes.

Esperamos que goste desta forma diferente de conhe-cer o concelho de Sintra. Esperamos por si.

Para o segundo dia de pedaladas, sugerimos um misto de praia e várzea. Após sair da zona urbana da Praia das Maçãs passará entre o pinhal e uma das vinhas que abastecem a Cooperativa de Colares, famosa pelo seu vinho. Depois seguirá até às Aze-nhas do Mar, uma aldeia tipicamente saloia consti-tuída por casas tradicio-nais empoleiradas numa falésia. Aproveite o mira-douro com vista para as Azenhas, para o mar e para as falésias.

Depois, sugerimos uma incursão pelo interior até Fontanelas e daí até à Praia de Magoito. Desça pelo estradão até ao areal e suba para o outro lado. Aí terá uma das vistas mais espectaculares deste per-curso (foto de cima, à esquerda). Olhando para sul poderá apreciar as

magníficas falésias desta zona costeira e ao longe conseguirá avistar o Cabo d a R o c a , o n d e (provavelmente) terá esta-do no dia anterior.

Descanse, aprecie o mo-mento, beba uma cerveji-nha ou dê uns mergulhos. Depois prepare-se para o

regresso a Sintra. Voltará a Fontanelas e daí prepará-mos para si um passeio de vários quilómetros pela várzea de Sintra, pelos seus campos agrícolas e aglome-rados de casario, uns mais tradicionais que outros. Passará por Nafarros, onde sugerimos uma pequena paragem no pequeno par-que com zona de picnic. Aqui tem uma das vistas mais desafogadas para

Descrição do percurso

Informações e Alertas

A Rota 2 inicia-se na Praia das Maçãs, junto à praia, seguindo por vias de reduzido tráfego automóvel

Km 0.0: Início na Praia das Maçãs Km 1.5: Vinhas da Cooperativa de Colares Km 3.0: Miradouro para as Azenhas do Mar Km 8.5: Praia de Magoito Km 17.0: 800m em via com algum tráfego Km 21.0: Cruzamento com EN247 Km 22.0: Calçada antiga, caminho inclinado Km 25.0: Final no Palácio Nacional de Sintra

Números úteis

S.O.S.: 112

Polícia Municipal de Sintra: 21 9107210 GNR Sintra: 21 9247850 GNR Colares: 21 9289070

Bombeiros de Sintra: 21 9236200 Bombeiros Colares: 21 9288500

Posto de Turismo de Sintra: 21 9231157

Page 10

Rota 2, Praia das Maçãs, Praia de Magoito e regresso a Sintra

Estradas asfaltadas de reduzido trá-fego automóvel e estradões em ma-cadame. Subida íngreme no final

25 km Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Praia

do Magoito, Fontanelas, Várzea de Sintra.

Regresso a Sintra com vista soberba para a Serra de Sintra, Castelo dos

Mouros e Palácio da Pena

Planta e Perfil da Etapa 2

Ficha técnica

Extensão 25 km

Tempo médio a pedalar 3:00h

T. estimado de passeio 4:00h

Declives moderados

Altitude acumulada 400m

Dificuldade Física Moderada

Dificuldade Técnica Reduzida

Piso em asfalto/outros 40%/60%

Falésias e Praia de Magoito

Praia das Maçãs

Page 11: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Encontrará ainda alguns pontos de apoio como cafés, pelo que pode e deve pedalar calmamente e usufruir de um tempo de descanso mental e de fuga da rotina diária.

Aproveite para encher bem os pulmões com este ar mais oxigenado, mistura de pinhal com oceano, e deixe-se guiar pelo seu GPS enquanto pedala por estes caminhos off the road.

Este é um percurso pensa-do para um passeio curto com a duração de 3 horas. Uma rota com início e fim na Praia das Maçãs e cerca de 15 km de extensão, maioritariamente em cami-nhos de terra e com uma envolvente de terrenos agrícolas da várzea de Sin-tra e do interior do Pinhal da Nazaré, acessível a toda a família, independente-mente da forma física de cada um.

Apesar de ter algumas subidas, o ritmo de passeio que lhe propomos para esta rota circular é fácil a moderado em termos de esforço físico. Traga as suas bicicletas até à Praia das Maçãs e parta com destino à serenidade e ar puro que as matas e o oceano proporcionam.

Sugerimos que arranque em direção a norte, até à

bonita aldeia saloia de Azenhas do Mar. Aqui seguirá para nascente, pelo

interior do concelho pas-sando pela várzea e por pequenas localidades, algumas com traços típicos de zonas agrícolas. Verá algumas quintas e estufas, bem como casas de arqui-tectura contemporânea e a sui generis Capela Circular de S. Mamede de Janas.

Descrição do percurso

Informações e Alertas

Rota circular.

Km 0.0: Início na Praia das Maçãs Km 3.0: Azenhas do Mar Km 6.5: Capela Circular de S. Mamede de Janas Km: 8.0: Ponto de maior altitude: 170m com vista para a Várzea e Serra de Sintra Km 8.8: cruza com via com algum tráfego Km 10.4: 120m em via com algum tráfego Km: 11.5: Pinhal da Nazaré. Alguma areia. Km 15.0: Final na Praia das Maçãs

Números úteis

S.O.S.: 112

Polícia Municipal de Sintra: 21 9107210 GNR Colares: 21 9289070

Bombeiros Colares: 21 9288500

Posto de Turismo de Sintra: 21 9231157

Page 11

Rota Circular “O”, Praia das Maçãs e Pinhal da Nazaré

Estradões de macadame. Passagem por Janas e Pinhal da Nazaré.

15 km com desnível acumula-do de 250m

Percurso circular com início e fim na Praia das Maçãs. Passagem pelas

Azenhas do Mar

Planta e perfil da rota circular

Ficha técnica

Extensão 15 km

Tempo médio a pedalar 2:00h

T. estimado de passeio 3:00h

Declives moderados

Altitude acumulada 250 m

Dificuldade Física Moderada

Dificuldade Técnica Reduzida

Piso em asfalto/outros 25%/75%

Praia das Maçãs

Pinhal da Nazaré, Sintra

Várzea de Sintra

Page 12: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

O concelho de Sintra tem uma vasta oferta hoteleira pronta a satisfazer os mais variados gostos e necessida-des. De Sintra à Praia das Maçãs procure e escolha a oferta que mais se adequa a si. Diga que vai em bicicle-ta, pois ela também será bem recebida. Toda a informação em: www.sintrainn.net

Onde dormir

Onde comer É sabido que quem pedala deve reforçar-se energetica-mente. E é sabido também que Sintra oferece um ri-quíssimo leque de variados sabores, um pouco por to-do o concelho. Por isso, esteja onde estiver, saboreie o que de melhor a nossa gastronomia tem para lhe ofere-cer. Mais informação sobre onde comer aqui »»»

Apesar de não

ser obrigatório

em Portugal,

aconselha-se a

utilização de

capacete quando

se viaja em

bicicleta

Page 12

Sugerimos que, para usufruir ao máximo do que as Ecovias de Sintra têm para lhe ofere-cer, pedale de manhã. Apenas de manhã. E de tarde passeie, vá a banhos, prove a doçaria regional, os petiscos, o peixe, a carne. Ou simplesmente não faça nada e delicie-se com as paisagens numa qualquer esplanada junto ao mar.

Roteiro

Respeite sempre

as regras gerais

de trânsito ao

circular na via

pública

Tradições Pratos Regionais

Do leitão à vitela, do polvo ao mexilhão, são muitas as opções para se deliciar em Sintra. Veja mais aqui »»»

Doçaria Regional

As queijadas e os travesseiros de Sintra são mundialmente famosos. Veja onde pode reforçar energeticamente com estes deliciosos bolos aqui »»»

Cafés e Casas de Chá

Se é apreciador de um mo-mento relaxante num ambien-te calmo e decorado a bom gosto, veja as sugestões que temos para si aqui »»»

Feiras

Se pretender pode fazer coin-cidir o seu passeio pelas Ecovi-as de Sintra com a realização de feiras ou romarias. Veja o calendário e localização dos principais eventos aqui »»»

Info Wi-fi e internet gratuitos

Sem informação

Lojas e oficinas de bici

- Loja de bicicletas da Várzea (Oficina) – 21 9234007 - Oficina Moto Tita, Mucifal (motos e bicicletas) – 912692352

Informações de apoio ao turista em bicicleta

Fonte dos Amores, Praia das Maçãs

Várzea de Sintra

Praia das Maçãs

Page 13: Roteiro Ecovias de Sintra 2015.02.24

Simbologia de trilhos

Etapa 1 Etapa 2 Rota circular

As cores verde e laranja simbolizam o trilho a seguir e distinguem cada etapa. Deixe-se assim guiar pelo seu Aparelho de GPS ou Smartpho-ne com GPS.

Simbologia de pontos

Localidades

Café ou restaurante

Intersecção ou via com tráfego automó-vel elevado. Conduza com cuidado

Chafariz ou fonte com água potável

Miradouro ou vista Zona de Picnic

Pinhal

Desportivo - 1 dia

Você é daqueles que têm muita prática a andar de bicicleta e uma boa forma física. Gosta de fazer muitos quilómetros em bom ritmo. 60 km/dia a pedalar por caminhos e estradas secundárias não o assustam e assim conse-gue num só dia percorrer todos as rotas que identi-ficámos para si.

Turístico - 2 dias (1 pernoita)

Saboreie uma viagem em turis-mo de natureza com toda a calma do mundo, pedalando em média cerca de 30 km/dia. Com 3 ou 4 horas a pedalar pela fresca da manhã conse-gue aproveitar o resto do dia para usufruir do que esta regi-ão têm para lhe oferecer. Coma, beba, observe, cheire, vá a banhos, faça o que não consegue fazer em dias de trabalho: relaxe!

Familiar - manhã/tarde

Você gosta de se fazer acom-panhar por toda a família. Os miúdos têm muita ener-gia para gastar e o seu cônju-ge até nem se importa de o(a) acompanhar em peque-nos passeios em bicicleta. Sugerimos-lhe a rota circu-lar, com 15km, com início e fim na Praia das Maçãs. Um percurso que toda a família vai adorar e recordar com prazer.

Informações gerais sobre o trilho

Sugestões de viagem

Como utilizar o ficheiro gpx ou kml

guiar pelas Ecovias de Sintra terá de instalar também uma aplicação que permita visuali-zar este tipo de ficheiros (Sugerimos o Orux Maps, uma app gratuita). Aconselha-se também a utilização de um suporte para colocar o tele-móvel na bicicleta, junto ao guiador, para que se possa guiar. Caso tenha um apare-lho de posicionamento global GPS, basta descarregar na nossa página o trilho gpx. A generalidade destes dispositi-vos trabalha com este forma-do de ficheiro.

Poderá imprimir em papel partes ou a totalidade deste roteiro turístico para consulta

em viagem, caso não tenha acesso à internet móvel.

Chamamos a atenção para o facto de os trilhos não se encontrarem sinalizados no terreno. A tecnologia GPS para percursos pedestres e em bicicleta já está vulgarizada e até a maioria dos smartphones à venda em Portugal têm esta funcionalidade, pelo que nesta fase é a única forma de se guiar pelas Ecovias de Sin-tra.

Para que possa percorrer as Ecovias de Sintra é necessária a utilização de um aparelho com GPS, que reconheça os formatos gpx e/ou kml. Des-carregue o trilho kml para o seu computador, através da nossa página web em ww w. eco v i a sp or tu ga l . p t Procure as Ecovias de Sintra em Rotas Municipais. Os ficheiros kml podem ser visu-alizados no Google Earth (programa gratuito). Explore bem o trilho, bem como os diversos pontos notáveis com informações úteis e de segu-rança sobre as vias de comu-nicação. Se utiliza um smartphone com GPS, para se

Na época húmida

ou nos dias

seguintes a uma

forte chuvada

alguns caminhos

em terra ou

macadame

poderão estar

impraticaveis.

Procure

caminhos

alternativos

sempre que

possível ou evite

a época da chuva

Page 13

Guarde este

roteiro no seu

smartphone ou

imprima-o pois ele

contém muita

informação que

lhe poderá ser

útil durante a

viagem.

Se utiliza o seu

smartphone

como GPS,

Aconselha-se

que transporte

uma 2ª bateria

carregada, uma

vez que este tipo

de aparelhos tem

uma autonomia

energética

limitada (3 a 5

horas) com o GPS

em

funcionamento.