Revista super rio 111

104
1 www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

description

Edição especial da Super Rio Expofood 2015

Transcript of Revista super rio 111

1www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

3www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Rua do Arroz, nº 90 – Grupo 443 e 466Mercado São SebastiãoPenha – Rio de Janeiro – RJ.CEP 21019-900Tel.: (21) 2584-6339 / Fax (21) 2584-6648Site: www.asserj.com.br E-mail: [email protected] ASSERJPresidente: Aylton M. FornariSecretário executivo: Sergio Maturo LopesPresidente do conselho diretor: Laerte Monteiro (Princesa)Vice-presidente do conselho diretor:Genival de Souza Beserra

Editorial

Palavra doPresidente

Aylton Fornari Presidente

Chegamos a 27ª edição da Super Rio Expo-food. Considerada uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina, este ano, em-presários e profissionais dos setores de Super-mercado, Panificação, Hotelaria, Restaurantes, Bares e Lojas de Conveniência, terão a oportu-nidade de aprimorar seus conhecimentos, atra-vés de palestras e painéis de debates. Temos como missão Superar Nossos Próprios Limites se quisermos encarar os Novos Rumos.

O momento é de transformações e mudanças. É de renovação, de gestão, de conceitos e de rumos. Seja por mudanças tributárias e fiscais ou porque a cultura da informalidade já não funciona mais. A ver-dade é que atualmente o processo de le-galização das empresas não é mais para comerciantes, como no passado. Hoje, o empreendedor do ramo de supermercados precisa ser especialista em varejo. Tem que

conhecer de A a Z o seu negócio. E isso não é moleza. Por esse motivo nossa Convenção trará painéis sobre tributação, tecnologia, prevenção de perdas, além de abordar um dos maiores cases de sucesso sobre asso-ciativismo do país. Vamos aprender com as estratégias de quem arriscou e deu certo.

Esperamos, mais uma vez, superar o su-cesso alcançado nas edições anteriores. Afi-nal, como tem sido desde a primeira edição, o Rio é um dos estados que mais cresce.

Aguardamos sua visita não só para fazer negócios ou parte desta economia. Aguarda-mos você, acima de tudo, porque acreditamos que aqui, no Rio que completou 450 anos no dia primeiro de março, há um celeiro de opor-tunidades a serem exploradas. Que a 27ª Su-per Rio Expofood ajude-os na Superação de Limites para conquista de Novos Rumos. Bons Negócios e Boa Sorte!

dirEtoria aSSErJ biênio 2014/2016EmprESaS rEprESEntantE

ConSElHo dirEtor prESidEntE01 -Princesa Auto Serviço

02 -Costazul Alimentos Eireli

03 - Cencosud Brasil Comercial04 - Carrefour Com. e Indústria Ltda05 - Casas Guanabara de Comestíveis06 - Cereais Bramil07 - Germans Distr. de Comestíveis08 - Intercontinental Com. de Alimentos09 - Makro Atacadista S/A10 - Mercado Torre de Jacarepaguá Ltda11 - Sendas Distribuidora S/A12 - Supermercado Mundial 13 - Supermercado Vianense14 - Supermercado Zona Sul 15 - Walmart16 - Floresta Com e Indústria Ltda17- Mercado Só Preço18 - Rainha da Figueira 19 - Supermercado N. Srª Santana20 - Mercado Universo Belford Roxo

ViCE-prESidEntE

ConSElHEiroS Victor Midlej Lavigne de LemosCarlos Roberto Oliveira da SilvaWalier José de QueirozMário Luis de MelloArnaldo Germano dos SantosRosa Maria Lopes da Cunha

Ronaldo Monteiro SalomãoErasmo Gonçalves da SilvaPaulo Faria Drago Ricardo dos Reis LeiteMario José VianaPietrangelo LetaCarlos ElyCesar Fernando Alves AbrantesJoão Marcelo Figueiredo ParedePaulo Fernando Moreira da SilvaVictor José FerreiraAlberto Moreira Cruz

Laerte Monteiro

Genival de Souza Beserra

4 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

A Super Rio é o Veículo Oficial da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro e é desenvolvida pela AKS Editora, uma empresa do Grupo Global.

AKS Editora

Direção Executiva: Alex Pardella.

Coordenação: Alexandre Knodler.

Editora: Eletícia Quintão - MTB 26.069 Tel.: (21) 7830-7265 id: 119*6655 E-mail: [email protected]

Fotografia: Cláudio Sáfadi.

Capa & Diagramação: Diego Gomes.

Distribuição: Mala Direta ASSERJ / Correios

Colaboradores: André Portes, Dr. José Oswaldo Corrêa, Jozias Castro, Mônica Nascimento, Ingrid Teixeira Akamine, Marco Quintarelli, Hélio Janio, Fábio Queiróz, Marcus Cordeiro e João Luiz Allevato (Colaborador Especial).

Os colaboradores acima citados não possuem vínculo com a ASSERJ nem com a Revista, portanto os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião da Revista.

Periodicidade: Bimestral.

Tiragem: 10.000 exemplares.

AKS Editora Ltda. Av. Presidente Kennedy, n° 156 Coelho da Rocha .São João de Meriti - RJ. CEP: 21215-050.Tel: (21) [email protected] • www.revistasuperrio.com.br

Escreva para a Super Rio. Para sugerir matérias, dar sua opinião, fazer críticas, elogios ou sugestões escreva para: [email protected] Correio: Av. Pres.Kennedy, nº 156 – Coelho da Rocha – São João de Meriti – RJ. CEP:25.550-026.Lembramos que por motivo de espaço ou decisão editorial, os textos poderão ser condensados ou não publicados.

5www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

tECnoloGia

6 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Bacalhau é Bom PortoA Rui Costa e Sousa & Irmão, S.A., empresa com

mais de 30 anos de experiência no mercado de baca-lhau, com origem em Tondela – Portugal, está presen-te no mercado brasileiro, há mais de 10 anos, através de sua empresa - BRASCOD.

A BRASCOD, Comércio Importação e Exportação, S.A., empresa do grupo inaugurada em São Paulo em novem-bro de 2003, conta ainda com sua unidade comercial no Rio de Janeiro, inaugurada em 2005 e inaugurou ano pas-sado a sua nova unidade em Recife – PE. Estas unidades visam comercializar e distribuir bacalhau salgado seco e dessalgado congelado, em todo o território brasileiro.

Com fábricas na Noruega, a Andenes Fiskemottak e a Andoya Fisheries, para captação e transformação de pescado, as fábricas em Portugal, a Rui Costa e Sousa & Irmão, SA, a Brites Vaz e Irmãos e a Alavário, para processamento do bacalhau salgado seco e do baca-lhau dessalgado congelado e filiais no Brasil, a BRAS-COD, para comercialização, o grupo une toda a cadeia para melhor garantir os altos padrões de qualidade.

Na qualidade e segurança alimentar está o êxi-to desta empresa, onde todo o processo industrial é

montado, obviamente, sem esquecer as exigências industriais. A habilidade está em conciliar a eficiência industrial com a segurança alimentar e, no caso con-creto do bacalhau dessalgado congelado, manter as características tradicionais do bacalhau, ou seja, aqui-lo a que o consumidor ou apreciador se habituou no passado e que, hoje, de uma forma mais moderna e conveniente, tem que ser transposto para o mercado.

Identificando as necessidades do mercado nacio-nal, a Brascod trouxe novos produtos, para atender as exigências diversificadas do consumidor brasileiro. Lançando um produto ar-rojado e inovador que é o LOMBO de BACALHAU para CHURRASCO, ideal para acompanhar o tão afamado churrasco brasileiro e está ampliando seu portfólio de produtos, trazendo tam-bém de Portugal, Sardinha Portuguesa, Azeite Portu-guês – OUROGAL – e os melhores vinhos das várias regiões vinícolas portuguesas.

tradiÇÃo

7www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

rainha SantaAzeite refinado embalagem de 500ml e 5 lts.

ourogalClassic Virgem e Deluxe Extra Virgem nas embalagens de 250ml, 500ml.

aZEitES

VinHoS

VinHoS do douro:

Quinta do SagradoVinhos – Sagrado Tinto, Sagrado Branco, Mutante Tinto, VT´07, Porto Sagrado Ruby, Porto Sagrado Tawny, Vintage Quinta do Sagrado e LBV Quinta do Sagrado.

poeira Vinhos - Poeira Tinto, Pó de Poeira Tinto e Pó de Poeira Branco.

VinHoS VErdES: Casa do ValleVinhos - Casa do Valle Branco, Casa do Valle Rose e Casa do Valle Branco Grande Escolha.

VinHoS do dÃo:

Quinta da Fonte do ouroVinhos – Quinta da Fonte do Ouro Tinto, Quinta da Fonte do Ouro Branco, Quinta da Fonte do Ouro Tinto Reserva, Quinta da Fonte do Ouro Touriga Nacional, Quinta da Fonte do Ouro Encruzado.

VinHoS da bairrada:

Cave São JoãoCave São João Tinto, Cave São João Branco, Espumante Cave São João Branco Brut, Espumante Cave São João Rose Brut e Espumante Quinta da Fonte do Lobo Branco Brut.

VinHoS da pEnínSula dE SEtúbal: Herdade de GambiaHerdade de Gambia Tinto, Herdade de Gambia Branco e Herdade de Gambia Rose.

A Brascod, tem uma preocupação efetiva com as mudanças e evoluções de mercado, alcançando hoje

um posicionamento de prestigio, notoriedade e altos padrões de qualidade com a

sua marca BOMPORTO.

8 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

9www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

10 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

11www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

12 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

13www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

14 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

15www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

16 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

4 MIX Estande:A-02MURANO COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDAContato: Fábio ViolinTel.: (21) 3328-4444email.: [email protected]

ABIPAN Estande: H31ASSOCIAÇÃO DOS INDUSTRIAIS DE PANIFICA-ÇÃO E AFINS DO RIO DE JANEIROContato: JOSÉ SEVERINO CAMARATel.: (21) 2508-8048email.: [email protected]

ABOISSA VEGETAIS Estande: F34ABOISSA REPRESENTAÇÕES S.S LTDAContato: MUNIR Tel.: (11) 3353-3035email.: [email protected]

ABRAS Estande: C-35ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOSContato: Bruna Mendes Tel.: (11) 3838-4500email.: [email protected]

ACB RJ Estande: H29ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARMANContato: IREMAR ALVES LIMATel.: (21) 7876-5569email.: [email protected] AGRA Estande: A18IAGRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: ANTONIO CESAR VIERSATel.: (11) 4748-6222email.: [email protected]

AGT Estande: A03AGT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: AMÉRICO MENDESTel.: (11) 2901-6405email.: [email protected]

AICC Estande: H23/4ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE COMÉRCIO E CULTURAContato: RAFAEL ZIBELLI NETOTel.: (21) 2113-9346email.: [email protected]

ALERTA FISCAL Estande: B-35APROSPERITY APOIO DE SERVIÇOS TRIBUTÁ-RIOS LTDAContato: Marcio CardeiroTel.: (21) 99882-4124email.: [email protected]

ALFATEC Estande: E11ENGENEW IND. E COM. DE EQUIPAMENTOS PARA GASTRONOMIA LTDAContato: JOÃO ABUDTel.: (21) 2564-2001email.: [email protected]

ALIMENTOS QUATÁ Estande: A27NOVA MIX UNDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALI-MENTOS LTDAContato: MAURICIO FRANCO / MAURO ROBERTO AFANÁCIOTel.: (11) 3649-2686email.: [email protected] Estande: B25ANTARES BRASIL IND. COM. DE ALIMENTOS LTDA.Contato: PEDRO RUFINOTel.: (24) 2255-8284email.: [email protected]

ÁQUAS DISTRIBUIDORA Estande: C-13BARRA ÁGUA DISTRT. DE BEBIDASContato: Ana LuizaTel.: (21) 3389-5800email.: [email protected]

ARCOFOODS Estande: A11J ARAUJO DISTRIBUIDORA, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDAContato: FERNANDA LEITETel.: (21) 3283-1050/3281-1050email.: [email protected]; [email protected]

ARIAM EQUIPAMENTOS Estande: C17ARIAM EQUIPAMENTOS METALÚRGICOS LTDAContato: VALDEVIR F. GUERRATel.: (43) 3373-9020email.: [email protected]

ASALOG Estande: A-33ASALOG COM. DE BEBIDAS, ALIMENTOS E CONSULTORIA LTDAContato: Ricardo HenriquesTel.: (21) 3091-3849email.: [email protected]

AUTEC SUSHI MACHINE Estande: G27KAPOK IMPORTAÇÃO ECOMÉRCIO LTDAContato: SR. MAHITE BUENOTel.: (11) 2769-0420email.: [email protected]

AUTOCOM3 Estande: H38CAUTOCOM3 AUTOMAÇÃO COMERCIAL LTDAContato: RAQUEL TOLENTINOTel.: (21) 3005-7138email.: [email protected]

BARYX COOPERATIVA Estande: H38/GBARIX COOP. DE PROF. EM CAFÉ DO ESTADO DO RJ LTDAContato: ROSE MARGARETHTel.: (21) 2585-1257email.: [email protected]

BEIRÃO Estande: C-15COMERCIAL BEIRÃO DA SERRA LTDAContato: Marcelo CardosoTel.: (21) 3341-2450email.: [email protected]

BELA ISCHIA Estande: F13BELA ISCHIA ALIMENTOS LTDAContato: ANDRÉ DIÓRIOTel.: (32) 3451-1299email.: [email protected]

BELGIAN BEER PARADISE Estande: F36CERVIO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE BEBIDA LTDA-EPPContato: XAVIER DEPUYDTTel.: (21) 3256-2595email.: [email protected]

BOM PORTO Estande: C29BRASCOD COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPOR-TAÇÃO SAContato: ÉLIO SANTOSTel.: (21) 3869-8944email.: [email protected]

BORNER Estande: D35ANTONIO CARLOS TROPEAContato: ANTONIO CARLOS TROPEATel.: (51) 3286-7219email.: [email protected]

BRALYX Estande: G25POLETO E PARTINERS IND. E COM. DE MÁQUINAS LTDAContato: GLAUBER MARCONDESTel.: (11) 5072-2099email.: [email protected] / [email protected]

BRINK´S SEGURANÇA E TRANSPORTE DE VALORES Estande: G17BVA BRINK’S VALORES AGREGADOS LTDAContato: NATHALIA CUNHATel.: (11) 2133-0359email.: [email protected]

CAFÉ GOURMET SANTA MÔNICA Estande: DGSMEGABRAIN DO BRASIL LTDAContato: MARCELO MOSCOFIANTel.: (11) 2239-4141email.: [email protected]

CANUTO CONSULTORIA Estande: H35CANUTO CONSULTORIA E ASSESSORIA EM NUTRIÇÃO LTDAContato: FÁBIO CANUTOTel.: (22) 2764-6144email.: consultoria nutricaocanuto.com.br

CARLOS TANZILLO Estande: H02CARLOS TANZILLO PRESENTES MEContato: ADYRIS ROSA SANTOSTel.: (11) 3842-5387email.: [email protected]

CARVING STUDIO Estande: H23/9CARVING STUDIO LTDAContato: CHARLIE CARVINGTel.: (11) 3257-4020email.: [email protected]

CASA MARANGUAPE Estande: B29CORDEIRO DE ALMEIDA EQUIPAMENTOS LTDAContato: FERNANDO CORDEIROTel.: (21) 3860-7044email.: [email protected]

CEASA MÁQUINAS Estande: D15CEASA MÁQUINAS COMERCIAIS LTDAContato: OZEILTON LIMA SILVATel.: (21) 3371-5222email.: [email protected]

CENTRALCARD Estande: B-32ACENTRALCARD ADMINISTRADORA DE CAR-TÕES DE CRÉDITO LTDAContato: José Eduardo ManierTel.: (21) 2172-9096email.: [email protected] Estande: A-14VITÁLIS INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDAContato: Sérgio DuarteTel.: (21) 2107-5454email.: [email protected]

CIMAPI Estande: C05CIMAPI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: ROBERTO BUONOTel.: (11) 4441-6766email.: [email protected]

A C

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

17www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

18 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

CLARO ALIMENTOS Estande: H23-3AM COUTINHO COMÉRCIO E REPRESENTA-ÇÕES LTAContato: TAYNÁ MAZZEITel.: (21) 3511-3594email.: [email protected]

CLAUWAN Estande: F28C VILLELA BIZZOTO COMÉRCIO E SERVIÇO DE REFRIGERAÇÃOContato: FERNANDA BIZZOTOTel.: (21) 3879-0172email.: [email protected]

CLIMA RIO Estande: A-32CLIMA RIO 2004 COMÉRCIO E SERVIÇOS DE REFRIGERAÇÃO LTDAContato: Gilson Carlos dos SantosTel.: (21) 3078-6100email.: [email protected]

COBRAM Estande: D-02COBRAM - CIA BRASILEIRA DE MARKETING LTDAContato: Guilheme IshikawaTel.: (11) 5189-0919email.: [email protected]

CONCEITO VACUO Estande: H38DPAULO FERNANDO SIMIONI - MEContato: PAULO FERNANDO SIMIONITel.: (11) 2048-5460email.: [email protected]

COOXUPÉ Estande: F-19COOPERATIVA REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPÉ LTDAContato: Mário Panhotta da SilvaTel.: (35) 3696-1200email.: [email protected]

COPAPA Estande:D32COMPANHIA PADUANA DE PAPÉIS LTDAContato: NEILSON FREITAS PIMENTELTel.: (22) 3854-9942email.: [email protected] Estande: E31

COZIL EQUIPAMENTOS INDÚSTRIAIS LtdaContato: IZAIAS BERNITel.: (11) 2832--8095email.: [email protected]

COZINHA PROFISSIONAL Estande: D38EDITORA NOVA GESTÃO LTDAContato: ALAN BANASTel.: (11) 3586-4189email.: [email protected]

CRAC Estande: B27CRAC INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS LTDAContato: RENATO CERQUEIRATel.: (21) 3706-2424email.: [email protected]

CST AUTOMAÇÃO Estande: B-36CST AUTOMAÇÃO LTDAContato: Raphael SoaresTel.: (21) 2668-0021email.: [email protected]

DAUMEQ Estande: C38DAUMEQ MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSContato: DANIEL SOUZA DA SIVATel.: (11) 2812-8606email.: [email protected]

DE MARCHI Estande: E33KIPOlPA SUPER GELADOS LTDAContato: MARCELO DE MARCHITel.: (21) 2471-3257email.: [email protected]

DEL REY Estande: E-17N P A INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EIRELI LTDAContato: Marcos Machado OliveiraTel.: (21) 2659-4683email.: [email protected]

DESBRAVADOR Estande: D18DESBRAVADOR SOFTWARE DE GESTÃO INTELIGENTEContato: MARCEL.LO POMPEO DA SILVATel.: (49) 3321-0900email.: [email protected]

DISTRI MARKET COMERCIAL Estande: A-23DISTRI MARKET COMERCIALContato: Charles TeixeiraTel.: (21) 2677-3800email.: [email protected]

DOCE RESERVA DE MINAS Estande: D-04ARESERVA DE MINAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: LeandroTel.: (35) 3295-1599email.: [email protected]

DOM CARMINE Estande: E01DOM CARMINE IND. E COM. REFRIGERAÇÃO IMP. EXP. LTDAContato: RAFAEL JASMIMTel.: (21) 2604-4395email.: [email protected]

DRUPO DSRH Estande: D01T&F CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOSContato: TATIANA FRAGATel.: (21) 2233-8182email.: [email protected]

E-AUDITORIA SOFTWARE COMO SERVIÇOS LTDA Estande: C34E-AUDITORIA SOFTWARE COMO SERVIÇOS LTDAContato: MARCOS LEAL / NUNO NOGUEIRATel.: (32) 3212-4324email.: [email protected]

ELETROFRIO Estande: C17ELETROFRIO REFRIGERAÇÃO LTDAContato: LUIZ RENATO CHUEIRETel.: (41) 2105-6000email.: [email protected]

ESPAÇO ORGÂNICO E SUSTENTÁVEL Estande: B-29FEST COMUNICAÇÃO E MERCHANDISING LTDAContato: Miguel Ferrari StellaTel.: (11) 4038-0500email.: [email protected]

FAST GÔNDOLAS E CHECK-OUTS Estande: C17FAST GÔNDOLAS EQUIPAMENTOS LTDAContato: VALDEVIR F. GUERRATel.: (43) 3373-9000email.: [email protected]

FESTPAN Estande: D13FESTPAN ALIMENTOS IMPORTAÇÃOE EXPORTAÇÃO LTDAContato: KÁTIA STABILE GARCIA / VICTORTel.: (11) 4390-3000email.: [email protected]

FILMAGEM Estande: H38/GFÁBIO DE SOUZA KELIMContato: FABIO KELIMTel.: (22) 99763-1690email.: [email protected]

FINI Estande: A16FINI COMERCIALIZADORA LTDAContato: MARIANA SACRAMONITel.: (11) 4589-6450email.: [email protected]

FOOD SERVICE Estande: C33FOOD SERVICE INFORMAÇÃO E SERVIÇOS LTDAContato: JANES FABRICIO GUIMARÃESTel.: (11) 3142-8941email.: [email protected]

FORMATE GESTÃO Estande: H38/SFORMATE 4 EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDAContato: MARCOS BARBOZATel.: (21) 3988-3286email.: [email protected]

FRIGANSO Estande: F-11FIAMMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMEN-TOS LTDAContato: Euclides Alfenas MilagresTel.: (21) 2757-5710email.: [email protected]

FRIGOCENTER Estande: E05MHM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDAContato: LEOANARDO MORETE Tel.: (21) 2616-9595email.: [email protected]

FRIMESA Estande: B-11FRIMESA COOPERATIVA CENTRALContato: Tiago BertaTel.: (45) 3264-8080email.: [email protected]

FULL GAUGE CONTROLS Estande: A19FULL GAUGE ELETROCONTROLES LTDAContato: ANTONIO GOBBITel.: (51) 3475-3308email.: [email protected]

GALVOFIX Estande: H38EREFORM REFORMADORA BIRIGUI LTDA.Contato: ANDRÉ LUIS VIEIRATel.: (18) 3641-4250email.: [email protected]

GAS NATURAL FENOSA Estande: D24COMPANHIA DISTRIBUIDORADE GÁS DO RIO DE JANEIROContato: BRENA RIBEIROTel.: (21) 3115-6494email.: [email protected]

GELEIA DE MOCOTO ELLO Estande: C-06KAIRÓS ALIMENTOS LTDAContato: Márcio RomanTel.: (21) 3606-5449email.: [email protected]

C G

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

19www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

20 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

GRAMADO Estande: H06GRAMADO AGRO COMERCIAL LTDAContato: ERICK JUN TSUJIGUCHITel.: (11) 3641-7194email.: [email protected]

GUARACAMP Estande: A-06RIOMIX INDÚSTRIA E COM DE BEBIDAS LTDAContato: Emílio RiosTel.: (21) 3505-6000email.: [email protected]

GUARAPLUS Estande: A-08MULTIPLUS IND. COM. DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS BEBIDAS LTDAContato: HenriqueTel.: (21) 7826-7521email.: [email protected]

GUIA GPHR Estande: C37EDITORA GPHR LTDAContato: RENATO HAZANTel.: (21) 2549-8289email.: [email protected]

HP SSPE Estande: D-05ITM CHANNEL MARKETINGContato: Letizia PiazzaTel.: (11) 3074-5242email.: [email protected]

HYPPOLITO Estande: G34INDÚSTRIA DE MÁQUINAS HYPPOLITO LTDAContato: NELSON HYPPOLITOTel.: (11) 4674-1313email.: [email protected]

INCOTRIL Estande: B25INCOTRIL INDÚSTRIA DE CONSERVAS TREZE TILIAS LTDAContato: PEDRO RUFINOTel.: (61) 3673-1015email.: [email protected]

REVISTA MÃO NA MASSA Estande: B-36AI A PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDAContato: Iara BarrosTel.: (21) 3570-1748email.: [email protected]

IMUNIMAD Estande: H-03IMUNIZAÇÕES MADUREIRAContato: MarceloTel.: (21) 2471-9768

ISTO É Estande: A37TRÊS EDITORA LTDAContato: SAMIRA YOSHIMURATel.: (11) 99366-5491email.: [email protected]

ITAIPAVA Estande: A-01CERVEJARIA PETRÓPOLIS S/AContato: Fábio RosaTel.: (21) 2187-8431email.: [email protected]

ITALIANINHO Estande: A-15SENTINELLI COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDAContato: Saulo SentinelliTel.: (21) 2635-9338email.: [email protected]

ITALVISA Estande: F40AITALVISA MAQUINAS LTDAContato: GIOVANNI VISCIGLIATel.: (15) 3251-9847email.: [email protected]

ITAMBI Estande: E15CIA DO BALCÃO FABRICAÇÃO DE MÁQ. E EQUIP. DE REFRIGERAÇÃO LTDAContato: SUNAMITA DIASTel.: (21) 3638-7003email.: [email protected]

JBS FOODS Estande: C-25SEARA ALIMENTOS LTDAContato: Tatiane de Deus BittencourtTel.: (11) 3912-4689email.: [email protected]

JBS Foods Estande: C-25JBS S/AContato: Tatiane de Deus BittencourtTel.: (11) 3912-4689email.: [email protected]

JOSE’S DE PAULA Estande: H07JOSE’S DE PAULA BILHARES LTDAContato: JOSÉ MARILAC DE PAULATel.: (32) 3216-0935email.: [email protected]

JUNDIÁ Estande: E-29RIO SOFT ICE DO BRASIL COM. DE ALIMENTOS CONGELADOS LTDAContato: Paulo Roberto CaldasTel.:email.: [email protected]

KAPAZI Estande: C19KAPAZI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CAPACHOSContato: JOSELI PEREZ KAPAZITel.: (41) 2106-0900email.: [email protected]

KODILAR Estande: B-07MWA COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDAContato: Wellington ZacariasTel.: (17) 3201-4400email.: [email protected]

KORIN Estande: C31KORIN AGROPECUÁRIA LTDAContato: EDSON SHIGUEMOTOTel.: (11) 3728-4130email.: [email protected]

LIMPEZA ALEGRE Estande: D20BIG MARCAS RJ LTDAContato: LUIZ FERNANDES JUNIORTel.: (21) 2146-1009email.: [email protected]

LONGA INDUSTRIAL Estande: F05LONGA INDUSTRIAL LTDAContato: VANESSA IWANSKI /CRISTIANE MARQUES MARTINSTel.: (15) 3262-8100/8108email.: [email protected]

MAMY RIO Estande: H03 O/PMAMY RIO COMÉRCIO ALIMENTICIOS LTDAContato: SONIA HONDA UENISHITel.: (21) 3895-9786email.: [email protected]ÁQUINAS INDIANAS Estande: F30INDIANA IND. E COM. DE MÁQUINAS E PRO-DUTOS ALIMENTÍCIOSContato: WILSON DE BIASITel.: (11) 3636-9090email.: [email protected]

MAR DO NORTE / SABOREAH! Estande: D-04MAR DO NORTE RIO IND E COM DE SALGADOS LTDAContato: LeonardoTel.: (21) 3412-6540email.: [email protected]

MARTINS & FILHOS Estande: E27MARTINS & FILHOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Contato: MAEVA AUGUSTA CONSTANTINOTel.: (85) 3219-1896email.: [email protected]

MAXFREEZER Estande: C34MAXFREEZER INDUSTRIA E COMÉRCIO DE REFRIGERAÇÃO LTDAContato: LUIZ GONZAGA DE SOUZATel.: (11) 2647-2690email.: [email protected]

MAXXI OVOS Estande: B18SHINODA ALIMENTOSContato: ALBERTO SHINOBATel.: (19) 3936-9761email.: [email protected]

MCI Estande: G30METALÚRGICA CONVENÇÃO DE ITU LTDAContato: RITA RIGONITel.: (11) 4013-7223email.: [email protected]

METALÚRGICA HERMANN Estande: A03SANDRA REGINA PERAÇOLI VON HERMANN MEContato: ALEXANDRE VOM HERMANN/SAN-DRA REGINA PERAÇOLI VAN HERMANNTel.: (11) 2910-9267email.: [email protected]

MG CONTÉCNICA Estande: H-10MG CONTÉCNICA CONSULTORIA E CONTABILI-DADE LTDAContato: Michelle AlvesTel.: 11-2575-1800email.: [email protected]

MGA Estande: G22MGA IMPORTAÇÃO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDAContato: TAINÃ ALFANOTel.: (11) 4208-1029email.: [email protected]

MÓVEIS BRUM Estande: G15MÓVEIS BRUM IND. E COM. LTDAContato: MARCO AURÉLIO BRUMTel.: (31) 3594-2200email.: [email protected]

MULTI-USO Estande: D-39COMÉRCIO DE UTENSÍLIOS MULTI-USO LTDAContato: Silvio Moreira BarbosaTel.: (11) 4198-5245email.: [email protected]

G M

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

22 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

NOTECPOST Estande: D34COMP. EDITORA DE CATÁLOGOS LTDA MEContato: RENATO SALLESTel.: (11) 3966-6801email.: [email protected];

NOVA VIDA ALIMENTOS Estande: A-36SELECT ALIMENTOS LTDAContato: Ricardo IgayaraTel.: (21) 3107-1492email.: [email protected]

NOVUS TECNOLOGIA Estande: F34CLIMAQ SERVICE LTDAContato: CLAUDIO CRUZTel.: (21) 3534-3535email.: [email protected]

NUTRICHEF Estande: B23NUTRICHEF COZINHAS COMERCIAIS E SERVI-ÇOS LTDA EPPContato: LUIZ PAULO MIRANDA A. CRUZTel.: (21) 2253-6362/3549-5518email.: [email protected]

OCEANIA GROUP Estande: H38UOCEANIA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDAContato: LUIZ DUARTE E SEBASTIÃO FERROTel.: (62) 8211-4477email.: [email protected]

OGGI SORVETES Estande: B-05FLUCAP DISTR. DE ALIMENTOS LTDAContato: Timoteo TavaresTel.: (21) 3346-7617email.: [email protected]

PANIFICAÇÃO BRASILEIRA Estande: D35MAXXI FOODSContato: CLEBER AFONSOTel.: (11) 2507-3916email.: [email protected]

PAVANNY Estande: G11ASPACEFER COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDAContato: ULISSES PAVANNYTel.: (11) 4025-1515email.: [email protected]

PC INFORMÁTICA Estande: D31PC INFORMÁTICA S.AContato: VITOR NEVES REISTel.: (62) 3250-0200email.: [email protected]

PERFECTA CURITIBA Estande: D30PERFECTA TAVARES PREPRESENTAÇÕESContato: JOSIMAR TAVARESTel.: (21) 2580-9373email.: [email protected]

PIEGATTO MÓVEIS Estande: F-17ENIO KAMPFF DIAS EPPContato: Fabiana SchneiderTel.: (51) 3479-5981email.: [email protected]

PIRISA Estande: F21PIRISA PIRETRO INDUSTRIA LTDAContato: HARALD HUNTERLEIDER JUNIORTel.: (51) 3542-1944email.: [email protected]

PLASTLAB Estande: G-01PLASTLAB IND. E COM. DE ARTEFATOS PLÁSTICOSContato: Marcelo OazenTel.: (21) 3095-4496email.: [email protected]

POLONIA PAVILION Estande: E34VMG SP.Z.O.OContato: AGNIESZKA KALSKATel.: (48) (61) 653 16 90email.: [email protected]

PONTUAL INOX ELETROCOMERCIAIS Estande: E13DISBRATO DISTRIBUIDORA BRASIL TOTAL LTDAContato: MANOEL GRANJATel.: (21) 3712-9886email.: [email protected]

PORTO DE MAR Estande: B25PORTO DE MAR COMÉRCIO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS LTDAContato: PEDRO RUFINOTel.: (21) 3451-9977email.: [email protected]

PRÁTICA/KLIMAQUIP Estande: F23/F25PRATICA TECHNICOOK LTDAContato: FELIPE NASCIMENTOTel.: (11) 2526-1216email.: [email protected]

PRINCIPADO LOUÇAS Estande: E07PRINCIPADO DA ASTÚRIA LOUÇA S LTDAContato: ANIBAL GONZALES GARCIATel.: (21) 3289-2443email.: [email protected]

PROJET REFRIGERAÇÃO Estande: H34HILDEBRANDO LAMBERTO NETO.MEContato: EDUARDO DIASTel.: (34) 3219-5851email.: [email protected]

PRONTO SOLUÇÕES Estande: H38I/H38TPRONTO SOLUÇÕES COMERCIAIS MEContato: MÁRCIO WESLEY DOS SANTOSTel.: (21) 2474-1431email.: [email protected]

Q-ODOR Estande: F-15ACTUAL COMÉRCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA LTDAContato: Carlos AlexandreTel.: (21) 3710-0064email.: [email protected]

QUALICORTE Estande: D17QUALICORTE DISTRIBUIDORA COMERCIAL LTDAContato: UWE SCHMAUTZTel.: (21) 3222-9700email.: [email protected]

RÁDIO TUPI Estande: C36SOCIEDADE ANÔNIMA RÁDIO TUPIContato: EDSON GABRIELTel.: (21) 2125-9736email.: [email protected]

RAR SEGUROS Estande: B-09RAR CORRETORA DE SEGUROS LTDAContato: Leonardo DuarteTel.: (54) 3239-2512email.: [email protected]

RATIONAL BRASIL Estande: E-32RATIONAL BRASIL COM. E DISTRIBUIÇÃO DE SISTEMAS DE COCÇÃOContato: Vivian M. O. SilvaTel.: (11) 3071-0018email.: [email protected]

RAYMAN BRASIL Estande: D-05AJOÃO S. DA COSTA EQUIPAMENTOSContato: Silvana NotaroTel.: (11) 425-1618email.: [email protected]

REVISTA SUPERR RIO /GLOBAL SOLUÇÕES Estande: H-09PARDELLA SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL LTDAContato: Alexandre Knodler/Alex PardellaTel.: (21) 99565-0787/(21) 3753-6169email.:[email protected]

REFENGE Estande: G19REFENGE REFRIGERAÇÃO, ENGENHARIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: PEDRO LUIS PAES LEME TAVEIRATel.: (21) 2290-1997email.: [email protected]

RICA Estande: H-01REGINAVES INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AVES LTDAContato: Francisco IgayaraTel.: (21) 2445-9191email.: [email protected]

RIODAY EQUIPAMENTOS Estande: C32TENAZ REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Contato: ANDRÉ MARINHOTel.: (21) 2270-3536email.: [email protected]

RJ CUSTOM Estande: A22RJ CUSTOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: LUIS EDUARDO POUSA MACHADOTel.: (21) 2441-2095email.: [email protected]

RODOPLAST Estande: G03ROTOPLAST INDÚSTRIA DE CLIMATIZADORESContato: ILDO SIMONTel.: (49) 3664-8300email.: [email protected]

SANAR Estande: B-13SANAR SOLUÇÕES INTEGRADAS DE RESÍDUOSContato: Adriana PintoTel.: (21) 3849-4938email.: [email protected]

SANTA MARIA Estande: F-07IND. E COM. SANTA MARIA LTDAContato: José DirceuTel.: (16) 3830-8000email.: [email protected]

SEBRAE Estande: H-19SERVIÇO DE APOIO A MICROS E PEQ. EMPRE-SAS NO ESTADO DO RJContato: Evandro PeçanhaTel.: (21) 2212-7949email.: [email protected]

SELOVAC Estande: D29SELOVAC IND. E COMÉRCIO LTDAContato: WILLY BORSTTel.: (11) 5643-5599email.: [email protected]

N S

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

23www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

S Z

SENAI Estande: A26SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALContato: MARIA LÚCIA TELLESTel.: (21) 2563-4571email.: [email protected]

SEPAC Estande: E23SEPAC SERRADOS E PASTA DE CELULOSE LTDAContato: SONIA MABILETel.: (42) 3542-1212email.: [email protected]

SERTANORTE Estande: H23/1O BRASIL TIPICODE PONTA A PONTA CDOM E DISTRIBUIDORAContato: DIANA PAIXÃOTel.: (21) 2583-1120email.: [email protected]

SESC Estande: H-05SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIOADM. REG. DO RJContato: LucelenaTel.: (21) 3138-1366email.: [email protected]

SIEMSEN Estande: A17METALURGICA SIEMSEN LTDAContato: ENRICO VAN GLAMTel.: (47) 3211-6000email.: [email protected]

SIMAPAN Estande: H9PH E JV SARDINHA DISTRIBUIDORA DE PRO-DUTOS ALIMETICIOS E AGUA LTDA - MEContato: PAULO ROBERTO SARDINHATel.: (21) 2657-7583email.: [email protected]

SINDIPAN Estande: H38/JSINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DE JUIZ DE FORAContato: ELISÂNGELA LINZTel.: (32) 3223-8557email.: [email protected]

SÓ BALANÇAS Estande: C-04KILODATA COMERCIAL LTDAContato: Dayana Brasil / Neide BrasilTel.: (21) 2584-2221email.: [email protected]

STUDIO FISCAL Estande: D19FERREIRA & CAILLEAUX GESTÃO DE NEGÓCIOSContato: RONALDO FERREIRA JUNIORTel.: (21) 3038-5592email.: [email protected]

SUPERGASBRAS Estande: A-31SUPERGASBRASENERGIA LTDAContato: Laura GoldmeierTel.: (21) 2511-2195email.: [email protected]

SUPRA ALIMENTOS Estande: B33PEREIRA E BESSA COMERCIO DE ALIMENTOSContato: ALBERTO FILHOTel.: (22) 2667-0492email.: [email protected]/[email protected]

SUPREMAX Estande: F32BANTEC INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPA-MENTOS INDUSTRIAIS LTDAContato: PAULO FERREIRATel.: (19) 3873-4668email.: [email protected]

TECMAQ Estande: G33NATIVIDADE IND. E COM. DE MÁQUINAS E EQUIP. ESP. LTDA.Contato: ALEXANDRE DELPAPATel.: (11) 2618-5511email.: [email protected]

TONEL & PINGA Estande: H38A/BTONEL & PINGA COMERCIO LTDAContato: TITO SÉRGIO DE ALMEIDA MORAESTel.: (21) 3617-1717email.: [email protected]

TOPEMA Estande: H25ATOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS INDUS-TRIA E COMÉRCIO LTDAContato: NELSON CURYTel.: (11) 2134-7400email.: [email protected]

TOPEMA Estande: C - GOURMETTOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS INDUS-TRIA E COMÉRCIO LTDAContato: NELSON CURYTel.: (11) 2134-7400email.: [email protected]

TREVO ALIMENTOS Estande: B-35CNOGUEIRA E REZENDE IND. DE LATICÍNIOSContato: Leandro AndradeTel.: (31) 2107-7100email.: [email protected]

TRIASA Estande: F31NSA LOCADORA LTDA EPPContato: ISAÍAS MIRANDATel.: (21) 2585-1257email.: [email protected]

TRUCKVAN Estande: H25ATRUCKVAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: ALCIDES GERALDES BRAGATel.: (11) 2086-5555email.: [email protected]

TURMINA Estande: G11BMETALURGICA TURMINA LTDA MEContato: LEANDRO TURMINATel.: (11) 4704-6361email.: [email protected]

ULTRALIGHT Estande: B34ULTRALIGHT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: MARCELO PEREIRATel.: (14) 3662-8580email.: [email protected]; [email protected]

URBANO Estande: C07URBANO AGOINDUSTRIAL LTDAContato: RENATO FRANZNERTel.: (47) 3372-7500email.: [email protected]

VALE FERTIL Estande: D07VALE FÉRTIL INDÚSTRIAS ALIMENTICIAS LTDAContato: LAIS C. MACHADOTel.: (41) 2101-8000email.: [email protected]

VERSUS Estande: F40AVERSUS DO BRASIL LTDAContato: ALBERTO SUCARITel.: (11) 3842-5323email.: [email protected]

VINÍCOLA SALTON Estande: G35VINÍCOLA SALTON S/AContato: NEEMIAS SOARES GOMESTel.: (11) 2281-3300email.: [email protected]

VITAL TECH Estande: H23/8VITAL TECH INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDAContato: SÉRGIO TEIXEIRATel.: (19) 3273-7079email.: [email protected]

VITARELLA Estande: D25M DIAS BRANCO S/A INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOSContato: FRANCISCO MARCOS DIAS BRANCOTel.: (81) 3464-0245email.: [email protected]

WER Estande: G07BY WER INDUSTRIA DE PLASTICOS LTDAContato: RONALDO CASTILHO THOMAZTel.: (21) 3177-4150email.: [email protected]

WICTORY Estande: A25WICTORY EQUIPAMENTOS PARA COZINHAContato: LUCIANO TEDESCOTel.: (54) 3025-7555email.: [email protected]

WR EMBALAGENS Estande: G05WR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENSContato: RONALDO R .DA FONSECATel.: (32) 3332-4321email.: [email protected]; [email protected]

ZAGONEL Estande: B-32ELETRO ZAGONEL LTDAContato: CleitonTel.: (49) 3366-6000email.: [email protected]

ZAMBONI Estande: B01ZAMBONI COMERCIAL LTDAContato: PRISCILA MALLETTel.: (21) 3511-9350email.: [email protected]

ZUMMO Estande: B31NET LIGHT LTDAContato: JOSE HOFFMANNTel.: (11) 4612-8926email.: [email protected]

24 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Vitarella participa da Super Rio Expofood 2015indústria apresenta portfólio e comemora a entrada no segmento de torrada

A Vitarella, uma das principais empresas do ramo ali-mentício no Nordeste, marca presença na 27ª Super Rio Expofood. O evento reúne milhares de empresários e profissionais dos setores de supermercado, hotelaria, res-taurante, panificação e conveniência, com o objetivo de estreitar os laços e fechar bons negócios. Este ano, aconte-cerá entre os dias 17 e 19 de março no pavilhão quatro do Riocentro Exhibition & Convention Center.

Em um estande de 66m², a Vitarella apresentará todo o seu mix de biscoitos, focando principalmente em Crackers, Maria, Maisena e Torrada. A marca comemora o ingresso na categoria de torrada, com os sabores tradicional, multi-grãos, light e integral, disponíveis nas versões com 16g, 160g e 320g. Além da exposição dos produtos, haverá degustação e os clientes poderão aproveitar para fechar novas parcerias. No local, também será montado um espaço climatizado para negociações e relacionamento direto com os consumidores.

“Essa feira é muito importante para a Vitarella no estado do Rio de Janeiro, pois nos ajuda a estreitar re-lações, fazer grandes negociações e, por consequência, desenvolver ainda mais a marca”, afirma o Gerente Co-mercial Fora do Eixo Norte-Nordeste, Alex Viero.

A filial no estado do Rio de Janeiro, inaugurada em outubro de 2013, possibilita a entrega da mercadoria em 24h, devido ao abastecimento semanal da filial, o que melhora a prestação de serviço no ponto de venda, qua-litativa e quantitativamente, buscando cada vez mais a satisfação dos clientes. Coroando, assim, o grande suces-so que a marca já faz na região. Atualmente, está pre-

sente nos municípios do estado e tem participação em outros estados do Centro-Oeste/Sudeste. Os produtos são distribuídos por toda a cadeia de pequeno, médio e grande varejo, assim como nos principais atacadistas e atacarejos da região.

Vitarella: A Vitarella, empresa líder no Nordeste, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes. Inicial-mente focada na produção de massas alimentícias, ex-pandiu seu portfólio e hoje possui mais de 115 produtos cadastrados, atuando também no segmento de biscoitos - com crackers, rosquinhas, recheados, wafers, amanteiga-dos, entre outros, como torrada, margarina e chocolate - e marcas como Treloso, Chocoresco e Saltvip. Atualmente, possui um parque industrial de 90 mil metros quadrados, duas fábricas com tecnologia de ponta na Região Metro-politana do Recife e cinco filiais nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, empre-gando diretamente cerca de quatro mil funcionários.

Em abril de 2008 a Vitarella foi adquirida pela cearen-se M. Dias Branco S/A. Em função disso, passou a integrar o maior grupo empresarial de massas e biscoitos do Bra-sil, com 14 fábricas instaladas no país, além de um amplo portfólio de produtos, empregando a mais moderna tec-nologia existente no mundo. Os investimentos continua-ram e, em abril de 2011, a Vitarella adquiriu a totalidade das ações representativas do capital social da NPAP Ali-mentes S.A., empresa que industrializa e comercializa os biscoitos e massas Pilar. Para saber mais, acesse o site www.vitarella.com.br.

lanÇamEnto

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

25www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

An. Revista revista Expofood_20,5X27,5_02.indd 1 02/03/15 19:36

26 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Para ajudar o supermercadista a dar conta de um dos maiores gargalos do setor, a Associação de Supermerca-dos do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) promoveu, no dia 20 de fevereiro, um Workshop de formação de preço de custo e de venda. O evento exclusivo para associados teve três horas de duração e contou com a assessoria da MG Contécnica MG Contécnica Contabilidade e Consul-toria, uma das empresas mais reconhecidas no ramo, quando o assunto mexe com a contabilidade da empresa.

Ao realizar a abertura do evento, o presidente da Asserj, Aylton Fornari, destacou que o tema atrai de-bates há muitos anos:— A melhoria do sistema operacional e administrativo do supermercado é tema sempre em alta para se dis-cutir, uma vez que o que está em jogo é a rentabilidade da empresa, destacou Fornari.

Sabe como formar preço de custoe de venda? Eles já sabemWorkshop promovido pela associação de Supermercados do rio abordou como o supermercadista deve formar seu preço, sem cair nas armadilhas das alíquotas, que variam de acordo com cada estado

Marcos Baraldi, gerente Operacional MG, Tercio Andrade, da SINTAC e Maurício Caffé, gerente Operacional BPO MG

CapaCitaÇÃo

27www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

O workshop contou com abordagens do próprio Marco Gomes, diretor da MG Contécnica, de Maurício Caffé, ex-controller do Grupo Pão de Açúcar e gerente Operacional BPO da MG Contécnica, além do diretor do Princesa, Laerte Monteiro.

Para Maurício Café o preço de venda está direta-mente relacionado ao custo, ou seja, se o custo aumen-ta o preço aumenta. No entanto, o famoso Markup, ou marcação por margem, já não funciona mais.

A diretoria da MG contécnica distribuiu uma apos-tila contendo exercícios para serem feitos durante o workshop. Com diferentes alíquotas entre os estados, os exercícios revelaram, na prática, a forma de comprar pelo menor custo e obter o melhor preço de venda.

Segundo João Allevato, coordenador do Workshop, em virtude das modificações fiscais, hoje o processo de legalização das empresas não é mais para comer-ciante, mas para profissionais do varejo:

— Direcionar a política de preço, trabalhar quali-dade, saber comprar e precificar, enfim, não se leva hoje uma empresa de supermercado como no passa-do e ganhar dinheiro é obrigação da empresa. Se não prospera não faz ninguém feliz. E nisso, posso dizer por experiência, a crucial tarefa é formar preço de venda. Peço que façam a si mesmos as seguintes perguntas: “qual é o valor do meu negócio? O meu valor de gestão é o valor da estrutura que tenho? Finalizou Allevato.

Equipe do Costazul: Angelo Farias (comprador); Rafael Mendes (com-prador de bazar, embalagens e suprimentos) Daniel (comprador de açougue, hortifruti e congelados) e Christina Jame (analista financeiro)

Ana Carla Sousa (Compradora dos Mercados Braga, André Portes (Gestor da Rede Multi Market), Cleiciane Ramos (Compradora Central Multi Market), Nazia Frazão (Supervisora de Compras dos mercados Braga) , Michele Vilela (Compradora Mercado Mix Certo) e Rodrigo Vieira (Comprador da Rede Multi Market)

Maurício Café, ex-controler do Grupo Pão de Açúcar, explica como fazer a conta

28 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

tECnoloGia

Supermercado Vip tem apoio da PC Sistemasrede varejista conta com soluções da desenvolvedora de software para dar suporte aos seus processos em suas lojas física e virtual e planeja ampliar suas operações online

Com um mix de aproximadamente 25 mil itens, o Supermercado Vip mantém uma loja física, em Belo Horizonte, e um e-commerce, o vipfácil.com.br, que atende à capital mineira e à Região Metropolitana. O crescimento das demandas online e a necessidade de um controle preciso sobre suas operações impulsiona-ram a varejista na busca por um sistema de gestão que apoiasse seus processos de forma completa.

A escolha foi pela PC Sistemas e pela implementação do WinThor, ERP carro chefe da empresa, junto aos seus módulos contábil e fiscal, garantiram ao Supermercado Vip uma organização assertiva de seus processos, entre eles, a precificação, o limite de compras, o relatório de rupturas, o recebimento de mercadorias, o controle fi-nanceiro e a análise do preço concorrente.

Além disso, um importante benefício proporcionado pela tecnologia foi a gestão de avarias. Neste caso, o sis-tema aponta a existência de mercadorias com avarias, que, imediatamente, permite ao Supermercado Vip ini-ciar o processo de troca do produto. Com isso, o setor de recebimento da varejista já tem conhecimento deste processo e autoriza a troca, reposição, recolhimento ou devolução do item com problema.

Outro ponto de bastante destaque para o Supermercado Vip foi a possibilidade de limitação de compra diretamente no WinThor. O sistema permite que, de acordo com o limite mensal de verba estipulada pela diretoria da empresa à área de compras, automaticamente é estabelecida uma trava para novas transações. “A gestão financeira feita pelo Win-Thor nos ajuda a minimizar a possibilidade de trabalharmos com um fluxo negativo, prevenindo um furo de caixa através do próprio sistema, o que é um controle muito importante para a nossa saúde econômica”, comenta Bruno Martins, Gerente de Projetos de TI do Supermercado Vip.

As vantagens da ferramenta também beneficiaram diretamente o consumidor, viabilizando uma redução de 35% no tempo de fila nos caixas da loja física, o que trou-xe o aumento da capacidade de operação do caixa sem a necessidade de aumentar o número de check-outs.

O varejo online vipfácil.com.br também rece-beu apoio e suporte da PC Sistemas, que integrou o WinThor ao e-commerce da companhia, permi-tindo a expansão das suas operações. As empre-sas estabeleceram uma relação de sinergia, ade-quando as soluções tecnológicas para atenderem às características específicas deste tipo de opera-ção, as quais exigem uma plataforma confiável e de alta interatividade com o consumidor final. O back office alimenta a página exclusiva da web e encaminha os pedidos para a separação dentro do e-commerce, que realiza o faturamento da merca-doria. Essa informação já é totalmente integrada ao ERP, que, então, emite o cupom fiscal para fi-nalizar a transação comercial.

Precisávamos de uma retaguarda para fomen-tar os nossos negócios online e impulsionar um crescimento sustentável das nossas vendas. Com o apoio da PC Sistemas, hoje, as atividades do e-commerce se tornaram um modelo de negócios possível e altamente aderente ao supermercado online, com um potencial de crescimento extraor-dinário”, finaliza Martins.

Para Ronan Maia, Diretor Executivo da PC Siste-mas, o caso do Supermercado Vip é um marco para toda a equipe. “Este é, sem dúvida, mais um trabalho que foi concretizado no tempo esperado e a parceria que existe entre nós e o cliente foi fundamental para o sucesso alcançado”, finalizou.

GU

IA O

FIC

IAL

DA

27ª

SU

PER

RIO

EX

POFO

OD

201

5

29www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

30 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

inauGuraÇÃo

Quando chegou em Vila São João, bairro de São João de Meriti, Rui Coquito de Souza, hoje com 66 anos, não imaginava que iria chegar tão longe. Isso foi há mais de 40 anos. Sorte? Trabalho duro? Ou as duas coisas? A verdade é que em dezembro do ano passado, ainda bem a tempo de pegar os consu-midores nas compras de Natal e Ano Novo, Coquito inaugurou sua segunda loja.

O senhor Rui já fez de tudo um pouco nessa vida. Desde criança ele já trabalhava na roça. Em São João do Paraíso, Itaperuna, ele ajudava o irmão a vender ovos em cima de um burrico. Nos anos 70 Rui chegou à Vila São João e começou a trabalhar com o cunha-do, que o ajudou a montar sua primeira barraquinha (tipo mercearia), onde vendia de tudo um pouco.

Da roça até a primeira loja foram anos de trabalho duroComerciante, que iniciou seu empreendimento com um pequeno estabelecimento, se alegra em inaugurar seu segundo supermercado. loja ampla, com 1.200 metros e um mix com mais de 10 mil itens

Rui Coquito com a esposa Maria do Socorro (de blusa vermelha de poá): uma união que já dura mais de três décadas. Na foto, as filhas Giselle e Danielle e o genro, Erick

31www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Anuncio revista Super Rio Marco.indd 1 03/03/15 16:45

32 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

No lugar, onde não havia nada, aquela portinha era o único comér-cio, em léguas de distância. Para abastecer a comunidade ele trans-portava as mercadorias em cima da famosa “magrela”, a bicicleta.

Aos poucos, o comércio de Rui foi crescendo, mas no ano de 1979 seu cunhado foi assassinado durante um assalto no estabelecimento onde hoje funciona o Supermercados Unidos. A família traumatizada não quis assumir o negócio e acabou alugando a loja para o Rui, que mais tarde comprou o ponto e um terreno ao lado.

— Foi uma luta. Trabalhava dia e noite. Com muito sacrifício comprei um terreno, depois um galpão. Fui construindo devagarzinho e, quan-do estava quase me aprumando na vida, a loja pegou fogo. Na época, nós perdemos mais de 10 cami-nhões de mercadoria, relembra Rui.

Foi também em 1973, naquela barraquinha, que ele conheceu e conquistou o coração da dona Maria do Socorro, sua companheira insepa-rável, com quem se casou em 1980 e teve duas filhas: Danielle e Giselle. Atualmente toda a família, ajuda Rui na administração do supermercado.

Hoje a vida evoluiu. A portinha deu lugar a uma belíssima loja no co-ração do bairro. Mas a foto dela está lá, na entrada da loja, do lado direito para relembrar como tudo começou.

O Diretor Comercial da Rede Unidos de Supermercados, Adenilson Vidal, e o presidente da Rede Unidos, Luiz Fernando, prestigiaram a inauguração

Funcionárias recepcionaram os consumidores durante a abertura da loja

Loja ampla, bem organizada e climatizada para oferecer o melhor atendimento ao consumidor. No detalhe, a portinha onde tudo começou

33www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

34 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

rEinauGuraÇÃo

A fachada com mais de sete metros avi-sa os olhos que buscam as alturas: “Quando Deus quer é assim”. A frase reflete o senti-mento de gratidão que a família Mendes tem a Deus. Afinal, em duas décadas, eles trans-formaram uma sentença de morte em cresci-mento e triplicaram o patrimônio.

O empresário Robson Mendes, hoje com 37 anos, era apenas um menino, em 1973, quando seu pai, Hamilton Mendes, junto com a mãe, Marilea Mendes, deram início a uma pequena mercearia. Infelizmente Ha-milton não acompanhou o crescimento dos

Moradores de Nova Cidade ganham loja novinha dando prosseguimento ao sonho de oferecer conforto e qualidade aos consumidores, família mendes reinaugura loja de nova Cidade e dá um banho de charme ao lugar

Marilea com os filhos Robson e Rosana: união e superação

35www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

filhos, Robson e Rosana, nem tão pouco das lojas. Em 1979 seu so-nho foi brutalmente interrompido, depois de um dia duro de traba-lho, e sua vida ceifada por marginais que o espreitavam no portão de casa. O choque paralisou a família, que quase perdeu tudo, mas com união, coragem, força e muita fé, Marilea começou a reerguer no-vamente seu patrimônio. E foram Robson e Rosana que a ajudaram nesta empreitada. “Devo muito aos meus filhos. Eles arregaçaram as mangas, deram duro. Lembro que o Robson começou a trabalhar co-migo aos 12 anos e já pegando no pesado”, conta Marilea.

Rosana, a filha mais velha, formou-se em administração e ajuda a resolver toda a parte burocrática e administrativa das lojas. “Ela cuida das coisas com as quais não tenho paciência e eu pego no pesado. A gente se completa, brinca Robson.

No final do ano passado eles reinauguraram a loja de Nova Cidade, bairro de São Gonçalo. A iniciativa visa oferecer ainda mais conforto e qualidade aos consumidores.

Bolo com mais de um metro foi servido para comemorar a loja novinha

Cada coisa no seu lugar: loja conta com sessão de padaria, laticínios, açougue, hortifruti, entre outros. Organização atrai a clientela

Bonecos da série britânica “Peppa Pig” e o palhaço sobre pernas de pau encantaram a criançada

Associada à bandeira de supermerca-dos Unidos, uma rede com mais de 60 as-sociados, as lojas da família ficam nos bair-ros Galo Branco, Itaúna (com duas lojas no Largo de Itaúna) e Nova Cidade. Juntas, empregam cerca de 240 funcionários.

36 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Princesa, agora também no Ingá.Loja é a vigésima unidade da redeCom 600 metros quadrados de área de venda, supermercado abriga rotisseria, padaria, açougue, hortifruti e laticínios

O Princesa Supermercados inaugurou mais uma loja no início do ano. Desta vez, no Ingá, chegando à marca de 20 lojas. O supermercado fica na Rua Presi-dente Pedreira, 189, um dos melhores pontos do bair-ro e ocupa 600 metros quadrados de área de venda. Bairro nobre da Zona Sul do município de Niterói, o Ingá é basicamente um bairro residencial de clas-se média à classe média alta. Para se ter uma ideia, no ano de 2000, uma pesquisa destacava 98% da população alfabetizada. Uma população de 16 mil moradores na época.

O nome do bairro é uma homenagem ao frondoso Ingá que existia nos primordios da ocupação do bairro na atual Rua Tiradentes (outrora rua do Ingá).

Os diretores executivos do Princesa, Sr. Morais e Sr. Joaquim, inauguraram a loja

inauGuraÇÃo

37www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

ANR_SUPERRIO_INSTITUCIONAL_21x28.indd 1 3/3/15 6:19 PM

38 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

O comércio local, antes pouco diversificado, conta atualmente com diversos serviços: loca-doras, farmácias, supermercados, salão de ca-beleireiros, academias, restaurante, o famoso e tradicional Instituto de Urologia e Nefrologia de Niterói, além de alguns ateliês e comércio de rua. Além disso, importantes campi da UFF es-tão localizados no bairro, atraindo estudantes universitários de todo o estado.

Segundo a diretoria do Princesa, o super-mercado chegou para atender essa comuni-dade ávida por qualidade:

—Estamos muito felizes em proporcionar aos clientes do Ingá uma loja com equipa-mentos novos, funcionários bem treinados e com serviços de qualidade, onde destaca-mos nossa rotisseria, padaria, açougue, hor-tifruti e laticínios.

Sr. Morais com a compradora Daiana

Qualidade e preço justo fizeram a alegria dos consumidores

O diretor presidente do Princesa Sr. Laerte Monteiro e família

No açougue, no hortifruti e em todas as sessões, a qualidade dos produtos ganhou destaque na visão dos consumidores

39www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

40 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Glamour

Curioso para saber quem são essas belda-des? Pois é, essas lindas mulheres chamaram a atenção de quem passou pela churrascaria Estrela do Sul, na Barra. Muitos apostaram que era um encontro de celebridades, outros chu-taram uma reunião entre damas da alta socie-dade... No entanto, a celebração era das filhas e esposas dos empreendedores de uma das maiores redes de hortifruti do país: a Rede Va-rejão. À mesa, além de muita beleza e alegria, estavam mulheres guerreiras que pegam firme no batente, mas jamais abrem mão da vaidade e de um bom bate-papo. Arrasaram!

Quem são elas? Confraternização cor de rosa rouba a cena, na BarraEm meio ao corre-corre do dia a dia elas ainda encontram tempo para se produzir, trocar figurinhas e colocar o papo em dia.

Filhas e esposas dos empreendedores de uma das maiores redes de hortifruti

41www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

42 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Uma das maiores redes associativas de hortifruti do país comemora sete anos e 45 lojas

Uma festa pra lá de animada marcou o sé-timo aniversário da Rede Varejão. Descontraí-da e cheia de cor, a Festa Tropical, tema ideal para os dias quentes do nosso Rio 40 graus, foi realizada no Sítio Verde Vila e acolheu mais de 500 convidados. Entre eles, familiares, ami-gos, parceiros, fornecedores e prestadores de serviço, que foram comemorar com a Rede mais um ano de sucesso e conquistas.

A Rede Varejão não para de crescer reve-lam os números. No ano de 2013 eram 33 lojas, agora, em 2015 chegaram à marca de 45 e mais de 20 associados. Para o associado, Rogério Gomes, o motivo do sucesso está na forma como o hortifruti foi estruturado:

planejamento e inconformismo são a base do sucesso da rede Varejão. um negócio surpreendente que não para de crescer

Decoração cheia de cor e alegria agradou os convidados

aniVErSÁrio

43www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

— O crescimento da Rede acontece porque há uma preocupação constante com a qualida-de, desde a sua constituição, avalia Rogério.

A Rede Varejão nasceu em 2007, através de um grupo de amigos que tiveram coragem, visão e muita força de trabalho. Como num campo de futebol cada jogador tem sua posição, na Rede, cada um tem seu papel definido em busca do gol.

Marcelino de Abreu, o Xuxa e André Ramos, respectivamente presidente e vice-presiden-te da Rede, acreditam que o crescimento veio porque fizeram do inconformismo um lema:

Mesmo quando tudo parecia bom, a gente queria melhorar. Foi assim que mudamos nos-sa imagem de sacolão para hortifruti padrão, informatizado e chique. Implantamos o unifor-me, capacitamos e treinamos nossos colabo-radores e passamos a inaugurar nossas lojas com outro formato, em clima de festa, com funcionários recepcionando os clientes com alegria, além de bolas e até uma bandinha. Todo mundo gosta!, revelam os sócios.

Crescer tanto em tão pouco tempo, não é para qualquer um. A marca também investiu pesado em ações de marketing. No mês de aniversário da rede tem bolo para os clientes e sorteios, de mais de 200 prêmios, em todas as lojas. No ano passado, além das campa-nhas promocionais e da implantação da rádio online nas lojas, a equipe de marketing criou o Varejito. Um mascote cheio de charme que vai agregar ainda mais valor à marca. É isso aí, que venham os próximos anos!Varejito vai circular pelas lojas e agregar ainda mais valor à marca

Xuxa (ao centro) ladeado por fornecedores. Uma parceria que deu certo!

44 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Roberto Ramos, André Ramos e André ( O Plá )

Roberto, Gustavo, André, Rogério, Arildo

e seu sobrinho

Varejito, Xuxa, Celso e André

Ari, Dilson, Renato, Jonatan, Jeová e Maneco

Recreadores contratados para animar a festa

45www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Crianças se divertiram pra valer

com as brincadeiras

Só mesmo caindo na piscina

para refrescar

O cantor Marco Vivan colocou

a galera para dançar

Edilma e Zilda: braços fortes da RedeOs associados Xuxa, Rogério, Marcelo eMarquinhos com o cantor Marco Vivan

Geisy, Andréia, Marlei, Leandro,

Adriany e Fernanda

Almoço regrado teve até Paella de frutos do mar

Manoel Gregório, o Maneco, Eliésio, que

criou o Varejito, André, Varejito e Roberto

Edilma, Zilda, Geisy, Renata, Nika, Elaine, Maria,Josely, Andréia, Viviam, Lena, Fátima, Silvia,Simone e Rosângela

Os fornecedores Jonatan, Rogério,

Celso,Valdair e Rafael

46 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

ponto dE ViSta

ESPERANÇA

CRISEem tempos de

por adEnilSon Vidaldiretor comercial da rede unidos

Chegamos a 2015 ressabiados. o pavor de novos pacotes econômicos e expectativa de um ano com altos e baixos nos deixa assim, desconfiados, melindrados, mas e aí, o que fazer?

47www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Parar, andar, descer, subir...?? Complicado mesmo, pois até a famosa bola de cristal parece confusa, uma vez que diversas são as opiniões de economistas

e outros entendidos do mercado.Em nossa última reunião comer-

cial, onde reunimos quase todos as-sociados, discutimos bastante o as-sunto. Afinal o que devemos fazer?

Nossa arrecadação (digo estado do Rio) sofreu um grande baque, fru-to das reduções nas atividades eco-nômicas e na receita dos royalties do petróleo. São quase R$ 2,7 bilhões deixando de circular no estado. E, aí, quem duvida que não sofreremos?

É dada a largada para aquele que souber melhor se planejar e se rea-dequar às novas condições, o que vai desde a reavaliação fiscal, ajuste do mix de produtos ao movimento de economia operacional nas lojas.

Será um ano de tarefas a serem cumpridas, onde o lado empresarial deverá ser realmente testado, pois nossos clientes terão por obrigação e imposição do mercado, que se ade-quarem a novos comportamentos domésticos e de consumos.

O secretário estadual de fazenda já alertou que irá recuperar a arreca-dação apertando o cinto. O estado não fará nem um programa de anis-tia a devedores, ao contrário, buscará acordos para que paguem, e isso soa como alerta para aqueles que ainda teimam em ir por outras portas.

Muitas variáveis irão suceder e mais rápido será o repasse de pre-ços, principalmente por conta dos reajustes da gasolina e energia elé-trica. Será impossível uma empresa não repassar esses aumentos aos seus preços de vendas. Este é um dos fatores dos quais muitos em-presários não viram ou deixaram de lado ao analisar, que é o falso crescimento. Quantos relatórios nos mostram aumento de faturamento ou de vendas nos comparativos ano anterior X ano atual, seria este cres-

Será um ano em que o lado

empresarial deverá ser

realmente testado.

cimento um real aumento de fatura-mento ou um repasse inflacionário ou de custos?? Difícil de saber?

Não, muitos cresceram por in-vestimentos realizados e aumento do espaço físico, outros por quali-dade; mas se você não investiu em nada, é preciso entender seus cus-tos e a média de margem.

Mas e aquele que realmente contribui para nossa sobrevivência, o famoso consumidor, será que ele irá deixar de lado as exigências de qualidade aliadas ao bom preço? Claro que não, ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas o bom preço que atrai o consumidor. Ele espera muito mais que somente preço baixo. Ele quer também qua-lidade. Muitas vezes o consumidor desconfia de preços tão baixos. As pessoas se influenciam por informa-ções diárias, propagandas, a tradi-ção de um produto, regionalismo e até mesmo os comentários das pes-soas que as cercam.

É, mas não para por aí. Tem mui-to mais a ser feito em ações. Apesar da palavra “crise” ser negativa, você, empresário, deve fazer um esforço para encará-la como a oportuni-dade de realmente firmar seu em-preendimento e torná-lo ainda mais competitivo. Vale a pena reavaliar os investimentos, ter cautela so-bre ações e transações bancárias, evitando inclusive a utilização dos limites, além de estudar possibili-dades e até mesmo rever os horá-rios de abertura e fechamento da loja, o que pode gerar economia de energia elétrica e melhor distribui-ção da mão de obra.

Uma revisada nos equipamen-tos também pode se tornar uma oportunidade de economia, além de conseguir aumento na qualida-de e conservação dos produtos.

Pontuar os horários de picos no movimento e discutir junto com os chefes de setores uma escala mais funcional é muito importante, tudo

isso traz eficiência aos setores .Análise de relatórios de produ-

tos sem giro (ou giro de produtos): uma readequação do mix, pois uma análise precisa pode dar início ao processo de reestruturação.

Quanto aos inventários, neste momento entender os estoques e reposicioná-los dará vitalidade ao negócio; pois se formos perceptivos enxergaremos que existe quase que o faturamento integral de uma loja armazenado e muitas vezes parado. Levantar o que temos dentro de casa é saudável e trará conforto nas próxi-mas negociações.

Enfrentar a crise não quer dizer deixar faltar produtos, ou ter so-mente uma marca. Ao contrário, abastecer com marcas que girem. Crise não é demitir funcionários, mas capacitá-los, não é deixar as lojas no escuro, mas iluminá-las de forma correta.

É preciso entender que as cri-ses separam de vez os fortes dos fracos: os fortes se tornam ainda mais fortalecidos e quem não se fortalece, não se prepara para o tranco, não vê outra saída senão fechar as portas.

Agora entenda que medo é a marcha ré do sucesso. Precisa-mos sim ter respeito ao momento e saber que tudo deve ser realiza-do de forma consciente e, acima de tudo planejada, pois crises são passageiras mas o seu negócio tem que se perpetuar.

48 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Por Hélio Janio

Gestão em segurança e estacionamento

SEGuranÇa

Como os supermercados estão lidando com a segurança em seus estacionamentos

Há um tempo atrás, os supermercados e lojas de autosserviço não reportavam uma atenção especial com relação aos seus estacionamentos. Os clientes deixavam seus veículos dentro do parqueamento e se deslocavam para efetuar as suas compras. Alguns su-permercados não possuíam nem ao menos um con-trole manual de entrada e saída dos veículos, câmeras de segurança ou até mesmo um seguro contra roubo, furto e incêndio. Com o passar do tempo, foi necessá-ria a adaptação dos supermercados às exigências dos consumidores e também, se auto resguardarem de possíveis ações judiciais, oriundas de clientes muitas vezes mal intencionados.

Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, o mer-cado globalizado, o aumento da violência e da margina-lidade, os supermercados se veem com a necessidade de oferecer aos seus clientes uma segurança maior den-tro dos estacionamentos, realizando como por exemplo, a implantação de sistemas de cancelas automáticas, cir-cuito de CFTV, sistemas de controle de acesso informati-zado com máquinas expedidoras de ticket´s, realizando uma ação preventiva para inibir a ação dos criminosos, além de gerar conforto e segurança aos seus clientes.

As redes de supermercados que vêm atentando para a evolução dos serviços e, por terem os seus es-tacionamentos como um serviço oferecido aos seus clientes e não como a sua principal atividade, estão buscando empresas especializadas em administração de estacionamentos para que venham a administrar os seus, visando aumentar a qualidade do atendimen-to aos seus clientes, além de se auto beneficiarem com a terceirização do mesmo, pois é de responsa-bilidade das empresas administradoras de estaciona-mentos não só a responsabilidade cível, mas também o pagamento do seguro contra roubo, furto, incêndio, impactos de aeronave e vendaval, ações movidas na vara cível ou trabalhista, com relação às ocorrências no estacionamento, tributos e encargos trabalhistas da mão de obra e os custos operacionais da atividade.

Por Hélio Janio, Diretor do Grupo Estratégico e da Express Park Estacionamentos. Possui mais de 35 anos de

experiência na área de segurança patrimonial, terceirização de mão de obra e administração de estacionamentos

em redes de supermercados e home center´s.E-mail: [email protected]

49www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

50 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

protEÇÃo E dEFESa do FornECEdor

Por Dr. Fábio Queiróz

Divergência de preços: Uma séria divergência com o cliente

Em meio às diversas atividades do comér-cio varejista podem ocorrer divergências en-tre o preço do produto afixado nas gôndolas e o efetivamente cobrado nos caixas, a fal-ta de clareza na apresentação do preço nas gôndolas ou mesmo a ausência desta apre-sentação. Tais fatos traduzem falhas na pres-tação dos serviços e prejuízos ao consumi-dor, devendo o fornecedor adotar medidas que evitem a sua ocorrência.

No Estado do Rio de Janeiro, a Lei nº 3.511/00 garante aos supermercadis-tas a adoção do sistema de código de barras quando da aposição de preços em seus pro-dutos. A Lei nº 10.962/2004 ratificou a per-missão em nível nacional. No entanto, trami-tam no Congresso Nacional projetos de lei tendentes ao retorno dos preços individuali-zados em cada produto. Seria um retrocesso no setor varejista que traria um consequente aumento dos custos operacionais.

A fim de evitarmos tamanho dissabor, os gestores das lojas devem promover veri-ficações constantes sobre o preço exposto ao consumidor e o praticado no caixa, bem como a respeito da clareza da informação sobre o preço, a marca e o tipo do produto. O treinamento contínuo dos colaboradores é também uma medida recomendável.

Há que se atentar ainda para a ocasião de aumento ou redução de preços: em caso de aumento, a etiqueta de gôndola deve ser al-terada antes da modificação do valor no siste-ma; quando houver redução, altera-se o sis-tema em primeiro lugar e depois a etiqueta da gôndola. Desse modo, jamais serão causados quaisquer prejuízos aos clientes, porquanto o menor preço estará sempre garantido, na forma do art. 35 da Lei 8.078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

Caso ocorra a divergência nos valores anunciados, os supermercados signatários do Programa de Olho no Preço concedem ao consumidor a gratuidade da unidade do produto. Trata-se de acordo firmado entre a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (válido somente para os super-mercados aderentes) e o Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, composto pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Procon Estadual, Procon Municipal e OAB/RJ.

Sendo assim, demonstradas as conse-quências da divergência de preços, incessante se torna a tarefa de sua erradicação, assegu-rando a qualidade na prestação dos serviços. Garantir a manutenção do sistema de código de barras é também uma das formas de con-tribuir com a evolução do setor varejista.

Fábio Queiróz é advogado, pós-graduado em direito público e privado. Membro efetivo do Conselho Diretor da Asserj, membro do Comitê Jurídico da Asserj e Subcoorde-nador do Conselho de Supermermercados da Fecomércio.

51www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

52 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Com mais de 15 anos de experiência de mercado, Johny Dias e Daniele Dias fundaram a Objetiva Marke-ting Promocional aliando competência, experiência e dinamismo. Com foco no resultado do cliente, a agência vem crescendo no mercado, devido à qualidade dos ser-viços oferecidos pela mesma, aliado ao profissionalismo de sua equipe. Daniele Dias acredita que o sucesso que vem alcançando é o resultado de um conjunto de ações desenvolvidas voltadas às necessidades específicas de seus clientes:

— Traçamos estratégias de acordo com cada cliente. Não existe uma receita de bolo, buscamos conhecer o cliente e seu público-alvo, entendemos a sua necessida-de e criamos um plano de ação com o objetivo de alcan-çar as mesmas, diz Daniele Dias.

A Objetiva Marketing Promocional oferece serviços que vão desde assessoria em marketing, a todas as etapas do processo de compra como ações promocionais, criação e produção de campanhas, recrutamento e seleção de equipes, treinamentos, roteirização, supervisão do PDV, gestão de pessoas, além de rela-tórios de avaliação de desempenho e resultados. A empresa atua em todo o Brasil nos segmentos de Varejo (Hiper, Supermerca-dos e Atacarejos), Home Center e Lojas Especializadas.

A agência acredita que o resultado do seu sucesso se deve aos seus diferenciais diante do mercado. Atualmen-te, a empresa investe em processos de recrutamento e seleção, oferece treinamentos motivacionais e técnicos com emissão de certificados para os seus colaboradores, visando à valorização profissional, desenvolve relatórios

customizados de acordo com a necessidade de cada tipo de cliente, possui uma equipe de supervisão e coorde-nação ativa, que acompanha todo o processo do PDV, oferece uma logística de armazenamento e distribuição dos materiais promocionais, além de utilizar como fer-ramenta de controle da equipe de trade marketing, um software de monitoramento de promotores em tempo real, que é alimentado com informações do PDV on time, sendo monitorados pelo cliente e agência.

— Acreditamos que nosso maior patrimônio são os profissionais que trabalham conosco, pois eles são a imagem do nosso cliente diante do consumidor final e varejistas. Por esse motivo, investimos nos processos de recrutamento e seleção, de forma que tenhamos os pro-fissionais adequados para cada tipo de cliente, além da realização de treinamentos motivacionais e de capacita-ção profissional periódicos. Possuímos um vasto banco de dados com candidatos disponíveis em todo o Brasil, complementa Daniele Dias.

A agência trabalha com dois tipos de contratação de profissionais: Contrato Determinado (ideal para suprir os momentos de eventos, férias, ações promocionais, en-fim, contratos com início e término programados) e inde-terminado (para equipes de merchandising, onde não há previsão de término do contrato).

“A razão de ser da Objetiva MKT é gerar resultados para os seus clientes e parceiros, com a maior relação custo x bene-

fício existente no mercado” – Finaliza Daniele Dias.

Objetiva: Marketing promocional gerando valor e vantagem competitiva aos seus clientes e parceiros

EStratÉGia

53www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

54 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Arroz Tio João é líder nacional em três categorias

a marca arroz tio João, uma referência no mercado mundial e líder de vendas no brasil, confirma seu favoritismo perante o consumidor sagrando-se líder de vendas em

3 categorias e ampliando mercado em diferentes regiões

A marca arroz Tio João - do Gru-po Josapar, presente no mercado há mais de 90 anos, foi eleita pela Nielsen – mais reconhecido insti-tuto de pesquisa do mercado, que aponta os líderes de vendas em diferentes setores de consumo, como líder nacional nas categorias Arroz Tipo Parboilizado, Arroz Tipo Integral e Prato Semi-Pronto. A pes-quisa é relativa ao ano de 2014 e analisa a performance de vendas em território nacional.

—Para nós é o resultado de todo um histórico de investimen-to em um amplo mix de produtos com qualidade superior, capazes de ganhar a confiança do consumi-dor de diferentes perfis e regiões, afirma o gerente comercial da Jo-sapar Rafael Dias Crespo.

A mesma pesquisa apontou ainda que a marca Arroz Tio João está obtendo um importante cres-cimento na região sudeste do país. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, além de contribuir com a liderança nas categorias citadas aci-ma, Tio João manteve-se como líder em Arroz Tipo Comum e Arroz Tipo Parboilizado, com o produto 100% Grãos Nobres, o mais vendido na capital carioca. A vice-liderança na categoria Arroz Tipo Comum tam-bém foi conquistada em Minas Ge-rais, Espirito Santo, estados em que antes possuía a quarta posição.

Em outros estados, como Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Fede-ral, o Arroz Tio João 100% Grãos Nobres ocupava a terceira coloca-ção e agora também assumiu a li-

derança. A marca “Meu Biju”, que também é do grupo Josapar, foi outro destaque para estas regiões, assumindo a segunda colocação na categoria Arroz Integral.

Somando às linhas de arroz que levam a marca Tio João, a Josapar oferece ao mercado a marca SupraSoy, que possui uma linha de alimentos à base de proteína isola-da de soja, além de Misturas para Bolo, Petit Gateau e Brownie, as únicas do mercado isentas de lac-tose e glúten. Os azeites Nova Oli-va, mingaus Meu Bijuzinho e feijões Meu Biju também são destaques no portfólio Josapar.

Contate a Josapar. Rafael Dias Crespo, gerente comercial - RJ, MG, ES, DF, GO, TO, MT, MS, RO e AC. (21) 99251 1656 / (53) 9241 6625. E-mail: [email protected]

lidEranÇa

Chegar às diferentes mesas do país não é fácil. Por isso, conquistar a confiança dos brasileiros é um prêmio que saboreamos com muita emoção.Obrigado pela preferência, Brasil.

Arroz Tio João.Líder Nacional de vendas, segundo Pesquisa Nielsen 2014,

nas categorias: Parboilizado, Integral e Semiprontos.

GOSTOSO É ESTAR TODOS OS DIAS NA PREFERÊNCIA DOS BRASILEIROS.

2015

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TJO15-0004 - Anúncio lideres de venda.pdf 1 2/27/15 10:55

55www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Chegar às diferentes mesas do país não é fácil. Por isso, conquistar a confiança dos brasileiros é um prêmio que saboreamos com muita emoção.Obrigado pela preferência, Brasil.

Arroz Tio João.Líder Nacional de vendas, segundo Pesquisa Nielsen 2014,

nas categorias: Parboilizado, Integral e Semiprontos.

GOSTOSO É ESTAR TODOS OS DIAS NA PREFERÊNCIA DOS BRASILEIROS.

2015

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TJO15-0004 - Anúncio lideres de venda.pdf 1 2/27/15 10:55

56 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Parcerias para vencer desafios...Por João Luiz Allevato

A pergunta que a maioria dos empresários se faz hoje, e especialmente os pequenos e médios, é como vencer o atual cenário de desafios do mercado, com destaque às Exigências da Tributação, a Evolução da Tecnologia, a Falta de Qualificação de Profissionais e, à formação de Custo da Logística de operação do negócio, resultando para alguns como expectativas de Nova Crise. E esta interrogação é mais séria ain-da porque não falamos apenas de crise Econômica, Social ou de Credibilidade da Política, mas do desen-volvimento e sobrevivência das instituições. Vivemos momentos de reflexões, inseguranças e, de algumas perplexidades, em que o risco maior não é mais a desigualdade da competitividade mas, entrarmos em um clima de passividade, esperando que a solução dependa exclusivamente da outra parte. Seja esta outra parte o Governo, o Fornecedor, o Cliente ou os Recursos Humanos internos.

Crise é má administração de Mudanças... Descobri-mos que a generosidade dentro de uma empresa não cria automaticamente competência. Precisamos, sem-pre, tentar corrigir os erros e reproduzir os acertos. O sucesso de uma empresa, por seu produto ou serviço, depende da eficácia de seu atendimento, e à sua espe-cialização, resulta sim, em maior competência.

Há dois pecados capitais dos quais derivam todos os outros: a Impaciência e a Preguiça. Devido à Impaci-ência, fomos expulsos do Paraíso e, devido à Preguiça, podemos não conseguir retornar a ele...

Para evitar que esta inércia, por Falta de Mudanças Culturais, contamine também as empresas, julgamos oportuno resgatar um conceito que não é novo. Além de antigo, é também óbvio. Aliás, em tempo de crise e de desafios, é bom rever o óbvio. Consideramos óbvias aquelas medidas que em tempos de “vacas gordas” são desconsideradas por serem simplistas demais.

Mudança do Incômodo ou, Incomoda Mudar ?!...

Isto não é apenas um jogo de palavras, pois o en-tendimento do que é provoca a maior insatisfação e não satisfação. É o que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto, de uma empresam e impedir o seu desenvolvimento e manutenção no mercado.

Dividir para Ganhar

A frase acima é mais conhecida dentro dos prin-cípios difundidos, principalmente em Brasília, do “dividir para governar...”. Mas as realidades do seg-mento varejista, com destaque aos Supermercados, é diferente, e também pode pressupor alterar alguns “princípios” instaurados em nossa sociedade. Costu-ma-se dizer, quando um negócio é realizado de ma-neira adequada, que ele é bom se for conveniente e lucrativo para todas as partes.

Isto nos faz lembrar, sem nenhum crédito, comentá-rio de um empresário de que o seu negócio tinha que ser bom para duas pessoas – para Ele e para o Pai dele. A empresa, então líder do segmento de mercado, não conseguiu desenvolver-se em face das barreiras cul-turais em defesa Familiar e passou a ser referência do mercado, por seu histórico, conseguindo manter um espaço sem nenhuma expressão regional ou nacional.

Quando a prioridade é sobreviver e, este momento demonstra esta realidade, não resta outra alternativa senão estabelecer claramente mecanismos de parce-rias, que viabilizam dividir os riscos e também os lucros. Estas parcerias têm que ser estabelecidas em todas as dimensões e os setores com que a empresa se relacio-na. Falamos tanto na dimensão interna como externa.

Para estabelecer parcerias internas, são importan-tes dois pontos. Ter todo seu quadro de Recursos Hu-manos claramente informado e comprometido com

opiniÃo

57www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

os resultados que sua empresa necessita atingir e, um clima de cooperação entre os diferentes setores da empresa. Na área externa devem ser contempla-das duas dimensões fundamentais: os Fornecedores e os Clientes(sejam eles o Consumidor Final ou Inter-mediário para colocação do seu Produto ou Serviço o

mercado). Procure identificar, em ambos os cenários, Dificuldades, Facilidades, Necessidades, Pendências, Expectativas (Qualidade Atendimento, Assistência Téc-nica, Preço Mercado, Prazos de Entrega, Estoque,...). Verifique onde estão os gargalos e procure estabelecer responsabilidades, não apenas sobre os problemas, mas especialmente sobre as soluções. Realizando um pequeno esforço nesta direção, você terá algumas agradáveis surpresas em ver surgirem resultados de suas ações de Mudanças e, não apenas no faturamen-to, mas também no moral de todos aqueles que se re-lacionam com sua empresa.

Tempos de Desafios, de “Crises”, são também Tempos de Ameaças, que muitas vezes provocam comportamentos extremamente defensivos e imobilizantes. É importante que se esteja atento aos SINAIS, eles antecipam a existência de Novos Tempos e, sempre, identificam oportunidades de ações com Novos Rumos, com Novas Oportunidades.

Precisamos dispor de um conjunto próprio de ca-nais de informação e de referências, que facilitem nossas ações defensivas e, muito mais as CORRETIVAS. Ter indicadores e, estar atento aos sinais, embora seja importante, por si só não é suficiente. É preciso estar preparado para Refletir e Agir com velocidadem, dosa-gens de ousadia e de criatividade...

SAIN EXUPERY, um grande historiador, nos relata um fato que presenciou num oásis do deserto africano: “O tempo estava muito bonito – O céu límpido – Seu guia repentinamente disse-lhe: Prepare-te – Vamos ter uma

Tempestade... Como Tempestade? Não há no céu nada que possa indicar qualquer sinal de Tempestade. Seu guia, então, mostrou-lhe um inseto e disse-lhe: Estás vendo este pequeno inseto? Ele não é originário deste oásis. Ele foi conduzido para cá por correntes aéreas, que também trazem consigo as Tempestades”...

Quando vemos uma organização inovadora e bem sucedida temos a impressão de que foram os seus novos produtos / os seus novos serviços e, as novas tecnologias que a levaram às Mudanças. Na verdade foram as Mudanças que a levaram a esse nível de de-senvolvimento. Renovar ou Morrer, eis o grande dile-ma / o verdadeiro grande desafio das empresas que desejam desenvolver seus negócios e, permanecer no mercado...Precisamos renovar sempre... Coisas incrí-veis são feitas sob pressão de Desafios ou de Crises. Não há vacas sagradas..., todas são mandadas para o matadouro. Façamos sempre o que os melhores estão fazendo, nem mais, nem muito distante. Não são as grandes soluções que dão certo, mas o conjunto, a si-nergia de pequenos detalhes. Administrar uma empre-sa, e de Varejo, não é uma tarefa fácil, pois é uma ativi-dade que envolve e depende de muitas pessoas, com diferentes pontos de vista e de diferentes realizações. É um permanente desafio. É muito difícil porque está se lidando com Gente, que é uma coisa muito gostosa de fazer mas, ...complicada !...

Eficiente Canal de Suprimentos, Informatização (Fluxo e Refluxo com Qualidade de Informações), Alto Padrão Gerencial, Estratégias de Marketing, Qualidade de Aten-dimento e de Serviços, Cadeia permanente de Inovação, Vantagem Competitiva, Dosagens de Ousadia e Velocida-de de Ação, são alguns dos ingredientes básicos para o TALENTO daqueles que desejam Fazer Acontecer !!!...

As expectativas (sempre positivas/favoráveis) de termos sido úteis, de alguma forma, compartilhando nossas sensibilidades, por Aprendizado Profissional acumulado, é extremamente gratificante...

Até Breve e, BOA SORTE !...

João Luiz Allevato Junior é Gente de VarejoConsultoria, Administração, Operação,

Marketing & Soluções [email protected]

Acompanhe nosso BLOG: gentedevarejo.blogspot.com.br

58 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

É enorme, tem de tudo. É Costazul!

A inauguração do Costazul Supermercados tumultuou o trânsito em Itaboraí, em 16 de dezembro do ano pas-sado. O motivo? A região acabava de ganhar um mega empreendimento. Primeiro de muitos que virão, o negó-cio já nasceu imponente. Construído num terreno de 40 mil metros quadrados, localizado na Avenida 22 de Maio, em Rio Várzea, no centro da cidade, tem ainda estaciona-mento amplo, 24 lojas de serviços, como bancos, loterias e correios, além de uma praça de alimentação.

Durante o coquetel de inauguração o diretor-geral do Costazul Supermercados, Genival Beserra, fez questão de agradecer à família Cunha, em nome do senhor Joa-quim, investidor que alugou para ele o espaço. O em-preendimento, que já nasceu vitorioso, tem a sua volta um complexo de lojas de grandes nomes como o Bob´s, Spolleto, Drogarias Max entre outras.

Dentro do supermercado variedades para deixar o consumidor encantado. Do bebê ao idoso, uma infini-dade de itens. Diante de tanta variedade é impossível resistir e não comprar.

inauGuraÇÃo

Genival beserrafez um discurso

emocionado.margarida e Joaquim Cunha,

amigos de longa data de Genival,

também foram abraçar e prestigiar o amigo

Construído em uma área de 40 mil metros quadrados Costazul é imponente, tem um mix bastante diferenciado e promete mudar o conceito de qualidade, variedade e bom atendimento na região

59www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

A Super Rio reúne grandes profissionais. E não dá pra chegar numa reunião sem se apresentar.

Muito prazer, nós somos o Costazul. Somos uma rede de supermercados que nasce comnovas ideias e antigos valores, que farão das comprasuma experiência mais agradável e resgatarão orespeito que consumidores e parceiros merecem. É motivo de orgulho fazer parte, pela primeira vez, da Super Rio – Expofood e dividir espaço com tantos empresários e fornecedores de sucesso.

Avenida 22 de Maio, nº 4.908 – Rio Várzea – Itaboraí

www.costazulsupermercados.com.br

Costazul

Atacado:

15 de Abril.

Vista Alegre

São Gonçalo

60 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Para o comprador Angelo Fernandes de Farias trabalhar um mix bastante diferencia-do faz parte do planejamento do supermer-cado desde a concepção do projeto:

— Não estamos inaugurando uma nova loja, mas uma marca nova. É um grande de-safio, mas estamos otimistas. Nossa previsão é alcançar a meta de 10 lojas em três anos, destacou Angelo.

Emocionado como um pai que recebe nos braços o primeiro filho, Genival estava trêmulo e falava com dificuldade:

— Após 40 anos de trabalho no varejo, inaugurar a minha própria loja me deixa as-sim, sem fôlego. Sou muito grato a Deus, à minha família e aos meus colaboradores, que durante esta última semana, largaram suas fa-mílias e se mudaram para cá. Trabalharam dia e noite para entregar a loja com tudo em seus devidos lugares. Sou um homem abençoado. Minha energia vem de Deus. Costumo dizer que sou administrador, empresário, mas aci-ma de tudo um trabalhador que nunca correu do trabalho, revelou.

Beserra acrescentou ainda que Itaboraí está em franca expansão e que há carência de qualidade nesse segmento. O empreendi-mento gera cerca de 500 empregos diretos.

Apesar dos cerca de 4.800 metros quadrados de área de venda supermercado nunca está vazio, graças ao bom fluxo de consumidores diariamente

O secretário executivo da Asserj, Sergio Maturo e o fornecedor José Carlos também prestigiaram a inauguração

Genival com o comprador do Costazul, Angelo de Farias: felicidade pura!

61www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

62 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Loja modelo em Santa Cruz da Serra rede Economia (Feira nova) conquista os consumidores com requinte, bom gosto e atendimento de excelência

Tem Feira Nova no pedaço! Loja climatizada, ilhas, gôndolas, comunicação visual... enfim, do piso ao teto, tudo novinho para alegria dos moradores de San-ta Cruz da Serra. Localizada na Av. Automóvel Club, 76/126, a loja tem cerca de 2 mil metros quadrados, 23 checkouts e um mix com mais de 6 mil produtos.

Segundo Maris do Sacramento a ideia é aproveitar as novas instalações para atrair e fidelizar o consumi-dor de Santa Cruz da Serra.— O consumidor está muito mais atento, quer confor-to, qualidade, bom atendimento e preço. Quem não se adapta a esse novo cenário acaba ficando para trás ou, até mesmo, fecha as portas, destacou Maris. Empresá-rio de visão, Maris contratou a Global para dar um up na comunicação visual do supermercado. A empresa é especialista no ramo supermercadista.

O empresário Alex Pardella, responsável pelo projeto de Comunicação Visual da loja, Maris, diretor comercial do Feira Nova, e Edésio, representante da Eletrofrio

rEinauGuraÇÃo

63www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

O público está muito mais exigente e passou a valorizar o visual e o bom gosto da loja. Desde que inaugura-mos, em dezembro, a média de clien-tes dobrou, reiterou Maris.

Além de todo investimento, a loja conta com 130 colaboradores treina-dos e capacitados para prestar atendi-mento de excelência.

A rede associativa Redeconomia conta com um total de 66 unidades, 9 delas instaladas no município de Du-que de Caxias.

Maris e a equipe de gerentes, compradores e supervisores do Feira Nova

Mobiliário e comunicação visual projetados pela Global. Um show de bom gosto!

Sessões iluminadas com Led Bancas de pão central: mobiliário produzido pela Global

64 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Por Mônica Nascimento

opiniÃo

Mônica Nascimento é Professora,Pós- Graduada em Administração de RH pela PUC-RJ, Diretora do Instituto Asserj

de Administração e Gerência Especialista em T&D e VarejoAtualmente é Gerente de Desenvolvimento

de RH do SuperPrix Supermercados

Administração inteligente

Hoje, a administração tem de ser, antes de tudo, inteligente... Administração inteligente é aquela que obtém o máximo de satisfação e desempenho das pes-soas, unindo corpo, cabeça e coração.

Vejamos, o que deveria ser praticado no dia-a-dia:

•ENSINAR OS PORQUÊS; A PENSAR•PROMETER E CUMPRIR•INCENTIVAR A CRIATIVIDADE•RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE•INTEGRAR A EQUIPE•BUSCAR O COMPROMETIMENTO

Para aplicar a administração inteligente, além do em-penho das lideranças na condução de suas equipes, a em-presa terá que estabelecer objetivos claros, tais como:1) Inovações na relação com o cliente: o colaborador deverá ser incentivado a cumprimentar, agradecer, buscando sempre resolver o problema do cliente.2) Marketing boca-a-boca: a empresa deverá transfor-mar seus clientes em vendedores.3) Produtividade intelectual: valorização da atividade criativa de todos os integrantes da equipe.4) Ambiente interno: buscar a colaboração, através de um ambiente sadio, rico em desafios.5) Resultado financeiro: buscar cada vez mais melho-res resultados financeiros como conseqüência.6) Responsabilidade social: iniciar dentro da própria empre-sa ações sociais que visem a integração e o bem-estar social.7) Talentos: capacidade de identificar, desenvolver e aproveitar todo o potencial intelectual, criativo e toda a vontade existente. Fazer com que cada um descubra o melhor de si mesmo para o benefício de todos.8) Avaliação de Desempenho: criar um instrumento de avaliação onde se possa dizer ao colaborador onde e porque ele está errando. Somente assim os desvios poderão ser corrigidos.

Importante:

Quando as pessoas não têm uma compreensão clara das suas responsabilidades, há muita confusão. Há desperdício de tempo e a energia é dissipada pela

ansiedade e pela dúvida. Os colaboradores passam grande parte do tempo tentando adivinhar os desejos do chefe, perguntando-se se estão no caminho certo. Sem uma definição clara de suas responsabilidades, as pessoas são embarcações desgovernadas no mar. Aqui a administração não é inteligente!

Leve sua equipe a compreender a diferença entre as responsabilidades de sua função e as tarefas a se-rem desempenhadas para que essas responsabilida-des sejam cumpridas. Como regra geral podemos dizer que quanto maior a autoridade, maior a responsabili-dade. Tarefa é a atividade operacional de cada cargo e a responsabilidade é saber porquê a estão fazendo. O colaborador precisa enxergar a relação entre a sua função e as metas e objetivos do seu setor.

Do livro ”A Estratégia do Golfinho” Você pode ado-tar uma das três Estratégias. Você pode ser:

CARPA: É o indivíduo que se coloca como vítima. Coi-tado de mim!, Ah fizeram isso comigo!TUBARÃO: É o indivíduo que engole os outros. Faz sempre do jeito dele, não está nem aí para os outros.GOLFINHO: É o indivíduo que, quando está perto de uma carpa, a carpa pensa que ele é o tubarão. Quando está perto de um tubarão, o tubarão pensa que ele é carpa. Ele não é carpa nem tubarão, é um golfinho. E a filosofia do golfinho é a seguinte: PARA EU GANHAR, VOCÊ NÃO PRECISA PERDER, A NÃO SER QUE VOCÊ IN-SISTA. Aí o problema é seu.

65www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

66 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Em tempos de crise a primeira reação dos empresários é cortar custos. Investir em no-vas unidades ou equipamentos, nem pensar! Mas, em vez de cruzar os braços e esperar a temida crise passar, a diretoria do Vianense resolveu arregaçar as mangas. Isso mesmo, no último dia 12 de fevereiro, a família Viana inaugurou sua 19ª loja, na Rua Itabira 53, próxima à estação de trem, Brás de Pina. O empreendimento conta com 1080 metros quadrados de área de venda climatizada e estacionamento subterrâneo, além de 17 checkouts. Tudo para atender os desejos dos consumidores, como tem sido desde 1982.

Vianense chega à Brás de Pina

Loja inaugurada pela terceira geração da família. Dona Lourdes e Sr. Mario Viana; Mario José e a filha Maria Clara; e os netos Adolfo Drummond, Rodrigo Viana e Mario Drummond Viana

Família recebe a benção paroquial. À frente Mário José Viana com a filha Maria Clara e Fátima Drummond Viana

décima nona loja da família Viana fica

próxima à estação de trem.

o empreendimento tem 1080m²,

17 checkouts e até estacionamento subterrâneo

inauGuraÇÃo

67www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

68 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Conforto, qualidade e variedade para os consumidores. Só esta loja conta com um mix de mais de 15 mil produtos.

Perguntado por que um investimento desse porte, quando a grande maioria dos empresários está encolhendo? O diretor Ma-rio José Viana respondeu:

— Nós sempre enxergamos, na crise, a possibilidade de crescer. Sempre foi assim, quando tudo parece perdido a gente cria novas alternativas, investe pesado, inaugura novas lojas. É o nosso jeito de encarar as ad-versidades e vencer, comentou Mário.

A loja foi inaugurada pela terceira geração da família Viana. Rodrigo Viana, Adolfo Drummond e Mario Viana Drummond, apostas de um fu-turo promissor para o Vianense Supermercados.

Mario José Viana com o diretor do Supermercado Campeão, Arnaldo, e o representante do Café Evolutto no Rio, Edvaldo Cassaro

Antonio e Yasmim Ariki, Dona Lourdes Viana e Eduane CorreaJoaquim Cunha e Margarida Cunha, ex-diretores do Prezunic e Sérgio Duarte, abraçam Rony Gonçalves

Loja tem 1080m² de área de venda e, graças à política do Vianense de ter muitos checkouts: 17 deles só nesta loja, nunca há filas para pagar. Iniciativa aplaudida pelo consumidor

69www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

70 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

opiniÃo

Recurso humano na panificação e correlação com a qualidade total

Por Ingrid Teixeira Akamine

Ingrid Teixeira Akamine é Mestre em Ciência e Tecnologia em Alimen-tos pelo IFFRJ – RJ, Especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos

Alimentos, Bacharel em Relações Internacionais (exportação e importação de alimentos), tem mais de 20 anos de experiência em gestão, controle de

qualidade e desenvolvimento de novos produtos em padarias, confeitarias, redes de supermercados e pequenas indústrias de alimentos e é sócia-gerente da H&S Tecnologia em Alimentos há dez anos. A H&S é vencedora do troféu Top

Empreendedor 2015 pela revista Top of Business do Rio Grande do Sul.

A geração e manutenção de recurso humano, no setor de panificação do Rio de Janeiro, tem sido uma questão de bastante preocupação e dificuldade para o segmento.

Grandes empresas, e aí colocamos incluídas as do va-rejo, têm buscado encontrar saída para a retenção dos seus recursos humanos, através da expansão natural do conceito de Qualidade Total, onde as condições de tra-balho são revistas e pensadas para se proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.

Na busca da Qualidade Total em seu conceito amplia-do a adequação do mobiliário, equipamentos e layout devem ser vistos com objetivo de minimizar risco de aci-dentes, melhoria do ambiente de trabalho e educação em boas práticas de fabricação, exemplos destes cita-mos: especificação de equipamentos que cumprem as determinações da NR 12; localização dos fornos em es-paço individualizado, melhorando a temperatura de tra-balho do setor de produção de padaria, e conseqüente-mente aumentando a produtividade dos colaboradores; a previsão no layout de tanque para utilização exclusiva na lavagem de materiais de limpeza como panos, vas-souras, rodos, etc., contribui para a educação e a aplica-ção das Boas Práticas de Fabricação.

Outro importante ponto a ser observado no concei-to da Qualidade Total em uma panificação é a relação entre a administração e o colaborador do setor de pro-

dução, que deverá encontrar uma forma de acompa-nhar e requisitar produção através de análise dos rela-tórios de venda, levando ao planejamento consciente da produção evitando, assim, ruptura no processo e stress na produção, pois não tem jeito: o processo de produção de panificação não é rápido, a fermentação impõe seu tempo e é preciso respeitar para se ter um produto de qualidade.

Com a visão acima, não só contribuímos para a qua-lidade de trabalho do colaborador, mas outro grande objetivo é alcançado, que é darmos condições de se aplicar os conceitos de boas práticas de fabricação, propiciando a segurança de alimentos necessária à co-mercialização de produtos de panificação.

Muitos profissionais da área de panificação têm op-tado por trabalhar em um local que lhe ofereça quali-dade de trabalho, valorizem os treinamentos ofereci-dos, a qualidade dos equipamentos e matérias-primas proporcionados, pois sabem que isto fará seu trabalho aparecer e ser reconhecido.

71www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

72 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Por André Portes

Concorrência, o que ela ensina a você?

opiniÃo

André Portes é gestor da Rede Multimarket. Administrador, possui MBA em Marketing pela COPPEAD-UFRJ e Gestão Empresarial Estratégica pela USP - SP. É professor do MBA em Gestão de Projetos nas disciplinas: Análise de Cenários,

Marketing Empresarial, Negociação e Liderança Corporativa na Unisuam.Mais informações:

[email protected] ou [email protected]

Você precisa conhecê-la, estudá-la e respeitá-la. Co-nhecer a concorrência revela muitas verdades impor-tantes e definidoras.

A concorrência permite olhar para dentro de si e encontrar respostas ocultas ou inexploradas. Ela é fon-te de motivação, para o bem ou para o mal. A concor-rência revela suas fraquezas e onde é forte, denuncia suas fragilidades e virtudes, declara o quanto sua em-presa está preparada ou não, manifesta sua nota, defi-ne seu sucesso ou fracasso.

Sem concorrência descansamos na hora errada, deixamos o importante para depois, não entregamos nosso melhor, o cuidado é pouco, nos sentimos mais do que realmente somos. Sem concorrência a preocu-pação com a qualidade é praticamente nula. Sem con-corrência as melhorias são percebidas como despesa, não como investimento. Cuidado! As surpresas podem ser cruéis quando a concorrência chegar ou acordar.

Concorrência é tudo que procura, busca ou deseja os mesmos interesses, propósitos, desafios e objetivos seu ou de uma organização. Ela pode ser direta ou indireta, mas in-dependente de como é definida, sempre altera os resultados.

Lembro na década de 90, quando o Brasil abriu sua economia ao mercado externo. Foram dias difíceis para várias empresas no país, muitas não suportaram a con-corrência que veio de fora e ficaram pelo caminho. An-tes da abertura econômica nossos produtos eram moti-vos de chacotas e desprezos. Nenhum brasileiro lúcido tinha orgulho do que era fabricado no Brasil. Além de produtos de baixa qualidade, não existia pós-venda e muito menos SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Reclamações e prejuízos eram constantes e, por mais que seja inacreditável, acostumamos com esta verdade e não esperávamos algo diferente. Após a abertura eco-nômica tudo mudou, tivemos oportunidades de experi-mentar produtos de qualidade, melhora incontestável em serviços de pós-venda e atendimentos antes inima-gináveis. Foi gratificante perceber também que mui-tas empresas brasileiras conseguiram, em meio a este cenário, reverter rapidamente suas realidades e trans-formar seus produtos de ruim para bom e ótimo. Cres-cemos tanto em qualidade que construímos produtos melhores que muitos importados e ficamos bem mais eficientes na comercialização de nossas commodities, o que nos permitiu avançar no mercado externo com um

aumento extraordinário de nossas exportações. Estes resultados possibilitaram uma balança comercial favo-rável em vários períodos de nossa história recente.

Todo esse ganho, devemos à concorrência. Pre-cisamos agradecê-la. Ela, na maioria das vezes é im-placável, não perdoa a mediocridade, não permite o descaso; no entanto, também é precursora de gran-des avanços. Sabemos que muitos empresários ainda não a respeitam e perdem grandes oportunidades de aprenderem muitas coisas valiosas com ela. Por certo, tiveram ou têm sorte de não aportar ao lado um bom concorrente. Mas, caso ocorra, correm sérios riscos de não reverter os resultados.

Somos consumidores ávidos por novidades, sabe-mos o que é bom. Os veículos de comunicação, através de vários programas e comerciais, exibem o que existe de melhor no mundo. É isto que desejamos e com o que é oferecido que sonhamos. Quando uma organiza-ção nos apresenta algo que alimenta nossos anseios, a fidelidade ao que estamos acostumados é cancelada; gostamos de experimentar o que é novo, o que des-perta ou vem ao encontro de nossos desejos. Esse é o motivo porque muitas empresas estão se arriscan-do ao deixar de aperfeiçoar seus produtos, treinar seu pessoal, melhorar o ambiente de trabalho, renovar seus estabelecimentos. A concorrência quando chegar pode apresentar o que não se tem; oferecer o que não foi pensado, proporcionar o que não foi cuidado, levar seu pessoal e tomar seus clientes.

Queira aprender com a concorrência, porque que-rendo ou não, ela vai te ensinar.

73www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

Multi Market.Sempre além dosmelhores preços.

Todas as semanas o Multi Market abre espaço em

suas lâminas de ofertas e guias de compras para

um item muito importante: a conscientização.

Além de produtos e preços, essas peças

publicitárias do Multi Market trazem conteúdos

importantes com o objetivo de informar, esclarecer

e orientar a população sobre diversos assuntos e

temas de interesse público, transformando-se em

uma valiosa prestadora de serviços.

Nas lâminas do Multi Market cultura e informação

também são gêneros de primeira necessidade.

Multi Market. Fazer o melhor é coisa de amigo.

facebook.com/MultiMarketOficialinstagram.com/redemultimarket

WWW.REDEMULTIMARKET.COM.BR

74 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

SUPERAÇÃO DE LIMITES...SUPERAÇÃO DE LIMITES...

NOVOSRUMOS!NOVOSRUMOS!

Capa

75www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

É preciso buscar uma Sinergia, para focar o Mercado e o Sucesso do Negócio. Sugeri-mos algumas regras básicas:

1- Ninguém fica rico apenas poupando. Pou-pança e Investimentos Financeiros, podem no máximo criar conforto e “segurança”. Não criam riqueza. A riqueza está em oportunidades;

2- Negócios bem sucedidos precisam cani-balizar-se se não se destroem. Por iniciativa própria os Concorrentes o farão...Centro de Custo deve ser a Corporação e o Centro de Resultado deve ser a Loja...Os possíveis su-cessos do momento, podem ofuscar a neces-sária visão de Futuro...;

3- Reconhecer e Aceitar os Limites impostos por suas fraquezas é o começo de sabedoria...;

4- Se tiver de escolher entre Taxa de Inflação ou de Deflação, escolha a Inflação. Para redu-zir incertezas é necessário Controles e Infor-mações como Fator de Competência;

5 - Não existe mecanismo Institucional capaz de substituir o Espírito Empreendedor dos Indivíduos...;

6 - Sem um certo grau de ordem (projeto/processo) a Criatividade desaparece como se fosse tragada por um buraco negro. A Criati-vidade está em não duvidar dos próprios so-nhos. A Genialidade está em transformá-los em realidade...;

7 - O retorno econômico do Investimento em Pesquisa Básica é tão claro quanto tudo o que é claro em Economia;

8 - Apenas os interessados no Futuro inves-tem em Infraestrutura (em Gente);

9 - Progresso Econômico e Ambiente Saudá-vel são sinônimos;

10 - É preciso desenvolver ações para se ter Sor-te. Talento, Objetivo e Persistência não são sufi-cientes para produzir Resultados Positivos... As atividades varejistas nos tempos atuais, exigem com muita lucidez, que se tenha o Conhecimento de bastante Prática e, uma Imensa Habilidade.

tem-se pouca visão – do negócio, do mer-cado, dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes quando ficamos restritos aos limites das paredes da empresa. E, muito menos, considerando decisões adaptadas à cultura da empresa, em vez da busca obstinada das soluções às deficiências operacionais, à eliminação de riscos, perdas, desperdícios e, à melhoria signifi-cativa de processos, rotinas e de prestação de serviços, à Satisfação e Fidelidade dos Clientes, invertendo-se uma escala de va-lores. a empresa precisa mudar a forma de pensar/agir, abandonando a visão de fatores estruturais/culturais e, passando a ter foco em processos. uma Superação de seus limites...

76 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Desenvolver é sair do envolvimento, sair da rotina. É ampliar a visão... a palavra Crescer será e deverá ser substituída por Desenvolver-se... O conceito de Desen-volvimento contínuo envolve um processo de rompi-mento de velhos paradigmas.

Aliás, quanto mais se analisam Pessoas e Empresas triunfadoras, mais se conclui que este pequeno segmen-to de Sucesso não é apenas diferente da maioria. Grande parte de suas qualidades é realmente oposta a dos perde-dores. O Sucesso não é um Prêmio, é uma Decisão.

Vencer é um Hábito mas, Perder também.Precisamos estar conscientes da necessária busca

de Novos Rumos... Os conceitos de Tempo e de Espaço mudaram. E as

empresas? Acreditem que somos o que fazemos, po-rém, somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos, na certeza de que podemos ser do tama-nho dos nossos sonhos.

O ponteiro do relógio nos indica, a cada segundo, a Perda ou o Ganho do nosso Tempo.

Poder avaliar todos os fatores que podem ou pode-rão impactar na operação do negócio, servirá para as empresas melhor ajustarem-se aos seus Clientes e, à Realidade ou Oportunidades do seu mercado.

Ousar e Romper Limites

As empresas que menosprezam seus concorrentes perdem a guerra pelo mercado. Acreditam que quem não tem vantagens em custo não consegue conquistar lucro e que as nossas deficiências enriquecem nossa concorrência.

Aprendemos que ignorar os fatos não muda a im-portância deles, mas podemos escolher as sementes que vamos plantar e, mais tarde, vamos colher o que plantamos...

Busca de Novos Rumos

Estamos certos de que uma das principais caracte-rísticas será a inevitável velocidade com que os fatos ocorrerão. A agilidade de ações e respostas a estas mudanças, serão atributos indispensáveis das empre-sas que serão vencedores (sobreviventes...).

A Tecnologia estará provocando uma revolução na qualidade de vida das pessoas e das empresas. Preci-sam refletir em nossos Planejamentos e Ações no pre-sente, que irão resultar em nossos resultados no futuro. O admirável mundo de uma revolução acelerada. Numa velocidade sem precedentes, a Tecnologia muda o co-tidiano e, traz melhorias com as quais nem sequer se ousava sonhar. Ponto COM ou Ponto MORTO ... uma

questão de opção. Os valores do passado e a ousadia do presente as-

sociam-se pelas perspectivas de maiores objetivos no tocante ao futuro. Algumas empresas enfrentam o dilema de Mudar ou Morrer...

Há necessidade de que as empresas (algumas !?...) passem por uma reformulação, uma revisão drás-tica, de forma relativamente acelerada, para rea-dquirir e manter suas capacidades de competir e, em alguns casos, de sobreviver às desigualdades da competitividade.

Processos e Fórmulas... permitem a empresa localizar e ensinar como reciclar as pessoas. A Nova Visão organi-zacional vai demandar que os indivíduos sejam empre-endedores. A demanda será não mais por Esforço Físico mas, por Conhecimento e por Competência. (Manda quem Pode / Obedece quem tem Juízo deve ser substitu-ído por Lidera quem tem Competência / Obedece quem tem Respeito...). A empresa precisa explorar ao máximo o potencial de criatividade de seu Time. A empresa não deve ser vista sob a ótica de um local de trabalho mas, de aprendizado contínuo. Para tanto faz-se necessário uma valorização às Políticas de RH. Novos Tempos...Novo RH.

É imprescindível manter uma Lupa sobre a Gestão do Negócio e, pela extrema competitividade do mer-cado, por ser uma questão de sobrevivência.

Independentemente do foco no Preço como “es-tratégia competitiva”(sendo para isso necessário uma

Capa

77www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

‘‘ ‘‘Vamos acreditar e fazer a nossa parte,

à construção de novos tempos.

gestão muito refinada e sem descuidos dos custos, bem como, à busca de investimentos e incrementos em produtos diferenciados/segmentos/de valor agre-gado para compensação de margem/resultados das ofertas promocionais), é preciso haver muita preo-cupação e planejamento em oferecer ao Consumidor experiências memoráveis de compras (...Fazer do Mo-mento de Compras um Momento de Prazer...).

Os caminhos oferecem Desafios, Riscos e Oportu-nidades, cabendo a cada empresário encontrar a sua fórmula para ser bem sucedido.

O poder da conquista do sucesso está se deslocando para o Cliente. É preciso fidelizar através da Satisfação.

Para satisfazê-lo é preciso – Conhecê-lo, Orientar esforços para Atendê-lo, Superar as suas expectativas (tem que se ir além do que ele quer/deve-se prometer menos e fazer mais, pois o impacto é muito maior). Pre-cisamos implementar decisões antes de serem necessi-dades. É preciso fazer a experiência virar competência...

Superação de LIMITES...

Culturais (Vaidades/Individualidades), de Comu-nicação Interna na Empresa (Velocidade/Transparên-cia), de Resistência às Mudanças, de Investimento em Gente, de Processos em Logística, de Informações da Gestão (Sistema de Retaguarda), de Processo de Pre-

venção de Perdas, de Controle de Margens e Resulta-dos, na Gestão Financeira (Riscos Fiscais/Tributários)...

NOVOS RUMOS...

Visão do Mercado e de suas Tendências (Formatos Operação, Consumo,..), Investimento em Tecnologia, Re-visão Mix Produtos, Revisão de Ocupação Espaços Área de Venda, Avaliação de Clima de Satisfação (Clientes In-ternos e Externos), Planejamento da Sucessão Familiar, Gestão Participativa (decisão em colegiado), Planejamen-to Estratégico, Vantagem/Diferencial competitiva susten-tável, Credibilidade Marca, Busca da Excelência...

Vamos acreditar e fazer a nossa parte, à construção de Novos Tempos. Desejo, Ação e Ousadia são com-ponentes principais para um Novo Perfil Empresarial.

Grato por esta oportunidade de compartilhar nos-sas sensibilidades e entusiasmo pelo segmento Vare-jista/Supermercadista.

Boa $orte e Sucesso$$$...João Luiz Allevato Junior - [email protected]

Acompanhe nosso BLOG: gentedevarejo.blogspot.com.br

78 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

79www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

80 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

81www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

82 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Marca expressiva no segmento de molhos prontos, Pramesa terá novidades na Super Rio

Depois de alcançar expressivo cres-cimento no segmento de molhos ato-matados e conservas em salmoura no estado, a Pramesa seguirá em 2015 lançando novos produtos. Parada obri-gatória para o supermercadista, a Pra-mesa ocupará este ano um estande de 140m², na 27ª edição da Super Rio Ex-pofood. Cheia de novidades, a empresa espera superar expectativas, seja alinha-vando importantes negócios para o ano inteiro ou oferecendo condições únicas para bater o martelo na hora.

Segundo o gerente nacional de vendas da Pramesa, Maurício San-tiago, a feira gera uma aproximação maior com o supermercadista, faci-litando as negociações:— No ano passado, durante a Su-per Rio, batemos recorde no volu-me de pedidos, especialmente na família de molhos prontos. O su-cesso na feira aumentou nosso vo-lume em cerca de 25% de vendas, dentro do estado do Rio de Janeiro, e impulsionou mais vendas e novos pontos em todo o território nacio-nal, ampliou nosso market share e a participação da marca em volume expressivo, destacou Santiago.

A marca Pramesa também cres-ceu em número de lançamentos: São mais de 100 itens em sua linha de produção. É considerada uma das que mais aposta na qualidade de seus produtos. Tanto que possui um labo-ratório próprio para manter o contro-

Empresa aproveitará oportunidade para apresentar ao supermercadista os lançamentos para 2015

le de qualidade e acompanhar todo o processo industrial e uma equipe de desenvolvimento motivada para de-senvolver e criar novos produtos, com a finalidade de atender a um mercado cada vez mais exigente.

Contudo, o grande diferencial da Pramesa, e talvez o principal motivo de seu crescimento e liderança, é a agilidade na entrega dos produtos. Graças a um serviço de entrega ex-pressa, garante mercadoria dentro da loja do cliente em até 48 horas, enquanto a maioria leva até 10 dias.

Santiago está otimista

Equipe Pramesa comemora os resultados

rumo À lidEranÇa

83www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

85www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

86 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Por Marcus Cordeiro

Entendendo a falta de entendimento

É um grande desafio ser empresário hoje no Rio de Janeiro. As dificuldades são amplas e de âmbitos diversos. Hoje, o empresário tem que entender mais do que simplesmen-te comprar e vender, não basta apenas ter uma ideia. É preciso entender todo o proces-so, buscar observar e ser assertivo nas toma-das de decisões e até mesmo nos pequenos e mínimos detalhes.

Após essa etapa inicial de estruturação do empreendimento ter sido concluída o em-presário passa a ter o temido equilíbrio do negócio (muitas empresas não conseguem chegar a essa etapa) em todos os aspectos. Procedimentos, Gerências, Diretoria, Seto-res, prestadores de serviços geram grande tempo para serem definidos, e cada centavo passa a ser bem mais importante nesse mo-mento. Quero ressaltar algo crucial para seu negócio em nossos dias, o IMPOSTO. Viemos de uma cultura já ultrapassada onde tudo o que tínhamos que fazer era entregar diversas caixas de notas para os contadores gerarem o que pagaríamos de impostos. Desde então esse processo vem sendo transformado de forma agressiva e extrema a ponto de gerar diversas dúvidas e confusões. Vivemos em um dos piores países para ser abrir e manter uma empresa, levando em consideração os impostos que tributamos.

As leis e decretos são bem abrangentes, os acordos fiscais e exceções fiscais são quase incontroláveis para nós empresários. E, se tratando de classificação fiscal, o as-sunto causa medo. Hoje por exemplo um produto pode ter de 12 a 18 informações tributárias diferentes (alíquotas, códigos, exceções , decretos, interpretações) e es-sas informações são completamente mu-táveis. A média hoje, no brasil, é que um

produto muda a cada duas horas. É quase um manicômio fiscal, pois tudo hoje é fis-calizado por cruzamento de informações, e errar essas informações podem levar o em-presário a tributar de forma indevida para mais, ou tributar de forma indevida para menos, abrindo precedentes enormes e rios de dinheiro jogados fora.

Acredite o governo gera mais recurso com a falta de informação do que com os impostos em si. A única maneira de sobre-viver a isso é buscando parceiros e serviços especializados, experientes e completa-mente sérios neste assunto. Hoje, no Rio de Janeiro a ALERTA FISCAL faz isso com prima-zia, atendendo mais de 700 empresas com as mesmas dificuldades que todos vocês têm, oferecendo soluções eficazes e com-provadas. Faça um contato conosco, será um prazer conversar com você sobre tudo isso e um pouco mais.

Marcus CordeiroDiretor financeiro da Alerta Fiscal

(21) [email protected]

opiniÃo

87www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

88 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

rESponSabilidadE SoCial

Picolé incentiva a criançada a cuidar da natureza

Pensando no verão e na volta às aulas, a Frutiquello Sor-vetes criou a linha Eco Quellos - Os Defensores da Natureza. Desenvolvida especialmente para o público infantil, visa a estimular a conscientização e o cuidado com os animais e com o meio ambiente. Os picolés de seis sabores diferen-ciados representam, cada um, um super herói: Aero - sabor algodão doce, Fogo - sabor tutti-frutti, Fauna - sabor maçã-do-amor, Aqua - sabor Pinta-língua e Flora - sabor morangur-te. No verso de cada embalagem os heróis dão dicas para cuidar das plantas e animais, além de lições de reciclagem. O picolé produzido à base de água e corantes naturais, custa R$ 1,00 e está à venda nos supermercados Mundial.

Carrefour implanta EcocaixasEm mais uma iniciativa para auxiliar a preservação dos re-

cursos naturais por meio do incentivo à reciclagem, o Carrefour lançou o projeto Ecocaixa em parceria com a Mondelēz Brasil e a Tetra Pak®. A ação promove o descarte adequado de embala-gens que o consumidor não deseja levar para casa logo após as compras. Inicialmente, as 26 lojas Carrefour da capital paulista receberam os coletores, preparados para receber papel, plásti-co, metal, vidro e embalagens Tetra Pak®. A ação faz parte do programa “Juntos pelo Meio Ambiente”, que levou estações de reciclagem para 138 unidades da rede em todo o país.

Walmart recebe certificado pelo consumo de energia limpa

O Walmart recebeu o “Certificado Comerc Sinerconsult de Energia Renovável” pelo consumo voluntário de energia elétrica proveniente de fontes renováveis em suas lojas no Brasil. Hoje, no país, 82 unidades já são alimentadas exclusivamente com energia limpa, através de contratos de compra no mercado livre, abaste-cidas com energia como eólica, de centrais hidrelétricas ‘verdes’ e de biomassa. Para a certificação, foram avaliadas 38 lojas, que deixaram de lançar no meio ambiente mais de 22 mil toneladas de CO2 - o equivalente ao plantio de quase 160 mil árvores, se com-parado a um projeto de reflorestamento de 30 anos. As unidades do Walmart contempladas pelo certificado estão distribuídas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

89www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

90 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

MG Contécnica inaugura nova unidade no Rio de Janeiro

desenvolvimento do estado foi um dos pontos para decisão da expansão da companhia

Uma empresa especializada no varejo que nasceu em 1986, inaugura unidade no Rio de Janeiro, no mês de março. MG Contécnica, com expertise e know-how no segmento é uma empresa de assessoria contábil e consultoria empresa-rial que possui aproximadamente 1200 clientes espalhados na Grande São Paulo, Interior e Baixada Santista.

Com a sua chegada ao Rio de Janeiro, onde já possuía clientes com atendimento remoto, a companhia foca e busca resultados onde possa colaborar com a prestação de serviços de contabilidade gerencial, com estratégias tributárias de forma legal e segura visando melhorar o resultado do empresário.

Com este importante passo na história da companhia, a diretoria visa agregar conhecimento para as empresas que acreditam no seu potencial.

“Não focamos em resultados financeiros, apenas em resultados positivos. Pode até não dar lucro, mas se esti-vermos ajudando o nosso cliente, já será o suficiente”, des-taca Marco Gomes, diretor Técnico da MG Contécnica.

Mesmo com especialização no varejo, a MG Contécni-ca também atende clientes de outros segmentos serviços e indústrias entre outros, sempre buscando o melhor en-quadramento tributário e atendimento das exigências fis-cais eletrônicas que estão a cada vez mais exigentes pelos órgãos vigentes.

Diante de um cenário onde a tecnologia está a cada dia mais ligada a rotina de uma empresa, o escritório acom-panha toda essa tendência, e busca estar preparada para as mudanças que possam surgir; em sua sede na cidade de São Paulo, possui uma equipe própria focada no desen-volvimento de ferramentas que colaborem para o atendi-mento dessas mudanças.

A MG Contécnica possui três unidades. Uma na cidade de Santos e outra na cidade do Rio de Janeiro, localizada na Rua Nilo Peçanha, Centro. A unidade central está localizada em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma empresa que “Desde 1986, ajuda o país a crescer”.

EXpanSÃo

29 anos de mercado Inaugura unidade no Rio de Janeiro

Unidade São PauloAv.Dr. Guilherme Dumont Villares, 1086

Tel.: 11. 2575-1800

Unidade Rio de JaneiroAv. Nilo Peçanha, 50 - sala 3010

Tel.: 21. 2533-4061

Unidade SantosAv. Dr. Pedro Lessa, 1920

2º andar - Conj 22/23 Tel.: 13. 3227-7476

999

“O governo impõe; a mídia multiplica a informação.O empresário fica inseguro e apavorado. Não se assute.

O empresário já passou por muitas outras situações e dificuldadesApenas se dedique um pouco mais e SEJA BEM ASSESSORADO.

O sucesso será certo!” Marco Gomes - Diretor Técnico

91www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

29 anos de mercado Inaugura unidade no Rio de Janeiro

Unidade São PauloAv.Dr. Guilherme Dumont Villares, 1086

Tel.: 11. 2575-1800

Unidade Rio de JaneiroAv. Nilo Peçanha, 50 - sala 3010

Tel.: 21. 2533-4061

Unidade SantosAv. Dr. Pedro Lessa, 1920

2º andar - Conj 22/23 Tel.: 13. 3227-7476

999

“O governo impõe; a mídia multiplica a informação.O empresário fica inseguro e apavorado. Não se assute.

O empresário já passou por muitas outras situações e dificuldadesApenas se dedique um pouco mais e SEJA BEM ASSESSORADO.

O sucesso será certo!” Marco Gomes - Diretor Técnico

92 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Por Marco Quintarelli

Marco Quintarelli é Consultor e sócio-diretordo Grupo AzoEmpresas Arena Rio Trade Marketing e

Azo Negócios Consultoria de Varejo.

opiniÃo

E sua loja, pensa sustentável?

Em 1987, enquanto o Brasil ainda enfrentava altas ta-xas inflacionárias, saindo do fracasso do Plano Cruzado e iniciando o Plano Bresser, o mundo, já estava preocupado com o futuro dos recursos naturais e do desenvolvimen-to sustentável de nossa sociedade. Neste ano, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, apre-sentava para o mundo um relatório sobre os riscos do uso excessivo dos recursos naturais. O Relatório de Brundtland ou o Nosso Futuro Comum (Our Common Future).

Iniciava aí a grande movimentação dos países europeus e de grande parte das sociedades em “atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de que, as gerações futuras atendam às suas necessidades”.

Das diversas medidas que o relatório abordava, duas de-las estão em muita evidência neste momento: A garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo e a diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias de com uso de fontes energéticas renováveis.

Depois veio a Eco 92 com a Agenda 21 e o compromisso dos países aumentaram. Desde, então, se passaram 28 anos e chegamos ao Século XXI. E, a cada dia, se torna mais real e necessária a preocupação com a sustentabilidade e a nova maneira da sociedade se relacionar com o meio-ambiente.

Todo empresário está constantemente administrando seu negócio com o foco na contenção de custos, nas perdas e no desperdício de seus recursos. E, quando falamos do varejo supermercadista, nada melhor do que buscar empre-gar as práticas desta nova visão da relação homem x Meio Ambiente e Sustentabilidade já na concepção de sua loja.

Os projetos chamados de “Construção Verde” ou edifica-ções sustentáveis, podem até ser um pouco mais caros para serem implantados, mas geram resultados reais a curto, mé-dio e longo prazo. Redução e considerável economia de manu-tenção, recuperação de gastos e melhores custos operacionais são os resultados certos para este tipo de investimento.

Atualmente, para se montar uma loja sustentável, o mercado disponibiliza de materiais de ampla utilização que vão desde tintas , vernizes que não emitem componentes nocivos ou poluidores, pisos especiais que absorvem a água da chuva e refletem luz , torneiras e descargas com tempo-rizadores regulando o consumo de água, coberturas e telhas com isolamento da radiação solar para garantir um conforto térmico, sensores e lâmpadas que garantem economia de

até 35% no consumo de energia passando por projetos de captação, armazenagem e utilização de águas pluviais até projetos paisagísticos que garantem a preservação de plan-tas nativas e que consomem pouca água.

Com um investimento pequeno, em torno de 5% para se ter resultados de grandes economias futuras.

Estruturalmente o conceito de sustentabilidade pode ser apli-cado na loja e na empresa desde a concepção do projeto, porém, ele tem que ser aplicado na totalidade. Isto é, a empresa tem que ser “sustentável de fato e de direito”.

Após concebida a loja sustentável, a empresa, no todo, precisa praticar aquilo que se propôs. E isto começa nos critérios e práti-cas sustentáveis, não só no uso racional de recursos renováveis e não –renováveis mas principalmente no bem estar e a saúde dos funcionários e clientes e a relação com a sociedade em geral.

Projetos sociais com a comunidade local, seleção de fornece-dores e produtos certificados , no treinamento de seus colabo-radores e projetos de reciclagem são alguns dos processos indis-pensáveis para a empresa que quer ser realmente sustentável.

Como anda o aproveitamento da quebra de FLV? O uso da água para a limpeza da loja? O gasto de seu refeitório? Estas e muitas outras perguntas podem fazer a diferença na operação de sua loja.

Isto é apenas uma constatação de que estamos num ca-minho sem volta. Nada será como antes. Nós empresários e principais movimentadores da economia de nosso país te-mos que fazer nossa parte , não podemos esperar somente por instituições ou atitudes do próprio governo. Temos que “movimentar” esta consciência de preservação dos bens comuns, dando exemplo em nossos próprios negócios para nossos colaboradores e clientes.

Ou aprendemos e nos empenhamos agora em proteger nosso planeta, sabendo utilizar de tudo que ele nos fornece e passamos a consumir conscientemente ou seremos uma das últimas gerações a viverem na abundância neste planeta.

93www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

94 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

opiniÃo

Por Jozias Castro

Jozias Castro de Almeida,Mestre em administração de

empresas, publicitário e palestrante na área motivacional

[email protected]

O que eu gostaria de saber quando era gerente de loja

Eu tive uma oportunidade rara de ser geren-te de loja. Minha experiência foi na Sendas do Leblon, isso no ano de 1987, faz pouco tempo, apenas 28 anos.

Digo rara, porque ter a responsabilidade de comandar, de perto, cerca de 200 funcio-nários diretamente, é uma experiência incrí-vel. Mas, como diz a grande sabedoria mile-nar: Tudo passa.

Hoje penso nas coisas que gostaria de sa-ber naquela época e que somente soube de-pois, com os anos posteriores. Então você que está gerenciando uma loja hoje, pense nisso:

HUMILDADESe você é uma pessoa humilde, seja mais.

PODERNão se deixe iludir pelo poder. Ele é tran-

sitório e relativo.

CONSIDERE TODOSVocê tem uma responsabilidade com to-

dos os seus comandados e não apenas com as suas chefias.

OS PÚBLICOSPodemos dizer que você tem vários pú-

blicos a quem você deve servir a saber: seus patrões, seus funcionários, seus fornecedo-res e, por fim, seus clientes

RESULTADOSAcompanhe seus resultados mensalmen-

te e crie reuniões para comemorar ou refletir sobre um mal desempenho. Aqui, a maioria de nós gerentes pecamos. Vamos navegando por navegar. No geral, não temos um rumo. Qualquer coisa que nos aconteça vai estar bom e na verdade não é assim. Os grandes gerentes são aqueles que trabalham objeti-vando resultados cada vez melhores.

FOLLOW UPEssa expressão significa acompanhar. Sim-

plesmente isso. Acompanhar se tal tarefa foi executada a tempo. Exemplo: você faz uma reunião e alerta para produtos vencidos na área de venda e não acompanha se foi feita a veri-ficação. Mais tarde você é surpreendido com uma fiscalização. Conclusão: você não acompa-nhou. Tem uma expressão que eu aprendi com um velho gerente da Sendas, o Waldenor, onde ele dizia sempre. Infeliz do homem que confia no homem. Na verdade, ele estava querendo dizer que tudo deve ser monitorado de perto.

ELOGIO Por último, aumente consideravelmente

sua cota de elogios por dia: no mínimo 10 para cada colaborador

95www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

96 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

Novo ano, nova imagem, novos desafios e novas expectativas!

Novo Ano... 2015 é um ano que chegou cercado de muita polêmica e inquietações por parte de toda sociedade brasileira. Mas este cenário não pode inter-romper projetos e sonhos, sejam de pessoas ou em-presas. Por isso que a Kairós Alimentos acredita que este ano, apesar de todos os prognósticos desfavorá-veis, será um ano de muito trabalho e realizações.

Nova Imagem... Dentro desta visão, a empresa vem fazendo mudanças importantes e investindo em novos produtos. A marca comercial “ELLO” ganha uma nova identidade visual, mais leve, bonita e marcante; a fim de ser a imagem de identificação de todos os produtos. Ao ver esta nova logomarca nos produtos os clientes e parceiros identificarão qualidade e inovação, sabendo que por trás dela existem pessoas que se de-dicam a produzir o melhor.

Novos Desafios... Novos produtos chegarão ao lon-go de 2015; já em Abril, a “Geleia de Mocotó ELLO - Zero Açúcar”, uma inovação no mercado e um passo enorme no sentido de oferecer produtos alternativos aos públi-cos diferenciados.

O mercado, também, conhecerá uma nova linha para a cozinha carioca e brasileira. Molhos Diversos - Temperos Tradicionais e Especiais - Pastas e Condi-mentos - farão parte de um portfólio repleto de novi-dades e bom gosto. Produtos que além de encherem os olhos de beleza, vão também encher a boca d’água.

Novas Expectativas! 2015 - um ano cheio de expecta-tivas para a família ELLO; nova imagem, novos produtos e implantação da unidade de produção. Tudo isso só refor-ça a vontade de oferecer um trabalho sério, voltado para o bom atendimento, aos supermercadistas e consumido-res, com produtos de qualidade e preços competitivos.

O que a empresa deseja, a cada dia, é fazer par-te de sua vida. Porque ao levar um Produto ELLO para casa você está fazendo parte da família ELLO! Por isso reforçamos o convite:

Venha fazer parte de nossa história!

Televendas: 21 3606-5449www.elloalimentos.com [email protected]

inoVaÇÃo

Geleia de mocotó Ello está de visual novo: muito mais leve, bonito e marcante.

97www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

98 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

brandS

La Rioja lança azeite espanhol Kosher e traz com exclusividade o italiano Pala D´Oro

A La Rioja, importadora de ali-mentos, amplia sua linha de azeites de marca própria e de importação exclusiva e lança o azeite de oli-va extra virgem espanhol La Rioja Kosher. Certificado e próprio para o consumo da comunidade judaica, seu processo de fabricação é 100% mecânico, resultando em um pro-duto de acidez de 0,5%. O azeite é comercializado em embalagem de vidro de 500 ml.

Já o azeite extra virgem italiano Pala D´Oro possui acidez de 0,2% e é produzido com azeitonas dos tipos frantoio e muraiolo, resultando em um aroma e sabor leves e extrema-mente frutados. A marca tradicional italiana, reconhecida por produzir azeites há mais de 40 anos, é de im-portação exclusiva La Rioja. O produ-to é comercializado em embalagem de vidro de 500 ml, para uso domés-tico, e nos tamanhos 1l, 3l e 5l, desti-nados ao food service.

Picolé que incentiva a cuidar da natureza

O Pão de Açúcar apresenta sua linha exclusiva de ovos de Páscoa formada por três sabores: ao leite com wafer (190g), trufado creme de amendoim (290g) e extra milk com língua de gato (290g). Uma combinação exclusiva com sabores e texturas, que são uma verdadeira inspiração aos sentidos! Acompanhando uma tendência de mercado para a Páscoa, os ovos de chocolate Pão de Açúcar são embalados em sofisticadas caixas cartonadas, presentes ideias para pessoas especiais.

Produzidos com ingredientes selecionados e seguindo os mais altos padrões de qualidade, os produtos são encontrados em três versões e custam a partir de R$ 28,99. Podem ser encontrados em toda a rede Pão de Açúcar e no Pão de Açúcar Delivery (www.paodeacucar.com.br)

Nootz! Nova marca da La Violetera chega ao mercado

São seis tipos de snacks ideais para um lanche rápido e saboroso. Nootz! foi desenvolvido para atender uma crescente demanda por alimentos com atributos como: qualidade e ricos em antioxidantes, ômega três, vitamina E, entre outros ele-mentos que trazem benefícios ao organismo. No varejo, a versatilidade do produ-to permite que sua exposição seja feita em pontos quentes da loja, de alto fluxo e fácil acesso visual, como no PDV nas gôndolas de Snacks, como também em áreas como açougue, bebidas alcoólicas, produtos saudáveis, isotônicos e energéticos. Nootz! ainda aumenta em mais de 50% suas vendas se for exposto próximo à estei-ra, gerando a compra por impulso, Cada embalagem contém 40 gramas. O produto será distribuído em todo o Brasil a partir deste mês. Para mais informações acesse: www.lavioletera.com.br.

99www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

100 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

brandS

Farofa pronta temperada

A Yobba, marca forte da Pasqualotto Cereais, conquistou o Rio com seus feijões preto e carioca. Agora, a marca completa o prato dos cariocas lançando a Farofa Pronta Temperada. À base de mandioca, é saborosa, crocante e prática. Ideal para incre-mentar o cardápio de quem tem uma vida atribulada. A farofa chega ao mercado em embalagens de 300g. Para saber mais entre em contato: (46) 3227-1568 ou 3227-1482.

Que tal um brinde aos lucros?

O grupo PRAMESA, através de sua Distribuidora PORTO DE MAR, ampliou sua participação no mercado com a chegada da linha de vinhos chilenos ZAPALLAR. Trazidos da vinícula Apaltagua, de várias regiões produtoras e depois processados no Vale Central do Chile, são vinhos premiados e apresentados em três estágios: varietal, reserva e gran reserva. Elegan-tes, equilibrados e de ótima qualidade, atendem até aos mais exigentes paladares, por isso tem giro e lucro rápidos. Quer abastecer sua gôndola? Entre em contato: (21) 3451-9977 ramal 4.

Arroz vermelho Tio João é a novidade da josapar na linha variedades mundiais

Mais nova aposta da Josapar inspirada na culinária internacional, o Arroz Vermelho Tio João também chama atenção pelo forte apelo gastronômico graças ao seu sabor amendoado. Utilizado de diversas maneiras, pode acompanhar o feijão e pratos quentes, como peixes, aves e carnes, ou ser servido como salada ou entrada fria. Na emba-lagem, a Josapar dá dicas de preparo para diferentes situações e tam-bém de temperos. A novidade faz parte da linha Variedades Mundiais, conhecida por disponibilizar arrozes premium e com grãos de origens internacionais. Recentemente, a linha recebeu uma atualização nas embalagens, ganhando cores mais fortes e sistema de conservação a vácuo, que preserva o aroma e o sabor do arroz por muito mais tempo. Visite o site www.josapar.com.br e conheça mais sobre a empresa.

101www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015

102 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com

JurídiCo

por dr. José oswaldo Corrêa e dra. ana paula a. da rosa

Gestão tributária e planejamento financeiro empresarial em tempos de possível recessão econômica

advogado titular e Colaboradora do Escritório de assessoria Jurídica

José oswaldo Corrêa/rJ.

A realidade econômica de nos-so país está cada vez mais delicada, criando uma sensação de instabili-dade no ramo empresarial acerca dos impactos tributários, bem como quanto a dificuldade de crescimento em tempos em que tanto se houve falar em possível recessão, com baixo estímulo econômico, diminuição dos gastos, interrupção do processo de produção e o exorbitante aumento de preços dos ativos, gerando, ain-da, uma insegurança na mantença de seus negócios.

As especulações acerca da situ-ação dos serviços públicos e os de-safios do atual Governo para tentar reverter as expectativas negativas do crescimento demonstram que o mo-mento atual é de cautela.

Numa outra época, em que ana-lisar Fundos de investimentos – Fun-dos DI e Títulos Conservadores, Títu-los de LCIs e LCAs, Crédito Privado e Títulos Atrelados à Inflação, Fundos de Multimercados, Imobiliários, Ações ou Investimentos no Exterior – seria uma opção de crescimento eco-nômico, com a previsão do Mercado de retração do PIB e o crescimento dos juros impactando no aumento da inflação, qual a segurança que os empresários possuem para identifi-car a melhor opção de investimento? Em tempos de possível recessão eco-nômica não é imaginável vislumbrar nesses tipos de investimentos a pos-sibilidade de ganhar dinheiro, consi-derando o risco do negócio.

A questão não é como investir, mas como economizar e se beneficiar

de possiblidades que o Governo pro-põe, como por exemplo através dos INCENTIVOS FISCAIS. Nesse momen-to, devem-se verificar as vantagens de promover um planejamento finan-ceiro pautado numa GESTÃO TRIBU-TÁRIA calcada na renúncia fiscal que visa investir em Projetos voltados à Cultura (Lei Rouanet), Esporte, Fins Sociais e Lazer.

Assim, por meio de dedução de impostos de ISS, ICMS, IRPJ, IRPF e IR, pessoas e empresas têm a opção de destinar parte desses custos para projetos culturais, esportivos e so-ciais, com a possibilidade de reforçar a imagem corporativa, posicionando-se como uma empresa sustentável, trazendo valores positivos, fazendo uma comunicação abrangente e bus-cando um público alvo por interesse e afinidade com custo zero e, em contrapartida, expondo a sua mar-ca por intermédio de um Marketing inteligente. Nesse compasso, é pos-sível definir uma administração se-gura com base no PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, adequando as necessi-dades da empresa ao mercado atual, diminuindo os impactos econômicos negativos e FAZENDO ACONTECER.

Contudo, como é possível definir o melhor projeto ou quem, efetiva-mente, pode se beneficiar dos apoios

através de incentivos e as vantagens de promover um planejamento fis-cal? Inobstante as grandes empresas possuírem Departamentos Fiscais responsáveis pela Infraestrutura da Empresa e por sua Gestão Econômi-ca, estes nem sempre estão aptos a identificar o interesse público, a capacidade de custos, a capacidade demonstrada pelo gestor do projeto e o atendimento da legislação, ne-cessitando de um parceiro que tenha expertise em projetos de produção e difusão cultural; fomentar projetos e ações culturais e esportivos, projetos desportivos e paradesportivos, pro-dução e difusão cultural e audiovisual.

Neste sentido, visando um me-lhor planejamento financeiro por intermédio de uma gestão tributária segura, é necessário que as empre-sas tenham o amparo de escritórios tributários e empresas com vasta ex-periência no segmento de assessoria a projetos incentivados, minimizan-do os custos e ampliando a capacida-de de aproveitamento dos incentivos fiscais governamentais e, por conse-quência, a redução dos repasses de seus impostos.

103www.revistasuperrio.com - Fevereiro/Março de 2015 Televendas: Matriz: (84) 3422-2898 | RJ (21) 3976-2541 | SP (13) 3233-8280

www.servsalnordeste.com.br

*imag

em m

eram

ente

ilus

trativ

a. “S

al IT

A”, “

Sal I

TA C

hurra

” e “S

al IT

A Li

ght”

são

mar

cas

regi

stra

das

e pe

rtenc

em à

Ser

v Sa

l do

Nor

dest

e.

Sal ITA Re�nado Sal ITA Light Sal ITA Churra

Nova L inha Sa l ITA 2015:Já disponível nos melhores Mercados, Atacadistas e Distribuidores.

104 Fevereiro/Março de 2015 - www.revistasuperrio.com