Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

36
DISTRIBUIDA GRATUITAMENTE -JUN/JUL - EDIÇÃO Nº6 CULTURA | LAZER | ARTE | MODA R E V I S TA

description

Cultura, Lazer, Arte, Moda A sexta edição de Pérola fala de cultura, seja a cultura do jazz, cada vez mais arraigada na cidade; seja a cultura formal, com a incrível história do professor Toru Kumon, que criou um método no Japão e que se espalhou por todo o mundo (inclusive Rio das Ostras); seja a cultura de imersão em língua estrangeira, que permite maior fluência em menos tempo. Também falamos sobre as novas tendências de móveis - a Bentec fundada em Bento Gonçalves (RS) há 30 anos. A marca oferece à cidade um design bem cuidado e toda a atenção para garantir o projeto perfeito para cada ambiente. Aproveite!

Transcript of Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

Page 1: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

DIS

TRIB

UID

A G

RAT

UIT

AMEN

TE -j

UN

/jU

l - E

DIÇ

ÃO N

º6

c u lt u r a | l a z e r | a r t e | m o d a

RE

VI

ST

A

Page 2: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

2 www.revistaperola.com.br

Rua TocanTins 530 - cenTRo - Rio das osTRas(22) 9901.7667 / (22) 2764.7491 / id 12*21727 / 7811.5165

Mark Buffet e decoração

Requinte e Bom Gosto

Page 3: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 3

c u lt u r a | l a z e r | a r t e | m o d a

RE

VI

ST

A

EXPEDIENTE // ANO 2 // ABRIL 2011 dIreção eXecutIVasaRa FeRReiRa e TonY FeRReiRa deSIGNdeniLsoM MeLLo

redaçãoana TeRRa de aLencaR dIreção de arteTonY FeRReiRa coMercIaLsaRa FeRReiRa aSSeSSor de tecNoLoGIaRoi MaRQuis

coLaBoradoreS: fotoGrafIakeLLYoLiveiRa.coM MatérIaSMaRck RaMos - Tina da siLva - dR. eduaRdo BeRMudes - BaRBaRa vizzoni - aLessandRa

GoMes Lopes - RodRiGo TavaRes - BRuno dos sanTos

[email protected]

Tel. 022 [email protected]

Tel. 021 8687-6969 / 8118-0823/ 7809-1399 / id 124*18414

Mark Buffet e decoração

Um brinde de PérolaEquipe retribui sucesso da festa de premiação com uma edição focada na cultura

A equipe da Pérola tem tanto a dizer, mas apenas uma palavra sintetiza tudo: gratidão. Queremos dizer obrigado para as 17 personalidades e 19

empresas que deram brilho ao 1.º Prêmio Destaque Pérola de Rio das Ostras. E para todos aqueles que estiveram no Cenarium Hall, e fizeram de nosso evento um sucesso. E queremos agradecer por último mas não menos importante a Marck Ramos, estava tudo perfeito o Cenarium Hall o Buffet, obrigado, e também a Promever Eventos que se empenhou com todo profissionalismo e nos presenteou com um evento maravilhoso, sucesso pra vocês.

A sexta edição de Pérola fala de cultura, seja a cul-tura do jazz, cada vez mais arraigada na cidade;

seja a cultura formal, com a incrível história do professor Toru Kumon, que criou um método no Japão e que se espalhou por todo o mundo (inclu-sive Rio das Ostras); seja a cultura de imersão em língua estrangeira, que permite maior fluência em menos tempo.

Também falamos sobre as novas tendências de móveis - a Bentec fundada em Bento Gonçalves (RS) há 30 anos. A marca oferece à cidade um design bem cuidado e toda a atenção para garantir o projeto perfeito para cada ambiente. Aproveite!

editorial

Tony Ferreira

4 Bentec sonha com você 3 anos sob nova direção

6 seu sonho é o limite Festas sensacionais

10 em foco O melhor do Cenarium Hall

11 sua imagem Uma consulta pessoal

18 prêmio destaque pérola Confira o evento

20 saúde pra dar e vender Fique por dentro

21 digo a Bordo Londres. O atentado terrorista

22 a moda tá na moda Chic x Moda

24 papo pra Baixinhos Brincaadeira é coisa séria

26 método kumon Onde tudo começou

capa

concepção: tony ferreira

produção: erico surkdthen

fotografia: kellyoliveira.com

maquiagem: manuela pedreira

vestido: classic noivas

modelo: nayara filippine

28 faces da Beleza Massagem x Gordura lozalizada

30 mergulhe fundo no inglês Inglês por imersão, entenda

32 festival de jazz A boa música de volta

34 fazendo arte Lembranças de aniversário

Page 4: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

4 www.revistaperola.com.br

Fábrica de bento Gonçalves Garante a qualidade dos móveis em rio das ostras. Bentec, com 30 anos de experiência, tem representante na cidade.

Em tempos de imóveis cada vez menores, nem sempre é possível decorar a casa com o mobiliário oferecido no mercado. É preciso planejar. Mesmo nos espaços mais amplas, a solução oferecida por móveis modulados garante organização e modernidade. É possível evitar a romaria por lojas, tendo a fita métrica como aliada e tentando fazer milagres para encaixar móveis. A Bentec Ambientes Pensados, fundada em Bento Gonçalves (RS) há mais de 30 anos, é a boa opção que os moradores de Rio das Ostras têm.

Para garantir o projeto perfeito para cada ambiente, a equipe de profissionais da Bentec vai até a casa do cliente, fazem as medições, anotam as necessidades e peculiaridades de cada um seja uma família numerosa, com necessidade de armários e nichos; o casal recém-casado, que quer deixar uma brecha no projeto para o caso de a cegonha chegar; ou os solteiros e solteiras, que precisam de praticidade e funcionalidade no seu dia-a-dia.

Nos computadores da Bentec, esses ambientes toma-rão forma: desde a área de serviço, copa e a cozinha, passando por sala, dormitórios, banheiros, até os home theaters e home offices. Para garantir que o cliente tenha uma melhor noção quanto ao aproveitamento dos am-

Page 5: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 5

bientes, os projetos são apresentados em 3D. Em dez dias úteis, a mercadoria sai da fábrica e chega à Bentec Rio das Ostras em 20 dias. Com a garantia de ser um produto 100% MDF, sem a mistura de outras ma-térias primas em áreas consideradas menos nobres dos móveis, como o fundo de gavetas e armários. O acaba-mento também é impecável, com dobradiças reforçadas e com amortecedores, para absorver o impacto. Os trilhos telescópicos permitem que a gaveta saia com-pletamente do móvel (nos móveis convencionais, 30% da gaveta fica para dentro do armário). Ao mesmo tempo, esse tipo de trilho tem uma trava de segurança, que impede que uma criança puxe a gaveta e a derrube, por exemplo.

Para quem ainda não conhece MDF é uma sigla em inglês que significa “Medium Density Fiberboard” que, traduzindo para o português, quer dizer “chapa de fibra de madeira de média densidade”. O MDF se diferencia do outro painel também feito com fibra de madeira - o “MDP”.

As diferenças entre MDF e o MDP estão no processo pro-dutivo, no tipo de resina e no fato de o MDF ter as faces com maior densidade que a camada interna.

O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possi-bilidades de trabalhar a matéria-prima. E ainda é ecologicamente correto, já que é produzido com madeira reflorestada.

Outro diferencial é a proteção de toda caixaria dos mó-

veis por bor-das plásticas de PVC 0,5 mm. Além da beleza esté-tica, a prote-ção facilita a conservação e a limpeza e evita a absorção de umidade.

Por ser um móvel planejado, a Bentec garante ainda que todo o espaço seja aproveitado. As construtoras planejam imóveis com pé direito de 2,70 metros, mas no mercado os roupeiros têm, em média, altura de 2,20. São cinquenta centímetros que a pessoa perde. Nossos roupeiroschegam a 2,65 metros. Para uma casa pequena, esses cinquenta centímetros fazem diferença. Ninguém quer perder espaço. As pessoas querem ganhar espaço afirma Almerinda.

Com o crescimento de Rio das Ostras e a vinda de pes-soas de fora da região, Almerinda começou a fazer umapesquisa informal com seus clientes e descobriu que bons negócios e clientes satisfeitos é o sucesso da Ben-tec, pois clientes trazem outros clientes.

O sucesso é resultado de muito trabalho e dedicação, Almerinda lidera a equipe de vendas enquanto o Mar-cos seu esposo supervisiona cada montagem , desde a entrada na casa do cliente até a ultima palavra deste.

MDP MDF

Page 6: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

Seu Sonho é o limite

6 www.revistaperola.com.br

PORmarK ramos

tudo em um só luGarA nova tendência que chegou pra ficar

Nesta matéria irei abordar um assunto dentro do segmento de casamentos, um fato muito importante nos dias de hoje. Começo fazendo uma pergunta a você, porque será que nos dias de hoje os casais estão unindo a Cerimônia no mesmo local da Recepção?

Pela comodidade? Por dinheiro? Pela facili-dade? Ou, porque é moda? Ou será porque são desprendidos destas coisas?

É fato de que nos dias modernos de hoje os casais vem mudando os pensamentos com o passar dos anos. Planejar o dia dos sonhos com antecedência e com quem entende e pode proporcionar tudo isso, vale a pena sonhar e investir.Há comentários que os padres hoje não podem mais celebrar cerimônias religiosas fora da Igreja, de outra forma já os pastores não são presos a esta questão, obviamen-te respeitando cada doutrina ou normas impostas por qualquer religião ou por com qualquer celebrante.

Recursos como um Juiz de Paz são muito usados hoje, acredito que seja um escape para cobrir esta lacuna da ausência da ida dos padres em outros locais.

Sem contar que realmente quando a cerimô-nia acontece no mesmo local da recepção os benefícios são inúmeros, como: comodidade dos convidados, a decoração costuma ficar

com menos custos para o casal, ao térmi-no da cerimônia a recepção se inicia sem atrasos e outros fatores pertinentes. Agora, digo que pra unir em harmonia a cerimô-nia com recepção, deve-se atentar para a estrutura do local, se comporta realmente para que não fique desconfortável na hora da execução tanto de um quanto do outro.

Outro fator importante que deve ser consi-derado é que a decoração da cerimônia contribui para o sucesso maior ainda da recepção.

Costumo não interferir nestas decisões do casal, acho que são muito particulares, mas quando dão abertura da vontade de realizar TUDO num mesmo local, entro com as minhas considerações em conjunto com o casal. Quando o casal chega com um sonho de realizar a cerimônia na igreja, não há ninguém que façam mudar de opinião e que sempre respeito.

E por falar em ceri-mônia, decoração, vale à pena ressaltar a importância de um cerimonial bem feito e bem organizado, pois não justifica gastar numa bela decoração e não ter um profissio-nal competente e que domine o assunto para organizar e estruturar o cerimonial decente, organizando padri-nhos, pais, crianças e o

próprio casal, pois ninguém gosta de passar por constrangimentos.

Só é uma pena porque tantos padrinhos tem atrasado para chegar na cerimônia, deixan-do o casal e os convidados sempre a espera, pois posso afirmar de que quem atrasa não são mais as noivas e sim os padrinhos.

Como também é importante falar sobre o Bouquet da noiva que é de uma importância ímpar, usar flores nobres e na proporção com o perfil da noiva e do vestido são fundamentais para uma harmonia perfeita, pois um bouquet mal feito pode acabar com o visual da noiva, então noivas tomem cuidado!

Posso dizer: Seja na igreja ou em qualquer outro local, casem e sejam muito felizes e felizes para sempre!

Page 7: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 7

Casamento de aLaor e Lorenaum casamento maduro e muito elegante. assim foi esta produção, do casal alaôr e Lorena que muito aproveitaram com seus amigos e parentes numa recepção extremamente íntima, nas cores marrom, laranja e salmon e que muito nos encantou. uma decoração sem qualquer tipo de ostentação, fina, bacana e de muito bom gosto. confesso que fiquei um pouco apreensivo com a escolha das cores, mais o resultado foi mais uma vez: MÁGico, realizado no deckduperes em Macaé e registrado pelas Lentes claras fotografia & design.

Page 8: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

8 www.revistaperola.com.br

Casamento de Geovane e Fernandao casamento deste casal Geovane e Fernanda trouxe a essência da cumplicidade e do amor atrelado a pessoas do bem, alegria e uma miscelânea de sentimentos foram percebidos naquela ocasião. uma recepção familiar regada a alegria, bem-estar, amigos, gente bonita, tudo muito gostoso e uma decoração fina e elegante como é peculiar a este casal, nessa produção Mark Buffet em parceria ao renomado Fotógrafo Luiz castro e sua esposa andréia no espaço Fashion.

Page 9: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 9

15 anos de aryeLiaconteceu no último dia 21 de maio no espaço cenarium Hall os 15 anos da debutante aryeli, um doce de menina que se transformou em uma linda mulher, uma festa alegre e com pessoas do bem, uma família unida aos conceitos religiosos mas sem perder o fato de se festejar e festejar com requinte e muito bom gosto ao lado de nossa equipe Mark Buffet e decoração, registrado através das lentes da Fotógrafa adRiana GaLvão.

Page 10: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

10 www.revistaperola.com.br

casamento de Bárbara e rafael esta foi a primeira produção de casamento que aconteceu no último dia 16 de abril de 2011 no espaço de Festas Cenarium Hall, uma decoração estudada com cautela usando as cores preto, branco e detalhes no vermelho, riquíssima nos detalhes uma harmonia perfeita com a estrutura de nossa equipe mark Buffet e com a logística do espaço e mais uma vez com um resultado: mÁGiCo. ambientes detalhados em cada canto do Cenarium Hall, primeiro na entrada, a cerimônia muito bem montada, na área da recepção e pista de dança, resultado mag-nífico, com uma harmonia do casal que muito nos encantou, com certeza ficará marcado em rio das ostras este casamento e também pela alegria contagiante das pessoas, das famílias dos noivos. muitas emoções se encaixaram perfeitamente a este casamento, regado a muita alegria e beleza, registrado através das lentes de sensibilidade da www.duetoFotoGraFia.Com.Br

casamento de thaís e fabrício uma realização parceria mark Buffet e Cenarium Hall, assim foi esta belíssima produção do casamento deste doce casal thaís Bersot e Fabrício. Buscamos o gosto da noiva que é muito criteriosa mais com uma sensibili-dade ímpar. Levamos ao espaço uma decoração que juntasse o fim do dia ao entardecer e anoitecer, conside-rando as duas belezas e chegamos a mais um resultado: mágico e surpreendente com pessoas bonitas e que muuuuito aproveitaram a recepção, tudo isto registrado através das Lentes CLaras FotoGraFia.

Page 11: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 11

SuA imAgem

PORtina da silva

uma consulta de imaGem pessoalum pequeno investimento em si mesmo que dura o resto da vida

Você tem dúvidas na hora de escolher corte e cor para seus cabelos? Tentoucopiar o visual das estrelas da TV - e não deu certo? Sabe se maquiar eescolher as sombras e batons certos para a sua coloração? E os seusóculos, foi difícil escolher-los? Não tem a certeza do que está na moda e o que está fora de moda? Tem um guarda-roupa cheio de roupas, mas nadapara vestir?

Imagem não tem idade e não tem sexo. Vestir-se é parte essencial da rotinade mulheres, homens, jovens e adultos. Acordamos e abrimos o guarda-roupaem busca de algo para vestir. Nesse mo-mento, a escolha que fazemos de cadapeça de roupa, acessório e sapato, revela para o mundo muito a nosso respeito.

Essas escolhas refletem a nossa personali-dade, estilo de vida e valores, mas poucas pessoas estão consciente disso e talvez acabam fazendo escolhas incorretas em relação à imagem delas. Imagem é a per-cepção que os outros têm de nós. Quanto mais próxima a percepção é da forma de como realmente somos, ou seja, da nossa identidade, mais poderosa é a nossaimagem.

Ao encontrar uma pessoa pela primeira vez gastamos em média 5-10 segundos para formar a nossa opinião sobre tal pessoa. Estudos mostram que num primeiro

encontro, 55% da primeira impressão são determinados pela forma de como você está vestido, 38% baseados na sua linguagem corporal e vocal, enquanto apenas 7% são determinados pelas suas próprias palavras.Por essa razão - querendo ou não - a sua imagem reflete a sua identidade.

Em uma consulta de imagem pessoal o personal stylist te ajuda a criar umaimagem harmoniosa e segura, única e flexível de você. Dessa forma você pode se posicionar no trabalho e na vida social de um jeito a obter o successo que quer nessas áreas da vida.

Em outras palavras, você fica conscien-te nas escolhas e assim transmite ao seu redor os sinais que está querendo transmitir.

Acertar a sua imagem pessoal pode abrir portas na sua carreira e na sua vida social.

Uma consulta de imagem pessoal serve tanto para mulheres, quanto parahomens.

O resultado de uma consulta de imagem pessoal é um guarda-roupa nas cores certas que é funcional e versátil. As roupas certas no estilo certo ajudam a transmitir uma imagem mais coerente com sua personalidade.Desse jeito, você acaba tendo uma identidade forte e diferenciada.

Noivas e debutantes se beneficiam tam-

bém com uma consulta, já que as roupas e penteados escolhidos para o dia mais especial nas suas vidas são as queirão valorizar-las da melhor maneira possível.

Image People do Brasil é uma nova empre-sa de personal styling na Regiãodos Lagos oferecendo consultas de ima-gem pessoal por um preço de um bompar de sapatos.

Um pequeno e único investimento que pode significar umagrande economia e uma grande mudança em sua imagem pessoal e vida.

Todo mundo pode - e deve - aprender a se vestir conscientemente, porque não écomplicado, não é caro - e principal-mente, não é so para “os ricos e famosos”.

Todo munde merece ser a melhor versão de si mesmo.

Por Tina da Silva, Personal Stylist de Image People

Page 12: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

12 www.revistaperola.com.br

wedding book

FICHA TÉCNICANoivos: Renata e BrunoPersonal Makeup e Hair Design: Fábio GalisaStyle: Renata RavalletDireção Fotográfica e Fotos: Santiago César SantiagoFinalização: Studio SCS (www.studioscs.com.br)

Page 13: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 13

Novidade na Região dos Lagos

IMAGE PEOPLE . R. Amaral Peixoto 4502, sala 105, Rio das Ostras (22) 2764-2422 . (22) 9208-5339 . [email protected]

VOCÊ TEM UM GUARDA-ROUPA CHEIO VOCÊ TEM UM GUARDA-ROUPA CHEIO VOCÊ TEM UM GUARDA-ROUPA CHEIO DE ROUPAS, MAS NADA PARA VESTIRMAS NADA PARA VESTIRMAS NADA PARA VESTIR?

SÓCIO INDEPENDENTE

Aprenda a valorizar seu visual com as cores e roupas certas alorizar seu visual com as cores e roupas certas através de uma consultade imagem pessoal. Você receberá uma paleta com as cores mais indicadas para com as cores mais indicadas para suas roupas e acessórios, além de guias de maquiagem, cortes de cabelo e euias de maquiagem, cortes de cabelo e es� lo.

Consultas de cor e es� lo para mulhereslheres, homens, noivas, homens, noivas edebutantes a par� r de R$ 149,00

O ESTÚDIO FOTOGRÁFICO COMO OPÇÃO PARA OS NOIVOS

Para os noivos que buscam um ensaio fotográfico de qualidade, e não quer tentar a sorte com o tempo - se fará sol ou chuva - a opção são as fotos feitas em estúdio.

Nessas condições, o fotógrafo tem total controle sobre a iluminação e os noi-vos, maior comodidade em estar numa locação mais confortável, sem possíveis contratempos como sol muito forte, tempo nublado ou chuva, que possa inviabilizar o trabalho.

O objetivo do “Wedding Book” é retratar a intimidade do casal, onde o cenário branco (neutro) proporciona todo o foco aos foto-grafados. Além de terem um registro digital pré-casamento, os noivos podem fazer uso dessas imagens na personalização de seu convite ou até mesmo na decoração da festa através de painéis fotográficos e impressão em grande formato.

Muitos estúdios oferecem o trabalho de book, mas para essa técnica é preciso um trabalho de direção fotográfica que permita maior espontaneidade e naturalidade do casal. “Muitos casais chegam ao nosso estúdio tímidos e sem idéia de poses. Mas aí que está nosso maior desafio enquanto pro-fissional: extrair dessas ´pessoas comuns´ os melhores momentos e ângulos, que ficarão eternizados para sempre” - explica o fotó-grafo e publicitário Santiago César Santiago, do Studio SCS.

Page 14: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

14 www.revistaperola.com.br

Page 15: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 15

Page 16: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

16 www.revistaperola.com.br

Rua Bangu, 1660 - Liberdade - Rio das Ostras - RJ - Tel.: (22) 2760 5828 Cel.: (22) 9971 6638www.rosaconfeiteira.com.br

Rosa Confeiteira Ornamentação e Buffet

Bolos para todas as ocasiões, tortas, salgados e docinhos, buffet para festas e jantares,

wedding day

FICHA TÉCNICANoivos: Claudia e RenatoDireção Fotográfica e Fotos: MD Foto & VídeoLocação: Salão de festa Rosa Confeiteira Espaço Nobre

Page 17: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 17

A ALEGRIA DO MOMENTO CONTAGIAE PODE SER ETERNIZADO Nada melhor que a espontaneidade do momento, e isso ficou marcante nas fotos do casamento de Claudia e Renato que se casaram no dia 21 de maio .

O sorriso contagiante e a alegria transbor-dando felicidade estão estampados no casal, que planejaram esse momentocom muito carinho e queriam que tudo saisse de acordo.

E foi o que aconteceu, tudo como manda o figurino, o Buffet, as flores os bolos e salga-dos, as fotos e os convidados, como tinha que ser, orquestrados pelo BuFFET ROSA CONFEITEIRA.

É claro a responsabilidade do fotografo au-menta mais ainda quando se fala de foto-grafar um casamento, aquele momento vai ser eternizado e tudo tem que ser perfeito.

A iluminação e os ângulos são importantes, a sensibilidade do fotografo pra conseguir as melhores poses e sorrisos, a escolha de um bom profissional é essencial para não chorar depois.

Parabéns ao mais novo casal e sucesso nessa nova caminhada.

Rua Bangu, 1660 - Liberdade - Rio das Ostras - RJ - Tel.: (22) 2760 5828 Cel.: (22) 9971 6638www.rosaconfeiteira.com.br

Rosa Confeiteira Ornamentação e Buffet

Bolos para todas as ocasiões, tortas, salgados e docinhos, buffet para festas e jantares,

coquetéis para festas infantis, aluguel de mesas e cadeiras.

Page 18: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

18 www.revistaperola.com.br

PRÊMIO DESTAQUEPÉROLAS DE RIO DAS OSTRAS 2011

Page 19: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 19

PRÊMIO DESTAQUEPÉROLAS DE RIO DAS OSTRAS 2011

Page 20: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

SAÚDE PRA DAR E VENDER

PORdr. eduardo bermudes

20 www.revistaperola.com.br

o que É acupuntura?medicina chinesa milenar ao nosso alcance

Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males.

A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como “meridia-nos de energia”, que percorrem todo o corpo.

O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas e de calor prove-niente da queima da moxa, preparada a partir da erva Artemísia (moxabus-tão), em determinados pontos dos canais, que são chamados de “pontos da acupuntura”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.

Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico? Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssi-mas agulhas em determinados pontos

do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas antiinflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectiva-mente. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma microinflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, dimi-nuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer.

Os princípios da acupuntura se ba-seiam na energia vital, Qi (pronuncia-se “chi”), que está distribuída pelo corpo, e seus aspectos antagônicos: o negativo Yin e o positivo Yang. Os chineses crêem que qualquer pequeno desequilíbrio que ocorra nessas forças provocaria distúrbios físicos e psicoló-gicos. Com a introdução das agulhas em pontos específicos do corpo, a harmonia é restabelecida, dando fim às doenças.

A acupuntura pode atuar com sucesso em diversos tratamentos, seja como terapia complementar ou como trata-mento principal.

A lista a seguir, divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

pretende facilitar os usuários através dos nomes da medicina convencional, embora os problemas precisem ser diagnosticados dentro da visão da medicina chinesa para receber melhor sua abordagem de tratamento:Distúrbios funcionais neurológicos: cefa-léias tensionais, enxaquecas, nevralgia do trigêmeo, paresias subseqüente de isquemias cerebrais, paralisias faciais na fase inicial.

Distúrbios musculares, tendinosos, articu-lares e esqueléticos: síndrome cervico-braquialgias, torcicolo, processos leves de traumas como contusão e entorses, algias do ombro, cotovelo e punho, do-res lombares de origem muscular, dores ciáticas, dores coxofemoral e do joelho, tornozelo e dos pés, alívio de processos de osteoartrites de origem reumáticas e processos dolorosos do osteoartrose em geral, lesões inflamatórias resultados do trauma ou esforços repetitivos (LER) e ou Distúrbios Osteomusculares Relaciona-dos ao Trabalho - DORT

Dr. Eduardo Bermudes CREFITO 50953-F WWW.physiomedi.com.br [email protected]

Page 21: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 21

Page 22: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

22 www.revistaperola.com.br

chic x estiloo util e o agradavel

Quem tem estilo é chic e quem é chic tem estilo, certo? Não, não é tão sim-ples assim.

Hoje o conceito de estilo se distância cada vez mais de uma verdade absoluta do passado, que entendia o jeito clássico de se vestir como “ser chic”. Ser clássico em muitas das vezes é ser chic, mas pode cair no óbvio e o óbvio é antiestilo. Desde a década de 1990, a palavra estilo chegou para ficar. Até então ninguém sabia o que era ter estilo.

O que contava eram as tendências tão claras e impositivas.As grandes mudanças de comportamento aconteceram no fim do século passado com a globalização, queda do muro de Berlim, União Europeia, celulares, internet,

enfim, tudo que colocou o mundo em uma outra plataforma de comunicação e apontaram para a valorização da individualidade, o que levou a moda a se tornar um instrumento de expressão pessoal.

Deixando então de ser autoritária e restri-tiva para ser democrática e inclusiva. A moda virou oferta e estilo virou esco-lha. Hoje uma das coisas mais diverti-das da moda é perceber que nada é definitivo, tudo depende de quem, como e onde. Sabe aquela amiga perua, que adora roupas justas, mil badulaques, salto altíssimo, tudo junto? Não dá para dizer que ela é chic, mas ela tem, sim, seu estilo.

Tem também as excêntricas, que “causam” cada vez que saem de casa, as supercool, avessas ao exagero e ao exibicionismo, as fashionistas super antenadas.

Todas tem seu estilo mas não são neces-sariamente elegantes.

O importante na moda é conhecer seu tipo, seu corpo, sua personalidade, com base nisso, se informar, experimentar muito e confiar no espelho. Dentro do seu estilo sempre há muitas opções para deixá-la mais confiante, mais bonita.

Mais você! E quem sabe das coisas usa a moda a seu favor. Isso, sim, é ser chic.A tendência do inverno 2011 traz roupas amplas, volumosas, mix de texturas, ares retrô, alfaiataria e detalhes delicados.

São apostas que se encaixam direto da passarela pro seu guarda-roupa, perfei-tos para serem usados no festival de Jazz

A moDA tá NA moDA

PORbarbara vizzoni

e blues de Rio das ostras.

O RIO DAS OSTRAS JAzz E BLUES man-tém sua ousadia e o espírito democrático junto com a moda desde a sua primeira edição em 2003, o que transformou em um dos maiores festivais do gênero no Bra-sil e no mundo. Em 2011 na sua 9ª edição vão ser 5 dias de shows com grandes nomes do Jazz e do Blues. A combinação perfeita da boa música com a moda.

O festival reúne sofisticação e glamour. Daí a dedicação na montagem do seu look para o festival, mas sempre de uma maneira despretenciosa, formando um look casual e chic ao mesmo tempo .

dicas: Para uma produção chic inspiri-se na executiva e brilhe do escritório a festa. Use uma bela maquiagem suave.

Se você acha que para ser chic precisa de muito dinheiro, que nada!!!! Cores clássi-cas + peças chaves podem ser encontra-das em lojas de departamento. Pra você que tem estilo essas lojas são d+!Let’s shop:- piton: colorido ou neutro, ele da vida a bolsas e sapatos cheios de classe.- preto: Cor indispensável da estação e vai bem com todos os estilos.- texturas: Peles, franjas, e couros metali-zados são a aposta certa para “causar”.- camel: Aposte todas as fichas no tom camelo, em peças esportivas é um must-have.- clutch: Bolsas, das menores as maiores, elas são a companhia ideal para o dia e a noite.- retrô: A elegância masculina do passa-do volta em oxfords, capangas e cintos.Bom, espero vocês no festival de Jazz e Blues de Rio das Ostrassuperchics!

FOTO

Kel

ly o

liv

eir

a

Page 23: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 23

foto

kel

lyo

live

ira

.co

m.b

r pr

od

uçã

o e

ric

o s

ur

kd

then

TAMANHOS DE 34 A 52.

Page 24: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

24 www.revistaperola.com.br

PAPo PRA BAixinhoS

PORalessandra Gomes lopes

brincadeira tambÉm É coisa sÉriautilizando a brincadeira como instrumento facilitador da aprendizagem

Toda vez que encontramos uma criança a principal ação que ela está desenvolvendo é a brincadeira. Sozinha, em grupo, com adultos, não importa! Há um impulso que gera essa necessidade de movimentar-se somado ao imaginário criando novas situações com o simples objetivo de divertir-se.

Desde o nascimento a criança desenvol-ve-se a partir do contato com o mundo. Em cada etapa de sua vida ela vai conquistando detalhes que irão colabo-

rar com o seu desenvolvimento. Sendo assim, há brincadeiras para todas as idades – desde o bebê que se diverte com um simples chocalho até ado-lescentes ou adultos que se envolvem com jogos de estratégias necessitando do uso de toda sua concentração e rapidez de raciocínio.

Impedir que uma criança produza essa ação natural é bastante nega-tivo. Mesmo que a atividade gere desorganização ou tumulto o melhor é direcioná-la a seu favor, usando novos conceitos como organização e coope-ração para que a partir do lúdico seja adquirido comportamentos permanen-tes na história da criança.A participação dos adultos, familia-

res e / ou responsáveis na diversão contribui de diversas maneiras para que a brincadeira se torne inesquecí-vel. Consideramos que a correria do dia-a-dia e o cansaço nos impedem de desfrutar de momentos de lazer com atividades tão simples realizadas constantemente pelos pequenos, po-rém o que eles mais desejam, mesmo que inconscientemente, é a atenção qualificada e não quantificada. Sendo assim, surpreenda e seja surpreendido por um momento de participação nes-sas atividades e perceba que haverá um estreitamento de vínculo com a criança e um maior conhecimento de si mesmo quanto a vivência familiar.

Segundo Winnicott (1975), o brincar facilita o crescimento e, em consequên-cia, promove a saúde. O não-brincar em uma criança pode significar que ela esteja com alguma dificuldade, o que pode prejudicar seu desen-volvimento. Assim como Winnicott, Vigotsky (1984) também aborda o lúdico como uma enorme influência para o desenvolvimento da criança. Segundo ele, a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendiza-gem infantil.

Enfim, falar sobre este assunto ressalta a importância e reflexão sobre algo que, na prática e na rotina de uma criança, a despertará para a conquista da aprendi-zagem gerando menos impacto e dificul-dades no decorrer de sua infância.

Page 25: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 25

Page 26: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

26 www.revistaperola.com.br

mÉtoDo Kumon ?

PORana terra de alencar

a história do pai de taKeshionde tudo começou

Como um professor de matemática, ao ajudar a lição de casa do filho, fundaria o Kumon, um dos mais conhecidos métodos de ensino do mundo?

O menino Takeshi tinha sérias dificulda-des em matemática. Preocupada, a mãe do garoto cobrou do marido que ajudasse o filho afinal, ele era justamente professor daquela ma-téria. Atarefado, Toru preparou alguns deveres para o filho, de maneira que ele conseguisse estudar sozinho. Takeshi seguiu o método do pai e aos 14 anos já sabia cálculodiferencial, conteúdo de nível universi-tário. Impressionados, pais de colegas de Takeshi procuraram o professor Toru. Queriam que os filhos tivessem o mesmoaprendizado.

Toru Kumon fundaria assim, em 1954, o

método que leva o seu nome e hoje está presente em 46 países, chegou ao Brasil em 1977.

A missão é a mesma até hoje: a partir do estudo individualizado, formar alunosautoditadas, capazes de aprender por si só.

No Kumon, o aluno estuda disciplinas como matemática, português, inglês ou japonês a partir de um material didático próprio e auto-explicativo. O orientador praticamente não intervém. O alunoconsegue fazer os exercícios e avançar para conteúdos mais adiantados do que a série escolar em que se encontra.

As aulas ocorrem duas vezes por sema-na na unidade do Kumon. A criançatambém deve fazer exercícios diários em casa. Ela avança no conteúdode acordo com seu ritmo e suas possi-bilidades. Mas também tem metas que deve cumprir, a disciplina (tão cara à cultura japonesa) é uma das habilidades desenvolvidas no Kumon.

Os estudantes têm dificuldades na escola quando começam a perder o fio da meada e não assimilam os conteú-dos ensinados. Em salas mais cheias, na escola convencional, o professor tem de seguir adiante. Não pode parar num tema até que todos os seus alunos tenham aprendido.

No Kumon, com o método de ensino individualizado, o aluno revisa o con-teúdo que não foi assimilado e avança somente quando dominar completamen-

te a matéria. Já nos primeiros meses, os estudantes demonstram maior autocon-fiança e o prazer de estudar, já que conseguem entender o que está sendo discutido em sala de aula.

E não é só para crianças do pré-escolar e ensino fundamental que o método é útil. O Kumon também surte efeito para aqueles que estão se preparando para o vestibular ou concursos. O aluno desenvolve a concentração e o raciocí-nio lógico, permitindo maior facilidade e rapidez para resolver questões. Ele também cria o hábito de estudo, organi-za melhor seus horários. E, sem dúvida, desenvolve as habilidades de leitura e a capacidade de interpretação de texto.Certa vez, o professor Toru escreveu em um de seus livros:Mais vale deixar uma sólida capacidade de estudos do que uma herança aos filhos. Mal sabia ele, quando preparou uns exercícios para Takeshi resolver, que estava deixando uma herança para as crianças de todo o mundo.

onde encontrar o metodo Kumon?

unidade rio da ostrasRod. Amaral Peixoto, 4503 - Centro Tel.: 22 2771 8884unidade barra de são JoãoRUa C, 36 - Jardim PrataTel.: 22 2774 6385unidade macaé centroRua alfredo Backer, 521Tel.: 22 2762 1641unidade riviera FluminenseAl. Prefeito Claudio Moacir, 63 casa 1 Tel.: 22 2765 4252

Page 27: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 27

Page 28: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

28 www.revistaperola.com.br

mil e umA fAceS

DA bElEzA

PORrodriGo tavares

mitos da estÉticamassagem x gordura localizada

Há muito se questiona a real ca-pacidade de reduzir o volume de gorduras localizadas com o uso de massagem manual ou eletrônica.

O assunto é tão antigo que em 1941 Krunsen afirmava que as observa-ções clínicas não confirmavam essa teoria. Em 1933 Roserthal investigou experimentalmente. Uma massagem vigorosa foi aplicada a certas áreas do abdômen de animais.

Estudos microscópicos das áreas massageadas e não massageadas, não revelavam qualquer alteração na gordura das áreas tratadas, mesmo nos casos em que a massagem havia sido suficientemente rigorosa para causar pequenas hemorragias (he-matomas comumente observados nas práticas atuais de alguns profissionais mal informados). Wright (1939) e kalb (1944) chegaram às mesmas conclusões.

Sendo assim, a massagem é eficiente na melhora da circulação sanguínea e linfática, na firmeza e elasticidade da pele, no alívio das tensões muscu-lares, porem é ineficiente na redução de gorduras localizadas, por mais vigorosa e dolorida que seja.

Pelo contrário, o estrangulamento de capilares sanguíneos e linfáticos prejudica a boa nutrição e desinto-xicação celular, podendo aumentar ou promover edemas (inchaços), prejudicando ainda mais o quadro.

Algumas pessoas que se submetem á essas torturantes sessões, afirmam ter resultados relativamente satisfa-tórios. Porem entende-se que esse resultado se deve à reeducação alimentar e prática de atividade física que normalmente fazem em conjunto.

Elaborei a Lipo Redução By Rodrigo Tavares. Uma técnica simples e efi-ciente que se utiliza de uma rápida e agradável massagem que fará apenas a penetração de substâncias lipolíticas e drenantes (cafeína, carni-tina, alcachofra, etc.) em seguida uma termoterapia corretamente aplicada (que aciona a termogê-nese) ou associação do uso de uma plataforma turbo oscilatória.Com essa técnica a gordura se Transforma em energia e é consumi-da pelo próprio organismo.

A redução de líquido e gordura é imediata e progressiva. É claro que como toda técnica estética para esse fim, deve ser associada à uma reeducação alimentar e a adoção

de uma atividade física.

Em apenas três meses já são possíveis excelentes resultados efetivos, como se pode verificar nas fotos abaixo.

É bom lembrar que os resultados variam de um individuo para outro, de acordo com várias condições (manu-tenção diária, idade, sexo, assiduida-de as sessões, etc.) Espero ter contribu-ído para um melhor entendimento do público que muitas das vezes, caem nas mãos de profissionais e/ou mídias sensacionalistas, que a aproveitam da boa fé das pessoas sem as devidas informações necessárias.

Page 29: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 29

Em dezembro de 2008 nasceu a ETEQ, formar técni-cos de qualidade para o mercado Offshore deixou de

ser um sonho para se tornar realidade. Com uma par-ceria no começo, não demorou muito para que a ETEQ andasse com as próprias pernas, mas sem perder o foco em suas metas e realizações bem definidas por sua fun-dadora Jaqueline França, e sabe onde quer chegar.

Hoje a ETEQ atende as inúmeras empresas tanto na área Offshore como Onshore, com treinamentos ligados à área de SMS.

Nosso lema é fornecer serviços de altissima qualidade, e ainda assim termos preços acessíveis. Atender as nescessi-dades de nossos clientes, prestar serviços de qualidade com seriedade máxima, estar sempre atentos as constantes evolu-ções e nescessidades do mercado é a nossa missão princi-pal. Isso é respeito a nossos clientes, parceiros e amigos.

Temos cursos de qualificação e treinamentos diversos, segue a relação:

• NR-3316E40HS• Seg.namovimentaçãodecargas• H2S• BrigadadeIncêndio• NR-10• DireçãoDefensiva• Os nossos alunos que fazem o curso técnico tem a portunida-de de colocar em prática o que aprenderam durante o dia, sem nenhum custo adi-cional, e no final recebe além do diploma técnico o certificado de treinamento.Isso tem aumentado a credibilidade do aluno seja ele que esteja começando agora, ou um aluno já ativo no mercado de traba-lho, facilitando o ingresso em sua nova atividade e aumentando a confiança e capaci-dade técnica do aluno.

O Curso ETEQ fica na rua Nova Friburgo, 1526 Jardim Mariléa - Rio das Ostras [email protected]

Page 30: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

30 www.revistaperola.com.br

pousada vira território americano, em rio das ostrascurso de imersão em inglês garante aos alunos maior fluência na língua estrangeira em menos tempo

A Pousada Fazenda São João tem se transformado num pedacinho bri-tânico ou americano. Ali, só se fala inglês do café da manhã ao jantar.

Pelo menos entre os participantes do curso de imersão Master Line, umprograma pedagógico criado pela pro-fessora Luci Lima, que permite queo aluno se torne fluente na língua inglesa em metade do tempo dos cursos conven-cionais.

A grande diferença é que o aluno viven-cia a língua. Ele joga bola, toma café da manhã e faz atividades do seu dia a dia falando inglês.

Isso faz com que desenvolva a confian-ça linguística em menos tempo explica Luci.

O curso de imersão pode ser feito na modalidade inglês para negócios e aí basta ter o nível básico. Ou o aluno pode optar por cursosespecíficos, voltado para área de pe-tróleo e gás, recursos humanos, conta-bilidade, compras e vendas, aviação e direito. Para esses, é preciso estar no nível pré-intermediário.

Os cursos podem ter duração de 10 horas, uma vez ao mês. Ou de 20

horas, em dias consecutivos. Pessoas que trabalham embarcadas ou que ainda não estão no mercado de trabalho têm maior disponibilidade para o curso em dias consecutivos. É interessante que, após esses doisdias, alguns alunos relatam que sonha-ram ou já conseguem pensar eminglês conta Luci.

Com três professores e o máximo de sete alunos por turmas, os cursos

podem ocorrer simultaneamente, em salas diferentes.

As turmas se encontram em atividades específicas, no café da manhã ou no almoço.

E aí é possível treinar uma das habilida-des ao qual o curso de dedica: asocialização. Nesses encontros, os alu-nos praticam conversas comuns aocotidiano.

Nas salas de aula, são preparados para habilidades pouco exploradasnos cursos convencionais manter uma conversa de trabalho ao telefone com

tranquilidade e desenvoltura, comunicar-se por e-mail, falar em público, fazer apresentações de trabalho.

Nós damos o certificado internacional de conclusão do curso, mas o nosso ob-jetivo não é que o aluno tenha mais um diploma no seu currículo, mas sim que em um ano ele tenha todas as ferramen-tas para se comunicar em inglês afirma Luci.

Para criar o curso Master Line, Luci viajou o Brasil e conheceu a experiência de outros cursos de imersão. Chegou a cogitar a compra de uma franquia. Mas avaliou que a proposta de manter os alunos cinco ou sete dias afastados do trabalho não seria viável para a região.

Além disso, o preço cerca de R$ 3.500 não era atrativo. O outro pontonegativo foi o fato de não haver sequên-cia nos estudos. Depois daquelasemana de imersão, o aluno não tinha acompanhamento.

O Master Line Center garante esse acompanhamento, já que o estudantefaz um curso de 60 horas, divididos em seis aulas de 10 horas mensais.O investimento é de seis prestações de R$ 253. Ou pode optar pordividir o curso em três sessões de 20 horas mensais, com duas aulas emdias consecutivos ou alternados. Essa modalidade tem ainda um desconto: sai por três prestações de R$ 426.

mERgulhEfuNDo No iNglêS

PORana terra alencar

Page 31: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 31

NotasFotos Ganhadoras do Concurso Pérolas que amo em Rio das Ostras

1º Lugar Luiz Montenegro Ganhou um violão Vogga da Loja SoL Maior

2º Lugar Ludmila Claro Mega Ganhou um book de 30 fotos da Loja ProModor

3º Lugar Gilvania aurelianoGanhou um jantar no Pier GourMet

Patrocinio:

Page 32: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

32 www.revistaperola.com.br

a Festa da boa músicafestival de jazz de Rio das ostras chega ao nono ano com reconhecimento internacional

O Rio de Janeiro já foi terra do jazz. Foram 16 edições do Free Jazz Festi-val, que trouxe ao Brasil astros como Sarah Vaughan, Ray Charles, B.B. King e Miles Davis. Outras onze do Tim Festival, que além do ritmo de Chet Baker, também tinha apresenta-ções de bandas alternativas, música indie e eletrônica. Sem contar casas

de shows como Ja-zzmania e Mistura Fina.

De uns anos para cá, isso mudou: fecharam-se as casas tradi-cionais; a lei anti-tabagista proibiu o patrocínio de marcas de cigarro a eventos artísti-cos e esportivos; e a companhia de telefonia móvel decidiu investir em

outro tipo de publi-cidade.

Foi nesse vazio cultural que os amantes da boa música encontra-ramconsolo em Rio das Ostras e seu evento anual de jazz e blues, que

chega à nona edição com reco-nhecimento internacional: o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival está entre os 160 melhores festi-vais de jazz e blues do mundo, segundo o International Summer Festival Guide 2011, da revista americana Downbeat.

Entre 22 e 26 de junho, feriadão de Corpus Christi, quase três dezenas de músicos e bandas se apresentarão gratuitamente em quatro palcos ao ar livre; Praça São Pedro, Lagoa do Iriry, Praia da Tartaruga e Costazul. Serão mais de 60 horas de jazz e blues e 120 mil pessoassão esperadas na cidade para assistir às atrações.

Entre os artistas internacionais que se apresentam na cidade estão otrompetista de New Orleans Nicholas Payton, a banda califor-niana dejazz fusion Yellowjackets, que vem ao festival lançar o seu novo CD, o cantor Jose James, que faz uma mistura de jazz e hip-hop, e a cantora americana Jane Monheit, de apenas 33 anos e mais de dez na estrada.

A festa será encerrada pelo esperado encontro entre o trio Medeski Martin & Wood e o sa-xofonista Bill Evans.

Entre as atrações nacionais estão

nomes como Leo Gandelman, Azy-muth, Igor Prado Blues Band, e a Orquestra Kuarup de Sopros e Cordas, que há mais de dez anos valoriza os talentos musicais de Rio das Ostras e tem a missão de abrir o evento.

Para garan-tir o confor-to de todo o público, a praça de alimentaçãoterá oito res-taurantes e sete lanchonetes fast-food. Os artesãos, participantes de projetos sociais e o Rio das Os-tras Convention & Visitors Bureau também têm lugar garantido no festival.

Além do festival anual, Rio das Ostras oferece pílulas do evento ao longo do ano. É o projeto Rio das Ostras Jazz & Blues o Ano Todo, que além de garantir atrações men-sais na cidade, funciona como um formador de plateia especializada. Desde o início de 2011, já se apre-sentaram nomes como Kenny Bro-wn, Big Joe Manfra e Bruce Henri, contrabaixista americano radicado no Brasil há 40 anos e diretor artís-tico do Rock Street, espaço que irá privilegiar o jazz e o blues durante Rock in Rio 2011.

fEStiVAl DE JAzz2011 chegA Com tuDo

PORana terra de alencar

Page 33: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 33

Tel.: 22 2760-0783

Page 34: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

34 www.revistaperola.com.br

p a s s o a p a s s oFazendo Arte

Lembrança para aniversário, fundo do mar.olá pessoal, estamos de volta.nesta edição vamos fazer um lembrancinha de aniversário. o tema escolhido foi o fundo do mar, pois além de ser per-feito para nossa região, também pode ser para meninas e meninos.então mãos a obra e não esqueçam

de me convidar para a festa.

Lista de materiais: -uma bolsinha de Mdf-dois modelos de papel para scrapbook (no caso azul com ondas e quadriculado)-Tinta pva Branco neve saucer-Tinta pva azul bebe saucer-cola para decoupage saucer-pincel macio 484 n°20 da condor-pincel 456 n°12-aplique laser de peixe e outros animais do mar-Lápis de cor aquarelavel-pincel para aquarelar.-saquinho para rechear com balas ou brinquedos-espiral de plástico-Lacinhos prontos na cor azul-Relevo transparente corfix azul celeste e amarelo ouro

a LeMBRei de você aTeLieR fica na Rua ney cardoso (Rua da praça da Baleia) n°772 em costa azul, Rio das ostras. venha nos conhecer e adquirir seu material.Temos curso de arte decorativa (decoupage, pátinas, texturas, craquelês, carimbos e muitas outras técnicas) em MdF, vidro e cerâmica, além de arte Francesa, scrapbooking, pintura em Tela, pintura Bauer, Bonecas de pano, Feltro e Fuxico.Tel: (22) 2771-5028 www.atelierlembreidevoce.blogspot.com / email:[email protected]: de segunda à domingo das 10h às 18h, fechamos somente às quintas.

Passo 1. Queime a peça (passe tinta branca, depois lixe.) em seguida de duas demãos de azul bebe na parte de dentro e nas laterais da bolsi-nha.

agenda:não percam a Mega artesanal de 29 de Junho a 03 de Julho em são paulo. entrar em contato pelo telefone 22-27715028. se houver n° suficiente de interessados uma van sairá de Rio das ostras.

Promoções:Artesanato de Montãonas compras superiores a R$20,00, concorra a kits com muitos materiais para fazer sua arte.

Coração de Mãeaulas a R$10,00 reais. aluno (a) deve trazer ou adquirir todo o material.

agora temos curso e material para tela. venha conferir!

Passo 2. Risque no avesso do papel de scrap o formato da bolsinha, do fundo ate a alça. Faça dois modelos iguais.obs: no modelo que vai fazer as vezes de mar, recorte ondas.

Passo 3. passe cola na peça e encaixe o papel.

Passo 4. com o lápis aquarelavel, vá colorindo os recortes a laser, logo depois para dar o efeito aquarelado, passe o pincel umedecido e com um pouquinho de tinta azul bebe. assim as cores vão ficar mais suaves e o efeito aquarelado bem mais bonito.

Passo 5. Quando estiver tudo seco aplique uma camada de relevo trans-parente sobre os apli-que. onde for laranja ou amarelo, passe o relevo amarelo ouro, nas outras cores passe o azul celeste

Passo 5. pronto, agora é só cair na gandaia e curtir a festa. para os meninos fiz uma versão com porta lápis.

Page 35: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

www.revistaperola.com.br 35

Page 36: Revista Pérola Rio das Ostras - JUN-JUL 2011 6ª Edição

SuíteS ConfortáveiS | Ar-CondiCionAdo | frigobAr | tv | eStACionAmento | internet | CAfé dA mAnhã

tudo isso pertinho de você no centro de rio das ostras

Pousada Angelo

Rua Bangu, 1216 - Centro - Rio das OstrasTel.: 22 2764.3085