Revista O Vigilante Novembro.2010

28
Comemorações Farroupilha 128° e 129° AGE Pacto Federativo Páginas 06 e 07 Página 14 Páginas 15 e 16

description

Revista da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul - GLMERGS. Uma publicação da Age! Comunicação Assessoria de Imprensa, Web Marketing, Marketing Editorial, Fotografias Profissionais, Email Marketing, Publicações Segmentadas. www.agecomunicacao.com

Transcript of Revista O Vigilante Novembro.2010

Page 1: Revista O Vigilante Novembro.2010

Comemorações Farroupilha

128° e 129° AGE

Pacto Federativo

Páginas 06 e 07

Página 14

Páginas 15 e 16

Page 2: Revista O Vigilante Novembro.2010

EDITORIAL02

As conquistas e melhorias de nossa Grande Loja continuam com o mesmo vigor, motivan-

do a Jurisdição, hoje esclarecida com a caminhada que está sendo realizada, alicerçada nos Cinco Ei-xos de Desenvolvimento, dando, a todos, direção e velocidade que está sendo empreendida. O caminho foi decidido por todos... todos sabemos onde queremos chegar!!! Com o volume de respostas positivas das Lojas, cada vez mais são exigidos respostas e presença nos mais variados Eventos, fortalecendo, a cada dia, nosso relacionamento com as Lojas e desafiando-as para o envol-vimento com a Sociedade, procurando “tornar feliz a Humanidade”, conforme nossos ensinamentos. Os nossos programas “Ju-ventude Assistida” têm estado pre-sente em várias cidades, numa cola-boração fantástica entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o DTG-Ma-la de Garupa coordenando todas as nossas Entidades Paramaçônicas e o “Novo Pacto Federativo”, envolven-do as Entidades da Sociedade Civil, ultimando detalhes para o seu desen-cadeamento em todo o nosso País, com a presença da Maçonaria Brasi-leira, procurando corrigir distorções hoje existentes. Tenho chamado a atenção, permanentemente, de que NÓS SO-MOS OS MAçONS DE 2010! Que não somos expectadores e, sim, CONSTRUTORES SOCIAIS! As respostas têm sido alta-mente positivas! Junto a Confederação da Maçonaria Interamericana (CMI), es-tamos ombro a ombro com o Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GOR-GS) e o Grande Oriente do Brasil/RS (GOB), procurando superar diferen-ças ainda existentes entre as Potên-cias Maçônicas, no que se refere à Maçonaria Universal. Na Jurisdição, estamos presen-tes na maioria dos Eventos realizados.

Participamos, efetivamen-te, das Comemorações da “Sema-na Farroupilha”. No Monumento da Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul, junto à histórica “Ponte da Azenha”, evoca-mos feitos do passado, relembramos o desejo e o sonho de uma Pátria Fra-terna, Soberana e Livre. Só em Porto Alegre, estive-mos com obreiros de mais de quaren-ta Lojas. Foi assim, também, em San-ta Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim e tantas outras cidades. No presente, temos recebido solidariedade na caminhada. As Lo-jas têm cumprido com seus compro-missos financeiros. Não temos Lojas inadimplentes. Estão sendo instala-das as Lojas: Convenção da Reserva (Julio de Castilhos), Cidade de Ca-noas (Canoas), Estudos e Pesquisas Serra Gaúcha (Caxias do Sul), Estre-la da Lealdade (Passo Fundo), Jacob Bléz (Vera Cruz) e o reerguimento da Loja nº 53 – Manoel Serafim Gomes de Freitas (Rio Grande), fruto da co-

A Caminhada Segue Firme Rumo Ao Crescimento! Por Grão-Mestre Gilberto Moreira Mussi

laboração e trabalhos de irmãos de várias Lojas. Outras novidades, logo em seguida! Estamos saindo de duas As-sembleias Gerais (128ª e 129ª), com a Jurisdição tendo aprovado as me-lhorias na Constituição, longamente discutidas em Simpósios Regionais, realizados em todo o Estado. A apro-vação do Orçamento Financeiro para o Ano de 2011 e definido o Ór-gão de 2º Grau da Justiça Maçônica. São as Lojas decidindo o futuro de nossa Instituição. Vencidos, praticamente 2/3 do meu período no Grão Mestrado é possível afirmar, com muita serenida-de, que estamos trilhando o caminho definido pela Jurisdição e, com muita firmeza, segurança e determinação, continuarei com dedicação integral à Grande Loja, até empossar o meu sucessor, tendo a nossa Instituição, avançado em seu desenvolvimen-to, pela inestimável colaboração dos irmãos, das Lojas e pela Graça do Grande Arquiteto do Universo.

Grão-Mestre Gilberto Moreira Mussi palestrando no acampamento Farroupilha

Page 3: Revista O Vigilante Novembro.2010

NOTAS SOBRE AS LOJAS 03

NOVEMBROSeção de autógrafo do livro Meu Nome é Jorge

Dia 07 de novembro, 18h30min, na Feira do Livro de Porto Alegre, have-rá a sessão de autógrafos e bate-papo com Ir.: Jorge Martins (Venerável Mes-tre, Loja República Rio Grandense n° 174), autor do livro Meu Nome é Jorge.

SEtEMBROLoja Luz da Colméia n° 82

Em Sessão Magna Branca, a Loja Luz da Colméia n° 82, come-morou a Revolução Farroupilha. O evento, que contou, também, com a palestra “A Revolução Farroupilha e a Maçonaria: Interseções e Contradi-ções” ocorreu dia 20.09. Proferida pelo Ir.: Clayton Rui da Costa Portilho (Co-mandante do 29º BPM, de Ijuí, oriundo da Loja São João da Escócia, Or.: de Santa Rosa), a palestra contou com a presença de IIr.: dos OOr.: de Santa Rosa, Cruz Alta, Santo Augusto e Ijuí, autoridades e familiares. Após a ses-são houve Ágape comemorativo.

OutuBROCapítulo Luz do Poente n° 27Iniciação do Grão-Mestre Mussi

No dia 02, no Capítulo Luz do Poente nº 27, o Irmão Gilberto Morei-ra Mussi (Grão-Mestre) e sua esposa Lindamar Oriente Mussi ingressaram na Ordem Estrela do Oriente. O Ca-pítulo, que já contava em seu quadro com o Irmão José Wohlgemuth Ko-elzer Neto (Ex-Grão-Mestre) como um dos fundadores e com o ingresso do Irmão Gilberto Mussi, reforça seu profícuo trabalho em busca da União dos Maçons em prol do desenvolvi-mento da Ordem.

AgOStOLoja Electra nº 21

Um aniversário especial de mais de 100 anos! Assim, define-se o evento ocorrido dia 29/08, da Loja Electra n° 21. Um século, mais 11 anos. Sua data de fundação, segundo o Ir.: Noel Pinheiro Rodrigues (V.:M.: da Loja Electra) é dia 29.08.1899.

Presenças na sessão Ir.: Mussi e cunhada Lindamar

Page 4: Revista O Vigilante Novembro.2010

04 NOTAS SOBRE AS LOJAS

ANO dE 2010Capítulo Luz do Poente n° 27Iniciados no capítulo

Em 2010, o Capítulo Luz do Poente nº 27 realizou três inicia-ções com o total de 20 novos mem-bros. Assim, a atual gestão lutou in-cessantemente para o crescimento do Capítulo e da Ordem da Estre-la do Oriente, buscando integrá-la com as Lojas da Jurisdição, atra-vés de apresentações em eventos. E, com a divulgação realizada, os Maçons entenderam tratar-se de uma Ordem Paramaçônica, como De Molay e Filhas de Jó, desmisti-ficando a errônea ideia de Maçona-ria mista, que por 10 anos atrasou o crescimento no Estado.

SEtEMBROgrão-Mestre visita Loja Fraternida-de taquariense n° 102

O Grão-Mestre Gilberto Mussi e a Grande Administração da Grande Loja Maçônica do Estado do RS, par-ticiparam de uma sessão na Loja Fra-ternidade Taquariense nº 102, no dia 10 de setembro, no Município de Ta-quari. Recebidos cordialmente pelos Irmãos do quadro, o encontro ocorreu de acordo com os costumes e tradi-ções maçônicas. Na ocasião, o Irmão Ênio Alves (ex-Venerável-Mestre da Loja), foi agraciado com o livro “Mulher & Maçonaria”, de autoria do Irmão Val-dir Gomes (1º Grande Vigilante), que esteve presente no encontro.

AgOStOVisita ao Ir.: Mileto Vansconcelos64 anos de atividades maçônicas

Uma comitiva formada pelos IIrs.: Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mestre), João Otávio Cezar Lessa (Grão-Mestre-Adjunto), Flávio Car-pes e João Moreira realizaram, no dia

08 de agosto, uma visita ao glorioso Irmão Mileto Vasconcelos, que com-pletou, em 2010, mais de 64 anos de atividades Maçônicas, servindo de exemplo a todos os Irmãos. O Ir.: Mi-leto, natural de Uruguaiana, foi inicia-do em 02 agosto de 1946. Atualmente é filiado à Loja General Moreira Gui-marães nº 26.

Grupo do Capítulo recebendo Grão-Mestre Visita em homenagem ao Ir.: Mileto Vasconcelos

Sessão especial na Loja Fraternidade Taqueriense n° 102

Page 5: Revista O Vigilante Novembro.2010

SUSTENTABILIDADE 05

Esta é uma nova editoria que estamos inaugurando. O ob-jetivo? Dar dicas de susten-

tabilidade para melhorar positiva-mente nosso mundo.

DIcas Na Rua 1 – Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples: qual o tamanho ideal para suas necessi-dades. Veículos maiores consomem mais e poluem mais. 2 – Compartilhe seu veículo. Pratique a carona solidária e dimi-nua a emissão de poluentes. Você se tornará o irmão mais simpático da cidade.

EM casa 3 – Desligue aparelhos que ficam em stand by. Eles consomem energia sem necessidade. Retire to-dos eles das tomadas quando não estiver usando e acredite: sua conta de luz vai baixar. 4 – Use o máximo de luz na-tural que puder. Além de economizar isso fará muito bem ao seu humor.

No tRabalho 5 – Desabilite sua proteção de tela cheia de cores. O monitor ligado – com esse efeito bacana – é respon-sável pelo consumo de 80% do com-putador. Aproveite e configure seu PC

dicas da Natureza

para o modo de economia de energia. 6 – Imprima somente o que for necessário. Além disso aproveite os dois lados da folha. E, é claro...co-loque essa dica em prática.

Na vIDa pEssoal 7 – Evite trocar seu celular por impulso. Se não resistir, deixe seu aparelho velho na mesma loja que comprou o novo para reciclagem. 8 – Participe de uma ONG per-to de sua casa. Doe um tempinho seu e seja mais feliz ajudando quem precisa. 9 – Conscientize seus filhos. Não aterrorize, mas os instrua para que preservem o meio ambiente.

Page 6: Revista O Vigilante Novembro.2010

06 ENCONTROS E EVENTOS

rituais. Estes, dirigidos por um Mes-tre Maçom, chamado de Venerável Mestre. As cerimônias são em honra e homenagem a Deus, ao qual deno-minam de Grande Arquiteto do Uni-verso. Seus ensinamentos são trans-mitidos por meio de símbolos, dando assim, um conhecimento hermenêuti-co profundo e adequado ao nível inte-lectual de cada indivíduo.

O encontro da Maçonaria Unida do Rio Grande – sobre a pon-te da Azenha, palco do início

da Revolução Farroupilha – reuniu Maçons de três potências do Esta-do (Grande Loja, Grande Oriente do Brasil e Grande Oriente do Rio Gran-de do Sul). Segundo o Ir.: Gilberto Mo-reira Mussi (Grão-Mestre da Gran-de Loja Maçônica do Rio Grande), a homenagem celebrou a Indepen-dência do Brasil e a formalização da União da Maçonaria do Rio Grande do Sul. Para os Maçons, o Brasil, dentro de um templo maçônico, foi declarado independente de Portu-gual em 20 de agosto de 1822, no Rio de Janeiro. Mais de 100 pessoas partici-param da celebração. Estavam pre-sentes autoridades, irmãos e os três Grãos- Mestres: Fermino (GORGS), Juarez (GOB/RS) e Mussi (GLMER-GS). A justa celebração foi encerrada com uma coroa de flores conduzida pelo Movimento de Tradições Gaú-chas – MTG representado pelo tradi-cionalista Paixão Cortés. O Ir.: Mussi comentou que a Maçonaria é a escola da vida, acima de tudo. Cada um de nós busca ser melhor, um cidadão melhor! A data serviu para lembrar os benefícios que a sociedade tem com a união das três potências ma-çônicas. Projetos como Juventude Assistida – que em apenas seis meses já conta com a participação de 7 mil jovens em todo estado –, contra a drogadição e o Novo Pacto Federativo – que visa rediscutir po-lítica tributária, beneficiando os mu-nicípios. Estes, só foram possíveis com a força dos Maçons.

ENtENdA A MAçONARIA

Sociedade discreta de ho-mens, denominados irmãos, cultuam a liberdade, a fraternidade e a igualda-de. Seus princípios são: tolerância, fi-

Porto Alegre - RSAgOStO.2010

Maçonaria Unida festeja independência*

Três Grão-Mestres e Paixão Cortes em reverência à bandeira Rio-Grandense

Grão-Mestre Mussi palestrando

lantropia e justiça. Seu caráter secreto vem das perseguições, da intolerância e da falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época de sua origem. Maçons são discretos e estão espalhados pelo mundo. Os membros são aceitos por convite e integrados à irmandade por uma cerimônia denominada iniciação. Eles se reúnem em templos chamados de Lojas, onde praticam * Por Ir.: Mauríco Pinzkoski

Page 7: Revista O Vigilante Novembro.2010

07Palestra G.:M.: Acampamento Farroupilha*

grão-Mestre palestra na Semana Farroupilha Despertando o gaúcho bravo e guerreiro existente em cada Irmão Maçom. Assim começou a palestra do Grão-Mestre Gilberto Moreira Mussi intitulada “Ideais, Cidadania e Revo-luções no Rio Grande”.

O evento ocorreu no dia 10, sobre o palco do DTG Mala de Ga-rupa. Um belíssimo cenário, com as tradições gaúchas expostas por todos os lados. Estavam presentes mais de 30 pessoas, entre elas, o palestrante, sua esposa e membros da Grande Loja. Mussi destacou temas rele-vantes para uma movimentação gaú-cha. Os mais importantes circularam nas esferas dos benefícios sociais e que a comunidade gaúcha e brasilei-ra são dignas por direito.

Onde está a bravura dos ho-mens do Pampa? E o nosso País?, questionou o Grão-Mestre. Com exem-plos da Revolução Francesa e a Revo-lução Farroupilha, o palestrante incitou uma movimentação para alterar o trân-sito da ordem estabelecida na movi-mentação política do Brasil.

A Reforma política precisa ser enfrentada!...Perde-se a identifi-

cação, mas os ideais permanecem!...Educação, saúde e segurança pú-blica precisam ser redefinidos...É o mundo globalizado que chegou, mudou, transformou tudo, numa ve-locidade incrível, sem que estivés-semos preparados!!! Tudo nos leva, urgentemente, a um NOVO PACTO FEDERATIVO!!!, exaltou o Irmão.

A campanha do Novo Pacto Federativo prevê o recolhimento de assinaturas de todos brasileiros a fim de exigir a mudança na redistribuição de renda, pois hoje o governo federal detém 63% da receita geral.

Ainda na palestra, heróis como Júlio de Castilhos e Getúlio

Vargas foram lembrados por seus atos de bravura e necessários para o controle justo e social. Em seguida, perguntas foram abertas aos partici-pantes e o jantar campeiro foi servido ao gosto das tradições regionalistas.

Porto Alegre - RSSEtEMBRO.2010

ENCONTROS E EVENTOS

Não me impressiono com o grito dos maus, mas com o silêncio dos bons.

Martin Luther King“ ”

Grão-Mestre em palestra no Acampamento Farroupilha

* Por Ir.: Mauríco Pinzkoski

Foto

Mau

rício

Pin

zkos

ki

Page 8: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS08 Rio Grande do SulSEtEMBRO.2010

Maçonaria e os Movimentos Gaúchos

Uma tradicional sociedade inter-nacional, mas com raízes re-gionais e respeitando/exaltan-

do a cultura gaúcha. Assim pode ser definido o envolvimento da Maçonaria com o momento tradicionalista que o Rio Grande do Sul vive. Através de um grupo de ca-valianos, partindo do Acampamento Farroupilha – dia 20 passado – e es-palhando centelhas da Chama Crioula por lugares referências, como Centro Administrativo, Assembleia Legislativa, Prefeitura, Monumento Bento Gonçal-ves e Grande Loja Maçônica do Esta-do do Rio Grande do Sul (GLMERGS), ficou registrado o envolvimento dos Maçons nessas homenagens. A menção maçônica se deve a participação direta da Instituição em eventos históricos, como a Revolução Farroupilha e o fim dela. Há outras situações nacionais, como Proclamação da República. Os Maçons também estiveram influen-ciando, mas são as tradições gaúchas que evidenciam essa proximidade. Para o Ir.: Gilberto Moreira Mus-si (Grão Mestre da GLMERGS), os gaú-

chos são precursores de movimentos nacionais relevantes. Mussi destaca um movimento importante que a Maçonaria gaúcha tem promovido. O Novo Pacto Federativo. Não podemos – e não va-mos – baixar a cabeça para o Estado e continuar aceitando a divisão injusta do bolo tributário nacional, afirma. Um exemplo do movimento gaúcho e da Maçonaria é a bandeira do Estado do RS. Os símbolos cen-tralizados das colunas são de origem maçônica. Além disso, pessoas como Bento Gonçalves (Maçom) e docu-mentos como a tomada de Porto Ale-gre pelos militares, comprovam a parti-cipação ativa da sociedade maçônica. O Patrão do DTG Mala de Ga-rupa (GLMERGS), Ir.: Nivaldo Brum, lembra outro fato histórico envolvendo Maçonaria e Cultura Gaúcha: A ponte da Azenha, onde hoje tem um monu-mento homenageando a Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul, foi o mar-co inicial da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835. Irmãos gaúchos como: Antô-nio de Souza Neto, Gomes Jardim, Onofre Pires, Teixeira Nunes, Davi

Canabarro, Domingos José de Almei-da, Vicente da Fontoura e Giuseppe Garibaldi, confirmam a importância, ontem, hoje e amanhã, das influên-cias maçônicas nas nossas tradições, finaliza G.:M.: Mussi. Por tudo isso, e por querer continuar a construir o Rio Grande, a Maçonaria também está presente na maior festa dos Gaúchos. O DTG Mala de Garupa recebe – ao estilo gaúcho – os amantes da cultura.

Terra de Areia - RSSEtEMBRO.2010

Sagração do Templo no município de Terra de Areia.

No dia 07 de setembro, às 09 horas, a Augusta e Respei-tável Loja Simbólica União

e Trabalho nº 236, do município de Terra de Areia, realizou uma Sessão Magna de Sagração do seu Templo. A sessão contou com a ilustre presença do Ir.: Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mestre), Val-dir Gomes e Inácio Niccchetti de Campos (1º e 2º Vigilantes), res-pectivamente, e de várias Lojas

da região. Segundo o Venerável Mestre da Loja, o Irmão Ronaldo dos Santos, a sessão ocorreu de acordo com os costumes e tradi-ções maçônicas e, posteriormente, foi oferecido um almoço a todos. O município de Terra de Areia conta com uma população de 11.453 ha-bitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, encontra-se na região do Litoral Norte distante 150 Km de Porto Alegre. Foto histórica

Page 9: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS 09

A proposta de trabalho para o tema de 2010 foi representa- da através de três aspectos:

- Os ideais: explorou-se as razões que levaram os farroupilhas a se colocarem em posição antagônica ao Império. Questões como os altos impostos sobre a terra e sobre a produ-ção de charque, a ideia de República e de Federalismo, o direito de escolher (eleger) os representantes políticos, o direito ao tratamento homogêneo en-tre os servidores militares. - A cidadania: os Farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, com propriedades, com direitos civis, com deveres de cidadãos. A questão da falta de escolas e do analfabetismo. A ques-tão do trabalho campeiro. Destacamos momentos de lazer e descontração com jogos, bailes, carreiras, e exploramos a religiosidade através da presença da Igreja Católica nas questões políticas, dos casamentos e batizados. - A Revolução: a decisão extrema de pegar em armas para fa-zer valer direitos dos cidadãos e para alcançar os ideais que os moviam. Mostramos a movimentação das tro-pas no território, destacamos, a vida nas três capitais farroupilhas. Nesse contexto destaca-mos as figuras mais importantes da Revolução, tais como:- Bento Gonçalves da Silva- Antônio de Souza Netto

- José Gomes Vasconcelos Jardim- Onofre Pires da Silveira Canto- Joaquim Teixeira Nunes- David Canabarro- Antonio Vicente da Fontoura- Domingos José de Almeida- Manoel Lucas de Oliveira- José Mariano de Matos- Padre Francisco da Chagas Martins de Ávila e Sousa- Padre Hildebrando de Freitas PedrosoOs estrangeiros:- Giuseppe Maria Garibaldi- Luigi Rosseti- Tito Livio Zambecari- John Pascoe Grenfell O objetivo foi mostrar tanto os aspectos revolucionários quanto os aspectos de cidadãos e suas famí-lias, fazendo aparecer no cenário as mulheres que, de uma forma geral, são esquecidas pela historiografia.

Trabalhamos o desfile temático em 10 invernadas teatralizando:1.A vida em família;2.O trabalho: lida do campo e char-queadas;3.A religiosidade: presença do padre, o casamento e o batizado;4.As festas: fandango, a chula, a tava e o truco;5.Os ideais farroupilhas: a assem-bléia provincial e as Lojas Maçônicas;6.Apresentação dos líderes, com suas características;7.Os estrangeiros engajados na ideia republicana;8.A revolução: três capitais Farrou-pilhas – Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete;9.A Proclamação da República, a Bandeira e o Hino;10.Os líderes e seus destinos no pós-Revolução.

DTG Mala de Garupa

Porto Alegre - RSSEtEMBRO.2010

Foto

Mau

rício

Pin

zkos

ki

Piquete do DTG Mala de Garupa no Acampamento Farroupilha 2010

Foto histórica

Page 10: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS10

Monumento aos Maçons no Bairro Azenha, em Porto Alegre - RS

Na noite de 19 para o dia 20 de setembro, um piquete de 30 pessoas – entre Maçons,

cunhadas e profanos – montaram uma vigília no Monumento aos Maçons, na esquina da Ipiranga com a Azenha. Foi uma noite de confraterni-zação entre mates e canções, onde celebrou-se a Epopéia Farroupilha, enaltecendo a memória dos que pe-lejaram, tanto do lado dos Imperiais, como dos Farroupilhas. A Brigada Militar fez-se pre-sente na ocasião, na pessoa do Cel. Pereira, Comandante do Regimento Bento Gonçalves, agraciando o mo-mento com o simbólico toque de clarim. Esse Monumento, que ficou conhecido como Monumento à Paz, foi construído em homenagem aos Ma-

çons Imperiais e Republicanos que, por longos 10 anos, pelejaram em campos opostos e, quando precisaram, senta-ram-se à mesa e selaram o Tratado de Ponche Verde. Não é a guerra que que-remos homenagear e sim a paz! Agradecemos todos que es-tiveram na ocasião, em especial ao Ir.: Jorge Wolnei Gomes (Venerável Mes-tre) e ao grupo de Irmãos da Loja Obrei-ros da Caridade Nº 148, que muito cola-boraram para o evento. Doravante, estaremos traba-lhando para que esse ato se propa-gue-se ao longo dos anos, pois, mais do que uma homenagem, esta é uma forma de perpetuarmos nossa história.

Vigília Maçônica*

Porto Alegre - RSSEtEMBRO.2010

Caxias do Sul - RSSEtEMBRO.2010

Prefeito de Caxias recebe Grão-Mestres e Grande Administração

No dia 18 de setembro os IIrs.: Gil-berto Moreira Mussi (Grão-Mes-tre) e João Otávio Cezar Lessa

(Grão-Mestre Adjunto), acompanhados dos Irmãos da Grande Administração da Grande Loja Maçônica do Estado do RS, estiveram visitando o Prefeito de Caxias do Sul, Irmão Ivo Sartori. O Município de Caxias do Sul é hoje, o polo centralizador da região mais diver-sificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que dá a essa terra uma dimensão ainda maior, razão pela qual “Caxias do Sul”, a “Capital da Montanha”, a “Pérola das Colônias”, a “Colméia do Trabalho” é, por si só, o polo centralizador da marca italiana no sul do Brasil. O encontro rea-firma a preocupação da Grande Loja em manter um diálogo permanente com as forças vivas da sociedade gaúcha.

* Por Ir.: Bernardino Vendruscolo - Vereador

IIrs.: Mussi (GLMERGS), Fermino (GORS), Juarez (GOBRS) em visita ao Ir.: Sartori

Page 11: Revista O Vigilante Novembro.2010

11ENCONTROS E EVENTOS

No dia 13 de setembro de 2010, visitei, em Caracas, a sede da Grande Loja da Venezuela.

Recebido pelo Ir.: Leopoldo Pimentel (Grande Secretário) e pelo Ir.: Pablo Herrera Marin (Grande Tesoureiro). O número de obreiros atual é de 4800, com 125 lojas. Informação conferida na GL nesta visita. Vide pag. 349 List of Lodges 2010. Também recebido pelo Ir.: Miguel Cabrera Mazon (Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Confederado “Del Grado 33 de La República de Venezuela”) e o Ir.: Ramon Calimán (Grande Se-cretário Adjunto). Após visitar as instalações da Grande Loja e do Supremo Conselho, que funcionam no mesmo prédio, en-trevistei o Ir.: Pimentel (Grande Se-cretário) e o SGC Ir.: Cabrera. Confira a entrevista.

V – Qual a relação atual da Grande Loja com o Governo de Hugo Chávez?GS – Uma relação sem conflito. Ele não interfere conosco e nós também não tentamos interferir na política.

V – Ele é Maçom ou quis ser Maçom? GS – Não é Maçom. Ele quis ser, mas nao sei porque motivo, não foi aceito.

V – A Maçonaria Venezuelana, da Grande Loja, está crescendo em nú-meros. Existem jovens entrando? GS – Estamos crescendo em ritmo len-

to, mas crescendo. Deve-se muito aos últimos fatos internacionais com os fil-mes sobre a Maçonaria e os livros de Dan Brown. Aparecem muitos curiosos, mas desses curiosos, alguns ficam.

V – para o Soberano Grande Comen-dador. Quantos membros tem atual-mente o Supremo Conselho? O SGC respondeu que este nú-mero é obvio, sempre são 33. Aí eu refiz a pergunta. Quantos estu-dantes, mestres Maçons estão hoje frequentando os diversos corpos do Supremo Conselho? Aí sim, ele respondeu com alegria, que são em torno de 3 mil. Surpreso, comentei que a média no mundo é de 20 a 25 % do simbolismo frequentam os altos graus, que então a Venezue-la está acima da média ou seja em torno de 60%. Por fim, perguntei, dizendo que havia visto um cartaz sobre os Shriners?

La Muy Respectable Gran Logia de La República de Venezuela*

VenezuelaSEtEMBRO.2010

GS – Sim temos um grupo de apro-ximadamente 40 iniciados, que estão trabalhando para ajudar crianças da Venezuela às quais precisam de tra-tamentos dos hospitais especializa-dos nos USA. Ainda sobre a Venezuela, a impressão que tive, ao ler os jornais e ao conversar com cidadãos na rua, com outros Irmãos na Grande Loja, é que o Projeto do Socialismo no século XXI está avançando. O projeto é au-mentar cada vez mais a participação e atuação do governo com diminuição da iniciativa privada. O, povo, por ser latino como nós, é muito aberto, fácil de iniciar uma conversa e dialogar sobre tudo. Bem, eu também não pago imposto para falar, muito menos para fazer perguntas!

* Por Ir.: Marcos Hans

Ir.: Marcos Hans com IIrs.: da Loja La República de Venezuela

Page 12: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS12

No dia 25 de setembro, a cente-nária, Mui Excelsa, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Phi-

lantropia do Sul n° 226, realizou uma belíssima iniciação. O evento contou

Philantropia do Sul n° 226

Porto Alegre - RSPorto Alegre - RSSessão Magna

No dia 23 p.f., a A.:R.:L.:S.: Vinte de Setembro nº 119, fez realizar uma Sessão Magna Branca em

homenagem à Semana Farroupilha, no Palácio Maçônico do GORGS, à Av. Au-reliano de Figueiredo Pinto, nº 945, 3º andar, com a presença de um grande número de Irmãos de outras lojas. A so-lenidade foi belíssima, e após a mesma, houve um brinde aos participantes, com um lauto ágape no salão de festas con-tíguo ao Templo.

Benemerência - Fundação São João

com a participação de 120 irmãos. Após a sessão, prestigiada com a presença de Autoridades Maçônicas e Venerá-veis Mestres e Irmãos das Lojas co-irmãs, realizou-se um Ágape às 16h.

SEtEMBRO.2010 SEtEMBRO.2010

Iniciação prestigiada por mais de 120 Irmãos

Page 13: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS 13

No dia 16.09 a Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul esteve reunida no evento Epopéia

Farroupilha, na cidade de Santa Ma-ria, sob a coordenação da Loja Sim-bólica Benjamim D’Ávila Prado, nº 85 da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), através do Irmão Valdir Moro (Vene-rável Mestre). Com a participação de mais de 600 pessoas, entre Irmãos, auto-ridades e convidados associados ao clube Avenida Tênis Clube, o evento contou, ainda, com a presença de Gilberto Moreira Mussi (Sereníssi-mo Grão-Mestre da GLMERGS), do Irmão César Schirmer (prefeito de Santa Maria) e representantes dos Grão-Mestres: Grande Oriente do Es-tado do Rio Grande do Sul e Grande Oriente do Brasil/RS. A cerimônia iniciou-se com a entrada das Bandeiras Nacional, Riograndense e Municipal, sob a Guarda de Honra da Ordem DeMo-lay e das Filhas de Jó, entidades paramaçônicas que recebem apoio integral das Lojas de Santa Maria. Ocorreu, ainda, a entrada da cen-telha da Chama Crioula e com o discurso do Irmão Verginio Martini (Orador da Loja), que enalteceu as façanhas dos Farroupilhas. No en-cerramento foi oferecido aos convi-dados um Jantar Baile para a con-fraternização. No ano de 2011 será

a Loja Pitágoras nº 109, a respon-sável pela organização do evento.

um pouco de história...

A primeira edição do Evento Pompéia Farroupilha (idealizado pela Loja Eureca nº 27, para homenage-ar seu cinquentenário) foi realizada em 1993, por acasião ao Jantar Baile Preto e Branco reunindo todos os ma-çons de Santa Maria. O evento foi um sucesso e nos anos seguintes, foi bem aprimo-rado sua organização, com a parti-cipação de todas as Lojas de Santa Maria, das três potências, ou seja, Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS) e Grande Oriente do Brasil (GOB/RS), sempre sob a coordenação da Loja

Epopéia Farroupilha

Santa Maria - RSSEtEMBRO.2010

Eureka. Em 1997, foi criada uma es-pécie de “Maçonaria Unida de San-ta Maria”, quando foi introduzido no Calendário de Eventos do Município. As festividades de comemoração ao aniversário de Fundação da Cidade, em maio e em setembro, realiza-se a festividade de homenagem à Epopéia Farroupilha. Esses eventos aconte-cem até os dias de hoje, sempre sob a coordenação de uma Loja, come-çando pela mais antiga e assim su-cessivamente. No princípio, o evento era realizado nos Templos das Lojas, alternadamente. Hoje, esse evento – Epopéia Farroupilha – acontece nos salões do Avenida Tênis Clube, onde inclusive existe um DTG sob a presidência da Patroa Isolde Thysen Fischer, esposa do Irmão Edemar Fischer (Venerável Mestre da Loja Eureka n° 27).

Chama Criola conduzida na Cerimônia da Epopéia Farroupilha

Page 14: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS14Carazinho - RSSEtEMBRO.2010

Pacto Federativo*

Maçonaria busca apoio para cons-trução de um novo Pacto Federativo. Representantes da Grande Loja Maçônica do Estado do RS esti-veram em Carazinho e apresentaram proposta de mobilização. No dia 30 de agosto, o G.:M.: da Grande Loja Maçônica do Rio Gran-de do Sul (GLMERGS), Gilberto Moreira Mussi, reuniu-se com o Prefeito Aylton Magalhães e o Presidente do Legislati-vo, Gilnei Jarré, para apresentar a pro-posta de discussão de um novo Pacto Federativo. Ele estava acompanhado dos integrantes da direção, IIrs.: Jaques Câmara Loss, Antônio Nunes de Souza Lima e Ivan Antônio Avallone, e dos re-presentantes da Loja Peregrinos da Fra-ternidade n° 158, José Carlos Grando (Venerável Mestre) e Nelson Castilhos (secretário). Mussi e sua comitiva vieram a Carazinho para prestigiar uma Sessão Magna Especial de comemoração dos 12 anos da Loja Peregrinos da Frater-nidade n° 158, instalada na Vila Rica e apresentar algumas propostas da Maço-naria para lideranças e comunidade. Segundo o Grão-Mestre, o Pacto Federativo atual não corresponde mais aos interesses dos entes federa-dos, tendo em vista a apropriação, por parte da União, da maior parte da rique-za gerada nos Estados e municípios. “A atual situação econômica do nosso país exige um partilhamento mais justo das receitas tributárias, e é nesse sentido que estamos trabalhando e buscando o apoio de todos os setores da socieda-de – para promover uma mudança que redefina as atribuições dos governos Federal, Estadual e Municipal, sobre questões como saúde, educação, se-gurança pública, investimentos e outros. Consideramos injusto o atual modelo e acreditamos ser necessário que Esta-dos e Municípios recebam verbas pro-porcionais à porcentagem de sua parti-cipação e responsabilidade nos setores já citados”. Para buscar essa mudança é necessária a união de todos os seg-

mentos da sociedade e que as três po-tências da Maçonaria no Rio Grande do Sul (Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Grande Oriente do Brasil-RS) estejão unidas e recebendo apoio de diversas e importantes institui-ções, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), a Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Confedera-ção Nacional de Municípios (CNM), en-tre outras. A campanha pelo novo Pacto Federativo nasceu no Rio Grande do Sul e já ganhou dimensões nacionais. “Precisamos abrir este debate em toda a comunidade e realizar uma mobilização conjunta, no sentido de coletar quinze milhões de assinaturas entre a popula-ção, para entrar com o pedido de Novo Pacto Federativo no Congresso Nacio-nal. É uma ação importante que já vem sendo trabalhada há alguns meses pe-los Maçons e a proposta é contatar os novos governantes, após a eleição de outubro, e sensibilizá-los para se unir em campanha”. A ideia é que a coleta de as-sinaturas seja feita a partir de fevereiro ou março, para que o processo dê entra-da na Câmara Federal ainda no primeiro semestre de 2011. O Prefeito Aylton Ma-galhães e o Presidente do Legislativo de Carazinho, Gilnei Jarré, apoiaram a pro-posta apresentada pelo Grão-Mestre da GLMERGS e se colocaram à disposição para colaborar, com o melhor que estiver ao alcance de cada um dos poderes do Município, para que essa iniciativa avan-ce e se concretize. Mussi destacou que a Maçona-

ria, ao longo de sua existência, sempre esteve ligada aos movimentos políticos e sociais brasileiros mais importantes, como a Independência do Brasil, a Abo-lição da Escravatura e a Proclamação da República. “Apesar de terem sido registrados momentos de maior recolhi-mento, a Maçonaria sempre teve uma participação ativa em todos os seg-mentos da comunidade e, atualmente, essa ideia está mais forte. Queremos e fazemos questão de participar das ações na comunidade em que estamos inseridos. A comunidade tem que co-nhecer a Maçonaria, saber que existe, onde funcionam suas Lojas e, se achar que é importante, uma maior integra-ção e participação de seus membros. A instituição está aberta para participar e construir junto uma sociedade mais jus-ta”, disse Mussi. O Grão-Mestre também falou sobre o projeto “Juventude Assistida”, promovido em conjunto entre a Grande Loja Maçônica do RS e o Movimento Tradicionalista Gaúcho e que tem o ob-jetivo de conscientizar os jovens sobre o uso de drogas através de palestras para estudantes e familiares. “Apesar do registro de sua existência a milha-res de anos, a história da Maçonaria é uma folha em branco para escrever-mos a partir de agora, cujo conteúdo positivo vai depender do cumprimento de nossas responsabilidades e do ab-soluto respeito entre todos na busca de um caminho conjunto de justiça e fraternidade”, concluiu.

* Por Ir.: Carlos Vereza

Grande Administração expondo projetos aos representantes de Carazinho

Page 15: Revista O Vigilante Novembro.2010

15

Com início previsto para às 9h do dia 19 de outubro passa-do, a 128° Assembleia Geral

Extraordinária começou. O evento – promovido pela Grande Loja Maçôni-ca do Estado do Rio Grande do Sul-GLMERGS – que recebeu mais de 120 Lojas, aconteceu no Centro de Eventos “Casa do Gaúcho”, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque da Harmo-nia, ao Oriente de Porto Alegre, Esta-do do Rio Grande do Sul. Presentes na mesa diretiva dos trabalhos os Irmãos autoridades: Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mes-tre), João Otávio Cezar Lessa (Grão-Mestre Adjunto), Rui Silvio Stragliotto, Pedro Manoel Ramos, José Wohl-gemuth Koelzer Neto e Walnyr Gou-lart Jacques (ex-Grão-Mestres da G.:L.:M.:R.:G.:S.: Valdir Gomes (1º Grande Vigilante), Inácio Nichetti de Campos (2º Grande Vigilante), Sérgio

128° Assembleia Geral Extraordinária

Porto Alegre - RSOutuBRO.2010

ENCONTROS E EVENTOS

Corrêa da Silva (Grande Secretário), Rui Eduardo Vidal Falcão (Grande Orador), Roberto Lupinacci (Grande Tesoureiro), Francisco Antonio Mon-dadori Valle (Grande Secretário das Relações Exteriores), João José Pe-reira Moreira (Presidente da Grande Comissão de Legislação) e João Car-

los Silva dos Anjos (Venerável Mestre da A.:R.:L.:S.: Martin Luther nº 198, Loja anfitriã do evento). Com o início dos trabalhos ofi-cialmente abertos, a 128° AGE deba-teu questões como: assuntos do Órgão Especial e Reforma Constitucional.

Número expressivo de Lojas fez a diferença na 128ª AGE

Mesa diretora de 128ª AGE

Page 16: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS16

A sequência natural da 128° AGE deu-se, ainda, antes do almoço. Assim, começou a 129° AGE,

que também ocorreu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, com a par-ticipação de 128 Lojas. Estavam pre-sentes à mesa, os IIr.: Gilberto Morei-ra Mussi (Grão-Mestre), João Otávio Cezar Lessa (Grão-Mestre Adjunto), Rui Silvio Stragliotto, José Wohlgemu-th Koelzer Neto e Walnyr Goulart Jac-ques (Eminentes ex-Grão-Mestres da G.:L.:M.:R.:G.:S.: Valdir Gomes, (1º Grande Vigilante), Inácio Nichetti de Campos (2º Grande Vigilante), Sérgio Corrêa da Silva (Grande Secretário), Rui Eduardo Vidal Falcão (Grande Orador), Roberto Lupinacci (Grande Tesoureiro), Francisco Antonio Mon-dadori Valle (Grande Secretário das Relações Exteriores) e João Carlos Silva dos Anjos (Venerável Mestre da A.:R.:L.:S.: Martin Luther nº 198, Loja anfitriã do evento). No evento, os trabalhos decor-reram conforme pautas previamente definidas. O fato inusitado foi a estreia participativa da Loja União e Trabalho nº 236, Oriente de Terra de Areia. Assuntos como Eleição dos Irmãos para a nova composição do Órgão Especial Julgador de Segun-da Instância (os quais foram eleitos: Abadi Pereira da Silva - Lj. Bento Gonçalves nº 28, Ailton Boeira Suzin - Lj Marechal Deodoro nº 31, Antonio Carlos Santos Rosa - Luz e Ordem nº 9, Carlos Fernando Paleo da Rocha - Lj. Templo à Virtude nº 216, Erivan Antonio Zingano - Lj. Obreiros de São João nº 42, Flávio Fonseca Both - Lj. Electra nº 21, Floriano Rodrigues Mo-reira - Lj. São Pedro nº 125, Francis-co Emilio Rotta - Lj. Abolição nº 100, Gilmar Silveira Batista - Lj. Latino América I nº 178, Hardi Hahn - Lj. 20 de Setembro nº 119, João Sadi Lo-pes Ferreira - Lj. Palmares do Sul nº 213, Júlio César Carneiro Josino - Lj. Obreiros da Caridade nº 148, Marco Aurélio Sommer - Lj. Tradição, Jus-tiça e Liberdade nº 179, Miguel Bar-

Porto Alegre - RSOutuBRO.2010

129ª Assembleia Geral Ordinária

bosa Dias - Lj. Sabedoria e Amor nº 87, Moacyr Pinto da Rocha Filho - Lj. Lessing nº 61, Paulo Michaelsen Gar-tner - Lj. Construtores Sociais nº 197, Paulo Roberto Nunes da Roza - Lj. Ci-dade de Viamão nº 99, Ricardo Borda Luchin - Lj. Gusmão Fortunato nº 161, Taltíbio da Silva Silveira - Lj. Luz da Colméia nº 82, Vanderlino Horizonte Ramage - Lj. Adayr Figueiredo nº 81 e Vitolor Castro Salau - Lj. Fraternidade nº 3), proposta orçamentária 2011 (da GL) apresentada pelo Ir.: Leo Olavo Amaral Possani - Assessor da Gran-de Tesouraria que foi amplamente aprovada e a entrega de diplomas (pelo Ir.: Francisco Antonio Mondadori

Valle) aos IIr.: Grande Representan-tes das Relações Exteriores da GL nossa Grande Loja. Antes de encerrar a 129° AGE, o Ir.: Mussi (Grão-Mestre) en-fatizou pontos como: eleições (em todas as Lojas durante a 1ª quinze-na de novembro), Simpósios (com as novas administrações de 2011), ins-talações (novos Veneráveis Mestres), funcionamento das Lojas (período de férias de verão), agenda (atividades no final do ano), relatórios (atuais ad-ministrações), planejamento (todas Lojas para 2011) e análise (solidarie-dade interna existente nas Lojas).

Tarde de decisões na Casa do Gaúcho, Parque Harmonia, Porto Alegre

Momento solene do Hino Nacional

Page 17: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS 17Juventude Assistida*

Gravataí - RSOutuBRO.2010

dROgA NuNCA! EduCAçÃO E PROFISSIONALIZAçÃO SEMPRE!

É um projeto de Responsa-bilidade Social liderado pela Loja Maçônica Cidade de Gravataí nº 143, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gravataí, Fundarc, Entidades e forças vivas de Gra-vataí: 28ª CRE, SMED, Sindilojas, Acigra, OAB, Lions Club, Rotary Club, Escoteiros Murialdo, Sesc, Gensa, Senai, Senac, Sesi, Se-brae, Sogil , com diversas ativida-des no PARCÃO de Gravataí, no Teatro do SESC e no ginásio de es-portes do GENSA. É oportuno ressaltar que esse projeto tem, nos seus idea-lizadores e realizadores, a busca da discrição e anonimato. Não há pretensões políticas e, sim, sociais, focado no combate às drogas e es-tímulo à Educação e à Profissiona-lização, pois o momento requer, mais do que nunca, a integração das forças vivas da COMUNIDADE para combater os VÍCIOS e levantar tem-plos à VIRTUDE. Assim, podemos ter nossa juventude no caminho do bem, da evolução e da realização pessoal e profissional conquistando a felicidade, a harmonia, a paz e a tranquilidade à Humanidade, sendo a participação de todos os segmen-tos da sociedade extremamente im-portante para a perfeita integração

e ação contundente para ter êxito nos propósitos do evento.

Mas o que é Maçonaria!?

Antes de falar do projeto, é fundamental alguns esclarecimentos sobre a Maçonaria, o que é e quais seus fins, pois é a instituição que se dispõe a integrar e unir a comunidade para desenvolver este projeto: a Ma-çonaria é uma instituição Universal, que tem por principio a crença num ser supremo, o Grande Arquiteto do Universo, e o amor à Humanidade, realizadores da FRATERNIDADE Universal, fecundando benefícios a seus adeptos e à sociedade. Adota o culto à Pátria e o respeito absoluto à Família, o amor e o respeito a tudo que a virtude e a sabedoria consagram, conside-rando as ideias religiosas e políticas de cada um de seus membros, que devem ser livres e de bons costu-mes. São seus “FINS”: investigar a verdade, cultuar a moral, praticar a solidariedade, incentivar o progres-so intelectual e social da Humanida-de, estender a todos os homens os elos fraternais que unem os Maçons na superfície do globo, lutando, in-cessantemente contra todas as ma-nifestações da ignorância. O Programa Maçônico pode ser resumido em: Obediência às leis do Pais; Viver com Honra; Praticar

a Justiça; Amar seus semelhantes; promover, por meios pacíficos e pro-gressivos, o bem estar e a emanci-pação da Humanidade, combater a ignorância, a hipocrisia, o egoísmo e a imoralidade, sendo sempre um bom filho, bom esposo, bom pai e um bom cidadão. Em Gravataí, temos 5 lojas Maçônicas, entre elas, a Loja Maçô-nica Cidade de Gravataí nº 143 que, consciente de sua Responsabilida-de Social, pretende desenvolver e aplicar esse projeto para proporcio-nar aos jovens da comunidade local, acesso à Cidadania plena, através de um conjunto de ações em parce-ria com diversas entidades, focando em combater as drogas, estimulan-do a educação e a profissionaliza-ção, numa grande CRuZAdA PELA CIdAdANIA. Atendendo a missão e designação da Grande Loja Maçônica do Estado do RS.

dAtAS dO EVENtO:

Dias: 27, 28, 29 e 30 de OutubroTeatro do Sesc: de quarta à sextaGinásio do Gensa: de quarta à sábadoParcão: de quinta à sábado.

PÚBLICO ALVO dO PROJEtO:

Toda a população de Gravataí para as atividades no PARCÃO, a PEçA no teatro do SESC durante (continua...)

Page 18: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS18

o dia, disponibilizado para os 12.555 alunos de 1º Grau, e a PALESTRA sobre profissionalização, também no teatro do SESC, disponibilizado para os 9.975 alunos de 2º Grau, conforme quadro abaixo:

AtIVIdAdES PRINCIPAIS:

tEAtRO dO SESC:- Noite: Palestra Drogas Nunca, Edu-cação e Profissionalização Sempre.- dia: Peça de teatro Infantil/Juve-nil mostrando os caminhos e con-sequência de ambos os caminhos: Droga/Educação .- Pedagogia: Concurso de Redação sobre o Tema da Palestra.

PARCÃO dA CIdAdANIA E dA ALEgRIA:- Stand de cada entidade integrando-se com a comunidade.- Avaliações médicas (pressão, cân-cer de mama, etc).- Documentos (Certidão, Identidade, CPF e Titulo de Eleitor). - Informações sobre CNH; Empre-gos do SINE e Estágios do CIEE.- Brinquedos do SESC e SESI.- Lotopeca (Aposta 13 corridas em trio entre lideranças da Comunidade).- Arrecadação de Alimentos. (Banco

de Alimentos de GVT).- Arrecadação de agasalhos. (Esco-teiros para realizar Brechó).- Shows Musicais e apresentações de Grupos de Danças.- Área de exposição comercial exter-na das Entidades e Patrocinadores.- Praça de alimentação.- Acampamento dos Escoteiros du-rante o evento como um bom exem-plo a juventude.

gINÁSIO gENSA:- Torneio de Futsal Masculino 10-12 anos entre escolas.- Torneio de Handebol Feminino 12-14 anos entre escolas.

- Sessão Solene de Encerramento na Loja Cidade de Gravataí, com o Grão-Mestre, autoridades e parceiros.

PARCEIROS/APOIAdORES:- Prefeitura Municipal, Fundarc, Câ-mara Vereadores, 28ª CRE, Secre-taria Municipal de Educação, SESC, Brigada Militar, SENAI, SEBRAE, SE-NAC, SESI, Colégio GENSA, Facul-dades QI, OAB, Sindilojas, Acigra. tRANSPORtE dOS ALuNOS:- Parceria e apoio da SOgIL (forne-cendo passagem de ônibus escola/centro/escola).

PREMIAçÃO:- 8 melhores Redações – Viagem Beto Carrero World com acompanhante/Publicação Jornais de Gravataí.- Torneio de Futsal – Troféus e Meda-lhas (Campeão/Vice-Campeão). - Torneio de Handebol – Troféus e Me-dalhas (Campeão/Vice-Campeão).

IMPORtANtE: criaremos vínculo entre a “PEçA DE TEATRO” e a redação sobre o tema para motivar uma reflexão da criança sobre o fu-turo do caminho das drogas e o da Educação e Profissionalização. As 8 melhores redações ganharão via-gem ao BETO CARREIRO WORLD,

com direito a acompanhante para motivar ainda mais.

PARCÃO dA CIdAdANIA:

No parcão de Gravatai te-mos expectativa de um público su-perior a 30 mil pessoas na sexta, sábado e domingo, com muitas ati-vidades: PALCO para shows mu-sicais e danças, ACAMPAMENtO padrão dos Escoteiros, PIRÂMIdES da Cidadania integrando as enti-dades e oferecendo uma série de serviços à comunidade, Praça de Alimentação, Lotopeca, Expo-feira de algumas empresas parceiras do projeto expondo seus produtos. Sonhar é fácil!!! (Qualquer um sonha)... Falar é fácil!!!(Qualquer um fala)... FAZER é a diferença!!! (Os bons sonham, falam e fazem)... Por isso realmente é indispensável e imprescindível a adesão, integra-ção e comprometimento de tOdOS integrantes destas FORçAS VIVAS da comunidade, pois uma andorinha sozinha não faz verão...Convictos disso, queremos contar com apoio e adesão de cada um que tomar co-nhecimento deste projeto e convoco a todos para buscar inspiração, ener-gia, garra e determinação nesta letra cantada dia e noite nesta semana farroupilha: “Não basta prá ser livre ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude acaba por ser escravo....Mostremos valor, cons-tância, nesta ímpia e injusta guer-ra, sirvam nossas façanhas de mo-delo a toda terra.” Entre nós reviva Atenas para assombro dos tiranos, Sejamos gregos na glória e na Vir-tude Romanos. Não basta ter conhecimen-to. É preciso agir. Não basta ter vontade. É preciso fazer!

1º GrauGravataíEscolas

Total

1826

Municipal

Particulares

Estadual

2644

368

1763

2033

373

1575

1620

356

4838 4169 3548

8ª Série7ª Série6ª Série

2º GrauGravataíEscolas

Total

3523

Municipal

Particulares

Estadual

358

517

2151

401

453

1612

304

476

4578 3005 2392

3° Ano2° Ano1° Ano

* Por Ir.: Nivaldo Brum Entidades Paramaçônicas

Page 19: Revista O Vigilante Novembro.2010

19Loja Cidade de Imbé nº 169

Imbé - RSSEtEMBRO.2010

Na noite de 29 de setembro passado a Loja Cidade de Imbé realizou Sessão Ritua-

lística, tendo como conteúdo princi-pal na Ordem do dia, a PALEStRA proferida pelo Irmão Flávio Carpes Moraes (Assessor do Grão-Mestre), que versou sobre O PAINEL dA LOJA dE MEStRE, com a presença de 49 Irmãos. No momento em que os Mes-tres assistiam a Palestra no templo, os Aprendizes e Companheiros assis-tiram PALEStRA ministrada pelo Ir-mão Sérgio Silveira sobre o PAINEL

dA LOJA dE APRENdIZ, no salão de Banquetes da Loja. As 12 Lojas do Litoral atende-ram ao convite do Venerável da Loja Cidade de Imbé n° 169 e compare-ceram através dos Veneráveis ou de seus representantes, abrilhantando a sessão com a participação nos deba-tes e perguntas após a palestra. Além dos Palestrantes, a ses-são contou com a presença dos IIrs.: Gilberto Moreira Mussi (Sereníssimo Grão-Mestre) e comitiva e, ainda, com a presença do Ir.: José Wohlge-muth Koelzer Neto (Ex-Grão-Mestre).

ENCONTROS E EVENTOS

Porto Alegre - RS

Porto Alegre - RS

ABRIL.2010

OutuBRO.2010

Moto Grupo Bodes Estradeiros

III Fórum de Debates

Fundado em 21 de abril de 2009, com o lema “SEMPRE NA ES-TRADA”, tem realizado rica pro-

gramação que compreende viagens de moto e a saudável confraternização entre Irmãos e, também, das cunhadas desde a fundação o grupo já percorreu mais de 20 mil Km. Hoje, são quase duas centenas de integrantes em 40 ci-dades. Constituído exclusivamente por Maçons “ativos e regulares” do GOR-GS, GOB e GLMERGS, o Moto Grupo Bodes Estradeiros é sem fins lucrativos, isento de quaisquer taxas, mensalidade ou anuidade. A sindicância para ingres-so exige regularidade, ser motociclista e ser apresentado por um padrinho.ContatosIIrs.: Cláudio Pandolfo ([email protected]), Adão Machado Me-nezes ([email protected])

Com o princípio de melhora cons-tante, identificado pela frase inicial da programação do III Fó-

rum de Debates o “Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”, (Teoria Kaizen), iniciaram os trabalhos e debates no Auditório da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Lj. Obreiros da Caridade n° 148, teve as presenças dos IIr.: Jorge Wolnei (V.:M.: Lj Obreiros da Caridade), Rui Straglioto

(ex-Grão-Mestre da GLMERGS), Má-rio Pacheco (Lj. Perseu n° 84), Walnyr Goulart Jacques (ex-Grão-Mestre da GLMERGS), Júlio César Carneiro Jo-sino, Luis Barrinuevo e Luis Ribeiro (ambos da Lj. Obreiros da Caridade n° 148), e mais de 30 Irmãos assistindo. Temas como Aspectos rele-vantes previstos na Legislação Ma-çônica, Carreira Evolucional, Vocá-bulos, Espiritualidade, Cinco eixos de desenvolvimento e assuntos do Grau

IIrs.: Wohlgemuth (Ex-Grão-Mestre), Mussi (Grão-Mestre) e Elizon (V.: M.: da Loja Cidade de Imbé n° 169)Grupo Bodes Estradeiros em viagem

de aprendiz, foram norteadores do evento que se realizou durante todo o sábado do dia 23 de outubro.

IIrs.: Straglioto (ex-G.:M.:) e Wolnei (V.:M.:)

Page 20: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS20

Porto Alegre - RSSEtEMBRO.2010

Loja Estrela Vespertina n° 80 realiza Iniciação

A Loja Estrela Vespertina nº 80, do Município de Porto Alegre, realizou mais uma iniciação

no dia 27. A iniciação contou com a presença do Ir.: Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mestre), que destacou o vigor da Loja. A Loja Estrela Ves-pertina realiza suas sessões nas quartas-feiras às 14 horas na Gran-de Loja.

General Câmara - RSSEtEMBRO.2010

Loja Delta da Fraternidade n° 209 Sagra seu Templo

No dia 24 de setembro, ocor-reu, em General Câmara, uma Sessão de Sagração

do Templo Maçônico da Loja Del-ta da Fraternidade nº 209. Com a presença dos IIrs.: Gilberto Moreira Mussi (Sereníssimo Grão-Mestre), João Otávio Lessa (Grão-Mestre Adjunto), Walnyr Jacques e José W. Koelzer Neto (Ex-Grão-Mestres), Veneráveis e representantes das Lojas Oswald Wirth n° 183, Tra-dição Justiça e Liberdade n° 179, Construtores Sociais n° 197, Luz e Ordem n° 09, Obreiros de São João n° 42, 13 de Maio (Grande Oriente do Rio Grande do Sul), Palmares do Sul n° 213, Peregrinos da Fra-ternidade n° 158, Luz do Caminho n° 141, Liberdade e Justiça n° 72, Estrela Vespertina n° 80 e Loja de Pesquisa Universum n° 147. A Loja Delta da Fraternidade n° 209, fundada em 10 de março de 2007, que trabalhava no Templo de sua Loja Mãe, Liberdade e Justiça n° 72, no Oriente de São Jerônimo, empenhou-se na construção de seu Templo. O Ir.: Adão Amaro de Castro

(Venerável-Mestre), agradeceu a to-dos que participaram da construção desta obra, demonstrando que, com preceitos de força, sabedoria e com o apoio integral de todos os Irmãos da Loja, conseguiram edificar os so-nhos de muitos. O Sereníssimo Grão-Mestre

destacou a importância da Maçona-ria estar presente nos municípios gaúchos e, principalmente, de par-ticipar dos eventos da sociedade lo-cal consumando o verdadeiro papel de construtores sociais, inclusive fora dos templos. Após, foi servido um jantar.

Presentes na iniciação

Presentes em sessão especial de Sagração do Templo da Loja Delta da Fraternidade n° 209

Page 21: Revista O Vigilante Novembro.2010

Na ocasião, o Ir.: Mussi foi homenageado com um Certificado de Agradecimento do Grande Capítulo Geral dos EUA, em razão do trabalho que o mesmo tem feito em prol da Or-dem da Estrela do Oriente no Estado do Rio Grande do Sul. No evento a Diretora Miriam Lais recebeu uma homenagem da GLMERGS, pelas mãos do Ir.: Gil-berto Moreira Mussi (Grão-Mestre): placa do 10° Aniversário.

ENCONTROS E EVENTOS 21Bagé - RSSEtEMBRO.2010

Aniversário Estrela do Oriente

No dia 19 de setembro, em Bagé, o Capítulo Fronteira Sul n° 28, comemorou seu décimo aniver-

sário. Estavam presentes: Maria Eliza de Castilho Manfre (Matriarca do Grande Capítulo de São Paulo), Célio José de Moraes (Digno Grande Patriarca) e espo-sa Denise Aparecida Honorato de Mora-es (Matriarca Adjunta do Grande Capítu-lo de São Paulo), Gregorio Alves D’Avila (Deputado do Grande Capítulo Geral da Diretora e Diretor para o Sul,Centro-Oes-te e Norte do Brasil), Elvira Soutinho Ro-drigues (Deputada do Capítulo Geral da Digna Diretora para o Estado do Rio do Janeiro), Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul –GLMER-GS) e esposa Lindamar Oriente Mussi, Fatima Arlete Tavares Aquino Costa (Di-retora do Capítulo Luz do Poente n° 27 de Porto Alegre), Elizon D’Aquino Costa (Diretor do Capítulo Luz do Poente n° 27) e Representante do Departamento de Apoio às Entidades Paramaçônicas da GLMERGS, Marly Cuesta Telles de Conte (Diretora do Capítulo Cruzeiro do Sul n° 32 Porto Alegre), Mario Antonio Trindade (Venerável Mestre Loja ARLS Sigilo n° 14), Sezefredo José Guterres Lopes (V.:M.: da Cin.:Ben.: ARLS Estre-la dos Magos n° 41); Antonio Trindade (V.:M.: da Cent.:Ben.: ARLS Amizade n° 142), Érico Oliveira Machado (V.:M.: da Cinq.: ARLS Loja Adonai n° 58), Roberto Avila Dutra (representante da ARLS Luz e Ordem II n° 16 – Pinheiro Machado), Carlos Cardoso da Silva (V.:M.: da Loja Estrela do Litoral n° 155, Porto Alegre),

Mesa diretiva do evento

Bolo comemorativo do Aniversário

Sessão do Cap. Luz do Poente da Ordem Estrela do Oriente recebendo o Cap. Grande Oriente de SP

Componentes do Capítulo de Bagé

Luis Alves (representante da Loja Estrela do Sul n° 84-GOB), Cesar Guglielmone (Presidente do Conselho Consultivo De-Molay), Gabriel Pereira (Mestre Conse-lheiro do Capitulo Bagé n° 91 DeMolay), Ivo Silveira (Comendador Cavaleiro), Geanone Laitano (Mestre Conselheiro do Capitulo Mariano Fedele n° 77 DeMo-lay), Aline Rodrigues (Rainha do Bethel Atena n° 1), José Wohlgemuth Koelzer Neto (Ex- Grão-Mestre da GLMERGS), Luis Fernando de Avila Leivas (Prefeito de Pinheiro Machado) e convidados.

Page 22: Revista O Vigilante Novembro.2010

22 ENCONTROS E EVENTOS

Mais de 400 pessoas, entre DeMolays e Maçons, parti-ciparam do XXI Congresso

Gaúcho da Ordem DeMolay, na ci-dade de Santa Maria, nos dias 09 e 10 de outubro. O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repúbli-ca Federativa do Brasil – SCODR-FB – foi representado pelo Grande Mestre Nacional – GMN -, Carlos Eduardo Braga Farias, pelo Mes-tre Conselheiro Nacional – MCN -, Rodrigo Lins, e pelo Grande Orador Nacional, Luciano Escobar. “O or-gulho e o amor do povo gaúcho por sua terra é impressionante. Ouvir o Hino do Rio Grande do Sul cantado por mais de 400 vozes é inesquecí-vel”, destacou o GMN. O Primeiro Capítulo do Uru-guai, na cidade de Rivera, participou do evento e os DeMolay uruguaios ouviram do Grande Mestre a pro-messa de ajuda e cooperação. “O que for possível para auxiliar nossos irmãos do Uruguai será feito pelo Supremo Conselho. A expansão da verdadeira Ordem DeMolay na Amé-rica do Sul está sendo coordenada pelo DeMolay Internacional, porém nós apoiaremos sempre que neces-sário”, garantiu Farias. Com um Grande Conselho bem estruturado, o Rio Grande do Sul conta com o apoio decisivo da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. O Sereníssimo Grão-Mestre, Gilberto Moreira Mus-si, anunciou vários apoios à Ordem, como verbas na lei orçamentária, construção de uma Sala Capitular na sede da Grande Loja e incentivo às Lojas para a fundação de Capí-tulos. “É muito importante que os tios Maçons dediquem tempo pela Ordem”, ressaltou o Grão-Mestre, impressionado com os trabalhos dos Maçons gaúchos nos Capítulos. Parte dessa dedicação foi resultado do empenho de Maçons e DeMolays que auxiliaram a orga-nização administrativa do Grande

Conselho do Rio Grande do Sul. O Ir.: Fábio Avelar (Grande Mestre Estadual) reconheceu esse apoio premiando os Sêniores DeMolays e Maçons Thiago Rijo e Leandro Ávi-la e o Maçom Arlimar Silveira com a Comenda de Mérito Farroupilha. Mauricio Gafforelli e Elder Luis despediram-se dos cargos de Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Ad-junto, sendo substituídos pelos jo-vens Matheus de Oliveira e Thiago Brito, que têm a difícil missão de continuar o grande trabalho das li-

deranças juvenis. Ambos serão os líderes responsáveis por coorde-nar os DeMolays gaúchos durante a realização do VII Congresso Na-cional da Ordem DeMolay – CNOD –, na litorânea Tramandaí. “Todos os gaúchos estão muito empolga-dos com a organização do CNOD e existe a perspectiva de 500 inscri-ções de membros do estado para o evento”, indicou Farias. O GMN inspeciona no dia 12 de outubro as instalações onde será realizado o VII CNOD.

Santa Maria - RSOutuBRO.2010

Congresso De Molay - SCODRFB participa do XXI Congresso Gaúcho*

* Por Fernando Duarte

Mesa diretiva do Congresso Gaúcho da Ordem DeMolay

Juramento dos membros DeMolay, sobre a bíblia sagrada

Page 23: Revista O Vigilante Novembro.2010

23Sessão Magna Branca Comemorativa à Epopéia Farroupilha

Porto Alegre - RSSEtEMBRO.2010

No dia 17, Cinq.: Bem Aug.: e Resp.: Lj.: Bento Gonçalves, n° 28, aconteceu a Sessão

Magna. A mesma foi dirigida pelo Ir.: ARLEY BARRIOS PEREZ (Venerá-vel Mestre). Presentes os Irmãos: Gilberto Moreira Mussi (Serenís-simo Grão-Mestre), João Otávio Cesar Lessa (Deputado do Grão-Mestre), Tadeu Pedro Drago (Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do RS), Ex-Grão-Mestres Rui Silvio Straglioto e José W. Koelzer Neto, José Júlio Medeiros (Ex-Deputa-do do Grão-Mestre), Comitiva do Grão-Mestre, Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e inúmeros Ir-mãos de Lojas de nossa Jurisdição e de outras Obediências, autorida-des Civis, Militares e Eclesiásticas e Convidados. Na ocasião, houve homenagem aos Irmãos: Gilberto Moreira Mussi, Dorotéo Fagundes (M.:M.: da ARLS União e Sinceri-dade nº 103), Leo Ribeiro (M.:M.: da ARLS Jonathas Abott, do Or.: de São Francisco de Paula), e ARLS Sentinela do Sul, do Or.: de Porto Alegre, jurisdicionadas ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul. A Sessão foi aberta com o Ritual Especial para a comemoração do evento, destacando-se, além do ingresso ritualístico do Grão-Mestre, Autoridades e respectiva Comitiva, a entronização, com belíssima ritualís-tica, da Centelha da Chama Crioula no Oriente do Templo, bem como das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Grande Loja, ocasião em que foi entoado o Hino Nacio-nal. Todo esse cerimonial foi devida-mente acompanhado de Guardas de Honra, uma de Lanceiros para a Re-cepção e outra de Acompanhamen-to. Na sequência ocorreu a Abertura formal dos Trabalhos, com a devida Abertura do Livro da Lei e leitura de belo texto gauchesco invocativo ao G.:A.:D.:U.:, Patrão Maior. Após, foi apresentada uma complementação ao ato de abertura

dos trabalhos, onde, de uma forma tipicamente gauchesca, é dada expli-cação do porque da reunião e rápida rememoração dos vultos da Revolu-ção e de todos os Maçons que com ela colaboraram. O palestrante, Irmão Peri Silveira (Orador da Loja Bento Gon-çalves), apresentou como tema “Os Ideais Farroupilhas: Liberdade, Igual-dade e Humanidade”. Prosseguindo, o Venerá-vel Mestre disse que, neste dia, se prestaria homenagens especiais a três ilustres Irmãos, simbolizando na pessoa deles, a homenagem aos he-róis farrapos. Inicialmente, foi citado o Irmão Gilberto Moreira Mussi (Sereníssimo Grão-Mestre), ao qual, após leitura de seu currículo pelo Irmão Orador, lhe foi outorgado o Título, com o respecti-vo Diploma, de Membro Honorário da Loja Bento Gonçalves n° 28 e, tam-bém, a Comenda Bento Gonçalves. Em prosseguimento, depois da leitura dos currículos dos home-nageados Dorotéo Fagundes e Leo Ribeiro, foram agraciados com a Comenda Bento Gonçalves. Ambas agradeceram, no mais puro estilo gaudério, sentindo-se extremamen-te comovidos.

Após, ocorreu, ainda, apre-sentação de números musicais e de-clamação de poesia gauchesca, para, na sequência, ser feita a circulação da “Guaiaca da Solidariedade”. Houve o devido agradecimento por parte do Venerável Mestre e pronunciamento do Sereníssimo Grão-Mestre. Saudação final por parte do Orador da Loja sobre a realização da magnífica Sessão. Dando início aos trabalhos de encerramento, foi realizado o ritual de extinção da Centelha Crioula e reti-rada dos Pavilhões Nacional, do Rio Grande e da Grande Loja, quando foi feita pelo Ir.: Orador a devida sau-dação aos mesmos. De imediato foi cantado o Hino Riograndense, com o posterior deslocamento dos pavilhões à Sala dos Passos Perdidos. Por fim ocorreu, de forma ritualística, a saída do Sereníssimo Grão-Mestre, Autoridades e Comitiva, com o posterior encerramento formal dos trabalhos pelo Ven.: Mestre. Após a Sessão Farroupilha, foi oferecido a todos os Convidados e Irmãos um jantar nas dependências do Galpão Crioulo da Ordem dos Ad-vogados do Brasil.

ENCONTROS E EVENTOS

IIrs.: e autoridades prestigiaram Sessão Magna Branca na Loja Bento Gonçalves n° 28

Page 24: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS24Caxias do Sul - RSSEtEMBRO.2010

Loja Marechal Deodoro nº 31 confraterniza com IIr.: Uruguaios e Catarinenses

No dia 18 de setembro de 2010, a Loja Marechal Deo-doro nº 31, Or.: de Caxias

do Sul/RS, recebeu a visita das Lojas Jose Marti nº 125 e Misterio y Honor nº 164, ambas do Or.: de Montevidéu, Uruguai, bem como da Loja Padre Roma nº 16, Or.: de São José/SC, e celebrou Sessão Conjunta, com a participação dos Irmãos Gilberto Moreira Mussi da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (Sereníssi-mo Grão-Mestre), Hector Massioti (Grande Secretário das Relações Exteriores da Grande Loja Maçôni-ca do Uruguai) e Tadeu Pedro Dra-go (Grão-Mestre Adjunto do Gran-de Oriente do Rio Grande do Sul).

Na oportunidade, os Vene-ráveis Mestres Gilberto Toldo Vanin (Loja Marechal Deodoro nº 31) e Luiz Blenjio Alvariza (Loja José Marti nº 125) celebraram Tratado de Amizade entre as duas oficinas. As Lojas Uruguaias retribuí-ram a visita feita pela Loja Marechal Deodoro nº 31, ao Or.: de Montevidéu em 26 de maio passado, quando tam-bém trabalharam conjuntamente. Após os trabalhos conjuntos os IIrs.: e cunhadas confraterniza-ram durante o almoço que foi servi-do no Salão de Banquetes da Loja anfitriã. À noite, todos participaram do 22º Baile do Bode em comemo-ração à Semana Farroupilha.

São Lourenço do Sul - RSAgOStO.2010

Palestra sobre drogas

Mais de 1200 pessoas duran-te as três palestras de John Kennedy Vieira. Esse é o

saldo do evento realizado dia 17 de agosto no Clube Comercial de São Lourenço do Sul – RS. O evento, que teve como slogan: Drogas a saída é nunca entrar, foi promovido pela Loja Fonte de Luz n° 48, e o DTG Mala de Garupa. As palestras trataram de situ-ações específicas de jovens e ainda foram tiradas dúvidas dos pais, refe-rente ao assunto Drogas. Presentes estavam: Selomar Blödorn (V.:M.: Loja Fonte da Luz N° 48), Márcia Eli-sa Lucas Ferreira (Vereadora do mu-nicípio e Presidente do Comensul), Arilson Cardoso (Secretário municipal de saúde e bem estar social), Edson Ferraz da Silva (Comandante do Pe-lotão da Brigada Militar de São Lou-renço do Sul) e Ir.: Gilberto Moreira Mussi (Grão-Mestre da GLMERGS).

Cris

tiano

Silv

a -F

oto

Arte

Celebração de Tratado de Amizade entre Lojas

Mesa dos trabalhos Grande público prestigiando

Palestrante interagindo com os jovens em São Lourenço do Sul

Page 25: Revista O Vigilante Novembro.2010

ENCONTROS E EVENTOS

205, Cavaleiros de São João n° 195, Obreiros da Caridade n° 148 e Loja Templo à Virtude n° 216.

As reuniões, na Capital, ocor-reram no Palácio Maçônico Osvaldo Nunes. Os encontros aconteceram com o objetivo de aproximar o Grão Mestrado das lojas.

Rio Grande do SulSEtEMBRO.2010

Encontro nas Lojas

Durante o mês de setembro, o Grão-Mestre (e toda Grande Administração) realizou en-

contro nas Lojas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Ca-razinho. Os eventos contaram com Sessão Ritualística e, ao todo, foram atingidas 41 Lojas, com um público de 468 Irmãos. Em Porto Alegre, as Lojas participantes foram: Frederico II n° 54, Luz e Ordem n° 9, Electra n° 21, Cidade de Porto Alegre n° 47, Bento Gonçalves n° 28, Corpus Juris n° 83, Sabedoria e Amor n° 87, Zoroastro n° 184, Solus n° 196, Obreiros de Israel n° 67, Caementarius n° 77, Obreiros da Lealdade n° 146, Perseu n° 84, Themis n° 157, Obreiros do Eldora-do n° 145, República Riograndense n° 174, Est. do Atlântico Sul n° 120, José Caraver n° 101, Veritas n° 220, João Silveira Pereira n° 187, Giuse-ppe Garibaldi n° 138, Latino América I n° 178, David n° 176, Thelema n° 111, Sinergia II n° 124, Obreiros da Paz n° 189, Friedrich Ludwig Schrö-der n° 177, Flávio Antunes da Rocha n° 199, Oswald Wirth n° 183, Aurora Dourada n° 180, Fé, Esperança e Caridade n° 151, Felipe Lechtmann n° 112, Saul Slipacka n° 217, Luz D’Alvorada n° 142, Tradição Justi-ça e Liberdade n° 179, Compassos de Luz n° 201, Vigilantes Solarinos n° 194, Pedreiros da Cidadania n°

tERçA-FEIRA

quARtA-FEIRA

quINtA-FEIRA

Celebração de Tratado de Amizade entre Lojas

Seja um associado AABB!Seja um associado AABB!

Através do convênio estabelecido com a AABB, maçons e seus dependentes podem desfrutar de tudo que o Clube tem de melhor. Aproveite as condições especiais,como a isenção da taxa de adesão e venha para a AABB.

Informe-se. 3243.1021 Viva cada momento!www.aabbportoalegre.com.br

Page 26: Revista O Vigilante Novembro.2010

Instalação Três Passos, 20h;07.12, Instalação Porto Alegre, 20h;08.12, Jantar MURGS, 21h;09.12, Instalação Passo Fundo e

Lj.: Estrela da Lealdade n°, 20h;10.12, Instalação Osório, 20h;11.12, Instalação Zona Sul Lj.: Fra-

ternidade n° 3 e Reerguimento Lj.: Serafim Gomes de Freitas n° 53;

13.12, Instalação Loja Lessing n° 61

e Lj.: Jacob Blez (Vera Cruz), 20h;14.12, Instalação Bagé, 20h;15.12, Instalação Porto Alegre, 20h;17.12, Instalação Santa Maria, Loja

Eureka n° 27, 20h;20.12, Instalação Porto Alegre, 20h;28.12, Instalação Loja Menotti Gari-

baldi n° 208 – Mostardas, 20h;

maçônicas;24.11, Simpósio Caxias do Sul, 20h;25.11, Cavaleiros da Liberdade n°

193 – Bagé, 20h; 26.11, Encerramento Ano – Caxias

do Sul, 20h;Jantar Baile da Fraternidade Femi-

nina - GORGs, 20h;27.11, Simpósio Santa Maria, 14h;28.11, Simpósio Carazinho, 9h;29.11, Simpósio Porto Alegre, 20h;30.11, Simpósio Porto Alegre, 20h;

11 a 14, Rito York – Brasília;12.11, Aniversário Oficial Loja Sa-

bedoria e Prudência n° 78;Aniversário Loja Sigilo n° 14;16.11, Simpósio Alegrete, 20h;17.11, Simpósio em Pinheiro Ma-

chado, 20h;20.11, Jantar Baile da Loja Obreiros

Litoral n° 136, 20h;Iniciação Shriners – Porto Alegre;Loja José Bonifácio n° 55, 20h;22.11, Simpósio Sapucaia do Sul, 20h;23.11, Encerramento Projeto Ju-

ventude Assistida – Entidade Para-

AGENDA26

Novembrodia 01.11, Aniversário da Loja Mar-

tin Luther n° 198, 20h;04.10, Sessão comemorativa Loja

Cidade de Gravataí n° 143, 20h; 06.11, Jantar de aniversário, 30

anos da Loja Sabedoria e Prudência n° 78, 20h;

Jantar Baile na Loja Franklim Roo-sevelt n° 40 – Rosário do Sul, 21h;

07.11, 50 anos Labibalan, Loja Fre-derico II n° 54, 20h;

08.11, Sagração Loja Fiat Lux n° 97, 20h;

09.11, Academia Maçônica de Letras;

dezembro01.12, Instalação Uruguaiana, 20h;02.12, Instalação Porto Alegre, 20h;03.12, Instalação Porto Alegre, 20h;04.12, Instalação Porto Alegre, 9h;Posse Capítulo Luz do Poente n°

27, 20h;Jantar Baile Capítulo Luz do Poen-

te n° 27, 21h;06.12, Instalação Caxias do Sul e

Lj.:. Estudos Pesquisas , 20h;

Agenda grão-Mestre

Page 27: Revista O Vigilante Novembro.2010

[email protected]: 51-3307.2185 ou 3737-7448 Acesse: www.agecomunicacao.comPlanejamento Editorial: Maurício Castro PinzkoskiRevisão Textual: Aline Hart e Ana DalcolDiagramação: Guilherme JardimRelações Públicas Responsável: Maurício Castro Pinzkoski 2755 (CONRERP RS/SC) Anuncie: 51- 3737.7448, 51 - 9354.5023

PARA REFLETIR 27

EXPEdIENtE:Fechamento: Dia 12 de Novembro de 2010, 9h.A Revista O Vigilante é um veículo de comunicação da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Av. Praia de Belas, 568, Porto Alegre-RS.Contato: [email protected] ou telefone 51-3211.0088Acesse: www.glojars.org.brTiragem 5000 exemplares trimestraisDistribuição gratuita e dirigidaGrão-Mestre: Gilberto Moreira Mussi

Grão-Mestre Adjunto: João Otávio Cezar LessaPrimeiro Grande Vigilante: Valdir GomesSegundo Grande Vigilante: Inacio Nicchetti de CamposGrande Secretário: Sérgio Correa da SilvaGrande Tesoureiro: Roberto LupinacciGrande Orador: Rui Eduardo Vidal FalcãoEquipe Editorial:O novo projeto editorial e layout da Revista O Vigilante é criação da Age! Comunicação. Av. Ipiranga, 725/404, Porto Alegre, RS, CEP 90160-092.

A Revolução Energética e a Maçonaria: Oportunidade

A sociedade moderna não se sus-tentaria por três dias sem energia elétrica. Assim como os meios

de transporte deixam de operar quan-do para o fluxo de combustíveis hidro-carbonetos. Todos esses processos geram variados tipos de poluição, em grande quantidade, com suas nefas-tas consequências... Porém, desde 1900, com as pesquisas de Nicola Tesla, já existem tecnologias que (potencialmente) po-dem resultar em energia limpa, com ge-ração descentralizada e custo irrisório, mesmo pelos padrões atuais! Uma Revolução Energética já está ocorrendo neste planeta. Silencio-sa, porém, com força crescente e com resultados fantásticos. Um exemplo dis-so é o gerador “Perendev”. Uma busca por este termo na página youtube.com resulta em numerosos vídeos demons-trando essa maravilhosa tecnologia. Historicamente, temos inúme-ros exemplos onde Maçons exerceram influência fundamental em processos de mudanças sociais, políticas, econômi-cas etc. Modernamente, muitos pergun-tam qual o papel da Maçonaria neste mundo pós-moderno. Neste artigo pro-pomos uma resposta para essa pergun-ta. E ela envolve o dito Gás de Brown ou HHO. Em 1974, Yull Brown demonstrou um tipo especial de eletrólise¹, onde os gases resultantes da separação da mo-lécula H2O não são separados em H2 e O2. Existem dúzias de patentes² exata-mente sobre esse processo. O objetivo desse tipo particular de eletrólise é o de gerar uma mistura dos gases H2, O2, H

e O onde estes dois últimos permane-cem na forma monoatômica, sem se re-combinar em H2 e O2. Esta mistura de gases oferece propriedades que beiram à ficção científica³. Há mais de um ano os au-tores desse artigo tem pesquisado e aplicado esse tipo especial de eletró-lise em veículos de combustão inter-na. Nossos objetivos são a redução no consumo de combustível, ao redor de 20%, e uma drástica redução na emissão de gases poluentes. O princípio de nosso projeto é o de usar o gás HHO para catalizar a queima de qualquer combustível hi-drocarboneto. Assim, mesmo peque-nas quantidades de HHO resultam em grande melhoria na combustão da gasolina, álcool, GNV ou diesel. Esta-mos empenhados na aplicação dessa tecnologia e não na demonstração de seu funcionamento, pois isso já é algo estabelecido há muitos anos4. Estamos realizando esse pro-jeto há mais de um ano. Decidimos construir todos os componentes fun-damentais para garantir que, ao final, dominaremos com segurança a tecno-logia. Com o fundamental apoio da em-presa do Ir.: Marcus Jung (Incocil) em termos de ferramentas, materiais, es-paço físico, etc., nossos planos pude-ram sair do papel e tomar forma em um sistema que tem sido testado há alguns meses em uma caminhonete S10. Mas ainda não atingimos todos os objetivos e, por isso, a ideia de publi-car este artigo. Conclamamos os Irmãos que tenham conhecimento em Eletrôni-

ca, Mecânica, Física, Química, etc., para que, ao saber sobre o descrito, possam oferecer opiniões, ideias, sugestões so-bre o quê e como o temos feito. Busca-mos a experiência técnica e vivencial dos Irmãos para agregar ao projeto, e, assim, efetivamente, estabelecer os parâmetros para a aplicação desse processo em qualquer tipo de motor e combustível. Aí está a oportunidade da Ma-çonaria novamente dar uma resposta para a sociedade. Ser um agente de modificação específico e significativo. Existem forças poderosas que tem ofe-recido grande oposição a ideias como esta e somente instituições como a Ma-çonaria podem fazer parar essas forças e virar o jogo em favor do bem comum, da saúde das pessoas e do planeta. Esse é um primeiro “disparo”, nesta, que será uma Revolução muito mais profunda do que foram a da In-ternet e da computação...Como disse Victor Hugo:“Não há nada mais poderoso do que a força de uma ideia cujo tempo chegou”.

Que nossas façanhas sirvam de modelo a toda a terra!

contatos:Ir.: Thomas Tchoepke Soares - M.:M.: [email protected].: Marcus Roberto Jung- M.:M,: 1º Vig. [email protected].:B.:A.:R.:L.:S.: Concordia et Humanitas Nº 56 - MRGLMERGS

1) pt.wikipedia.org/wiki/Eletrólise2) www.concordia56.org/google.html3) www.concordia56.org/HHO.html4) www.concordia56.org/pana.html

* Por Ir.: Thomas T. Soares e Marcos R. Jung

Page 28: Revista O Vigilante Novembro.2010