Revista Konexão - Edição Novembro 2012

56
Brasil Violência em São Paulo Esportes Fluminense Campeão Evangélico Biografia de Aline Barros EDIÇÃO N. 7 - NOVEMBRO 2012 Sua revista na língua portuguesa Obama é reeleito. O que a reeleição de Obama representará para o Brasil

description

A edição de novembro da Revista Konexão está demais! Confira!

Transcript of Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Page 1: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

BrasilViolência em São Paulo

EsportesFluminense Campeão

EvangélicoBiografia de Aline Barros

Ed

içã

o n

. 7 -

no

VE

Mb

ro

201

2

Sua revista na língua portuguesa

Obama éreeleito. O que a reeleiçãode Obamarepresentarápara o Brasil

Page 2: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 3: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 4: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

4 l Konexão - Edição Julho 2012

Page 5: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Editorial l Descubra nesta edição

Editorial

Caros leitores,

Em novembro foi realizada as eleições presidenciais norte-americanas, que teve como resultado a reeleição de Barack Obama.

Falaremos sobre o que o resutado representará para o quadro político e econômico do Brasil.

Paulo SantanaDiretor

Descubra na edição de novembro da sua Revista Konexão

Notícias8 Internacional10 Brasil14 Portugal16 Bélgica

Moda & Beleza22 Noiva24 Dicas26 Desfile

Espaço Evangélico28 Biografia 29 Fotos30 Artigo

Espaço Católico34 O maior templo católico do Brasil

Especial6 Reeleição de Obama

Tecnologia36 Fotos

Social38 Fotos

Esporte42 Brasil46 Portugal

Informações53 Página Amarela54 Pop-Corn Filmes

Konexão - Edição Novembro 2012 l 5

EquiPE REViStA

direção:Paulo Santana & Beatriz Batistaredação:Beatriz BatistaDesigner gráfico:Maiquel PedrosaHopedesigner Image & ComunicationColaboradores:Fernando - Eventos na EurropaAna Paula Magalhães Photographe

Contato e Vendas:Paulo Santana0492 10 03 01 (Lyca)0472 10 20 64 (Mobistar)Beatriz Batista (Atendimento em Francês)0493 28 68 85 - 0478 01 50 61

T.V.A:0849.108.108

Rue du Tournoi, 2 - 1190 Forest

[email protected]

Sumário

Page 6: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

48 l Konexão - Edição Outubro 2012

Especial l Dia da Independência

Obama éreeleito. O que a reeleiçãode Obamarepresentarápara o Brasil

Page 7: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Especial l Reeleição de Obama

Konexão - Edição Novembro 2012 l 7

Embora não houvesse um posicionamento oficial, analistas afirmam que o governo da presidente Dilma Rousseff preferia a permanência de Obama, por já ter uma relação estabelecida com a Casa Branca.

A própria presidente já havia dado indícios de sua preferência em encontro com o presidente em Washington, em abril deste ano. Ao saudar as melhorias ocorridas em seu mandato, desejou que Obama continuasse na Presidência “nos próximos meses e anos”.

Especialistas ouvidos pela BBC Brasil foram unânimes em dizer que qualquer resultado da eleição, seja a favor de Obama ou do rival republicano Mitt Romney, não alteraria a ligação com o Brasil.

“A relação Brasil-EUA está se adensando cada vez mais, não só no nível do governo, mas entre as empresas, organizações da sociedade civil, cidadãos, turistas indo para os dois lados”, considera Geraldo Zahran, coordenador do Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu).

“Essas relações estão ficando cada vez mais independentes do governo, não importa quem esteja no governo em Brasília ou em Washington.”

“Não muda nada, porque a relação é basicamente na área econômica e comercial, e nessa área não existe uma separação entre a plataforma republicana e democrata”, afirma Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil nos EUA entre 1999 e 2004.

Parceria comercial

Os Estados Unidos são hoje o segundo maior parceiro comercial do Brasil, tendo sido ultrapassados pela China nas importações e exportações brasileiras.

Enquanto o posicionamento de Obama já é mais familiar ao governo brasileiro, porém, havia uma preocupação com caminhos que poderiam ser tomados por Romney na política externa, caso adotasse uma atitude mais agressiva e menos voltada ao diálogo que Obama, e na economia.

Embora a promessa de Romney de investir mais na América Latina e a tendência do partido republicano de ser menos protecionista pudessem soar atraentes ao governo brasileiro, Marcelo Zorovich afirma que uma agenda econômica mais voltada para o liberalismo seria motivo de preocupação.

“O mundo está passando por um momento de aperto e o governo Obama tem tomado medidas para regulamentar o mercado. Havia indícios de que o governo republicano favorecesse o livre comércio, com menos regulação de mercado”, diz o professor de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e

Marketing (ESPM).

Para Geraldo Zahran, o discurso de Romney sobre a disposição em investir mais na América Latina era uma forma de fazer um agrado à grande população latina residente nos EUA, já que ele não faria concessões em sua política sobre imigração.

“O Obama promoveu muito o comércio com a América Latina, fechou acordos de livre comércio com países como a Colômbia. Isso já está na pauta do presidente”, considera Zahran.

CooperaçãoDe acordo com uma fonte do Itamaraty, o primeiro mandato de Obama foi um período positivo para as relações bilaterais também por ter preservado e ampliado os mecanismos de cooperação criados a partir do governo de George W. Bush. Hoje os dois países têm 25 áreas de cooperação e diálogo estabelecidas.

“O que aconteceu de muito importante durante o governo Obama foi o reconhecimento do Brasil como um parceiro global”, diz a fonte. “Um diferencial hoje na relação EUA-Brasil é a confiança mútua. Existem muitas diferenças, mas hoje se lida com elas de uma forma madura.”

Para Marcelo Zorovich, o Brasil vê a relação com o governo Obama de forma estável, menos regional e mais global. “Não há tanta pressão por parte dos EUA para que o Brasil se alinhe com posições dos EUA. Acho que há uma linha de respeito um pouco maior.”

O professor da ESPM considera que há espaço para melhorar as relações em algumas áreas, estreitando por exemplo a cooperação no mercado do etanol e equilibrando mais a balança comercial. Hoje, o Brasil importa mais dos EUA do que exporta, comprando US$ 24 bilhões ao ano e vendendo US$ 20,6 bilhões.

Neste âmbito, o principal ponto de conflito que permanece é na disputa sobre o algodão. O Brasil aguarda a renovação da Farm Bill americana – a lei que regulamenta os subsídios agrícolas – para ver se os EUA reduzirão os subsídios ao algodão, conforme prometido.

Os dois países têm tido trocas constantes na área acadêmica, com o programa Ciência Sem Fronteiras, e na questão dos vistos de entrada e saída. A emissão de vistos para brasileiros foi facilitada e agora estuda-se a isenção da exigência para turistas nos dois países.

“Se por um lado a agenda está mais madura, também não é uma agenda muito ambiciosa. Isso poderia ser um ponto de crítica ou de oportunidade para o próximo governo de Obama”, aponta Zorovich.

Reeleição de Obama representa continuidade nas relações com Brasil

Page 8: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

8 l Konexão - Edição Novembro 2012

Tempestade Sandy causa mortes e queda de energia nos EUAMais de 30 mortes são registradas enquanto supertempestade deixa ruas inundadas e pelo menos 6,2 milhões sem eletricidade

Notícias l Internacional

A supertempestade Sandy chegou aos Estados Unidos na noite de segunda-feira com ventos de 130 km/h, tocando o solo em Nova

Jersey, causando inundações e cortes de energia em Nova York e deixando mais de 30 mortos. Em toda a costa leste dos EUA, pelo menos 6,2 milhões de moradores ficaram sem eletricidade.

Sandy perdeu o status de furacão pouco antes de tocar a terra, mas a distinção é meramente técnica, definida com base na forma e na temperatura interna da tempestade. Os ventos com força de furacão se mantiveram e autoridades mantiveram o alerta para as cerca de 50 milhões de pessoas que estavam em sua rota.Os danos totais causados por Sandy na costa leste ainda não são claros. Fortes chuvas e inundações continuarão sendo ameaças nos próximos dias, conforme a tempestade se move em direção à Pensilvânia. À meia-noite, o centro da tempestade estava perto da Filadélfia e

seus ventos estavam a 120 km/h.“Sabíamos que essa tempestade seria muito perigosa e ela foi de acordo com nossas expectativas”, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. “É uma tempestade única.”A Bolsa de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira, na primeira vez em que o fechamento acontece por dois dias consecutivos desde 1888, quando uma nevasca atingiu a cidade.

O nível do mar chegou a 4 metros em Manhattan, inundando o distrito financeiro e os túneis do metrô. Todo o sistema de transporte público de Nova York está fechado desde domingo.

Bloomberg afirmou que as piores chuvas já aconteceram para Nova York, e que o nível da água nas ruas estava baixando. Ainda assim, há temores de que as inundações possam causar dandos às linhas elétricas e de comunicação subterrâneas no sul de Manhattan, que são vitais para o centro financeiro do país.

Na tentativa de diminuir esse dano, autoridades cortaram a energia para cerca de 6,5 mil clientes na região. Outras partes de Nova York também registraram apagões por causa de explosões de transformadores.Mais de 200 pacientes - incluindo 30 recém-nascidos que estavam na UTI - tiveram de ser transferidos do Hospital da Universidade de Tisch em Nova York após a energia cair e o gerador falhar. Os pacientes, muitos usando respiradores que funcionavam a bateria, foram levados a outros hospitais.

Na região de Washington, as autoridades começaram a erguer barreiras ao longo do Rio Potomac perante a ameaça de inundações por um possível transbordamento a partir desta terça, e distribuíram bolsas de areia nas áreas próximas às suas margens. As autoridades da região metropolitana de Washington, assim como aconteceu em Nova York, cancelaram as aulas e os serviços de metrô e ônibus.

Page 9: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 10: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Investigações apontam que grande parte das mortes é encomenda do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Policiais paulistas estão sendo assassinados por quantias ínfimas. Meros R$ 600 ou R$ 850, devidos por alguma quadrilha ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminal dos presídios brasileiros. Isso não é teoria, mas realidade, comprovada em investigações.

A possibilidade de que dívidas na compra de drogas ou armas sejam anistiadas pela facção, mediante o assassinato de policiais, foi flagrada por promotores de Justiça do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Em telefonemas desde uma penitenciária do oeste daquele Estado, grampeado pelo Ministério Público, bandidos lembram a quadrilheiros a necessidade de pagar a mensalidade do Partido do Crime (como é chamado o PCC). Uma das formas, para os que estão na rua, é matar policiais.

É por isso que drogados em dívida podem estar por trás da onda de assassinatos que já ceifou a vida de 90 PMs, três agentes penitenciários e dois policiais civis este ano. Grande parte das mortes é encomenda do PCC, apontam investigações.

Um dos que ordenaram a morte de seis policiais militares é Roberto Soriano, o Betinho Tiriça, que passou a outros presidiários bilhetes encomendando o assassinato de integrantes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a tropa de elite da PM paulista.

Tiriça, que está trancafiado em cela isolada em Presidente Bernardes, em presídio a mais de 600 quilômetros da capital paulista, quer vingança por duas matanças cometidas por

policiais da Rota este ano. A primeira, em agosto, quando seis assaltantes foram metralhados ao tentarem explodir caixas-eletrônicos em um supermercado. A outra, em setembro, quando a tropa de elite matou nove criminosos que se preparavam para “julgar” um suspeito de estupro, em Várzea Paulista (Grande São Paulo).A grande prova material contra os atentados praticados pelo PCC veio em 30 de outubro, quando a PM localizou o que chamou de “central de espionagem” do Partido do Crime em Paraisópolis, uma das maiores favelas paulistanas. Foi localizada uma mala com anotações feitas pelo bando de Francisco Antônio Cesário da Silva, o Piauí, um dos líderes do PCC. Ela estava recheada com cadernos nos quais havia nomes, endereços e hábitos de policiais civis e militares.

Ficou comprovado, pelos manuscritos, que os policiais eram seguidos por criminosos, que sabiam o percurso dos agentes e até seus hábitos, como jogo de futebol e sinuca. A motivação para os assassinatos é diversificada. Alguns policiais seriam eliminados por atrapalhar, no serviço, ações do PCC. Outros, por estarem envolvidos na morte de integrantes da facção. E, conforme investigações, alguns por cobrarem suborno em área controlada pelo Partido do Crime. Um quarto grupo é composto de policiais de rua, que seriam eliminados por serem alvos fáceis e como retaliação, aleatória, contra outros agentes que prejudicaram o PCC.

A apreensão da lista só aconteceu porque a comunidade foi tomada pelos policiais militares, num cerco denominado Operação Saturação. Ela ocorre em quatro regiões da periferia da Capital e Grande São Paulo.

Numa tentativa de neutralizar as ameaças, o governo estadual e o governo federal combinaram o isolamento de Piauí. Ele foi transferido de Avaré (SP) para a Penitenciária Federal de Porto Velho (Rondônia).

Assassinato de policial militar custa R$ 600 na maior cidade do país

Notícias l Brasil

10 l Konexão - Edição Novembro 2012

Page 11: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Agosto 2012 l 9

Page 12: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

12 l Konexão - Edição Novembro 2012

O Governador Geraldo Alkmin e a Presidenta Dilma Rousseff reunem-se em 07/11 para discutir a situação crítica da Segurança Pública em São Paulo.Enquanto isso, as Secretarias da Segurança Pública e da Administracão Penitenciária já discutem parcerias com o Ministério da Justiça.Desde setembro já ocorreram 600 assassinatos no Estado, dos quais cerca de 100 são policiais. O momento atual é de caos, com a atual “Guerra Urbana” entre PM x PCC!

GOVERNANtES DiSCutEM PARCERiA. E PM REALiZA “OPERAÇÃO SAtuRAÇÃO”! A presidenta ofereceu a inteligência da Polícia Federal para trabalhar em conjunto com as polícias civil e militar de São Paulo.Colocou também a Receita Federal à disposição para fiscalizar as empresas abertas pelos criminosos e ofereceu vagas no Presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte.O telefonema de Dilma para Alckmin ocorreu após uma troca de farpas entre a Secretaria de Segurança Pública paulista e o Ministério da Justiça.No final de outubro, o secretário de Segurança do Estado, Antonio Ferreira Pinto, negou que tivesse recebido oferta de ajuda federal, o que foi rebatido pelo ministério em nota. O contato direto entre os dois governantes ocorre num momento em que a Polícia Militar paulista realiza operações em favelas da capital, chamadas de Operação Saturação.

PCC quER “DOMiNAR” O EStADO DE SÃO PAuLO! É MuitO AtREViMENtO!Há mais de um ano o crime organizado (PCC) está demonstrando sua força em São Paulo e o governo paulista parece inerte! Além de assassinarem a população (latrocínios), atacam policiais e incendeiam ônibus. E continuam fortemente armados. Usam até metralhadoras e granadas.Nesta aparente “demonstração de força” ou “vingança”, o crime

organizado está matando, de forma covarde, policiais em vários locais da capital e cidades vizinhas. Os meses mais terríveis foram junho e julho. Diminuiu um pouco, nos meses de agosto e setembro, mas as matanças retornaram: para cada integrante do PCC morto, os bandidos revidam matando mais policiais ou incendiando ônibus!

O PCC AGE ASSiM: BANDiDOS quE EStÃO COM “DÍViDA”,podem “zerar” sua dívida, se matarem algum “alvo”, ou realizarem algum “serviço extraordinário” (incendiar ônibus). “Eles” têm toda uma Hierarquia: desde os “Manda-Chuvas”, até as “Torres” e os “Soldados do Crime”. Percival de Souza, no Livro “O Sindicato do Crime”, já denunciou isto faz tempo! E os caras do PCC cumprem a “tarefa” a risca, pois do contrário, serão executados por não “honrarem”suas “dívidas”! É assim que funciona a “Lei do Mundo Cão”!

iNSEGuRANÇA PÚBLiCA: JÁ MAtARAM MAiS DE 100 POLiCiAiS! CiViS: 3200!Neste ano, até agora, já mataram mais de 100 policiais. Até junho, eram 42 policiais mortos. O comando da PM já admitiu que “a situação não é normal” e intensificou o patrulhamento com a ROTA - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, muito temida pelos marginais.

O número de civis mortos ninguém sabia ao certo, pois junto com os bandidos já morreram muitos inocentes. Segundo estatística da Secretaria de Segurança Pública, já são 3200 civis mortos em 2012, pelos mais diversos motivos: artigo “121” (homicídios), houve “x” mortos, artigo “157” (latrocínios), houve “y” mortos, etc, etc. E o PCC também já matou centenas de civis, principalmente aqueles usuários de drogas que não pagam suas dívidas, com os traficantes (o “braço mais organizado do PCC”)! Também matam os “dedo-duros” (delatores), “otários” e “trouxas” (cidadãos comuns).

Fonte: O Globo

SP: “Guerra Urbana” entre PM x PCC

Notícias l Brasil

Page 13: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 14: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

14 l Konexão - Edição Novembro 2012

Notícias l Portugal

Ribadouro com melhor resultado nacionalO Externato Ribadouro, uma escola particular do Porto, conseguiu o melhor resultado nacional nos exames do secundário de Português, ao obter uma média de 14,1 valores (em 20) em 431 exames realizados.

Em segundo lugar na lista das escolas onde mais de 100 alunos fizeram exames de português, surge o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, outro estabelecimento de ensino particular que teve uma média de 13,1 valores em 119 exames feitos. No terceiro lugar está o Externado Marista de Lisboa, onde 108 exames realizados permitiram atingir uma média de 12,7 valores. Na quinta posição surge a primeira escola pública da tabela, a Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, com uma média de 12,4 em 185 exames realizados.Entre as dez primeiras estão quatro escolas públicas e seis do ensino particular.A média nacional a Português foi este ano de 10,4 valores, mais oito décimas do que em 2011.No fundo da tabela das escolas com mais de 100 exames está a Escola Secundária Pública Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa, com uma média de 7,7 valores em 123 provas realizadas.Tendo em conta a lista global de escolas portuguesas onde se fizeram exames de português, o primeiro lugar vai para o Grande Colégio Universal do Porto, que obteve uma média de 15,3 valores com 33 exames feitos.De 189 escolas selecionadas segundo o parâmetro dos 100 exames feitos, 61 apresentam médias negativas, abaixo dos 10 valores.As tabelas foram elaboradas a partir de dados do Ministério da Educação e Ciência tendo sido contabilizadas apenas as escolas onde se realizaram, pelo menos, 100 provas.

Taxa de desemprego sobe para os 15,8%A taxa de desemprego subiu no terceiro trimestre para os 15,8%, face aos 15% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 870 mil, divulgou hoje o iNE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego aumentou assim, em termos trimestrais

0,8 pontos percentuais e em termos homólogos 3,4 pontos percentuais.Entre julho e setembro, o INE contabilizou 870,9 mil desempregados, o que representa um acréscimo trimestral de 5,3% em termos mensais (mais 44 mil pessoas) e anual de 26,3% (mais 181,3 mil pessoas).Os números observados no final do terceiro trimestre atingem níveis absolutamente históricos, num contexto de subidas da taxa de desemprego em Portugal desde 2008, altura em que se situava nos 7,3 por cento, o equivalente a 409,9 mil desempregados.Segundo o INE, o aumento da população desempregada no terceiro trimestre ocorreu essencialmente nos homens, nos jovens (15 a 24 anos), pessoas com nível de escolaridade completo correspondente ao ensino superior, à procura de um novo emprego (com origem no setor dos serviços) e á procura de emprego há 12 e mais meses.A taxa de desemprego entre os homens fixou-se nos 16% e nas mulheres nos 15,4%, com ambas a aumentarem em relação ao trimestre homólogo (4,0 e 2,5 pontos percentuais respetivamente) e em relação ao trimestre anterior (0,9 e 0,5 pontos percentuais, respetivamente).De acordo com os dados do INE, a população empregada de setembro era de 4,656 milhões de pessoas, um decréscimo trimestral de 0,7 por cento (menos 31,9 mil pessoas), e homóloga de 4,1% (menos 197,4 mil pessoas).O Governo prevê, na proposta de Orçamento do Estado para 2013, que em 2012 a taxa de desemprego atinja os 15,5 por cento

Ricardo Quaresma detido por agressão a um políciaO antigo jogador da Seleção Nacional comparecia à primeira sessão do julgamento do homem suspeito de o ter assaltado no início do ano, na zona de Chelas, Lisboa.No compasso de espera para a retoma da sessão, no exterior das Varas Criminais de Lisboa, perto das 15.15, uma mulher de etnia cigana passou pela mãe de Quaresma e tê-la-à agredido com um soco no rosto.Quaresma correu para agarrar a agressora mas acabou travado pelos agentes da PSP. Revoltado, arranhou o pescoço a um agente. Foi então que chegaram dezenas de polícias ao local com o apoio de elementos da Intervenção Rápida. Quaresma foi algemado, detido e conduzido à esquadra para prestar declarações.O agente, ainda que tenha ficado ferido sem gravidade, necessitou de receber tratamento numa unidade hospitalar.O Internacional português que alinha atualmente no Besiktas será notificado para prestar depoimento sobre o ocorrido.

Page 15: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 16: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

16 l Konexão - Novembro 2012

Porto perde oito freguesiasO Porto vai ter sete freguesias com uma média de 33.940 habitantes e 5,9 quilómetros quadrados, agregando oito das atuais 15 estruturas em apenas três, uma das quais ficará com mais de 40 mil habitantes.É esta a “Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território” desenhada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT). As três novas autarquias resultam da fusão entre Cedofeita, Santo Ildefonso, Miragaia, Sé, Vitória e S. Nicolau; entre Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro; e entre Massarelos e Lordelo do Ouro. A decisão baseia-se na lei que estipula “um mínimo de 20 mil habitantes” por freguesia nos municípios de nível 1, como é o caso do Porto, mas a autarquia resultante da agregação de seis mais do que duplica esse número, chegando aos 40.440 habitantes. Embora esta “soma da população das seis freguesias” seja “superior à população média” das sete novas freguesias (33.940 habitantes), o número fica abaixo do “máximo de 50 mil habitantes” indicado na lei, justifica a UTRAT. A união de Cedofeita e Santo Ildefonso às quatro autarquias do centro histórico (Miragaia, Sé, Vitória e S. Nicolau) totaliza 5,4 quilómetros quadrados.Juntar Aldoar (12.843 habitantes), Nevogilde (5.018 habitantes) e Foz do Douro (10.997 habitantes), criando uma grande freguesia de 6,3 quilómetros quadrados na zona ocidental da cidade, é outra das propostas para “alcançar uma redução de oito freguesias”.“As três freguesias são contíguas, a soma da sua população – 28.858 habitantes – é inferior à população média das sete freguesias” e a soma das suas áreas “apresenta um valor próximo da área média” das novas estruturas”, fundamenta a UTRAT.Lordelo do Ouro, com 22.270 habitantes, e Massarelos, com 6.789 habitantes, juntam-se para formar a “freguesia designada por União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos”, com 20.059 habitantes e 5,6 quilómetros quadrados.No mapa das novas freguesias do Porto anexo à proposta da UTRAT, destaca-se a do Bonfim (que nas últimas eleições autárquicas tinha cerca de 25 mil eleitores), por ocupar uma área razoavelmente mais reduzida do que as restantes. De acordo com a UTRAT, a média das sete novas freguesias é de 5,9 quilómetros quadrados.Mantêm-se também as freguesias de Paranhos, Campanhã e Ramalde, as maiores da cidade (em área e número de habitantes), que nas últimas autárquicas tinham 42.302, 33.838 e 32.192 eleitores, respetivamente.No caso do Porto, a proposta que a UTRAT vai apresentar à Assembleia da República surge porque a Assembleia Municipal (AM) “deliberou não se pronunciar acerca da reforma administrativa do território”.

Braga continua com 62 freguesiasA Assembleia Municipal de Braga aprovou a manutenção das atuais 62 freguesias, com o voto favorável das bancadas do PS, CDU, BE e PPM e dos presidentes de juntas eleitos pelos PSD e CDS-PP. A deliberação do órgão municipal teve o voto contra dos deputados municipais eleitos pelo PSD e pelo CDS-PP.A Câmara Municipal de Braga já se manifestou igualmente a favor da não agregação nem eliminação de freguesias. PS, CDU, PPM e BE, apresentaram à Assembleia propostas no sentido da manutenção das atuais 62 freguesias do concelho por questões “históricas”, “tradição”, “proximidade” e até mesmo por “inconstitucionalidade de algumas disposições” da lei, questão levantada pelo BE.Propostas estas aprovadas com os votos favoráveis de todos os presidentes de juntas de freguesias, que têm assento neste órgão deliberativo por inerência, dos deputados municipais do PS, BE, CDU e PPM, pelo que a Assembleia Municipal deliberou “prenunciar-se pela manutenção do atual mapa autárquico”.Com a mesma votação, foi ainda deliberado favoravelmente “solicitar” a “fiscalização sucessiva abstrata da constitucionalidade” da lei que prevê a reorganização administrativa e ainda “solicitar aos deputados da Assembleia Municipal a revogação” da referida lei.Sem apresentar nenhuma proposta ao abrigo da lei em causa, o grupo camarário do PSD, liderado por João Granja, criticou a posição do executivo municipal e do partido socialista “face à inevitabilidade da aplicação da lei”, uma vez que, defendeu, uma deliberação de acordo com a referida lei “teria vantagens”.Segundo Granja, “esperava-se” que o presidente Mesquita Machado aproveitasse esta oportunidade para “assegurar a promoção da coesão territorial e o desenvolvimento local, o reforço da capacidade de intervenção das juntas de freguesia, ganhos de escala, eficiência e melhores serviços públicos prestados às populações”.A falta de propostas do PSD e do CDS-PP foi unanimemente criticada pelos restantes partidos, com o argumento de que, “se os partidos de direita pensam que se devia fazer alguma coisa, deviam apresentar uma proposta”.

Notícias l Portugal

Page 17: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edition Octobre 2012 l 33

Page 18: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

18 l Konexão - Edição Novembro 2012

As eleições locais na Bélgica colocaram Bart de Wever, líder do partido separatista, como prefeito na maior cidade do país, neste domingo. Ele está usando sua vitória para pedir ao primeiro-ministro para avançar na divisão do país. As tensões políticas estão elevadas na Bélgica, na região de Flandres de língua holandesa, na região da Valônia de língua francesa e da bilíngue Bruxelas. A eleição geral de 2010 conduziu a uma crise política de 18 meses.

“Seu governo não tem o apoio de Flandres”, disse De Wever, pedindo ao primeiro-ministro, Elio di Rupo, e aos partidos francófonos para chamarem para si a “responsabilidade” e negociarem outra reforma de Estado. “Atingimos o ponto na história onde não há retorno”, citou. O gabinete do primeiro-ministro não divulgou comentários.

De Wever será o primeiro prefeito não socialista da Antuérpia, maior cidade da Bélgica, desde a Segunda Guerra. Ele disse que sua vitória é o “fim de uma era” e um sinal de que Flandres busca mudança em nível federal. O partido Nova Aliança tinha 36,8% dos votos até as 15 horas de Brasília. O cientista político da Universidade Livre de Bruxelas Pascal Delwit disse, antes da divulgação dos resultados, que “a situação política na Bélgica é frágil. Há uma tensão real”.

Em outras regiões do país, partidos menores que oferecem uma alternativa à opção política predominante estão tendo algum sucesso. Mais de 50 mil candidatos estão concorrendo a prefeituras de 589 distritos. Os resultados são vistos como uma indicação sobre os caminhos da eleição de 2014. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Eleição na Bélgica mostra vantagem para separatistas

Notícias l Bélgica

Page 19: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Outubro 2012 l 15

Page 20: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 21: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Moda & beleza l Dicas de Beleza

Page 22: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

22 l Konexão - Edição Novembro 2012

Cheguei na Belgica dia 05 de novembro 2007, nos conhecemos no início de 2009. Conheci Habib Dagher de nacionalidade libanesa, numa festa de aniversário de um amigo nosso, desde então ficamos sequer um dia sem nos ver, começamos

a nomorar somente após três meses. Alguns meses depois decidimos montar nosso apartamento, onde começamos uma nova vida com sonhos e bastante espectativas pois já éramos uma família. Em 2010 decidimos ter nosso bebe, nasceu então Júlia Correa Dagher dia 24 de janeiro de 2011.

No dia 09 de novembro de 2012 oficializamos nossa união, na comuna do forest.

A história de Sônia & Habib

Moda & beleza l Noiva

“ começamos uma nova vida com sonhos e bastante espectativas”

by

ana paula magalhãesPHOTOGRAPHE

Page 23: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Outubro 2012 l 19

Page 24: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Moda & beleza l Dicas

32 l Konexão - Edição Agosto 2012

Caspa causa queda de cabelos?

Caspa sinaliza que o couro cabeludo está com dermatite seborreica, cujos sintomas são – além da própria caspa – excesso de oleosidade, vermelhidão e coceira. A dermatite pode causar queda de cabelo. Ou seja, se a pessoa está com caspa é sinal que pode estar perdendo cabelos por causa de dermatite. Se for este o seu caso, procure seu dermatologista.

Secador e chapinha causam queda de cabelos?

Não. Excesso de calor pode ressecar e danificar o fio, deixando-o sem brilho e quebradiço. Apesar disso, secador e chapinha não atingem o folículo capilar, estrutura que produz o fio e é responsável pelo seu crescimento e queda. Mas use delicadeza porque se você puxar muito seus fios quando faz escova, a tração forte e constante vai acabar arrancando-os.

Tintura causa queda?

Não. O motivo é o mesmo do secador e da chapinha: a tintura age no fio e não na raiz, e por isso não influencia na queda. Mas pode acontecer enfraquecimento das hastes dos cabelos, deixando-os ressecados, com pontas duplas e quebradiços. Uma exceção é quando a pessoa é alérgica à tintura. Aí o dano é maior, e pode ocorrer queda de cabelo após a tintura. Neste caso, a queda é acompanhada de vermelhidão, coceira e descamação do couro cabeludo.

Lavar os cabelos todos os dias causa queda?

Não. Os fios que caem durante o banho iriam cair de qualquer modo, pois

estavam na fase de queda, completando o ciclo natural de vida deles. Massagear ou esfregar o couro cabeludo durante o banho também não causa queda de fios. Mas cuidado: o excesso de lavagens pode ressecar o cabelo. E, em pessoas com tendência a dermatite seborreica, água quente e massagem excessiva no couro cabeludo estimulam a oleosidade.

Boné ou capacete causam queda de cabelos?

Não, se o uso for esporádico. Mas usar diariamente um boné apertado pode causar queda de fios nos pontos onde ele pressiona a pele. Também, ao passar muito tempo de boné, o calor e a umidade podem agravar uma dermatite seborreica, causadora de queda de cabelo. Mas, em geral, boné e capacete costumam ser inofensivos.

Penteado preso causa queda de cabelos?

Sim. Cabelos presos, como rabo de cavalo ou coque apertados, causam queda dos fios mais tracionados. É a chamada alopecia por tração, que é reversível mudando o penteado ou afrouxando o rabo ou coque.

Piscina prejudica o cabelo?

Sim. Cloro, algicidas e outros produtos de manutenção da água da piscina ressecam os fios e os deixam quebradiços. Claro que os benefícios da natação superam esses inconvenientes. E sempre dá para tomar cuidados extras: usar touca de silicone, por exemplo, que é mais impermeável à água. No banho, após a piscina, enxaguar abundantemente o cabelo com água morna ou fria. Usar condicionador regularmente,

para hidratar, e fazer periodicamente máscaras capilares hidratantes ou hidratação no cabeleireiro.

Stress causa queda de cabelos?

Sim. Stress é uma causa frequente de queda de cabelos. E em pessoas predispostas a alopecia areata, condição que deixa o couro cabeludo com áreas arredondadas completamente calvas, o stress pode deflagrar uma crise.

Má alimentação causa queda?

Sim. Má alimentação é outra causa frequente de queda de cabelos. Para os cabelos serem saudáveis, a dieta deve ser balanceada. Inclua fontes de ferro, proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas na sua alimentação.

Cortar fortalece os cabelos?

Não, infelizmente. Cortar o fio de cabelo não interfere no folículo, estrutura responsável pela produção e crescimento do fio. Nem na lua cheia, desculpe contradizer este mito tão simpático. Mas o corte elimina pontas ressecadas e pontas duplas, contribuindo para a boa aparência dos cabelos.

Queda de cabelos pode sinalizar problema de saúde?

Sim, e por isso é importante procurar orientação médica ao notar que seus cabelos estão caindo mais que o habitual. Alterações da tireoide, alterações hormonais, anemia, uso ou suspensão de alguns medicamentos, entre outras causas, podem afetar o ciclo normal de crescimento dos cabelos.

Dedico este texto aos milhões de fios de cabelo caídos pelo mundo. Aos fios que acabaram no ralo. Aos que ficaram no travesseiro. Aos esquecidos nos incômodos assentos de aviões. Aos perdidos nos ombros de paletós. Aos que tombaram na calçada e aos que voaram pela janela do carro para nunca mais voltar. Mas é hora de pensar nos bravos fios que resistiram e cuidar para que não nos deixem tão cedo.

Porque os cabelos caem?

24 l Konexão - Edição Novembro 2012

Page 25: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Agosto 2012 l 33

Page 26: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Moda & beleza l Desfile

Moda26 l Konexão - Edição Novembro 2012

Primeiro desfile de modada AMJ mode

Page 27: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Agosto 2012 l 33

Page 28: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

28 l Konexão - Edição Novembro 2012

Aline Kistenmacker Barros dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1976), mais conhecida como Aline Barros, é uma cantora de música gospel, compositora, apresentadora e empresária brasileira, ganhadora de 11 Troféus Talento, 4 Grammys Latinos, 1 Dove

Awards e 1 Brazilian International Press Award. Também é pastora evangélica pela igreja Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul, no Bairro Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Aline Barros é um nome de referência e expressão no segmento gospel. A cantora foi a primeira evangélica no Brasil a conquistar o Grammy Latino em 2004, tendo já sido indicada por quatro vezes consecutivas também foi vencedora em 2006 e 2007. Aos 35 anos, Aline possui 20 anos de carreira com 23 álbuns gravados, incluindo quatro em espanhol, cinco em português para o público infantil e um em espanhol, sete de carreira e algumas coletâneas além de onze DVDs. Mesclando Pop, Rock e Louvor & Adoração, a cantora atrai crianças, jovens e adultos com ritmos modernos e mensagens cristãs contextualizadas.Está presente desde 1992.

Aline Barros começou a cantar em Igrejas Evangélicas aos dois anos de idade. Aos nove anos já acompanhava o pai, pastor Ronaldo Barros e o Ministério de Louvor da Comunidade Evangélica da Vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.Logo depois, Aline começou a fazer parte da equipe de louvor, participando de algumas gravações. Com quatorze anos, Aline gravou a primeira canção solo Tua Palavra, no CD da Comunidade.

Esta música entrou para as mais pedidas nas rádios evangélicas do Rio de Janeiro. Dois anos depois, a canção Consagração foi um sucesso no Brasil, tendo ficado nove meses em primeiro lugar em execução nas rádios, além de ser cantada pelas igrejas de todo país.

Em março de 2004, Aline assinou contrato com a gravadora/distribuidora MK Music que, segundo a cantora, representou uma

nova fase para seu ministério. Sete meses depois, ela se tornou a primeira cantora evangélica brasileira a receber o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã por Fruto de Amor (2003), gravado em estúdio, quando ainda estava na gravadora do seu pai, a AB Records.

Em seguida, ela lançou o CD Som de Adoradores, que é Disco de Diamante, pelas mais de 500 mil cópias vendidas. O álbum, que tem produção de Rogério Vieira, é o primeiro da cantora com músicas inéditas ao vivo e foi gravado pelo multi Grammy Nomineé Carlson Barros (atualmente trabalhando em estúdios de gravação nos Estados Unidos da América, após uma longa carreira a frente dos estúdios da MK Music), é o primeiro da cantora com músicas na Comunidade Internacional da Zona Sul, onde Aline e família são membros. O CD foi indicado para o Grammy Latino 2005, na mesma categoria em que Aline venceu no ano anterior em 2004.

Em 2005, ela lançou o DVD Som de Adoradores, com todas as músicas do CD e um medley com as canções Derrama (Fernandinho), Faz Chover (Michael Farron) Consagração (Anderson Matos e Marcelo de Matos) e Aclame ao Senhor (Hillsong). Este trabalho também teve a engenharia e direção de áudio de Carlson Barros. O trabalho já é DVD de Ouro.

A explicação para o sucesso A vida de Aline Barros, como é possível notar, é pautada pelo seu convívio em família e alicerçada na Palavra de Deus. Sua trajetória de reconhecimento e sucesso no ministério é fruto de um trabalho feito com oração, fé, obediência a Deus, carinho e compromisso. Muitos buscam fama, sucesso, dinheiro, reconhecimento e tantas outras coisas... Mas, existem os que buscam, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, como está prometido e o que acontece? TODAS as demais coisas lhe serão acrescentadas (Mt. 6: 33). É ASSIM COM ALINE BARROS!

Sem Limites - 1995 – AB RecordsData de nascimentoVoz do Coração - 1998 – AB Records

Bom é Ser Criança - 1999 – AB RecordsMás de Ti - 2000 – Integrity Music

O Poder do Teu Amor - 2000 – AB RecordsMillenium - 2000 – Universal Music

Aline Barros In Korea - 2001 – AB RecordsJesus Vida Verão (Ao Vivo)

Bom é Ser Criança vol.2Caminhos da Fé - 2003 – Indie Records

El Poder de Tu Amor - 2003 – Integrity MusicFruto de Amor - 2003 – AB Records

Som de Adoradores - 2004 – MK MusicFiesta En El Jardin - 2005 – Integrity Music

O Melhor de Aline BarrosAline - 2005 – Integrity Music

10 Anos de Louvor e AdoraçãoAline Barros & Cia - 2005 – MK Music

Caminho de Milagres - 2007 – MK MusicAline Barros & Cia 2 - 2008 – MK Music

Refréscate - 2008 – Integrity MusicO Melhor da Música Gospel

Consagração - 2008 – Som LivreDeus do Impossível - 2009 – Som Livre

Som Gospel - 2009 – MK MusicExtraordinário Amor de Deus

Espaço Evangélico l Biografia

A biografia deAline Barros

Discografia

Page 29: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Novembro 2012 l 29

Festa dasNaçõesIgreja Videira

Espaço Evangélico l Fotos

Page 30: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Espaço Evangélico l Artigo

O filme corajoso teve um impacto incrível em homens nos Estados Unidos. Muitos homens foram movidos para levar suas famílias de volta para Cristo quando eles assistiram a história de um policial que se compromete com Jesus que vai ser um pai melhor após a morte repentina de sua filha.

“CORAJOSOS”Filme evangélico de grande sucesso nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Dicas

30 l Konexão - Edição Novembro 2012

Parece um tanto estranho, nos dias atuais, fazermos tal pergunta, mormente nesta hora, quando em todo o orbe terráqueo grassa o conhecimento da ciência e sabedoria humanas: Entretanto, falta às pessoas, cria-das à imagem e semelhança de Deus, o co nhecimento

do Criador e do plano divino para o homem.

A humanidade perdeu o conhecimento de Deus (Rm 2.21-23) e, por essa razão, não sabe o que é pecado. Teologicamente, o pecado se define de várias maneiras: errar o alvo, o ca minho; ser achado em falta; contrair dívida perante Deus, Mt 6.12.Ele traz desordem moral, sendo uma transgressão à lei de Deus, I Co 3.4. Todo pecado é uma ofensa ao Se nhor. Ele ama o pecador, porém condena o pecado.

O primeiro pecador foi Lúcifer que trans grediu as leis divinas e transformou-se no pai da mentira, Jo 8.44. Com sua grande astúcia ele conseguiu enganar nossos primitivos pais, Gn 3.1-6. O pecado praticado por Adão e sua mulher no princípio, passou às gerações pos teriores e, em nossos dias, este germe malig no multiplica-se assustadoramente, Mt 24.12.

A ciência humana não conseguiu nem jamais conseguirá uma solução para combater tamanho mal, porém a ciência divina conse guiu, aleluia!

O pecado, com justiça, foi punido na cruz, quando o Filho de Deus ofereceu sua preciosa vida para resgatar nossas almas prisioneiras do erro, por nossa própria vontade e ação. Naquela hora Jesus verteu seu imacu lado sangue para nos remir de todo o pecado, I Jo 1.7. Glória ao santo e eterno nome de Jesus.

O mundo atravessa crise moral e muitos lares estão sem estrutura, disciplina e orienta ção espiritual. Corações aflitos e angustiados, vidas oprimidas e enfermas traçam o perfil de uma sociedade cada vez mais desagregada. E as causas são o pecado da desobediência, a falta de fé, a incerteza e a insegurança. No en tanto, o sangue de Cristo remove toda essa terrível mazela, libertando o homem das opressões e conturbações, a ensejar um novo cântico: o cântico da salvação.

Quatro decisões são necessárias para a ob tenção dessa graça inefável: reconhecer-se pe cador, arrepender-se dos pecados, confessá- los a Deus e crer no poder do sacrifício de Cris to na Cruz do Calvário. Assim procedendo, o homem terá um novo coração, raiando-lhe um novo dia com Cristo Jesus, cheio de graça e de vida abundante, mediante a operação do Espírito Santo.

Pense nisso, meu caro amigo. Dê, hoje, agora mesmo, á resposta a Jesus Cristo, abraçando-O e aceitando-O como seu único Redentor, a fim de que seus erros sejam per doados, haja alegria em seu interior, saúde para o seu corpo e paz para a sua alma.

Decisõesque trazemVIDA!

Parece um tanto estranho, nos dias atuais, fazermos tal pergunta, mormente nesta hora, quando em todo o orbe terráqueo grassa o conhecimento da ciência e sabedoria humanas: Entretanto, falta às pessoas, cria-das à imagem e semelhança de Deus, o co nhecimento

do Criador e do plano divino para o homem.

A humanidade perdeu o conhecimento de Deus (Rm 2.21-23) e, por essa razão, não sabe o que é pecado. Teologicamente, o pecado se define de várias maneiras: errar o alvo, o ca minho; ser achado em falta; contrair dívida perante Deus, Mt 6.12.Ele traz desordem moral, sendo uma transgressão à lei de Deus, I Co 3.4. Todo pecado é uma ofensa ao Se nhor. Ele ama o pecador, porém condena o pecado.

O primeiro pecador foi Lúcifer que trans grediu as leis divinas e transformou-se no pai da mentira, Jo 8.44. Com sua grande astúcia ele conseguiu enganar nossos primitivos pais, Gn 3.1-6. O pecado praticado por Adão e sua mulher no princípio, passou às gerações pos teriores e, em nossos dias, este germe malig no multiplica-se assustadoramente, Mt 24.12.

A ciência humana não conseguiu nem jamais conseguirá uma solução para combater tamanho mal, porém a ciência divina conse guiu, aleluia!

O pecado, com justiça, foi punido na cruz, quando o Filho de Deus ofereceu sua preciosa vida para resgatar nossas almas prisioneiras do erro, por nossa própria vontade e ação. Naquela hora Jesus verteu seu imacu lado sangue para nos remir de todo o pecado, I Jo 1.7. Glória ao santo e eterno nome de Jesus.

O mundo atravessa crise moral e muitos lares estão sem estrutura, disciplina e orienta ção espiritual. Corações aflitos e angustiados, vidas oprimidas e enfermas traçam o perfil de uma sociedade cada vez mais desagregada. E as causas são o pecado da desobediência, a falta de fé, a incerteza e a insegurança. No en tanto, o sangue de Cristo remove toda essa terrível mazela, libertando o homem das opressões e conturbações, a ensejar um novo cântico: o cântico da salvação.

Quatro decisões são necessárias para a ob tenção dessa graça inefável: reconhecer-se pe cador, arrepender-se dos pecados, confessá- los a Deus e crer no poder do sacrifício de Cris to na Cruz do Calvário. Assim procedendo, o homem terá um novo coração, raiando-lhe um novo dia com Cristo Jesus, cheio de graça e de vida abundante, mediante a operação do Espírito Santo.

Pense nisso, meu caro amigo. Dê, hoje, agora mesmo, á resposta a Jesus Cristo, abraçando-O e aceitando-O como seu único Redentor, a fim de que seus erros sejam per doados, haja alegria em seu interior, saúde para o seu corpo e paz para a sua alma.

Page 31: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 32: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

28 l Konexão - Edição Outubro 2012

Este espaçopode ser seu!

Anuncie naRevista Konexão

Paulo Santana: 0492 100301 - 0472 102064Beatriz Batista (Atendimento em Francês)

0493 286885 - 0478 015061

Page 33: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Julho 2012 l 25

Page 34: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

34 l Konexão - Edição Novembro 2012

Tradicionalmente marcado por homenagens nostálgicas, o Dia de Finados foi celebrado com uma animada festa no novo templo do padre Marcelo Rossi, o Santuário Mãe de Deus, nesta sexta-feira (2).“Um dia, que era um dia morto, foi transformado”,

afirmou o padre. Há 13 anos, o sacerdote realiza megaeventos no dia 2 de novembro, pregando que a data não deve ser marcada por sofrimento.Com 50 mil fiéis, padre Marcelo inaugura novo templo em São PauloPadre Marcelo diz estar ‘em falta’ com Haddad, que não vai à aberturaO governador Geraldo Alckmin, em seu discurso durante a missa, também filosofou sobre a data. “Hoje é um dia de saudade, mas não é de tristeza, porque estamos na casa da mãe”, disse fazendo alusão tanto ao santuário quanto ao tema da missa inaugural.Os espectadores já cantavam com entusiasmo uma hora antes da missa. Nas apresentações musicais do padre era difícil ver alguém que não o acompanhava. O público vibrou quando Agnaldo Rayol e Alexandre Pires foram convidados a assumir o microfone no altar. Eles interpretaram “Ave Maria” e “Senhor, eu sei que tu me sondas”, respectivamente.A aposentada Maria de Fatima da Silva Lima, 41, tinha outros motivos para celebração. Ela é voluntária do Instituto das Pessoas com Deficiência da Anhanguera, que cuida de crianças e adolescentes com deficiência física. Muitas das crianças do instituto estavam presentes na primeira fila, inclusive sua filha. Ela cantou e chorou durante boa parte da missa.No entanto, Maria de Fátima não deixou de fazer uma crítica ao evento. “Falta de organização e acessibilidade, que é um direito por lei. Para que eles estivessem aqui, nós tivemos que fazer um pouco de barulho”, afirmou.Já Valdilene Silva de Souza, 44, veio em uma caravana e terminou

na área VIP. Por sorte, conseguiu um convite na porta do templo para poder assistir à missa em um local privilegiado. “O que mais me emocionou foi ver de perto o Marcelo Rossi e o Alexandre Pires”, tietou.

ORGANiZAÇÃOQuem não garantiu lugar logo cedo, improvisou levando sua própria cadeira.Um expectador que demonstrou grande alegria em participar do evento foi José Carlos Alves. Técnico em eletrônica, ele trabalha como voluntário vendendo lanches nas missas há 8 anos. “Não consegui dormir de tanta ansiedade”, comentou ele, que começou a trabalhar às 2h.Nos principais momentos da missa, a multidão balançava lenços brancos efusivamente. Para os desprevenidos, existiam voluntários da igreja vendendo paninhos a R$ 5, mesmo durante a celebração.

Dia de Finados é transformado em festa em templo de padre Marcelo

Espaço Católico l O maior templo católico do Brasil

Page 35: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 36: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Pesquisa observou que parte dos Blackberrys possui composto químico que provoca alergias na pele. Substância não está presente no produto da Apple.

Um estudo apresentado nesta sexta-feira no encontro anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACCAI, sigla em inglês), na Califórnia, Estados Unidos, mostrou que as diferenças entre o iPhone e o Blackberry vão além das tecnológicas. Segundo a pesquisa, o Blackberry e outros modelos mais simples de celular contêm substâncias químicas que podem desencadear reações alérgicas na pele. Esses compostos, por outro lado, não estão presentes no produto da Apple.

A pesquisa, desenvolvida por membros do próprio ACCAI, analisou a composição dos smartphones mais populares no mercado americano e observaram se os produtos continham cobalto ou níquel. Essas duas substâncias, presentes em produtos como bijuterias, lâminas de barbear, armações de óculos, maquiagem e esmaltes, podem provocar reações alérgicas na pele, causando vermelhidão, inchaço, coceira, bolhas e lesões cutâneas. Segundo os pesquisadores, a alergia a níquel é uma das reações mais comuns do tipo, atingindo 17% das mulheres e 3% dos homens.De acordo com Tania Mucci, médica alergista e uma das autoras do estudo, um

terço de todos os Blackberrys analisados continha níquel. Entre os smartphones mais simples, 91% continham níquel e 52%, cobalto. Nenhuma dessas duas substâncias foi encontrada nos iPhones. “Pacientes com alergia a níquel e cobalto devem considerar o uso de iPhones para reduzir a chance de ter uma reação alérgica. Por outro lado, os usuários de BlackBerry que costumam apresentar alergias na pele devem evitar conversas prolongadas ou mexer por muito tempo no telefone se começarem a perceber as reações”, diz Luz Fonacier, outro autor da pesquisa.

Blackberry pode ser pior para a saúde do que iPhone

36 l Konexão - Edição Novembro 2012

Tecnologia l Blackberry

Page 37: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Agosto 2012 l 31

Social l Fotos

Page 38: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

38 l Konexão - Edição Novembro 2012

Social l Fotos

Social

Page 39: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

SocialKonexão - Edição Novembro 2012 l 39

Dia 11 de novembro foi comemorado no café Merode, o aniversário da simpática Rosamary Pinheiro, uma

pessoa muito querida em Bruxelas pelos brasileiros e principalmente pelos europeus.A festa estava ótima, perdeu quem não foi!Vinda de uma família Pinheiro, tradicional em Cuiabá, Rosamary está na europa há 4 anos e meio.

Aniversário Rosamary Pinheiro

Page 40: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

40 l Konexão - Edição Novembro 2012

Social l Fotos

SocialEventos na EuropaFotógrafo Fernando Vieira Soares

Email: [email protected]/eventosnaeuropaTél: 0499 934386

Page 41: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

SocialKonexão - Edição Novembro 2012 l 41

NoiteHalloween

Page 42: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Esporte l Entrevista

42 l Konexão - Edição Novembro 2012

O Fluminense é campeão brasileiro pela quarta vez. Com uma campanha irretocável, a equipe carioca assegurou a conquista do título nacional neste domingo, com três rodadas de antecipação, ao vencer, fora de casa, o Palmeiras: 3 a 2, com gols

de Fred (duas vezes) e Maurício Ramos, que fez contra. Barcos e Patrick Vieira marcaram para os paulistas (no vídeo abaixo, todos os gols). O gol decisivo veio só aos 42 minutos do segundo tempo - o Flu tinha marcado 2 a 0, mas o Palmeiras havia empatado. O autor do terceiro gol não poderia ter sido outro: o artilheiro Fred foi, mais uma vez, o grande protagonista. Beneficiado pelo empate do Atlético-MG, segundo colocado na tabela, com o Vasco, no Rio de Janeiro, o Fluminense fez a festa no estádio Prudentão, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O resultado também praticamente selou o rebaixamento do Palmeiras, que agora tem apenas pequenas chances matemáticas de se livrar da queda. O título do Flu foi acompanhado ao vivo por apenas 8.461 torcedores pagantes.Ao conquistar a taça neste domingo, o Flu aumenta sua galeria de conquistas - já tinha sido campeão nacional em 1970, 1984 e 2010. A pontuação da equipe até aqui é uma das melhores já registradas no torneio, o que mostra que a taça está em ótimas mãos - apesar das queixas dos adversários sobre várias partidas em que a equipe carioca foi beneficiada por erros da arbitragem, o clube das Laranjeiras foi claramente o melhor da competição. O título nacional é o triunfo das defesas seguras de Diego Cavalieri, da garra dos zagueiros Leandro Euzébio e Gum, do fôlego dos laterais Bruno e Carlinhos, da aplicação dos volantes Edinho e Jean. É também a consagração da inteligência tática de Deco, da versatilidade de Thiago Neves, da velocidade de Rafael Sobis e Wellington Nem e, claro, dos gols - muitos deles, de todas as formas possíveis - do artilheiro Fred. O próximo desafio, todos já conhecem: a conquista da Copa Libertadores no ano que vem. Depois de deixar a taça escapar numa decisão em pleno Maracanã, contra a LDU do Equador, o Fluminense já avisou - através do seu presidente, Peter Siemsen - que o torneio continental é o grande objetivo da equipe daqui em diante.Reviravoltas e festa - O jogo decisivo foi eletrizante. Sob forte calor, o duelo começou com o Palmeiras tomando a iniciativa, com maior posse de bola. O Fluminense, porém, conseguia as chances mais claras de gol. Numa delas, no último lance do primeiro tempo, Fred aproveitou o rebote do goleiro Bruno depois de um chute de Wellington Nem e empurrou para as redes, abrindo o placar. Já na etapa final, Fred participou diretamente do segundo gol - o camisa 9 cruzou e viu Maurício Ramos mandar para as próprias redes,

marcando contra. Numa situação desesperadora, o Palmeiras mostrou uma força surpreendente e foi buscar o empate. Barcos e Patrick Vieira igualaram a contagem - o primeiro, aos 16 minutos, aconteceu depois de cobrança de escanteio, e o segundo, três minutos depois, de cabeça, após falta cobrada por Correa. Maikon Leite ainda teve a chance de virar, mas não conseguiu - esbarrou numa defesa espetacular de Diego Cavalieri. O Fluminense sentiu o mau momento e ficou pressionado. Os dois times reclamaram de pênaltis não marcados pela arbitragem. Aos 42 minutos, porém, tudo foi decidido: Fred recebeu sozinho, no meio da área, e arrematou com enorme categoria, matando o goleiro Bruno e confirmando o título antecipado.No apito final do juiz, os jogadores não comemoraram, pois ainda não sabiam que a partida entre Vasco e Atlético-MG estava encerrada (só uma vitória do time mineiro impediria o título se o Flu vencesse). Avisados pelos repórteres de campo sobre o resultado final de São Januário, começaram a festa. Enquanto isso, os atletas palmeirenses mostravam extremo abatimento. O clube paulista só escapa de ser rebaixado nesta rodada por causa de resultados favoráveis (a Portuguesa, ainda ameaçada, perdeu no sábado). Com apenas 33 pontos, o Palmeiras está na antepenúltima colocação, e segue torcendo contra Sport, Bahia e Portuguesa para tentar uma salvação quase milagrosa. A equipe paulista volta a campo no domingo, quando enfrentará o Flamengo, às 17 horas (de Brasília), em Volta Redonda. Já o Fluminense cumprirá tabela com o Cruzeiro, no mesmo dia, no Engenhão, num jogo que deverá servir para a torcida comemorar o título diante dos jogadores. A equipe de Abel Braga soma 76 pontos, dez a mais que o Grêmio, que tirou o segundo lugar do Atlético. Com 22 vitórias, o Flu acumula um aproveitamento de nada menos que 72,4% dos pontos, com 59 gols marcados e 28 sofridos. A equipe perdeu apenas três partidas no campeonato inteiro.

Vitória contra o Palmeiras fora de casa e tropeço do vice Atlético selam o fim do campeonato a três rodadas do fim.

Fluminense, campeão brasileiro: tetra garantido com folga

Page 43: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Agosto 2012 l 37

Page 44: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Palmeiras rebaixado

Tabela do Campeonato Brasileiro 2012 Confira a classificação do seu time

44 l Konexão - Edição Novembro 2012

Dez anos e um dia depois do episódio mais triste da quase centenária história, o Palmeiras é mais uma vez rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O empate amargo por 1 a 1 cedido ao Flamengo aos 44min do segundo tempo em Volta Redonda, aliado à vitória do Bahia contra a Ponte Preta e ao empate da Portuguesa diante do Grêmio, faz com que seja impossível o time se safar nas duas rodadas finais. Às 21h20, os palmeirenses tiveram a certeza do pior.A desgraça palmeirense, no entanto, é anunciada há muito tempo, talvez mascarada por um Brasileiro que começou em marcha lenta: ainda no fim do primeiro semestre, o foco era a Copa do Brasil. O título veio, e com ele a tão sonhada volta à Copa Libertadores da América. O deslumbramento causado foi apontado por diversas pessoas ligadas ao clube como causa do problema de rendimento.O time que quebrou o jejum de títulos nacionais batendo o Coritiba neste domingo completou a 28ª rodada entre 36

disputadas ocupando a zona de rebaixamento. Deu indícios de que ia reagir quando venceu o Náutico por 3 a 0, na 11ª rodada, ou quando fez 3 a 1 no ainda ameaçado Sport, já em setembro, na 22ª jornada no Brasileiro. Dias depois, o técnico ídolo Luiz Felipe Scolari foi demitido.A chegada de Gilson Kleina e as vitórias sobre Figueirense e Ponte Preta deram ânimo aos torcedores, mas o time saiu do clássico contra o São Paulo, com derrota por 3 a 0 no Morumbi, demolido mais uma vez, e dali para frente o Palmeiras não conseguiu mais aliviar a crise. Os clássicos estaduais, aliás, machucaram o torcedor: o time perdeu cinco, incluindo os dois para o arquirrival Corinthians, e empatou dois, contra Portuguesa e São Paulo.Resta ainda um clássico: contra o Santos, na última rodada. A partida poderia ser decisiva, mas o Palmeiras já entrará em campo rebaixado. Nos jogos em que não poderia tropeçar, o time deixou o gramado devendo, o principal deles contra o Coritiba, que na reta final se firmou como principal rival contra a degola. Em Araraquara, com apoio da torcida, acabou derrotado por 1 a 0.Há dez anos, o Palmeiras foi rebaixado à Série B com o zagueiro Alexandre como vilão e a gestão de Mustafá Contursi extremamente criticada. Em 2012, poucos meses depois de um de seus maiores títulos, não se sabe quem culpar: o presidente Arnaldo Tirone diz que é responsável, mas exalta que não deixou de trabalhar. O time tem até um destaque: Barcos, que prometeu 27 gols no ano e contribuiu ativamente, inclusive nos momentos mais difíceis.Jogadores foram ameaçados e, a cada momento agudo de crise, a fachada do Palestra Itália apareceu pixada com mensagens negativas - na última delas, a loja oficial foi alvo de incêndio. Não adiantou. Em diversos momentos, o apoio das arquibancadas foi quase que incondicional. Também não adiantou. Jogadores falharam, outros perderam gols e o goleiro Bruno teve “azar” em lances com desvio. Nada foi capaz de mudar o destino do Palmeiras.Só há uma certeza no clube depois deste domingo: em 2013, além da Copa Libertadores, o Palmeiras vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro.

Page 45: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Julho 2012 l 39

CORAGEM, FORÇA, DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA, ESSAS SÃO AS PRINCIPAIS BASES DO KARATê E SÃO AS ARMAS QUE TODOS NÓS PRECISAMOS PARA VENCER NA VIDA, PRINCIPALMENTE EM OUTRO PAÍS. MAIS SERÁ QUE TODOS AS POSSUÍMOS, E SERÁ QUE SABEMOS USA-LAS?O PROFESSOR E MESTRE DO KARATê WAGnALdo CASTro ALVES RESIDINDO NA BÉLGICA hÁ ANOS E FORMANDO ALUNOS NO PRINCÍPIO DO KARATê DESDE DE SUA JUVENTUDE E ADOLESCêNCIA, AGORA CONTA COM NOVO ENDEREÇO NA ACADEMIA ThE POOLS. COM MAIS DE TRINTA ALUNOS E ESPERA PODER CONTAR COM SUA PRESENÇA TAMBÉM.PORQUE VOCê NASCEU DOTADO DE TODAS AS ARMAS QUE PRECISA PRA VENCER NA VIDA MAS MAIS IMPORTANTE QUE POSSUI-LAS, É SABER USá-LAS.FAZENDO UM CURSO DE KARATê É MAIS QUE TREINAR CORPO E MENTE, É FORMAR ALUNOS PARA A VIDA.SEMPRE COM A FINALIDADE DE MOLDAR O CARÁCTER DE SEU PRATICANTE, O KARATê, SERVE NÃO SÓ COMO DEFESA PESSOAL COMO TAMBÉM COMO ARTE MARCIAL QUE VISA O FORTALECIMENTO DA MENTE. KARATê, MAIS QUE TREINANDO ATLETAS, AJUDANDO A FORMAR CIDADÃOS. MESTRE WAGNALDO, UM PROFESSOR DEDICADO E COM AS CREDENCIAIS E EXPERIêNCIAS NECESSÁRIAS PARA ARTE E DISCIPLINA DO KARATê.

ruE dES GLAndS nuMEro 70 ForEST 11 90 (quASE qo LAdo do CAFé doCE PiMEnTA)TELEFONE : 0493974173 - hORÁRIOS DAS AULAS: TERÇAS E QUINTAS àS 19:30hSE-MAIL E FACEBOOK.: [email protected]

Page 46: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

46 l Konexão - Edição Novembro 2012

Godinho Lopes: “Precisamos é de pontos”Reforços? Confirmo apenas que o Sporting precisa de pontos, e jogo após jogo temos de ganhar os três pontos.” Foi desta forma que Godinho Lopes reagiu, quando questionado sobre uma eventual ida ao mercado, em Janeiro, para contratar um defesa central e um ponta-de-lança.No 32º jantar-convívio Rugidos de Leão, na Batalha, o presidente leonino mostrou-se muito satisfeito com a presença e o apoio de cerca de 1500 sportinguistas.“É uma revelação da união dos adeptos com o clube e deve ser o único sítio onde não se diz mal do Sporting”, sublinhou, para depois abordar a actual situação económica do clube.“O Sporting é cumpridor. A situação é calma e estável, o clube continua a cumprir, a satisfazer as regras de fair-play financeiro e participar nas provas da UEFA”, frisou.Confrontado com o alegado assédio do Atl. Madrid a Rui Patrício foi evasivo. “Espero que esteja de boa saúde para defender a baliza em Basileia [quinta--feira]”, disse, antes de sair em defesa do médio russo Izmailov, que tem sido criticado por alegada falta de empenho.“Tenho conhecimento que o Marat Izmailov é profissional, é um activo e pensa defender os interesses do clube”, vincou.A festa ficou ainda marcada por um telefonema surpresa de Cristiano Ronaldo, muito aplaudido pelos presentes.“Para mim é um orgulho estar a falar com esta malta. Tenho muito orgulho no clube, onde sou sempre bem recebido”, começou por dizer o jogador do Real Madrid, que deixou uma mensagem de incentivo: “Espero que as nossas cores e escola voltem a ser o que era no meu tempo e que a equipa regresse aos bons resultados. O plantel do Sporting é bom, é preciso ter fé e esperança.”

“Não vou promover nenhuma revolução” Não vou promover nenhuma revolução. Isso colocaria em causa o trabalho dos meus antecessores. Manterei 80 ou 90 por cento. O que mudar será pouco a pouco, em função da condição dos jogadores”, afirmou ontem Franky Vercauteren, na antevisão do jogo do Sporting com o V. Setúbal no Estádio do Bonfim.“Os outros treinadores deixaram um trabalho feito. O Oceano fez

um bom trabalho. Vamos incutindo algumas mudanças. Algumas já neste jogo, outras com o Genk, outras com o Sp. Braga. Mas revolução não”, frisou o novo técnico leonino, desvalorizando uma possível mudança táctica: “Isso não é importante. O que conta é a dinâmica, se é boa ou não. Eu gosto de mudar, de vez em quando. Mas não mudo por mudar, só para melhorar o desempenho.”Em relação ao estado de espírito do grupo, Vercauteren disse ter encontrado uma equipa “aberta e disponível”, que “precisa de um empurrãozinho que só as vitórias dão”. Questionado sobre se é imperativo ganhar já hoje, frente ao V. Setúbal, defendeu que o importante é saber o que fazer em campo.“Não gosto de pensar em ganhar, mas sim de pensar naquilo que é preciso fazer para ganhar. Não podemos esquecer o caminho. O resultado é o reflexo de um caminho bem escolhido. Queremos ganhar, mas o importante é fazer o necessário para isso. Se eles jogarem bem, o resultado aparecerá. A não ser que o adversário tenha um desempenho ainda melhor”, vincou.

DEMOL É OPÇÃO PARA ADJUNTO Franky Vercauteren confirmou ontem que Stéphane Demol, antigo jogador do FC Porto e do Sporting de Braga, é uma das possibilidades para reforçar a nova equipa técnica do Sporting.“Há três ou quatro possibilidades. Será algo para decidir após o próximo jogo, que é o mais importante agora. Será escolhido em função de um perfil que está definido e de acordo com o staff já existente no Sporting. O Demol foi um nome pensado, mas nada está decidido. Talvez possa adiantar algo após o jogo”, explicou o técnico belga.Demol, de 46 anos, já foi treinador-adjunto do Standard de Liège e da selecção belga e técnico principal de Ethnikos e Pas Giannina, da Grécia, e do Aris Limassol, do Chipre. Orientou ainda o Charleroi, e o último clube por onde passou foi o FC Brussels, da segunda divisão da Bélgica.

Sporting acusa Benfica de ter o maior passivo que já existiu no desporto português O Sporting acusou hoje Luís Filipe Vieira de ter “multiplicado o passivo do clube [Benfica] em mais de vinte” na sua gestão, referindo que “não recebe lições” do presidente dos “encarnados”.“O passivo do Benfica é o maior que jamais existiu no desporto português. Esse recorde já ninguém tira ao atual senhor presidente do Sport Lisboa e Benfica, que conseguiu na sua gestão multiplicar por mais de vinte esse passivo, fazendo com que se encontre numa situação de falência técnica”, refere o comunicado divulgado, esta segunda-feira, pelo clube “leonino”.O presidente do Benfica afirmou na sexta-feira, em Almada, que queria dar os parabéns a clubes que apresentando “prejuízos milionários em anos consecutivos conseguem resistir a vender jogadores”, referindo que se se tratava de uma “ilusão” e que esses clubes “quando acordassem podia ser tarde demais”, sem nunca se referir ao nome do Sporting.O Sporting entendeu que as críticas de Luís Filipe Vieira foram dirigidas ao clube, garantindo que “não aceita lições” do presidente do clube rival.“Apesar da sua antiga qualidade de associado do Sporting, os assuntos do Sporting Clube de Portugal são tratados no interior do Sporting Clube de Portugal e dizem apenas respeito aos legítimos associados do clube. O Sporting e os sportinguistas não recebem lições do presidente do Benfica”, defende.O comunicado acrescenta que Luís Filipe Vieira tem vindo a “recitar textos que lhe foram postos à frente por um qualquer arcanjo de serviço” e acusa o presidente do Benfica de “atirar areia para os olhos para distrair os mais incautos”.

Esporte l Portugal

Page 47: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Aberto todos os diasà partir das 6hsServimos almoçoself-servicetodos os dias à

De Sexta a Domingomúsica ao vivoSexta: Paulo RossiSábado e Domingo:Açaí com Mel

Rodízio de CarneSábado e Domingo

Tel: 0476 641433 0493 839695

Boulevard du Midi 1301000 Bruxelas

10€

Page 48: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Esporte l Portugal

Cardozo quer ganhar 1,5 milhões por anoO salário que Óscar Cardozo exige ao Benfica para renovar contrato está a emperrar as negociações entre as partes. Segundo apurou o Correio Sport, o avançado, de 29 anos, exige 1,5 milhões de euros – actualmente ganha uma verba na ordem do milhão de euros por temporada –, mas as águias ainda não chegaram a esses números.Fonte oficial do clube da Luz, no entanto, assegurou ao Correio Sport que as “negociações estão muito bem encaminhadas” e que o novo vínculo do futebolista “até deverá ser assinado antes da reabertura do mercado, em Janeiro”.Além do ordenado, Cardozo pretende que o novo contrato seja por mais três ou quatro anos, enquanto os encarnados não parecem dispostos a passar dos dois.Apesar das diferenças, o Correio Sport sabe que as partes estão dispostas a chegar a acordo. Além disso, Jorge Jesus já terá dito a Luís Filipe Vieira para tentar segurar o número 7. Antes do jogo com o Rio Ave (1-0), o técnico chegou a dizer que ficará satisfeito com a renovação de um jogador “diferente”, que, vincou, “não precisa de tocar muitas vezes na bola para fazer golos”.O Correio Sport sabe, também, que, nos últimos dias, o empresário do avançado, Pedro Aldave, foi contactado por emissários de vários clubes. O mais insistente tem sido a Fiorentina.Cardozo, que tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, chegou ao Benfica no Verão de 2007. Já efectuou 225 jogos pelos encarnados em todas as competições e marcou 137 golos.

Jesus garante que eleições “não mexem” com equipa do BenficaJorge Jesus garantiu que a atual campanha eleitoral no Benfica “não mexe com jogadores nem com treinadores”. “Sei pela minha experiência que isso não acontece”.Para este encontro, o treinador assume que não pode contar com

os futebolistas sul-americanos convocados para as seleções e deixa dúvidas sobre Matic e Rodrigo. “Ainda não sabemos quando chegam”. Relativamente a Cardozo, que tem estado ausente por lesão, assegurou o seu regresso. “Ainda faltam dois treinos, mas, se nada acontecer, vai jogar”.O objetivo da equipa passa, mais uma vez, por tentar conquistar o troféu. “Na Taça, nem sempre os melhores vencem. Os mais pequenos têm sempre a esperança de consegui-lo. E, para mim, é sempre uma ambição, pois ainda não a ganhei a prova”, disse. Admite que o Benfica “tem mais valor do que o Freamunde” mas a prova terá de ser feita no campo.Na terça-feira, a águia defronta o Spartak de Moscovo. Jesus salienta que “há uma adrenalina muito forte nos jogos da Champions”. “Depois há uma descompressão enorme. Temos de saber viver com isso”.Finalmente, abordou ainda o empate da seleção nacional frente à Irlanda do Norte. “Nada está perdido. Estes resultados surpresa não acontecem só a Portugal. Também vão acontecer à Rússia”

«Pensava que Luisão fosse ter mais dificuldades» - Jorge JesusO salário que Óscar Cardozo exige ao Benfica para renovar contrato está a emperrar as negociações entre as partes. Segundo apurou o Correio Sport, o avançado, de 29 anos, exige 1,5 milhões de euros – actualmente ganha uma verba na ordem do milhão de euros por temporada –, mas as águias ainda não chegaram a esses números.Fonte oficial do clube da Luz, no entanto, assegurou ao Correio Sport que as “negociações estão muito bem encaminhadas” e que o novo vínculo do futebolista “até deverá ser assinado antes da reabertura do mercado, em Janeiro”.Além do ordenado, Cardozo pretende que o novo contrato seja por mais três ou quatro anos, enquanto os encarnados não parecem dispostos a passar dos dois.

48 l Konexão - Edição Novembro 2012

Page 49: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Neste ultimo mes foi comemorado o aniversario de 1 ano da mercearia Sol de Belém.Com decoraçao de baloes, e no clima de Haloween,varios clientes vieram prestigiar o evento.

A mercearia, situada na chaussée d’Alsemberg, oferece produtos portugueses e brasileiros para a nossa comunidade.Venham conferir!

Page 50: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Esporte l Portugal

50 l Konexão - Edição Novembro 2012

Esporte l Portugal

Helton esperava ser mais valorizado no FC PortoO guarda-redes brasileiro lembra que tem uma carreira estável mas abre a porta a «conversas» para deixar o FC Porto e admite terminar a carreira no Vasco da Gama, clube onde fez grande parte da formação e que deixou em 2002 para rumar ao UD Leiria.«Hoje vivo momento estável e tranquilo mas não vejo problemas [em conversar sobre a saída para o Vasco da Gama] porque o diretor e o presidente [do FC Porto] são pessoas tranquilas para conversar, isto se houver interesse de ambas as partes. Existem guarda-redes no plantel que fazem o mesmo trabalho que eu e podem ocupar o meu lugar, não tenho qualquer dúvida», disse o jogador de 34 anos em declarações ao Panorama Esportivo, da Rádio Globo do Brasil.Apesar da carreira de sucesso que construiu no Dragão, Helton reconhece que não se sente suficientemente valorizado: «Gosto de cumprir os contratos até ao fim e estou contente com o que tenho vindo a fazer embora, muitas das vezes, devia ter um valor diferente mediante aquilo que faço. Já não sou uma criança, tenho uma carreira, existe essa dedicação e procuro essa valorização. Acredito muito no meu trabalho e, quer seja no FC Porto, ou no Vasco da Gama, vou procurar dar o meu melhor.»

Emprestados custam 1,8 M €Os jogadores que o FC Porto teve emprestados durante a temporada de 2011/12 representaram um custo de 1,8 milhões de euros em salários para a SAD dos dragões. A informação consta do relatório e contas, enviado à CMVM, que adianta que “os custos líquidos salariais com jogadores emprestados a outros clubes ascenderam a, aproximadamente, 1,8 milhões de euros”, um valor que significa uma subida de 100 mil euros face à época 2010/11.Entre estes atletas, estão Atsu e Kelvin (que jogaram por empréstimo no Rio Ave), Castro (Sp. Gijón, Espanha), Abdoulaye (Académica) e Miguel Lopes (Sp. Braga), que nesta época integram o plantel principal.No total, em 2011/12, a SAD registou custos com pessoal de 49,6 milhões de euros, sendo que, deste valor, 38,9 milhões

destinaram-se a pagar as remunerações de jogadores, treinadores e médicos. Uma subida superior a 3,5 milhões de euros em relação aos gastos registados em 2010/11. Os custos com remunerações poderão cair nesta época devido aos vários atletas que rescindiram contrato (ver Pormenores) e à venda de Hulk, o jogador mais bem pago em 2011/12 no plantel dos dragões.

Assim, e de acordo com a SAD, os custos salariais ascenderam a 69% do total dos proveitos operacionais (sem venda de jogadores), a apenas um ponto percentual dos 70% recomendados pela UEFA.

Dragões são os únicos ainda invictos na EuropaO FC Porto é agora a única equipa que continua invicta entre todos as participantes nas competições europeias, somando 11 vitórias e três empates em 14 jogos oficiais.Se tivermos em conta apenas os respetivos campeonatos há mais equipas que ainda não foram derrotadas, mas os dragões só ombreavam com o Shakhtar Donetsk o estatuto de invencíveis entre as equipas que estão nas competições europeias.No entanto, o atual campeão ucraniano foi derrotado na última noite pelo Chelsea em Stamford Bridge, com um golo já nos descontos de Moses (2-3). O Barcelona também foi derrotado na noite passada, fechando grande ciclo vitorioso no campeonato e na Champions, mas já tinha sido derrotado na Supertaça de Espanha diante do Real Madrid.Schalke, Málaga, Dortmund e Man. United também ainda não perderam na fase de grupos da Liga dos Campeões, assim como sucede com At. Madrid, Fenerbahce, Steaua, Dnipro, Newcastle, Genk, Inter, Rubin Kazan, Lyon, Lazio, Leverkusen, Metalist Kharkiv e Hannover na fase de grupos da Liga Europa, mas nas competições internas já contam pelo menos com uma derrota.

Page 51: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 52: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

52 l Konexão - Edição Novembro 2012

Esporte l Trabalhista @19/ 11/ 12 user s. skynet . be/ FTF/ f iles/ div1. ht m

1/ 1user s. skynet . be/ FTF/ f iles/ div1. ht m

Réalisé par AmiFoot - ©

Equipes Pts J G N P F BP BC

1 PORTO 2 2 9 7 1 1 0 29 10

2 BAYRAMPASA 2 0 9 6 2 1 0 27 11

3 BELENENSES 1 9 9 6 1 2 0 29 13

4 LA LOUVE 1 6 9 5 1 3 0 30 19

5 AKSEHIR 1 4 9 4 2 3 1 28 24

6 VILA REAL 1 4 9 4 2 3 0 16 16

7 SONATRACH 1 3 9 4 1 4 0 16 19

8 MATKOPEN MG 1 2 9 4 0 5 1 25 27

9 FCAB 1 1 9 2 5 2 0 18 19

10 CAD IXELLES 7 9 2 1 6 0 8 26

11 ALMA BENFICA 3 9 1 0 8 0 10 23

12 BEIRA ALTA 2 9 0 2 7 0 10 39

TABELA DOCAMPEONATOTRABALHISTA

CAM

PEON

ATO

TRAB

ALHI

STA

Apoio:Promoção para todos os atletas da liga amadora nos envios para o Brasil

Page 53: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Konexão - Edição Novembro 2012 l 53

Loja de envios de dinheiro-MunditransfersRue Dethy,12 Saint-Gilles 1060 BruxelasTel:02.539.32.00

Empresa de Limpeza-Easy To Do0800.82.144-Lima CleanTel: 0485.639.350

Lanchonete-Girassol 2Boulevard du Midi,130 1000 BruxelasTel:0476.64.14.33 / 0493.83.96.95-Arco-IrisTel :0486.37.16.70Rue Vanderkindere 156 Uccle

Açougue-Açougue CostelinhaRue de Belgrade,77 1190 Saint-GillesTel :02.534.34.35-Casa de carnes MineirinhoBoulevard du Midi,101 1000 BruxelasTel:02.325.96.88/0472.79.61.26-Açougue PopularChaussée d’Alsemberg 341060 Saint-GillesTel: 0475 502442

Garagem /Carroceria-Pierre BuckensRue Goffart,63-65 1050 BruxelasTel:02/647.44.12-Garagem RenaultChausée de Wavre 1991-1160 Aud-erghemTel:02.672.45.73 fax:02.675.86.48

Cabeileireiros-Lourdes cabeileireirosTel:0493.389.147-Toujours BelleRue de Merode 9 1060 Saint-GillesTel :02.201.58.60/0493.92.93.42-Hair StyleAvenue Rogier 346 1030Tel :02.705.7908-Fatima CordeiroTel :02.537.59.29Rue d’angleterre ,37 1060 Bruxelles

restaurante-Cor de ChasseAv.des Casernes 21 1040 EtterbeekTel :02.308.57.25-O CastiçoChaussée de Waterloo ,214 1060Tel:02/538.65.33Café/BarTel:0489.66.77.04-Café AndréBoulevard du Midi, 87 1000Tel :0499.88.28.13-BenficaTel:0475.61.32.99Chaussée de Bondael, 78 1050 Brux-elles-Musical BarBld. du Midi 109 - 1000 BruxellesTel: 0475 501729

igreja-Igreja VideiraRue Charles Parente,3 –A AnderlechtTél:0478.92.90.77/0492.53.93.96-Igreja evangélica Assembléia de Deus Ministério AgapeChaussée d’Alsemberg, 69A 1190 Bruxelas-Comunidade CristaRue des deux Gares 91 1070 BruxellesEggstraat 27 2640 MortselMerodelei 40 2300 Turnhout-Igreja ADDI InternationaleRue Théodore Verhaegen 85, 1060 Saint-Gilles

Transportadora-BR MudeTel:02.808.25.36

Lojas-Loja do BrasilRue de Merode,19A- 1060 Bruxelas-A+B ComptoirRue Jacques Jansen 7- 1030 BruxelasTel :02.732.03.99-ITTECHChausséed’alsemberg,35 1060 Brux-elasTel :0483.51.50.25-AMJChaussée d’alsemberg, 47 1060 Saint-Gilles

-Fashion Moda BrésilChaussée d’alsemberg,36 Tél :02.534.60.21

Mercado-MediterraneennesRue de L’Argonne,16 Saint-GillesTel:02.523.62.09

Cosméticos-NaturaTel :0479.28.10.50-Exper Treat BottoxTél:0484.126.195/0492.166.634-PofessiohairsTél:0475.38.08.80/0492.41.10.70-ForeverLuciene MagalhãesTel: 0485 560371

Esportes-Academia Punhos de AçoRue des Glands, 70 1190 ForestTel :0493.97.41.73

distribuidora de bebidas-Visa DrinksRue du Merode,15 1060 BruxelasTel:02.538.04.96

Venda de peças-ANPRue de l’Etang 133-135 1040 BruxelasTél:02.647.11.05/02.308.37.058

Ótica-Avicienne OpticRue de Merode, 330 1190 Bruxelas

Foto-Ana Paula MagalhãesTel: 0470 629330-FernandoTel: 0499 924386

Decorações-MM Flores & DecoraçõesMeiri: 0492 25 04 59Andreia: 0485 92 98 53

Salgados-Wanessa SalgadosTel: 0492 21 40 81 - 02 851 6519

Página Amarela@ Informações l Página Amarela

Page 54: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

A Saga Crepúsculo - Amanhecer Parte 2 bate recorde de público em seu primeiro diaComo já era de se esperar, as salas brasileiras ficaram lotadas para A Saga Crepúsculo - Amanhecer Parte 2, último filme da série, que estrou na última quinta-feira (15) no mundo todo. Apenas em seu primeiro dia, mais de 1 milhão de pessoas compraram ingresso para ver como termina a história de amor entre Bella e Edward.Só nas vendas antecipadas, foram impressionantes 600 mil ingressos vendidos. A Paris Filmes, distribuidora do longa no Brasil, espera que o filme atinja a marca de 10 milhões de espectadores, superando o filme anterior, que ainda detém o recorde de público com 7,1 milhões de pessoas.Com o lançamento antecipado em um dia em razão do feriado, Amanhecer - Parte 2 estreou em mais de 1200 salas pelo país, dominando completamente o circuito nacional. Com este número e com a quantidade de fãs que série tem por aqui, é possível dizer que a marca desejada pela Paris Filmes pode ser alcançada em pouco tempo.[ATUALIZADO]: A arrecadação do filme já passa de R$11 milhões apenas no dia de estreia. Para comparar: Os Vingadores teve público de 445 mil na estreia, enquanto Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 chegou a 668 mil. Nos Estados Unidos, o filme só estreou na sexta-feira (16) e as estimativas já apontam para uma abertura superior a US$150 milhões.A bilheteria norte-americana registrou, apenas nas sessões de estreia, uma arrecadação de US$30,4 milhões, que já superou a de Amanhecer - Parte 1, que conseguiu US$30,2 milhões.

Pop-corn

54 l Konexão - Edição Novembro 2012

Page 55: Revista Konexão - Edição Novembro 2012
Page 56: Revista Konexão - Edição Novembro 2012

Nossos trabalhos:• Aberturadeempressanospaises• Bélgica,Brasil,InglaterraeLuxemburgo• Créditos• Segurosdecarros,Casa,familia,Etc• transferanciededinheiro• Avisopessoal(communicado)• Novidade:atençaoBrasileiros…abrimosempresascompassaporte

• InfoPaulaSonia0472/088700

ErikG.F.Stueradministradordélégue

[email protected]/59.54.45

BelgicaBrasilClub

facebook.com/belgicabrasil.club

GustavoRochaAdministrador

0492/214.723

• Aluguelacurtoprazo• Aluguelalongoprazo• Locacaoevenda

D-Move Info:PaulaSonia0472/088.700www.d-move.be facebook.com/dmove.dgroup

nv Erca en PartnersContabilistacomresponsabilidade

esegurança!

Enviodedinheiro

presenteBrunoeMarroneBrussels29/03/2013

Schoenstraat96-9140Temse-Tel.:03/7719960-fax.:03/7719961

nouveau.indd 1 16/11/12 15:50