(Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

download (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

of 12

Transcript of (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    1/27

    RELATÓRIO ANUAL 2013ESCOTEIROS DE SANTA CATARINA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    2/27

    “Mochilas nas costas, bandeiras ao ventoE toca a marchar, a caminhar, a explorar.Mochilas nas costas, bandeiras ao vento

    E toca a marchar, a caminhar.

    Nós somos catarinas, sempre leais, disciplinados!Nós somos catarinas, barriga verdes de valor”.

    CANÇÃO ESCOTEIROS CATARINENSES

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    3/27

    A CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO SÉCULODE ESCOTISMO EM SANTA CATARINA

      Celebrar o primeiro século da presença e práti-ca do escotismo em Santa Catarina, e estar, neste exatomomento, à frente da Direção da União dos Escoteirosdo Brasil – Região de Santa Catarina foi uma honra eum grande desao. Muitos foram os eventos alusivos eque marcaram a passagem do Primeiro Centenário deEscotismo em nosso Estado.  Entre tantos, destacamos o AcampamentoRegional de Santa Catarina - o ARSC do Centenário,realizado em Rio Negrinho que contou com 2.100 par-

    ticipantes-, o maior acampamento regional de todos ostempos. Também foi o ano em que alcançamos a inéditamarca de termos mais de 7 mil jovens e adultos regis-trados.

    Ainda cabe ressaltar a realização do XIX Con-gresso Escoteiro Regional e a XX Assembleia Regionalem Florianópolis, com a presença recorde de aproxi-madamente 400 congressistas, autoridades, amigose convidados; a inauguração da nova Sede da RegiãoEscoteira de Santa Catarina e a instalação do EscritórioRegional em amplas e confortáveis instalações na novaSede Regional.  Terminamos o ano com um Indaba Regionalque atraiu 250 adultos voluntários - número recorde departicipantes -, que estiveram em Joinville para discutiro novo POR, gest ão de Grupos Escoteiros, técnicas paraFogo de Conselho e pioneirias, entre outros assuntos.  Em 2013, o nosso importante ano também foiquando recebemos por ocasião de nosso Centenário, ahomenagem da Assembleia Legislativa de Santa Cata-

    rina, proposta pela deputada Ana Paula Lima e a cele-bração de um importante convênio no valor de R$100mil com o governo do Estado de Santa Catarina, paramelhorar a estrutura da Região Escoteira.  Esta Diretoria Regional assumiu a Região Es-coteira de Santa Catarina com humildade e alegria, fo-cada e empenhada em atender da melhor maneira pos-sível, as demandas dos associados através dos GruposEscoteiros. E é com o mesmo espírito que rearmamosnosso compromisso contido na nossa mensagem inicialque dizia: “Queremos estar junto de vocês, razão pri-meira da existência da Diretoria Regional, com os nos-sos braços sempre estendidos para atendê-los. Braços

    esses alongados tenham certeza, pelos diversos Coor-denadores e membros de equipes regionais e distritais.Todos focados em nosso pressuposto maior que é tercrianças e jovens participantes do movimento escoteirocatarinense, adequadamente, atendidos e orientadospor adultos voluntários bem preparados e motivados.

    Para isso, vamos envidar o máximo de nossosesforços para que os adultos tenham oportunidades de formação e reciclagem em seus conhecimentos e prá-ticas para a boa aplicação do Método Escoteiro propor-

    cionando assim atividades bem preparadas e de boaqualidade para os membros juvenis”.  Imbuídos com este espírito e motivados pelasrealizações de 2013, conclamamos a todos os adultosvoluntários do Movimento Escoteiro, patrocinadores,governantes e amigos, que continuem apoiando e con-tribuindo para que os Escoteiros de Santa Catarina ob-tenham muitas outras conquistas nos anos vindouros.

    Sempre Alerta!

    Diretoria Regional de Santa CatarinaUnião dos Escoteiros do Brasil

    ÍNDICE

    PRINCÍPIOS QUE NOS GUIAM 08

    LINHA DO TEMPO 12

    ACAMPAMENTO DO CENTENÁRIO 14

    ATIVIDADES EDUCACIONAIS 16

    MEIO AMBIENTE 20

    INSERÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 22

    CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO 26

    CURSOS E OUTROS EVENTOS DE FORMAÇÃO 28

    DISTINTIVOS ESPECIAIS 30

    RECONHECIMENTO E GRATIDÃO 34

    AGENTES DA PAZ / PARTIRAM PARA O GRANDE ACAMPAMENTO 38

    GRUPOS ESCOTEIROS ANIVERSARIANTES 39

    CENSO ESCOTEIRO 40

    BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/13 43DEMONSTRAÇÃO DO SUPERÁVIT/ DÉFICIT EM 31/12/2013 44

    PARECER SOBRE AS CONTAS (EXERCÍCIO 2013 UEB-SC) 45

    APOIADORES/ INVESTIMENTOS NO ESCOTISMO EM SC 46

    DIREÇÕES / COORDENAÇÕES / EQUIPES / COMISSÕES 47

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    4/27

    PERFIL DA INSTITUIÇÃO

      O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, queconta com a colaboração de adultos e valoriza a parti-cipação de pessoas de todas as o rigens sociais, raças ecrenças, complementando a formação que cada criançaou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seucredo religioso, de acordo com seus propósitos, seusprincípios e Método Escoteiro, concebidos pelo Funda-dor Baden – Powell.

    VISÃO DO ESCOTISMO

      Ser referência por seu método de desenvol-vimento integral de crianças e jovens que os leva adesempenhar papel relevante na construção de umasociedade justa, fraterna e solidária, orientadas poradultos capacitados e comprometidos.

    MISSÃO DO ESCOTISMO

      Contribuir para a educação de jovens, pormeio de um sistema de valores baseado na Promessae na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundomelhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos edesempenhem um papel construtivo na sociedade.

    UNIÃO DOS ESCOTEIROSDO BRASIL

      Fundada em 4 de novembro de 1924, é umaassociação com atuação nacional, sem ns lucrativos,de caráter educacional, cultural, benecente e lantró-pico, que congrega todos que pratiquem o Escotismo noBrasil. A União dos Escoteiros do Brasil é a única orga-nização brasileira reconhecida pela Organização Mun-dial do Movimento Escoteiro, sendo titular deste registrointernacional desde sua fundação.  Em SC, a entidade que representa ocialmenteo Movimento Escoteiro é a União dos Escoteiros do Bra-

    sil – Região de Santa Catarina. Conforme relatos histó-ricos, o início do Escotismo em nosso estado o correu em

    1913.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    5/27

    8

    OS PRINCÍPIOS QUE NOS GUIAMA RELAÇÃO COM DEUS

      Convidamos os jovens a ir além do mundo ma-terial, a orientar suas vidas por princípios espirituais ea seguir caminhando em busca de Deus, presente naexperiência de todos os dias, na criação, no próximo, nahistória.  Convidamos os jovens a assumir a mensagemde sua fé, buscá-la e vivê-la na comunidade de suaconssão religiosa, compartilhando da fraternidade dos

    que se unem em torno de uma mesma religião e sendo éis a suas convicções, seus sím bolos e suas celebra-ções.  Destacamos diante dos jovens a importân-cia de integrar a fé à vida e à conduta, dela prestandotestemunho em todos os seus atos. Além disso, nós osconvidamos a viver sua fé com alegria, sem nenhumahostilidade para com aqueles que buscam, encontramou vivemrespostas diferentes diante de Deus, abrindo-se ao in-teresse, à compreensão e ao diálogo com todas as op-ções religiosas.

    Uma pessoa guiada por estes princípios reco-nhece, vive e compartilha o sentido transcendente desua vida, sem posicionamentos sectários e sem fana-tismo.

    A RELAÇÃO CONSIGO

      Convidamos os jovens a usar progressivamen-te sua liberdade, a assumir-se com responsabilidade, aaprender a discernir e decidir, enfrentando as consequ-ências de suas decisões e de seus atos. Motivamos suaadmiração pelo trabalho bem feito e fomentamos suaaspiração à excelência.

    Procuramos motivá-los a tomar consciência desua dignidade, a se superar constantemente e a formu-

    lar seu projeto de vida. Nós os desaamos a pautar suahonra na delidade à palavra empenhada, leais paracom os demais e coerentes com seus valores.

    Nós lhe propomos que sejam fortes, manten-do-se rmes em seus objetivos e tendo a coragem deser autênticos, em um claro testemunho de que são e oque dizem ser.

    O homem ou a mulher consequente com estesprincípios é uma pessoa íntegra, reta e f orte, representauma alternativa a alguns aspectos da cultura de hoje econtribui para a superação de tendências permissivas.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    6/27

    10

    OS PRINCÍPIOS QUE NOS GUIAMA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO

      Estimulamos o amor ao país e a seus símbo-los, sem ufanismo, em harmonia com todos os povos ebuscando a promoção da paz mundial. Propomos aos jovens respeitar com carinho o mundo natural, compro-meter-se com o desenvolvimento sustentável e parti-cipar ativamente dos esforços para sua preservação erenovação.

    Oferecemos oportunidades para que desenvol-

    vam sua curiosidade, ajudando-os a projetar em suasvidas adultas o interesse pela aquisição de habilidadespara o trabalho manual que permite transformar coisas,descobrindo a ciência e a tecnologia como meios a ser-viço do homem. Nós os motivamos para que aprendama reaprender, a reinventar, a imaginar e a seguir pistasainda não exploradas.

    Motivamos sua admiração pelo trabalho bem feito e fomentamos sua aspiração à e xcelência. Um apessoa animada por esse espírito deixará o mundomelhor do que aquele que encontrou e seu testemunhoserá um permanente desao à superação.

    Entendemos que o ser humano só se realizaplenamente quando exerce sua liberdade respeitando ado próximo.  Propomos aos jovens que busquem sua reali-zação por meio do serviço ao próximo e que se integremde maneira responsável e solidaria a sua comunidade.  Pedimos aos jovens que incorporem a valori-zação dos direitos humanos a seu modo de pensar e a

    suas atitudes. Promovemos seu comprometimento coma democracia como forma de governo que melhor per-mite a participação de todos e a igualdade de oportuni-dades mesmo para as minorias. Nossa proposta é quereconheçam e exerçam o poder e a autoridade sempre aserviço do bem comum.

    Destacamos o valor do trabalho de cada umpara o bem estar de todos, ensinamos o respeito aosque trabalham e incentivamos os jovens a orientar suasrelações econômicas e sociais de forma justa.

    Promovemos a igualdade de direitos entre ohomem e a mulher e fomentamos na juventude o apreçopela colaboração e pelo mútuo enriquecimento, respei-

    tando a natureza particular de ambos os sexos, semquaisquer preconceitos. No plano das relações pesso-ais, nós os convidamos a desenvolver sua afetividadecom naturalidade e respeito, pautando pelo amor seucomportamento sexual.

    Propomos ao jovem que aproveite a exis-tência e as relações humanas com alegria e sensode humor, buscando superar as diculdades e ex-

    pressando constantemente o prazer de viver.A nós interessa que os jovens sejam reconhe-cidos por suas atitudes de simpatia, compreensão eafeto para com o próximo, transformando em ambien-tes agradáveis os espaços em que vivem e se desen-volvem.

    Uma pessoa guiada por estes valores sociaisdemonstra pelo seu próprio exemplo e testemunho queé possível encontrar a felicidade e a realização pessoalpor meio do serviço ao próximo.

    Projeto Educativo do Movimento Escoteiro

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    7/27

    12 13

    LINHA DO TEMPO 2013AGOSTO01 Dia do Escotismo (início do acampamento de Brownsea)

    Sessão Solene na Assembleia Legislativa em homenagemaos 100 anos de Escotismo em SC (Florianópolis)

    03-04 Seminário Nacional de Radioescotismo06 Dia Interamericano do Escotista08-18 4º MOOT Escoteiro Mundial (Canadá)17 Reunião da Diretoria Regional24 -25 Curso Preliminar (Pomerode)24 -25 73ª Reunião do Conselho de Administração Nacional

    SETEMBRO01-07 Semana da Pátria16 -21 Conferência da Região Interamericana (Buenos Aires - Argenti-na)12 Reunião da Diretoria Regional14-15 15º Mutirão Nacional de Ação Comunitária19 ULTRAPASSAMOS OS 7 MIL MEMBROS REGISTRADOS21 Dia Internacional da Paz21-22 Curso Técnico de Jogos e Canções (Joinville)28-29 Curso Preliminar (Mondaí)

    Grande Jogo Naval (Porto Belo)

    OUTUBRO04 Dia Mundial do Lobinho04-11 Semana Estadual da Cultura de Paz (SC)

    05-06 Indaba Regional (Joinville)05 Reunião de Gilwell (Joinville)11-12 Reunião da Diretoria Regional12-13 OASIS + Tapera (Florianópolis)18-20 57º JOTA (Jamboree On The Air) / 17º JOTI

    (Jamboree On The Internet)

    NOVEMBRO02-03 Capacitação de Coordenadores Distritais (Florianópolis)04 Aniversário de 90 anos da União dos Escoteiros do Brasil15-17 Curso Avançado – Por Ramo: Lobinho,

    Escoteiro, Sênior, Pioneiro e Dirigente (Florianópolis)  XXV ELO Nacional por Distritos  II Encontro Nacional de Formadores

    23-24 Reunião anual de planejamento da Equipe Regional deFormação - EReF (Rodeio)

      74ª Reunião do Conselho de Administração Nacional (São Paulo)

    DEZEMBROO5 Dia internacional do Voluntário14 Reunião da Diretoria Regional27-04/01 II Moot scout Interamericano

    (Osório - RS)

     JANEIRO04-11 14° Jamboree Interamericano  1°Camporee Interamericano08 Falecimento de Baden-Powell13 Surge em Blumenau o 1º Grupo

    Escoteiro de Santa Catarina (1913)09-13 IV Camporee Sul (Tramandaí - RS)

    FEVEREIRO

    22 Nascimento de Baden-Powell(Londres - Inglaterra)

    23-24 Curso Preliminar (Florianópolis)

    12 Dia Internacional da Juventude22 Inauguração da Sede da Região

    Escoteira de Santa Catarina23-24 (Eventos em Florianópolis-SC)  III Fórum de Jovens UEB-SC

      Congresso Escoteiro Estadual  Cases de Sucesso  Reunião das Modalidades Ar e Mar

     XX Assembleia Escoteira Regional

    MARÇO

    ABRIL13-14 Curso de Aperfeiçoamento

    Técnico do Ar - CATAR (para jovens) (Florianópolis-SC)Curso Técnico da Modalidade do Mar – CTMAR (parte I) (Itajaí)11º Concurso Internacional para Radioamadores - CQWS

    13 Reunião da Diretoria Regional14 10ª Missa Escoteira – Santuário N.Sra. Aparecida (Aparecida - SP)20-28 Semana do Escoteiro23 Dia Mundial do Escoteiro26-28 72ª Reunião do Conselho de Administração Nacional (Recife-PE)

    22ª Reunião do Conselho Consultivo (Recife - PE)18º Fórum Nacional de Jovens (Recife - PE)19º Congresso Escoteiro Nacional (Recife - PE)20ª Reunião Ordinária da Assembleia Nacional (Recife - PE)

    28 Dia do Escoteiro do Ar e da Educação

    (Eventos em Florianópolis-SC)04-05 Curso Técnico de Interpretação do Livro da Jângal17 Reunião da Diretoria Regional25-26 Curso Básico – Por Ramo: Lobinho e Dirigente30-1/6 Curso de Formadores Nível 1

    MAIO

    08-09 Curso Técnico da Modalidade do Mar  CTMAR (parte II) (Itajaí-SC)08 22º Mutirão Nacional Escoteiro de ação Ecológica11 Dia do Escoteiro do Mar14 Aniversário do Escotismo no Brasil (103 anos)15 2º Scout’s Field Day

    (Atividade de divulgação de Radioescotismo)15-16 Curso Básico - Por Ramo: Escoteiro e Sênior

    (Florianópolis-SC)18 Dia do Sênior21 Reunião da Diretoria Regional29 Dia do Pioneiro

     JUNHO

     JULHO6 e 7 Curso Preliminar (Criciúma e Joinville)13 e 14 Curso Técnico Dirigente de Fogo

    de Conselho (Florianópolis)14 a 18 Aventura Sênior Nacional

    (Pirenópolis - GO)23 a 28 Jornada Mundial da Juventude

    (Rio de Janeiro - RJ)26 a 28 ARSC do Centenário - 100 anos do Escotismo

    em Santa Catarina (Rio Negrinho)

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    8/27

    14

    O ACAMPAMENTO DO CENTENÁRIO  O ARSC (Acampamento Regional de Santa Catarina), maior acampamento escoteiro do ano no estado, acon-teceu entre os dias 26 e 28 de Julho, na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho. Todas as atividades tiveram relação com oCentenário do Movimento Escoteiro em Santa Catarina, comemorado em 2013. Mais de 2 mil crianças e jovens, vindosde 62 Grupos Escoteiros começaram a chegar nas primeiras horas de sexta e transformaram o local em uma verdadeiracidade escoteira.

    As delegações viajaram por horas de todas as partes do estado. O evento começou ocialmente às 11 h de sexta(26). Logo em seguida, foram oferecidas atividades em forma de módulos que incluiu atividades físicas como a tirolesae o paint ball. À noite, um Festival da Canção – com músicas compostas e apresentadas pelos próprios jovens – foi ograndemomento de descontração.

    No sábado (27), continuaram os jogos em módulo, assim como atividades em uma comunidade da cidade em forma de mutirão. Pais, mães e parentes de quem estava acampado também t iveram a oportunidade de visitar o local

    e conferir como estava tudo, além de matar a saudade dos lhos. À noite, uma fogueira armada especialmente paracomemorar o Centenário, iluminou a noit e da cidade escoteira. Um show pirotécnico fechou as atividades do dia.O movimento escoteiro ainda reservou momentos para reexões espirituais, como uma vigília, na sexta à noite,

    para os pioneiros. No domingo (28), ainda houve tempo para mais uma rodada nos módulos e um culto todo especialcom o Padre Edgard de Oliveira, antes de começar a desmontar as centenas de barracas e transformar o local novamenteem uma fazenda.  O ARSC (Acampamento Regional de Santa Catarina) ocorre a cada quatro anos e no inverno.

    Entre jogos, brincadeiras e ações sociais, os participantes do Escotismo aprendem na prática a se tornaremmelhores cidadãos para suas comunidades. Certamente, a grande festa, com música, jogos, atividades comunitárias emuita diversão caram gravadas na memória de quem participou do grande evento .

    A Caixa Econômica Federal foi o patrocinador principal do evento, que contou também com apoio da PrefeituraMunicipal de Rio Negrinho, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Exército Brasileiro, Civille Móveis e JT Ativa Equipa-mentos de Segurança.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    9/27

    16

    ATIVIDADES EDUCACIONAIS JOTA & JOTI

      Participamos com força do 56º JOTA (JamboreeOn The Air) e do 17º JOTI (Jamboree On The Internet). NoCaso do JOTA, que utiliza a estrutura do radioescotismo,tivemos a participação de 15 Grupos Escoteiros, quesomaram aproximadamente 900 jovens participandodaatividade. Nossa participação a nível nacional signi-cou 10,2 % dos Grupos Inscritos. Esta foi, segundo a

    Coordenação Nacional de Radioescotismo, a maior par-ticipação de Santa Catarina na história do JOTA.Agradecemos e parabenizamos a participação

    dos GEs Brusque, do Mar Navegantes, Dom Pedro I,Nove de Março, Homem de Pedra, do Mar Capitão Co-mandante Hassel, Max Colin, Jacoritaba, Ipê Amarelo,São João Batista, Mafeking, Padre Pedro Baron, do MarAlmirante Tamandaré, Costa Esmeralda e do Mar IjurerêMirim.

    Quanto ao JOTI, camos em 3º lugar nacio -nal, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.Em relação ao número de Grupos Escoteiros existentesnestas Regiões, a Região Escoteira de Santa Catarinaobteve uma participação melhor. Foram 1388 partici-pantes que dividiram-se em 78 bases. Cerca de 31%das bases que participaram do JOTI obteve classica -ção máxima (Diamante). Além do Brasil, esteano, o JOTI contou com a participação de 4 Bases dePortugal e 1 Base de Angola.

    GRANDE JOGO NAVAL

      A edição 2013 do Grande Jogo Naval ocorreuentre os dias 27 e 29 de setembro, na cidade de PortoBelo, tendo como local de encontro a sede do Grupo Es-coteiro do Mar Nova Ericeira e a Ilha de Porto Belo.  O Grande Jogo Naval tem como objetivo aplicaros conhecimentos técnicos de marinharia, tornando-seuma atividade agradável para os jovens lobinhos, esco-teiros, seniores e pioneiros, aliado a prática da Modali-

    dade do Mar.  Participaram os Grupos Escoteiros do Mar Ca-pitão Comandante Hassel, Navegantes, Almirante Ta-mandaré, Ilhas Guará, Ijurerê Mirim, além do antriãoNova Ericeira e o GE Amigo Velho, de Curitiba. Forammais de 300 participantes de todos os ramos.  Foram usados para as atividades náuticas obarco pirata, caiaques, standup paddles, jangadas es-coteiras, equipamento de mergulho, veleiro, barco in- ável de apoio, tirolesa, coletes salva-vidas, cabos ebússolas. Durante a atividade contamos com o apoio doCorpo de Bombeiros, da Marinha do Brasil e da Prefei-tura de Porto Belo, a quem agradecemos.

    CURSO DE RADIOESCOTISMO

      Foi realizado um Curso de Radioamadorismo

    entre os dias 11/05 e 29/06, sempre aos sábados ecom duração de duas horas diárias. O evento ocorreuna sede do CRAJE (Clube de Radioamadores de Joinvil-le), buscando capacitar aos chefes escoteiros e simpa-tizantes do Radioamadorismo de Joinville a se habilitarpara as provas da Anatel com o objetivo de tirar seuindicativo.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    10/27

    18 19

    ATIVIDADES EDUCACIONAISSEMANA DA PÁTRIA

      Como incentivo ao cumprimento da PromessaEscoteira com relação aos deveres para com a Pátria ,os Escoteiros de Santa Catarina promoveram de 01 à07 de setembro a Semana da Pátria, com uma propostaregional de atividades para serem desenvolvidas pelosGrupos Escoteiros em suas cidades. No total, 30 Gru-pos Escoteiros aderiram à proposta e mobilizaram 1 434crianças, jovens e adultos.

      Como já é tradição o envolvimento dos Gru-pos escoteiros nas programações cívicas de suas cida-des, os Grupos participaram de atividades promovidaspelo poder público dos municípios como Desle Cívico,Abertura e encerramento da Semana da Pátria e Guar-da de fogo simbólico. Dezenove Grupos participaram deDesle Cívico. Alguns Grupos hastearam Bandeiras empraças, em diversas Escolas do Estado, na Base Aéreade Florianópolis e Polícia Militar.  Também promoveram atividades como: pas-seios ciclísticos com muito verde e amarelo, utilizaçãoe distribuição de tas verde e amarela, distribuição deBandeiras do Brasil, distribuição de folders com progra-mação da semana da Pátria, palestras sobre cidadaniae Independência do Brasil, confecção de Bandeiras doBrasil com materiais diversos, confecção de pipas comas cores da Bandeira do Brasil.

    PARTICIPARAM OS GRUPOS ESCOTEIROS:

    01/SC Lages03/SC Padre Pedro Baron08/SC Desbravador12/SC Anchieta14/SC Ipê Amarelo16/SC Concórdia

    17/SC Duque de Caxias21/SC Ximbangue23/SC Pedra Branca28/SC do Ar Jaime Janeiro Rodrigues33/SC Brusque34/SC Gralha Azul36/SC Atalaia42/SC General Osório44/SC Djalma Escaravaco45/SC do Mar Navegantes47/SC Kaigang do Norte49/SC Iguaçu50/SC Imaruí 52/SC Desterro56/SC Mafeking61/SC do Mar Almirante Tamandaré66/SC do Ar Major Brig. Alberto Bins Neto72/SC Itu-Açú81/SC Campestre82/SC Araucária

    86/SC Xapecó92/SC Tangará105/SC Pegasus108/SC do Ar Pelicano.

    ATIVIDADES EDUCACIONAISOÁSIS + TAPERA

      O OASIS + Tapera, realizado nos dias 12 e 13 de outubro em Florianópolis, reuniu mais de 40 pessoas, entreescoteiros e comunidade, na realização de um sonho coletivo na Escola Estadual Tenente Almachio, no bairro da Tapera.Este sonho foi construído através da metodologia OASIS, elaborado pelo Instituto ELOS, e que prevê a realização de seteetapas (Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração e Re-Evolução) na execução do Mutirão Comunitário.  Sobre os três pilares: rápido, divertido e gratuito, o mutirão conseguiu transformar a área de lazer da escola.Foram bancos, mesas, quadras de esportes, bosques, muros e lixeiras que o OASIS+Tapera teve a oportunidade derevitalizar e devolver com uma nova cara àquela comunidade.  A Rede de Jovens se orgulha em armar que através desta iniciativa, não tivemos apenas um simples Mutirão

    Comunitário, mas sim um profundo entrosamento com a comunidade, desenvolvendo nela o senso crítico de que melho-rar é possível e, o melhor de tudo, pode ser rápido, divertido e sem pesar no bolso.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    11/27

    20

    MEIO AMBIENTECAMPO ESCOTEIRO PAULO REIS (CEPR)

      Para que possa estar sempre em adequadas condições para uso dos membros registrados no Movimento Esco-teiro, o Campo Escoteiro Paulo dos Reis (CEPR) esteve durante todo o ano em constante revisão e manutenção de suasinstalações.

    No que diz respeito a investimentos, foram investidos cerca de R$5 mil na reforma da rede elétrica da área decamping e de aproximadamente R$2 mi em materiais de acampamento, para uso em Cursos e eventos regionais. Estesmateriais estão armazenados também no CEPR.  Neste ao, ocorreram sete acampamentos de Grupos Escoteiros do Distrito Litoral Sul e dois de Grupos Escotei-ros do Distrito Litoral. Foram realizados sete Cursos de formação escoteira, sendo três de Nível Básico (para os ramosLobinho, Escoteiro e Sênior), dois de Nível Avançado (Linha Escotista e Dirigente Institucional), um Curso Técnico deInterpretação do Livro da Jângal e um Curso Técnico de Dirigente de Fogo de Conselho. Ao todo, participaram 161 cur-

    santes e 45 formadores.  Dentre outras ações realizadas no ano, destaca-se a participação em duas Reuniões Ordinárias do ConselhoConsultivo do Parque do Rio Vermelho – PAERVE, ocorridas em dias úteis e alternadamente em horário comercial e ànoite. Na qualidade de representante da UEBSC, participou dessas reuniões o Diretor Regional do Campo Escoteiro,Manoel Bento Gonçalves (representante titular).

      Realizamos entre os dias 30 de maio e 7 de julho, o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutE-co), onde nossos Grupos Escoteiros promoveram atividades relacionadas ao consumo consciente dos recursos hídricos.Foram 46 Grupos Escoteiros de Santa Catarina que Participaram da atividade realizada em todo o país.

    O “Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica” é a maior atividade ecológica realizada pelos Escoteiros doBrasil, e vem se tornando, ano após ano, uma referência e um norte de como educar nossas gerações do presente paraque trabalhem pela sobrevivência sustentada das gerações futuras.

    A escolha de trabalhar a questão da “água” foi alinhada ao tema anual dos Escoteiros do Brasil para 2013:“Água: o mundo que queremos!”, acompanhando a plataforma “The Word We Want” da ONU, que propôs uma agendade prioridades para os governos de todo o m undo no ano de 2015.

    MUTIRÃO DE AÇÃO ECOLÓGICA

      Para ajudar a transformar a realidade do saneamento básico em todo o país e especialmenteem Santa Catarina, unimos nossos esforços para participar do 15º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária(MutCom). O Mutirão foi realizado de 7 de setembro a 5 de outubro, tendo como tema “Tá limpo!”, acompanhando atemática anual de 2013 dos Escoteiros do Brasil: “Água, o mundo que queremos”.

    De acordo com dados de 2011 do Ministério das Cidades, apenas 48,1% dos domicílios brasileiros contam comserviços de coleta de esgoto, por exemplo. O trabalho realizado pelos Grupos Escoteiros foi no sentido de orientar a po-pulação sobre como diminuir o impacto desta condição em seu dia-a-dia. Os Grupos Escoteiros orientaram populaçõesde baixa renda sobre os cuidados na limpeza de caixas d´água e compartilharam dicas sobre como evitar e combatera desidratação, um problema recorrente nas famílias com diculdades de acesso ao saneamento básico. Também nosreunimos com autoridades locais para expor a necessidade de um cuidado maior com essas famílias.

    MUTIRÃO DE AÇÃO COMUNITÁRIA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    12/27

    22

    INSERÇÃO SOCIAL EDESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

      Os membros da Direção Regional e do Escri-tório Regional dos Escoteiros de Santa Catarina visita-ram, em novembro, os deputados catarinenses Maurí-cio Eskudlark e José Nei Ascari. Nestas visitas foramanalisadas as formas possíveis de parceria do Governocatarinense com a Região Escoteira de Santa Catarina.  Também foram entregues aos dois deputadoso Pacto Escoteiro, para que analisem o documento e juntem-se a outros políticos que já subscreveram oconjunto de propostas de apoio ao Movimento Escotei-ro.  O Pacto Escoteiro é uma proposta dos Escotei-ros do Brasil para apresentar o Escotismo, suas princi-pais características e necessidades, com o objetivo depermitir o engajamento de forças políticas em prol doMovimento Escoteiro.

    O PACTO ESCOTEIRONO PARLAMENTO

    CONVÊNIO COM OGOVERNO DE SC

      Participaram do ato de assinatura de convênioo diretor presidente, Nadir Antonio Mussio, os direto-res regionais Celso Menezes (Projetos) e Manoel BentoGonçalves (Campo Escoteiro), a Coo rdenadora Regionalde Programa Educativo, Janice Coutinho, assim comoGerente do Escritório Regional, Roberto Murilo Coutinho,

    e representantes de grupos escoteiros.

      Em 2013 o Governo de Santa Catarina, atra-vés do governador Raimundo Colombo, rmou convêniocom a Região Escoteira de Santa Catarina no valor deR$ 100 mil para troca do automóvel e aquisição de mó-veis e equipamentos para o Escritório Regional e CampoEscoteiro Paulo dos Reis.  O valor a ser investido seguirá um plano ela-borado pela Região Escoteira e pré-aprovado pelo Go-verno do Estado.  O secretário de Desenvolvimento Regional daGrande Florianópolis, Clonny Capistrano, ressaltou que“os escoteiros são exemplo para a formação de umasociedade melhor, com mais disciplina”.

    VISITA AO INSTITUTOGUGA KUERTEN

      Foi realizada na última semana de novembrouma visita da Direção Regional ao Instituto Guga Kuer-ten, em Florianópolis. O intuito desta visita foi o de co-nhecer o Instituto e seus objetivos e divulgar as açõesdos Escoteiros de Santa Catarina.  Características, objetivos, atividades e asações do Movimento Escoteiro foram expostos aos exe-cutivos da entidade e ao próprio Gustavo Kuerten, peloDiretor Presidente dos Escoteiros de Santa Catarina,Nadir Antonio Mussio.

    Esta visita faz parte de uma ação institucional

    dos Escoteiros de SC que visa aproximar nossa entida-de de outras entidades de interesse dos catarinenses,tornando o Escotismo ainda mais conhecido e relevantepara a sociedade.

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    13/27

    24 25

    INSERÇÃO SOCIAL EDESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

      Para ampliar a participação de escotistas e dirigentes na gestão regional, foi criada, em abril, a Equipe Regionalde Projetos. A relação de membros está disponível no site institucional dos Escoteiros de Santa Catarina. A implantaçãodesta equipe visa aproximar os Escoteiros de Santa Catarina da iniciativa privada, empresas público e/ou privadas eórgãos públicos.

      Também faz parte da missão da EREPro apresentar novas propostas para condução dos trabalhos, e princi-palmente, facilitar os processos da Região Escoteira de Santa Catarina, gerando resultados que beneciam os seusassociados.

    EQUIPE REGIONAL DE PROJETOS É CRIADA

      O Congresso Escoteiro Estadual 2013 contoucom um importante aporte nanceiro, da Central SC darede Sicoob, que foi principal patrocinadora do evento.Foi este patrocínio que possibilitou uma grandiosa es-trutura para o evento de abertura das comemorações doCentenário do Escotismo Catarinense.  O Sicoob – Sistema de Cooperativas de Créditodo Brasil – é a maior rede de cooperativas de créditodo Brasil e de Santa Catarina. Possui 41 cooperativassingulares, liadas a uma Central. São 312 agências,

    presentes em 220 municípios catarinenses, seis gaú-chos e oito paranaenses.  Rui Schneider da Silva, Presidente da SicoobCentral SC, foi o principal responsável por esta parce-ria, que permitiu a realização de um grande evento emcomemoração aos 100 anos dos Escoteiros em SantaCatarina.

    SICOOB PATROCINACONGRESSO REGIONAL

      O ano de 2013 também foi de estruturaçãoainda maior para o Radioescotismo catarinense, com a formação de uma Equipe Regional, composta por chefesescoteiros e membros juvenis.  Fazem parte desta Equipe os seguintes mem-bros: Vandil Oliveira (PU5GCE), que é o CoordenadorRegional de Radioescotismo e atua no GE Dom Pedro I;Mark Anderson Caldeira (PU5AIM), do GE Padre PedroBaron; João Luiz de Amorim Filho (PP5JLA), do GE IpêAmarelo; e Rinaldo Barbosa Amaral (PU5BRA), do GE

    Dom Pedro I.

    EQUIPE REGIONAL DERADIOESCOTISMO

      A Diretoria Regional assumiu o compromissode visitar os distritos do Estado, que teve por objetivoorientar, esclarecer e acompanhar as unidades escotei-ras locais com relação ao Método Escoteiro.  Estabelecemos uma parceria com os Coor-denadores Distritais que organizaram o local, zeramuma ampla divulgação e motivação no distrito e nos in- formaram quais temas deveriam ser abordados. Estesencontros aconteceram de maneira informal, não impli-cando em custo para o distrito ou para os escotistas.

      Em maio, foi a vez do Distrito Litoral Norte, quedebateu os temas “Inclusão e Visão Geral do ProgramaEducativo”. Logo depois, em um m de semana, foramvisitados os Distritos Extremo Sul - com os temas “Pro-gressão e uso manuais e mapas de progressão” - e Dis-trito Sul, que debateu o mesmo assunto e ainda incluiu“Cerimonias”.  O Distrito Vale foi visitado em setembro, e ostemas do encontro foram “Visão Geral do ProgramaEducativo e uso dos mapas de progressão e manuais”.No mês de outubro, foi a vez do Distrito Litoral Sul, quedebateu “Inclusão, Progressão e uso dos mapas de pro-gressão e manuais”. No m de outubro, os voluntáriosdo Distrito Alto Vale e Planalto debateram “Visão Geraldo Programa Educativo e uso dos mapas de progressãoe manuais”.  Para 2014, foram programadas visitas aosDistrito Oeste e Extremo Oeste (com os temas “Radioes-cotismo, novas insígnias, uso dos mapas de progressãoe novo vestuário”), Distrito Norte (“Mudanças no POR,

    Novas Insígnias e uso dos mapas de progressão”).

    VISITA AOS DISTRITOSESCOTEIROS DE SC

      Aqui em Santa Catarina, a Rede de Jovenscompletou três anos de atuação e desenvolvimento deprojetos initerruptos. As atividades desenvolvidas em2013 foram elaboradas com o objetivo de difundir e for-talecer a Rede de Jovens em Santa Catarina.

    O Núcleo Regional de Jovens (NRJ), que dina-miza a Rede, é formado por dois coordenadores e doiscomunicadores. A cada ano, durante o Fórum Regionalde Jovens, o Núcleo Regional é renovado em metade desua composição.

      Todo membro escoteiro, registrado nos Es-coteiros do Brasil, com idade entre 18 e 26 anos in-completos, tem a liberdade de participação, com voz evoto, em qualquer ação promovida pela Rede de Jovens,considerando-se um Jovem Líder.  Ao longo de 2013, a Rede de Jovens pro-moveu ou participou dos seguintes eventos: o IIIFórum Regional de Jovens (março); o XVIII FórumNacional de Jovens (Recife, em abril); o ConfraRe-de, um evento de formação para lideranças (maio);a participação no Fórum Pioneiro (julho); e o V En-contro Nacional de Jovens (São Paulo, dezembro),sem falar no OASIS+Tapera, uma ação comunitária.  As participações no Fórum Municipal de Juven-tude de Blumenau e no Encontro de Jovens - RotaractClub, foram ações que deram início à participação polí-tica da Rede, enquanto representação dos Escoteiros doBrasil. A parceria com o Instituto Comunitário Municipal(ICOM) também fortalece os diálogos da nossa institui-ção com outras organizações de juventude.

    REDE DE JOVENSDE SANTA CATARINA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    14/27

    26

    CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO  Encerramos o ano de 2013 com 104 Grupos Escoteiros fundados, dos quais participam 7.425 crianças, jovense adultos. Este número representa um crescimento de 8,84% sobre o ano anterior.

    O censo escoteiro, de acordo SIGUE, mostra que a Região Escoteira de Santa Catarina teve, em 2013, 7.425participantes registrados em mais de 100 Grupos Escoteiros e distribuídos em 71 municípios catarinenses. Tambémestamos em processo contínuo de fundação de Grupos Escoteiros.

      057/SC GE Aguaí   102/SC GE Curitibanos106/SC GE Ariringuá107/SC GE Homem de Pedra108/SC GE do Ar Pelicano110/SC GE Encostas da Serra

    GRUPOS ESCOTEIROS FUNDADOS

    SIDERÓPOLISCURITIBANOSARARANGUÁ JOINVILLEBLUMENAUORLEANS

    NOMES CIDADES

    20/ 04/ 201306/ 04/ 201321/ 09/ 201329/ 06/ 201308/ 06/ 201306/ 12/ 2013

    DATA DE FUNDAÇÃO

      104/SC GE do Mar Acácia  109/SC GE Impisa

    111/SC GE Amigos da Natureza  112/SC GE Folhas Verdes  113/SC GE Águias do Salto  114/SC GE Guarus  115/SC GE Nhandé Rovaí   116/SC GE do Mar Baía da Babitonga  117/SC GE Leão Baio Treviso

    118/SC GE Muiraquitã

    GRUPOS ESCOTEIROS EM PROCESSO DE CRIAÇÃO

    BALNEÁRIO RINCÃOFLORIANÓPOLIS

    BRAÇO DO TROMBUDOCAIBI

    SALTO VELOSOGUARUJÁ DO SUL

    SÃO JOSÉBARRA VELHA

    TREVISOFAXINAL DOS GUEDES

    NOMES CIDADES

    REMANDO JUNTOS, CHEGAMOSA UM RECORDE HISTÓRICO!

    +2,6% (2052) LOBINHOS - ATÉ 10 ANOS+5,8% (2289) ESCOTEIROS - ATÉ 14 AOS+24,5% (817) SENIORES - ATÉ 17 ANOS+12,9% (209) PIONEIROS - ATÉ 21 ANOS

    +16,8% (1248) ESCOTISTAS+6,9% (728) DIRIGENTES+18,5% (82) PAIS E CONTRIBUINTES

    TOTAL DEBENEFICIÁRIOS

    ADULTOS EVOLUNTÁRIOS

    5.367

    2.058

    PARTICIPANTESNO ESCOTISMOCATARINENSEEM 2013.

    7.425

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    15/27

    28

    CURSOS E OUTROS EVENTOSDE FORMAÇÃO*

    EDIÇÕES

    CURSO PRELIMINAR

    CURSO BÁSICO

    CURSO AVANÇADO

    CURSO DE APERFEIÇOAMENTO TÉC. DO AR - CATAR(JOVENS)

    CURSO TÉC. DA MODALIDADE DO MAR - CTMAR(PARTE 1)

    CURSO TÉC. DA MODALIDADE DO MAR - CTMAR(PARTE 2) CURSO TÉC. DA INTERPRETAÇÃO DO LIVRO DA JÂNGAL

    CURSO TÉC DIRIGENTE DE FOGO DE CONSELHO

    CURSO TÉC. DE JOGOS E CANÇÕES

    CURSO INFORMATIVO

    ENCONTRO DA EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO(EReF)

    INDABA REGIONAL

    CONGRESSO ESCOTEIRO REGIONAL

    CAPACITAÇÃO DOS COORDENADORES DISTRITAIS

    OFICINAS DISTRITAIS

    Nº DE

    PARTICIPANTES

    CARGA

    HORÁRIA

    HORAS DE

    FORMAÇÃO

    13

    04

    02

    01

    01

    01

    01

    01

    01

    10

    01

    01

    01

    01

    06

    319

    99

    52

    17

    30

    32

    18

    13

    32

    315

    31

    253

    336

    12

    193

    20

    20

    50

    20

    20

    20

    20

    20

    20

    03

    20

    06

    06

    12

    03

    6380

    1980

    2600

    340

    600

    640

    360

    260

    640

    925

    620

    1518

    2016

    144

    579

    45 1752 19622TOTAL

    Foram realizados eventos em 21 municípios catarinenses.Participaram na organização destes eventos o total de 60 formadores.Os eventos representam um total 19.622 horas para a formação.Os formadores dedicaram 4.370 horas de trabalho voluntário.Participaram 1.812 adultos voluntários.

     Juntos, formadores e participantes investiram o total de 23.992 horas na formação .Se observado o total de tempo dedicado à causa voluntária (329.440 horas), 13,73%dele foi investido em formação.

    *

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    16/27

    30 31

    DISTINTIVOS ESPECIAISCRUZEIRO DO SUL

    Airton da Silva Vargas JúniorAmanda Bussolaro AlmeidaAmanda Caon de S. AndradeAmanda Klein dos SantosAna Beatriz Moreira de SouzaAna Maria Buffon de SouzaAngelo Sandrin RossiArthur da Silva MarquesArthur Fagundes

    Bárbara FoppaBreno Erminio MoserBruna de RamosBruna Lasala CidralCarlos Eduardo Kling ScalvimCarlos Leonardo LazzariCarolina Vincenzi WatteCeline Helena M. VahldickDavi Agostini HoffmannEduardo PerorckEduardo Wasen MeloEmily RodriguesEvelin WarmelingFelipe Baldissera WalterFilipe Gabriel Vanzela SampaioGabriel B. Ribeiro dos SantosGabriel Frigotto CostaGiovana Lasala CidralGiovanna C. Franco da RochaGiulia Sandrin Rossi

    Graziela Beatriz Vieira CarpesGuilherme Luiggi Rech RosaGustavo Arthur Reis SchneiderGustavo do NascimentoGustavo Halfpap SchaeferGustavo Luiggi PatussiGustavo Schneider MoralesHelena Heloísa HoffmannIsabela Limberger PonsIsadora Matos de Lima João Carlos Alba Pereira Lima João Victor de Moraes Simoka João Victor Grando Machado

    86/ SC - Xapecó37/ SC - Lauro Muller48/ SC -Leão do Mar36/ SC - Atalaia59/SC - Manchester25/ SC -Dom Pedro82/ SC - Araucária09/ SC - Tubarão82/ SC - Araucária

    82/ SC - Araucária61/ SC - do Mar Alm. Tamandaré62/ SC - do Mar Cap. Cmdte. Hassel59/ SC - Manchester85/ SC - Costa Esmeralda82/ SC - Araucária36/ SC - Atalaia17/ SC - Duque de Caxias27/ SC - do Ar Julio Wolff La Salle14/ SC - Ipê Amarelo69/ SC - Heliodoro Muniz93/ SC - Nove de Março17/ SC - Duque de Caxias82/ SC - Araucária85/ SC - Costa Esmeralda29/ SC - Raízes20/ SC - Timbó59/ SC - Manchester32/ SC - Leões de Blumenau82/ SC - Araucária

    45/ SC - do Mar Navegantes14/ SC - Ipê Amarelo62/ SC - do Mar Cap. Cmdte Hassel59/ SC - Manchester63/ SC - do Mar Nova Ericeira86/ SC - Xapecó36/ SC - Atalaia54/ SC - Cruzeiro do Sul14/ SC -Ipê Amarelo82/ SC - Araucária21/ SC -Ximbangue86/ SC - Xapecó48/ SC -Leão do Mar

    NOME DO(A)LOBINHO(A)

    GRUPOESCOTEIRO

    LIS DE OURO

    Amanda Aparecida BastosArthur GavazzonniBernardo Stollmeier KussBibiele Natalie S. TeixeiraCarolina MirandaDaniel Almeida V. de OliveiraEduarda Ribeiro de FreitasFilipe Dalmagro C. da SilvaGabriela Vieira De MatosIsabela Limberger PonsIsabela Zancanaro Jacqueline Constantino

     Joana Luize Augustin João Marcos Loch SantosKarla Beatriz C. MartinsKirstin Elise Richter VieiraLaura Gomes ClementinoLeticia GodelLívina HalmenschlagerNatália O. B. dos SantosOlávio Rosa NetoRaniel Francisco BorgesSabrina Peres RodriguesThalia Drieli PaternoVictoria Schlemper Gonçalves

    3/SC - Padre Pedro Baron43/SC - Iguaçu36/SC - Atalaia22/SC - do Ar Hercilio Luz23/SC - Pedra Branca22/SC- do Ar Hercilio Luz38/SC - Yucumã37/SC - Lauro Muller82/SC - Araucária14/SC - Ipê Amarelo82/SC - Araucária25/SC - Dom Pedro I

    29/SC - Raízes12/SC - Anchieta093/SC - Nove De Março32/SC - Leões de Blumenau12/SC - Anchieta82/SC - Araucária42/SC - General Osório45/SC - do Mar Navegantes03/SC - Padre Pedro Baron54/SC - Cruzeiro Do Sul69/SC - Heliodoro Muniz85/SC - Costa Esmeralda56/SC - Mafeking

    NOME DO(A)ESCOTEIRO(A)

    GRUPOESCOTEIRO

    ESCOTEIRO DA PÁTRIA

    Alexandre Rodrigues GomesBruna De Ramos

    Gustavo Arthur Reis SchneiderLucas Pavanello SilveiraMateus Luiz Franz TroyackRael Paulino BorgesScarlatt Bernardo Correa

    93/SC - Nove de Março62/SC - do Mar Cap. Cmdte. Hassel

    62/SC - do Mar Cap. Cmdte. Hassel93/SC - Nove de Março42/SC - General Osório54/SC - Cruzeiro Do Sul09/SC - Tubarão

    NOME DO(A)PIONEIRO(A)

    GRUPOESCOTEIRO

    INSÍGNIA DE BP

    Leandro Vieira LunelliLuiz Henrique PocaiOrnella Beatriz Di Lullo

    12/SC - Anchieta01/SC - Lages23/SC - Pedra Branca

    GRUPOESCOTEIRO

    NOME DO(A)SÊNIOR / GUIA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    17/27

    32

    INSÍGNIA DE MADEIRA

    Alessandra Irene R. D’Andrea (Dirigente)Andréa Patricia (Dirigente)Beatriz Berti Dalmolim Tenfen (Escotista)Blei Campos Junior (Escotista)Carlise Welter Werlang (Escotista)Cláudia Carrano Almeida (Escotista)Claudio Gonçalves (Escotista)Evandro Carlos Rodrigues (Escotista)Ezair Pereira (Dirigente)Fabiano Feretti (Escotista)Fábio Rocha (Escotista)Fernanda Vanderleia A. Retzem (Escotista)

    Francisco Bernardo Stuepp (Dirigente)Gian Carlo Ribeiro (Escotista)Gian Carlo Vicente (Escotista)Gisele Alessandra Martins (Escotista)Gisele Serpa (Escotista)Giselle Liane Vieira (Dirigente)Humberto Luiz Brezolin (Escotista) Janete Lourdes R. Pierozan (Escotista) Jean Osni Hosang (Escotista) Jean Rodrigues da Silva (Escotista) Jonata Petrowski Retke (Escotista) José Luiz Primo (Escotista)Luciane Bruce F. da Rosa (Escotista)Luiz Roberto Bonini (Escotista)Márcia Bexenski C. Bonini (Escotista)Margareth de Souza Zeredo (Escotista)Maria Clara V. S. Correa (Escotista)Mauro Lorenzi (Escotista)Micheli Goulart Ribeiro (Escotista)Moacir Peres Rodrigues Jr (Escotista)Nádia Regina Fernandes (Escotista)Nerildo Lucini Dalmolin (Escotista)Odaléia da S. B. Bernardes (Escotista)Pedro De Nez Neto (Escotista)Ricardo Moraes Retzem (Escotista)Roberto Marcelo Pereira (Dirigente)Roseli B. dos Santos Spies (Escotista)Sérgio Martins Maia (Escotista)Tiago Tamanini Pereira (Escotista)Valdir Batista Junior (Escotista)

    48/SC - Leão do Mar48/SC - Leão do Mar92/SC - Tangará69/SC - Heliodoro Muniz76/SC - Pedra Vermelha22/SC - do Ar Hercílio Luz56/SC - Mafeking26/SC - Urussanga59/SC - Manchester10/SC - Agrolândia48/SC - Leão do Mar37/SC - Lauro Muller

    84/SC - Pedra Áurea53/SC - Alexandre Roepke48/SC - Leão Do Mar50/SC - Imaruí 52/SC - Desterro04/SC - Príncipe De Joinville11/SC - Pindorama48/SC - Leão do Mar84/SC - Pedra Áurea59/SC - Manchester84/SC - Pedra Áurea62/SC - do Mar Cap. Cmdte. Hassel48/SC - Leão do Mar32/SC- Leões de Blumenau32/SC- Leões de Blumenau50/SC - Imaruí 32/SC - Leões de Blumenau62/SC - do Mar Cap. Cmdte.Hassel52/SC - Desterro64/SC - Allan Mcleod49/SC - Itaguaçu10/SC - Agrolândia64/SC - Allan Mcleod33/SC - Brusque37/SC - Lauro Muller11/SC - Pindorama76/SC - Pedra Vermelha70/SC - Águia Pequena59/SC - Manchester05/SC - Áquila

    GRUPOESCOTEIRO

    NOME DOADULTO

    VOLUNTÁRIO

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    18/27

    34 35

    RECONHECIMENTO E GRATIDÃOCONDECORAÇÕES CONCEDIDAS

    Sido Gessner JúniorPadre José Edgard De OliveiraPaulo Machado da RosaMaria Beatriz R. RodriguesNubia Maria Michel HechtTheobaldo SausenAna Maria FloresEnir Juvenal Soares Janice Maria Moreira Coutinho

     Julio Eduardo Di LulloMarlon MeriziOscar Jorge KnorstPlácido MarcondesRoberto BassoRoberto Murilo CoutinhoSilvio Luiz Alves RodriguesVanessa Cristina Melo RandigBilly Silveira Souto MaiorContabilidade Ômega Ltda Jannyffer Glayson Da C Nazario Jeferson Rafael Da Silva João Luiz De Amorim FilhoLeandro Carlos Von Ende KruelMárcia Regina De OliveiraMarcus Vinicius S. NogueiraPlácido MarcondesVicente Gabriele PascaleAna Filipa Nazareth G. SimãoAngelo Antonio R. Lodette

    Arcângelo Dos S. SafanelliCelso Thadeu C. de MenezesCésar Brochier Dos SantosCláudia Carrano AlmeidaDanilo Duarte de SouzaEliane R. Boehs Da RochaFábio Luiz GuedesGilberto BogoGisele Faisca SteinerGuilhermina B. Da RosaGustavo de Souto Podesta Jacson Francisco Jaime Balvedi Medeiros

    TiradentesLobo GuaráTucano de PrataCruz de São JorgeCruz de São JorgeCruz de São JorgeGratidão OuroGratidão OuroGratidão Ouro

    Gratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão OuroGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão PrataGratidão BronzeGratidão Bronze

    Gratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão Bronze

    NOME DO(A)AGRACIADO (A)

    NOME DO(A)AGRACIADO (A)

    MEDALHA Jairo Melo Christ João Raimundo Colombo Joyce Ganassali De Oliveira Juan Carlos Balduido Juliano Rosa Julio César GarciaLúcia de Fátima MadeiraLuciano José FariasOdelir Sebastião Mafra JúniorPaulo R. O. M. De AlbuquerquePedro Vinicius da RosaRosinez De Medeiros LuizAlmiro LorentzLuiz Cesar De Simas Horn Janice Maria M. CoutinhoRoberto Murilo Coutinho

    Alaíde da SilvaAlexandre Maurício RosaAmaro Koneski FilhoArcângelo dos S. SafanelliBilly Silveira Souto MaiorCleiton Franz MallmannEnir Juvenal Soares Joao Gabriel Koneski WeissMárcia Wajsman NedeffMaria Beatriz da R. RodriguesMarlon MeriziNubia Maria Michel HechtOlavo OliveiraRamon SilvaSilvio Luiz Alves RodriguesSylvio Ronaldo PinheiroAna Lúcia André de MouraArnaldo Podesta JuniorGiovani Mombelli MussioGisele Serpa

    Gustavo de Souto PodestaHenrique MadeiraLeandro SchaferLúcia de Fátima MadeiraMarcelo Olympio de OliveiraMariah Konig Esteves PereiraPedro Kawase FalkSirlei Lucia PedottVanessa Philippi CecconiAfonso Motta FranciscoAlcino Ecker JúniorAlexandre Althoff PhilippiAlexandre dos S. Narciso

    Gratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeGratidão BronzeBons Serviços 40 AnosBons Serviços 40 AnosBons Serviços 30 AnosBons Serviços 30 Anos

    Bons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 20 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 Anos

    Bons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 15 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 Anos

    MEDALHA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    19/27

    36 37

    Ana Caroline H. Da CruzAnne Elise M. CoutinhoCaio Felipe MabaCelso José de Araújo FreitasCelso Thadeu C. De MenezesEderson Silveira MullerFabio Correa DidoneFabio Rocha Jacson Francisco Jannyffer G. Da Cunha Nazario Juan Carlos Balduido Juliano RosaLeandro Carlos V. Ende KruelLeonardo Woiciek NetoLiz Cristine M. CoutinhoLuiz Carlos Motta Francisco

    Mara Lucia Machado DilulloMaria Aparecida V. FigueiredoMaria Cristina MafraMariana Correa DidoneMatheus Melo RandigMayara Regina FurtadoNicolas Demarchi MommPedro Pinho CorreaRicardo Felipe ReiterRosalina Rodrigues dos SantosTerezinha Veneranda ReiterVivian Rubin KruelAdilson Luiz NicolettiAdler Luis NeuwiemAlessandra Irene R. D’AndreaAlexandre K. de AzevedoCaio Angel VoltoliniCaio Felipe MabaCarlos Alberto LimaDaniel Boeira Lodetti

    David Vital de OliveiraEdson Luiz GruberEli Regina da Silva AmorimEmerson Cesar GruberEweraldo José BonanoniFábio Célio RamosFabio Santos SouzaFernanda Vanderleia A. RetzemFernando Hymnô De SouzaFlávio Leandro MendesGisele Faisca SteinerGlaucia Helena F. De MedeirosIsabelle Lampe Kowalski

    Bons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 Anos

    Bons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 10 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 Anos

    Bons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 Anos

    NOME DO(A)AGRACIADO (A)

    MEDALHA  Janete Lourdes R. Pierozan Jefferson Alessandro Silva João Luiz De Amorim Filho Jorge Luiz Peraça da Silva José Baltazar José Manoel Pereira Neto Joyce Ganassali de OliveiraLeomar Venancio PereiraMalde Aparecida A. BenedettoMarcela de Souto PodestaMaria Aurisleide Lima WajimaMaria de Lourdes Sander KunslerNaiandra DittrichNicolas Erwig PulzOclecio Vincenzo Di BenedettoOdir Antonio Lehmkuhl Junior

    Osni HeinzenPatricia Regina W. BonanoniPedro Vinicius da RosaSandro de Goes FontesSérgio WustTalita Irene RussiValéria Maria Jensen

    Bons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 Anos

    Bons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 AnosBons Serviços 05 Anos

    NOME DO(A)AGRACIADO (A)

    MEDALHA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    20/27

    38 39

    GRUPOS ESCOTEIROSANIVERSARIANTES

    AGENTES DA PAZ PARTIRAM PARA O GRANDE

    ACAMPAMENTOGRUPO ESCOTEIROHELIODORO MUNIZ

    Aghata Veloso Muller de SalesBrenda Rodrigues da ConceiçãoCamila Rodrigues CamposCarolina Eli de OliveiraDiogo Augusto RibasEduardo Maués DallabridaEduardo Wasen MeloEniovaldo Colombo de SousaFrederico Amaral SensGabriel Andrade de OliveiraGabriel Souza VarelaGeovani Freitas SilvaLara Casa Neto João Marcelo Colombo Sousa João Vitor Salmória MellegariLarissa Ortolan BackesLucas Veloso Muller de SalesMatheus Rodrigues da ConceiçãoMaria Alice LêdoMaria Alice SensNathan dos Santos VargasNicolas Oliveira AntunesPedro Ataide SilvaRuan Vinicius Lima Yuriam Vinicius Branco Moraes

    Mauro Sadowsky (GE Desbravador)

    Maria Maura Richeter (GE Ijurerê Mirim)

    Pe. Décio Antônio Bona (GE Padre Pedro Baron)

    Hamilton de Souza Freitas (GE Brusque)

     João Vitor Woelfer (GE Pedra Áurea)

    Rodrigo Reinhold (GE Pomerano)

    Nelson D’Andrea Souza (GE Leão do Mar)

    Herbert Jurk Jr (GE Timbó)

    Ruy Olympio de Oliveira (GE Duque de Caxias)

    Maria Julia Rocha Lopes(GE do Ar Major Brig. Alberto Bins Neto)

    Keti Mari Pereira Alves (GE Continente)

    GRUPO ESCOTEIROLEÃO DO MAR

    Alain David de OliveiraCaio NunesEduardo Bruce Farias de SantosEnzo Didomenico de Souza FreitasGabriel Felipe Lopes da SilvaLeonardo Luis CagninThiago Rafael da Costa

    05/SC GE Áquila10/SC GE Agrolândia45/SC GE do Mar Navegantes13/SC GE Universo14/SC GE Ipê Amarelo

    23/SC GE Pedra Branca47/SC GE Kaigang-Norte76/SC GE Pedra Vermelha82/SC GE Araucária91/SC GE Tupã65/SC GE do Mar Ilhas Guará02/SC GE Curt Hering16/SC GE Concórdia25/SC GE Dom Pedro I37/SC GE Lauro Müller03/SC GE Padre Pedro Baron12/SC GE Anchieta08/SC GE Desbravador32/SC GE Leões de Blumenau43/SC GE Iguaçu

    NOME DO GRUPO CIDADE ANOS DE FUNDAÇÃOEM 2013

     XaximAgrolândiaNavegantesFlorianópolis

    São José

    PalhoçaTrês BarrasItapiranga

    Campos NovosIporã do OesteFlorianópolisBlumenauConcórdia Joinville

    Itajaí Itajaí 

    FlorianópolisSão Bento do Sul

    BlumenauPorto União

    0505051010

    101515152025303030303535405580

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    21/27

    40 41

    CENSO ESCOTEIRO CENSO ESCOTEIRONUMERAL NOME DO GRUPO ESCOTEIRO 2012 2013 DESEMPENHO

    001002003004005006007008009010

    011012013014015016017018019020021022023025026027028029030031

    032033034035036037038039040041042043044

    LAGESCURT HERING

    PADRE PEDRO BARONPRÍNCIPE DE JOINVILLE

    ÁQUILALIRIOS DO CAMPO

    TEÓFILO BERNARDO ZADROZNY DESBRAVADOR

    TUBARÃOAGROLÂNDIA

    PINDORAMAANCHIETAUNIVERSO

    IPÊ AMARELO JACORITABACONCORDIA

    DUQUE DE CAXIASCARIJOS

    GONCALVES DIASTIMBO

     XIMBANGUEDO AR HERCILIO LUZ

    PEDRA BRANCADOM PEDRO IURUSSANGA

    DO AR JULIO WOLFF LA SALLEDO AR JAYME JANEIRO RODRIGUES

    RAÍZESTERRA DO VALEMONTE ALEGRE

    LEÕES DE BLUMENAUBRUSQUEGRALHA DO PINHAL

    DOUTOR CESARE TIBALDESCHIATALAIA

    LAURO MULLER YUCUMA

    CONTESTADOCAINGANGUE XANXERE

    PIRABEIRABAGENERAL OSORIO

    IGUAÇÚDJALMA ESCARAVACO

    5480641283650612510253

    51706058155991257181779591103145195241888185

    266113891712111383195979577631

    44112651266853814611438

    53668959200941745091801041071081482543611106273

    283139826

    11310788-

    6180568328

    81.48%140%

    101.56%98.44%188.89%

    106%132.79%

    184%111.76%71.70%

    103.92%94.29%148.33%101.72%129.03%94.95%139.20%70.42%112.35%103.90%109.47%117.58%104.85%102.07%131.58%82.69%148.78%

    125%76.54%85.88%

    106.39%123.01%92.13%35.29%93.39%94.69%106.02%

    -103.39%101.27%98.25%109.21%90.32%

    045046047048049050051052053054

    055056057058059060061062063064065066067068069070071072074075

    076077078079080081082083084085086087090

    DO MAR NAVEGANTESDO MAR GOLFINHOKAIGANG - NORTE

    LEÃO DO MARITAGUAÇU

    IMARUÍ DO MAR IJURERE MIRIM

    DESTERROALEXANDRE ROEPKECRUZEIRO DO SUL

    QUILOMBOMAFEKINGAGUAI

    CORAÇÃO DO ESTADOMANCHESTER

    BEIJA FLORDO MAR ALMIRANTE TAMANDARÉ

    DO MAR CAPITAO COMANDANTE HASSELDO MAR NOVA ERICEIRA

    ALLAN MCLEODDO MAR ILHAS GUARA

    DO AR MAJOR BRIG. ALBERTO BINS NETOCONTINENTE

    SOL NASCENTEHELIODORO MUNIZÁGUIA PEQUENA

    ARNALDO DE ALMEIDA OLIVEIRAITU-AÇU

    EVANGÉLICO SENTINELAGUAJAPIRÁ

    PEDRA VERMELHAPARATIMAX COLIN

    COCALEVOLUÇAO

    CAMPESTREARAUCÁRIA

    EVANGÉLICO MORIÁPEDRA ÁUREA

    COSTA ESMERALDA XAPECO

    SEPÉ-TIARAJÚPOMERANO

    72278

    24065

    16428

    1184

    145

    6197-

    3389353171292772259710

    1307256490830

    862353205233913459

    1129139

    123

    101-

    2524771

    16124

    11728

    146

    66116124

    111341

    1447544185658

    108-

    1107475412636

    911639204733

    103-

    7688

    10146

    112

    140.28%-

    32.05%102.92%109.23%98.17%85.71%99.15%700%

    100.69%

    108.20%119.59%-

    3.03%126.97%117.14%141.99%105.63%151.72%66.67%77.78%232%

    111.34%-

    84.62%102.78%133.93%83.67%325%120%

    105.81%69.57%73.58%100%

    90.38%100%

    113.19%-

    128.81%78.57%

    110.99%117.95%91.06%

    NUMERAL NOME DO GRUPO ESCOTEIRO 2012 2013 DESEMPENHO

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    22/27

    42 43

    CENSO ESCOTEIRO

    091092093094095096097098099100

    101102103105106107108

    TUPATANGARÁ

    NOVE DE MARÇOCAMINHOS DA NEVE

    DESBRAVADORES DO OESTEILHA TERCEIRAGUARACIABA

    SAO JOAO BATISTAROTA DO SOL

    ANJOS VOLUNTARIOS

    ANTONIO CARLOSCURITIBANOSBLUMENAUPEGASUS

    ARIRINGUAHOMEM DE PEDRADO AR PELICANO

    1241026512318239750205

    22-4135---

    1137646-

    21673190--

    32915062802048

    91.13%74.51%70.77%

    -67.74%81.71%79.49%120%

    --

    145.45%-121.95%177.14%

    80%--

    NUMERAL NOME DO GRUPO ESCOTEIRO 2012 2013 DESEMPENHO

    TOTAL 6.822 7.425 108.84%

    FONTE: SIGUE

    BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/13

    ATIVO

    PASSIVO

    PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    CIRCULANTE

    NÃO-CIRCULANTE

    CIRCULANTE

    R$ 1.142.094,29

     R$ 1.142.094,29

     R$ 1.124.300,63

    DISPONIBILIDADE

    VALORES A RECEBER

    OUTROS CRÉDITOS

    R$ 453.030,52

    R$ 422.369,49

    R$ 15.807,15

    R$ 14.853,93

    IMOBILIZADOR$ 689.063,72 R$ 689.063,72

     R$ 17.793,66

    ENCARGOS SOCIAIS/ TRIBUTÁRIOS

    SUBVENÇÕES A REPASSAR

    OUTROS OBRIGAÇÕES

    R$ 1.349,51

    R$ 16.273,86

    R$ 170,29

    PATRIMÔNIO SOCIAL

    SUPERÁVIT 2013

    R$ 949.386,68

    R$ 174.913,95

    FLORIANÓPOLIS - SC, 31 DE DEZEMBRO DE 2013

    NADIR ANTONIO MUSSIO FERNANDO LUIS MAZURPRESIDENTE UEB-SC CRC PR045321/O-0

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    23/27

    44

    DEMONSTRAÇÃO DO SUPERÁVIT OUDÉFICIT DO EXERCÍCIO EM 31/12/2013

    RECEITA OPERACIONAL BRUTA

    RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

    SUPERÁVIT OPERACIONAL BRUTO

    R$ 624.648,96

    R$ 623.780,96

    R$ 623.780,96

    DEVOLUÇÃO HOSPEDAGEM E LOCAÇÃO R$ 868,00

    DESPESAS ADMNISTRATIVAS

    DESPESAS TRABALHISTAS

    DESPESAS CURSOS E EVENTOS

    R$ 169.340,70

    R$ 153.426,53

    R$ 399.905,61

    DESPESAS FINANCEIRAS

    DESPESAS GERAIS

    RECEITAS FINANCEIRAS

    R$ 11.264,27

    R$ 36.610,74

    R$ 19.245,19

    OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS R$ 302.435,65

    SUPERÁVIT OPERACIONAL LÍQUIDO R$ 174.913,95

    SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO R$ 174.913,95

    FLORIANÓPOLIS - SC, 31 DE DEZEMBRO DE 2013

    NADIR ANTONIO MUSSIO FERNANDO LUIS MAZURPRESIDENTE UEB-SC CRC PR045321/O-0

     

    UNI O DOS ESCOTEIROS DO BRASILRegião de Santa Catarina

    Rua Álvaro Ramos, 183Trindade, Florianópolis, SC

    CEP 88036-030 Tel (48) 3333-0436 www.escoteirossc.org.br

    PARECER SOBRE AS CONTAS DO EXERCÍCIO DO ANO DE 2013 DA

    UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DE SANTA CATARINA

     A Comissão Fiscal Regional (CFR) no uso de suas atribuições estatutárias examinou o Balanço

    Patrimonial, a DRE – Demonstração de Resultados do Exercício e outros documentos da atual gestão

    financeira, econômica e patrimonial da União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa

    Catarina, relativos ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2013, permitiu implementar e

    financiar ações para a oferta de cursos de formação e eventos estaduais necessários ao

    desenvolvimento e crescimento do movimento escoteiro.

    Com base nas análises procedidas e das recomendações e nos esclarecimentos prestados pela

     Administração, a Comissão Fiscal Regional, é de PARECER FAVORÁVEL que o Balanço Patrimonial e

    as referidas demonstrações financeiras estão em condições adequadas para encaminhamento e

    aprovação da Assembleia Regional da União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa

    Catarina. 

    Florianópolis, 04 de fevereiro de 2014.

    Ricardo Moraes Retzem Sinésio Stefano Dubiela Ostroski Ulisses Xavier da SilvaCPF.: 448.857.700-30 CPF.: 007.971.709-87 CPF.: 005.953.259-98

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    24/27

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    25/27

    48 49

    COORDENADORESREGIONAIS

    Alexandre Stuepp CavalcantiModalidade do Mar

    Sinésio Stefano Dubiela OstroskiModalidade do Ar

    Vandil OliveiraRadioescotismo

    Vilmar Lopes de MagalhãesSemana do Escoteiro

    Rita Cassia EhlertSemana da Pátria

    Ieda Barroso MoserAgente da Paz

    Vicente Gabriele PascaleAssuntos Parlamentares

    COORDENADORES DEATIVIDADES REGIONAIS

     Jaime JunkesMutirão Nacional de Ação Ecológica (MutEco)

    Marlen Cláudia TafnerMutirão Nacional de Ação Comunitária (MutCom)

     Jaime JunkesMutirão Nacional de Ação Ecológica (MutEco)

    Marlen Cláudia Tafner

    Mutirão Nacional de Ação Comunitária (MutCom)Márcio RandigIndaba Regional

    Leandro LunelliOASIS+Tapera

    EQUIPE REGIONALDE FORMAÇÃO (EReF)

    Alessandra Irene Ramos D’andréaAlessandro de MedeirosAlisson Estácio AguiarAmaro Koneski Filho

    Ana Lúcia André de MouraAna Maria Flores

    Arcângelo dos Santos SafanelliCelso Thadeu Carneiro de Menezes

    Cesar Brochier dos SantosCristiano Popov Zambiasi

    Eleine Teixeira PereiraEliana Buss

    Gilberto BogoGlaucia Helena Faraco de Medeiros

     Janice Maria Moreira Coutinho Jeferson Alves Garrido

    Leandro Carlos Von Ende KruelLeandro Giacomello

    Leonardo Woiciek NetoLilian Maria Bini

    Luiz César de Simas HornLuiz Salgado Klaes

    Maico Leonides ChiniMárcio Randig

    Marcos Antonio FurtadoMarcos Carvalho

    Marcus Vinicius de S. NogueiraMaria Terezinha Koneski Weiss

    Miguel CarvalhoNadir Antonio Mussio

    Narcizo Saffério GiraldiNuno Francisco N. G. Simão

    Odelir Sebastião Mafra JúniorPadre José Edgard de Oliveira

    Plácido MarcondesRamon SilvaRenato Bini

    Rita Cassia EhlertRoberto Murilo Coutinho

    Sérgio Luis FranznerSido Gessner JúniorSônia Mara Liotto

    Sylvio Ronaldo PinheiroVanessa Cristina Melo RandigVilmar Lopes de Magalhães

    Vivian Rubin KruelZuneide Lourenço da Silva Magalhães

    EQUIPE REGIONALDE PROJETOS (ERePro)

    Celso Thadeu Carneiro de MenezesEvandro Rodrigues

    Marcio LopesMark Caldeira Jandrei Bohn

    EQUIPE REGIONALDE PROGRAMA (EReP)

     Janice Maria Moreira CoutinhoCoordenadora Regional de Programa Educativo

    Rosania de SouzaAssistente Regional do Ramo Lobinho

    Odelir Sebastião Mafra JrAssistente Regional do Ramo Escoteiro

    Leonardo Woiciek NetoAssistente Regional do Ramo Sênior

    Ana Filipa Nazareth G. SimãoAssistente Regional do Ramo Pioneiro

    Padre José Edgard de OliveiraAssistente Regional de Espiritualidade

    Sinésio Stefano Dubiela OstroskiCoordenador Regional da Modalidade do Ar

    Alexandre Stuepp CavalcantiCoordenador Regional da Modalidade do Mar

    Vandil OliveiraCoordenador Regional de Radioescotismo

    Ieda Barroso MoserCoordenador Regional do Agentes da Paz

    EQUIPE REGIONALDE COMUNICAÇÃO (EReC)

    Danilo Duarte de SouzaAderbal Martinho Pereira Junior

    Adler Luis NeuwiemApolo Iung Teixeira

    Celso Thadeu Carneiro de MenezesDaniel Zambiasi

    Guilherme MenezesEmerson França de SouzaMarcio Alexandre Lopes

    Marcus Vinicius de Souza NogueiraMirella Sabrina Gonçalves

    Plácido MarcondesSido Gessner Júnior

    PROFISSIONAISESCRITÓRIO REGIONAL

    Roberto Murilo Coutinho

    Gerente do Escritório RegionalCamila Ramos Alves

    Assistente Administrativo

    Karoline GodoiAuxiliar Administrativo

    Maria Eloiza Simas da Silva JustinoAuxiliar Financeiro

    Rosana Nilza Ferreira RosaServiços de Limpeza

    Adão CortianaAuxiliar de Serviços Gerais

    EQUIPE REGIONAL DERESGATE HISTÓRICO DO

    ESCOTISMO EM SCNilson Thomé

    Coordenador (Escritor)

    Luiz Salgado KlaesDirigente Escoteiro

    Luiz César de Simas HornDiretor de Métodos Educativos UEB

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    26/27

    PROJETO GRÁFICO

    MATEUS DE MENEZES (THE THIRD EYE)GUILHERME MENEZES (EReC)

    DIAGRAMAÇÃO

    MATEUS DE MENEZES (THE THIRD EYE)

    REVISÃO

    MIRELLA SABRINA GONÇALVES

    MONTAGEM E COORDENAÇÃO

    DANILO DUARTE DE SOUZA

    2.500 EXEMPLARES

    CRÉDITOS DE IMAGEM

    ACAMPAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA 2013 (RIO NEGRINHO-SC)ACERVO FOTOGRÁFICO DA REGIÃO ESCOTEIRA DE SANTA CATARINA

  • 8/20/2019 (Revisado) WEB Relatório Anual GE-SC 2013 200x280mm

    27/27