Resenha Aula 03.12.15 - campesinato e grupo doméstico

2
1958 Meyer Fortes Estudo das estruturas sociais de sociedades homogêneas. Considera o fator tempo. Considera “mudança cultural/social” ideias imprecisas. Um sistema social permanece vivo enquanto seus componentes são mantidos e substituídos. Manutenção e substituição são fenômenos temporais. Fatores biológicos incorporados em um sistema social. Socialização na cultura da sociedade e sucessão de gerações. Continuidade e substituição físicas convertidas em processos de reprodução social. Nas sociedades humanas, a “fábrica” da reprodução social é o grupo doméstico (diferente de família). Domínio doméstico. Domínio jurídico-político. Elos estruturais entre os dois domínios. Ciclo de desenvolvimento da unidade doméstica, processos de cisão (representação espacial, padrões de residência). Cisão e redistribuição do controle sobre recursos produtivos e reprodutivos. Ciclo de vida do indivíduo (nascimento até a maioridade jurídica - processo de socialização e aquisição de competências). Modificação de status jurídicos de homens e mulheres durante o ciclo de vida. Demarcado por ritos de passagem, ao fim dos quais o grupo doméstico “entrega” para a sociedade um indivíduo adulto juridicamente capaz.

description

Resgata os principais pontos abordados na aula sobre ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico e ciclo de vida do indivíduo. Importante para compreender os debates acerca do campesinato e da reprodução social da família camponesa.

Transcript of Resenha Aula 03.12.15 - campesinato e grupo doméstico

Page 1: Resenha Aula 03.12.15 - campesinato e grupo doméstico

1958Meyer Fortes

Estudo das estruturas sociais de sociedades homogêneas.Considera o fator tempo.Considera “mudança cultural/social” ideias imprecisas.

Um sistema social permanece vivo enquanto seus componentes são mantidos e substituídos.Manutenção e substituição são fenômenos temporais.Fatores biológicos incorporados em um sistema social. Socialização na cultura da sociedade e sucessão de gerações. Continuidade e substituição físicas convertidas em processos de reprodução social.

Nas sociedades humanas, a “fábrica” da reprodução social é o grupo doméstico (diferente de família).

Domínio doméstico.Domínio jurídico-político.

Elos estruturais entre os dois domínios.

Ciclo de desenvolvimento da unidade doméstica, processos de cisão (representação espacial, padrões de residência).Cisão e redistribuição do controle sobre recursos produtivos e reprodutivos.

Ciclo de vida do indivíduo (nascimento até a maioridade jurídica - processo de socialização e aquisição de competências). Modificação de status jurídicos de homens e mulheres durante o ciclo de vida.Demarcado por ritos de passagem, ao fim dos quais o grupo doméstico “entrega” para a sociedade um indivíduo adulto juridicamente capaz.

Socialização como transição do domínio doméstico para o domínio jurídico-político.