Reprodução do Leão

4
Reprodução do Leão

Transcript of Reprodução do Leão

Page 1: Reprodução do Leão

Reprodução do Leão

Page 2: Reprodução do Leão

Leão

Caracteristica Geral:O leão (Panthera leo) é um mamífero selvagem, pertencente à família dos felídeos ou felinos.* O leão alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg* Em 80% a 90% dos casos, são apenas as fêmeas, mais rápidas e ágeis, que caçam para abastecer o bando. Quando caçam cooperativamente, os machos assustam as presas e as fêmeas as emboscam. Costumam sufocar a presa mordendo-a no pescoço. Abatida a presa, os machos, mais fortes, comem primeiro, seguidos das fêmeas e dos filhotes. Aos machos, cabe proteger o território das incursões de outros machos. Leoas ocasionalmente sobem em árvores; leões adultos nunca fazem isso.* Os leões são os únicos felinos que vivem em bandos, grupos comunitários com um a seis machos, quatro a doze fêmeas de várias gerações e uma dúzia de filhotes, controlando territórios.

Reprodução:Os leões reproduzem-se em qualquer época do ano, onde ocorre a reprodução sexuada. As fêmeas estão sempre receptivas aos machos, várias vezes durante o ano, com exceção dos períodos de gestação e aleitamento. O acasalamento pode se repetir umas 50 vezes durante 24 horas, tanto de dia como de noite.

Antes do parto a mãe escolhe cuidadosamente o local apropriado que, normalmente se esconde numa cavidade rochosa, na mata densa e de preferência próximo de um bebedouro ou rio. Assim ela poderá caçar sem se afastar muito tempo da cria. Durante as primeiras semanas, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende muito bem a sua prole. Por prudência ela muda sua cria de lugar a cada 3 a 4 dias, transportando a cria uma a uma, com cuidado, entre os dentes.

Page 3: Reprodução do Leão

A gestação dura 100 a 120 dias e em geral nascem dois ou três filhotes em cada parto, com peso de 2 kg. São amamentados durante seis As fêmeas atingem a maturidade sexual aos três anos de idade e os machos aos cinco ou seis anos (a juba começa a crescer no macho aos 2 anos), quando geralmente abandonam o bando ou são expulsos. Em estado selvagem, vivem em média dez anos; em cativeiro, chegam a viver 30 anos.

. Muitas vezes uma leoa amamenta um filhote que não é seu. Essa característica, própria da espécie, garante que crias órfãs sejam facilmente adotadas por outras fêmeas do grupo. Os machos são muitos tolerantes com as crias e, por vezes, quando a mãe vai caçar, ficam com os filhotes, mas sem se ocupar deles de forma particular. Os jovens machos formam alianças igualitárias de irmãos ou primos que permanecem juntos por seis meses a um ano, até terem força suficiente para destronar a liderança idosa ou enfraquecida de outro bando. Se vencerem, matam os filhotes dos rivais e, em média, conseguem manter a liderança por três a quatro anos, antes que chegue a vez de serem destronados.