Representações de Gênero Na Web

16
REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA WEB LEVANTAMENTO SOBRE A IMAGEM DAS MULHERES NO PORTAL AREDE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2014

description

Artigo apresentado no Colóquio Mulher e Sociedade, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2015.

Transcript of Representações de Gênero Na Web

Page 1: Representações de Gênero Na Web

REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA WEBLEVANTAMENTO SOBRE A IMAGEM DAS MULHERES NO PORTAL AREDE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2014

Page 2: Representações de Gênero Na Web

• Discussão do grupo de Jornalismo e Gênero

• Notícias publicadas no portal local aRede

• Critérios: tipo do material, autoria, editorial, alcance, informação de agências, citação de fontes e classificação, uso de imagem, compartilhamento nas redes sociais e comentários do leitor

Page 3: Representações de Gênero Na Web

SOBRE O PORTAL

• O Portal aRede foi criado no final de 2013 com a proposta da publicação de notícias da cidade de Ponta Grossa e região em tempo real. Uma das características do portal é investir em notícias com vídeos. Quando uma equipe de reportagem pode acompanhar o acontecimento, é postado uma notícia em vídeo, trazendo as imagens com as informações principais, além de um texto com mais detalhes sobre a notícia.

• Além da hospedagem do portal, a notícia também é compartilhada com um lide e um frame do vídeo nas redes sociais. O público alvo é definido pela equipe editorial como classe C e D, orientando inclusive a equipe de reportagem a evitar uso de palavras de “difícil compreensão” nas notícias. O foco na cobertura são as notícias policiais, que podem ser tanto apenas o relato de ocorrências, descritas muitas vezes em relatórios policiais, como também a ronda nas delegacias de Polícia Civil da região e na frequência da PM e Corpo de Bombeiros no rádio.

Page 4: Representações de Gênero Na Web
Page 5: Representações de Gênero Na Web

• Além das ocorrências policiais, o portal ainda dá atenção para outros editorias, como política e saúde, especialmente no que se refere a denúnicias. Questões de editorias como cotidiano e economia podem ter espaço, mas especialmente com base em material mapeado em Agências de Notícias ou pelo envio de releases de assessorias de imprensa dos municípios da região.

Page 6: Representações de Gênero Na Web
Page 7: Representações de Gênero Na Web

• No período analisado, somente profissionais homens compunham o corpo de edição e reportagem do portal. As notícias com base em releases ou informações de agências de notícias são compartilhadas sem a assinatura específica de um profissional, apenas como ‘aRede’. Não existe nenhuma orientação específica como linha editorial do portal em dar espaço para fontes do gênero feminino ou mesmo em pautas que contemplem as mulheres, seja com um assunto de maior interesse a elas ou mesmo a discussão da questão de gênero na cidade ou outras áreas de cobertura.

Page 8: Representações de Gênero Na Web

• De acordo com a direção do site, a maior parte do público acessa o portal pela divulgação nas redes sociais. Por conta dessa característica, o portal aposta em títulos fortes e apelativos, omitindo em alguns casos a localidade da notícia para atrair o visitante. Uma tragédia ocorrida na Índia, por exemplo, é noticiada sem mencionar no título que o caso ocorreu em outro continente, de forma que o leitor só descobre isso depois que acessou o portal e leu a notícia. O horário de maior fluxo do portal ocorre entre 9 e13 horas.

Page 9: Representações de Gênero Na Web

• No dia monitorado em questão, 8 de março de 2014, a primeira postagem foi feita a 0h27, com o título “Participação das mulheres na política ainda é desafio”. O material postado usou o gancho do Dia Internacional da Mulher, mas se trata de um conteúdo replicado da Agência Brasil, postado em um horário de baixo movimento no portal. Esta é a única postagem do dia que tem relação com a data comemorativa. O texto foi assinado por um jornalismo homem, com âmbito nacional, trazendo quatro fontes especialistas na área, das quais três eram mulheres. As fontes foram citadas diretamente e a notícia trazia como imagem a foto de uma das fontes (mulher). A notícia foi enquadrada na categoria cotidiano. Nenhum comentário foi feito no portal, mas a postagem foi compartilhada seis vezes no Facebook.

Page 10: Representações de Gênero Na Web
Page 11: Representações de Gênero Na Web

• Outra postagem de destaque para esta análise é a notícia “Carnaval é palco para cenas de abuso sexual no Rio”. A postagem também foi realizada em horário de menor fluxo de visitantes no site e foi baseado em material produzido pela Agência Brasil. O texto foi assinado por um jornalista, âmbito nacional, trazendo como citações diretas duas mulheres especialistas, duas vítimas e uma fala oficial da prefeitura. A imagem usada é ilustrativa de uma comemoração de carnaval. A postagem foi enquadrada na categoria cotidiano e teve nove compartilhamentos no Facebook. O que chama atenção é o único comentário da notícia:

Page 12: Representações de Gênero Na Web
Page 13: Representações de Gênero Na Web
Page 14: Representações de Gênero Na Web

• Ao final do monitoramento, a análise levantou os seguintes dados:

• - 22 postagens jornalísticas assinadas por profissionais homens

• - seis em âmbito local, três âmbito nacional, quatro âmbito internacional e nove em âmbito regional

• - 14 delas se resumiam ao relato de uma ocorrência policial, sem a citação de fontes, sete eram baseadas em material publicado por agência de notícias e três eram resultado de apuração local;

Page 15: Representações de Gênero Na Web
Page 16: Representações de Gênero Na Web