Relatório de Sustentabilidade 2008

68
A melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. Relatório de Sustentabilidade 2008

Transcript of Relatório de Sustentabilidade 2008

Page 1: Relatório de Sustentabilidade 2008

A melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.Relatório de Sustentabilidade 2008

Rel

atór

io d

e Su

sten

tabi

lidad

e 20

08

11755.004-CapaSustent-439,8X279,4.indd 1 6/30/09 4:27:22 PM

Page 2: Relatório de Sustentabilidade 2008

11755.004-CapaSustent-439,8X279,4.indd 2 6/30/09 4:27:22 PM

Page 3: Relatório de Sustentabilidade 2008

Relatór io de Sustentabi l idade 2008

Page 4: Relatório de Sustentabilidade 2008
Page 5: Relatório de Sustentabilidade 2008

Nossa mensagem

Sobre o relatório

Por dentro da AmBev

Nossos compromissos

Governança Corporativa

Estratégia de Sustentabilidade

Mapeamento de stakeholders

Reconhecimento externo

Nossa Gente

Empresa integrada

Comunicação e Ouvidoria

Entrando para nosso time

Remuneração e benefícios

Oportunidades de crescer

Gente valorizada

Foco em qualidade de vida

Gestão ambiental

Uso consciente dos recursos

Preservação da fauna e da flora

Ocorrências

Relacionamentos externos

Consumidores

Clientes

Revendedores

Comunidade

Fornecedores

Governo e sociedade

Sumário GRI/ Indicadores

4

6

81114161820

2222232526273031

34364849

50505454565961

62

Sumário

Page 6: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 20084

ma empresa que tem a coragem de definir como sua visão a ambição de ser a melhor companhia de bebidas do mundo em um mundo melhor

tem que estar preparada para buscar esse sonho grandioso. Nossos planos para chegar lá envolvem inúmeras ações que consideram as três dimensões da sustentabilidade - econômica, social e ambiental e todas elas estão ligadas às nossas principais estratégias de negócios.

Acreditamos que a construção de uma companhia sustentável em longo prazo só é possível quando assumimos a conduta de nos preocupar, simultaneamente, com a geração de resultados econômicos e de valores e benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Somente essa postura pode garantir a sobrevivência do negócio por muitos e muitos anos, deixando um legado que possa orgulhar a Gente AmBev, as gerações futuras e, especialmente, nossos consumidores.

Em 2008, tivemos uma grande prova de que nossa atuação está no caminho certo: o Sistema de Gestão Ambiental já aplicado na AmBev foi adotado pela Anheuser-Busch InBev globalmente, como base para o modelo de gestão que será implantado em toda a empresa a partir de 2009. Ao mesmo tempo, comemoramos bons resultados econômicos obtidos no período. A AmBev atingiu volume de vendas de 146,9 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 20,9 bilhões, em 2008, representando um crescimento orgânico de 3% e de 7,9%, respectivamente. Esses resultados indicam como a sustentabilidade do nosso negócio e do meio ambiente andam de mãos dadas.

O ano passado também foi marcado pela continuidade de ações voltadas para o Consumo Responsável de bebidas alcoólicas, das quais nos orgulhamos em ser pioneiros no Brasil. Investimos em campanhas de conscientização, tanto para a venda responsável, com o programa Bar de Responsa, quanto para o consumo responsável, por meio principalmente da comunicação das nossas marcas. Garantir eventos responsáveis, como o Boteco Bohemia em São Paulo, onde 40% do público utilizou o serviço de táxi gratuito para voltar com segurança para casa, também continua sendo parte da nossa estratégia bem-sucedida de relacionamento com nossos consumidores.

Mais perto de concretizar o sonho de um mundo melhor

U

Nossa mensagem

Page 7: Relatório de Sustentabilidade 2008

5 NOSSA MENSAGEM |

Nossa responsabilidade de proteger o nosso patrimônio de 150 anos, e garantir que continue crescendo de forma sustentável, passa pela disseminação do sonho de construir um mundo melhor. Por isso é tão importante termos equipes que compartilham dessa ambição, incorporam esses ideais e estendem as boas práticas a toda cadeia produtiva do nosso negócio.

Este relatório comprova como nossas ações estão sintonizadas com esse objetivo e apresentam evolução em relação aos anteriores. Utilizamos como referência as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), aplicadas ao nosso negócio, e ampliamos o escopo de informações, tanto qualitativa como quantitativamente, em relação ao relatório do ano passado.

Todos os passos que demos para chegar até aqui indicam que estamos trilhando o caminho certo para sermos cada vez melhores no futuro. Estamos contribuindo para o desenvolvimento do negócio e das comunidades em que estamos incluídos, cuidamos do meio ambiente e, com isso, trazemos benefícios para todo o planeta. Convido você a compartilhar conosco dos resultados desses esforços. Boa leitura!

João Maurício Giffoni Castro NevesDiretor Geral da AmBev

Page 8: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 20086

A melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.Relatório de Sustentabilidade 2008

Rel

atór

io d

e Su

sten

tabi

lidad

e 20

08

11755.004-CapaSustent-439,8X279,4.indd 1 6/30/09 4:27:22 PM

elaboração deste Relatório de Sustentabilidade faz parte de nossa conduta de adotar a transparência diante de todos os nossos públicos de relacionamento. Publicação anual

da AmBev, apresenta as ações realizadas e os resultados de nossa atuação em 2008 - com algumas referências a anos anteriores e a 2009 -, revelando nosso compromisso com o

crescimento sustentável e com a criação de valor para todos os nossos stakeholders.

Este relatório contempla parcialmente as diretrizes da GlobalReporting Initiative (GRI) em sua última versão, a G3, conforme Sumário GRI, e

busca dar continuidade às informações do relatório anterior, publicado em abril de 2008. Nosso objetivo é atender ao nível B da GRI.

Realizamos um processo interno entre as diversas áreas para selecionar e atualizar os temas e indicadores que refletissem os impactos econômicos, ambientais e sociais mais importantes para a Companhia e seus stakeholders. Além do desempenho econômico - detalhadamente apresentado em nosso Relatório Anual -, destacamos nesta publicação o cuidado com a nossa Gente, nossa gestão ambiental ecoeficiente e o relacionamento com nossos públicos externos.

Todas as informações sociais e ambientais são gerenciais, foram verificadas internamente e referem-se somente às operações Brasil e Hila (Equador, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana e Venezuela). As informações financeiras seguem os padrões de contabilidade brasileiros (BRGAAP), incluem todas as operações e baseiam-se em dados auditados por uma auditoria independente. Os demais indicadores não foram validados externamente.

Agradecemos o empenho dos profissionais da Companhia que participaram da elaboração do relatório, assim como às instituições que se relacionam

conosco e nos ajudam a manter o foco na adoção de melhores práticas sustentáveis, entre elas:

Ações e resultados do nosso trabalho sustentável

Sobre o relatório

A

Page 9: Relatório de Sustentabilidade 2008

7 SOBRE O RELATÓRIO |

• Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-alcoólicas (Abir)

• Associação para a Defesa do Meio Ambiente (Adan) - Venezuela• Associação de Produtores de Cerveja da República Dominicana (Adoface)• Associação da Indústria de Refrigerantes do Peru (Asbega)• Câmara de Indústria da Guatemala• Câmara de Indústrias de Guayaquil - Equador• Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru-Brasil (Capebras)• Câmara de Produtores de Cerveja da Venezuela (Caveface)• Câmara de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil (Cavenbra)• Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

(CEBDS) - Brasil• Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) - Brasil• Cerveceros Latinoamericanos• Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) - Brasil• Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) - Brasil• Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) • Cooperação Técnica Alemã (GTZ) – Brasil• Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO)• Recicloteca - Brasil• Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) - Brasil• Sociedade Nacional de Indústrias do Peru (SNI)

Para obter mais informações sobre a AmBev e este Relatório, visite o site (www.ambev.com.br) ou envie e-mail para [email protected]

Page 10: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 20088

Construindo um mundo melhor

uarta maior cervejaria do mundo e maior da América Latina, a AmBev - Companhia de Bebidas

das Américas está presente em 14 países das Américas do Sul, Central e do Norte. Nessas operações, produzimos e comercializamos cervejas, refrigerantes e outras bebidas não-alcoólicas, envolvendo mais de 39 mil funcionários, empenhados em concretizar o sonho de que a empresa seja a melhor companhia de bebidas do mundo em um mundo melhor.

Empresa de capital aberto, somos a maior Companhia privada de bens de consumo do Brasil e fazemos parte da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev, resultado da aliança global feita entre a InBev e a Anheuser-Busch, em 2008.

Nosso modelo de gestão é baseado no tripé da sustentabilidade - econômica, social e ambiental. Isso significa que, além de gerar lucro para os acionistas, temos o compromisso de criar valores para toda a sociedade. Essa é nossa forma de enxergar um mundo melhor para esta e para as próximas gerações.

Com sedes administrativas em São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Toronto (Canadá), estamos organizados em cinco divisões: Cerveja Brasil, a maior operação; RefrigeNanc, que reúne refrigerantes e não-alcoólicos do Brasil; Quinsa, que compreende Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai; Hila, formada pelas operações no Equador, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana e Venezuela; e Canadá.

Temos o melhor portfólio de bebidas do Brasil, com três marcas de cerveja - Skol, Brahma e Antarctica - entre as 25 mais consumidas do mundo. Skol ocupa a quarta posição e Brahma a sétima. Também somos líderes no ranking das cervejarias da América Latina: na Argentina, com Quilmes Cristal; na Bolívia, com Paceña; no Paraguai, com Brahma; e no Uruguai, com Pilsen. Entre os refrigerantes, destacam-se o Guaraná Antarctica, Pepsi-Cola e H2OH!, além do isotônico Gatorade e dos chás Lipton.

Os consumidores são a razão do nosso negócio. Para construir um relacionamento duradouro com eles e oferecer os melhores produtos, serviços e marcas, procuramos conhecer profundamente seus anseios e valores.

Para garantir nossos objetivos contamos com um time formado pelas melhores pessoas do mercado que pensam grande e nunca estão completamente satisfeitas com os próprios resultados, a Gente AmBev. Incentivamos nossas equipes a pensarem e agirem como donos do negócio e oferecemos oportunidades de crescimento profissional e pessoal como reconhecimento ao empenho, à garra e ao espírito empreendedor.

Q

Por dentro da AmBev

Além de gerar lucro para os acionistas, temos o compromisso de criar valores para toda a sociedade

Page 11: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 9

Nossa estrutura 64 fábricas de bebidas

5 Maltarias

9 outras fábricas (vidro, rótulo, concentrado e rolha)

Além de Centros de Distribuição Direta e Centros de Excelência

Acreditamos que pessoas motivadas, treinadas e alinhadas a nossa Cultura de meritocracia são capazes de ir sempre além e entregar os melhores resultados. Dispomos de um reconhecido sistema de gestão que tem nos permitido crescer de forma consistente ao longo dos anos.

Em 2008, enfrentamos diversos desafios e apresentamos um crescimento de EBITDA de 4,6%, atingindo R$ 9 bilhões em 2008. O crescimento de volume consolidado foi de 3%, alcançando 146,9 milhões de hectolitros. O volume de cerveja cresceu 2,1% organicamente, enquanto o de refrigenanc apresentou expansão de 5,1% - considerando o resultado orgânico. A receita líquida de vendas aumentou 7,9%, somando R$ 20,9 bilhões no ano. Devolvemos aos acionistas R$ 3,5 bilhões, sendo R$ 2,9 bilhões em dividendos e R$ 630,3 milhões em recompra de ações.

FÁBRICA DA AMBEV EM JAGUARIÚNA (SP), BRASIL

Page 12: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200810

NOSSOS CONSUMIDORES SÃO A CHAVE DO NOSSO SUCESSO

Page 13: Relatório de Sustentabilidade 2008

11 POR DENTRO DA AMBEV |

Cultura AmBev é o modo da Gente AmBev fazer as coisas. Ela nos diferencia e mostra quem somos. É a combinação dos nossos princípios, crenças e práticas. Orienta as nossas ações e o nosso comportamento. Cada um de nós é responsável pela manutenção e divulgação desta Cultura.

Missão

“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”

Nossa Missão é a nossa razão de ser, o nosso compromisso como empresa.

Visão

“Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.”

Nossa Visão é a representação do nosso sonho. Ela nos mostra aonde queremos chegar.

Princípios

Definem quem queremos ser e como queremos agir. Eles nos mostram os caminhos que devemos seguir.

Temos 10 princípios que são a essência da nossa Cultura, que nos permitem ter consistência no jeito de fazer as coisas, respeitando as culturas locais e permitindo que trabalhemos com um único Sonho em todo o mundo.

Nossos 10 PrincípiosSonho1. Nosso sonho nos motiva a trabalhar juntos com um único objetivo: ser a melhor cervejaria do mundo em um mundo melhor.

• Ser a melhor é o que move a nossa Gente.• Seremos do tamanho do nosso Sonho.• Nosso Sonho é desafiador, factível e tem

consequências para todos nós.

• Atingiremos nosso Sonho de forma responsável.

Gente2. Pessoas excelentes, com liberdade para crescer em velocidades condizentes com seus talentos e recompensadas adequadamente, são os ativos mais valiosos da nossa Companhia.

• Gente excelente é fundamental.• Gente excelente atrai mais gente excelente.• Líderes mantêm os caminhos livres.• Gente excelente gosta de meritocracia, informalidade

e sinceridade.

3. Nossos líderes devem selecionar pessoas com potencial para serem melhores que eles. Avaliaremos nossos líderes pela qualidade das suas equipes.

• Contratamos e selecionamos pessoas com potencial para serem melhores que nós.

• Líderes precisam ter tempo para garantir que seu time esteja engajado.

• Proporcionamos experiências desafiadoras para ajudar a desenvolver nossa Gente.

Nossos compromissosAs diretrizes que determinam o jeito AmBev de ser

Page 14: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200812

Cultura4. Nunca estamos completamente satisfeitos com os nossos resultados. Foco e tolerância zero ajudam a garantir uma vantagem competitiva duradoura.• O que importa são os resultados sustentáveis.• Focamos no que realmente interessa, no que nos trará

resultado.• Meios são importantes, mas sem resultados não

significam nada. • Copiamos coisas que outras pessoas fazem bem.• Celebramos nossas vitórias, mas imediatamente

buscamos novos desafios.

5. O consumidor é o Patrão. Nos relacionamos com os consumidores por meio de experiências significativas das nossas marcas, unindo tradição e inovação, sempre de forma responsável.

• Consumidores e marcas são o nosso foco.• Conhecer nosso consumidor é a chave para o sucesso.• Tradição é importante para o nosso compromisso com

os consumidores.• Somos embaixadores dos nossos produtos.

6. Somos uma Companhia de donos. Donos assumem resultados pessoalmente.• Somos Donos da Companhia e isso se reflete em nossas

decisões.• Aceitamos responsabilidades e vivemos as

consequências de nossas decisões. • Construímos nosso negócio todos os dias.• Donos assumem resultados e desafios pessoalmente.

7. Acreditamos que bom senso e simplicidade orientam melhor que sofisticação e complexidade.• Senso comum e simplicidade conduzem a um melhor

julgamento.• Nossas ações são o resultado do que falamos.• Tomamos decisões baseadas em fatos e dados.• Mantemos a transparência e clareza no que fazemos.• Somos disciplinados na forma como executamos e

monitoramos nossos resultados.

8. Gerenciamos nossos custos rigorosamente para liberar mais recursos para suportar nosso crescimento no mercado.• Controlamos nossos custos, sempre buscando

oportunidades.• Empresas “enxutas” não apenas têm mais chance de

sobreviver em tempos difíceis como prosperam mais do que as outras nos bons momentos.

• Usamos o “dinheiro que não gera valor para a Companhia” para investir naquilo que gera valor e suporta nosso crescimento no mercado – coisas que os consumidores veem, tocam e bebem e aquilo pelo qual eles estão dispostos a pagar mais.

9. Liderança pelo exemplo pessoal é o melhor guia para nossa Cultura. Fazemos o que falamos.

• Exemplo pessoal, atitudes e comportamento são muito mais poderosos que as palavras.

• Vivemos o nosso trabalho todo dia com paixão e com senso de urgência.

• Liderança é a chave para apresentar resultados, junto com a sua equipe, fazendo as coisas da maneira correta.

• Líderes vão aonde as “coisas acontecem”. Gerenciamos, sempre que possível, de onde devemos estar: no campo.

10. Não fazemos espertezas. Integridade, trabalho duro e consistência são a chave para construir nossa Companhia.

• Adotar os mais elevados padrões de integridade na condução do nosso negócio sempre valerão a pena.

• Não usamos “atalhos”, malandragens e espertezas na Companhia.

• A segurança da nossa Gente, a qualidade dos nossos produtos e a singularidade da experiência do nosso consumidor nunca podem ser comprometidas.

Page 15: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 13

CULTURA COM FOCO NA SIMPLICIDADE E NO BOM SENSO

Page 16: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200814

Governança Corporativa Boas práticas garantem transparência nas relações

Nossa política de relacionamento com investidores e com o mercado em geral foi sempre pautada pela transparência e nos destacamos pela adoção de níveis superiores de governança corporativa. Baseamos nossa conduta na ampla divulgação de informações sobre a Companhia. E praticamos os mais elevados padrões de atendimento às disposições legais e regulamentares aplicáveis às companhias abertas com valores mobiliários negociados no Brasil e no exterior.

Nossa estrutura de governança é integrada pelo Conselho de Administração, pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Fiscal. O Conselho de Administração recebe o suporte do Comitê de Operações e Finanças.

Conselho de AdministraçãoO Conselho de Administração - integrado por nove membros efetivos - determina o direcionamento geral estratégico da Companhia. Os conselheiros são responsáveis pela nomeação dos diretores executivos e por garantir que os valores, a ética e a cultura da AmBev sejam praticados e disseminados entre a Gente AmBev.

Todos os conselheiros são acionistas da Companhia e nenhum exerce cargo executivo, de forma a garantir maior independência e autonomia entre os principais órgãos de governança. Os membros são eleitos nas assembleias gerais de acionistas para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição. Com o objetivo de aprimoramento constante, o Conselho avalia sua atuação e procedimentos internos continuamente.

O bloco controlador é formado por duas entidades que, juntas, detêm 90,6% do capital votante e 71,1% do capital total da Companhia: a InBev e a FAHZ. O acordo de acionistas, válido até 2019, confere à FAHZ direito de veto em questões relacionadas a dividendos, investimentos, aquisições e emissões de novas dívidas, entre outras.

Comitê de Operações e FinançasO Conselho de Administração recebe o suporte do Comitê de Operações e Finanças, com o objetivo de promover e manter uma cultura ética, competitividade e alcance de objetivos de longo prazo. O Comitê de Operações e Finanças tem por finalidade assistir o Conselho de Administração em relação às seguintes matérias:

• apresentar ao Conselho de Administração propostas de planejamento de médio e longo prazo;

• analisar, propor e monitorar os objetivos anuais de performance da Companhia, bem como os orçamentos necessários para atingir tais objetivos;

• analisar e monitorar a posição da Companhia por meio de análises de seus resultados, desenvolvimento de mercado e permanente benchmarking interno e externo;

• analisar, monitorar e propor a uniformização de boas práticas;

• analisar e monitorar a performance das marcas da Companhia e estratégias de inovação;

• analisar, monitorar e propor assuntos relacionados a Gente e Gestão, inclusive programas de recrutamento, remuneração variável e propagação da cultura da Companhia;

• analisar, monitorar e propor ao Conselho sugestões sobre assuntos jurídicos, tributários e regulatórios relevantes;

• analisar e monitorar o plano anual de investimento da Companhia;

• analisar e monitorar oportunidades externas de crescimento;

• analisar e monitorar a estrutura de capital e fluxo de caixa da Companhia; e

• analisar e monitorar o gerenciamento de risco financeiro da Companhia, bem como o orçamento e política de tesouraria.

Diretoria ExecutivaA Diretoria Executiva - integrada por 12 diretores, com mandato de três anos e possibilidade de reeleição - é responsável por apresentar ao Conselho de Administração propostas de planejamento de

Page 17: Relatório de Sustentabilidade 2008

15 POR DENTRO DA AMBEV |

médio e longo prazo e pela gestão dos negócios da Companhia. Os diretores são profissionais experientes, que conhecem os mercados em que atuamos e estão na AmBev, em média, há cerca de dez anos.

Conselho FiscalOs membros do Conselho Fiscal são eleitos pelos acionistas, em Assembleia Geral, realizada uma vez ao ano - para mandato de um ano, com reeleição permitida. Suas principais atribuições são fiscalizar os atos dos administradores, verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, além de analisar e dar parecer sobre as demonstrações financeiras da Companhia. Sua isenção é garantida, uma vez que é composto por membros independentes. Nenhum membro integra o Conselho de Administração ou a Diretoria Executiva, sendo um deles representante dos acionistas minoritários. Em decorrência de termos ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a Companhia está sujeita, até a extensão permitida pela legislação brasileira, à lei norte-americana Sarbanes-Oxley e às exigências da Securities and Exchange Comission (SEC) e, por esta razão, o Conselho exerce, cumulativamente, a função de Comitê de Auditoria.

Código de Conduta O Código de Conduta dos Negócios rege nossos funcionários que se comprometem com ele por meio de assinatura de termo. Violações ao documento podem ser relatadas ao Comitê de Ética, que é formado pelo diretor-geral para a América Latina, pelos diretores Financeiro, de Gente & Gestão, Jurídico e de Relações Corporativas, e pelo gerente de Comunicação Interna.

Para denúncias, com anonimato garantido, podem utilizar o Canal de Ouvidoria que conta com e-mail, site e um telefone 0800. A Ouvidoria passa as denúncias para uma auditoria interna, independente, para investigação. Todas as denúncias encaminhadas são apuradas no máximo em oito semanas.

Manual de DivulgaçãoVale assinalar que o Conselho de Administração consolidou as melhores práticas relativas à divulgação de informações ao público investidor em um manual, que orienta a conduta de administradores e colaboradores da Companhia e a negociação de valores mobiliários de emissão da AmBev.

20081. Victório Carlos De Marchi – Co-presidente do Conselho de Administração2. Carlos Alves de Brito – Co-presidente do Conselho de Administração3. Luiz Fernando Ziegler de Saint Edmond – Diretor Geral para América Latina4. João Maurício Giffoni Castro Neves – Diretor Geral para Quinsa5. Bernardo Paiva – Diretor Geral para o Canadá6. Ricardo Tadeu Almeida Cabral de Soares – Diretor de Vendas7. Carlos Eduardo Klutzenschell Lisboa – Diretor de Marketing8. Graham David Staley – Diretor Financeiro e de Relações com Investidores9. Milton Seligman – Diretor de Relações Corporativas10. Michel Dimitros Doukeris – Diretor de Refrigerantes11. Nicolás Ernesto Bamberg – Diretor Industrial12. Pedro de Abreu Mariani – Diretor Jurídico13. Olivier Lambrecht – Diretor de Gente & Gestão14. Ricardo Manuel Frangatos Pires Moreira – Diretor Geral para Hila(América Latina Hispânica)15. Rodrigo Figueiredo – Diretor de Logística e Suprimentos16. Renato Nahas – Diretor de TI e Serviços Compartilhados

Page 18: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200816

Estratégia de SustentabilidadeFoco na geração de benefícios para toda a sociedade

Nossa preocupação com a sustentabilidade pauta nossas estratégias de negócios e se reflete em nossa visão: nos tornarmos a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. Para nós, um mundo melhor está baseado em três pilares: gerar valores econômicos para todos os nossos acionistas diretamente e para a sociedade, por meio do pagamento rigoroso de todos os impostos; gerar valores sociais, por meio da capacitação da nossa Gente e da promoção do Consumo Responsável de nossos produtos; e gerar valor ambiental, por meio da melhoria do nosso desempenho em relação ao meio ambiente, tanto nas atividades industriais como nas comerciais. Esses pilares estão ligados às nossas principais estratégias de negócios.

Desde 2001 contamos com uma área dedicada aos assuntos de responsabilidade socioambiental, que responde à Diretoria de Relações Corporativas. Também, como parte do nosso Código de Conduta e de nossa Cultura, todos os funcionários da empresa são incentivados a promover ações sociais em seus trabalhos. Tudo para que essa consciência sobre nossa responsabilidade socioambiental esteja incorporada em nossa rotina.

A importância que dedicamos à atuação responsável reflete-se inclusive em nossos programas de treinamento. O Eixo Orientação para o Mercado é um dos pilares da Universidade AmBev, nossa universidade corporativa, e dedica-se a orientar nossa Gente a manter um relacionamento sustentável com a sociedade.

Todos esses valores fazem parte do nosso cotidiano, do trabalho diário de nossa Gente e estão ligados às principais estratégias do nosso negócio. Nossa grande diferença é a integridade de nossa conduta empresarial, a abordagem sustentável adotada na utilização dos principais recursos e os caminhos que utilizamos para promover nossa empresa de forma responsável.

Em 2008, investimos R$ 206 milhões na área socioambiental – Meio Ambiente, Gente e Gestão e Consumo Responsável

Page 19: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 17

FRUTO DO GUARANÁ NA PLANTAÇÃO DA FAZENDA SANTA HELENA, MAUÉS (AM)

Page 20: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200818

Mapeamento de stakeholders Foco no longo prazo é base para relacionamento com os públicos de interesse

Temos a preocupação de gerar valores para todos aqueles com quem nos relacionamos e, assim, inspirá-los a replicar nossos esforços a fim de alcançarmos nosso sonho. Para que nosso relacionamento com esses públicos seja forte, duradouro e transparente, contamos com diversas ferramentas, processos e canais de comunicação.

Mapeamos nossos stakeholders, com base em análise sobre os relacionamentos de longo prazo que mantemos com os públicos que fazem parte da nossa cadeia produtiva:

Funcionários — A Gente AmBev é o nosso maior ativo de credibilidade e confiança para o mercado. Por isso, atraímos e retemos as melhores pessoas, desenvolvemos seus talentos e as remuneramos adequadamente. Oferecemos benefícios e oportunidades de crescimento como reconhecimento do alcance de bons resultados. A AmBev conta com uma política de portas abertas, com um ambiente informal que facilita o diálogo e a troca de experiências. Possui uma área específica de comunicação interna, focada em garantir uma relação transparente e o permanente diálogo com nossos funcionários.

CONTAMOS COM DIVERSAS FERRAMENTAS, PROCESSOS E CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Page 21: Relatório de Sustentabilidade 2008

19 POR DENTRO DA AMBEV |

Clientes — Os times de vendas da empresa são treinados para manter com nossos pontos-de-venda um relacionamento de parceria que rompa as fronteiras comerciais. Incentivamos a troca de informações e de melhores práticas, possibilitando que nossos clientes ampliem o conhecimento sobre o nosso mercado e desenvolvam melhor seus negócios. Uma das ferramentas que disponibilizamos é o canal de atendimento SAV - Serviço de Atendimento ao Vendedor -, um telefone 0800 exclusivo para esse público. Pelo SAV é possível buscar informações, dar sugestões, fazer reclamações, além de ser mais um canal de vendas e de cadastro de novos PDVs.

Consumidores — O consumidor é a razão de ser do nosso negócio, por isso trabalhamos continuamente para conhecer seus anseios e valores e construir um relacionamento forte e duradouro. Oferecemos um grande portfólio de produtos de qualidade, inovamos sempre e difundimos o conceito de consumo responsável de bebida alcoólica, por meio de diversas ações. Nossos consumidores podem registrar reclamações, sugestões e solicitar informações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC.

Fornecedores — Buscamos estreitar o diálogo com nossos fornecedores e para isso realizamos atividades de capacitação, encontros e reuniões anuais, além de uma convenção anual específica para os transportadores. Incentivamos que tenham práticas de gestão que respeitem a dignidade humana, a ética e a preservação ambiental. Mantemos um website dedicado ao relacionamento com este público.

Revendedores — Investimos na preparação dos revendedores para atuarem com mesmo grau de excelência da Companhia. Promovemos a capacitação dos seus gestores e operadores por meio de seminários, programas de excelência e produtividade, como também mantemos um guia operacional para alinhar processos. Realizamos ainda uma convenção anual com objetivo de reconhecer e compartilhar as melhores práticas desenvolvidas.

Sociedade — Contribuímos para o fortalecimento da economia dos países onde estamos presentes, gerando empregos, pagando impostos em dia, e ajudando no

crescimento das comunidades. Apoiamos Organizações Não-Governamentais (ONGs), entidades de classe e projetos de desenvolvimento em comunidades. Temos uma atuação constante em questões de responsabilidade social, como o consumo responsável de bebidas alcoólicas e a reciclagem de nossas embalagens. Além da publicação anual deste relatório, outras informações sobre a AmBev estão disponíveis e atualizadas em nosso website: www.ambev.com.br

Acionistas — O relacionamento da AmBev com seus acionistas é pautado pela comunicação transparente, com análises detalhadas, relatórios e teleconferências trimestrais; alinhamento de objetivos, assegurado pela remuneração variável a todos os empregados, vinculada ao alcance de metas, e participação dos principais executivos em programa de aquisição de ações; além do acordo de acionistas. Temos uma área exclusivamente dedicada às relações com investidores que pode ser contatada por meio do nosso website: www.ambev.com.br. Imprensa — Temos um relacionamento pautado pela transparência e respeito pelos órgãos de imprensa, que nos garante a projeção na mídia de uma imagem coerente com nossos valores. Para garantir o atendimento das demandas de imprensa, contamos com uma área de Comunicação Externa, que gerencia e coordena o trabalho das assessorias de imprensa que prestam serviço à Cia. Seus contatos estão disponíveis no website da Companhia.

Governo — Respeitamos a legislação vigente de cada país em que temos operações. Possuímos uma área especializada para acompanhar iniciativas governamentais que dizem respeito ao nosso negócio e atendemos aos convites de participação em audiências públicas para contribuir na criação de políticas externas.

Buscamos relacionamentos fortes, duradouros e transparentes

Page 22: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200820

Reconhecimento externoDestaques de nossa atuação responsável são reconhecidos externamente

Em 2008 a AmBev foi reconhecida e premiada externamente em diversas áreas nas quais atua:

Guia Você/SA Exame 2008 – As Melhores Empresas para Você TrabalharListada entre as 150, 1ª colocada na categoria Alimentos, Bebidas e Fumo e única empresa a ser

reconhecida como a melhor em duas das sete categorias do prêmio: Destaque em LIDERANÇA e Destaque em DESENVOLVIMENTO. Além disso, a revista apontou aspectos positivos da Companhia como o Programa Vida Legal, o Ciclo de Gente e a Universidade AmBev. O ranking, divulgado e realizado pela revista Exame, destaca as 150 melhores empresas do país para se trabalhar.

Revista Época/ GPTW - As Melhores Empresas para TrabalharConseguimos o 47º lugar no ranking realizado em parceria com instituições

como o Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), FNQ - Fundação Nacional da Qualidade e Great Place to Work. O ranking selecionou as empresas de maior destaque em gestão de pessoas em 2008.

As Empresas Mais Admiradas – Revista Carta Capital 1º lugar na categoria Bebidas Alcoólicas em ranking divulgado após pesquisa com os principais executivos das companhias do segmento.

Prêmio DCI - As Empresas Mais Admiradas do Brasil1º lugar na categoria de bebidas pela quinta

vez consecutiva, no prêmio promovido pelo jornal DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços. Foram ouvidos empresários, executivos e economistas que apontaram as empresas que mais admiram.

Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas3º lugar, entre as empresas acima de 10 mil funcionários, no ranking publicado na Pesquisa

Hewitt/Valor, na Revista Valor Carreira, distribuída a todos os assinantes do jornal Valor Econômico. A iniciativa reconhece as melhores empresas na gestão de pessoas, que se distinguem de outras organizações por implementarem e executarem práticas que sustentam suas estratégias de negócios e desenvolvem forte engajamento das equipes.

6º Programa Benchmarking Ambiental23º lugar com o case Reciclagem Solidária, entre as 30 premiadas no programa, realizado

pela Mais Projetos, empresa especializada em gestão e capacitação socioambiental, que premia cases de excelência socioambiental. A Mais Projetos desenvolveu uma metodologia exclusiva para identificar e compartilhar as melhores práticas e os melhores modelos da gestão socioambiental e assim, promover a melhoria contínua nas instituições brasileiras.

Prêmio Época de Mudanças ClimáticasFiguramos entre as 20 primeiras colocadas na primeira edição do prêmio, realizado pela Revista Época entre as maiores empresas do Brasil, destacando como elas enxergam as mudanças climáticas.

4º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água

2º lugar no prêmio concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, para reconhecer empresas que utilizam boas práticas na promoção do uso eficiente de água, com medidas efetivas na redução do consumo e do desperdício de água.

Page 23: Relatório de Sustentabilidade 2008

21 POR DENTRO DA AMBEV |

Prêmio Ação pela Água 20081º lugar na categoria Reúso da Água, pelos

projetos de Uso Sustentável da Água na unidade de Jaguariúna. Esta foi a 5ª edição do prêmio, organizado pelo Comitê de Bacias dos Rios Capivari, Piracicaba e Jundiaí, o primeiro instalado no Brasil. (Leia mais na página 41).

5ª edição do Selo Ambiental/ Municipalidade de GuarulhosRecebemos o Selo Ambiental na Categoria Empresa Amiga do Meio Ambiente, da Municipalidade de Guarulhos, na 5ª edição do Selo Ambiental, com os projetos: Área de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres (ASM AmBev) - modelo de gestão compartilhada entre a empresa e o Zoológico de Guarulhos - e Educação Ambiental para Área de Soltura e Monitoramento de Animais Silvestres na Empresa AmBev (ASM AmBev).

O selo valoriza o trabalho dos que defendem e preservam o meio ambiente, e conscientizam os demais sobre os cuidados a serem tomados para a preservação da biodiversidade ainda existente na cidade de Guarulhos.

Prêmio do Ministério de Vivienda, Construción e Saneamento/ Peru

Fomos reconhecidos por nossas boas práticas no uso da água e no tratamento de resíduos, na Unidade de Huachipa, no Peru. (Saiba mais na pag 41).

Premio Regional a La Producción Más Limpia1º lugar na categoria sistema de gestão ambiental, conferido à fábrica Hato Nuevo, da República Dominicana, pela Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo. Recebemos ainda menção especial na categoria Materiais.

1ª COLOCADA NA CATEGORIA ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO NO PRÊMIO GUIA VOCÊ S/A EXAME 2008 – AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR

Page 24: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200822

ica em talento e criatividade, a Gente AmBev é o maior ativo de credibilidade e confiança que

temos no mercado. Por isso, contratamos, treinamos e desenvolvemos profissionais excelentes e contamos sempre com equipes formadas pelas melhores pessoas, altamente qualificadas, motivadas e comprometidas. Em 2008, pudemos comemorar o aumento de 6% em nosso índice de engagement, atingindo a excelente marca de 77% entre os 39,3 mil funcionários, sendo 33.661 do Brasil e da Hila. E, em mais um ano, tivemos a prova de que nossa gente faz a diferença, ao promovermos 40% dos nossos funcionários.

Nossas equipes são formadas majoritariamente por jovens – 48,81% têm entre 26 e 35 anos. Temos 73,5% do total de funcionários com Ensino Médio completo e 17% com Ensino Superior completo.

Empresa integradaAmbiente informal facilita convívio e troca de informações

Nosso ambiente de trabalho é informal para promover o convívio amigável e a cooperação entre os funcionários. Todos - independentemente do cargo - compartilham o mesmo espaço, sem divisórias (apenas salas para reuniões), e os gestores estão sempre prontos a receber qualquer funcionário. Além disso, a adoção do sistema de desdobramento em cascata das metas de cada equipe incentiva a integração de todos para o alcance das metas globais da Companhia.

Comunicação e Ouvidoria

Coerente com essa política de portas abertas, a comunicação dentro da empresa também tem caráter informal. Muitas informações são repassadas diretamente aos funcionários, independentemente do nível hierárquico.

Também contamos com uma agenda formal de reuniões e encontros que inclui uma Convenção Anual, com toda a liderança, além de reuniões do Sistema de Desempenho Gerencial (SDG) por área, por diretoria e por unidade. Tais encontros são oportunidades regulares para que os gestores e a alta liderança dediquem tempo para a comunicação direta com os funcionários. Os funcionários ainda são ouvidos durante reuniões periódicas com seu gestor e um representante da área de Gente & Gestão, para identificar problemas e propor soluções.

Diversos canais de comunicação são utilizados para divulgação de informações para toda gente AmBev. De acordo com o tipo de mensagem e o público a

Nossa GenteEquipes motivadas e preparadas são nosso maior ativo

R Contratamos, treinamos e desenvolvemos profissionais excelentes

Page 25: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 23

quem se destina, a Companhia recorre ao meio mais adequado entre canais disponíveis: revista aGente AmBev, TV AmBev, intranet, jornal mural, guias de informações, e-mails, newsletters e mensagens para os palm top dos vendedores.

Para os funcionários poderem expressar suas opiniões, dar sugestões e fazer reclamações, além do contato direto com os gestores, a Companhia coloca à disposição mecanismos que permitem a livre participação, como as caixas de sugestão encontradas em todas as unidades. A Ouvidoria é outro canal que a nossa Gente tem à disposição para opinar e usar também em casos de denúncias e está diretamente ligada à estrutura de Governança Corporativa da empresa. As informações passadas para a Ouvidoria são apuradas por meio de checagem e auditorias para que as providências sejam tomadas.

A Companhia também assegura plena liberdade para que a Gente AmBev se filie a associações de classe, contudo apenas 7% dos funcionários da empresa são sindicalizados. As negociações salariais com as entidades são feitas anualmente e os acordos coletivos são negociados separadamente, por unidade, com prazo de um ou dois anos.

Número de funcionários em dezembro de 2008 - Brasil e Hila, considerando apenas QLP próprio e ativo:

Brasil 24.121Hila 4.364Total Lan 28.485

PRAÇA DO SOL: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA QUE FAVORECE A INFORMALIDADE NOS RELACIONAMENTOS

Page 26: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200824

Diversidade – 2008

FAIXA ETÁRIA

Até 25 anos 27,23%

26 a 35 48,81%

36 a 45 18,07%

46 a55 5,19%

Mais de 55 0,70%

GÊNERO

Homens 90,03%

Mulheres 9,97%

COR

Branca 60,34%

Negra (preta e parda) 38,60%

Indígena 0,21%

Amarela 0,85%

TEMPO DE EMPRESA

Até 01 ano 35,52%

De 2 a 5 anos 32,90%

De 6 a 10 anos 18,66%

De 11 a 20 anos 10,68%

Mais de 20 anos 2,24%

DISTRIBUIÇÃO DOS CARGOS

Diretoria 0,15%

Gerência e Supervisão 12,94%

Cargos Administrativos e Técnicos 32,87%

Vendedores e Operação 54,03%

GRAU DE INSTRUÇÃO

Fundamental completo/Incompleto 2,45%

Médio completo/Incompleto 62,41%

Superior completo/Incompleto 33,37%

Mestrado/ pós-graduação 1,77%

TOTAL DE TRABALHADORES POR TIPO DE CONTRATO E REGIÃO

Próprios 24.280

Terceiros 6.120

Brasil Aprendizes 447

Estagiários 321

Total 31.168

Próprios 2.036

Terceiros 423

Hila Aprendizes 26

Estagiários 8

Total 2.493

Total 33.661

TAXA DE ROTATIVIDADE

Total Mês Total Taxa Taxa 12/08 Ano Mês Ano

Voluntário 129 2.080 0,50% 8,90%

Brasil Forçado 219 1.252 0,90% 5,40%

Total 348 3.332 1,40% 14,33%

Voluntário 4 102 0,20% 5,30%

Hila Forçado 7 32 0,30% 1,72%

Total 11 134 0,50% 6,90%

Page 27: Relatório de Sustentabilidade 2008

25 NOSSA GENTE |

Entrando para nosso timeProgramas selecionam e promovem os melhores talentos

Nossa prioridade no momento de novas contratações é empregar pessoas das comunidades próximas a nossas unidades, principalmente nos cargos operacionais. O objetivo dessa política é promover um relacionamento forte e duradouro, assim como o desenvolvimento dos locais em que atuamos. Para preencher vagas em funções não operacionais, predominam as promoções internas.

Em busca dos melhores profissionais do mercado com dinamismo, iniciativa e espírito empreendedor, a AmBev conta com três programas para contratação externa: Trainee, Talentos e Estagiários.

O Programa Trainee foi criado em 1990 e já formou mais de 500 profissionais, 18 deles ocupando cargos de diretores em 2008. Com duração de dez meses, o programa consta de duas etapas. Na primeira, o participante tem a visão estratégica do negócio e passa por diversas áreas da empresa - fabril, comercial e corporativa, além de uma experiência internacional. Na segunda, faz treinamento específico na área em que tem interesse em trabalhar. Em 2008, o programa teve 31.441 inscrições, dos quais 19 foram selecionados para iniciarem sua formação em 2009.

O Programa Talentos encaminha candidatos com alto potencial de desenvolvimento e sólida formação para áreas específicas, em funções adequadas ao seu perfil. Os profissionais são indicados para áreas como Vendas, Industrial/Supply, Gente & Gestão, Logística, Marketing, entre outras. No processo para 2009, entre os mais de 31 mil inscritos para o Programa Trainee, 277 foram indicados para o Programa Talentos e 51 foram aprovados.

Já o Programa de Estágio, desenvolvido desde 2003, conta com seleções semestrais - em fevereiro/março e julho/agosto, nas unidades. As inscrições são feitas no site da Companhia por candidatos que estejam a um ano e meio de se formar. No processo para 2009, 6.424

candidatos foram inscritos e mais de 300 selecionados para participar do Programa.No ano de 2008, 106 estagiários foram efetivados.

A Companhia mantém ainda o Programa Sucessores para captação interna para cargos de gerentes que respondem a uma gerência superior, no qual todos os funcionários podem se inscrever.

PROGRAMA TALENTOS

Ano Indicados Total final de participantes

2009 277 51

2008 274 64

2007 351 61

PROGRAMA TRAINEE

Ano Inscritos* Total final de participantes

2009 37.865 19

2008 48.025 32

2007 25.997 28

*Inclui candidatos aos Programas Trainee e Estagiários

NOSSO PROGRAMA TRAINEE JÁ FORMOU MAIS DE 500 PROFISSIONAIS

Page 28: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200826

IntegraçãoO Programa Integração AmBev apresenta os novos funcionários à empresa no mês em que é admitido. O novo contratado conhece a unidade em que vai trabalhar e recebe todas as informações sobre políticas e programas, cultura empresarial, benefícios, avaliação de desempenho, meio ambiente, qualidade e sobre o relacionamento da empresa com seus stakeholders. O programa conta com a participação dos líderes da Companhia.

Os funcionários que são transferidos para outras operações passam novamente pelo Programa de Integração AmBev, para conhecer o novo local, rever os conceitos da Companhia e integrar-se à nova função.

Remuneração e BenefíciosPolítica recompensa méritos e estimula superação de desafios

Mantemos a igualdade de salários de homens e mulheres nas mesmas funções, além de uma política de remuneração e benefícios alinhada à nossa cultura de meritocracia e superação de desafios. Isso inclui o pagamento de salários fixos, cujos valores são baseados em pesquisas anuais de mercado, e remuneração variável, de acordo com o desempenho da Companhia, das equipes e do funcionário.

Os funcionários operacionais têm participação nos Lucros e Resultados por meio dos Programas de Excelência (PEF/PEV). Todos os funcionários operacionais de 60% das unidades melhores colocadas são beneficiados. A partir do cargo de supervisores, nossos funcionários contam com programa de remuneração variável, em que o valor do bônus está vinculado ao alcance de metas individuais e coletivas de cada operação. O programa premia até 70% dos profissionais mais destacados, de nível médio ao de coordenação. Para os cargos de gerência e diretoria, 100% são premiados, desde que alcancem um percentual mínimo de resultados.

Além das iniciativas de remuneração variável (bônus anual), pagamos 14° salário a todos os colaboradores e mantemos o Programa de Ações e Stock Options direcionado a níveis de alta gerência e diretoria, que podem aplicar o bônus recebido no ano em ações da Companhia, recebendo também stock options.

Benefícios

A política de benefícios da AmBev inclui planos médico e odontológico sob medida e extensivo aos dependentes, plano optativo de previdência privada, reembolso das despesas com a aquisição de material escolar para os funcionários e filhos de funcionários estudantes, cesta de Natal e brinquedos para os filhos dos funcionários, auxílio creche e reembolso de 70% do custo mensal de cursos de graduação e pós-graduação. Em 2008, os cursos técnicos também passaram a ser custeados pela empresa, com reembolso de 100%. Cerca de 200 funcionários utilizaram as bolsas técnicas no ano.

Benefícios oferecidos a funcionários de tempo integral

Plano Odontológico Cesta de Natal com o Kit Resfriado Brinquedos de Natal Bolsa Auxílio Nível Superior Bolsa Auxílio Pós-Graduação Bolsa Auxílio Curso Técnico Auxílio Creche Check-up Médico Plano Médico Auxílio Material Escolar para funcionários e filhos de funcionários

Convênio Medicamentos 14º Salário Seguro de Vida

Page 29: Relatório de Sustentabilidade 2008

27 NOSSA GENTE |

A AmBev também desenvolve parcerias com outras empresas para oferecer descontos em produtos e serviços, que vão desde academias de ginástica, hotéis e pousadas até a compra de eletrodomésticos com facilidades especiais de pagamentos. Pela Intranet, os funcionários podem conhecer as empresas com as quais a AmBev desenvolve parcerias para oferecer vantagens a todos os funcionários.

Uma vez por ano essas empresas parceiras são convidadas a oferecer seus produtos e serviços com descontos e facilidades em um evento chamado Feira de Benefícios. Nele, os funcionários também contam com serviços gratuitos como dentistas e médicos. As famílias dos funcionários também são envolvidas neste momento, para conhecer os benefícios e o local de trabalho do seu familiar.

Outro benefício é a opção de aderir ao plano de previdência privada oferecido pelo Instituto AmBev de Previdência Privada (IAPP). O funcionário pode escolher o percentual de contribuição, o perfil da aplicação e alterá-los anualmente de acordo com a sua conveniência.

Oportunidades de crescerFerramentas oferecem desenvolvimento pessoal e profissional

Possuímos um plano de gestão de carreira chamado Ciclo de Gente, que tem como objetivo avaliar, desenvolver e nortear o crescimento pessoal e profissional da nossa Gente. Ele reúne ferramentas de avaliação de competências de 100% dos profissionais, acompanhamento de desempenho e feedback. Com avaliações dos resultados das metas do ano anterior e da performance do funcionário, e avaliação 360º para as lideranças, são identificadas lacunas para o desenvolvimento de cada um.

Anualmente são realizada reuniões de alinhamento de cada uma das áreas da Companhia, sempre acompanhadas e orientadas pela área de Gente

& Gestão. São as chamadas Reuniões de Gente, onde lideranças e gestores se reúnem para discutir perspectivas de carreira, planos de sucessão, treinamento e desenvolvimento de suas equipes.

Depois das avaliações e do feedback, funcionário e gestor traçam um Plano de Desenvolvimento Individual, preparado para ser executado em um ano, com ações que incluem cursos, treinamentos, benchmarking, entre outras atividades. Para cumprir esse plano, o funcionário recebe suporte da Companhia e da Universidade AmBev.

Universidade AmBev

A Universidade AmBev (UA) elabora módulos capazes de formar as pessoas que estão ingressando na Companhia, prepara as que serão promovidas, dá suporte aos processos da empresa e assegura a sustentabilidade do negócio. Suas atividades se estendem a todas as unidades e níveis organizacionais, por meio de cursos e treinamentos externos e in company.

Os cursos são presenciais ou por meio de ferramentas como e-learning (UA on-line) e televisão corporativa (TV AmBev), divididos em cinco eixos temáticos que atendem a todas as funções e níveis hierárquicos. Os funcionários contam ainda com reembolso de até 70% do custo mensal de cursos de graduação e pós-graduação, e de 100%, para cursos técnicos.

Para preparar gerentes para posições de primeira linha, é aplicado o Programa de Capacitação Gerencial

UNIVERSIDADE AMBEV

Page 30: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200828

(PCG), que tem como diferencial a identificação dos sucessores nas Reuniões de Gente e a antecipação de seu treinamento. Desta forma, preparamos nossos futuros gestores antes mesmo da demanda existir. Cerca de 80 pessoas passaram pelo programa em 2008 e a maioria foi promovida para a gerência de primeira linha.

Em 2008 investimos mais de R$ 15 milhões na UA, tivemos mais de 25 mil participantes, em 70 programas e 229 cursos. Além disso, para o constante aperfeiçoamento da UA, desenvolvemos novos programas dentro dos Eixos Temáticos - criados em 2007 e que geraram excelentes frutos em 2008.

No Eixo Excelência Operacional, por exemplo, desenvolvemos mais um programa de preparação de gerentes para posições de primeira linha, o PCG (Programa de Capacitação Gerencial). Criado em 2007, foi ampliado em 2008 para a maioria dos cargos.

Os Eixos Temáticos

• Excelência Operacional - 46 programas, 21.753 pessoas• Cultura - 8 programas, 1.938 pessoas • Prática de Liderar - 6 programas, 1.345 pessoas • Sistema de Gestão - 4 programas, 417 pessoas• Orientação para o Mercado - 6 programas, todos os

funcionários da Companhia no Brasil

Para aprender mais

Para treinamentos e divulgação de assuntos da Companhia, como lançamentos de campanhas e de produtos, contamos com a TV AmBev, transmitida via satélite, que tem as funções de veículo de comunicação e de transmissão de conhecimento. Em 2008, os programas de treinamento exibidos para a área de

vendas contemplaram 8.600 funcionários. Um telejornal também é exibido semanalmente para todos os públicos, em todas as unidades.

Oferecemos ainda o MBA AmBev, em parceria com a Business School São Paulo (BSP), que tem como objetivo dar aos nossos executivos uma visão geral do negócio AmBev, competências de liderança, além de acesso às ferramentas de gerenciamento e às melhores práticas do mercado. Em 2008, o curso formou 36 profissionais e desde que foi criado em 1995 já passaram por lá mais de 280 pessoas.

Para o aprendizado de idiomas, oferecemos bolsas de estudos parciais em cursos presenciais e via e-learning. No ano de 2008 mais de 200 funcionários fizeram os cursos de inglês e espanhol.

Destaques em 2008 R$ 15,7 milhões em investimentos Mais de 25 mil pessoas 70 programas, 229 cursos e mais de 65 mil horas de treinamento

Módulos presenciais e on-line 316 inscrições no Melhores Práticas 5 eixos temáticos

Page 31: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 29

INVESTIR EM FORMAÇÃO É GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

Page 32: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200830

Gente valorizada

Faz parte de nossa política valorizar o trabalho da nossa Gente. As equipes têm a garantia de que sua atuação eficiente será reconhecida. Os Programas Melhores Práticas, Programa de Excelência Fabril (PEF) e Programa de Excelência em Vendas (PEV), Feras, Campeonato Mundial, Reconhecer e Donos da AmBev demonstram isso.

Melhores Práticas é uma das mais importantes ações da Companhia, tanto que, em 2008, a AB InBev adotou o programa como forma de reconhecimento global. A iniciativa valoriza funcionários ou equipes que tenham criado ações inovadoras em suas áreas, resultando no aperfeiçoamento permanente das práticas da Companhia. O evento promove a troca de experiências e premia as melhores soluções aplicadas, tanto no Brasil, quanto nos demais países da América Latina. Em 2008, 316 iniciativas foram inscritas e concorreram nas seis categorias existentes.

As fábricas são avaliadas em diversos quesitos por meio do Programa de Excelência Fabril (PEF). A premiação é determinante na remuneração variável do funcionário, que pode chegar a até cinco salários. É elaborado um ranking entre todas as fábricas e a remuneração variável é calculada de acordo com a colocação alcançada. O mesmo vale para os Centros de Distribuição Direta, onde há o Programa de Excelência em Vendas (PEV).

As equipes de vendas também têm uma premiação especial: o reconhecimento Feras, que homenageia a cada semestre os vendedores de destaque em todo o País. Os melhores do ano são convidados a participar de um evento realizado na Administração Central junto aos diretores corporativos.

Já as fábricas contam com uma avaliação trimestral, o Campeonato Mundial, que reconhece as células que mais se destacaram dentro da operação.

O programa Reconhecer homenageia em um evento especial os funcionários que completam 15, 20 e 25 anos de trabalho na empresa. Os funcionários que comemoram

25 anos de casa recebem um kit especial (relógio, caneta e chaveiro do programa) e como gratificação, um salário a mais no mês em que completam o período. Em 2008, 30 funcionários receberam essa gratificação, sendo 25 do Brasil e 5 da Hila.

Atitudes e realizações de nossa Gente também podem levar a uma indicação ao Donos da AmBev, programa que homenageia aqueles que realmente absorvem a cultura da empresa - no melhor espírito de donos. Os indicados são aqueles alinhados com nossas diretrizes, exemplos da prática dos nossos valores por equipes e pessoas, que desenvolvem melhores práticas e fazem esforços para alcançar suas metas. A indicação é feita por um colega ou gestor, passando pelos diretores regionais e diretor corporativo que validam a escolha. Aqueles que tiverem suas indicações aprovadas pelo diretor regional terão seus nomes e ações divulgados no jornal mural de sua Unidade. E, as três indicações da América Latina são divulgadas no aGente AmBev no Ar e na revista aGente AmBev e reconhecidas durante a Convenção Anual.

Além desses programas corporativos, existem iniciativas locais de premiações e reconhecimento.

NOSSAS EQUIPES TÊM GARANTIA DE RECONHECIMENTO

Page 33: Relatório de Sustentabilidade 2008

31 NOSSA GENTE |

reuniões mensais da Comissão, é obrigatória a presença de gerentes das unidades e gerentes de áreas em que tenham sido registrados acidentes.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é informado sobre todos os acidentes - com ou sem afastamento - por meio de formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O documento é preenchido pela área de segurança do trabalho e pelo médico responsável pela unidade. Todas as ocorrências também são investigadas e acompanhadas internamente.

Além disso, as unidades enviam informações sobre acidentes com afastamento do funcionário a uma equipe corporativa de especialistas no tema. Essa equipe analisa os fatos, propõe ações corretivas e divulga aos responsáveis em segurança de toda a Companhia, para evitar outros acidentes da mesma natureza.

Nas fábricas e Centros de Distribuição Direta (CDDs), há Diretrizes de Segurança e Saúde Ocupacional para regulamentar a permissão para trabalhos de risco, inspeções de rota, bloqueio de energia e exigências mínimas de segurança para prestadores de serviço, entre outros temas.

Nas áreas de Vendas e Distribuição, onde motos e automóveis são instrumentos de trabalho de nossos vendedores e supervisores, também é realizado o Programa Paz no Trânsito. Criado em 2003, teve papel fundamental para a redução de 70% no número de acidentes com afastamento na Companhia. O programa é composto por ferramentas identificadas em quatro pilares: infraestrutura, atitude do condutor, atitude de liderança, e gente e gestão.

Em todas as unidades fabris da América Latina, contamos ainda com o programa Safety First, criado para disseminar assuntos de segurança já predefinidos.

Todas as unidades realizam anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Nos CDDs, a Sipat passou a incluir, desde 2007, novos temas, como meio ambiente e orientações sobre consumo responsável.

Foco em Qualidade de VidaCuidados com saúde e segurança de nossa Gente

A AmBev cuida de sua Gente, pois sabe que o indivíduo só é pleno se vários aspectos de sua vida estiverem em equilíbrio - saúde, família, meio ambiente, trabalho, relações sociais, aprendizado, lazer, entre outros.

Em sintonia com essa convicção, oferecemos o Programa Vida Legal, com foco no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida do funcionário, extensivo aos seus familiares. São ações que incentivam a promoção da saúde, a prevenção de doenças e também o acompanhamento adequado de doenças crônicas. Para isso, são realizadas campanhas, como de vacinação, de higiene bucal, diagnóstico preventivo, entre outras.

O Programa, patrocinado pela Fundação Antonio e Helena Zerrenner (FAHZ), acionista pertencente ao bloco de controladores da Companhia, foi revisado em 2008 e ganhou novas ações preventivas de doenças que englobam também as famílias. Com a intenção de ampliar seu alcance, o boletim Mais Vida Legal passou a ser enviado diretamente à casa dos funcionários. Na revisão, novos programas foram inseridos, como Saúde Bucal e Saúde Mulher.

Segurança

A manutenção da segurança de nossas equipes fundamenta-se no Plano Diretor de Segurança, que compreende todas as normas e requisitos legais para monitorar e acompanhar mensalmente as ferramentas que visam reduzir ao mínimo o número de acidentes de trabalho. O Plano prevê que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), a área de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e os gerentes e supervisores estejam constantemente envolvidos com o tema.

Funcionários eleitos entre as próprias equipes constituem as Cipas, presentes em todas as unidades da empresa. Nas

Page 34: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200832

Treinamento

Nossa Gente é treinada em saúde e segurança, tanto no que se refere às Diretrizes de Segurança como em relação aos demais programas. Desde o momento em que entra na Companhia, o funcionário, próprio ou terceiro, recebe orientações sobre esses temas no programa de integração e, em seguida, participa de treinamento durante a integração na função.

Nas fábricas, os profissionais participam de atividades semanais ministradas pelo gestor da área e intituladas 5 Minutos de Segurança ou Diálogos Diários de Segurança (DDS), que abordam temas importantes na prevenção de acidentes. Também são realizados treinamentos de segurança para a liderança e treinamentos de direção defensiva para os condutores de carros e motos da área de vendas.

Desde 2007, o Centro de Engenharia da AmBev coloca em prática o Projeto Zero ACA (Acidente com Afastamento), que realiza diagnósticos nas unidades fabris da América Latina e treina os líderes na gestão de segurança. Esses líderes têm a responsabilidade de replicar o treinamento para suas equipes e garantir o alinhamento de toda a Companhia às normas de segurança.

Em 2008, com o aumento da complexidade das operações nas unidades fabris, tivemos aumento no número de acidentes com afastamento e na taxa de gravidade das operações. A liderança da Companhia está totalmente comprometida em retomar a curva de redução de número de acidentes registrada nos últimos anos. Por meio de um evento de treinamento e capacitação de 51 pessoas do time de segurança e de uma campanha de segurança realizados em 2008 com o objetivo de chegar ao ZERO ACA.

Acidentes de trabalho

TAXA DE GRAVIDADE

2006 2007 2008

Brasil 362 193 70

Hila 143 67 64

Total 314 168 134

DIAS PERDIDOS

2006 2007 2008

Brasil 16.140 9.242 4.117

Hila 1.759 785 310

Total 17.899 10.027 4.427

ACA FABRIL

2006 2007 2008

Brasil 13 54 74

Hila 61 9 9

Total 74 63 83

ACA TERCEIROS FABRIL

2006 2007 2008

Brasil 51 52 36

Hila 9 15 8

Total 60 67 44

ACA VENDAS

2006 2007 2008

Brasil 168 138 134

Hila 44 33 22

Total 212 171 156

ACA TERCEIROS VENDAS*

2006 2007 2008

Brasil - 382 411

Hila - - 22

Total - 382 433

* Os acidentes de trabalho envolvendo funcionários terceirizados da área de vendas começaram a ser monitorados de maneira sistemática em 2007

Page 35: Relatório de Sustentabilidade 2008

33 NOSSA GENTE |

ASA FABRIL

2006 2007 2008Brasil 852 915 906

Hila 156 105 129

Total 1.008 1.020 1.035

ASA TERCEIROS FABRIL

2006 2007 2008Brasil 392 365 410

Hila 60 81 85

Total 452 446 495

ASA VENDAS

2006 2007 2008Brasil 175 191 220

Hila 40 27 14

Total 215 218 234

ASA TERCEIROS VENDAS

2006 2007 2008Brasil - 52 44

Hila - - 13

Total - 52 57

ÓBITOS FABRIL

2006 2007 2008Brasil – – –Hila – – – Total – – –

ÓBITOS TERCEIROS FABRIL

2006 2007 2008Brasil 1 – –Hila – – 1Total 1 – 1

ÓBITOS VENDAS

2006 2007 2008Brasil – – 2

Hila – – –

Total – – 2

ÓBITOS TERCEIROS VENDAS

2006 2007 2008Brasil - 2 1

Hila - - –

Total - 2 1

Definições:

Taxa de gravidade (taxa de lesões) – Índice mundialmente medido em que o resultado é a combinação de dias perdidos (tempo de afastamento), dias debitados (dias tabelados por lei conforme lesão permanente ou morte) e horas trabalhadas da Unidade. TG = (dias perdidos + dias debitados) x 1.000.000Horas/homem trabalhadas.

Acidente com Afastamento (ACA) – Acidentes ocorridos durante a jornada de trabalho que impliquem afastamento maior do que um dia, resultando em incapacidade temporária, permanente ou morte do acidentado.

Acidente sem Afastamento (ASA) – Acidentes ocorridos durante a jornada de trabalho que não tenham causado afastamento. Nesse caso o funcionário retorna ao trabalho no mesmo dia ou no dia seguinte.

COLABORADOR EM LINHA DE PRODUÇÃO DA SKOL

Page 36: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200834

a AmBev, a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente caminham lado a lado. Isso significa obter

resultados financeiros positivos, sendo o mais eficiente possível no uso de recursos naturais - especialmente a água -, em reciclagem de subprodutos e resíduos, e em compartilhar com a sociedade os desafios das alterações climáticas, reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa.

Em 2008, fizemos progressos significativos em relação a nossos objetivos ambientais e na incorporação dos processos sustentáveis dentro da empresa. Uma prova disso é que nos últimos seis anos reduzimos em 23% o consumo relativo de água na fabricação de nossos produtos e em 2008 reaproveitamos 98,2% de nossos subprodutos, que geraram receita adicional de R$ 72,6 milhões para a Companhia.

Há 17 anos, contamos com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), criado para sistematizar e padronizar as práticas de redução de impactos ambientais, além de documentar, treinar pessoal e fazer controle operacional, possibilitando a atuação preventiva em relação aos riscos ambientais. As diretrizes desse sistema são periodicamente atualizadas para manter o compromisso de melhoria contínua de nossa performance ambiental. Em 2008, o SGA já aplicado na AmBev foi adotado pela Anheuser-Busch InBev como base para o modelo de gestão que será implantado em toda a Companhia, em nível global, a partir de 2009.

Uma das ferramentas utilizadas no SGA, o Levantamento de Aspectos e Avaliação de Impactos Associados (Laaia), é aplicada para mapear os riscos potenciais e definir medidas mitigadoras de ampliações e novas unidades.

A gestão ambiental nos nossos processos produtivos também segue o Princípio da Precaução, consagrado pela

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Eco92), e considerado padrão de desenvolvimento sustentável. Por esse princípio, a ausência de certeza absoluta científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a ameaça de danos sérios ou irreversíveis de degradação ambiental ou danos à saúde humana.

Fábrica Verde

Iniciamos em julho de 2008 a construção de nossa mais nova fábrica de bebidas em Sete Lagoas (MG), que desde a etapa de concepção do projeto incluiu conceitos de ecoeficiência.

Isso significa que a fábrica contempla o reaproveitamento de resíduos industriais, tratamento de 100% dos efluentes e reaproveitamento de água dos processos fabris.

Investimos cerca de R$ 350 milhões, sendo R$ 14 milhões voltados para a área de meio ambiente para adotarmos práticas que permitam ainda mais ações de preservação ambiental na unidade.

Gestão ambientalBusca de ecoeficiência em todas as atividades, produtos e serviços

N Em 2008 reaproveitamos 98,2% de nossos subprodutos, gerarando receita adicional de R$ 72,6 milhões

Page 37: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 35

Números de destaque

•23%dereduçãodoconsumodeáguaparafabricaçãodeseusprodutos nos últimos seis anos.

•4,11litroséamédiadautilizaçãodeáguaparacadalitrode bebida produzido em 2008.

•80%damatrizdeenergiacaloríficadaAmBevéproveniente de fontes renováveis de energia. Nos últimos cinco anos, a utilização dessas fontes aumentou em dez vezes.

•27%dereduçãonoíndicedeemissãodegasesdoefeito estufa nos últimos cinco anos - o equivalente ao plantio de 1,1 milhão de árvores.

•98,2%dereaproveitamentodesubprodutos em 2008.

A nova fábrica, que começará a operar em meados de 2009, vai gerar mais de 600 empregos diretos, entre próprios e terceiros, além de mil vagas indiretas até 2010. A planta atenderá a demanda da Companhia para o abastecimento de Minas Gerais, nos próximos dez anos. • A unidade terá uma Estação de Tratamento de

Efluentes com capacidade para tratar o esgoto de uma população de 200 mil habitantes.

• A água será reaproveitada em diversas etapas do processo que não envolvam contato com produto, evitando-se utilização de água nobre captada para atividades de limpeza e jardinagem, por exemplo.

• Os resíduos industriais serão reaproveitados e parte dos subprodutos, vendidos para que sejam reaproveitados de outra forma. Exemplos: bagaço de malte é usado como alimentação animal e papelão e papel são enviados para reciclagem. Para o fermento gerado no processo de fabricação de cerveja, será instalado um equipamento de secagem gerando produto seco, com maior valor agregado como fonte protéica para alimentação animal ou humana.

• Há previsão de expansão do Programa Reciclagem Solidária para Minas Gerais.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS (ETEI)

Page 38: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200836

Uso consciente dos recursos Redução dos impactos ambientais é compromisso no dia a dia

A preocupação com a utilização consciente dos recursos naturais e com a redução e o tratamento dos resíduos gerados em nossos processos produtivos é constante na Companhia. Todas as unidades fabris têm uma Comissão Interna de Meio Ambiente (Cima), multidisciplinar, que treina os funcionários e monitora os principais indicadores de ecoeficiência, como consumo de água, utilização de fontes renováveis de energia e reaproveitamento de subprodutos.

Entre as atividades da Cima, está também a realização de rotas ambientais para averiguar se os

procedimentos padronizados de gestão ambiental estão sendo cumpridos em todo o processo produtivo.

Água e efluentes

A prioridade que damos à gestão dos recursos hídricos reflete-se em inúmeros resultados positivos alcançados. Nos últimos 6 anos (2002 a 2008), reduzimos em 23% o consumo de água relativo à fabricação de nossos produtos. Em 2008, foram usados em média apenas 4,11 litros de água para cada litro de bebidas produzidas contra 4,19 litros do ano anterior. Em 2002, o dado era ainda maior, sendo necessários em média 5,36 litros de água.

No último ano, essa redução equivale a um volume de 815 milhões de litros de água, suficiente para abastecer uma população de 150 mil habitantes durante 1 mês. O impacto positivo no custo de tratamento de água e

OS MANDAMENTOS DA ÁGUA ESTABELECEM OS PADRÕES, AÇÕES E CRITÉRIOS PARA A DIMINUIÇÃO DE CONSUMO E ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIO

Page 39: Relatório de Sustentabilidade 2008

37 GESTÃO AMBIENTAL |

efluentes gerado nas fábricas onde houve redução do índice de consumo foi de R$ 6,6 milhões.

Os melhores resultados na produção de cerveja foram obtidos nas unidades de Brasília, com 3,18 l/l, e Curitiba, com 3,28 l/l. Brasília obteve o melhor resultado entre todas as fábricas da Anheuser-Busch InBev.

O consumo é ainda menor se considerarmos as fábricas de refrigerante: o índice médio em 2008 foi de 1,74 l/l e o menor uso de água na produção foi registrado na fábrica de Jundiaí, com 1,65 l/l. O melhor resultado mensal foi alcançado em Contagem em março /2008, com 1,54 Hl/Hl.

Esses resultados positivos são consequência de uma série de medidas em todas as unidades, tanto no Brasil como no exterior.

Nossa atuação é orientada pelos Mandamentos da Água, um documento que estabelece os padrões, ações e critérios para a diminuição de consumo, eliminação de desperdício e aumento do reaproveitamento do recurso. Promovemos treinamentos sobre o assunto para todos os funcionários e acompanhamos os indicadores de consumo. Para isso, temos medidores específicos em cada etapa do processo produtivo.

Nos últimos seis anos reduzimos em 23% o consumo relativo de água na fabricação de nossos produtos

Page 40: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200838

CONSUMO DE ÁGUA POR UNIDADE

Real. 2008 Real. 2007 Redução Índice Água (Hl/Hl) Índice Água (Hl/Hl) (%)

F.Ag.Claras Sul 4,07 4,22 3%

F. Sapucaia 1,93 1,83 -5%

F. Curitiba 3,28 3,33 1%

F. Sta.Catarina 4,89 5,14 5%

F. Curitibana 1,80 2,06 13%

F. Nordeste 4,93 5,05 2%

F. Fonte Mata 4,34 4,24 -2%

F. Natal 3,61 3,67 2%

F. Teresina 5,28 5,76 8%

F. Aquiraz 2,27 2,21 -3%

Frat F.Maranhao 5,06 5,48 8%

F. Contagem 1,76 1,83 4%

F. Minas 3,72 3,76 1%

F. A. Claras 4,50 4,36 -3%

F. Camacari 3,45 3,44 0%

F. CCL Pirai 5,91

F. Rio Janeiro 4,89 5,06 3%

F. Jundiai 1,65 1,63 -1%

F. Agudos 3,87 3,61 -7%

F. Jacarei 4,42 4,90 10%

F. Guarulhos 5,03 5,55 9%

F. Jaguariuna 3,81 4,06 6%

F. CCL M Mirim 4,66 3,83

F. Cebrasa 3,93 4,46 12%

F. Brasilia 3,18 3,26 2%

F. Goiania 3,44 4,14 17%

F. Cuiaba 3,80 3,82 0%

F. Manaus 7,21 6,88 -5%

Cervec. Rio 5,93 6,39 7%

Cervec. Peru 4,86 5,09 4%

Sullana 2,40 2,25 -6%

Embodom San Mar 4,14 4,77 13%

Embodom Hato 10,52 11,34 7%

Page 41: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 39

IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE GUARANÁ NA FAZENDA SANTA HELENA, MAUÉS (AM)

Page 42: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200840

CORPO RECEPTOR DE DESCARTES

Fábrica Corpo Receptor

1. F.Ag.Claras Sul Lagoa dos Patos2. F. Agudos Rio Lençóis3. F. Camacari Concessionária Cetrel4. F. Cebrasa Córrego das Antas5. F. Contagem Córrego São João6. F. Cuiaba Rio Cuiabá7. F. Curitibana Rio Iguaçú8. F. Goiânia Rio Meia Ponte9. F. Guarulhos Rio Guaracau10. F. Jacarei Rio Jaguarí11. F. Jaguariuna Rio Jaguarí12. F. Fonte Mata Riacho Mussuré13. F. Jundiai Concessionária DAE14. F. Minas Riberão Serra Azul15. F. Nordeste Rio Pirapama16. F. Sapucaia Arroio José Joaquim17. F. Sta.Catarina Rio Cahará18. F.Cervec. Peru Rio Huaycoloro19. F.Cervec. Rio Quebrada Barranca Seca20. F.Cervesur Ecuador Rio Daule21. F.Sullana Dren Troncal Cieneguillo22. F. Aquiraz Rio Pacoti23. F. Teresina Rio Parnaíba24. F. Curitiba Concessionária Sanepar25. F. CACN Red Cloacal Industrial26. F. A. Claras Rio Fundo27. Embodom Hato Rio Haina28. F. Manaus Córrego dos Franceses29. F. Mogi Mirim Rio Mogi Mirim30. F. Natal Concessionária Sitel31. F. Piraí Rio Piraí32. F. Rio Janeiro Rio Guandu33. F. Brasilia Concessionária CAESB34. F.Frat F.Maranhao Riberão Pedrinhas35. F. Arosuco Aromas Igarapé do 4036. Maltaria Navegantes Lago Guaíba37. Maltaria Pampa Laguna de Brizola38. Maltaria Cympay Rio Uruguay39. Maltaria MUSA Rio Uruguay

Reaproveitamos toda a água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. Na pasteurização, a mesma água usada para elevar a temperatura da cerveja é usada para resfriá-la. Tais medidas reduzem a necessidade de captação. A AmBev respeita em todas as suas unidades o limite de água que pode ser captado, sempre com volume total utilizado inferior ao autorizado.

Nossa gestão de recursos hídricos considera o ciclo completo no processo produtivo. Além de cuidar do uso racional da água na produção, nos preocupamos com a qualidade dos efluentes industriais devolvidos ao corpo receptor e tratamos 100% desses materiais. Nossas 37 ETEIs (Estações de Tratamento de Efluentes Industriais) têm capacidade para tratar 240 mil m3 de efluentes por dia, uma carga orgânica equivalente à de uma população de 5,6 milhões de habitantes. Apenas as unidades de Curitiba (PR) e Camaçari (BA) encaminham os efluentes para tratamento externo. Não só a qualidade do material descartado é monitorada, seguindo a legislação ambiental, mas também os corpos hídricos onde lançamos os efluentes, sem prejudicar o meio ambiente.

Buscamos sempre adotar medidas para sanar rapidamente efeitos de eventuais derramamentos de material. Em 2008, não houve vazamentos significativos.

Nossa contribuição para o planejamento do uso responsável dos recursos hídricos acontece também por meio da participação em comitês de bacias constituídos nas regiões em que operamos.

Nossa gestão de recursos hídricos considera o ciclo completo no processo produtivo

Page 43: Relatório de Sustentabilidade 2008

O projeto consiste no reúso de água em algumas etapas do processo produtivo, utilizando bombas, tanques e tubulações para reutilização e recuperação da água nas atividades de assepsia, pasteurização, enxagüe de latas e garrafas, purificação do CO2, entre outros. Implantado no segundo semestre de 2007, proporcionou uma redução de 13,9% no consumo de água de janeiro a julho de 2008, comparado ao mesmo período de 2007. Isso representa uma economia de mais de 600 mil m3 de água, volume suficiente para abastecer uma população como a de Jaguariúna - cerca de 36 mil habitantes - por quatro meses.

Prêmio Ação pela Água

A implantação bem-sucedida do projeto “Uso Sustentável da Água” em nossa unidade em Jaguariúna (SP) rendeu à Companhia o Prêmio Ação pela Água 2008, na categoria Reúso da Água, concedido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O projeto conquistou ainda o 2º lugar no 4º Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água. As premiações reconhecem a Filial Jaguariúna como referência em projetos de uso racional desse recurso, que é nossa principal matéria-prima.

Projeto premiado no PeruA unidade de Huachipa, no Peru, teve suas boas práticas no uso da água e no tratamento de efluentes reconhecidas com a premiação do Ministério de Vivienda, Construción e Saneamiento. Desde sua construção, foram implementados projetos para reduzir o consumo e reaproveitar a água, assim como foi prevista uma eficaz Estação de Tratamento de Efluentes.

Além de medidas para o reaproveitamento da água, há rígido controle sobre a qualidade dos efluentes lançados na Quebrada de Huaycoloro, que desemboca no Rio Rímac, principal fonte de água para a capital do Peru, Lima.

Uma das razões do sucesso desse tratamento de efluentes e da implementação de medidas para a redução do consumo de água está no compromisso diário dos funcionários com a comunidade.

Aproveitamento de água da chuvaA fábrica de Curitiba (PR) iniciou projeto em 2008, concluído em janeiro de 2009, para recolher água da chuva dos telhados e utilizar para fins não potáveis. O projeto vai permitir aproveitar cerca de 14.300 m3 de água da chuva por ano, volume suficiente para abastecer uma população de cerca de 3 mil habitantes por 1 mês. A água coletada nos telhados passa por tratamento para remoção de materiais suspensos, seguido de desinfecção, e é utilizada como água de serviço nas torres de resfriamento e limpeza de áreas externas, por exemplo. O volume utilizado é controlado e incluído nas metas anuais de consumo da unidade, que são decrescentes ano a ano, como os índices de ecoeficência da Companhia.

GESTÃO AMBIENTAL | 41

Page 44: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200842

Materiais e resíduos

A gestão eficiente de nossas unidades inclui também a preocupação com a busca e a utilização racional das matérias-primas (como malte, milho, trigo, arroz e lúpulo). Essa postura traduz nossa política de redução dos impactos ambientais, ao mesmo tempo em que mantém a competitividade do nosso negócio.

Um dos principais focos é a redução da perda de extrato - composto de açúcares fermentáveis, derivados dos cereais malteados e não-malteados, carboidratos e açúcar, usado na produção de cerveja. Quanto menor a perda de extrato, menor a perda de matéria-prima no processo produtivo. Em 2008, a perda foi de 5,11%, contra 4,64% em 2007. O aumento no ano resultou de

ocorrências pontuais em algumas de nossas fábricas associadas à padronização de critérios centralizados para controle operacional ao longo da cadeia produtiva. Além do controle das matérias-primas utilizadas na produção, buscamos constantemente reduzir a geração de resíduos sólidos em nossos processos, assim como promover a recuperação, o reúso, a reciclagem e a compostagem. A porcentagem de resíduos industriais reciclados foi de 98,2% em 2008. Eles são comercializados e não só aumentam a receita da Companhia como também geram renda para outra cadeia produtiva.

A qualidade desses subprodutos também é monitorada para que tenham condições de ser reutilizados. Eles

FÁBRICA DE RECICLAGEM DE VIDRO

Page 45: Relatório de Sustentabilidade 2008

43 GESTÃO AMBIENTAL |

são encaminhados para parceiros licenciados, com quem estabelecemos contratos com cláusulas de responsabilidade ambiental. As atividades desses parceiros são acompanhadas para nos certificarmos de que estão de acordo com a legislação e com nossos requisitos.

Os demais resíduos - incluindo os que não são provenientes do processo produtivo, como lâmpadas ou panos sujos de graxa - são destinados a aterros sanitários ou incineração (quando são classificados como perigosos). O transporte desses resíduos ao seu destino final é feito por empresas certificadas. Todas as fábricas têm diretrizes para fazer a destinação adequada, checada por auditoria.

Nossa atenção também está voltada para o desenvolvimento de embalagens que atendam às necessidades do consumidor e resultem em menores

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

2004 96,5%

2005 96,8%

2006 98,1%

2007 98,2%

2008 98,2%

RECEITA DE SUBPRODUTOS (R$ milhões)

2004 41,0

2005 50,9

2006 59,3

2007 66,8

2008 72,6

Buscamos reduzir a geração de resíduos sólidos em nossos processos, assim como promover a recuperação, o reúso, a reciclagem e a compostagem

impactos ambientais. Para isso, adotamos os melhores processos, tecnologias e materiais e investimos em capacitação de nossos profissionais.

Temos vários projetos em andamento para redução do peso das embalagens, cujos resultados devem ser aplicados durante 2009. No caso das embalagens shrink (filme plástico que se ajusta aos produtos), já adotamos a melhor tecnologia disponível, utilizando o produto em seu limite técnico.

BAGAÇO DE MALTE É UTILIZADO COMO RAÇÃO ANIMAL...

...PARA GARANTIR O REAPROVEITAMENTO DO SUBPRODUTO

Page 46: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200844

Energia

A adoção de medidas voltadas para aperfeiçoar a eficiência energética continuou como foco de atuação da Companhia em 2008. Apesar disso, o consumo de energia calorífica total da AmBev aumentou em 2008, se comparado ao consumo de 2007, em razão da inclusão dos valores referentes a duas novas fábricas adquiridas pela Companhia, uma em Mogi Mirim (SP)* e uma em Piraí (RJ).

Casos de sucessoEntre as inovações bem-sucedidas para economizar energia, podemos citar a implantação do processo MSB (Multiple Step Boiling), durante a produção da cerveja. Com a alteração da curva de cozimento conseguimos uma redução na taxa de evaporação durante a fervura do mosto, diminuindo o consumo de energia calorífica nas fábricas, sem alterar o produto final. O método, utilizado nas fábricas de Viamão (RS), Santa Catarina, Sergipe, Jaguariúna (SP), Cuiabá (MT), Nova Rio (RJ) e Jacareí (SP), contribuiu para uma economia de R$ 2 milhões no consumo de energia em 2008.

Energy Saving DayOutra iniciativa de sucesso foi a realização do Programa Energy Saving Day (E-Day), que aconteceu ao longo do mês de agosto de 2008. No evento, nossos funcionários das fábricas da América Latina se envolveram na educação e conscientização de toda a equipe para o consumo racional de energia. Um verdadeiro mutirão mobilizou todos na execução de diversas atividades, eliminando desperdícios e má utilizações e gerando economia de energia. A ação - que se originou no Brasil e foi levada para todas as demais operações da Companhia - envolveu funcionários de todas as áreas das unidades fabris. Nossa mobilização resultou em redução da emissão de 6.000 toneladas de CO2, menor consumo de eletricidade e combustível e economia de R$ 9 milhões.

Uso de energias renováveisDentro de nosso programa de investimento contínuo em substituição de fontes não-renováveis de energia, colocamos em operação em 2008 a oitava planta de biomassa, na Filial Equatorial, em São Luís (MA), que usa como combustível casca de coco de babaçu. Nos últimos quatro anos, aumentamos em dez vezes o uso de energia renovável. Em 2007, duas novas unidades de biomassa começaram a operar - Filial Minas (Juatuba - MG), queimando moinha (carvão mineral) e Filial Cebrasa (Anápolis - GO), queimando cavaco de madeira. Com isso, a matriz energética calorífica passou a ser constituída por 51% de gás natural, 20% de óleo combustível e 29% de biomassa renovável.

A adoção de medidas voltadas para aperfeiçoar a eficiência energética continuou como foco de atuação da Companhia em 2008

* Com o objetivo de otimizar a capacidade produtiva de seu parque fabril em São Paulo, a AmBev encerrou as atividades da Fábrica de Mogi Mirim em fevereiro de 2009 e transferiu a capacidade de produção total da unidade para as fábricas de Jacareí, Guarulhos e Jaguariúna.

Page 47: Relatório de Sustentabilidade 2008

45 GESTÃO AMBIENTAL |

CONSUMO DE ENERGIA (megajoules)

Fonte primária 2004 2005 2006 2007 2008

Energia calorífica (MJ)* 6.052.029.381 6.341.333.474 7.273.609.118 7.352.167.324 7.610.396.606

Energia elétrica (MJ) 2.435.466.370 2.969.440.326 3.006.571.226 3.178.576.971 3.262.525.755

Total (MJ) 8.487.495.751 9.310.773.800 10.280.180.344 10.530.744.295 10.872.922.361

*Inclui biomassa, óleo combustível e gás natural.

Consumo de energia por hectolitro produzido

MEGAJOULES POR HECTOLITRO (MJ/HL)

2004 108,69

2005 109,12

2006 107,79

2007 104,68

2008 105,76

2008: Energia Calorífica = 74,03 MJ/hl Energia Elétrica = 8,82 kwh/hl = 31,73 MJ/hl

Matriz Energética atual

Gás Natural: 51%Biomassa: 29%

Óleo BPF: 20%

BUSCAMOS REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA EM TODAS AS NOSSAS UNIDADES

Page 48: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200846

Emissões Atmosféricas

Nosso empenho em buscar as melhores práticas para quantificar e minimizar as emissões dos gases de efeito estufa (GEEs) nos levaram a aprimorar a metodologia de medição dessas emissões, inerentes a nossa atividade.

Somos um dos 27 membros fundadores do Programa Brasileiro “GHG Protocol”, um esforço voluntário de empresas e instituições para a construção de uma plataforma comum de cálculo e publicação de inventários de GEEs. Para seguir as especificações do protocolo, em 2008 adotamos um inventário mais amplo para monitoramento, passando a englobar todas as nossas unidades produtivas, incluindo as cinco plantas verticalizadas (vidros, rolhas, rótulos, extrato e concentrado) e as quatro maltarias (MUSA, CYMPAY, Navegantes e Pampa).

No inventário de emissões, ampliamos a base de dados monitorados e especificamos os fatores de emissão às realidades locais de cada país onde atuamos. Além disso, passamos a contabilizar as emissões geradas por movimentações internas de empilhadeiras e de veículos nas plantas com controle operacional AmBev. Tivemos ainda a aquisição de duas unidades de produção (Mogi Mirim e Piraí) que tiveram suas emissões somadas às das outras unidades.

Mesmo com todas essas inclusões e alterações, mantivemos a redução dos índices de emissão de anos anteriores. Em 2007, o total de GEEs reportado foi de 6,38 kg/hl. Em 2008, chegamos em 5,76 kg/hl.

Continuamos implementando medidas com foco na redução das emissões, como projetos de utilização de combustíveis alternativos e de redução de consumo de energia. Os projetos de diversificação da matriz energética têm permitido conciliar benefícios ambientais e econômicos, possibilitando redução de custo como consequência da menor dependência

do petróleo e redução das emissões de CO2 pela substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis , além do aumento da participação de gás natural em relação ao óleo BPF no mix de combustíveis.

Para geração de calor nas cervejarias e fábricas de refrigerantes, reduzimos a utilização de óleo BPF em 11% com relação a 2007, passando a utilizar mais gás natural em nossas caldeiras. Esta modificação na matriz de energia calorífica reduziu em 45% a parcela das nossas emissões provenientes da operação de geração de calor nessas plantas. Outra importante contribuição para a redução de emissão de GEEs foi a conexão das duas fábricas da Companhia localizadas na República Dominicana (San Martin e Hato Nuevo) à rede elétrica, substituindo, em sua maioria, a utilização de geradores a diesel.

As empilhadeiras usadas para logística interna nas fábricas estão tendo seu combustível substituído de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para Gás Natural Veicular (GNV), trazendo benefícios para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Em 2008, 37% de nossas empilhadeiras já utilizaram GNV para transporte interno nas unidades produtivas.

Somos a primeira empresa do setor de bebidas do Brasil a receber o registro oficial da ONU para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por projeto realizado na fábrica de Viamão (RS), de forma alinhada ao Protocolo de Kyoto. Com isso, já estamos aptos a vender os créditos de carbono. O projeto prevê a redução de 188 mil toneladas de emissão de CO2, em sete anos por meio da substituição do óleo combustível utilizado nas caldeiras por biomassa.

Em todas as unidades, há metas anuais para os indicadores de consumo de energia e de combustíveis, visando a redução da emissão de carbono.

Page 49: Relatório de Sustentabilidade 2008

47 GESTÃO AMBIENTAL |

EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA*

2003 2004 2005 2006 2007 2008

Total emitido (Ton) 607.690,4 609.123,0 569.298,9 635.200,5 644.902,4 586.739.655

Total de hectolitros 64.195.416 67.799.152 83.292.729 95.926.277 101.112.600 101.901.924

Total emitido por hectolitro (Kg) 8,22 7,89 6,83 6,62 6,38 5,76

* Os números até 2005 referem-se apenas ao Brasil, enquanto 2006, 2007 e 2008 abrangem também Hila. Para 2008 os números de referem à Brasil, Hila, Verticalizadas e Maltarias.

Escopo 1: Fontes Diretas

GLP (tons CO2)

GLP

Gasolina (tons CO2)

Diesel (tons CO2)

Gas Natural (tons CO2)

GNVEscopo 2:

Fontes Indiretas

Emissões GEE – AmBev Emissões gee por fontes móveis (transporte rodoviário interno)

Matriz de combustível usado em transporte por empilhadeiras

FÁBRICA DE BIOMASSA EM VIAMÃO, ÁGUAS CLARAS DO SUL

Page 50: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200848

Preservação da fauna e floraProteção da biodiversidade em nossas unidades negócios

Alinhados ao nosso compromisso com a proteção do meio ambiente, realizamos também ações voltadas para a preservação de áreas ricas em biodiversidade que são parte de nossas unidades de negócio. Em algumas delas, temos áreas de proteção ambiental (APA), áreas de preservação permanente (APP), áreas de relevante interesse ecológico (ARIE), reservas ecológicas (REP) e matas ciliares de rios. Alguns desses espaços são utilizados como fontes de educação ambiental, servindo, por exemplo, como cenário para aulas sobre fauna ou flora.

No meio da floresta amazônica, mantemos na cidade de Maués a Fazenda Santa Helena, onde está o maior banco genético mundial de guaraná, com mais de 70 mil plantas cultivadas. Com 1.070 hectares, a fazenda tem 50% de sua área utilizada para estudo de melhoramentos genéticos do fruto e a outra metade é reserva legal. Nesse núcleo

de estudos, o cultivo é integrado ao ecossistema por meio da plantação em pequenas clareiras na floresta, para preservar a fauna e flora locais.

Em Guarulhos (SP), nossa fábrica é cercada por 850 hectares de Área de Proteção Ambiental (APA), homologada como Área de Soltura pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Na unidade, construímos, em parceria com o Zoológico de Guarulhos, viveiros usados para readaptação de animais silvestres antes de serem devolvidos ao seu habitat, a Mata Atlântica.

Um grupo de corujas, por exemplo, vindas do Parque Ecológico Tietê, foi devolvido à Mata Atlântica depois de passar por tratamento nos viveiros da unidade. Em mapeamento que realizamos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, catalogamos 274 espécies de animais na região, algumas em perigo de extinção.

Em Agudos (SP), apoiamos a preservação de 920 hectares de Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e Área de Preservação Permanente (APP), que circundam uma de nossas fábricas. Nessa região, há cerca de 185 espécies de árvores, 29 espécies de mamíferos, 165 espécies de pássaros, 29 espécies de répteis e 13 espécies de anfíbios. Entre as espécies, cinco estão ameaçadas de

APOIAMOS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES

Page 51: Relatório de Sustentabilidade 2008

49 GESTÃO AMBIENTAL |

extinção. A unidade tem ainda 124 hectares dedicados ao reflorestamento de eucaliptos. Para conscientização ambiental, são organizadas trilhas ecológicas para funcionários e para a comunidade.

A fábrica de Jaguariúna (SP) é cercada por 20 hectares de APA, a fábrica de Cuiabá (MT) por 30 hectares de APP e a fábrica de Jacareí (SP) por 21,1 hectares de APA.

Em Anápolis (GO), a Filial Cebrasa coloca em prática projeto para recuperação da mata de galeria do Ribeirão das Antas, em parceria com a Faculdade Anhanguera Educacional S.A.. O projeto inclui o plantio de mudas de espécies nativas nas margens do rio e a criação de um viveiro para a produção dessas mudas.

Para a construção da nova fábrica em Sete Lagoas (MG) - a Filial Nova Minas, iniciada em julho de 2008 -, a Companhia foi autorizada a extrair 415 pequizeiros. Seguindo a legislação estadual, assumimos o compromisso de plantar 25 mudas da mesma espécie para cada árvore extraída da região. Coerente com nossa prioridade de preservar os bens naturais, nossa contribuição inclui acompanhar a manutenção e o crescimento dessas mudas de pequizeiro, plantadas no entorno da nova unidade.

OcorrênciasRespeito à legislação ambiental resulta em ajustes em processos

A AmBev respeita o meio ambiente e difunde isso para toda a Companhia e públicos de interesse por meio de uma política clara e rigorosa. Contudo, temos três autuações em fase de instrução e em 2008 recebemos três multas por questões ambientais, conforme relatos a seguir:

• Na unidade de Sapucaia (RS), recebemos em janeiro uma multa de R$ 3.569,00 por lançamento de efluente com parâmetro DQO fora de especificação, em amostra coletada. As adequações operacionais na ETEI foram feitas e o efluente já estava com parâmetros enquadrados, mesmo na data de recebimento da multa, o que mantivemos ao longo do ano.

• Na unidade de Teresina (PI), fomos multados em junho no valor de R$ 4.555,00 por lançamento de

efluente com parâmetro DBO fora de especificação. Para enquadramento do efluente, além de adequações operacionais, investimos para melhorias na ETEI, incluindo instalação de novo reator na etapa anaeróbia.

• Na Maltaria Pampa (Argentina), pagamos em outubro uma multa de $ 9.240,00 (pesos argentinos), por lançamento de efluentes com parâmetro coliformes fora de especificação, que já está enquadrado. Para adequação e estabilização de todos os parâmetros de lançamento temos um projeto de Ampliação da ETEI, que deve ser iniciado no 1º semestre de 2009.

Em fase de instrução:

• Em agosto de 2003, a empresa Oliveira Comércio de Sucatas apresentou uma denúncia ao Ministério Público da cidade de Pedreira, no estado de São Paulo, alegando que a CBB estava usando o lixão da cidade para descartar lixo tóxico. Em setembro de 2003, nós apresentamos a nossa defesa com as provas que tínhamos. Esse processo ainda está na fase de instrução.

• O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro solicitou a abertura de um inquérito civil para investigar relatórios anônimos sobre a poluição alegadamente causada pela Nova Rio, a fábrica de cerveja da AmBev situada na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente esse inquérito encontra-se em fase de instrução. Esperamos que este inquérito seja encerrado, pois apresentamos vários laudos periciais, inclusive um da FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), que mostra a inexistência de danos ao meio ambiente.

• Simultaneamente, a polícia do Rio de Janeiro solicitou a instauração de um inquérito criminal para investigar o autor do crime. Esse inquérito também se encontra em fase de instrução. Nossa expectativa é que esse inquérito seja encerrado juntamente com o inquérito civil mencionado anteriormente.

Transparência nas ações ambientais é um dos compromissos assumidos pela AmBev

Page 52: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200850

busca por resultados financeiros deve ser acompanhada por ações capazes de proporcionar

ganhos sociais e ambientais para todos. Essa nossa crença orienta todas as práticas da Companhia e se reflete na forma como nos relacionamos com os públicos externos - clientes, consumidores, fornecedores, revendedores, comunidades, governo e sociedade.

Aplicada a todas as etapas de nossa cadeia produtiva - da produção de insumos pelos produtores no campo ao pós-consumo -, essa orientação resulta em contribuições para o desenvolvimento de comunidades locais e para o bem-estar social. Esse impacto de longo alcance acontece por meio da geração de empregos, pagamento de salários e impostos, além dos investimentos feitos nas comunidades em que operamos. Tais contribuições são a base do que podemos fazer pela sociedade. Somente uma empresa com gestão excelente e competitiva pode ser sustentável e contribuir para a construção de um mundo melhor.

ConsumidoresNossa preocupação em desenvolver um relacionamento forte e duradouro com nossos consumidores, que são a razão do nosso negócio, alinha-se ao nosso papel de ser uma empresa cidadã. Daí nasceu o Programa AmBev de Consumo Responsável, pioneiro no Brasil, que desde 2001 realiza ações de orientação à população sobre os riscos associados ao uso indevido do álcool. O Programa promove diversas atividades que têm como símbolo o Boomerangue, cujo slogan é: “É mais divertido ir e voltar”.

Consumo responsável

A OMS – Organização Mundial da Saúde – reconhece que o problema do uso indevido do álcool é um problema multifatorial e complexo, cuja solução depende da mobilização de todos os entes sociais envolvidos: pais, educadores, mídia, governos, comércio e a indústria.

Como líderes na indústria de cerveja, assumimos a nossa parcela de responsabilidade. Nossas marcas são os principais porta-vozes de consumo responsável junto aos nossos consumidores. Seus esforços incluem comunicação e ações de conscientização em eventos.

Entre as iniciativas de 2008, podemos destacar o lançamento da campanha da Skol para incentivar os consumidores a se revezarem na direção sem deixar de se divertir. A iniciativa da marca incluiu um comercial de TV em que o “motorista da rodada” deixa de beber Skol para que seus companheiros possam se divertir e voltar em segurança para casa, guiados por ele.

Relacionamentos externosCriar valor para os diversos públicos é meta que orienta nossa conduta

A

Page 53: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 51

Eventos das marcas da Companhia, como o Skol Beats, o Camarote Brahma e o Boteco Bohemia, contaram com ações eficazes voltadas para a promoção do Consumo Responsável.

No evento Skol Beats, que aconteceu em São Paulo e reuniu cerca de 16 mil pessoas, estimulamos o uso do transporte coletivo: o público recebeu, junto com o ingresso, um bilhete de ida e volta para o metrô e pôde pegar ônibus grátis nas estações Tietê ou Barra Funda. Um serviço de van a domicílio também foi disponibilizado, além de fácil acesso a táxis.

Durante o Carnaval 2008, promovemos iniciativas de consumo responsável em todos os eventos patrocinados pelas nossas marcas, alertando aos foliões para os riscos de beber e dirigir. A Companhia também doou cerca de oito mil bafômetros para os estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Ceará, sendo seis mil para

Coleta seletiva em eventosEstimulamos a coleta seletiva e a reciclagem em nossos eventos. Nas ações realizadas no verão no Rio de Janeiro, por exemplo, foram coletadas mais de sete toneladas de materiais recicláveis por cooperativas do Programa Reciclagem Solidária, iniciativa da AmBev em parceria com a ONG Recicloteca. Os cooperados estiveram no Camarote da Brahma e nos eventos Roda Skol e Oi Noites Cariocas arrecadando latas de alumínio, garrafas pet, papel, vidro, entre outros materiais, para serem vendidos a empresas de reciclagem. O valor arrecadado foi totalmente revertido para as cooperativas.

Na festa da Saideira, do Boteco Bohemia de Curitiba (PR), a cooperativa Cat@mare, apoiada pelo Instituto Lixo e Cidadania, recolheu mais de uma tonelada de recicláveis.

EVENTOS DA COMPANHIA PROMOVEM O CONSUMO RESPONSÁVEL DE BEBIDA ALCOÓLICA

Page 54: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200852

a Polícia Rodoviária Federal do DF, que distribuiu para outros estados. Desde o início do programa de Consumo Responsável, em 2001, mais de 60 mil bafômetros foram doados para os órgãos governamentais.

Na Festa da Saideira do Boteco Bohemia, concurso de petiscos promovido em São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), a Companhia disponibilizou vouchers, que davam direito a táxi para que o público retornasse com segurança para casa. Cerca de 3.200 pessoas foram beneficadas por essa ação.

Em 2008, também ampliamos a campanha Bar de Responsa, voltada para promover a venda responsável das nossas cervejas - somente a maiores de 18 anos -, com a divulgação no Distrito Federal. Direcionada aos donos de bares, distribui cartazes e material informativo sobre a responsabilidade de cumprir a lei e só vender bebida para maiores de idade e para quem não vai dirigir.

Na República Dominicana, desenvolvemos cartazes e folhetos sobre o tema para distribuição aos donos de pontos-de-venda. Realizamos em 2008, o Gente do Bem na Venezuela. Toda a operação local abriu suas portas para colaboradores e convidados. A ação, que tratou do tema bebida x direção, incluiu blitzes em universidades e casas noturnas. No Peru, promovemos uma campanha de mídia externa sobre os riscos de beber e dirigir.

Códigos publicitários

Mantemos o Código de Marketing Responsável e somos signatários de princípios e códigos de auto-regulamentação publicitária em diversos países onde atuamos, entre eles o Principios Comunes sobre Autoregulación Publicitaria de Cerveceros Latinoamericanos, Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), Código de Autoregulación de las Comunicaciones Comerciales de la Industria Cervecera (Venezuela), Código de Autoregulación Publicitaria y Promocional de la Industria Cervecera de Nicaragua, e Código de

Autoregulación de Mercadeo (República Dominicana). Assim como na publicidade, cumprimos a legislação ao incluir nos rótulos das embalagens todas as informações exigidas.

Foco no atendimento

De acordo com nossa política de priorizar a qualidade do atendimento ao consumidor, mantemos o SAC como canal de diálogo com esse público. Com cinco números 0800 (Brahma, Skol, Antarctica, Gatorade e Pepsi) e endereços de e-mails que funcionam de forma integrada, mas permitem o atendimento por marca, o serviço facilita o acesso do consumidor a informações da Companhia.

O SAC recebe diariamente cerca de 460 telefonemas e e-mails. Todas as informações recebidas dos consumidores são vistas como oportunidades de realizarmos melhorias em nossos processos e são encaminhadas às áreas Industrial, Vendas e Marketing.

CAMPANHA DE DIREÇÃO RESPONSÁVEL DA BRAHMA NA VENEZUELA

Page 55: Relatório de Sustentabilidade 2008

53 RELACIONAMENTOS EXTERNOS |

Efetuamos a troca dos produtos com problemas e as incorreções são analisadas para permitir a implementação de ações corretivas.

Conhecimento profundo do consumidor

Coerente com nossa política de marketing que privilegia o atendimento às necessidades do consumidor, precisamos conhecê-lo profundamente. Além dos canais de contato direto, realizamos constantes pesquisas para ouvir esse público. Esse relacionamento constante orienta o aperfeiçoamento de produtos e embalagens e futuros lançamentos e permite a avaliação periódica da satisfação do nosso consumidor.

Preocupados com a segurança e saúde do consumidor e de nossas equipes, adotamos rígidas diretrizes de qualidade desde a concepção dos produtos até

os processos de produção e armazenamento. Na concepção dos produtos e na escolha de fornecedores e ingredientes, nossas normas são até mais rigorosas que as estabelecidas nas regulamentações técnicas dos órgãos governamentais competentes. Quando não há marcos regulatórios nos países em que atuamos, buscamos referências internacionais, como as do US Food and Drug Administration (FDA).

As informações recebidas dos consumidores são vistas como oportunidades de melhorias

CONTATOS COM SAC EM 2008

Contatos Informações Reclamações Solicitações Opiniões

Janeiro 15.587 71% 24% 4% 2%

Fevereiro 16.624 76% 19% 4% 2%

Março 14.610 75% 20% 4% 2%

Abril 11.758 75% 18% 5% 2%

Maio 10.631 75% 17% 6% 1%

Junho 8.582 72% 19% 7% 2%

Julho 9.264 70% 19% 9% 3%

Agosto 8.108 70% 19% 9% 2%

Setembro 12.026 82% 14% 2% 1%

Outubro 13.104 76% 15% 7% 1%

Novembro 12.382 82% 15% 2% 1%

Dezembro 12.928 73 % 18% 7% 2%

Page 56: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200854

ClientesCom o objetivo de fortalecer a parceria com nossos pontos-de-venda, buscamos sempre implementar medidas que dêem suporte ao desenvolvimento de seus negócios.

Ajudamos nossos clientes a expor os produtos da melhor forma, a programar estoques, a decorar o estabelecimento e a gerenciar receitas e despesas. São ações que aumentam a confiança de nossos parceiros e o comprometimento deles com o resultado do portfólio. Esse trabalho melhora o desempenho do ponto-de-venda, estreita o vínculo com o cliente e também impacta a comunidade ao redor, que é estimulada a seguir o comportamento otimista. Melhorar um ponto-de-venda pode mudar todo o seu entorno, com aumento de geração de emprego, renda e da auto-estima da região.

Para capacitar os bares que trabalham com nosso chope, mantemos desde 2001 a Real Academia do Chopp, divisão de treinamento que orienta os proprietários, tiradores e garçons sobre todo o ritual no momento de servir. Os estabelecimentos que recebem o certificado precisam atender a requisitos como temperatura do produto, manuseio dos barris e tamanho do colarinho. Desde 2007, esses quesitos incluem também a preocupação do ponto-de-venda com o consumo responsável. A Real Academia promove também o Brasil Master Chopp, campeonato que reconhece a qualidade e a técnica dos profissionais e que, em 2008, foi realizado pela terceira vez. O vencedor representa o Brasil no maior campeonato de tirador de chope do mundo, na Bélgica.

RevendedoresVisamos um relacionamento com nossas revendas que aprimore o trabalho desenvolvido. Encerramos 2008 com 192 revendas, totalmente terceirizadas, mas orientadas segundo o modelo de gestão da AmBev. Todos os nossos programas de melhoria de gestão e sistemas são disponibilizados para que os revendedores estejam alinhados ao modelo de negócio e Cultura da Companhia. Disponibilizamos diversos programas, cursos e seminários, além do Guia de Produtividade Operacional (GPO) com todas as ferramentas necessárias para a logística do processo de revenda.

O Programa de Produtividade da Frota, por exemplo, visa maior produtividade no transporte, redução de custos, aumento de receita, além de redução dos impactos ambientais com a diminuição do número de caminhões na operação.

A exemplo do Programa Melhores Práticas, oferecemos também para as revendas um programa no mesmo formato que valoriza o trabalho realizado por elas. No processo, as revendas inscrevem suas práticas e as melhores são reconhecidas e disseminadas para todo o grupo de revendedores durante a Convenção Anual dos Revendedores. A Convenção também cria oportunidades de capacitação e atualização dos revendedores sobre atividades técnicas e modificações de processos da Companhia.

Focamos no desenvolvimento das revendas e também na sustentabilidade do negócio. Para isso, oferecemos o Programa Titulares e Sucessores, com objetivo de desenvolver competências gerenciais para os sócios, assim como para seus filhos ou sucessores.

A AmBev dá suporte ainda à gestão de recursos humanos das Revendas. Por meio do Seminário Itinerante de Gente & Gestão, compartilha ferramentas e processos disponíveis para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das equipes.

Page 57: Relatório de Sustentabilidade 2008

NOME DO CAPÍTULO | 55

PRIORIZAMOS A PARCERIA COM NOSSOS PONTOS-DE-VENDA PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS NEGÓCIOS

ANTES

DEPOIS

Page 58: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200856

ComunidadeAções de coleta seletiva, reciclagem, educação ambiental, promoção de consumo responsável e apoio a projetos comunitários são alguns exemplos de iniciativas concretizadas por nossa Gente junto à comunidade. Estimulamos nossos escritórios, unidades fabris, Centros de Distribuição Diretas (CDDs) e revendas a se envolverem em projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades do entorno.

Os projetos que se destacam pelos benefícios feitos para a comunidade são reconhecidos anualmente com o Prêmio Estrela de Responsabilidade Corporativa. Essa premiação concede pontuação às unidades para os Prêmios de Excelência Fabril e de Excelência Comercial (Leia mais sobre os prêmios na pág. 30). O Projeto Zona Franca Verde, do Governo do Estado do Amazonas, conta com nossa participação desde 2003 e prevê o investimento de R$ 70 milhões até 2013. Entre outros benefícios, esses recursos financiaram mais de 1.300 casas populares na zona rural e permitiram a criação e manutenção de 12 pólos agrícolas.

Realizamos ainda doações para projetos sociais externos. Por meio de lei de incentivos fiscais, várias organizações não-governamentais receberam nosso apoio em 2008.

Entre elas, a Fundação Gol de Letra, que realiza projetos para uma nova pedagogia provedora de conhecimento, cultura e cidadania com crianças, adolescentes e jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro; e o programa Esporte Clube Cidadão, desenvolvido pela Associação Cristã de Moços (ACM) de Porto Alegre e pelo Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão, para promover a cidadania por meio do esporte coletivo. Também apoiamos a ONG Ecomarapendi e, em parceira com ela, criamos a Recicloteca, centro de informação sobre reciclagem que é referência na América Latina.

Nossa contribuição inclui ainda doações sistemáticas à Ação Comunitária e a realização de campanhas como doação de agasalho, alimentos e material escolar para instituições locais, de acordo com nosso código de Conduta. Esses recursos doados resultam de

leilões internos de brindes e presentes recebidos pelos funcionários da Administração Central e de campanhas de arrecadação entre a Gente AmBev promovidas anualmente pela Companhia.

Como resultado do incentivo ao envolvimento da nossa Gente em ações sociais, podemos citar o exemplo do Centro de Distribuição Direta de Salvador (BA). Os cerca de 400 funcionários do CDD coletaram alimentos e doaram para as instituições Casa da Luz, Orfanato Minha Vó Flor e Ajuda Social Criança. A mobilização resultou na arrecadação de 1,6 tonelada de alimentos não-perecíveis, doados em novembro de 2008.

Em 2008, a Filial Cebrasa, de Anápolis (GO), foi reconhecida com o Prêmio Estrela de Responsabilidade Corporativa por dois projetos: “Revitalização da Mata de Galeria do Ribeirão das Antas” e “Projeto Comunidade - Reciclando com Cidadania”. O primeiro projeto inclui, além do plantio de mudas de espécies nativas nas margens do rio, a criação de um viveiro construído com subprodutos gerados pela própria unidade fabril (compostagem, garrafas PET, pentes inutilizados de lavadores e paletes).

Premiado pela terceira vez consecutiva, o projeto “Reciclando com Cidadania” consiste na divulgação de práticas de reciclagem e educação ambiental em quatro escolas da região. Os dois projetos foram interligados e agora são complementares, pois os alunos assistem a aulas nos viveiros e participam do plantio das mudas.

Page 59: Relatório de Sustentabilidade 2008

57 RELACIONAMENTOS EXTERNOS |

Reciclagem Solidária

Com sete anos de atividade, nosso programa Reciclagem Solidária estimula o reaproveitamento de resíduos sólidos por meio do apoio ao desenvolvimento sustentável de associações e cooperativas de catadores de recicláveis.

Desenvolvido em parceria com a Recicloteca e, desde 2007, também com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), o programa contribui com a preservação do meio ambiente por meio da destinação correta de embalagens, amplia a produtividade e renda dos cooperados, e melhora a qualidade de vida das comunidades.

A Companhia cede prensas enfardadeiras, balanças e equipamentos de segurança no trabalho para cada grupo onde atua, além de disseminar seu conhecimento em gestão. Essa atuação permite que os grupos organizem melhor suas atividades, gerando resultados significativos e garantindo a sustentabilidade dessas organizações.

Em sua trajetória de evolução, a iniciativa tem ampliado suas ações e o número de localidades abrangidas, que já chegou a mais de 30 grupos de catadores de recicláveis. Atualmente, o Reciclagem Solidária está presente nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e

Amazonas, com apoio à 16 cooperativas. Juntos, entre setembro de 2007 e setembro de 2008, os 16 grupos coletaram mais de 2,5 mil toneladas de materiais recicláveis, como PET, alumínio, papelão, plástico e vidro.

Desde o início de 2008, o Reciclagem Solidária monitora mensalmente o desempenho dos grupos de catadores, traçando novas ações e desenvolvendo workshops de acordo com as novas demandas.

Na avaliação de um ano de reestruturação do Programa Reciclagem Solidária, a Coomserc - Cooperativa Mista de Serviços do Cabo de Santo Agostinho - se tornou referência entre as cooperativas beneficiadas pelo Programa. A cooperativa ficou com a 1ª colocação e se destacou nos quesitos organização da atividade e do espaço de trabalho, aumento no volume de materiais arrecadados e busca por novas parcerias.

APOIAMOS O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DE CATADORES DE RECICLÁVEIS

Page 60: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200858

INVESTIMOS EM INICIATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS REGIÕES ONDE SE CULTIVAM GUARANÁ E CEVADA

Page 61: Relatório de Sustentabilidade 2008

59 RELACIONAMENTOS EXTERNOS |

FornecedoresPara o bom funcionamento do nosso processo de produção e entrega dos produtos aos consumidores, contamos com a parceria de cerca de 11.500 fornecedores de insumos, bens e serviços. A escolha desses parceiros segue nossa política de priorizar a busca de fornecedores locais e diversificados e inclui análises comerciais e técnicas para garantir a qualidade e o fornecimento.

De acordo com nosso Código de Conduta dos Negócios, damos oportunidades iguais a todos os parceiros, independentemente de porte ou localização geográfica. Também nos preocupamos em incentivá-los a adotar práticas coerentes com nossos valores de respeito à dignidade humana, à ética e à preservação ambiental. Dos contratos firmados com fornecedores consta uma cláusula que prevê o comprometimento do fornecedor com a preservação ambiental..

Produtores de guaraná e cevada

Em razão da importância do guaraná e da cevada para a qualidade de nossos produtos, investimos em iniciativas que aprimorem a produção dessas matérias-primas, assim como contribuam para o desenvolvimento sustentável da região onde se concentram esses cultivos. Os produtores de guaraná no Estado do Amazonas e de cevada no Sul do Brasil recebem nosso apoio para ter acesso a novos conhecimentos e tecnologias e aperfeiçoar as culturas.

Na Região Amazônica, mantemos o Projeto Maués, em parceria com o governo estadual, para estimular a renovação e ampliação dos guaranazais, fornecer mudas aos agricultores e apoiar o desenvolvimento de fontes alternativas de renda. Promovemos anualmente o Dia do Guaraná, quando os agricultores assistem a palestras técnicas e visitam nossa Fazenda Santa Helena, para ter acesso a técnicas e equipamentos de aperfeiçoamento do cultivo.

Em 2008, o Dia do Guaraná reuniu cerca de 300 produtores rurais, além de representantes da Embrapa, dos governos municipais e estadual, da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica) e de associações locais. Desde 2006, realizamos também ciclos de capacitação em parceria com a GTZ.

Como parte das ações que contribuem para o incremento sustentável da região de Maués, implantamos em 2008 o Programa de Excelência do Guaraná (PeGÁ). Com o objetivo de dar suporte ao produtor e trocar experiências, doamos máquinas e ferramentas a produtores selecionados, que devem seguir critérios econômicos (ser rentáveis), ambientais (como adotar o calendário de manejo) e sociais (manter os filhos na escola, por exemplo). Os melhores resultados são premiados.

Na Região Sul, promovemos Dia de Campo, com a participação de nossos funcionários, produtores, cooperativas e técnicos da Embrapa, para trocar e aprofundar conhecimentos sobre cultivo. Em 2008, mil pessoas participaram do evento.

Transportadoras

Com objetivo de garantir a excelência dos serviços de logística, desde 2001 contamos com o GETrans (Guia de Excelência em Transportes), que hoje é o principal instrumento de gestão da Companhia para orientar os fornecedores responsáveis pela distribuição de nossos produtos, no Brasil e países da América Latina. Essa é uma das ferramentas que utilizamos para desenvolver parcerias de longo prazo - incentivando o desenvolvimento das empresas terceirizadas, de forma a estabelecer um cenário de sustentabilidade também entre nossos fornecedores.

Os critérios definidos pelo Guia contribuem para que as transportadoras melhorem seu desempenho em gestão de pessoas e processos, melhorando produtividade, nível de serviço, análises e decisões gerenciais. As transportadoras que participam do programa são avaliadas e as melhores são reconhecidas pelo trabalho realizado durante o ano, na Convenção Nacional GETrans, momento em que acontecem também atividades de capacitação.

Estimulamos ainda esses parceiros a investirem em ações de responsabilidade socioambiental, como a utilização de combustíveis alternativos ou adoção de uniformes feitos de PET reciclado, por exemplo.

Page 62: Relatório de Sustentabilidade 2008

| Relatório de Sustentabilidade 200860

FÁBRICA DE EXTRATO

Page 63: Relatório de Sustentabilidade 2008

61 RELACIONAMENTOS EXTERNOS |

Governo e sociedade

Uma de nossas principais contribuições para a sociedade é a geração de empregos diretos e indiretos e o pagamento de tributos. Estamos entre as três maiores companhias contribuintes do País: em 2008 geramos cerca de R$ 10 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais.

Estamos empenhados em contribuir para a elaboração de políticas públicas ligadas ao nosso setor, assim como cumprir nosso papel na redução do consumo nocivo de bebidas alcoólicas. Para isso, integramos o Conselho Empresarial Brasileiro para o

Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), entre outros. Além disso, participamos de discussões públicas no Congresso Nacional e de reuniões promovidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como observadores.

Realizamos ainda doações freqüentes para vítimas de catástrofes.

Um dos nossos acionistas controladores, a FAHZ, mantém a Escola Técnica Walter Belian e o Hospital Santa Helena, ambos em São Paulo.

SOMOS UMA DAS TRÊS MAIORES COMPANHIAS PAGADORAS DE TRIBUTOS NO PAÍS

Page 64: Relatório de Sustentabilidade 2008

SUMÁRIO GRI

Visão e estratégia1.1 Declaração do diretor presidente: 4 e 51.2 Principais impactos, riscos e

oportunidades: 4, 5 e 6

Perfil Organizacional2.1 Nome da organização: 82.2 Principais mercados, produtos e

serviços: 82.3 Estrutura operacional (divisões unidades

operacionais, subsidiárias e joint ventures): 8 e 9

2.4 Localização da sede: 82.5 Número de países em que opera: 82.6 Tipo e natureza jurídica: 82.7 Mercados atendidos: 82.8 Porte da organização: 8 e 92.9 Principais mudanças (porte, estrutura

ou participação acionária): 8 e 92.10 Prêmios recebidos no período coberto

pelo relatório: 20 e 21

Perfil do relatório3.1 Período coberto pelo relatório: 63.2 Data do relatório anterior: 63.3 Ciclo de emissão de relatórios: 63.4 Dados para contato: 7

Escopo e limite do relatório3.5 Processo para definição do conteúdo: 63.6 Limite do relatório: 63.7 Limitações quanto ao escopo ou limite: 63.8 Base para consideração de joint

ventures e subsidiárias: 63.9 Técnicas de medição de dados: 63.10 Reformulações de informações

publicadas anteriormente: 63.11 Mudanças no escopo, limites ou

método de medição: 63.12 Sumário de conteúdo GRI: 623.13 Verificação externa de dados: 6

Governança, compromisso e engajamento4.1 Estrutura de Governança: 144.2 Presidência do Conselho de

Administração: 144.3 Membros independentes ou

não-executivos no Conselho de Administração: 14

4.4 Mecanismos para recomendações a órgãos de governança: 14 e 15

4.5 Relação entre remuneração e desempenho da organização: 26

4.6 Processos para evitar conflitos de interesse: 14 e 15

4.7 Processos para qualificações dos membros do Conselho de Administração: 14 e 15

4.8 Missão, Visão, Princípios e Código de Conduta: 11, 12 e 15

4.9 Procedimentos para supervisionar o desempenho econômico social e ambiental: 16

4.10 Processo para auto avaliação do desempenho do Conselho de Administração: 14 e 15

Compromissos com iniciativas externas4.11 Princípio da precaução: 344.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas

externas: 524.13 Participação em associações: 7, 23 e 61

Engajamento dos stakeholders4.14 Relação dos grupos engajados pela

empresa: 184.15 Base para identificação e seleção: 184.16 Abordagem para o engajamento: 184.17 Principais temas e preocupações: 6

INDICADORES DE DESEMPENHO

DESEMPENHO ECONÔMICO

Desempenho EconômicoEC1 Valor econômico gerado e distribuído:

4 e 9EC2 Riscos e oportunidades relacionados a

mudanças climáticas: 42 e 43EC3 Cobertura das obrigações do plano de

pensão: 27EC4 Ajuda financeira recebida do governo: –

Presença de mercadoEC5 Proporção entre salário mais baixo e

salário mínimo: –EC6 Políticas e gastos com fornecedores

locais: 19EC7 Procedimentos para contratação local:

25

Impactos econômicos indiretosEC8 Investimentos em infra-estrutura para

benefício público: 19, 50 e 56EC9 Impactos econômicos indiretos

significativos: 61

DESEMPENHO AMBIENTAL

MateriaisEN1 Materiais usados: 42 e 43EN2 Materiais provenientes de reciclagem:

43

EnergiaEN3 Consumo de energia direta: 44 e 45EN4 Consumo de energia indireta: 44 e 45EN5 Energia economizada: 44 e 45EN6 Iniciativas para fornecer produtos

e serviços com baixo consumo de energia: 44

EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta: 44

ÁguaEN8 Total de água por fonte: 38EN9 Fontes hídricas afetadas: 40EN10 Percentual de água reciclada e

reutilizada: 40 e 41

BiodiversidadeEN11 Localização e tamanho de área

possuída: 48EN12 Impactos na biodiversidade: –EN13 Habitats protegidos ou restaurados:

48 e 49EN14 Gestão de impactos na biodiversidade:

48 e 49EN15 Número de espécies ameaçadas:

48 e 49

Emissões, efluente e resíduosEN16 Total de emissões de gases de efeito

estufa: 46 e 47EN17 Outras emissões relevantes de gases de

efeito estufa: 44EN18 Iniciativas para reduzir emissões de

gases de efeito estufa: 46 e 47EN19 Emissões de substancias destruidoras da

camada de ozônio: –EN20 NOx, SOx e outras emissões

atmosféricas: –

Sumário GRI/ Indicadores PG

| Relatório de Sustentabilidade 200862

Page 65: Relatório de Sustentabilidade 2008

EN21 Descarte total de água: 40EN22 Peso, tipo e destinação de resíduos: 40EN23 Derramamentos significativos: 40EN24 Resíduos transportados: –EN25 Identificação e status de proteção de

fontes hídricas: 39

Produtos e serviçosEN26 Iniciativas para mitigar impactos

ambientais de produtos e serviços: 34 e 35

EN27 Produtos e embalagens recuperados: 43

ConformidadeEN28 Valor monetário de multas

significativas: 49

TransporteEN29 Impactos do transporte: 59EN30 Investimento em proteção ambiental: 16

DESEMPENHO SOCIALPRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE

EmpregoLA1 Trabalhadores por tipo de emprego e

região: 22,23 e 24LA2 Rotatividade: 24LA3 Benefícios a empregados: 26 e 27

Relações com a empresaLA4 Acordos de negociação coletiva: 23LA5 Prazo para notificação sobre mudanças

na operação: –

Saúde e segurançaLA6 Representação em comitês de saúde e

segurança: 31LA7 Acidentes e doenças ocupacionais:

32 e 33LA8 Educação e treinamento: 32LA9 Saúde e segurança em acordos com

sindicatos: 31

Treinamento e educaçãoLA10 Horas de treinamento: 28LA11 Gestão de competências e

aprendizagem contínua: 27 e 28LA12 Análise de desempenho: 27

Diversidade e igualdade de oportunidadesLA13 Composição dos grupos responsáveis

pela governança: 14 e 15LA14 Proporção de salários entre homens e

mulheres: 26

DIREITOS HUMANOS

Investimentos e processos de compraHR1 Contratos de investimentos que incluam

cláusulas de Direitos Humanos: – HR2 Contratos de fornecedores que incluam

cláusulas de Direitos Humanos: –HR3 Treinamento em Direitos Humanos: –

Não-discriminaçãoHR4 Casos de discriminação e medidas

tomadas: 15

Liberdade de associação e negociação coletivaHR5 Operações com risco à liberdade de

associação e negociação coletiva: –

Trabalho infantilHR6 Operações com risco de trabalho

infantil: –

Trabalho forçado ou escravoHR7 Operações com risco de trabalho

forçado ou análogo: –

Práticas de segurançaHR8 Treinamento da segurança em direitos

humanos: –

Direitos indígenasHR9 Direitos dos povos indígenas: –

SOCIEDADE

ComunidadeSO1 Gestão do impacto das operações nas

comunidades: 61

CorrupçãoSO2 Avaliação de risco relacionado à

corrupção: 15SO3 Treinamento em políticas

anticorrupção: 15SO4 Medidas tomadas em resposta a casos

de corrupção: 15

Políticas públicasSO5 Participação na elaboração de políticas

públicas e lobbies: 18 e 61SO6 Contribuições a partidos políticos

Concorrência desleal: –SO7 Ações judiciais por concorrência

desleal, práticas de truste e monopólio, conformidade: –

SO8 Multas e sanções não-monetárias por não-conformidade a leis e regulamentos: –

RESPONSABILIDADE SOBRE O PRODUTO

Saúde e segurança do clientePR1 Avaliação de melhoria ao longo do

ciclo de vida dos produtos: 19 e 53PR2 Casos de não-conformidade em relação

a códigosvoluntários relacionados à saúde e segurança do consumidor: –

Rotulagem de produtos e serviçosPR3 Procedimentos de rotulagem de

produtos e serviços: 43PR4 Não-conformidades em relação à

rotulagem: –PR5 Práticas e pesquisas relacionadas à

satisfação do cliente: 19 e 53

Comunicação de marketingPR6 Adesão a leis, normas e códigos

voluntários de comunicação e marketing: 52

PR7 Não-conformidade com códigos voluntários de marketing: –

Privacidade do clientePR8 Reclamações relacionadas à violação da

privacidade de clientes: –

ConformidadePR9 Multas relacionadas ao fornecimento e

uso dos produtos: –

SUMÁRIO GRI/ INDICADORES PG | 63

Page 66: Relatório de Sustentabilidade 2008

Expediente

Coordenação do Editorial: Raquel Ogando – Gerente de Marketing Institucional e Responsabilidade Social AmBev

Conteúdo Editorial: ÓGUI – Agência de Comunicaçãowww.agenciaogui.com.br

Edição: Velma Gregório

Textos: Fernanda Bopp e Silvia Braido

Criação e Desenvolvimento Gráfico: MídiaB Comunicaçãowww.midiab.com.br

Coordenação de Projeto Gráfico: Rogério Trezza www.rogeriotrezza.com.br

Desenvolvimento e criação da capa: MPM www.mpmpropaganda.com.br

Page 67: Relatório de Sustentabilidade 2008

11755.004-CapaSustent-439,8X279,4.indd 2 6/30/09 4:27:22 PM

Page 68: Relatório de Sustentabilidade 2008

A melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor.Relatório de Sustentabilidade 2008

Rel

atór

io d

e Su

sten

tabi

lidad

e 20

08

11755.004-CapaSustent-439,8X279,4.indd 1 6/30/09 4:27:22 PM