RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - 2018 · de nosso negócio e acompanhadas de um rigoroso...

20
RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - 2018

Transcript of RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - 2018 · de nosso negócio e acompanhadas de um rigoroso...

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE

SOCIAL - 2018

w Mensagem da Administração .................................4w Perfil da Organização ...............................................6 Estrutura de governança .........................................6w Missão, Visão, Valores ..............................................8w Compliance .................................................................10w Áreas de intervenção ...............................................13w Fatos Relevantes .......................................................14w Partes Interessadas ..................................................15w Eixos de Responsabilidade Social .........................16 Desenvolvimento de Pessoas .................................16 Responsabilidade Ambiental .................................16 Apoio à comunidade ................................................17w Próximos passos ........................................................18

Índice

4

Este é nosso primeiro Relatório de Responsabilidade Social e ele foi pensado com o mesmo cuidado que demonstramos em nosso dia-a-dia, ao receber cada cliente. Chegamos a um momento onde um laboratório de análises clínicas perpassa os limites de ser apoio diagnóstico ao médico e ao paciente e se posiciona como parâmetro de disseminação de saúde, com enfoque especial em prevenção e promoção de conhecimento. Guiados pelos moldes ONA, onde a excelência em processos e gestão transformou nossas práticas em parametrizações, ofe-recemos hoje as informações essenciais sobre nossa empresa que, desde 1984, tem contribuído para o desenvolvimento do cenário de análises clínicas no Estado do Espírito Santo. Acompanhando de perto a automação de procedimentos e garantindo que nossa contínua expansão pudesse estar sempre

Mensagem da administração

5

correlacionada ao crescimento organizado e sustentável, não temos receio em dizer que nossa história inspira orgulho e confiança não só em nosso corpo de colabora-dores, mas também e, em especial, aos parceiros médicos e clientes que fizeram e fazem uso de nossos serviços pelos últimos trinta e cinco anos. Acompanhar as vozes do mercado, estar atento aos maiores stakeholders que regem os rumos de nossa organização, não basta: é necessário agir com algo a mais. Por isso o Laboratório São Marcos não abre mão de crescer sob as bandeiras do de-sempenho ético, do ambientalmente correto e da justiça social. Um desempenho sustentável e humano é o peso da balança para os grandes clientes, fornecedores e parceiros com os quais fechamos e renovamos colaborações e negócios. Nesse ínterim, podemos afirmar que as empresas que permanecerão no mer-cado serão aquelas cujo trabalho é orientado para o bem estar social e para o equilíbrio econômico de suas ações e contas. Desenvolver uma empresa longeva e de sucesso é também manter uma atitude positiva e criativa em relação aos de-safios impostos pela competitividade do mercado e pelo achatamento sis-temático do valor da saúde em nosso país. Não desistiremos. A qualidade de vida de cada cliente depende da nossa capacidade de surpreender, de sobreviver às mudanças de cenário e crescermos, cada vez maiores, melhores e mais úteis à sociedade capixaba.

Mensagem da administração

6

De origem familiar e capital 100% nacional, o Laboratório São Marcos foi fundado em maio de 1983, no Centro de Vila Velha. Seu foco inicial eram os exames infantis emergenciais, como EAS, hemograma e bilirrubinas. Em 1998, conquistou autonomia com a inauguração de sua sede própria, num imóvel especialmente desenvolvido para a área de análises clínicas. O volume de atendimentos cresceu sis-tematicamente, a ponto da necessidade de implantar ferramentas organizacionais mais precisas, e que permitissem o crescimento organizado e paulatino da empresa. Assim, foi o primeiro labora-tório do Estado a cumprir integralmente a Norma NBR ISO 9001:98, elevando a segurança do paciente ao foco merecido.

Com uma estrutura bem definida hierarquicamen-te, a empresa se organiza especialmente através de uma Gerência de Qualida-de, que orquestra pelos bastidores o alinhamento dos processos e fluxos da organização.

Perfil da organização

Estrutura de governança

7

CONSELHO DIRETOR

ORGANOGRAMA

DIRETORIAADMINISTRATIVA

DIRETORIA CIENTÍFICO-OPERACIONAL

ENCARREGADO DE COLETA

COLETA

ENCARREGADODE RECEPÇÃO

RECEPÇÃO

COORDENAÇÃODE RHU

RECURSOS HUMANOS

GERÊNCIA DA QUALIDADE

CONTROLE DE DOCUMENTOS E DADOS

HEMATOLOGIA FINANCEIRO/CONTÁBILPESSOAL

SERVIÇOS GERAIS

FATURAMENTO

MARKETING/VENDAS

CPD

SUPRIMENTOS

SECRETARIA

UROANALISE

MICROBIOLOGIA

BIOQUIMICA

ENDOCRINOLOGIA

SÉMEN

IMUNOLOGIA

LAVAGEM/DESCARTE

DISTRIBUIÇÃO

MARCADORES TUMORAIS

PARASITOLOGIA

w CONSELHO DIRETOR Hortensio Simões de Mattos Júnior Suzana Maia Junqueira Simões de Mattosw GERÊNCIA DE QUALIDADE Leonardo Barros Fagundesw CONTROLE DE DOCUMENTOS E DADOS Rosalie Moreira Rangelw DIRETOR CIENTÍFICO-OPERACIONAL Hortensio Simões de Mattos Júniorw DIRETORA ADMINISTRATIVA Suzana Maia Junqueira Simões de Mattosw ENCARREGADAS DE RECEPÇÃO E COLETA Etienne Aparecida D. A. Leite e Adriane Luchi Vieira

8

Ética: O nosso compromisso ético reflete-se na conduta de todos aqueles que nos representam – colaboradores, clientes, distribuidores. Somos fiéis aos nossos princípios morais de respeito mútuo, confiança e integralidade, independentemente das circunstâncias.

Foco no cliente: Diariamente somos orientados a manter a objetividade de nossas entregas, com foco no cliente. Atender bem, garantir a cadeia de custódia, aprimorar as experiências humanas dentro do ambiente de trabalho e dar tratativa a toda ressalva que seja percebida como importante por nossos usuários.

Proporcionar o apoio integral à clínica médica, oferecendo segurança ao paciente e ao médico de forma a corresponder às necessidades de ambos.

Manter o Laboratório São Marcos reconhecido como sinônimo de qualidade, credibilidade e van-guarda tecnológica no Setor de Análises Clínicas no estado do Espírito Santo, gerando riqueza para seus acionistas.

MISSÃO

VISÃO

VALORES

Missão, visão e valores

9

Respeito em todas as relações: Empatia e humanidade são as ferramentas principais com as quais orientamos o trato com nos-sos clientes, colaboradores, parceiros comerciais e comunidade, dentro de nossos contratos e em nosso relacionamento diário, independente do nível de relacionamento.

Confidencialidade: Nosso comprometimento com a confidencia-lidade de dados e informações de nossos clientes, parceiros e fornecedores é de extrema importância para nós. Todas as opera-ções internas são realizadas com a discrição que exige a natureza de nosso negócio e acompanhadas de um rigoroso controle da cadeia de custódia _ o que confere ao São Marcos, além da con-fidencialidade, rastreabilidade total nos processos de inserção e liberação de informação, coleta de amostras, terceirização de exames e utilização de insumos.

Aperfeiçoamento contínuo: Buscamos incessantemente novos materiais e treinamentos que garantam o bem estar do cliente e o máximo de acurácia nos resultados, aliado a um crescimento sustentável e humanizado. Para isso, o investimento permanente em tecnologia é mais que um aliado: é uma estratégia que garante a excelência nos serviços que oferecemos diariamente. Somado a isso, também há um comprometimento genuíno com a fidedignidade das informações processadas, calibração e manutenção de todas as máquinas envolvidas nos processos de amostras, treinamento técnico contínuo e adequado a todos os colaboradores e fomento de educação continuada ao corpo de empregados, especialmente nas áreas de desenvolvimento pessoal e motivação.

10

As relações da empresa com colaboradores, parcei-ros, fornecedores, terceirizados, profissionais de saúde, outras partes interessadas e comunidade são regidas pelos princípios de negócio do Laboratório São Marcos.

O modelo de gestão se caracteriza por ampla obediência às le-gislações pertinentes e aos órgãos competentes por sua regulação e fiscalização. Assim, além do atendimento aos requisitos ONA, nossa empresa está submetida às fiscalizações da Prefeitura de Vila Velha, CNES, Corpo de Bombeiros, Agência Nacional de Saúde, Vigilância Sanitária, sindicatos e conselhos profissionais pertinentes e demais órgãos de controle das esferas federal, estadual e municipal que se fizerem cabíveis em lei. Nosso rigoroso sistema de seleção e manu-tenção de fornecedores reforça esse compromisso de conformidade, já que parte do princípio da obrigatoriedade dos processos formais de cadastramento e contratação de parcerias é a espinha dorsal que orienta a atuação da empresa.

Conduzimos a nossa atividade de acordo com os mais eleva-dos padrões éticos que decorrem da filosofia de atuação. Embora a nossa atividade seja intensamente regulada por mecanismos externos, regemos a nossa conduta e de todos os que nos repre-sentam pelos valores da honestidade (com todas as informações recebidas, enviadas e produzidas), verdade (em todos os passos dos processos, desde o caminho da amostra, até os processos

financeiros) e transparência (especialmente quanto aos planos de negócio e planejamento futuro).

CONFORMIDADE LEGAL E REGULAMENTAR

INTEGRIDADE

Compliance

10

11

É nossa obrigação moral e ética manter o enfoque devido aos itens: remuneração, condições de trabalho e razoabilidade de exigências internas para nossos colaboradores, parceiros de negócios e terceirizados. Com esse foco, o São Marcos busca operar sob a vigilância constante dos Direitos Humanos, ga-rantindo procedência sobre materiais e serviços terceirizados, mitigando eventuais parceiros que estejam trabalhando em desconformidade com a garantia dos direitos básicos do cida-dão e/ou atuando em práticas fraudulentas que desacreditam ou cerceiam esses direitos.

Nossa empresa acredita que o conceito de diversidade é a incorporação de todas as características que tornam cada indivíduo único: estilos de vida, cultura, etnia, prática religiosa, nacionalidade, pontos de vista, abordagens de resolução de problemas no trabalho. O compromisso com a diversidade passa pela certeza de que podemos ser organizados e ordenados em parametriza-ções profissionais sem que isso interfira em nossa constituição pessoal e sem que estejamos expostos a sofrer retaliações por características pessoais. Por isso, nossa gerência de Recursos Humanos está em constante alerta acerca de qualquer tipo de discriminação em termos de idade, sexo ou orientação sexual, estado civil, opinião política, grau de instrução, além das características já explicitadas anteriormente.

RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

DIVERSIDADE

12

Consideramos essa pluralidade não só necessária para a fomentação de novos cenários, ideias e tecnologia, mas também positiva no ponto de vista do negócio, que nos impele a sustentar uma visão sistêmica, integrada e plural sobre nossos colaboradores, parceiros de negócios, vizinhos e sobre a própria empresa, como um organismo independente.

Sendo a ética, a integridade e a conformidade legal, valores e princípios que nos regem, compreendemos que a corrupção seja um risco de gestão. A nossa política passa por condenar as más práticas, proibir quaisquer pagamentos que visem obter vantagens comerciais e não nos envolver-mos em quaisquer atividades ilícitas, estando totalmente empenhados em prevenir a corrupção em todas as suas formas de todas as transações. Como forma de prevenção, sensibilizando os colaboradores para a sua potencial ocor-rência. Assumimos o compromisso de cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis ao local onde desenvolvemos as nossas atividades, sendo que os nossos colaboradores não podem oferecer ou disponibilizar, direta ou indire-tamente, quaisquer benefícios pecuniários ou outros, a qualquer entidade pública, partido político, trabalhador ou representante de um cliente, tanto do setor público como privado, ou qualquer trabalhador ou representante de entidade reguladora, com vista a assegurar qualquer facilidade ou favor ou obter ou reter um negócio.

PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

13

Trabalhamos o mercado da saúde com um enfoque diferenciado. Em vez de reforçarmos apenas o viés do apoio diagnóstico, temos buscado transformar nossa área de atuação na promoção da saúde e das boas práticas para uma melhor sobrevida para todos os envolvi-dos em nossas operações. Essa proposta é o que nos mantém ativos em nosso posicionamento de prevenção e apoio, sempre atentos à novas tecnologias, protocolos e inovações em saúde. Com um corpo de sessenta colaboradores, o Laboratório São Marcos tem o compromisso de oferecer ao cliente da Grande Vitória um espaço de confiança e resolutividade, com a premissa de confi-dencialidade quanto aos dados do cliente, agilidade no atendimento e processamento de amostras e cumprimento de prazos e formas de visualização de laudo. Desde sua fundação, são mais de novecentos procedimentos e quarenta convênios parceiros, que garantem um fluxo de atendimen-tos e resultados contínuo, ajudando na identificação e mapeamento de casos concernentes à epidemiologia local e contribuindo na propedêutica da população capixaba. Nesse ínterim, podemos afir-mar que a empresa tem como escopo principal o processamento de amostras biológicas para entregar resultados que sirvam como apoio diagnóstico principalmente à classe médica, medicina do trabalho e ao consumidor final (cliente externo).

Áreas de intervenção

14

2000Julho

O Laboratório foi certificado pela DNV na norma NBR ISO 9002:1994 (INMETRO) e pela RvA (Holanda).

2003Julho

O Laboratório foi recertificado pelo BVQI na norma NBR ISO 9001:2000 (INMETRO) e UKAS (Inglaterra).

2006Outubro

O Laboratório foi recertificado pelo GLC na norma ISO 9001:2000 (INMETRO).

ÚNICO LABORATÓRIO

DA GRANDE VITÓRIA

ACREDITADO ONA III:

Pleno com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

(SOCIEDADE BRASILEIRA

DE ANÁLISES CLÍNICAS)

SBACAtravés do PNCQ (Programa Nacional de Controle da Qualidade), há mais de 20 anos.

Fatos relevantes

2007

15

Com o intuito de compreender as expectativas das partes interessadas em nosso negócio _ relativamente à atividade da empresa_ decidimos montar um esquema que denuncia os prin-cipais stakeholders. A partir deste estudo, o São Marcos poderá orientar prioridades de atuação em termos de oferecimento de serviços, negócios e demais melhorias.

Médico

Convênio

PacienteMedicina

doTrabalho

A identificação dessas partes é uma ferramenta que permitirá uma melhor organização em termos de sustentabilidade e responsabi-lidade social, já que direcionará informações melhor orientadas principalmente nesses três eixos: crescimento, desenvolvimento e inovação.

Partes interessadas

16

Procuramos trabalhar com a conscientização eco-lógica e sustentabilidade em vários níveis da empresa, desde o cuidado com a pesagem e descarte de resí-duos até a inclusão de boas práticas de utilização de materiais (impressoras, papéis, copos descartáveis), suprimentos e descarte de materiais em treinamentos e material explicativo disponibilizado aos clientes internos e externos. Nossa preocupação é desenvolver em cada parte interessada uma consciência ecológica, no intuito de fomentar a responsabilidade com o meio-ambiente e com o futuro do nosso planeta.

A promoção de treinamento técnico é um compromisso contínuo da empresa com a equipe e da equipe com o cliente. Compreendemos que um bom preparo é a ferramenta princi-pal para garantir a segurança de processos bem trabalhados e realizados e, consequentemente, resultados fidedignos e precisos. Por isso nosso quadro de treinamentos e reciclagens é periodicamente atualizado, contemplando todos os setores cuja necessidade de treinamento se mostra pungente através dos indicadores principais para essas áreas, monitorados de perto pela nossa Gerência de Qualidade.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Eixos de responsabilidade social

17

A integração entre empresa e sociedade passa não so-mente pelo oferecimento de serviços, empregos e fomenta-ção da economia local, mas também e, principalmente, por transformações sociais que uma empresa de nosso porte é capaz de oferecer. Através da oferta de palestras em prevenção e desen-volvimento a escolas e associações locais, o São Marcos busca se manter como referência em saúde e conhecimento, preparando materiais gráficos e apresentações repletos de informação para auxiliar na promoção da maturação da comunidade do entorno. Além desta iniciativa, a empresa recebe turmas de estudantes para visitas e aulas técnicas, abrindo suas portas para demonstrar pro-cessos e ambientes.

APOIO À COMUNIDADE

18

Construir o amanhã: esse é o desafio de nossa equipe. Vivemos um cenário de instabilidade e grandes mudanças na área da saúde. Entrantes internacionais, novos protocolos e o aumento da população de usuários de serviços labora-toriais trouxeram uma fluidez há muito não experimentada pelo setor. Assim, a necessidade de projeção dos negócios passou a elencar prioridade em nosso dia a dia e a observação sis-temática do mercado, uma constante. Para os próximos anos, intensificando a vigilância nesse movimento macroeconômico dos estabelecimentos de pro-moção de saúde, nossa empresa terá como premissa focar na otimização de processos, buscando soluções assertivas, de custo compatível com o nível de segurança que sempre exigimos de nós mesmos e dos nossos parceiros de forneci-mento e terceirização de exames.

Além dessa vigilância, é nosso compromisso real investir em procedimentos com tecnologias cada vez melhores, mais

seguras e que possam transmitir ao médico e ao paciente um melhor entendimento dos quadros clínicos investi-

gados. A biologia molecular, vanguarda tecnológica no mapeamento de perfis e patologias hereditárias, faz

parte desse caminho que já está sendo trilhado a passos firmes e com uma confiança inabalável.

Seguimos confiantes em nosso bom trabalho e agradecemos a todos os clien-

tes, parceiros, médicos, fornecedores e colaboradores.

Que venha 2019!

Próximos passos

MATRIZAv. Luciano das Neves, 503 – Centro – Vila Velha Telefone: 27 3434-6000

PARQUE DAS CASTANHEIRASRua Anésio Alvarenga, 260 – Parque das Castanheiras – Vila Velha Telefone: 27 3062-4646

PRAIA DA COSTARua Pará, 40 (Esq. c/ Hugo Musso) – Praia da Costa – Vila Velha Telefone: 27 3062-6100

PRAIA DE ITAPARICAAv. Humberto Pereira, 399 – Praia de Itaparica – Vila VelhaTelefone: 27 3077-6040

COQUEIRAL DE ITAPARICAAv. Santa Leopoldina, 1825 – loja 1 – Coqueiral de Itaparica – Vila Velha Telefone: 27 3349-0895

www.LSM.com.br