Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

5
Regras para o Campeonato de Supino para reps “Força para o Bem” Esta competição será feita apenas na divisão raw, serão permitidas apenas faixas de punho e o uso de cinturão é opcional. O traje e equipamento permitidos para as competições da divisão raw são definidos como um macacão de peça única (macaquinho), que não de suporte e de camada única, uma camiseta, roupas de baixo , meias, um cinto opcional e uma faixa de punho de camada única opcional com no máximo 2,5 metros. No entanto, por se tratar de um evento beneficente, onde se visa um maior número de participantes, o uso do macaquinho não será obrigatório, mas os shorts e camisetas deverão ser justos e de um material que permita aos árbitros ter a visão total do corpo do levantador em contato com o banco. A pesagem dos levantadores será efetuada duas horas antes do início da competição. O peso do levantador obtido em números inteiros será o peso total da barra. Por exemplo: Levantador A pesou 54,5 kg a barra será carregada com um peso total de 54 kg. Levantador B pesou 89,9 kg a barra será carregada com um peso total de 89 kg. Levantador C pesou 72,2 kg a barra será carregada com um peso total de 72 kg. Regras de Execução: 1 A cabeceira do banco deverá ser colocada na plataforma de modo a estar de frente para o Árbitro Chefe.

description

Regras para a Competição de supino para reps do projeto "Força para o Bem"

Transcript of Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

Page 1: Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

Regras para o Campeonato de Supino para reps“Força para o Bem”

Esta competição será feita apenas na divisão raw, serão permitidas apenas faixas de punho e o uso de cinturão é opcional.

O traje e equipamento permitidos para as competições da divisão raw são definidos como um macacão de peça única (macaquinho), que não de suporte e de camada única, uma camiseta, roupas de baixo , meias, um cinto opcional e uma faixa de punho de camada única opcional com no máximo 2,5 metros.

No entanto, por se tratar de um evento beneficente, onde se visa um maior número de participantes, o uso do macaquinho não será obrigatório, mas os shorts e camisetas deverão ser justos e de um material que permita aos árbitros ter a visão total do corpo do levantador em contato com o banco.

A pesagem dos levantadores será efetuada duas horas antes do início da competição.O peso do levantador obtido em números inteiros será o peso total da barra. Por exemplo:Levantador A pesou 54,5 kg a barra será carregada com um peso total de 54 kg.Levantador B pesou 89,9 kg a barra será carregada com um peso total de 89 kg.Levantador C pesou 72,2 kg a barra será carregada com um peso total de 72 kg.

Regras de Execução:

1 A cabeceira do banco deverá ser colocada na plataforma de modo a estar de frente para o Árbitro Chefe.

2 O levantador deverá se deitar com as costas no banco e com os ombros e nádegas em contato com a superfície plana do banco. A posição deverá ser mantida durante todo o levantamento. O levantador tem a opção de realizar o levantamento seja com os pés planos no chão ou com a ponta dos pés, desde que os pés permanecerem em contato com a plataforma de levantamento. Os pés podem se mover para cima ou para baixo durante o levantamento.

3 As mãos podem segurar a barra um uma pegada verdadeira, pegada falsa (sem o dedão) ou pegada reversa. Elas não podem estar fora da marca de 81 cm, com os dedos indicadores cobrindo o anel de 81 cm. Se um levantador precisar usar uma pegada desigual, de modo que uma mão seja

Page 2: Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

colocada fora da marcação, é da responsabilidade do levantador explicar isto ao árbitro chefe e permitir a inspeção da pegada pretendida antes de realizar a tentativa.

4 Para atingir uma posição firme dos pés o levantador pode usar placas ou blocos de superfície plana que não excedam 30 cm no total de altura, ou 45 cm de comprimento por 45 cm de largura.

5 Não mais que quatro, e não menos que dois auxiliares/carregadores devem assistir o levantador na plataforma. O levantador pode requisitar a assistência do auxiliar/carregador para remover a barra dos suportes. Essa remoção inicial deverá ser feita até o comprimento dos braços estendidos.

6 O auxiliar do centro deve se retirar da plataforma para um dos lados depois que a retirada da barra for feita e antes do inicio do levantamento, mas por razões de segurança ele será permitido ficar próximo (mas sem bloquear a visão dos árbitros) para qualquer emergência.

7 Depois de remover a barra dos suportes ou recebe-la de um auxiliar/carregador, o levantador deverá demonstrar o travamento completo de ambos os cotovelos e completo controle antes que o comando “COMECE” seja dado.

8 Por razões de segurança o levantador será requisitado a guardar a barra novamente, junto com um movimento para trás dos braços, caso depois de cinco segundos eles não estiverem na posição correta para começar o levantamento.

9 Uma vez que o levantamento tenha começado, o levantador deverá abaixar a barra até o peito ou área abdominal e segura-la imóvel no peito ou área abdominal com uma pausa visível e definitiva

10 Uma vez que a barra esteja pausada e imóvel no peito, o comando audível “EMPURRE” será dado. A barra deverá ser empurrada para cima até os cotovelos travarem totalmente. Qualquer travamento marcadamente irregular ou exagerado da barra depois da finalização do levantamento não é permitido; Nota: Se um levantador tiver qualquer anormalidade física, deficiência ou incapacidade de estender os braços com os cotovelos totalmente travados, eles devem informar e mostrar evidencia física, visual para o Árbitro Chefe antes do começo do levantamento.

11 Quando a barra for segurada imóvel nessa posição o Árbitro Chefe falará em voz alta o número da repetição. Por exemplo: “UMA”, “DUAS”, “TRÊS”, etc.

12 Só após a contagem da repetição o levantador deve descer a barra ao peito e aguardar novo comando “EMPURRE”

Page 3: Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

13 Somente com o sinal do levantador ou do Árbitro Chefe os auxiliares/carregadores podem ajudar o levantador a retornar a barra aos suportes.

Item 2. Causas de Desqualificação de um Supino

1 Falha em observar qualquer um dos sinais do Árbitro Chefe para o levantamento.

2 Qualquer mudança na posição escolhida para o levantamento, fora a da cabeça (i.e. qualquer elevação dos ombros ou nádegas da sua posição inicial de contato com o banco, ou movimento lateral das mãos na barra depois que o comando “COMECE” tenha sido dado.). Os pés devem permanecer em contato com o chão, no entanto, movimento acidental de menos que metade do comprimento e metade da largura dos pés do levantador é permitido.

3 Quicar, arfar ou afundar a barra depois desta estar imóvel sobre o peito e o comando “EMPURRE” tiver sido dado.

4 Qualquer travamento pronunciadamente desigual dos braços durante a finalização do levantamento.

5 Qualquer movimento para baixo da barra no seu curso de ser empurrada para cima.

6 Falha em empurrar a barra até a extensão completa dos braços na finalização do levantamento.

7 Contato intencional com a barra por um auxiliar/carregador entre os sinais do Árbitro Chefe.

8 Qualquer contato dos pés do levantador com o banco ou os seus suportes.

9 Contato deliberado ou intencional entre a barra e os suportes durante o levantamento. No entanto, contato não intencional que não ajude o levantador não é uma razão para recusar o levantamento.

10 Colocar a barra abaixo do esterno (conhecido também como supino de barriga).

11 Falha em se adequar com qualquer um dos requerimentos contido na descrição geral do levantamento que precede a lista de desqualificações.

Page 4: Regras para o campeonato de supino para reps "Força para o Bem"

12 Se um levantador usar a fivela do seu cinto nas costas durante o supino.

13 Falha em atingir uma posição correta de inicio que esteja sobre controle, e com ambos os cotovelos completamente travados antes do comando “COMECE” ser dado.

14 Receber assistência (e.g. ajustar a camisa, cinto, faixas, posicionamento do corpo, etc.) de qualquer pessoa que pisou na plataforma ou se debruçou sobre ela, antes ou durante a execução do levantamento.

15 Falhar em remover a barra do suporte antes que o cronometro de um minuto expire.

Item 3. Premiações:

As premiações serão feitas nas categorias masculino e feminino e pelas categorias de faixa etária:

Adolescente: 15 a 19 anos

Junior: 20 a 23 anos

Adulto: 24 a 39 anos

Master I: 40 a 50 anos

Master II: acima de 51 anos

Não haverá premiação em dinheiro.