Reencarnação e Educação

45
1 Reencarnação e Reencarnação e Educação Educação

Transcript of Reencarnação e Educação

Page 1: Reencarnação e Educação

11

Reencarnação e EducaçãoReencarnação e Educação

Page 2: Reencarnação e Educação

22

Kardec e a Educação da Kardec e a Educação da criança pelos paiscriança pelos pais

• “ “ De todas as chagas morais da sociedade, De todas as chagas morais da sociedade, parece que o egoísmo é a mais difícil de parece que o egoísmo é a mais difícil de desenraizar. Com efeito, ela o é, quanto desenraizar. Com efeito, ela o é, quanto mais é alimentada pelos mesmos hábitos mais é alimentada pelos mesmos hábitos da educação.” ( Allan Kardec)da educação.” ( Allan Kardec)

• O espírita (pai, mãe, evangelizador da O espírita (pai, mãe, evangelizador da criança, expositor, orador, professor) tem criança, expositor, orador, professor) tem o dever de se educar primeiro, antes de o dever de se educar primeiro, antes de procurar educar alguém.procurar educar alguém.

Page 3: Reencarnação e Educação

33

Os maus hábitos dos paisOs maus hábitos dos pais

• “ “ Assim se acha inoculado (cada mau Assim se acha inoculado (cada mau exemplo dos pais), desde a mais tenra exemplo dos pais), desde a mais tenra idade, o vírus da sensualidade, do idade, o vírus da sensualidade, do egoísmo, do orgulho, do desprezo aos egoísmo, do orgulho, do desprezo aos inferiores, das paixões – numa palavra, inferiores, das paixões – numa palavra, que com razão são consideradas como as que com razão são consideradas como as chagas da humanidade.”chagas da humanidade.”

Page 4: Reencarnação e Educação

44

Problemas educacionaisProblemas educacionais

• Actualmente, todos estamos sujeitos a um Actualmente, todos estamos sujeitos a um bombardeamento de estímulos que não é bombardeamento de estímulos que não é de todo inofensivo. Actua ao nível da de todo inofensivo. Actua ao nível da inconsciência e aumenta o limiar do prazer inconsciência e aumenta o limiar do prazer na vida real.na vida real.

• Estamos a informar e não a formar.Estamos a informar e não a formar.

• Os jovens conhecem cada vez mais o Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas não sabem mundo em que estão, mas não sabem quase nada sobre o mundo que são.quase nada sobre o mundo que são.

Page 5: Reencarnação e Educação

55

• “ “ Se deixardes que o egoísmo e o orgulho Se deixardes que o egoísmo e o orgulho se desenvolvam, não vos espanteis de se desenvolvam, não vos espanteis de serdes pagos mais tarde pela ingratidão.serdes pagos mais tarde pela ingratidão.

• ““Quando os pais tudo fizeram para o Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral dos filhos, se não adiantamento moral dos filhos, se não conseguiram êxito, não têm do que conseguiram êxito, não têm do que lamentar e sua consciência pode estar lamentar e sua consciência pode estar tranquila.” – Santo Agostinhotranquila.” – Santo Agostinho

Page 6: Reencarnação e Educação

66

A A ignorânciaignorância espiritual dos espiritual dos paispais

• “ “ Esta falta, sem dúvida, é dos pais; mas, Esta falta, sem dúvida, é dos pais; mas, é bom dizer, muitas vezes estes pecam é bom dizer, muitas vezes estes pecam mais por ignorância do que por má mais por ignorância do que por má vontade.”vontade.”

• “ “ Em muitos há, incontestavelmente, uma Em muitos há, incontestavelmente, uma culposa despreocupação, mas em muitos culposa despreocupação, mas em muitos outros é boa; é o remédio que nada vale outros é boa; é o remédio que nada vale ou que é mal aplicado.”ou que é mal aplicado.”

Page 7: Reencarnação e Educação

77

Os jovens têm hoje condições para serem felizes Os jovens têm hoje condições para serem felizes como nunca, mas são, na sua maioria, insatisfeitos. como nunca, mas são, na sua maioria, insatisfeitos.

Nunca houve tantas crianças e jovens depressivas, Nunca houve tantas crianças e jovens depressivas, com problemas obsessivos, síndromes de pânico, com problemas obsessivos, síndromes de pânico,

fobias, timidez, agressividade, stress.fobias, timidez, agressividade, stress.

Page 8: Reencarnação e Educação

88

A instrução moral para os paisA instrução moral para os pais

“ “ Assim, os pais são abandonados, sem guia, à sua Assim, os pais são abandonados, sem guia, à sua iniciativa; eis porque tantas vezes seguem caminhos iniciativa; eis porque tantas vezes seguem caminhos errados; também recolhem, nos erros dos filhos já errados; também recolhem, nos erros dos filhos já crescidos, o fruto amargo de sua inexperiência ou de crescidos, o fruto amargo de sua inexperiência ou de uma ternura mal entendida, e a sociedade inteira lhes uma ternura mal entendida, e a sociedade inteira lhes recebe o contra-golpe.”recebe o contra-golpe.”

“ “ Sendo os primeiros médicos da alma dos filhos (os Sendo os primeiros médicos da alma dos filhos (os pais), deveriam ser instruídos, não só de seus deveres, pais), deveriam ser instruídos, não só de seus deveres, mas dos meios de cumpri-los.” – Allan Kardecmas dos meios de cumpri-los.” – Allan Kardec

Page 9: Reencarnação e Educação

99

Orientação especializadaOrientação especializadaàs mães e aos paisàs mães e aos pais

“ “ Um dia, compreender-se-á que este ramo da Um dia, compreender-se-á que este ramo da educação tem seus princípios, suas regras, como a educação tem seus princípios, suas regras, como a educação intelectual, numa palavra, que é uma educação intelectual, numa palavra, que é uma verdadeira ciência; talvez um dia, também, será verdadeira ciência; talvez um dia, também, será imposta a toda mãe e pai de família a obrigação de imposta a toda mãe e pai de família a obrigação de possuir esses conhecimentos, como se impõe ao possuir esses conhecimentos, como se impõe ao advogado a de conhecer o Direito.”advogado a de conhecer o Direito.”

Page 10: Reencarnação e Educação

10

A arte de formar o carácterA arte de formar o carácter

• “ “ Quando se conhecer a arte de manejar Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-á manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los (os filhos), da mesma endireitá-los (os filhos), da mesma maneira como se endireitam as plantas maneira como se endireitam as plantas novas.”novas.”

• No “Consolador”, Emmanuel diz-nos:” A No “Consolador”, Emmanuel diz-nos:” A melhor escola ainda é o lar, onde a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do criatura deve receber as bases do sentimento e do carácter."sentimento e do carácter."

Page 11: Reencarnação e Educação

1111

Kardec e a educação para os bons Kardec e a educação para os bons hábitoshábitos

“ “ Há um elemento que não se ponderou Há um elemento que não se ponderou bastante e sem o qual a ciência bastante e sem o qual a ciência económica não passa de teoria: a económica não passa de teoria: a educação. Não a educação intelectual, educação. Não a educação intelectual, mas a moral e nem ainda a educação mas a moral e nem ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar os caracteres, aquela que arte de formar os caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é cria os hábitos, porque educação é conjunto de hábitos adquiridos.”conjunto de hábitos adquiridos.”

Page 12: Reencarnação e Educação

1212

O bom exemploO bom exemploO bom exemplo é o mais poderoso O bom exemplo é o mais poderoso elemento de influenciação ao mundo elemento de influenciação ao mundo mental dos filhos.mental dos filhos.Constitui-se de todas as boas acções e Constitui-se de todas as boas acções e reacções psicológicas dos pais no recinto reacções psicológicas dos pais no recinto doméstico na convivência com as doméstico na convivência com as crianças.crianças.Este fenómeno espiritual é lei de Este fenómeno espiritual é lei de influenciação psíquico-educacional na influenciação psíquico-educacional na formação ou deformação dos sentimentos formação ou deformação dos sentimentos e carácter da criança.e carácter da criança.

Page 13: Reencarnação e Educação

1313

Orientação educacionalOrientação educacional

Santo Agostinho, em espírito diz-nos, no Santo Agostinho, em espírito diz-nos, no Evangelho Segundo o EspiritismoEvangelho Segundo o Espiritismo:” Ó :” Ó espíritas! Compreendei neste momento o espíritas! Compreendei neste momento o grande papel da Humanidade! Compreendei grande papel da Humanidade! Compreendei que, quando gerais um corpo, a alma que se que, quando gerais um corpo, a alma que se encarna vem do espaço para progredir. encarna vem do espaço para progredir. Tomai conhecimento de vossos deveres e Tomai conhecimento de vossos deveres e ponde todo vosso amor em aproximar essa ponde todo vosso amor em aproximar essa alma de Deus: é esta a alma de Deus: é esta a missão que vos missão que vos está confiada e da qual recebereis está confiada e da qual recebereis recompensarecompensa, se a cumprirdes fielmente.” , se a cumprirdes fielmente.”

Page 14: Reencarnação e Educação

1414

A auto-educação:A auto-educação:os educadores responsáveisos educadores responsáveis

Chico Xavier deixou-nos esta orientação: “Os Chico Xavier deixou-nos esta orientação: “Os pais são educadores responsáveis e, por isso pais são educadores responsáveis e, por isso mesmo, a primeira escola de cada criatura é o mesmo, a primeira escola de cada criatura é o lar em que nasceu. Os dirigentes espíritas do lar em que nasceu. Os dirigentes espíritas do santuário doméstico são convocados a santuário doméstico são convocados a grandes deveres junto dos filhos que recebem, grandes deveres junto dos filhos que recebem, de vez que são detentores de mais amplos de vez que são detentores de mais amplos conhecimentos de sublimação espiritual conhecimentos de sublimação espiritual diante das Leis Divinas. Em razão disso, diante das Leis Divinas. Em razão disso, precisamos considerar em Doutrina Espírita precisamos considerar em Doutrina Espírita que, acima dos maiores delinquentes, que, acima dos maiores delinquentes, permanecem os pais levianos e permanecem os pais levianos e voluntariamente irresponsáveis.”voluntariamente irresponsáveis.”

Page 15: Reencarnação e Educação

1515

O Amor possessivoO Amor possessivo

“ “ Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”digno de mim.”

Permanecer na afectividade excessiva aos Permanecer na afectividade excessiva aos filhos não é comportamento bom e filhos não é comportamento bom e saudável para quem deseje educar os saudável para quem deseje educar os filhos para uma vida moral superior.filhos para uma vida moral superior.

Page 16: Reencarnação e Educação

1616

Caprichos satisfeitosCaprichos satisfeitos

O espírito irmão X, no livro: “Lázaro O espírito irmão X, no livro: “Lázaro redivivo”, aborda a temática da redivivo”, aborda a temática da inconsciência dos pais entre o excesso de inconsciência dos pais entre o excesso de mimos e caprichos satisfeitos:” Dentro do mimos e caprichos satisfeitos:” Dentro do Mundo Novo e principalmente no Brasil, as Mundo Novo e principalmente no Brasil, as crianças são pequeninos detestáveis crianças são pequeninos detestáveis senhores do lar, que, aos poucos, se senhores do lar, que, aos poucos, se transformam em perigosos verdugos. transformam em perigosos verdugos. Enchemo-los de brinquedos inúteis e de Enchemo-los de brinquedos inúteis e de caprichos prejudiciais, sem a vigilância caprichos prejudiciais, sem a vigilância necessária, diante do futuro incerto. A necessária, diante do futuro incerto. A morte ensinou-me que tudo isso não passa morte ensinou-me que tudo isso não passa de loucura de coração.”de loucura de coração.”

Page 17: Reencarnação e Educação

1717

A superprotecçãoA superprotecção

A superprotecção é tão cega, que, A superprotecção é tão cega, que, amparando em demasia, não deixa o amparando em demasia, não deixa o espírito dos filhos desenvolver-se com espírito dos filhos desenvolver-se com liberdade educacional. Ela não educa, mas liberdade educacional. Ela não educa, mas sim, os faz permanecer nos estados sim, os faz permanecer nos estados íntimos negativos de ingenuidade e íntimos negativos de ingenuidade e inexperiência, que podem determinar, inexperiência, que podem determinar, mais tarde, os sombrios acontecimentos mais tarde, os sombrios acontecimentos da afectividade mal dirigida, seja na da afectividade mal dirigida, seja na juventude ou na madureza. juventude ou na madureza.

Page 18: Reencarnação e Educação

1818

Pais preparadosPais preparadosna Escola do Evangelhona Escola do Evangelho

Os pais superprotectores são, no dizer do Os pais superprotectores são, no dizer do Evangelho, “cegos condutores de cegos”, Evangelho, “cegos condutores de cegos”, ou seja, a cegueira de sentimentos só ou seja, a cegueira de sentimentos só poderá fazer cegos da emoção.poderá fazer cegos da emoção.

As aulas de Evangelização não poderão, As aulas de Evangelização não poderão, por si só, resolver o problema difícil e por si só, resolver o problema difícil e complexo da formação do bom carácter e complexo da formação do bom carácter e bons sentimentos. O exemplo dos pais tem bons sentimentos. O exemplo dos pais tem profunda força de indução mental, profunda força de indução mental, emocional e psicológica, principalmente emocional e psicológica, principalmente para o psiquismo infantil.para o psiquismo infantil.

Page 19: Reencarnação e Educação

1919

Doação Doação dodo amor equilibrado amor equilibrado Doemos aos nossos filhos o amor Doemos aos nossos filhos o amor equilibrado que ilumina, protege, reergue, equilibrado que ilumina, protege, reergue, incentiva, desenvolve, liberta e disciplina incentiva, desenvolve, liberta e disciplina com Jesus, alimentando e fortalecendo a com Jesus, alimentando e fortalecendo a mente e o coração deles.mente e o coração deles.““A criança precisa de carinho, atenção, A criança precisa de carinho, atenção, mas também necessita de ser mas também necessita de ser encaminhada ao trabalho desde cedo, encaminhada ao trabalho desde cedo, aprendendo a ser responsável.aprendendo a ser responsável.

Há pais que mandam os filhos para a Há pais que mandam os filhos para a escola e pedem aos professores que os escola e pedem aos professores que os adoptem, como se os professores fossem adoptem, como se os professores fossem amas de luxo…” Chico Xavieramas de luxo…” Chico Xavier

Page 20: Reencarnação e Educação

2020

Sete hábitos dos bons pais e dos Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes – de Augusto Curypais brilhantes – de Augusto Cury

1.1. Os bons pais dão presentes materiais Os bons pais dão presentes materiais aos seus filhos, mas não os estimulam a aos seus filhos, mas não os estimulam a ser consumistas; os pais brilhantes dão o ser consumistas; os pais brilhantes dão o seu próprio ser (contam a sua vida, os seu próprio ser (contam a sua vida, os momentos mais tristes, os mais felizes, as momentos mais tristes, os mais felizes, as suas dificuldades, os seus sonhos).suas dificuldades, os seus sonhos).

Page 21: Reencarnação e Educação

2121

2.2. Os bons pais alimentam o corpo, os Os bons pais alimentam o corpo, os brilhantes alimentam a personalidade brilhantes alimentam a personalidade (alimentam a inteligência e a emoção). (alimentam a inteligência e a emoção). Preparam o filho para o “ser” pois o Preparam o filho para o “ser” pois o mundo o preparará para “ter”.mundo o preparará para “ter”.Se contagiar os seus filhos com os seus Se contagiar os seus filhos com os seus sonhos e entusiasmo, a vida será sonhos e entusiasmo, a vida será enaltecida. Se ao contrário, for um enaltecida. Se ao contrário, for um especialista em queixar-se, mostrar medo especialista em queixar-se, mostrar medo da vida, paralisará a inteligência e a da vida, paralisará a inteligência e a emoção deles.emoção deles.Mostre força e segurança aos seus filhos.Mostre força e segurança aos seus filhos.““A verdadeira liberdade está dentro de A verdadeira liberdade está dentro de nós”.nós”.

Page 22: Reencarnação e Educação

2222

Corrigir os erros e ensinar a pensarCorrigir os erros e ensinar a pensar

3.3. Os bons pais corrigem os erros; os p. Os bons pais corrigem os erros; os p. brilhantes ensinam a pensar. As velhas brilhantes ensinam a pensar. As velhas reprimendas e os conhecidos sermões não reprimendas e os conhecidos sermões não funcionam, só desgastam a relação.funcionam, só desgastam a relação.Educar não é repetir palavras, é criar Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar.ideias, é encantar.Os bons pais dizem aos filhos:” tu estás Os bons pais dizem aos filhos:” tu estás errado”. Os brilhantes dizem:” O que errado”. Os brilhantes dizem:” O que achas do teu comportamento?”achas do teu comportamento?”

Page 23: Reencarnação e Educação

2323

Preparação paraPreparação paraos aplausos e os fracassosos aplausos e os fracassos

4.4. Os bons pais preparam os filhos para os Os bons pais preparam os filhos para os aplausos, os brilhantes preparam os filhos aplausos, os brilhantes preparam os filhos para os fracassos. para os fracassos. Incentive os seus filhos a ter metas, a Incentive os seus filhos a ter metas, a procurar o sucesso no estudo, no trabalho, procurar o sucesso no estudo, no trabalho, nas relações sociais.nas relações sociais.Mas, incentive-os também a não ter medo Mas, incentive-os também a não ter medo dos insucessos. A perseverança é tão dos insucessos. A perseverança é tão importante quanto a capacidade importante quanto a capacidade intelectual. Ensine-os a pedir desculpa intelectual. Ensine-os a pedir desculpa quando errarem, dando-lhes o quando errarem, dando-lhes o exemplo:”Eu errei, desculpa-me”.exemplo:”Eu errei, desculpa-me”.

Page 24: Reencarnação e Educação

2424

A A importânciaimportância do diálogo do diálogo

5.5. Os bons pais conversam, os brilhantes Os bons pais conversam, os brilhantes dialogam como amigos. Conversar é falar dialogam como amigos. Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos. Muitos falar sobre o mundo que somos. Muitos jovens são agressivos e rebeldes e os seus jovens são agressivos e rebeldes e os seus pais não percebem que eles estão a gritar pais não percebem que eles estão a gritar através dos seus conflitos. através dos seus conflitos.

Page 25: Reencarnação e Educação

2525

A televisãoA televisãocomo fomentadora de diálogocomo fomentadora de diálogo

Se puder desligue a televisão de Se puder desligue a televisão de conteúdos generalistas e fique apenas conteúdos generalistas e fique apenas com canais temáticos que provoca maior com canais temáticos que provoca maior diálogo entre a família.diálogo entre a família.

Desligue a televisão durante uma semana Desligue a televisão durante uma semana inteira a cada 2 meses e realizem coisas inteira a cada 2 meses e realizem coisas interessantes com os vossos filhos.interessantes com os vossos filhos.

Page 26: Reencarnação e Educação

2626

Dar informação e contar históriasDar informação e contar histórias6.6. Os bons pais dão informação, os pais Os bons pais dão informação, os pais brilhantes contam histórias.brilhantes contam histórias.Cative os seus filhos pela sua inteligência Cative os seus filhos pela sua inteligência e afectividade, não pela sua autoridade, e afectividade, não pela sua autoridade, dinheiro ou poder.dinheiro ou poder.Uma das melhores maneiras de educar é Uma das melhores maneiras de educar é contar histórias. Estas ampliam o mundo contar histórias. Estas ampliam o mundo das ideias, areja a emoção, dilui as das ideias, areja a emoção, dilui as tensões.tensões.O Mestre dos mestres foi um excelente O Mestre dos mestres foi um excelente contador de histórias (parábolas).contador de histórias (parábolas).

Page 27: Reencarnação e Educação

2727

Para ser contador de histórias não é Para ser contador de histórias não é preciso ser intelectual ou um cientista, preciso ser intelectual ou um cientista, basta criar histórias e inserir nelas lições basta criar histórias e inserir nelas lições de vida.de vida.

Não grite, não agrida, não responda com Não grite, não agrida, não responda com agressividade. Conte histórias a quem agressividade. Conte histórias a quem você ama.você ama.

Page 28: Reencarnação e Educação

2828

Dar oportunidades e exemplos de Dar oportunidades e exemplos de determinaçãodeterminação

7.7. Os bons pais dão oportunidades, os Os bons pais dão oportunidades, os brilhantes nunca desistem. Desenvolvem brilhantes nunca desistem. Desenvolvem assim o apreço pela vida, a esperança, assim o apreço pela vida, a esperança, perseverança, motivação, determinação e perseverança, motivação, determinação e capacidade de superar obstáculos e de capacidade de superar obstáculos e de vencer fracassos.vencer fracassos.

Page 29: Reencarnação e Educação

2929

Os pais semeadores de ideias e Os pais semeadores de ideias e não controladoresnão controladores

Os pais brilhantes são semeadores de Os pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores dos seus filhos. ideias e não controladores dos seus filhos. Eles semeiam no solo da inteligência deles Eles semeiam no solo da inteligência deles e esperam que um dia as sementes e esperam que um dia as sementes germinem. Durante a espera pode haver germinem. Durante a espera pode haver desolação, mas se as sementes são boas, desolação, mas se as sementes são boas, um dia germinarão, mesmo que os filhos um dia germinarão, mesmo que os filhos se droguem, não tenham respeito pela se droguem, não tenham respeito pela vida e não parem em emprego algum. O vida e não parem em emprego algum. O que fazer nestas situações? Desistir deles? que fazer nestas situações? Desistir deles? Não, mas comportar-se como o pai do filho Não, mas comportar-se como o pai do filho pródigo. O filho desistiu do pai, mas o pai pródigo. O filho desistiu do pai, mas o pai não desistiu dele. não desistiu dele.

Page 30: Reencarnação e Educação

3030

AprenderAprender com a vida com a vidaEsperou que ele aprendesse na escola da Esperou que ele aprendesse na escola da vida as lições que ele não aprendeu vida as lições que ele não aprendeu consigo. Ele voltou. Adquiriu profundas consigo. Ele voltou. Adquiriu profundas cicatrizes na alma, mas está mais maduro cicatrizes na alma, mas está mais maduro e experiente.e experiente.

Não há coisa mais bela, mais poética, do Não há coisa mais bela, mais poética, do que os pais serem grandes amigos dos que os pais serem grandes amigos dos seus filhos.seus filhos.

Page 31: Reencarnação e Educação

3131

Os sete pecados capitais dos Os sete pecados capitais dos educadoreseducadores

1. Corrigir publicamente1. Corrigir publicamente

2. Expressar a autoridade com 2. Expressar a autoridade com agressividadeagressividade

3. Ser excessivamente crítico3. Ser excessivamente crítico

4. Punir quando estiver irado4. Punir quando estiver irado

5. Ser impaciente e desistir de educar5. Ser impaciente e desistir de educar

6. Não cumprir com a palavra dada6. Não cumprir com a palavra dada

7. Destruir a esperança e os sonhos7. Destruir a esperança e os sonhos

Page 32: Reencarnação e Educação

3232

Corrigir publicamenteCorrigir publicamenteUm educador nunca deveria expor o Um educador nunca deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros;seja, diante dos outros;Deve-se valorizar mais a pessoa do que o Deve-se valorizar mais a pessoa do que o erro da pessoa;erro da pessoa;Os educadores só devem intervir Os educadores só devem intervir publicamente quando um jovem ofendeu publicamente quando um jovem ofendeu ou feriu alguém em público (assim mesmo ou feriu alguém em público (assim mesmo com prudência).Caso contrário, corrija-os com prudência).Caso contrário, corrija-os em particular, estimulando-os à reflexão.em particular, estimulando-os à reflexão.

Page 33: Reencarnação e Educação

3333

Expressar a autoridade com Expressar a autoridade com agressividadeagressividade

Não se deve impor a autoridade com Não se deve impor a autoridade com violência, pois ganha-se o temor e perde-violência, pois ganha-se o temor e perde-se o amor;se o amor;Uma pessoa autoritária nem sempre é Uma pessoa autoritária nem sempre é brutal e agressiva. Por vezes, está brutal e agressiva. Por vezes, está disfarçada pela inflexibilidade e teimosia;disfarçada pela inflexibilidade e teimosia;A autoridade violenta dos educadores A autoridade violenta dos educadores controla a inteligência dos seus filhos;controla a inteligência dos seus filhos;Os nossos filhos poderão reproduzir as Os nossos filhos poderão reproduzir as nossas reacções no futuro. nossas reacções no futuro.

Page 34: Reencarnação e Educação

3434

Ser excessivamente crítico: Ser excessivamente crítico: bloquear a infância da criançabloquear a infância da criança

Cada jovem é um ser único no teatro da Cada jovem é um ser único no teatro da vida;vida;

Não critique excessivamente;Não critique excessivamente;

Não compare o seu filho com os colegas;Não compare o seu filho com os colegas;

A comparação só é educativa quando é A comparação só é educativa quando é estimulante e não depreciativa;estimulante e não depreciativa;

A pior maneira de preparar os jovens para A pior maneira de preparar os jovens para a vida é colocá-los numa estufa e impedi-a vida é colocá-los numa estufa e impedi-los de errar e sofrer.los de errar e sofrer.

Page 35: Reencarnação e Educação

3535

Punir quando estiver irado e Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicaçõescolocar limites sem dar explicações

Não se deixe escravizar pela ira. Quando Não se deixe escravizar pela ira. Quando sentir que a não pode controlar, saia de sentir que a não pode controlar, saia de cena, ao contrário, poderá vir a cena, ao contrário, poderá vir a arrepender-se das suas atitudes;arrepender-se das suas atitudes;A punição física deve ser evitada. Se der A punição física deve ser evitada. Se der algumas palmadas, estas devem ser algumas palmadas, estas devem ser simbólicas e acompanhadas de uma simbólicas e acompanhadas de uma explicação;explicação; Nunca coloque limites sem dar Nunca coloque limites sem dar explicações;explicações;Para educar, use primeiro o silêncio, Para educar, use primeiro o silêncio, depois as ideias.depois as ideias.

Page 36: Reencarnação e Educação

3636

Ser impaciente e desistir de educarSer impaciente e desistir de educar

Por trás de cada jovem arredio ou Por trás de cada jovem arredio ou agressivo, há uma criança que precisa de agressivo, há uma criança que precisa de afecto;afecto;

Os educadores brilhantes não desistem Os educadores brilhantes não desistem dos jovens, ainda que eles os dos jovens, ainda que eles os decepcionem e não lhes dêem um retorno decepcionem e não lhes dêem um retorno imediato.imediato.

A paciência é o seu segredo, a educação A paciência é o seu segredo, a educação do afecto é a sua meta. do afecto é a sua meta.

Page 37: Reencarnação e Educação

3737

Não cumprir a palavra dadaNão cumprir a palavra dada

Não dissimule as suas reacções.Não dissimule as suas reacções.

Seja honesto com os jovens.Seja honesto com os jovens.

Cumpra o que prometer.Cumpra o que prometer.

Se não puder, diga “não” sem medo, Se não puder, diga “não” sem medo, mesmo que o seu filho esperneie.mesmo que o seu filho esperneie.

A confiança é um edifício difícil de ser A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.difícil de ser reconstruído.

Page 38: Reencarnação e Educação

3838

Destruir a esperança e os sonhosDestruir a esperança e os sonhosSem esperança não há estrada, sem Sem esperança não há estrada, sem sonhos não há motivação para caminhar.sonhos não há motivação para caminhar.Os jovens que perdem a esperança têm Os jovens que perdem a esperança têm enormes dificuldades para superar os seus enormes dificuldades para superar os seus conflitos.conflitos.Crer no mais belo amanhecer depois da Crer no mais belo amanhecer depois da mais turbulenta noite é fundamental para mais turbulenta noite é fundamental para a saúde psíquica.a saúde psíquica.Sem sonhos, não há fôlego emocional. Sem sonhos, não há fôlego emocional. Sem esperança, não há coragem para Sem esperança, não há coragem para viver.viver.

Page 39: Reencarnação e Educação

3939

O passado e o presenteO passado e o presente Antigamente, os pais eram autoritários; Antigamente, os pais eram autoritários; hoje, são os filhos.hoje, são os filhos.Antigamente, os professores eram os Antigamente, os professores eram os heróis dos alunos; hoje, são vítimas deles.heróis dos alunos; hoje, são vítimas deles.Os jovens não sabem ser contrariados.Os jovens não sabem ser contrariados.Nunca em toda a História, vimos crianças Nunca em toda a História, vimos crianças e jovens dominarem desta forma os e jovens dominarem desta forma os adultos.adultos.

Page 40: Reencarnação e Educação

4040

O que fazer?O que fazer?

Em 1º lugar: aprenda a dizer Em 1º lugar: aprenda a dizer NÃONÃO aos aos seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem “não” dos seus pais, não estarão “não” dos seus pais, não estarão preparados para ouvir o “não” da vida;preparados para ouvir o “não” da vida;Em 2º lugar: quando disserem “não”, os Em 2º lugar: quando disserem “não”, os pais não devem ceder a chantagens e pais não devem ceder a chantagens e pressões dos filhos. Caso contrário, tornar-pressões dos filhos. Caso contrário, tornar-se-ão instáveis emocionalmente.se-ão instáveis emocionalmente.Em 3º lugar: os pais têm de deixar claro, Em 3º lugar: os pais têm de deixar claro, quais os pontos a serem negociados e quais os pontos a serem negociados e quais os limites inegociáveis.quais os limites inegociáveis.

Page 41: Reencarnação e Educação

4141

Ninguém se diploma na educação Ninguém se diploma na educação dos filhosdos filhos

Os que dizem “eu sei” ou “não preciso de Os que dizem “eu sei” ou “não preciso de ajuda de ninguém” já estão derrotados;ajuda de ninguém” já estão derrotados;Para educar, precisamos estar sempre a Para educar, precisamos estar sempre a aprender e conhecer na plenitude, a aprender e conhecer na plenitude, a palavra paciência;palavra paciência;Infelizes dos psiquiatras que não Infelizes dos psiquiatras que não conseguem aprender com os seus conseguem aprender com os seus pacientes;pacientes;Infelizes dos pais que não conseguem Infelizes dos pais que não conseguem aprender com os seus filhos;aprender com os seus filhos;

Page 42: Reencarnação e Educação

4242

Pais e professores são parceiros Pais e professores são parceiros na arte de educarna arte de educar

Infelizes dos professores que não Infelizes dos professores que não conseguem aprender com os seus alunos conseguem aprender com os seus alunos e renovar as suas ferramentas.e renovar as suas ferramentas.

Actuar no aparelho da inteligência é uma Actuar no aparelho da inteligência é uma arte que poucos aprendem.arte que poucos aprendem.

“ “ A vida é uma grande escola que pouco A vida é uma grande escola que pouco ensina a quem não sabe ler.”ensina a quem não sabe ler.”

Page 43: Reencarnação e Educação

4343

Trabalhar a inteligência e o Trabalhar a inteligência e o coraçãocoração

““Podemos simplificar as três áreas de Podemos simplificar as três áreas de educação da criança com actividades bem educação da criança com actividades bem distintas, todas concorrendo para a distintas, todas concorrendo para a formação integral da personalidade formação integral da personalidade infantil:infantil:

1. Nos estabelecimentos de ensino – 1. Nos estabelecimentos de ensino – temos a educação intelectual por temos a educação intelectual por excelência;excelência;

2. Na escola espírita de Evangelização 2. Na escola espírita de Evangelização infantil (ou outra) – temos a educação infantil (ou outra) – temos a educação moral evangélica e a instrução doutrinária moral evangélica e a instrução doutrinária da fé espírita;da fé espírita;

Page 44: Reencarnação e Educação

4444

3. No recinto doméstico - missão educativa 3. No recinto doméstico - missão educativa dos pais, temos a educação prática dos pais, temos a educação prática através do relacionamento e da através do relacionamento e da exemplificação – a formação dos bons exemplificação – a formação dos bons hábitos e do carácter dos filhos.” hábitos e do carácter dos filhos.”

(Walter Barcelos, (Walter Barcelos, A arte moral de educar os filhosA arte moral de educar os filhos))

No lar – educação prática

Page 45: Reencarnação e Educação

4545