R E C U R S O S N A T U R A I S

6
RECURSOS NATURAIS

Transcript of R E C U R S O S N A T U R A I S

Page 1: R E C U R S O S  N A T U R A I S

RECURSOS NATURAIS

Page 2: R E C U R S O S  N A T U R A I S

Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltarem a ser disponíveis, ou não renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis. Falando, ainda, nos recursos naturais renováveis (flora e fauna), cabe ressaltar a importância do que chamamos biodiversidade, assunto que os norte-americanos rejeitam a se comprometer através de compromissos com o resto do mundo. A preservação da biodiversidade é importante para que o homem tenha tempo de descobrir a utilidade das espécies, para a sua própria sobrevivência. A cura de muitos males que hoje existem e que ainda virão a existir, pode estar em plantas em extinção ou poderia estar em outras que já foram extintas.

Page 3: R E C U R S O S  N A T U R A I S

Determinados recursos naturais integram uma classe especial, pois o tempo e o espaço envolvidos no processo de renovação os tornam diferentes na classificação. A água apresenta um ciclo constante de renovação. Entretanto, nem esse processo fica restrita à mesma área de origem. Outro recurso complexo é o solo, pois o tempo necessário para recomposição de uma camada degradada é extremamente longa.

Page 4: R E C U R S O S  N A T U R A I S

PetróleoSubstância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. O combustível se tornou ainda mais valorizado após a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que nasceu com o fim de controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado.

Page 5: R E C U R S O S  N A T U R A I S
Page 6: R E C U R S O S  N A T U R A I S

Em 1960, representantes da Arábia Saudita, Irã, Iraque, Venezuela e o Kuwait se reuniram em Bagdá e criaram organização dos países portadores do petróleo, com objetivo de controlar a produção e os preços em escala global.

Cada país-membro da Opep possui uma quota definida de produção, evitando assim a concorrência e a queda excessiva dos preços.