Projeto deficiência auditiva

3
Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos Rosário do Sul – RS Seminário Integrado – 2013 – 2º ano do Ensino Médio – Curso Normal Projeto de pesquisa Título Deficiência auditiva Integrantes do grupo Nomes E-mails Tema Caracterização da deficiência auditiva e das estratégias de suporte pedagógico para os estudantes diagnosticados com esta deficiência. Justificativa A relevância deste projeto insere-se na importância de compreender o que é a deficiência auditiva, como identificá-la, quais as estratégias de suporte pedagógico que podem ser utilizadas na escola com estudantes diagnosticados com esta deficiência. Não há formação sem tomada de consciência. Na formação pedagógica dos estudantes do Curso Normal, é de salutar importância conhecer a Deficiência Auditiva e as estratégias para dar suporte aos educandos. Assim, os estudantes do Curso Normal poderão fazer uma abordagem mais consciente nas suas práticas pedagógicas. Problema identificado e sua formulação Quais as características da Deficiência Auditiva, como se faz o diagnóstico e como é possível dar suporte pedagógico ao estudante? Objetivos Geral: Conhecer a Deficiência Auditiva, suas características, diagnóstico e estratégias de suporte pedagógico para o estudante com esta deficiência. Específicos: Sintetizar as características da Deficiência Auditiva, suas características, diagnóstico e estratégias de suporte pedagógico para o estudante – particularmente no processo de

Transcript of Projeto deficiência auditiva

Page 1: Projeto deficiência auditiva

Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy RamosRosário do Sul – RS

Seminário Integrado – 2013 – 2º ano do Ensino Médio – Curso NormalProjeto de pesquisa

TítuloDeficiência auditiva

Integrantes do grupoNomes E-mails

TemaCaracterização da deficiência auditiva e das estratégias de suporte pedagógico para os estudantes diagnosticados com esta deficiência.

JustificativaA relevância deste projeto insere-se na importância de compreender o que é a deficiência auditiva, como identificá-la, quais as estratégias de suporte pedagógico que podem ser utilizadas na escola com estudantes diagnosticados com esta deficiência.Não há formação sem tomada de consciência. Na formação pedagógica dos estudantes do Curso Normal, é de salutar importância conhecer a Deficiência Auditiva e as estratégias para dar suporte aos educandos. Assim, os estudantes do Curso Normal poderão fazer uma abordagem mais consciente nas suas práticas pedagógicas.

Problema identificado e sua formulaçãoQuais as características da Deficiência Auditiva, como se faz o diagnóstico e como é possível dar suporte pedagógico ao estudante?

ObjetivosGeral:Conhecer a Deficiência Auditiva, suas características, diagnóstico e estratégias de suporte pedagógico para o estudante com esta deficiência.

Específicos: Sintetizar as características da Deficiência Auditiva, suas características,

diagnóstico e estratégias de suporte pedagógico para o estudante – particularmente no processo de alfabetização.

Materiais e métodos Realização de pesquisa bibliográfica, caracterizando Deficiência Auditiva, suas

características e diagnóstico; Determinar quais as estruturas de atendimento disponibilizadas em Rosário do Sul

para deficientes auditivos; Verificar a existência ou não de estudantes com Deficiência Auditiva no Instituto

Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos; Identificar estratégias de suporte pedagógico para estudantes com Deficiência

Auditiva.

Cronograma da pesquisa

Page 2: Projeto deficiência auditiva

Criação dos grupos de pesquisa1: 11/07Entrega dos projetos aos grupos: 11/07Feedback do projeto de pesquisa2: 01/08Organização do grupo, escolha de lideranças, materiais e métodos de pesquisa: 11/07 a 08/08Ciclo de pesquisas, entrevistas, leituras e análise de dados3: 11/07 a 15/08Elaboração de relatório: 15/08 a 22/08Entrega do relatório de pesquisa4: 22/08Montagem de slides: 22/08 a 29/08Orientações de apresentação5: a combinarApresentação do Seminário Integrado6: a combinar

Referências bibliográficas

1 Os grupos de pesquisa serão organizados por afinidade sendo compostos de, no mínimo dois e, no máximo, três estudantes.2 Os grupos devem enviar por e-mail para [email protected] este projeto de pesquisa devidamente preenchido com os campos que estão em aberto. Até esta data (01/08), os grupos podem trocar de projetos entre si. O modelo do projeto, em formato digital, estará disponível para download em www.profpedrorangel.blogspot.com3 É salutar, em todo o processo de pesquisa, buscar a orientação dos professores. É importante registrar estes auxílios para poder fazer menção a eles no relatório de pesquisa.4 O relatório de pesquisa deve ser entregue digitado, por e-mail, conforme o modelo que estará disponível em www.profpedrorangel.blogspot.com Enviar para [email protected] e solicitar confirmação de recebimento.5 As orientações para apresentação do Seminário Integrado serão dadas em sala de aula, no período de Seminário Integrado. Dúvidas podem ser sanadas também via e-mail ou comunicação por rede social.6 A data da apresentação do Seminário Integrado será agendada conforme calendário da instituição. Somente serão considerados aptos a apresentar seus resultados os grupos que tiverem realizado as etapas anteriores da pesquisa.