Projeto circo

11
PROINFO ARAÇARIGUAMA - SP

description

Projeto Circo

Transcript of Projeto circo

Page 1: Projeto circo

PROINFOARAÇARIGUAMA-SP

Page 2: Projeto circo

Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

Módulo

Page 3: Projeto circo

Formadora: Adriana Alves da SilvaCursista: Osvaldo Dias de Sousa

Page 4: Projeto circo

Projeto: Circo

Série: 1º Ao 4º ano.

Page 5: Projeto circo
Page 6: Projeto circo

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo aguçar o imaginário dascrianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas aspessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica eoral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos,necessidades e desejos com isso avançando o seu processo deaprendizagem.

Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária,incentivando a criatividade ao promover experiênciassignificativas de aprendizagem. Através do brincar a criançaestará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além deestimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois osinstrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, sejano aspecto físico, social, intelectual ou emocional,proporcionando assim o seu desenvolvimentointegral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e asmudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

Page 7: Projeto circo

O projeto foi desenvolvido da

seguinte forma:

Iniciamos com um pouco da história do circo. Foi exibidopara as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderamvivenciar os animais que viviam no circo em seguida osmotivos pelos quais não podem fazer mais parte daarte circense. Identificamos alguns vídeos dos circos maisfamosos.

Page 8: Projeto circo

Em seguida foi retratado a história do

circo no Brasil

Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no séculoXIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias semanifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindostambém da Europa, apresentavam-se ao público, demonstrandohabilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. Asmanifestações artísticas eram de acordo com a aceitação dopúblico, o que não agradava, não era mais mostrado naqueladeterminada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilobrasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante,usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito,utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentosmusicais, como o violão. O público brasileiro gosta das atraçõesperigosas, como os malabares em trapézios e domadores deanimais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico,pois muitas vezes esses animais sofrem demaus tratos.Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazemmuitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.

Page 9: Projeto circo

Circo Contemporâneo

Hoje, o circo também tem uma ramificação que é o circocontemporâneo, que é aprendido em escolas, não só de paipara filho como antigamente. A primeira escola de circosurgiu no Rio de Janeiro em 1982, chamada Escola Nacionalde Circo. Nesta escola, jovens aprendem as técnicas circensese quando formados, criam grupos e passam a se apresentarao público. Hoje a Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, oCirco Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, osParlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes ePaspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.

Page 10: Projeto circo

Principais pontos positivos dessa

experiência e pontos que suscitaram

preocupações ou dúvidas:

A participação nas atividades desenvolvidas em sala de aulae extraclasses dos educando foi surpreendente naorganização e realização das atividades propostas, nasapresentações realizadas.Os alunos reconheceram a importância do trabalho emequipe; conheceram as histórias, costumes, danças, músicasdo circo e trajetória.

Page 11: Projeto circo

PROINFO2 0 1 4