Programação | Maio 2015

44
Maio | 2015 PROGRAMAÇÃO Sorocaba AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA TEATRO

description

Confira o que vai rolar em maio no Sesc Sorocaba!

Transcript of Programação | Maio 2015

Page 1: Programação | Maio 2015

Maio | 2015PROGRAMAÇÃO

Sorocaba

AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADATEATRO

Page 2: Programação | Maio 2015

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Page 3: Programação | Maio 2015

circo 21esporte e

atividade física

saúde

música

ações para a cidadania

cinema e video

4

Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo

Internet Na internet, todas as terças as vendas começam a partir das 15h pelo portal sescsp.org.br

Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial Atividades/Inteira

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

10

12

14

19

22

25

33

criança 27

artes visuais 26

10

especial 20

cultura digital 18

empresas

dança

artes manuais

meio ambiente

idosos 11

34literatura

jovens 37

36turismo

teatro 16

Page 4: Programação | Maio 2015
Page 5: Programação | Maio 2015

O Circuito Sesc de Artes irá conectar lugares, circulando ideias nas cidades de São Roque, Itu, Votorantim, Itararé, Itapeva e Itapetininga. A proposta do circuito é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas.

Aqui você poderá passar 24 horas curtindo várias atividades na Virada Cultural Paulista, que traz o especial Marat[el]ona, com filmes do diretor Hitchcock. Falando em filmes, você pode ver ou rever filmes eleitos pelo voto de público e crítica, no Festival Sesc Melhores Filmes, como “12 anos de escravidão”, vencedor de três Oscar ou “O homem das multidões”, que recebeu o prêmio de melhor direção no Festival do Rio

Em música, convidamos a todos para comemorar os 50 anos de carreira de Paulinho da Viola, em um show especial que reúne os clássicos de seu repertório e uma coletânea de sambas de importantes compositores da música brasileira.

Teremos, ainda, o encerramento de Frestas – Trienal de Artes, que desde outubro de 2014 apresentou um convite para descobrir, pelas frestas, outros olhares e sentidos, diversificando as experiências no cenário da fruição artística e estimulando percepções e reflexões sobre as inquietações de nosso tempo.

Ufa! E para fechar com chave de ouro a programação de maio, o Dia do Desafio! Por meio de uma competição entre cidades a proposta é despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas. Anote ai... no dia 27, junte a galera e participe das maratonas e desafios que programamos para você. Afinal, você se mexe e o mundo mexe junto!

editorialEm maio temos muitas atividades, dentro e fora do Sesc.

Page 6: Programação | Maio 2015

esporte eatividade

física

Dia do DesafioO Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Coordenado pelo Sesc desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, que conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO, sendo uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013, tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016.u Dia 27, quarta.Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

4

Page 7: Programação | Maio 2015

DIA DO DESAFIO NA PRAÇA – BASQUETE, DANÇA DE RUA E SLACKLINE Com A Rua AgradecePara ampliar a adesão ao Dia do Desafio e difundir a campanha mundial que visa incentivar as pessoas a praticarem atividade física, três modalidades foram escolhidas para o público experimentar diferentes formas de exercício: basquete, dança de rua e slackline. Além das vivências, acontecem apresentações durante todo o dia.u Das 9h às 17h30.Local: Praça Coronel Fernando Prestes - Centro.

DESAFIO MARATONA ESPORTIVA – NATAÇÃO, CORRIDA E BICICLETACom instrutores de atividades físicasDurante todo o Dia do Desafio, o Sesc Sorocaba promove maratonas esportivas. As distâncias percorridas pelos participantes das atividades de natação, corrida e bicicleta serão somadas, na tentativa de se atingir a distância entre Sorocaba e a cidade com a qual disputamos. Diversos Espaços.

Maratona GMF Esteiras, elípticos e bicicletas ergométricasu Das 7h15 às 21h30.Sala de GMF. Necessário inscrição na GMF.

Maratona Aquáticau Das 7h15 às 21h30.Conjunto Aquático.Necessário credencial plena ou credencial atividades de recreação aquática com exame dermatológico válido.

Maratona do Pedalu Às 19h30.Saída do Estacionamento G2.Inscrições no dia, local e horário da atividade. Para participar, é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e água para reidratação durante a atividade.

Maratona da Corridau Às 20h.Ginásio. Inscrições no dia, local e horário da atividade.

Foto

: Ed

Figu

eire

do

5

Page 8: Programação | Maio 2015

AULAS ABERTASCom instrutores de atividades físicas.Ginásio.

DESAFIO ESPORTIVO COM BANDA FUNKESSENCIA u Às 7h30 e 19h15.

DESAFIO DE RITMOS COM BANDA FUNKESSENCIA u Às 8h30.

DESAFIO ACROBÁTICO u Às 9h30 e 15h30.

DESAFIO MULTIFUNCIONAL COM BANDA FUNKESSENCIA u Às 11h e 17h.

DESAFIO DE ALONGAMENTOu Às 12h15.

DESAFIO DE TAI CHI CHUANu Às 13h.

DESAFIO DE PRÁTICAS CORPORAISu Às 18h.

HIDROGINÁSTICA COM DJ Com instrutores de atividades físicas e A Rua AgradeceNo Dia do Desafio as aulas de hidroginástica são especiais, com acompanhamento de um DJ para animar ainda mais as atividades. u Às 8h15, 15h30, 17h30 e 19h30.Conjunto Aquático. Grátis. Necessário credencial plena ou credencial atividades de recreação aquática e exame dermatológico válido.

DESAFIO DE PATINAÇÃO Com instrutores de atividades físicasEspaço livre para a prática de patins. Necessário trazer patins e equipamento de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira).u Das 10h às 21h.Estacionamento G2.8 anos.

VIVÊNCIA DE BADMINTON PARA TERCEIRA IDADE Com instrutores de atividades físicasQuem disse que jogar peteca é coisa de criança? O badminton, praticado com raquete e peteca, é um esporte olímpico e muito divertido.u Às 14h.Ginásio. 60 anos.

BOIAS GIGANTES u Das 19h30 às 21h30.Espaço de exposições. Grátis.Até 12 anos.Mais informações na pág. 31.

HANDEBOL EM CADEIRAS DE RODAS - APRESENTAÇÃO E VIVÊNCIACom Liga Eiji Nakano/SorocabaO Handebol em Cadeiras de Rodas - HCR é um esporte muito parecido com a versão convencional. Sua principal adaptação é a redução do tamanho da trave para dar possibilidades de defesa aos goleiros – o travessão fica com a altura ideal para ser alcançado por alguém que usa cadeira de rodas. Nesta atividade, além de uma demonstração com a Liga Eiji Nakano, você pode vivenciar o jogo.u Às 20h.Ginásio. Grátis.

Foto

: Dan

iel C

otri

m

6

Page 9: Programação | Maio 2015

BICICLETANDOTRILHA DO KARAFÁ Com instrutores de atividades físicasA trilha do Karafá é o nome atribuído ao percurso realizado em aproximadamente 45 quilômetros de ciclovias e estradas de terra de Sorocaba e Votorantim. Para participar é necessário trazer bicicleta e equipamento de segurança (capacetes e luvas), cadeado e água para hidratação durante o trajeto. Trilha com quilometragem de 45 km de intensidade avançada com subidas e descidas, tendo partida e chegada no Sesc.u Dia 31, domingo, às 6h30.Saída do Estacionamento G2. Grátis. 50 vagas.

SIMULADOR DE TRÂNSITO Com agentes da URBES Em parceria com URBES, será montada uma mini cidade, onde crianças de 5 a 12 anos podem aprender a deslocar-se com segurança, a pé ou de bicicleta, pelas ruas da “cidade”.u Dia 16, sábado, às 10h15.Estacionamento G2. Grátis. De 5 a 12 anos. 160 vagas.

ESPAÇO LUDUSCom instrutores de atividades físicas Conjunto de espaços criado para a experimentação das infinitas possibilidades de movimentos proporcionadas pelo corpo. Nesse espaço, crianças, jovens, adultos e idosos podem experimentar diferentes técnicas esportivas e “brincar com o esporte”.u Sábados, domingos e feriados das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

OFICINA DE CIRCO Com Cia. Estripulias O circo contemporâneo tem como estrela o corpo humano. Habilidades atléticas desenvolvidas de forma descontraída e exercícios físicos que mais parecem brincadeiras de criança, mas que podem ser experimentados por toda a família.

JOGOS DE TABULEIRO GIGANTES Com instrutores de atividades físicas Jogos tradicionais como pebolim, futebol de dedo, jogo da velha, entre outros, são apresentados de uma forma diferente e divertida, em tabuleiros gigantes.

Foto

: Adr

iaan

de

Man 7

Page 10: Programação | Maio 2015

Hidroginástica a partir de 12 anos7h15, 16h30,

17h30, 18h30e 20h30

8h15, 15h30, 17h30 e 19h30

Práticas Aquáticaspara crianças

3 a 6 anos 16h30

6 a 12 anos 8h15 e 15h30 18h30

Práticas Aquáticaspara jovens e adultos A partir de 12 anos 17h30 e 19h30 7h15 e 20h30

Clube da Corrida a partir de 16 anos 7h15 e 20h Encontro no

Ginásio

Esporte Criança3 a 6 anos 18h30 às 19h20

6 a 10 anos 8h às 11h 15h30 às 18h30

Esporte Jovem 11 e 12 anos 18h às 20h 16h30 às 18h30

Esporte Jovem Voleibol

13 a 15 anos 17h às 18h30

Esporte Adulto Futsal

16 a 59 anos 20h às 21h30

Esporte Adulto Basquete

16 a 59 anos 20h às 21h30

Esporte Adulto Ginástica Geral

16 a 59 anos 9h30 às 10h30

Esporte Adulto Voleibol

16 a 59 anos 20h às 21h30

Esporte para Idosos Acima de 60 anos10h15 às 11h30 e 15h30 às 16h30

Esporte para Idosos Ginástica Geral

Acima de 60 anos 15h30 às 16h30

Ginástica Multifuncional (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª)

a partir de 12 anos

7h15 às 9h309h30 às 12h12h às 14h3014h30 às 17h17h às 19h30

19h30 às 21h30

7h15 às 9h309h30 às 12h12h às 14h3014h30 às 17h17h às 19h30

19h30 às 21h30

10h15 às 18h30

3ª e 5ªFaixa EtáriaModalidade

PRO

GR

AM

A D

E AT

IVID

AD

ES A

QU

ÁTIC

AS

Cursos Regulares

4ª e 6ª Sábado Domingo

Atenção: o não pagamento do boleto dos cursos até a data de vencimento implica em perda de vaga. No caso de não recebimento do boleto até 3 dias antes do vencimento, procure a Central de Atendimento da Unidade para esclarecimentos sobre o processo de pagamento.

A inscrição de usuário/dependentes poderá ser utilizada até o seu vencimento.

R$ 28,00 R$ 62,00 GRÁTIS

Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vaga e apresentação de atestado médico de aptidão física no ato da matrícula.

PRO

GR

AM

A S

ESC

DE

ESPO

RTE

SPR

OG

RA

MA

DE

GIN

ÁST

ICA

MU

LTIF

UN

CIO

NA

L

8

Page 11: Programação | Maio 2015

Terça Quarta Quinta SábadoSextaDomingo e Feriado

Sala de GMF Sala de Práticas corporais Piscina Ginásio

Recreação EsportivaGrátis.• Quadra de futsal e handebol interditada dias 1, 10, 31, a partir das 14h para apresentação circense e torneio de Futsal Sindeepres

• Ginásio interditado dia 14 e 15, o dia inteiro

Natação - Raia Livre 9h às 15h1519h30 às 21h30

10h às 12h

Hidroginástica recreativa 11h30 e 14h30

Terça Quarta Quinta SábadoSextaDomingo e Feriado

Recreação AquáticaGrátis.Necessário credencial plena ou cartão de matrícula do Sesc atualizados e exame dermatológico válido.

(*) Inscrições no local da atividade com 15 minutos de antecedência. 15 vagas.

AU

LAS

OR

IEN

TAD

AS Vôlei

a partir de 16 anos18h30 às 20h 14h às 16h15

Basquetea partir de 16 anos

18h30 às 19h45 16h30 às 18h30

Handebola partir de 16 anos

14h às 16h30

Futsala partir de 16 anos

16h30 às 18h30

AU

LAS

AB

ERTA

S Condicionamento Físico* 10h30

Práticas Corporais* 11h30 10h30

9

Page 12: Programação | Maio 2015

SESC EMPRESA - CARDÁPIOPrograma de assessoria para empresas do comércio de bens, serviços e turismo, estimulando o acesso e a participação em atividades físico-esportivas, culturais e de educação para a saúde. Atualmente as ações do Sesc Sorocaba estão voltadas para a cessão de espaços e assessoria na organização de eventos esportivos, realização de campanhas educativas, parcerias culturais e visitas programadas de grupos ao Sesc. Entre em contato através do e-mail: [email protected]

TORNEIO DE FUTSAL SINDEEPRES 2015Torneio de Futsal que envolve equipes formadas por empresas do comércio de serviços de Sorocaba. As equipes que representam essas empresas são filiadas ao Sindeepres - Sindicato dos empregados em empresas de prestação de serviços a terceiros, colocação e administração de mão de obra, trabalho temporário, leitura de medidores e entrega de avisos do Estado de São Paulo. u Dia 10, domingo, das 14h às 16h.Ginásio. Inscrições encerradas.

empresas

Foto

: Ale

xand

re N

unis OFICINA CUPINZEIRO:

JOGOS DE PRESENÇA E IMPROVISAÇÃO Com Laboratório de Corpo e Arte / UNIFESP A oficina parte de jogos de presença e improvisação para construir técnicas de acrobacia coletiva.u Dia 31, domingo, às 10h30.Sala de oficinas. 40 vagas.Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

INTERVENÇÃO DE DANÇA CUPINZEIRO Com Laboratório de Corpo e Arte / UNIFESP Cupinzeiro é uma intervenção “site specific” baseada em improvisação ou, simplesmente, um jogo de ocupação movido pelo desejo de reinventar nossa relação com os lugares, livremente inspirado na performance Bodies in urban spaces da Cie W.Dorner. Após reconhecer as afinidades do lugar ou estranhá-lo, os artistas se aglutinam num cupinzeiro, que se forma como uma escultura viva de corpos amontoados com diferentes formas.u Dia 31, domingo, às 14h30 e 17h.Diversos Espaços. Grátis.

dança

10

Page 13: Programação | Maio 2015

TSI - TRABALHO SOCIAL COM IDOSOSPrograma que, por meio da educação não-formal, tem por objetivo a inclusão e a valorização social da pessoa idosa, com atividades socioculturais e educativas.

TARDE DE ENCONTROCom técnicos do SescEncontro mensal para bate-papos e atividades relacionadas ao bem-estar da pessoa idosa. Além das atividades, são apresentadas as propostas do Trabalho Social com Idosos e a programação do mês seguinte.u Dia 29, sexta, às 15h30.Convivência. Grátis.Para pessoas acima de 60 anos.

AULAS ABERTASDANÇA DE SALÃO Com instrutores de atividades físicas Atividade divertida por estimular a troca de experiências, o diálogo e a formação de grupos afins. A dança combate o stress e proporciona a sensação de bem-estar. A participação em aulas acompanhadas de ritmos como forró, salsa, gafieira, entre outros, tem como objetivo a melhoria de capacidades e habilidades físicas.u De 7 a 28, quintas às 14h30. Não sequencial.Convivência. 40 vagas.Inscrições no horário e local da atividade. Para pessoas acima de 60 anos.

3ª IDADE DIGITAL: ÁLBUM DE MEMÓRIAS Com instrutores da internet/multimídiau Dias 5, 12, 19 e 26, terças, das 15h às 17h.Para pessoas acima de 60 anos.Mais informações na pág. 18.

TARDES DE CINEMAEste projeto traz, em uma tarde de terça-feira, a cada mês, a exibição de curtas e longas metragens para os participantes do Trabalho Social com Idosos - TSI.

A GUERRA DOS BOTÕES (Dir: Yann Samuell, França, 2012, 109 min.) Um grupo de meninos, com idades entre 7 a 14 anos, é liderado por Lebrac (Vincent Bres) numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade e esse exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido pelos pais, o que é muito complicado, pois sempre voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.u Dia 5, terça, às 16h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

OFICINAORQUÍDEAS NAS QUATRO ESTAÇÕESCom Associados do Círculo Orquidófilo Sorocabano Dicas básicas para o cultivo de diferentes espécies de orquídeas em espaços variados. Além do cultivo básico, são apresentados os ciclos desse cultivo ao longo das quatro estações, proporcionando maior interação dos participantes com o processo.u Dia 19, terça, às 10h.Sala de oficinas. Grátis.Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 30 vagas.

CURSO EM ANDAMENTO DANÇA FLAMENCA Com Thalma de Lelli, bailarina e coreógrafa da Sala Tablado Flamencou De 4/3 a 27/5, quartas, às 16h. Sala de oficinas.Para pessoas acima de 60 anos.

idosos

11

Page 14: Programação | Maio 2015

saúde

EDUCAÇÃO EM SAÚDESEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIALEm parceria com o Movimento Ampliado de Saúde Mental de Sorocaba – Loucos Pelo Mundo.

PROCURA-SE JANAÍNA (Direção: Miriam Chnaiderman, BRA, 2007, 54min.)O documentário retrata o cotidiano de crianças entregues a instituições, como a Febem, e que não se desenvolvem nos padrões esperados. Mesmo não sendo pessoas com deficiência, não apresentam um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Após o filme, a diretora Miriam Chnaiderman participa de bate-papo com o público.u Dia 20, quarta, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

TARJA BRANCAEspaço para alternativas de tratamento a duas patologias mentais que atingem grande parte da população brasileira: depressão e ansiedade. O público é convidado a conhecer e vivenciar experiências de referências profissionais nos campos físico, filosófico, artístico e espiritual.

NUTRIÇÃO FUNCIONAL: A ALIMENTAÇÃO COMO FONTE DE UMA MENTE SAUDÁVEL Com Paula Gandin, nutricionistaA nutricionista Paula Gandin, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Nutrição Esportiva Funcional, aborda os aspectos positivos de uma alimentação saudável no tratamento e prevenção de diversos sintomas.u Dia 26, terça, às 19h.Sala 1. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 50 vagas.

CLÍNICA ODONTOLÓGICAAtendimento odontológico para trabalhadores do comércio e serviços e seus dependentes. u De terça a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 9h30 às 18h.

NOVAS INSCRIÇÕESVagas para os períodos da manhã, tarde e noite.u Dias 6 e 7, das 9h às 21h.Local: Teatro.Nos dias 8 e 9, serão realizadas avaliações de risco para definição da ordem de tratamento aos inscritos.

PRIMEIROS CUIDADOSA cada encontro, serão abordados diferentes recortes relacionados ao bem-estar de toda a família desde a gestação e parto até as ricas descobertas da primeira infância. Atividades desenvolvidas com a colaboração dos grupos Bem Gerar, Ishtar e Parto de Gente.

TDAH NA INFÂNCIACom José Carlos Neves Machado, pediatra pós-graduado em Psicánalise da Infância O chamado TDAH (Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade) vem adquirindo um diagnóstico banalizado para todas as crianças que apresentam algum grau em sua capacidade de concentração. José Carlos Neves Machado, explica como os pais podem atuar de forma consciente na construção do desenvolvimento psicossocial de seus filhos.u Dia 27, quarta, às 19h.Sala de oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 40 vagas.

12

Page 15: Programação | Maio 2015
Page 16: Programação | Maio 2015

música

JOÃO LEOPOLDOShow “Novo” Em seu novo trabalho, o músico João Leopoldo traz de forma inteligente e bem humorada um show mais erudito e intimista, com temas que fazem o público refletir e deixar-se levar pelo fantástico mundo do absurdo, marca registrada do seu trabalho. Com quatro álbuns lançados e sempre destaque com boas críticas, o pianista tem seu trabalho identificado como “surrealismo sonoro”. O show conta com participação especial de Cida Moreira.u Dia 9, sábado, às 20h.Teatro. 275 lugares.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$ 17,00

PAULINHO DA VIOLA Completando 50 anos de carreira, Paulinho da Viola preparou um show especial que reúne os clássicos de seu repertório - como “Dança da Solidão”, “Sei Lá, Mangueira”, “Pecado Capital” e “Coração Leviano” -, além de uma coletânea de sambas de compositores que considera os mais importantes da música brasileira, entre os quais Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Wilson Batista e Geraldo Pereira. O artista se apresenta acompanhado dos músicos João Rabello (violão), Dininho Silva (baixo), Ricardo Costa (bateria), Adriano Souza (piano), Mário Seve (sopros), Celsinho Silva (ritmista), Hercules Nunes (percussão), Muiza Adnet (voz) e Beatriz Faria (voz).u Dia 15, sexta, às 20h. Ginásio.

R$ 15,00 R$ 25,00 R$ 50,00

INSTRUMENTALJOSÉ LUIZ MARTINS TRIO O trio do pianista paulistano José Luiz Martins apresenta o álbum intitulado “Amanhã”, com Edu Nali (bateria) e Rafael Abdalla (baixo acústico). Apoiando-se em músicas autorais como alicerces deste trabalho, o trio também mostra como é possível trazer uma abordagem do jazz contemporâneo e da improvisação para outros estilos. Destaque para o arranjo feito para a música Lithium (Nirvana) e para Come Together (The Beatles).u Dia 14, quinta, às 20h.Teatro. 275 lugares.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$ 17,00

Foto

: Div

ulga

ção14

Page 17: Programação | Maio 2015

EXPERIMENTASOMExperimentações sonoras e visuais. Ritmos que saem das caixinhas dos gêneros para se encontrarem com outras linguagens. Para além da música, o projeto Experimentasom apresenta ao público outras sonoridades.

KUBATA + PORTO Nesta edição, o Experimentasom traz a banda instrumental Kubata, idealizada pelo baixista e compositor Thiago Buda em 2012. Kubata, que na língua angolana kimbundu significa casa, dedica-se ao afrorock, com guitarras e teclados psicodélicos e em volume máximo. Além de Thiago Buda, a banda conta com as guitarras de Leo Portella e Luiz Galvão, os teclados de Willian Aleixo, a percussão de André Marchiori e Fábio Prior, e a bateria de Flávio Lazarin. Já o duo Porto, projeto do baterista Richard Ribeiro, propõe um mergulho musical no universo do conto “A preocupação do pai de família”, de Franz Kafka. A partir da fusão entre música e imagem o duo, formado também por Regis Damasceno, constrói ao longo do show uma narrativa lisérgica que desperta as mais diversas interpretações.u Dia 29, sexta, às 20h.Convivência. Grátis.

EMPULSOApostas musicais em trabalhos de vanguarda que apontam uma luz no cenário atual e merecem ser compartilhadas.

TIKA A cantora Tika apresenta seu primeiro trabalho solo e autoral produzido por Fernando TRZ. Sob influência da atual música brasileira, principalmente da produção musical paulistana, o EP “Tika” conta com a participação de artistas como Rodrigo Campos, Tatá Aeroplano, Pipo Pegoraro, Thiago França e Emílio Martins. Em seu show, Tika apresenta as canções do disco, novas composições e obras de artistas como Romulo Fróes, Lucas Santtana, Junio Barreto, Rafael Castro e Passo Torto.u Dia 16, sábado, às 20h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.275 lugares.

SOM NA ÁREAConvivência. Grátis.

CABARÉ TRÊS VINTÉNS Formado em 2011, o Cabaré Três Vinténs inspirou-se nos cabarés de variedades da década de 1930 para montar seus espetáculos itinerantes, compostos unicamente por instrumentos acústicos. Tendo

como base um repertório de jazz manouche (de origem cigana) e música brasileira, o grupo insere elementos da dança e circo em seus espetáculos, trazendo à tona uma série de imagens e lembranças de um universo lúdico, onde as fronteiras das artes se misturam.u Dia 1, sexta, às 17h.

FUTURE BEATS Nesta performance multimídia, o músico e produtor Jovem Palerosi convida dois pioneiros do gênero future beat, Cesar Pierri - CESRV e Sants, para uma apresentação audiovisual que privilegia uma nova vertente da música eletrônica.u Dia 8, sexta, às 20h.

DONA ZAÍRA A banda Dona Zaíra inaugura a sua nova fase com o show #AntenasERaízes. Música eletrônica, iê-iê-iê, carimbó, cúmbia, rock’n’roll, jazz, mpb, tropicalismo, hip hop, catira, maracatu, coco-de-roda, tudo junto e misturado - a sonoridade de #AntenasERaízes é um convite a vivenciar o forró com uma perspectiva diferente e livre de preconceitos.u Dia 22, sexta, às 20h.

15

Page 18: Programação | Maio 2015

MÚSICA DE BANDEJANos almoços de domingo, shows acompanham o cardápio especial da Comedoria.Convivência. Grátis.

NA LIRA DO SAMBA A apresentação recorre às composições de nomes importantes da MPB, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Aldir Blanc, Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi, além de compositores da região como João Bid e Robson Silvestrini (Grupo Catavento), Lula Barbosa, Joca Moreno, Edson D’Aísa, Kana Aoki e Léo Nogueira. Na linha de frente está a cantora Priscila Lira, intérprete que vem se destacando no interior paulista.u Dia 3, domingo, às 13h.

JULIANA ANDRADE E JUCIMARA Conhecidas popularmente como “As Violeiras do Brasil”, Juliana Andrade e Jucimara apresentam os grandes clássicos da música sertaneja raiz. A dupla já venceu importantes festivais do gênero no país e conquistou a admiração do público em eventos e casas tradicionais de São Paulo. u Dia 10, domingo, às 13h.

TRIO JOGANDO TANGO O trio Jogando Tango, formado pelo argentino Juan Pablo Ferrero (violão), pelos brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), nasceu em março de 2009 com o intuito de pesquisar, estudar e reproduzir a música argentina tradicional. Influenciados por grandes mestres desse estilo, como Aníbal Troilo, Roberto Grela, Osvaldo Montes, Ubaldo De Lio, entre outros, o repertório contempla tangos, milongas e valsas.u Dia 17, domingo, às 13h.

CHICO BUARQUE NO CHORO Mais informações na página 21.u Dia 24, domingo, às 13h.

DUO ELÉTRICO O Duo Elétrico é formado pela cantora Lu Andrade e pelo guitarrista Ciro Visconti. Amigos há 14 anos e apaixonados por rock and roll, apresentam releituras dos clássicos de Elvis, Beatles, Pretenders, Creedence, Queen, Nirvana, entre outros grupos, com arranjos de guitarras e vozes.u Dia 31, domingo, às 13h.

LADO B(BÊ)FORMIDÁVEL FAMÍLIA MUSICAL u Dia 30, sábado, às 11h30.Convivência. Grátis.Mais informações na página 29.

teatro

AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA Texto e atuação: Paulo Betti / Direção: Paulo Betti e Rafael PonziPaulo Betti lança seu primeiro texto autobiográfico denominado “Autobiografia autorizada”. No monólogo, o artista conta diversos aspectos da própria história de vida. Seu avô era imigrante e trabalhava em uma fazenda, e foi nesse cenário rural que Paulo nasceu. Seu pai era esquizofrênico e sua mãe teve 15 filhos, sendo ele o décimo quinto, com dez anos de diferença de seu irmão mais velho. Na peça, o ator representa vários personagens desses citados.u Dias 22 e 23, sexta e sábado, às 20h.Teatro. 275 lugares.

R$ 12,00 R$ 20,00 R$ 40,00

16

Page 19: Programação | Maio 2015

Poderíamos chamar de Música Experimental toda e qualquer experiência de um compositor quando decide mergulhar no submundo das escalas, modos, campos harmônicos e notas musicais em busca de algo que ecoe dentro de si e do mundo. No entanto, chamamos de Música Experimental obras que desafiam a noção tradicional sobre a música, que privilegiam instrumentos não convencionais, objetos alheios ao universo musical e recursos digitais para produzir sonoridades excêntricas.

O compositor John Cage é tido como um dos pioneiros do estilo, mas a propagação desse novo modo de pensar a música despontou no cenário em meados de 1966, com o lançamento dos álbuns “Pet Sounds” dos Beach Boys e “Freak Out” de Frank Zappa & The Mothers of Invention. Ao revirar o baú da história, ainda encontramos referências pioneiras no álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles.

Para quem deseja conhecer mais sobre o gênero, com forte presença na indústria cultural e cena independente, é necessário beber na fonte de bandas como Jethro Tull, Pink Floyd e Sonic Youth. No Brasil, temos como expoentes a banda O Terço e o incomparável Tom Zé, um dos artistas que dialogam de forma permanente com o estilo há décadas, provocando público e crítica com sua estética nada convencional.

verbeteMúsica experimental

Page 20: Programação | Maio 2015

cultura digital

ATELIÊ DIGITAL ABERTO Se você:- quer criar um robô com uso de arduino e sensores;- é bailarino(a) e quer desenvolver um projetor com captura de movimentos em tempo real;- trabalha com música e constrói seus próprios pedais de guitarra, mas tem dificuldade para fazer algumas peças. Agende um horário na Sala de Internet Livre e participe do Ateliê Digital Aberto, um espaço criativo-colaborativo com a infraestrutura necessária para que artistas, entusiastas, curiosos, inventores e pesquisadores desenvolvam projetos que aliem tecnologia a outras áreas como artes visuais, dança, música, literatura, robótica, ecologia, entre outros. O espaço conta com impressora 3D, computadores, arduínos, diversos artigos eletrônicos e um mediador para auxiliar o projeto em andamento. u Dias 2, 9, 16, 23 e 30, sábados, às 14h30. Não sequencial.

LATA DE SARDINHAInspirada nos pedais de guitarra feitos em casa dentro de uma lata de sardinha, esta série de encontros é destinada à discussão e criação de conhecimento em produção musical, onde todos os participantes trocam informações e colaboram em projetos coletivos, com a utilização de software e hardware livre e construção de projetos eletrônicos abertos.

PRODUÇÃO MUSICALCom Jovem Palerosi, músico, DJ e produtor musicalA atividade propõe a troca de conhecimento entre diversas áreas da produção musical, interligando aspectos técnicos e estéticos ao longo da história da música até os dias de hoje.u Dias 6 e 7, quarta e quinta, das 19h às 21h30. Sequencial.Sala de internet livre. Inscrições no local. 16 vagas.

OFICINASSala de internet livre.Inscrições no local. 16 Vagas.

3ª IDADE DIGITAL: ÁLBUM DE MEMÓRIAS Com instrutores da internet/multimídia Atividade direcionada à terceira idade para a produção de um livro de memórias sobre os participantes, com recursos e programas de informática.u Dias 5, 12, 19 e 26, terças, das 15h às 17h. Sequencial.Para pessoas acima de 60 anos.

EDIÇÃO DE VÍDEO EM SOFTWARE LIVRE Com instrutores de internet/multimídiaApesar de pouco usual no mercado, o uso de software livre para edição de vídeos tem crescido muito. Conheça o Kdenlive, importante ferramenta para quem deseja trabalhar com edição e efeitos de vídeo sem abrir mão da liberdade de usar um sistema operacional livre.u Dias 21 e 22, quinta e sexta, das 19h30 às 21h30. Sequencial.

LABORATÓRIO LIVRECom instrutores da internet/multimídiaEncontros de artistas, técnicos, pesquisadores e curiosos na discussão e produção colaborativa com o fim de desenvolver projetos e sistemas envolvendo experimentações tecnológicas.Sala de internet livre.Inscrições no local.

NOITES DIGITAISEncontros, bate-papos e troca de ideias a respeito do movimento maker, da cultura livre, dos sofwares de código aberto, arduino, impressão 3D e outros temas relacionados às tecnologias que permeiam nosso cotidiano e transformam o modo como vemos o mundo. u Dias 13, 20 e 27, quartas, às 19h30. Não sequencial. 16 vagas.

18

Page 21: Programação | Maio 2015

INSTALAÇÃOCOLORIZANDO Instalação interativa em que o usuário é convidado a intervir na colorização de desenhos animados do início do século XX, por meio de uma mesa de controle com botões responsáveis pela adição de cores e efeitos nos vídeos que são projetados na parede da sala de Internet Livre.u De 1 a 31. Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Sala de internet livre. Grátis.

PAPO DE REDECom instrutores de internet/multimídiaCircuitos de bate-papos sobre internet e tecnologia.Sala de internet livre.Inscrições no horário e local da atividade.

APARELHOS INTELIGENTES Uma reflexão sobre a nova tendência de ligar objetos cotidianos, como relógios, televisores e até mesmo geladeiras, à internet. Aumentar as conexões pode deixar a vida mais prática, mas quais as outras consequências? u Dia 14, quinta, às 19h30.

MARCO CIVIL DA INTERNET O Marco Civil da Internet, lei que regulamenta o uso da rede de computadores no país, foi aprovado em 2014, mas que mudanças isso traz ao nosso dia a dia? Bate-

papo sobre as questões da neutralidade da rede, privacidade e segurança na internet brasileira. u Dia 28, quinta, às 19h30.

LAB KIDSCiência, arte e tecnologia se encontram nessa série de atividades que estimulam a criatividade, a curiosidade e a cooperação.u Domingos, às 15h30. Não sequencial.Sala de internet livre. Grátis.A partir de 7 anos.

MATERIAIS CONDUTORES Com instrutores de internet/multimídia Experiências que demonstram como a energia elétrica funciona e quais materiais são condutores de eletricidade.u Dia 3.

ROBÔS E OUTRAS INVENÇÕES Com Saulo Pais, educador e inventor Atividades para a criação de robôs e outras experimentações por meio dos princípios básicos da robótica, da eletrônica e com a reutilização de materiais.u Dias 10, 17, 24 e 31.

artesmanuais

VALORIZAÇÃO SOCIALTECENDO NARRATIVAS AFETIVAS - BORDADOS ARPILERRAS DE TRADIÇÃO CHILENA Com Bianca Lanu, empreendedora criativa Confecção manual de telas bordadas em sacas de café, com retalhos, com a técnica chilena Arpilleras, na qual relatos de vida são costurados com a intenção de ressignificar os momentos pelos quais passamos, especialmente aqueles cujos vínculos afetivos levamos para toda a vida.u Dias 27, 28 e 29. Quarta a sexta, das 19h às 22h. Sequencial.Sala 1. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas.

19

Page 22: Programação | Maio 2015

especial

CINEMAMARAT[EL]ONA - HITCHCOCKAutor de mais de 50 longas-metragens, além de curtas e programas de tevê, Alfred Hitchcock (1899-1980) tem como sua principal matéria-prima as angústias da vida moderna. Três são as principais características de sua obra: habilidade em diferentes aspectos da produção cinematográfica, grande conhecimento técnico e facilidade para dialogar com o público.

De fato, desde o início seus filmes eram aclamados pelas plateias, embora a crítica se recusasse a ver neles mais do que histórias corretamente filmadas - uma visão que não se sustenta hoje em dia, pois a alcunha de “mestre do suspense” já foi superada por Hitchcock, que atualmente é reconhecido como um dos mestres do cinema em si.Na Marat[el]ona Serão exibidos os longas “Festim Diabólico (Rope)”, “Janela Indiscreta (Rear Window)“ e “Psicose (Psycho)”.u Dias 23, sábado às 23h30.

Jane

la In

disc

reta

- F

oto:

Div

ulga

ção

Virada Cultural PaulistaRealizada pelo Governo do Estado de São Paulo e correalizada pelas Prefeituras participantes, a Virada tem como objetivo básico a ampliação do acesso à cultura no território paulista.

LITERATURAENTRE LINHAS OU METÁFORAS METAFÔNICAS Com Outro Luiz, ator“Quer que eu leia uma poesia para você?” - esta é a pergunta-convite feita pelo performer Outro Luiz. Se sua resposta é “sim”, ligue para (15) 98147-8720 e ouça versos escolhidos especialmente para você. Durante 24 horas, sem intervalos, este personal-poeta está à disposição do público - e ele aceita ligações a cobrar.u Dias 23 e 24, sábado e domingo, das 18h às 18h.Diversos espaços. Grátis.

20

Page 23: Programação | Maio 2015

MÚSICACHICO BUARQUE NO CHORO O grupo Choro Moço relembra alguns clássicos da obra de Chico Buarque através das releituras em choro. O disco homônimo lançado pelo grupo contou com a participação do maestro Cristóvão Bastos assinando o arranjo de duas faixas e Bruna Caram, colocando voz na única faixa com letra, que é uma homenagem-diálogo com “Carolina”.u Dia 24, domingo, às 13h.Convivência. Grátis.

CRIANÇASA SAGA DO HERÓI MORTO Com Cia. Caixote de TeatroO espetáculo é uma comédia que conta a trajetória de falsos cavaleiros andantes, seus desafios e desventuras rumo ao reino de Cameló. A morte de um honrado homem em uma taberna é o ponto de partida desta aventura para conquistar uma grande recompensa oferecida pelo rei de uma província ameaçada pela invasão dos bárbaros. Entre ninfas e maldições, esses nobres cavaleiros recontam a jornada do herói, mesmo que seja pela tortuosa e divertida visão deles.u Dia 24, domingo, às 16h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

circo

O CONCERTO DA LONA PRETA Com Trupe Lona Preta Um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços, tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório.u Dia 1, sexta, às 16h.Ginásio. Grátis.

CABARÉ DE BOLSO Com Cia. Suno / Direção e concepção: Helena Figueira. Com Duba Becker, Helena Figueira e convidadosContorcionismos, malabarismos e intervenções são apresentados neste cabaré sem a configuração real de um “número”, expondo ao público os aspectos mais íntimos da criação. As canções são executadas ao vivo ou operadas em cena pelos personagens e completam os seis números de habilidades que compõem a apresentação. u Dia 31, domingo, às 16h.Ginásio. Grátis.

CULTURA POPULARBLOCO AFRO ILÚ OBA DE MINO Bloco Afro Ilú Oba De Min é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, trazendo para a região urbana antigas tradições. O trabalho coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli, que desenvolve pesquisa sobre matrizes africanas e afro-brasileiras há mais de 20 anos, objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes na arte, através do conhecimento das manifestações culturais tradicionais.u Dia 24, domingo, às 17h.Ginásio. Grátis.

Foto

: Hen

riqu

e A

lons

o

21

Page 24: Programação | Maio 2015

cinema e vídeo

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (12 YEARS A SLAVE) (Dir.: Steve McQueen. EUA/Reino Unido, 2013, 134min.)Drama. Em 1841, o negro Solomon Northup é um homem livre que vive com a esposa e os filhos em Saratoga, Nova York, onde trabalha como violinista. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e vendido como se fosse um escravo. Baseado nos relatos autobiográficos de Northup, escritos logo após seu retorno ao lar e à liberdade. Vencedor de três Oscar: melhor filme, atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e roteiro adaptado.u Dia 26, terça, às 20h.

ALABAMA MONROE (THE BROKEN CIRCLE BREAKDOWN) (Direção: Felix Van Groeningen, Bélgica/Holanda, 2012, 111 min.) Drama musical. Quando Elise e Didier se conhecem, é amor à primeira vista. Ela tem sua própria loja de tatuagem e ele toca banjo em uma banda de bluegrass. Os dois se conectam a partir de seu entusiasmo pela música e pela cultura americanas, e mergulham de cabeça em um romance arrebatador que se desenrola no palco e fora dele. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, o filme foi indicado ao Oscar de melhor produção estrangeira.u Dia 27, quarta, às 20h.

CÃES ERRANTES (JIAO YOU) (Direção: Tsai Ming-liang, Taiwan/França, 2013, 138 min.)Drama. Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga num prédio abandonado. No aniversário do pai, a família recebe a companhia de uma mulher. Talvez ela possa ser a chave para desenterrar emoções do passado. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.u Dia 29, sexta, às 20h.

Festival Sesc Melhores FilmesTeatro. 275 lugares.

R$ 3,50 R$ 6,00 R$ 12,00

12 A

nos

de E

scra

vidã

o -

Foto

: Div

ulga

ção

22

Page 25: Programação | Maio 2015

RIOCORRENTE (Direção: Paulo Sacramento, Brasil, 2014, 79 min)Drama. São Paulo é um barril de pólvora prestes a explodir. Em meio ao turbilhão da cidade, Marcelo, um jornalista, Carlos, um ex-ladrão de automóveis, e Renata, uma mulher misteriosa, vivem um intenso triângulo amoroso. Carlos tenta cuidar do menino Exu, mas ele passa o dia inteiro pelas ruas da cidade. O choque entre seus desejos e o atrito entre as faces opostas da cidade apontam a urgência de mudanças radicais. Vencedor dos prêmios de melhor fotografia e montagem no Festival de Brasília. u Dia 30, sábado, às 14h.

O HOMEM DAS MULTIDÕES (Direção: Marcelo Gomes e Cao Guimarães, Brasil, 2013, 95min)Drama. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, duas histórias de solidão se desenrolam. Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô, controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual. Prêmio de melhor direção no Festival do Rio e exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim. u Dia 30, sábado, às 16h.

VIDAS AO VENTO (KAZE TACHINU) (Direção e roteiro: Hayao Miyazaki, Japão, 2013, 126 min.)Animação. Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Quando criança, ele sonha que voa em um avião com formato de pássaro e, então, decide que construir um avião e colocá-lo no ar é sua meta. Enquanto isso, o Japão entra na Segunda Guerra e Jiro passa a projetar aviões de batalha. Inspirado na vida de Jiro Horikoshi, que projetou duas das principais aeronaves usadas por seu país na guerra. Indicado ao Oscar de melhor filme de animação. u Dia 30, sábado, às 20h.

UMA VIDA COMUM (STILL LIFE) (Direção e roteiro: Uberto Pasolini, Reino Unido/Itália, 2013, 87 min.)Comédia dramática. John May é um inventariante encarregado de encontrar o parente mais próximo de pessoas que morreram sozinhas, e ele dedica todos os seus esforços nesta busca. Quando May descobre que será demitido, ele pede um tempo a seu chefe para resolver o último caso em que trabalhava. Essa última investigação o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a sua vida. Vencedor do prêmio de melhor direção na mostra Horizontes do Festival de Veneza. u Dia 31, domingo, às 14h.

PELO MALO (PELO MALO) (Direção e roteiro: Mariana Rondón, Venezuela/Peru/Argentina/Alemanha, 2013, 95 min.)Drama. Junior é um menino de nove anos que tem “cabelo ruim”. Ele quer alisá-lo para sua foto no álbum de formatura, para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o faz entrar em conflito com a mãe, Marta, que luta para sustentar a família depois da morte do marido. Vencedor de vários prêmios internacionais, incluindo a Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián, Espanha, e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana, Cuba.u Dia 31, domingo, às 16h.

O PASSADO (LE PASSE) (Direção e roteiro: Asghar Farhadi, França/Itália, 2013, 130 min.)Drama. O iraniano Ahmad e a francesa Marie estão separados há quatro anos. Quando ele viaja a Paris para assinar os papéis que oficializam o divórcio, descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie, e logo percebe que o verdadeiro motivo por trás do divórcio é um novo relacionamento na vida da mulher. Vencedor do prêmio de melhor atriz (Bejo) e de melhor filme pelo júri ecumênico no Festival de Cannes, e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. u Dia 31, domingo, às 18h.

23

Page 26: Programação | Maio 2015

INCUB - INCUBADORA DE CURTAS DE ANIMAÇÃOCom curadoria de Gil CasertaSérie de encontros que visam capacitar profissionais para as diversas funções nas atividades ligadas à animação, bem como incubar o desenvolvimento de projetos que utilizem diferentes técnicas de animação e fomentar o desenvolvimento de público para apreciar e valorizar o cinema de animação.

ANIMANDO COM... ...Lancast Mota, animador e ilustrador.Em 2015 o projeto Incub convida profissionais renomados da animação para coordenar a produção de um curta-metragem com os participantes. Neste primeiro bloco, o convidado é Lancast Mota, que atua no mercado editorial há 30 anos.É roteirista da turma da Mônica, criou a personagem Anabela das revistinhas Recreio, além de participar e dirigir diversos curtas-metragens.u Dias 9, 16, 23 e 30, sábados, às 14h. Sequencial.Sala 1. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas.

CINECAFÉO projeto contempla a exibição de curtas-metragens e filmes consagrados, clássicos, alternativos ou contemporâneos, seguidos por um bate-papo com cineastas, diretores e outros convidados.u Terças, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

VELUDO AZUL (BLUE VELVET) (Dir.: David Lynch, EUA, 1986, 120min) O filme se passa em uma pequena cidade, aparentemente pacata e quase perfeita, até o momento em que o jovem Jeffrey encontra uma orelha decepada em um terreno baldio. Aos poucos, ele se envolve de maneira irreversível com um traficante de entorpecentes e sua amante, uma bela cantora de cabaré.u Dia 5.

CORAÇÃO SELVAGEM (WILD AT HEART) (Dir.: David Lynch, EUA, 1990, 120min) Contrariando sua mãe, a jovem Lula namora Sailor, um homem mais velho e de temperamento tempestuoso. Perseguidos pela mãe de Lula, o casal foge assim que Sailor sai da cadeia, após cumprir dois anos de pena por assassinato. Enquanto eles se aventuram pela estrada,

o filme traz referências que homenageiam tanto Elis Presley quanto O Mágico de Oz.u Dia 12.

CIDADE DOS SONHOS (MULHOLLAND DRIVE) (Dir.: David Lynch, EUA, 2001, 146min) Para realizar seu sonho de ser atriz, Betty muda-se para Los Angeles, para a casa de sua tia que está fora da cidade. Ao chegar ao local, ela encontra Rita, uma mulher que sofreu um acidente de carro e perdeu a memória. Juntas, elas tentam descobrir qual a verdadeira identidade de Rita e a origem do dinheiro que ela traz em sua bolsa, junto com uma misteriosa chave azul.u Dia 19.

CINEMA EM REFLEXÃOCom Marcelo Domingues, cineastaApós cada sessão do Cinecafé, um encontro para discutir aspectos técnicos dos filmes apresentados.u Dias 5, 12 e 19, terças, às 21h.

24

Page 27: Programação | Maio 2015

ações para acidadania

DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADENo dia 21 de maio, o mundo celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Nesta data, a UNESCO mobiliza os governos e a sociedade para o reconhecimento da importância da cultura e da diversidade cultural como fatores impulsionadores do desenvolvimento sustentável.

PRAIA DO FUTURO (Dir: Karim Aïnouz, BRA/ALE, 2014, bluray, colorido, 106 min.) Donato é salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ayrton é um menino que sonha com motos e super-heróis e admira a coragem do irmão mais velho em se jogar nas ondas para salvar desconhecidos. Quando falha pela primeira vez em resgatar uma vida no mar, Donato acaba conhecendo Konrad, um piloto alemão de motovelocidade. Donato parte com Konrad para Berlim e desaparece, deixando o irmão mais novo para trás.u Dia 21, quinta, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

#TAHLIGADO! - ENCONTRO COM JOVENS REFUGIADOS Com jovens da Costa do Marfim, Colômbia e Congo. Para celebrar o Dia Mundial da Diversidade, o projeto TahLigado recebe três jovens refugiados para um bate-papo. Eles falam sobre a sua história, a vinda para o Brasil, seus costumes e suas origens.u Dia 21, quinta, às 15h.Sala de oficinas. Grátis.Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 10 vagas. 13 a 19 anos

UNIVERSO BRINCANTEO projeto traz um pouco do Universo Brincante formando um espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, celebrando a riqueza da cultura nacional e a importância de sua diversidade é também contribuindo com novos valores, novas maneiras de construir saberes e proporcionar um outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea. A proposta contempla ações diversas como oficina para crianças e educadores, vivências para a família, espetáculos e momentos de celebração.u De abril a julho.

A ARTE DO BRINCANTE PARA EDUCADORES Com Instituto Brincante Curso em andamento.u Dias 29/5 e 12/6, sextas, das 9h30 às 16h30.Sala 1. Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

25

Page 28: Programação | Maio 2015

artesvisuais

FRESTAS – TRIENAL DE ARTESProjeto transdisciplinarIdealizado pela equipe do Sesc Sorocaba, Frestas – Trienal de Artes tem foco nas artes visuais e busca contribuir para a formação de público em arte contemporânea na cidade e para a difusão desta linguagem no interior. Na segunda etapa da Trienal, a exposição Poipoidrome ocupa o Sesc Sorocaba.

POIPOIDROME:Uma exposição-não-exposição;constituída por espaços imantados;experimentada por participantes e participantes-obra;que proclama o envolvimento como base para a percepção. Poipoidrome é a segunda exposição imbricada nesta edição inaugural de Frestas - Trienal de Artes. Seu nome é uma referência à obra homônima do artista francês

Robert Filliou, realizada em colaboração com o arquiteto Joachim Pfeufer, a partir de 1963, que propõe uma reflexão sobre o que é a arte e quem são os artistas.u Até dia 3. De terça a sexta, das 9h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Diversos espaços. Grátis.Para agendar visita monitorada para grupos, envie um email para [email protected].

AÇÃO DISCURSIVO-PERFORMÁTICAPELUQUERÍA CARANGICom Marie Carangi, artista plástica Uma performance que convida o participante a responder à provocação “Deixe seu cabelo aqui”. Métodos e propostas para cortes de cabelo são oferecidos aos participantes, que podem experimentar segundo sua vontade.u Dias 2 e 3. Sábado e domingo, das 14h às 17h – não sequencialEspaço de exposições. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 12 vagas.

ILUSTRADORIAUm encontro informal para troca de ideias e contatos entre desenhistas, profissionais ligados ao mercado de ilustração e praticantes de rabiscos em geral.

Com Sidney Gusman, da Mauricio de Sousa Produções O convidado deste mês é Sidney Gusman, jornalista, ilustrador e especialista em quadrinhos. Foi diversas vezes vencedor do Troféu HQ Mix. É editor-chefe do Universo HQ, o principal site sobre quadrinhos do Brasil. Desde setembro de 2006, Gusman é responsável também pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.u Dia 28, quinta, às 18h.Convivência. Grátis.

OFICINA DE CARIMBOS Com Isadora Ferraz, artista plástica e arte-educadora Construção de carimbos feitos com borracha e elaboração de livros sanfonados, técnica de encadernação sem costura; os carimbos serão utilizados para intervir no livro construído. Cada participante deverá trazer um pequeno objeto de estudo para a confecção do carimbo.u Dias 23 e 24, sábado e domingo, das 15h às 17h30. Sequencial.Sala 2. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 15 vagas.

Arte é o que fazem os artistas, obra de Gabriel Petito, Michel Izaki e Will Ferreira

Foto

: Ind

iara

Dua

rte

26

Page 29: Programação | Maio 2015

criança

ARTES PARA CRIANÇASPeças de teatro, espetáculos de dança, apresentações circenses e outras diversas expressões artísticas voltadas para a criançada soltar a imaginação e fazer este mergulho na arte.u Domingos, às 16h.Teatro. 275 lugares.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$ 17,00 - Grátis para crianças até 12 anos.

A CORTINA DA BABÁ Cia. Sobrevento Baseado em um conto da escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), o espetáculo de teatro de sombras narra a história de uma babá que costura uma grande cortina azul, bordada com figuras que representam animais e moradores de uma aldeia. Quando a babá cochila, os bichos do tecido ganham vida e saem de suas casas para se divertir.u Dia 3, domingo, às 16h.

VASSILISA - A SABIDA Com Grupo Teatro Por um Triz Num universo lúdico construído com caixas e tecidos, três atores recontam de maneira poética, criativa e divertida a tradicional história de Vassilisa, uma Cinderela russa. São utilizadas técnicas de manipulação direta para dar vida aos personagens, em sua maioria confeccionados com tecidos para encenar o conto da heroína que, forçada por sua madrasta, tem que entrar em uma floresta escura em busca do fogo que se encontra na casa da terrível bruxa Baba Yaga.u Dia 10, domingo, às 16h.

PINÓQUIO ETC E TAL Com Grupo Teatro Por um Triz A aventura do boneco de madeira que queria ser gente é contada, de forma original, nesta

adaptação. A montagem conta com a presença de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos e objetos, mesclando técnicas como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.u Dia 17, domingo, às 16h.

A SAGA DO HERÓI MORTO Com Cia. Caixote de Teatrou Dia 24, domingo, às 16h.Grátis. Mais informações na página 21.

CABARÉ DE BOLSO Com Cia. Suno / Direção e concepção: Helena Figueira. Com Duba Becker, Helena Figueira e convidados.u Dia 31, domingo, às 16h.Ginásio. Grátis. Mais informações na página 21.

DIA 3 A CORTINA DA BABÁ

Foto

: Mar

co A

urél

io O

limpi

o

27

Page 30: Programação | Maio 2015

UNIVERSO BRINCANTEOFICINA BRINCANTINHO Com Instituto Brincante u Até 25/6, quintas, às 19h.Sala de oficinas. 25 vagas.Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. De 7 a 12 anos.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIASContadores compartilham com o público histórias lidas, ouvidas, vividas e acontecidas (ou não) em todas as partes do mundo. No último sábado do mês, a narração é feita também em LIBRAS (língua brasileira de sinais).Convivência. Grátis.

CONTOS LATINOS Com Cia. Toc Toc Posso Entrar? São contadas três histórias latino-americanas. “O tesouro enterrado” (Peru) fala de uma costureira corajosa que se arrisca a entrar numa casa assustadora para procurar um tesouro escondido. “O príncipe e as três laranjas” (Costa Rica) narra a história de um nobre que busca uma

linda princesa. E “A onça e o bode” (Brasil) conta as desventuras dos dois bichos que, procurando um espaço para morar, acabam parando num mesmo lugar.u Dia 2, sábado, às 16h.

HISTÓRIA BRINCADA: A MENINA QUE JOGAVA VERSOS Com Mirela Estelles, narradora de histórias A partir do causo de uma menina que adora jogar versos, os ouvintes são convidados a entrar na história e brincar. Durante a narrativa, são distribuídos versos que trazem diferentes brincadeiras tradicionais.u Dia 9, sábado, às 16h.

BOBOS DE CHELMCom Grupo Teatro Por um Triz Três histórias acontecem na mítica cidade de Chelm, que supostamente existe no Leste Europeu desde meados do século XIX e é inteiramente habitada por tolos. São adaptações do livro Histórias pra Crianças, do autor Isaac Bashevis Singer. u Dia 16, sábado, às 16h.

CAUSOS DE ALEXANDRECom Grupo Teatro Por um Triz Uma livre adaptação de alguns causos de mentirosos que povoam o imaginário popular, como o personagem Alexandre, do livro “Alexandre e outros heróis” Graciliano Ramos e o Barão de Münchhausen, personagem alemão que “viveu” aventuras extraordinárias. A montagem utiliza recursos de narração de histórias e do teatro de animação. u Dia 23, sábado, às 16h.

CURUMIM EM FAMÍLIACom instrutores de atividades infantojuvenisUma oportunidade de vivenciar em família experiências divertidas, lúdicas e memoráveis.Grátis. Inscrições no local da atividade. 30 vagas. De 7 a 12 anos.

PINTURA EM PONTILHISMO Vamos desenhar e pintar de uma forma divertida: os pontos de cores diferentes criam efeitos novos e muito bonitos.u Dia 3, domingo, às 14h30.Sala de oficinas.

DINOSSAURO DE PAPELÃO Em um mergulho na pré-história, monte o seu próprio dinossauro e divirta-se com seus amigos!u Dia 10, domingo, às 14h30.Sala 1.

Foto

: Jea

n C

harl

es M

ando

u

DIA 23 CAUSOS DE ALEXANDRE

28

Page 31: Programação | Maio 2015

ESPAÇO DE BRINCARUma proposta criada para o livre brincar, a interação e a convivência. As crian-ças devem estar sempre acompanhadas por seus pais ou responsáveis, que podem desfrutar das brincadeiras na companhia dos pequenos.u Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Grátis. 0 a 6 anos.

MEDIAÇÃO ANIMADA Com as educadoras Aline Ruzzante Casella, aos sábados e feriado e Duda Caciatori, aos domingos. Nesta proposta, o convite à brincadeira acontece com a mediação de artistas/educadores nos finais de semana e feriados. São vivências e novas experiências que propiciam vínculos entre as crianças e pais ou responsáveis, que frequentam o Espaço de Brincar.u Sábados, domingos e feriado das 13h às 18h30.Espaço de brincar.Grátis. 0 a 6 anos.

LADO B(BÊ)Shows de música voltados para apreciação de pais, mães e responsáveis na companhia de bebês e crianças, contando com ambiente acolhedor e volume mais baixo para não prejudicar a audição dos pequenos.

FORMIDÁVEL FAMÍLIA MUSICAL A Formidável Família Musical apresenta suas composições e hits que embalaram a história do coletivo de músicos nos últimos 10 anos. Especialmente para esta apresentação, o conjunto executa seu repertório em uma suave versão acústica, sempre orientada pela melodia e pelo bom humor de seus integrantes.u Dia 30, sábado, às 11h30.Convivência. Grátis.

BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIACom instrutores de atividades infantojuvenis Diversas propostas que buscam sensibilizar bebês e seus pais ou responsáveis para o livre brincar, explorando o espaço, materiais diversos e o corpo de forma lúdica.u Dias 7, 14, 21 e 28, quintas, das 16h às 19h.Espaço de brincar. Grátis. 0 a 6 anos.

CURSO EM ANDAMENTOCANTINHOS DE BRINCAR Com instrutores de atividades infanto-juvenisu Quartas e sextas, das 17h30 às 19h.Sala 2. Grátis. 3 a 6 anos.

Foto

: Div

ulga

ção

29

Page 32: Programação | Maio 2015

BAILARINA Com Grupo Sobrevento Uma mulher recebe de presente de sua filha uma caixinha de música com uma bailarina. Este presente resgata memórias e sonhos que a mãe passa a compartilhar com a filha. Bailarina é um espetáculo íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, adquirem outra dimensão.u Dia 2, sábado, às 11h30.Teatro. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.Cada criança poderá ser acompanhada por até dois adultos. 70 vagas no palco – Bebês de 0 a 2 anos.30 vagas na plateia - Crianças de 3 a 6 anos.

SONS E MÚSICAS DAS ÁGUAS Com Vinicius Medrado, educador e narrador de histórias Um divertido mergulho musical neste elemento tão importante para nossas vidas: a água! Nesta vivência vamos ouvir histórias que se passaram na beira da praia; conheceremos diferentes instrumentos que fazem sons de ondas e de chuva; além de cantar, dançar e brincar, remando, navegando e até mergulhando no fundo do mar!u Dia 9, sábado, às 10h30.Convivência. Grátis. 0 a 6 anos.

DO TEMPO EM QUE OS BICHOS FALAVAM... Com Vivian Catenacci, narradora de histórias Roda de histórias composta por contos cantados e ritmados, oriundos da tradição oral brasileira. Animais da nossa fauna são personagens das histórias

que convidam o público não apenas à escuta, mas também à prática narrativa. Nesta vivência artística, os contos são entremeados por parlendas, cantigas, adivinhas e outras brincadeiras com palavras.u Dia 16, sábado, às 10h30.Convivência. Grátis. 0 a 6 anos.

PARAQUEDAS GIGANTE - TEMPO DE CRIANÇA Com Marta Regina Medeiros, educadora O paraquedas é um equipamento que proporciona uma atividade lúdica e cooperativa, onde os pais, mães e filhos interagem de modo alegre e descontraído podendo, de forma integrativa, movimentar o corpo, brincar e estabelecer trocas afetivas.u Dia 23, sábado, às 10h30.Anfiteatro. Grátis. 0 a 6 anos.

Uma programação especialmente dedicada à primeira infância, com a participação de pais ou responsáveis. Histórias, movimentos, cores e sons que convidam a vivenciar a infância e desenvolver um olhar sensível para os pequenos.

Bebês são bem-vindos Baila

rina

- F

oto:

Div

ulga

ção

30

Page 33: Programação | Maio 2015

BOLAS GIGANTES, ESPORTES E BRINCADEIRAS COM A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO Trabalho em equipe, cooperação e coordenação. Fácil de manusear devido ao seu tamanho e leveza, estas bolas são perfeitas para desenvolver a imaginação e criatividade. É possível rolar, jogar e passar a bola em equipe, fazer um pega-pega tocando jogadores com a bola, jogar vôlei gigante e outras diversas possibilidades.u Dia 26, terça, das 19h30 às 21h30.Quadra 2 Futsal/Handebol. Grátis.De 7 a 12 anos.

BOIAS GIGANTES Uma ultra leve boia gigante de 2 metros é utilizada para diversas brincadeiras e jogos cooperativos. As possibilidades são inúmeras e a diversão é garantida!u Dia 27, quarta, das 19h30 às 21h30.Espaço de exposições. Grátis.Até 12 anos.

KIN-BALL, O ESPORTE DA BOLA GIGANTEEsporte muito dinâmico jogado com três times ao mesmo tempo, usando uma bola gigante com peso de apenas 1 kg. A equipe sacadora chama a cor de um dos times opostos da sua escolha. A equipe que foi chamada deve pegar a bola antes de tocar o chão e depois servi-lo de volta para

outra equipe. Se uma equipe deixa a bola cair no chão, os dois outros times marcam um ponto cada.u Dia 28, quinta, das 19h30 às 21h30.Quadra 2 Futsal/Handebol. Grátis.De 7 a 12 anos.

DODGEBALL, A QUEIMADA “MODERNA” Esta queimada favorece o trabalho em grupo e estratégico: cada jogador deve se preocupar não só em queimar o adversário, mas também em proteger e salvar os seus companheiros de grupo.u Dia 29, sexta, das 19h30 às 21h30.Quadra 2 Futsal/Handebol. Grátis.De 7 a 12 anos.

Semana Mundial do BrincarDe 24 a 31 de maio de 2015 acontece a terceira edição da Semana Mundial do Brincar, realizada em conjunto com a Aliança pela Infância no Brasil. A campanha promove a consciência sobre a importância do Brincar para todos os cidadãos por meio de ações de mobilização e valorização da brincadeira. A programação conta com brincadeiras espontâneas, brincadeiras dirigidas por educadores, palestras e ciclo de debates.

Ilust

raçã

o: A

line

Ribe

iro

31

Page 34: Programação | Maio 2015

A RUA É AQUI!Com instrutores de atividades infantojuvenis Vamos nos divertir com as brincadeiras de rua do tempo dos nosso pais. Pula-corda, cinco-marias, pião e bolas de gude são as atrações deste encontro do brincar. u Dia 30, sábado, às 10h30.Convivência. Grátis. 0 a 12 anos.

TECENDO O COTIDIANO - EXPERIÊNCIAS EM FAMÍLIACom Bianca Lanu, empreendedora criativa Oficina para toda a família, com o objetivo de confeccionar pequenos bonecos em retalhos de tecidos que retratam o cotidiano entre pais, mães e filhos. O conceito da atividade é pautado nos bordados Arpilleras, tradição chilena de Isla Negra, onde relatos de vida eram costurados em sacas de farinha. u Dia 30, sábado, das 14h às 17h30. Sala 2. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 20 vagas.

Ó, MARIAS! Com Vivian Catenacci, narradora de histórias Há quem colecione piões, figurinhas, bonecas, bolinhas de gude e histórias. Na programação da Semana Mundial do Brincar, a narradora oral Vivian Catenacci apresenta ao público sua coleção

de contos, cantigas e brincadeiras das tantas Marias que povoam o imaginário infantil brasileiro, como a canção “Você gosta de mim, ó Maria?”, a narrativa “Papagaio do Limo Verde” e a brincadeira “Da abóbora faz melão”. História narrada também em Libras.u Dia 30, sábado, às 16h.Convivência. Grátis.

CABARÉ DE BOLSO Com Cia. Suno u Dia 31, domingo, às 16h.Ginásio. Grátis.Mais informações na página 21.

OFICINA CUPINZEIRO: JOGOS DE PRESENÇA E IMPROVISAÇÃO Com Laboratório de Corpo e Arte / UNIFESPu Dia 31, domingo, às 10h30.Sala de oficinas.Mais informações na página 10.

INTERVENÇÃO DE DANÇACUPINZEIRO Com Laboratório de Corpo e Arte / UNIFESPu Dia 31, domingo, às 14h30 e 17h.Diversos Espaços. Mais informações na pág. 10.

PALESTRAA INFÂNCIA E O BRINCAR Com Lydia Hortélio, etnomusicóloga e educadora Com formação em música/piano, educação musical e etnomusicologia, com estudos no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça, Lydia ministra a palestra sobre imagens da Cultura Infantil através dos tempos, fazendo paralelos com o Brasil contemporâneo. Ela aborda questões como o brinquedo no mundo, o brinquedo no Brasil e o brinquedo de cada um, tendo sempre a infância como foco.u Dia 28, quinta, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

CURUMIM EM FAMÍLIA AVIÕES DE PAPEL Com Instrutores de atividades infantojuvenis Venha aprender como fazer um superavião de papel. Na oficina a gente vai confeccionar o brinquedo e aproveitar para levantar voo.u Dia 31, domingo, às 14h30.Sala de oficinas. Grátis. 20 vagas.De 7 a 12 anos.

32

Page 35: Programação | Maio 2015

meioambiente

AÇÃO EXTERNACINEMA SOCIOAMBIENTAL EM DEBATEA LEI DA ÁGUA (NOVO CÓDIGO FLORESTAL) (Direção: André D’Elia, BRA, 2014, documentário, colorido, 80 min.)A lei da água é um documentário brasileiro que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros. u Dia 6, quarta, às 16h.UFSCAR. Grátis. 160 lugares.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2015SALA SENSORIAL XI SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2015 Com Comissão Organizadora da XI Semana de Meio ambiente da UNESP Sorocaba Com a proposta de fazer as pessoas refletirem sobre as prováveis mudanças climáticas, é projetada uma sala sensorial para proporcionar aos visitantes diferentes sensações provocadas por ruídos, temperatura, umidade, solo e ocupação do espaço.u Dia 26, terça, das 14h às 17h.Sala técnica - térreo inferior.Grátis. 15 vagas a cada 30 minutos.

ENCONTROS HÍDRICOSProjeto destinado ao encontro, debates e reflexões sobre a temática da água em suas mais variadas dimensões e contextos, para além daquilo que os meios de comunicação nos apresentam.

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM INTEGRADA Com Paulo Valladares Soares, Professor da UNESP/FGA, Guaratinguetá, curso de Engenharia civil Diálogos sobre a gestão de recursos hídricos, com enfoque no desafio que a humanidade enfrentará no século XXI, sob dois níveis: pessoal/institucional e ambiental. Reflexão sobre ações no campo pessoal/institucional, como a revisão de hábitos perdulários no uso de serviços e produção de bens nas áreas urbanizadas e no ambiental, ao adotar a bacia hidrográfica como unidade de análise, planejamento, gestão e intervenção no manejo integrado dos recursos naturais (meio abiótico e biótico) fazem parte do encontro.u Dia 13, quarta, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 275 lugares.

XI SEMANA DO MEIO AMBIENTE UNESP/SESC SOROCABA Com Centro Acadêmico Três de Março, GAIA, Rede de Educação ambiental UNESP Sorocaba e Dinâmica Engenharia Jr Cerimônia de abertura da XI Semana de Meio ambiente da UNESP Sorocaba, evento organizado por alunos de Engenharia e que neste ano contará com correalização do Sesc Sorocaba. O evento propõe o envolvimento de membros do meio acadêmico e cidadãos em um mesmo ambiente por meio da apresentação, discussão e atualização sobre novos desafios, tecnologias e soluções que se apresentam para todos os setores da sociedade na busca por um futuro mais sustentável.u Dia 26, terça, às 9h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

33

Page 36: Programação | Maio 2015

FUNDAMENTOS DA AGRICULTURA BIODINÂMICA Com João Carlos Ávila Souza, consultor credenciado pela Associação de Agricultura Biodinâmica (ABD), Botucatu/SP Diálogos sobre os fundamentos da agricultura biodinâmica e a propriedade agrícola, entendida como um organismo diversificado, integrado e autosssustentado onde os diversos setores se complementam e apoiam mutuamente, constituindo um ciclo fechado de nutrientes onde a compra de insumos é gradativamente reduzida ao mínimo, tendendo a zero.u Dia 20, quarta, às 19h.Sala 1. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 50 vagas.

OFICINAS ECOPRÁTICASDICAS BÁSICAS PARA O CULTIVO DE ORQUÍDEAS Com Associados do Círculo Orquidófilo SorocabanoTécnicas simples para o cultivo de diferentes espécies de orquídeas em espaços variados.u Dia 9, sábado, às 10h30.Sala de oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência. 30 vagas.

literatura

BIBLIOTECA O Sesc disponibiliza um acervo de livros com títulos que abrangem desde clássicos até contemporâneos da literatura nacional e estrangeira para empréstimo, por até duas semanas, além de jornais e revistas para leituras locais. Venha conhecer o espaço de leitura.u A partir do dia 5. De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, Das 10h às 18h30.

COMO UM PRESENTE: ESPECIFICIDADES DAS HISTÓRIAS DE BOCA E HISTÓRIAS DE LIVRO Com Vivian Catenacci, educadora e narradora de históriasA educadora apresenta, de maneira poética, as características próprias da narração oral em relação à mediação de leitura. Encontro voltado a educadores e interessados em geral.u Dia 20, quarta, às 19h.Sala de Oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 60 vagas.

DEGUSTAÇÃO NIETZSCHE Com Outro Luiz, ator Inspirado pelo dito popular ‘você é aquilo que você come’, o performer faz uma alusão à antropofagia enquanto, literalmente, devora trechos dos livros do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.u Dia 21, quinta, às 19h.Comedoria. Grátis.

ENTRE LINHAS OU METÁFORAS METAFÔNICAS Com Outro Luiz, atoru Dias 23 e 24, sábado e domingo, das 18h às 18h.Grátis.Mais informações na página 21.

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVACiclo de laboratórios com autores contemporâneos que compartilham com o público exercícios e técnicas de escrita para criar textos dos mais diversos gêneros literários.

A LITERATURA NOSSA DE CADA DIACom Rafa Carvalho, poeta, escritor e arte-educador A oficina propõe a desmitificação da linguagem literária e da figura do escritor, a partir da ideia de que “Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não”, afirmada pelo autor português José Saramago. O encontro é um passeio pelas muitas possibilidades da escrita, revelando nela importâncias pessoais e

34

Page 37: Programação | Maio 2015

de partilha; bem como por gêneros literários possíveis, indo dos universos da prosa e da poesia até os mundos dos ensaios, das cartas, cadernos de viagem, livros de memória e diários.u Dias 14 e 15, quinta e sexta, às 19h. Sequencial.Sala 1. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 20 vagas.

ALIMENTE A MENTESugestões mensais de leituras de títulos que compõem o acervo da biblioteca do Sesc.

MIA COUTO O premiado escritor africano Mia Couto é biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. Na biblioteca do Sesc você pode encontrar os títulos: Terra sonâmbula, Antes de nascer o mundo, O fio das missangas, O último voo do Flamingo, O outro pé da Sereia e A varanda do frangipani.u De 5 a 31. Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Biblioteca. Grátis.

CLUBE DE LEITURAEncontros quinzenais para amantes da literatura - um espaço para discutir as obras de grandes autores de diferentes nacionalidades, compartilhar experiências literárias e conhecer novos escritores – ou novas interpretações para suas leituras preferidas.

CONTOS DE MACHADO DE ASSIS Com Francine Ramos, educadora, crítica literária e criadora da página virtual Livro & Café Para iniciar os encontros do Clube de leitura, neste mês a discussão é sobre contos de Machado de Assis, um dos escritores mais importantes e conhecidos da literatura brasileira. Suas obras foram traduzidas para diversas línguas e até hoje são consideradas geniais pelos temas precoces que o escritor abordou na época e pela sua maestria para compor a obra.u Dias 9 e 30, sábados, às 16h.Sala 2. Grátis.

PAUSA PARA O CAFÉPoemas são deixados sobre as mesas da comedoria, para apreciação enquanto se saboreia um gostoso café. Seja como inspiração para temas e personagens, seja como influência para estilo e linguagem, a loucura está representada em diversas manifestações artísticas, das artes visuais à performance.

Neste mês em que acontece a Semana da Luta Antimanicomial, trechos de poesias que trazem um olhar sobre a loucura foram selecionados para sua Pausa para o Café.u De 1 a 31. Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Comedoria. Grátis.

VARAUA celebração da palavra escrita, falada, cantada e suas possibilidades de desdobramentos em outras linguagens, como as artes visuais e a música.

Com Débora Brenga, Marco Gomes, Letícia Barreto e Maíra Fernandes Neste encontro temos a participação de Débora Brenga, escritora, dramaturga , poeta, que traz do cotidiano a palavra criadora para compor sua prosa e seu verso; Marco Gomes, compositor e músico do grupo Camisa Listrada, que lança seu primeiro álbum autoral (Pra menina distraída cantar); Letícia Barreto, artista plástica e arte-educadora, que tem como ponto de partida para seu processo criativo as analogias visuais entre imagem e texto. Este encontro é mediado por Maíra Fernandes, jornalista.u Dia 21, quinta, às 19h30.Ervanário da comedoria. Grátis.

35

Page 38: Programação | Maio 2015

MAIO

Foto

: Div

ulga

ção

6/6 SÃO PAULO [SP] - TURISMO RURAL

O EXTREMO SUL DE SÃO PAULOSaída às 7h do Sesc SorocabaVisita ao extremo sul da cidade de São Paulo no Instituto Pedro Matajs, que tem por entorno a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, área rural de uma das maiores metrópoles do mundo. Este roteiro inclui visitação à estufa de cogumelo shitake, canteiro de húmus, viveiro de mudas nativas, jardim filtrante e trilha da agricultura.Inclui transporte, guia, kit lanche e ingresso.

l R$ 85,00

R$ 128,00Vagas limitadas. Inscrições a partir de 6/5, às 14h. Vagas limitadas.

Foto

: JF

Dió

rio/

Ae 3

a 5/

7 IPORANGA (SP) – CAVERNAS DO PETARSaída às 7h do Sesc SorocabaSituado na cidade de Iporanga, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) é um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Destacado também quanto à biodiversidade e aos sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, possui um dos mais importantes conjuntos de cavernas cadastradas do Brasil. Além da visita a cavernas, será realizada palestra sobre aves da região.Inclui meia-pensão, hospedagem no hotel Pousada das Cavernas e ingressos.Preço por pessoa em apartamento duplo:

l R$ 664,00 (90 + 7 x 82,00)

R$ 996,00 (135,00 + 7 x 123,00)Vagas limitadas. Inscrições para sorteio de 12/5 a 16/5.

MOCHILÃO TREKINGCom Mario Nery, trekker, montanhista e mochileiroBate-papo sobre a experiência de combinar mochilão e trekking em viagens.Dia 28, quinta, às 19h. Sala 2. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 40 vagas.

TEMPORADA DE FÉRIAS - SESC BERTIOGAAs inscrições para hospedagem no Sesc Bertioga podem ser feitas pessoalmente em qualquer unidade do Sesc ou pelo portal sescsp.org.br/sesc/bertioga

Foto

: Div

ulga

ção

28/5

36

Page 39: Programação | Maio 2015

#VEM JOGAR Com instrutores de atividades infantojuvenisNeste mês de maio convide a sua galera e venha jogar com a gente. Uma oportunidade incrível de conhecer jogos diferentes e reunir a galera. Junte-se a nós!u Sábados, às 16h.30 vagas. Grátis.Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. 13 a 19 anos.

QUIZ JOVEM ESPECIAL VIDEOGAME Venha participar desse incrível jogo de perguntas e respostas que fará uma viagem ao túnel do tempo dos vídeogames, testando seus conhecimentos e suas habilidades nos retrogames.u Dia 2.Sala 1.

JOGOS DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL Venha participar desse grande desafio de interpretação que promete,

além de testar a capacidade de improvisação, garantir aos participantes boas gargalhadas. Chega mais!u Dia 9.Sala de oficinas.

VOLTA AO MUNDO EM 80 JOGOS Que tal viajar pelo mundo e ter contato com várias culturas? Venha conhecer os mais variados jogos de tabuleiro de vários países do mundo e, assim, saber mais sobre suas histórias e costumes.u Dia 16.Sala de oficinas.

POR ENTRE TABULEIROS E CARTAS Uma oportunidade incrível pra quem curte jogos de cartas e tabuleiros. Venha disputar jogos tradicionais como War e Uno, além dos diferentões diferentes como Zombiecide e Hanabi, entre outros. Reúna a galera e venha jogar!u Dia 23.Sala de oficinas.

jovens

JOGOS DE MADEIRA Venha experimentar estes jogos de mesa que estimulam a capacidade tática dos jogadores, além de jogos de desafios que prometem esquentar os neurônios e testar o raciocínio da galera.u Dia 30.Sala de oficinas.

TAHLIGADO#TAHLIGADO! - JUVENTUDESCurso em Andamentou Todas as terças e quintas, das 15h às 18h.13 a 19 anos.

Foto

: Div

ulga

ção

37

Page 40: Programação | Maio 2015

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

Foto

: Div

ulga

ção

5CINEMAVeludo azul (Blue velvet) pág. 24

LITERATURAAlimente a mente pág. 35

6MEIO AMBIENTEA Lei da Água pág. 33

CRIANÇACantinhos de Brincar pág. 29

7IDOSOSDança de Salão pág. 11

CULTURA DIGITALProdução musical pág. 18

12CULTURA DIGITAL3ª idade digital: álbum de memóriaspág. 18

CINEMACoração selvagem (Wild at heart) pág. 24

13MEIO AMBIENTEGestão de recursos hídricos: a necessidade de uma abordagem integrada pág. 33

14MÚSICAJosé Luiz Martins Trio pág. 14

LITERATURAA literatura nossa de cada dia pág. 34

19CINEMACidade dos Sonhos pág. 24

IDOSOSOrquídeas nas quatro estações pág. 11

20MEIO AMBIENTEFundamentos da Agricultura Biodinâmica pág. 34

SAÚDEProcura-se Janaína pág. 12

21CULTURA DIGITALEdição de Vídeo em Software Livre pág. 18

LITERATURADegustação Nietzsche pág. 34

26CINEMA12 anos de escravidão pág. 22

JOVENS#TahLigado! - Juventudes pág. 37

27ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICADesafio Acrobático pág. 6

CULTURA DIGITALNoites Digitais pág. 18

28TURISMOMochilão e Trekking pág. 36

CRIANÇAA infância e o brincar pág. 32

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 41: Programação | Maio 2015

1CIRCOO Concerto da Lona Preta pág. 21

MÚSICACabaré Três Vinténs pág. 15

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Foto

: And

ré B

ueno

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Thi

ago

de M

ello

2ARTES VISUAISPeluqueria Carangi pág. 26

CRIANÇABailarina pág. 30

3MÚSICANa Lira do Samba pág. 16

CULTURA DIGITALMateriais condutores pág. 19

8MÚSICAFuture Beats - performance multimídia pág. 15

9LITERATURAContos de Machado de Assis pág. 35

CRIANÇAHistória Brincada: A Menina que Jogava Versos pág. 28

10CRIANÇAVassilisa - A Sabida pág. 27

15MÚSICAPaulinho da Viola pág. 14

16ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAOficina de Circo pág. 7

MÚSICATika pág. 24

17CRIANÇAPinóquio Etc e Tal pág. 27

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAJogos de tabuleiro gigantes pág. 7

22TEATROAutobiografia autorizada pág. 16

23ARTES VISUAISOficina de carimbo pág. 26

ESPECIALMarat[el]ona - Especial Hitchcock pág. 20

24MÚSICAChico Buarque no Choro pág. 21

ESPECIALEntre Linhas ou Metáforas Metafônicas pág. 20

29MÚSICAKubata + Porto pág. 15

30CRIANÇAÓ, Marias! pág. 32

JOVENSJogos de Madeira pág. 37

31DANÇAIntervenção - Cupinzeiro pág. 10

CINEMAPelo Malo pág. 23

Page 42: Programação | Maio 2015

Sesc SorocabaTerça a sexta, 9h às 22hSábados, domingos e feriados, 10h às 19h

CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 15 3332-9933Credenciais, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

ClINICA ODONTOLÓGICATel.: 15 3332-9933Terça a sexta, 8h30 às 21h30.Sábados, 9h30 às 18h30.Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo credenciados e dependentes.Atendimento com agendamento prévio.

BIBLIOTECATerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

COMEDORIATerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

INTERNET LIVRETerça a sexta, 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

ESTACIONAMENTO- Credencial plena: R$ 3,00 (1ª hora) e R$ 1,00 (por hora adicional);- Inteira: R$ 6,00 (1ª hora) e R$ 2,00 (por hora adicional).Preço fechado para espetáculos noturnos aos sábados, domingos e feriados, após o horário de atendimento da Unidade:- Credencial plena: R$ 3,00;- Inteira: R$ 6,00.O estacionamento é de uso exclusivo dos frequentadores da Unidade. Até 15 minutos, isento de pagamento. Após pagamento, a tolerância é de 20 minutos.

CONJUNTO AQUÁTICOTerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.Menores de 10 anos terão acesso à piscina somente acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, conforme Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990.Exame dermatológico - De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h30. Validade do exame: 6 meses. Obrigatório traje de banho. Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) nos caixas. Taxas: Credencial plena: R$ 10,00. Credencial atividades: R$ 20,00. Grátis para crianças até 11 anos.

GINÁSIO / QUADRATerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.O material esportivo deve ser retirado no balcão de atendimento. Recomenda-se o uso de trajes esportivos e tênis.Exame clínicoExame para avaliação clínica com liberação específica para a modalidade, necessário para todos os alunos matriculados nos cursos da programação físico-esportiva, conforme lei estadual nº10.848 de 6 de julho de 2001.- Terças e quartas, das 10h às 11h (venda a partir das 9h) e das 13h às 14h (venda a partir das 12h).- Quintas e sextas, das 16h às 17h (venda a partir das 15h) e das 20h30 às 21h30 (venda a partir das 19h). Validade do exame: 1 ano. Taxas: Credencial plena: R$ 22,00. Credencial atividades: R$ 50,00. Grátis para matriculados no Programa Sesc de Esportes.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s INGRESSOÉ imprescindível a apresentação de documento, na entrada do espetáculo, para comprovação de categoria nos casos de ingresso com desconto previsto:- Credencial plena atualizada (inclusive dependentes);- Carteirinha de estudante, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade recente;- Servidores da rede pública de ensino com comprovante;- Documento de identidade (acima de 60 anos);Formas de pagamento: dinheiro, cheque (à vista) e cartões de débito e crédito.

Venda de ingressos online no portal do SescSPTodas as terças uma porcentagem de ingressos será disponibilizada a partir das 15h, em horários diferentes, para as atividades da semana seguinte.

Venda de ingressos nas unidades do SescÀs quartas os ingressos estarão disponíveis a partir das 17h30, em todas as unidades do Sesc.

Para saber mais, acesse:sescsp.org.br/ingresso

Feriados- Quando houver feriado na terça-feira, a venda online de ingressos acontecerá normalmente;- Nas quartas-feiras de feriado, a venda nas unidades será antecipada para terça-feira.

Lugares limitados. O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Não fazemos reserva antecipada de ingressos. Não serão aceitas devoluções de ingressos emitidos ou troca de categoria para ingressos de menor valor.Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Não é permitida a entrada de animais, exceto cão-guiaÉ permitido o consumo de alimentos e bebidas somente na Comedoria e na área indicada na piscina.

Page 43: Programação | Maio 2015
Page 44: Programação | Maio 2015

Apo

io

Sesc

Sor

ocab

aRu

a Ba

rão

de P

iratin

inga

, 555

CEP

1803

0-16

0 S

oroc

aba

- SP

TEL.

: (15

) 333

2.99

33em

ail@

soro

caba

.ses

csp.

org.

brse

scsp

.org

.br

2