Programação comin 2011

21
7ª Conferência Missionária Infantil: Tema: Por Cristo, vou aos confins da terra João Pessoa Novembro 2011

Transcript of Programação comin 2011

Page 1: Programação comin 2011

7ª Conferência Missionária Infantil: Tema: Por Cristo, vou aos confins da terra

João Pessoa

Novembro 2011

Page 2: Programação comin 2011

Apoio: Pastor José Carlos de Lima e o ministério Coordenação Geral: SEMAD/PB e Vera Cavalcante-Coord. do Dep.Infantil Organizadora do Programa da 7ª COMIN: Lúcia Veríssimo Monteiro

Comissões de Trabalho:

A. Comissão de Organização: Lúcia, Nivania, Josa, Karlinha, Edna

B. Comissão de programa: Lúcia, Edna, Nivania: É encarregada de elaborar, supervisionar e avaliar a programação geral da conferência. responsável por planejar os horários, as atividades, momentos de oração, de louvor, Flashes missionário; etc.

C. Comissão de classes missionária: Professores do Dep. Infantil da EBD Templo Central e outros.

D. Comissão da Tenda de oração: É a encarregada de promover um movimento de oração em prol das crianças da igreja perseguida. Apresentará informações através de slide para oração objetiva. Responsável por confeccionar cartões com informações de motivos de oração para levarem após a visita.

E. Comissão de atividades da Tenda: Edna, Lúcia, Tem a tarefa de coordenar e promover a as atividades referentes à conferência missionária infantil.

F. Comissão de decoração: Edna, Roselia, :Tem como objetivo decorar o local onde acontecerá a Comin e tenda com motivos missionários, de tal forma que haja uma atmosfera missionária nos locais da conferência.

G. Comissão de atividades diversas: Espedita, Laininha, Edgar, Gabi Veras, Nanci, Damires, Erica, Micheline....

H. Comissão de Recepção: Josa,

I. Comissão de Louvor: Dicélia, Laininha, Vanessa, Luana, Cibely...

J. Comissão do ônibus missionário: Josa, Djalmira, Olivaldo...

Page 3: Programação comin 2011

Orientações Gerais para as atividades da Tenda Objetivo da Tenda Missionária: É um local onde acontecem paralelamente as atividades missionárias para as crianças entre as faixas etárias de 3-12 anos. É um espaço valioso para desenvolver uma consciência missionária nas crianças, através de atividades lúdicas, tais como: louvor, momento missionário, intercessão missionária, oficinas de artes atividades e brincadeiras etc. Entre tantas atividades temos o momento mais importante, o ―Flashe Missionário‖, que é a ministração da palavra de Deus na linguagem da criança, pelo o ORIENTADOR MISSIONARIO, que visa incutir nas crianças uma consciência missionária. Atividades diversas da tenda: -

Decoração da Tenda: Será organizada por Cantinhos: jogos missionários, oficinas de artes, correio eletrônico missionário, Painel missionário, Flashes missionário, Louvor e momento missionário. Concurso para arrecadar Contribuição Missionária - Painel Missionário: Motivar os meninos e as meninas contribuírem deixando suas mãos no painel, mas primeiro contribui, depois tira o papel do brinde e em seguida fazem a mãozinha para colar no painel. Sorteio da Bíblia ilustrada: Toda vez que alguém contribuir receberá um papel para colocar o nome na caixinha do sorteio. Quem mais colocar o nome mais chance tem de ganhar. O sorteio acontecerá no domingo à noite Árvore missionária-Desafio para os adultos: as pessoas deverão contribuir com R$ 1,00 no cofre missionário, e depois furar a bola para responder a pergunta missionária, pagar uma prenda ganhar um brinde etc. Cantinho das Fotos: qualquer um pode colocar o rosto para tirar fotos. Pescaria missionária: a pescaria pode ser utilizada para as crianças brincarem passando o tempo, como também pode ser usada pelos adultos como desafio missionário, pescando e respondendo as perguntas referentes ao peixe pescado ganha o brinde quem responder a pergunta. Sorteio da Bíblia : Toda vez que alguém visitar a tenda receberá um papel para colocar o nome na caixinha do sorteio. Quem mais colocar o nome mais chance tem de ganhar. O sorteio acontecerá no domingo à noite. (Qualquer um pode participar do sorteio). Obs.: Cantina infantil: Para vender:

IGREJA EVANGELICA ASSEMBLEIA DE DEUS

7ª CONFERENCIA MISSIONARIA INFANTIL

ESCALA DE TRABALHO DA EQUIPE DA TENDA MISSIONARIA

Atividades Horário Sexta noite Sábado

manhã

Sábado

tarde

Sábado

noite

LOUVOR Meninas de

Mangabeira

Ericka

Vanessa

Vanessa

FLESHE

MISSIONÁRIO

Rose Layninha Espedita

MOMENTO

MISSIONÁRIO

INTERCESSÃO

Edna Karlinha

OFICINAS Edna Erika Roselia Germana

ATIVIDADE Karlinha Germana Micheline

Page 4: Programação comin 2011

DIVERSAS Germana

MIDIA

CATINHO NET

Junior Não

haverá

Junior

APOIO Rose Socorro Nívânia Programação com as crianças -09h00-11h30 (intervalo -11h00-14h00 - Sábado funciona as

atividades diversas). Nivânia e ficará nos intervalos

ATIVIDADES HORÁRIO DOMINGO

MANHÃ

DOMINGO

TARDE

DOMINGO

NOITE

LOUVOR 7ª COMIN

1º DE MAIO

Vanessa Vanessa

FLESHE

MISSIONÁRIO

Nanci Lúcia/

MOMENTO

MISSIONÁRIO

INTERCESSÃO

OFICINAS

ATIVIDADE

DIVERSAS

MÍDIA

CANTINHO

NET

APOIO

Page 5: Programação comin 2011

PLANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA TENDA

Encontro da Tenda Missionária:

Sexta-feira 18/11/2011 - noite:

Boas Vindas Apresentação do Tema: Por Cristo, vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Flashe Missionário: Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida, Crianças da Paraíba, Missionário da Semad Atividades Diversas: Oficinas de arte Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda.

FLASHE MISSIONÁRIO

1 – ZÉ CORAÇÃO História e desenhos – extraídos do livro de atividades de Helenita Borja. Este é o Zé Coração. Vocês sabem por que ele tem esse nome? É porque o seu rosto tem o formato de coração. Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos. (mostrar) Ele tem olhos tristes (mostrar). Seus olhos só vêem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito. Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro. Seus ouvidos são tristes (mostrar). Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões. Da sua boca, só saem palavrões, mentiras... (mostrar). Ele fala mal de todos, põe defeito nos colegas... ele é malcriado, responde com desrespeito aos professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém. Tic-tac, tic-tac! (mostrar). Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Além disso, ele também só chega atrasado nas aulas. Seus pés, como todo o seu corpo, também é triste (mostrar). Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Eles costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más. E suas mãos? Delas também só sai tristeza. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta e borracha. Os professores já não sabem o que fazer com ele. Embora já tenha sido expulso de várias aulas e já tenha freqüentado muitas escolas, Zé Coração não se corrigiu. Um dia, apareceu em sua escola, um menino chamado Beto. Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Coração, gostava de fazer amizades. Por ser muito simpático, Beto logo conquistou a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé. Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia: ―Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.‖ Beto mostrou a Zé Coração, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus

Page 6: Programação comin 2011

Cristo, para morrer numa cruz pelos nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz. Zé Coração sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu as coisas erradas que fazia, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser. E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida. Agora, ele é um menino feliz. (mostrar) Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração tem tempo para ajudar aos outros. Além disso, ele passou a chegar cedo na escola. (mostrar). Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros (mostrar). Ele também gosta de ouvir só coisas boas. Os seus ouvidos estão sempre alegres, agora (mostrar). Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. Eles também são alegres. (mostrar) As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres. (mostrar) Quanto à sua boca, dela, hoje, só saem palavras agradáveis, de estímulo e companheirismo. Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz. ―Entregue sua vida a Jesus e tenha uma vida transformada, como a vida de Zé Coração.‖ Sugestão de Atividades manuais: As crianças fazerem os corações com expressão triste e alegre. Material: Molde do Coração; ofício, grafite , tesoura sem ponta e lápis cera.

Page 7: Programação comin 2011

Encontro da Tenda Missionária: Sábado 19/11/09 - manhã:

Boas Vindas: Orientador Missionário Apresentação do Tema: Por Cristo, vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Flashe Missionário:Orientador Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida, Crianças da Paraíba, Missionário da Semad Oficinas de arte Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda.

FLASHE MISSIONÁRIO

História – extraídos do livro Tita – Editora Redijo Tita era uma lagartinha ainda muito novinha que mal acabara de nascer no início da primavera. Uma tarde, quando ela passeava sobre uma folhagem do jardim de Batatinha, a filha da dona da casa, ao olhar para uma brilhante gota d’água, Tita levou um grande susto. No brilho da água ela viu seu rosto como num espelho e, qual não foi a sua surpresa, quando descobriu que era tão feia, mas tão feia como ela nunca havia visto igual! Ela nunca havia visto uma lagarta em toda a sua vida! Tita pôs-se a chorar tanto e tão alto que, se houvesse alguma pessoa passando pelo jardim, poderia ouvi-la soluçar e fungar. Tita, que já era uma lagartinha pequenina e quietinha, passou a ser ainda mais quieta, mais triste, mais feia e apagada. No meio daquelas lindas flores do jardim de Batatinha ela se escondia cada vez mais, sempre encorujada e dizendo: ―por que eu não nasci uma flor, elas são tão lindas e tão admiradas e eu, uma feia e magricela lagartinha, sem amigos e, o que é pior, sempre verde!‖ Batatinha todos os dias jogava água limpa e fresca sobre seu lindo jardim, e as flores cresciam cada vez mais viçosas e cheirosas. Havia uma flor, uma linda margarida que, enquanto tomava seu banho pensava: ―Como é boa a Batatinha, é uma pena que ela não possa fazer nada pela pobre Tita‖. No meio do jardim havia uma árvore, uma grande árvore e lá no topo, um ninho onde morava um lindo passarinho que cantava, alegrando todas as manhãs. O passarinho era amigo das flores, das folhagens e das árvores. Enquanto sobrevoava o canteiro das flores viu, tão escondidinha e tão chorosa, a lagartinha Tita deitada sobre uma folha. Então o passarinho resolveu pousar e ter com Tita uma longa conversa: - Que coisa feia, você uma lagartinha, chorando desse jeito! Distraída assim, qualquer hora alguém esbarra em você e adeus, lagartinha! Tita respondeu com lágrima nos olhos: - Você fala assim porque sabe que é um lindo passarinho, grande e, que acima de tudo , sabe voar. Por isso conhece todo mundo e é admirado por todos, mas eu não passo de uma minhoca desajeitada, magricela e feiúda. Então o passarinho percebeu

Page 8: Programação comin 2011

que Tita precisava de ajuda e resolveu ouvir suas lamúrias. - Eu nunca vou ser admirada, nunca, nunca. A pobre Tita não sabia qual era seu futuro, não sabia a surpresa que a esperava e o passarinho, percebendo isso, resolveu contar-lhe todas as coisas que toda a lagartinha normal tem que passar na vida. Chamou-a num canto e disse bem baixinho em seu ouvido para que ninguém escutasse: - Você é uma lagartinha privilegiada, todas as lagartas são privilegiadas porque depois de algum tempo sendo feias, magricelas e verdes, vocês sofrem uma grande mudança e se tornam belas e coloridas borboletas. Isso é a natureza, cheia de segredos e surpresas na primavera. E o passarinho deu à chorona Tita uma grande lição: - Temos que ser felizes e agradecidos por sermos o que somos simplesmente, pois a natureza nos reserva lindas surpresas. Foi o próprio Deus quem nos criou. A pobre Tita não conhecia o seu destino, nunca ninguém tinha lhe contado que de lagartinha ela passaria a ser borboleta. E disse mais: - Não sei quando tudo vai acontecer, mas tenha paciência que esse dia vai chegar e tudo vai ser muito bom. E desse dia em diante, Tita passou a pensar muito naquilo que o passarinho lhe havia falado. - Eu posso ser feliz assim com eu sou. Até que para uma lagarta verde, eu sou até simpática. Tita já não olhava para si com pena do que via. Agora, quando olhava sua imagem refletida numa gota de chuva, pensava: - Sorte a minha ser uma lagartinha, pelo menos eu posso andar e passear sobre as folhas, contemplar as lindas flores e esperar com alegria o dia de amanhã. E numa manhã Titã levantou-se diferente, não sabia porque, mas sentia vontade de voar. Olhou para os lados e viu lindas, grande e coloridas asas que tinha feito antes, saiu voando sobre as flores do jardim de Batatinha. Tinha chegado hora de Tita, ela agora era uma borboleta exatamente como o passarinho lhe havia dito. Então, a triste e chorona Tita passou a ser a mais linda e alegre borboleta de todo jardim, porque acreditou, porque esperou e alcançou uma felicidade ainda maior que a que possuía, mesmo como lagartinha. Assim somos nós, às vezes tristes, às vezes feios, mas Deus nos prometeu uma coisa que eu vou contar agora para vocês: Ele prometeu que nos transformaria, que tiraria todo o pecado da gente que nos faz ficar feios e tristes, para fazer lindos, felizes e livres como ficou a lagartinha Tita. Tudo isto pode acontecer aqui mesmo, agora. ―Assim que, se alguém, está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo‖ (II Coríntios 5.17). ―Eis que vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados‖ (I Coríntios 15.51-52). Se você quiser ter a mesma experiência que Titã teve, escute o conselho de Jesus como Tita ouviu o conselho do passarinho. Espere, confie nEle e então, talvez numa manhã como aquela, você acorde diferente. Quando olhar para você mesmo vai ver uma outra pessoa, aquela que Deus quis que você fosse, bem mais bonita e bem mais feliz, como Tita, a lagartinha, para sempre. Oficinas de artes: montar uma borboleta. As crianças montam com colagem e pintam.

Page 9: Programação comin 2011

Encontro da Tenda Missionária: Sábado 19/11/09 - tarde:

Boas Vindas/Oração: Orientador Missionário Apresentação do Tema: Por Cristo, Vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Flashe Missionário: Orientador Missionário Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida,Crianças da Paraíba e missionários da Semad Oficinas de Arte: Orientador Missionário e Equipe Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda.

FLASHE MISSIONÁRIO

O GUARDA-CHUVA AMBULANTE Preparação dos cartazes: O guarda-chuva que aparece nos cartazes deve ser pintado com as cores do Livro sem Palavras. Começando com o marrom, da direita para a esquerda, as partes devem ser marrom, verde, amarelo, branco e vermelho. Note que cada cor cobre duas partes. No cartaz nº 3, o menino aponta a parte amarela do guarda-chuva, como também no nº 5. (Pinte a cidade celestial de amarelo e nuvem ao redor de azul). No cartaz nº 6, a mão aponta a parte vermelha. (Pinte a cruz de marrom claro, deixando os pregos e espinhos brancos). O nº 7 não necessita de pintura. No nº 10, aparece a parte verde do guarda-chuva. Pinte as roupas das crianças de diversas cores, as árvores de verde, etc... Vocês gostariam de ouvir a história de um guarda–chuva ambulante? È um fato que realmente aconteceu. Um guarda-chuva grandão (cartaz nº 1) ia andando depressa pela rua. Parecia possuir pés próprios. Era bonito feito de várias cores brilhantes. Enorme, ia saltitando rua abaixo. Todo mundo ficou curioso (cartaz nº 2) a respeito do guarda chuva estranho. Crianças e adultos iam seguindo-o. Logo descobriram que os pezinhos pertenciam a um menino. Ele andou depressa, sem dizer palavra. O grupo seguiu-o. Finalmente chegaram a um lugar sombreado, debaixo duma grande árvore. O menino colocou o enorme guarda chuva no chão (cartaz nº 3). - Quem quer ouvir a história do meu guarda-chuva? – perguntou ele. As crianças se aproximaram. - Sentem-se, então, e escutem – o menino mandou. Todos obedeceram apesar do fato de alguns serem maiores do que ele. Apontando para a parte marrom (cartaz nº 4) ele começou. - Estão vendo esta cor? O marrom nos faz pensar na escuridão e no pecado. Cada um de nós já fez coisas erradas uma vez ou outra. Muitas vezes pecamos numa hora quando ninguém está perto, ou no escuro, quando ninguém pode nos ver. As coisas feias que praticamos, são pecados. Todos escutaram com atenção (cartaz nº 5) - Vocês estão vendo esta cor dourada? Ela nos faz lembrar do céu, onde tem ruas de ouro. Nenhum pecado pode entrar no céu. Se entrasse, estragaria o céu. Não existe pecado ali. Por isso, nenhum de nós pode ir para o céu, porque

Page 10: Programação comin 2011

todos temos pecado no coração. - Mas, estão vendo esta cor vermelha? Continuou o menino (cartaz nº 6) – esta nos conta que o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz e derramou seu precioso sangue para nos perdoar os pecados. O Senhor Jesus é o Filho de Deus. Ele tomou o castigo que nós merecemos. Quando cremos que Ele é mesmo o Filho de Deus e O recebemos como nosso Salvador, Ele nos perdoa o pecado e (cartaz nº 7) o nosso coração se torna limpo e puro, como a parte branca do meu guarda-chuva. Mas é preciso confiar em Jesus. Temos que pedir seu perdão pelos nossos pecados. Quando fazemos isto, Ele vem morar em nosso coração e torna-se nosso Salvador. E Jesus faz com que possamos entrar no céu, um dia, quando deixarmos esta vida. - Agora, (cartaz nº 8) quantos de vocês sabem que são pecadores, mas querem ir para o céu um dia? – todas as mãos se levantaram – Está bem. Então, diga pra Jesus que você é pecador. Logo, silenciosamente, as crianças se ajoelharam no chão. Cada um falou reverentemente com Deus, confessando seu pecado. - Diga-lhe agora que você crê que o Senhor Jesus Cristo morreu no seu lugar e peça que Jesus o salve neste instante. Baixinho, as crianças oraram. O menino tirou uma Bíblia pequena (um novo testamento) do seu bolso. Abriu no terceiro capítulo do Evangelho de João, verso dezesseis (cartaz nº 9) - Vou ler um versículo da Santa Palavra de Deus. Quando eu chegar às palavras ― o mundo ―, você deve substituir por seu nome. Quando chegar as palavras ―todo aquele‖ você coloque seu nome ali, também. Estão entendendo? ―Porque Deus amou o mundo ( João Silva ) de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele ( João silva ) que nele crer,não pereça, mas tenha a vida eterna‖. Cada um leu o versículo, colocando seu próprio nome. - Isto significa que, se você de fato crê que Deus lho ama e que Ele mandou seu Filho para morrer em seu lugar, e se você confia em Jesus e O recebeu em seu coração, então você acaba de nascer na família de Deus. E todos que pertencem à família de Deus têm a vida eterna. É a Palavra de Deus que diz isto. E podem ter certeza, é verdade – Ele parou um instante, olhando firmemente para todos. (cartaz nº 10). - Estão notando que tenho ainda uma outra cor no guarda-chuva? Qual a cor que falta? Os ouvintes responderam, todos juntos: ― VERDE ― - Está certo. Não falei nada sobre o verde. Pois bem, é o seguinte: depois de recebermos o Senhor Jesus e termos perdão dos pecados e estarmos prontos para ir para o céu, Jesus quer que cresçamos espiritualmente, que sejamos crentes mais firmes cada dia que passa. O verde nos fala das coisas que crescem como as árvores e a grama. Você só vai crescer e se tornar um crente forte se ler a Bíblia e orar cada dia; e no domingo é preciso ir a escola Dominical. Não se esqueça disto. Ele fechou o guarda-chuva. - Quero que vocês agora vão embora para contar a mais alguém as coisas que eu lhes contei. Voltarei amanhã para ver se vocês poderão repetir para mim tudo o que lhes falei sobre as cores. Todos que puderem me dizer o significado das cores e explicar como é que a agente se salva, receberão um livrinho com estas mesmas cores, para poder contar a mais alguém. Após contar a história do Guarda-chuva Ambulante e compartilhar da importância do missionário e a sua responsabilidade, incentive a criança para uma tarde evangelística na praça, no bairro, etc.

Page 11: Programação comin 2011

Incentive as crianças a confeccionarem a luva lulu e falar do grande amor de Cristo. Mas antes é preciso trabalhar as cores e o seu significado. Use luva cirúrgica, tnt ou papel, durex colorida ou pedaços de papel colorido. Pode-se usar fitas coloridas ou miçangas em pulseiras. Significado das cores Azul – céu, lugar onde vamos morar. Marrom – lembra sujo, pecado que nos afasta de Deus. Vermelho – sangue de Jesus que nos purifica do pecado. Branco – pureza, assim ficará o nosso coração, depois do arrependimento e do perdão de JESUS. Verde – crescimento espiritual, através da leitura da Bíblia e da oração.

OFICINAS:Montar um guarda chuva com pintura pincel, pequenos e grandes. Material tinta guache e o ofíco, molde guarda chuva.

Encontro da Tenda Missionária: Sábado 19/11/09 - noite:

Boas Vindas/Oração: Orientador Missionário Apresentação do Tema: Por Cristo, Vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Flashe Missionário: Orientador Missionário Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida,Crianças da Paraíba e missionários da Semad Oficinas de Arte: Orientador Missionário e Equipe Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda.

FLASHE MISSIONÁRIO

O MENINO DO AVIÃOZINHO. Em um lugar bem distante daqui, havia um menino que surpreendeu a muitos por sua atitude e determinação. Esse menino, desde pequeno ia à igreja com seus pais e aprendia muitas coisas sobre Jesus. Era um menino feliz e saudável. Certo dia aconteceu algo muito triste na vida deste menino, ao voltar de um passeio com a família, houve um acidente, e seus pais vieram a morrer. Ele ficou muito machucado. Depois que saiu do hospital, sem parentes próximos, acabou indo morar na casa de uma tia distante. Num lugar bem longe. A tia por sua vez não gostava muito de cuidar de uma criança que não podia andar. Ela arranjou um quartinho para ele na velha torre da casa. Cuidava do menino, dava comida e deixava perto da cama, na mesinha água, no biscoitos, o ao sair dizia para que ficasse quieto. Saia e não aparecia mais, ficava sozinho quase todo tempo. Todos os dias, era a mesma coisa. Ele sofria com a situação, e de saudades de seus pais que o amavam tanto. Chorava baixinho. Mas nunca se esqueceu das coisas que aprendeu com seus pais e na igreja. Certo dia um colega veio visitá-lo. O menino ficou muito feliz, e pediu para o amigo trazer uma Bíblia e bastante papel, lápis e caneta. E assim o colega fez: comprou uma linda Bíblia e trouxe bastante papel. Os dois começaram a brincar com os papéis, e fizeram vários aviõezinhos. O menino teve uma

Page 12: Programação comin 2011

idéia... Escrever versículos no aviãozinho e jogar pela janela. Assim não se sentia tão sozinho. Foi uma idéia feliz, todos os dias caiam vários aviõezinhos pela janela do quarto do menino. Muitas pessoas curiosas pegavam e liam. E foram ficando tão conhecidos os aviõezinhos que as pessoas queriam conhecer quem os mandava. Até o prefeito da cidade veio conhecer o menino, e sensibilizado melhorou as condições do missionário Júnior, o menino do avião, Júnior gostou de seu novo nome. Agora ele tinha uma pessoa para cuidar dele o dia todo. E sua tia teve que mudar seu comportamento, ou seria punida. Júnior se sentia feliz, e seus planos de espalhar o nome de Jesus não pararam por ai,,, mas isso é uma outra história.... Adaptado. APLICAÇÃO Nós também devemos falar de Jesus para as pessoas, como o missionário Júnior da história. O Senhor quer usá-lo também, e o convida para celebrar a Cristo, Senhor de Missões. ORAÇÃO:Senhor, quero ser um missionário onde estiver, como eu sou. Usa-me Senhor, ajuda-me a celebrar ao Senhor com todo meu ser. Em nome de Jesus, amém. OFICINA DE ARTE: ATIVIDADE ORIGAMI Com papel de dobradura ou oficio, peça às crianças para que escrevam os versículos referente a Comin, e montem vários aviões. Podem ser entregue para alguém especial. Peça também às crianças para fazerem em casa e jogarem pela janela. Será uma experiência divertida e diferente, oportunidade de enviar a mensagem a alguém.

Encontro Manhã de Domingo- 7ª COMIN na primeiro de Maio O MELHOR DE JOÃO PESSOA SÃO AS CRIANÇAS Tema: Por Cristo, vou aos confins da Terra (At. 1.8)

20/11/2011

PROGRAMAÇÃO DOMINGO MANHÃ ABERTURA: Irmã Vera, Pastor José Carlos, Secretário Ev. Eduardo ou representante.

(Apresentação da equipe e oração: feita pelo Pastor, Eduardo ou irmã Vera)

Recepção do Ônibus/Para o Tour Missionário: Josa , Micheline, Djalmira, Olivaldo Lúcia - Boas Vindas Apresentação do Tema: Por Cristo, vou aos confins da Terra (o melhor da Paraíba são as crianças) Divisa: At. 1.8

-Louvor Missionário:Laininha – Esquete Humorada – A nuvenzinha preta

Apresentação Crianças: Motivos de oração pelos países: Kemuel e Marília Louvar - Poesia -

DINAMICA PARA SEPARAR TURMAS: Espedita PROFESSORES -Maternal e Jardim – Salas do arcondicionado PLENÁRIA NIVÂNIA – PALESTRA: 7 A 12 ANOS OFICINAS – CRIANÇAS 7 A12 ANOS: Edna, Rosélia, Raquel LANCHE MISSIONÁRIO: Djalmira e Equipe RETORNO PARA A NAVE DA IGREJA: Louvor Missinário- Momento Missionário: História a Linguagem do Papel pintado Oferta Missionária: Intercessão: Pela igreja perseguida Agradecimentos /Oração Final

Page 13: Programação comin 2011

CONTEUDO PARA DINAMICA

Por amor a Cristo, enxergo todas as crianças O que você faria se fosse pedido que colorisse TODOS os quadrados abaixo?

Se um quadradinho destes não fosse colorido, a ordem teria sido cumprida?

O nosso mestre nos manda falar do seu amor e sua salvação a todos e também diz: “Assim

também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca”

(Mateus 18.14).

Quer dizer, todos devem ser alcançados e nenhum deve se perder!

Até o nosso Ministério da Educação (MEC), através dos Parâmetros Curriculares Nacionais,

identifica que crianças em situações diversas como: crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas;

crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais;

crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizados, necessitam de uma atenção especial para suas

necessidades educacionais.

A campanha missionária de 2010 dá ênfase a países da América Latina, isto significa em

pensarmos uma realidade muito perto da nossa, enxergarmos crianças vivendo em situação de alto

risco.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 190.000 crianças latino-americanas

morrem por ano de doenças evitáveis ligadas à pobreza (diarréia e doenças respiratórias). E aquelas

que são normalmente chamadas de “crianças de rua”? Quantas são? Em que situação vivem? Quais

são os riscos que correm no seu dia-a-dia? E as crianças trabalhadoras menores de 14 anos,

submetidas a longas jornadas, num tipo de “escravidão forçada”? Na América Latina somam 22

milhões de crianças nesta situação.

Se as crianças são o futuro, qual será o amanhã da América Latina, diante do quadro que se

apresenta?

A mensagem do Evangelho com a prática dos seus princípios e valores é a urgência! Estamos

falando de povos irmãos, nossos vizinhos e também fazemos parte dessa estatística.

Enxergar todas as crianças por amor a Cristo!

Page 14: Programação comin 2011

Palestra missionária - plenária POR CRISTO, VOU ATÉ OS CONFINS DA TERRA O que você faria por seu pai e por sua mãe?

Com certeza eles amam você e cuidam para que tudo dê certo na sua vida, não é? Imagino que

você faria qualquer coisa por seus pais. É assim mesmo, sempre ficamos agradecidos e prontos

para qualquer coisa por alguém que nos ama.

Tem uma informação que você precisa saber: acima dos seus pais há alguém que o ama mui-

to... não é nenhum ser humano, é Deus! Ele tem tanto amor por você e por todas as pessoas, que

mandou seu filho Jesus ao mundo, ele nasceu e cresceu como um menino, assim como você e

quando se tornou um adulto, cumpriu a sua missão.

Quer saber como a Bíblia fala sobre isso? Então, faça uma pesquisa e complete as palavras que faltam nos versículos abaixo: • Romanos 5.8 — ―Mas Deus dá prova do seu ........................ para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo .................................. por nós‖. • João 15.13 — ―Ninguém tem maior .................................. do que este, de dar alguém a sua ................... pelos seus amigos‖. • 1 Pedro 3.18a — ―Porque também Cristo ................................ uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus‖. A missão de Jesus foi a de, como filho de Deus, morrer no lugar de todas as pessoas, para que cada um de nós pudesse ter os pecados perdoados e assim ter Deus no coração.

Viu o que Jesus fez? Morreu por amor a você, a mim e a todas as pessoas. Mas, infelizmente,

muitas pessoas ainda não sabem! Por isso, muitos crentes se apresentam para ir a muitos

lugares, para falar deste amor tão grande de Jesus. Estes são os missionários que deixam o nosso

país, o Brasil, e vão para vários países do mundo contar esta boa notícia a todas as pessoas.

Você ainda é uma criança, mas sabe o que significa ser amado por alguém. Já aprendeu que

o amor de Deus é tão grande por você, que Jesus Cristo morreu para perdoar os seus pecados.

Então, quer saber qual a melhor maneira de demonstrar que você é agradecido a Deus e a Jesus

Cristo por seu amor?

1) Aprendendo a maneira de viver que a Bíblia ensina;

2) Sendo obediente em todas as coisas aos seus pais; 3) Falando aos seus amigos e colegas da vizinhança, da escola e aos seus parentes que Deus os ama e

que Jesus morreu para perdoar os pecados deles também.

4)SEMADINHO

Page 15: Programação comin 2011

Poesia Missionária

Vejo em cada criança

Olhar feliz e sorridente

Apesar de tão pequenina

Criança também é gente.

Instruí-la no caminho

Por onde ela deve andar

Crescerá com sabedoria

Sem de Jesus se afastar.

Criança no hospital

Sofrendo e gemendo calada

Criança que vive na rua

Esquecida e abandonada.

Criança que bate nas portas

Pedindo um pedaço de pão

Criança que vive chorando

Cansada de ouvir sempre “NÃO”.

Quem não foi criança um dia?

Dá para lembrar com saudade!

Instrua sua criança

Sempre falando a verdade.

Criança é sempre criança

Não importa a sua cor

De cada um precisa

Muito carinho e amor.

Page 16: Programação comin 2011

CONFERENCIA MISSIONÁRIA INFANTIL – COMIN

Nome:_______________________________________ Data: ___/___/___ PARA COLORIR

O MELHOR DA PARAÍBA SÃO AS CRIANÇAS

Page 17: Programação comin 2011

CONFERENCIA MISSIONARIA INFANTIL – COMIN NOME: _____________________________________ DATA ____/____/____

PARA COLORIR

Por Cristo,vou aos confins da terra (Atos 1.8)

Page 18: Programação comin 2011

6 Encontro – Tenda Missionária Domingo 20/11/2011 - TARDE:

Boas Vindas/Oração: Orientador Missionário Apresentação do Tema: Por Cristo, Vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Flashe Missionário: Orientador Missionário Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida,Crianças da Paraíba e missionários da Semad Oficinas de Arte: Orientador Missionário e Equipe Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda. Sugestão: Bíblia surpresa. Material: molde, ofício, lápis grafite, tesoura sem ponta. Pedir as crianças para escrever o versículo apresentado na história, o tema e o versículo da comin.

FLASHE MISSIONÁRIO

Page 19: Programação comin 2011
Page 20: Programação comin 2011

Encontro – Encerramento Tenda Missionária Domingo 20/11/2011 - Noite:

Boas Vindas/Oração: Orientador Missionário Apresentação do Tema: Por Cristo, Vou aos confins da Terra Divisa: Atos 1.8 Louvor Missionário: Esquete Missionária: Flashe Missionário: Orientador Missionário Momento Missionário: Intercessão: Pela igreja perseguida,Crianças da Paraíba e missionários da Semad Oficinas de Arte: Orientador Missionário e Equipe Obs. O orientador missionário é quem coordena todas as atividades da Tenda.

FLASHE MISSIONÁRIO

LUVA LULU Histórias e desenhos. Extraída do livro Luva Lulu. Editora Árvore da vida Luva Lulu estava muito triste, pois não encontrava ninguém que a preenchesse. Ela era tão murchinha! Tão murchinha! Resolveu então, pegar as malas e partir à procura de seu dono. La foi Lulu muito ansiosa pelo caminho, quando avistou ao longe uma casa de fazenda. Pensou consigo:Vou até lá para ver se encontro alguém que se pareça comigo. Já a caminho, veja só quem Lulu encontrou: __ Que bom encontrar você, galinha, disse Lulu toda sorridente. __ Que você quer de mim? Nunca a vi antes, nem a conheço! __ Quantos dedos você tem galinha? __ Bom, deixe-me ver: um, dois, três... e mais um atrás. __ Só quatro dedos! Hum, mesmo assim, não me custa tentar. Será que você poderia colocá-los em mim? Apesar do esforço das duas, nada conseguiram. Assim, Lulu partiu tão triste e pensando consigo: Acho que nunca encontrarei meu dono. Sempre olhando para a casa da fazenda, a Luva Lulu prossegue sua viagem, quando de repente é atropelada por um porquinho que fugia. __ Espere, seu porquinho, quero falar com você. É muito importante. Será que eu poderia dar uma olhada no seu pé? E o porquinho, meio encabulado, levantou o pé como a Luva pediu. Lulu ficou tão decepcionada! O pé era grande e tinha duas unhas horríveis e sujas. Mas como Lulu não queria desistir, pediu que seu porco tentasse colocar o pé nela. Sabem o que aconteceu? Lulu ficou toda suja de lama. O pé do porco não lhe serviu e ela partiu sem esperança. Chegando bem perto da casa, adivinhe quem veio receber Lulu? Foi o guarda da fazenda, um cachorro grande e que metia muito medo. __ Quem é você? Eu não posso deixar nenhum estranho entrar aqui. Vá embora, disse o cachorro. Lulu quase nem podia falar de tanto medo: Quan... quantos a de... dedos você tem? __ Dedos? Você está brincando comigo? Respondeu o cachorro. __ Preciso de alguém com cinco dedos para preencher-me. Eu sou vazia e muito infeliz. E o cachorro, que não era tão mau, ficou com tanta peninha de Lulu que tentou

7

Page 21: Programação comin 2011

colocar os pés nela. Mas a tentativa foi em vão __ o cachorro só tinha quatro dedos. A última esperança de Lulu era que alguém da casa pudesse recebê-la. Corajosamente bateu à porta e bem quietinha ficou, esperando alguém aparecer. Foi então, que Pedrinho abriu a porta e viu Lulu. __ Oba! Ganhei uma luva! Serve exatamente em mim. Com esse frio era a única coisa que eu precisava. Pedrinho lavou Lulu e não mais a tirou das mãos. E ela toda feliz, pensou: ―Até que enfim encontrei aquele que me preenchesse!‖. Somos como a Luva Lulu que precisava de alguém para preenchê-la. Muitas vezes nos sentimos tristes, porque somos vazios por dentro. Procuramos fazer muitas coisas para alegrar-nos, mas elas não nos preenchem. Continuamos murchinhos. Assim como os pés da galinha, do porco e do cachorro não cabiam na Luva Lulu, também as muitas coisas que tentamos fazer não cabem dentro de nós. Só há uma pessoa que pode preencher e alegrar você. Na verdade, você foi feito parecido com Ele, para que Ele viesse morar em você. Essa pessoa é Deus. A luvinha procurou alguém que a preenchesse, e achou. Se você buscar a Deus também O encontrará. Se você O chamar Ele entrará no seu coração. Vamos chamá-Lo agora? __ ó Senhor Jesus! Quero que você entre em mim. Assim você nunca mais será vazio. OFICINAS DE ARTES Sugestão: 1 -Usar luvas de procedimento para fazer o rostinho da luva, com caneta para retroprojetor. 2 - ATIVIDADES MANUAIS: FAZER A MÃO DE CADA CRIANÇA EM OFÍCIO SE O ORIENTADOR MISSIONARIO QUISER PODE FAZER TAMBEM A MÃO CARIMBANDO NA TINTA QUACHE.

SUGESTÃO PARA BANNER PERMANENTE PARA A COMIN