Pranchas 1 e 2

2
Sofá Multimídia A idéia principal foi de que a casa fosse um espaço de ação e interação, propondo, desta forma, movimento. Os ambientes do apartamento são mais flexíveis, com menos paredes e mais integração entre os espaços. A Implantação foi escolhida em função da necessidade de se proteger o edifício da maior incidência solar que ocorre à oeste. Escolha formal do edifício em função do melhor aproveitamento da ventilação natural; adoção de três blocos inter-comunicantes. Liberação parcial do térreo criando um espaço coletivo através da mistura do espaço privado e público. FL X e 20 Casa móvel de Luxo - Opera Cozinha t ecnológica Zaha Hadid Fab Lab House Blob VB3 Mobile Living Space Casa Villa Nurbs “Casa do Futuro” - O terreno está situado na Zona Estrutural da Avenida João Naves de Ávila, em seu eixo Sudeste; Bairro Segismundo Pereira. “Banheiro compacto” Av. Oscar Miranda Rua João ÂngeloSchiavinato RuaAntônio Zeferino de Paula Av. João Naves LEGENDA: Respeito aos desníveis naturais do terreno; estacionamento bene- ficiado devido à articulação com as curvas de nível. Atualmente, a estrutura familiar se modificou e continua se transformando, caracterizando novas e múltiplas configurações, com novos personagens e novos núcleos familiares. São filhos adultos que ainda não saíram da casa dos pais e possuem liberdade para receber namorados e amigos. São enteados vivendo harmoniosamente com padrastos, madrastas e meio-irmãos. Neste contexto, o lar torna-se um mosaico de pequenos mundos particulares, a fim de atender cada um destes personagens. Na moradia, esta tendência das famílias camaleônicas se reflete na busca por lares mais flexíveis, e planejamento de ambientes a curto e médio prazo. Para isso é essencial o emprego de uma tecnologia funcional, principal manifestação desta tendência. A inteligência da casa e de quem mora nela será medida pelo tipo de material que ela tem, sua funcionalidade e otimização de recursos. CAMADAS TECNOLOGIAS do Edifício e Propostas Algumas referências Projetuais: “Banheiro compacto” Sistema Estrutural - Pré- Fabricado em aço ou concreto Pele do Edifício - Painéis de Vedação Intercambiáveis, de correr sobre trilhos. Painel de madeira tratada com brises horizontais TIPOS: Painel de vidro translúcido ou peliculado Painel opaco de Fórmica TS Interior - Os painéis internos são modulares e podem ser móveis/ deslizantes ou removí- veis para a divisão interna do alojamento. Planta livre. Mobiliário define o uso/ atividade. Intalações O edifício adota instalações comuns que podem ser usadas por todas as famílias, como por exemplo a lavanderia comunitária. LOFTCUBE CASA 100K As pessoas estão mudando o jeito de se relacionar. E a casa, assim como outros setores da vida, será influenciada por essa mudança. Este trabalho propõe um projeto para 20 apartamentos que utilize estratégias de flexibilidade, de forma que possa atender às novas necessidades das famílias con- temporânes.

Transcript of Pranchas 1 e 2

Sofá Multimídia

A idéia principal foi de que a casa fosse um espaço de ação e interação, propondo, desta forma, movimento.Os ambientes do apartamento são mais flexíveis, com menos paredes e mais integração entre os espaços.

A Implantação foi escolhida em função da necessidade de se proteger oedi f íc io da ma ior incidência sola r que ocor re à oes te.

Escolha formal do edifício em função do melhor aproveitamento daventilação natural; adoção de três blocos inter-comunicantes.

Liberação parcial do térreo criando um espaço coletivo através da misturado espaço privado e público.

FL Xe 20 Casa móvel de Luxo - Opera

Cozinha tecnológica Zaha Hadid

Fab Lab House

Blob VB3 Mobile Living Space

Casa Villa Nurbs

“Casa do Futuro”

- O terreno está situado na Zona Estrutural da Avenida João Naves de Ávila,em seu eixo Sudeste; Bairro Segismundo Pereira.

“Banheiro compacto”

Av. Oscar MirandaRua João ÂngeloSchiavinatoRua Antônio Zeferino de PaulaAv. João Naves

LEGENDA:

Respeito aos desníveisnaturais do terreno;estacionamento bene-f i c i a d o d e v i d o àarticulação com ascurvas de nível.

Atualmente, a estrutura familiar se modificou e continua se transformando, caracterizando novas e múltiplas configurações,com novos personagens e novos núcleos familiares. São filhos adultos que ainda não saíram da casa dos pais e possuemliberdade para receber namorados e amigos. São enteados vivendo harmoniosamente com padrastos, madrastas e meio-irmãos.

Neste contexto, o lar torna-se um mosaico de pequenos mundos particulares, a fim de atender cada um destes personagens.

Na moradia, esta tendência das famílias camaleônicas se reflete na busca por lares mais flexíveis, e planejamento de ambientes acurto e médio prazo.

Para isso é essencial o emprego de uma tecnologia funcional, principal manifestação desta tendência. A inteligência da casa e dequem mora nela será medida pelo tipo de material que ela tem, sua funcionalidade e otimização de recursos.

CAMADAS TECNOLOGIASdo Edifício e Propostas

Algumas referências Projetuais:

“Banheiro compacto”

Sistema Estrutural - Pré- Fabricadoem aço ou concreto

Pele do Edifício - Painéis de VedaçãoIntercambiáveis, de correr sobre trilhos.

Painel de madeira tratadacom brises horizontais

TIPOS:

Painel de vidrotranslúcido oupeliculado

Painel opaco deFórmica TS

Interior - Os painéis internos são modularese podem ser móveis/ deslizantes ou removí-

veis para a divisão interna do alojamento.Planta livre.Mobiliário define o uso/ atividade.

Intalações – O edifício adota instalações comuns que podem serusadas por todas as famílias, como por exemplo a lavanderiacomunitária.

LOFTCUBE CASA 100K

As pessoas estão mudando o jeitode se relacionar. E a casa, assimcomo outros setores da vida, seráinfluenciada por essa mudança.

Este trabalho propõe um projeto para 20apartamentos que utilize estratégias deflexibilidade, de forma que possa atenderàs novas necessidades das famílias con-temporânes.

ATELIER DE HABITAÇÃO CONTEMPORÂNEA FLEXÍVEL - 2° SEMESTRE 2010

LETICIA PEREIRA ALVES - http://flexcasa.blogspot.com.brORIENTAÇÃO PROF. DRA. SIMONE VILLA - FAUeD - UFU

Tecnologia no Sistema Construtivo

Laje Seca - É formada por vigas metálicas ou de madeira tratada juntamente com aaplicação de chapas de OSB, como função de contra-piso. Sobre as chapas de OSB sãoaplicados os revestimentos, como: carpete de tecido ou de madeira, parquete, laminados,revestimentos cerâmicos, porcelanatos, placas vinílicas etc. É recomendado o uso da chapade OSB com encaixe tipo macho-e-fêmea para a execução dessas lajes secas. Em áreasmolháveis, sobre o OSB são fixadas chapas cimentícias e, sobre essas, é aplicada imper-meabilização do tipo membrana acrílica ou com asfalto modificado em três demãos cruzadas,tomando-se o cuidado de aplicar uma tela de poliéster ou fibra de vidro como estruturanteem todas as juntas entre placas, cantos com paredes e ralos; em áreas reduzidas é reco-mendável estruturar a impermeabilização do piso todo. Para o assentamento dos revesti-mentos cerâmicos e porcelanatos recomenda-se o uso de argamassa colante tipo ACII ouACIII.

PAREDES DRYWALL