Povos e nações 4

16
QUAL A RELIGIÃO DO SEU COLEGA AO LADO OU DO DEU PROFESSOR? ESSA INFORMAÇÃO VAI MUDAR A SUA RELAÇÃO COM ESSAS PESSOAS?

Transcript of Povos e nações 4

Page 1: Povos e nações 4

QUAL A RELIGIÃO DO SEU COLEGA AO LADO OU DO DEU

PROFESSOR?ESSA INFORMAÇÃO VAI MUDAR A SUA

RELAÇÃO COM ESSAS PESSOAS?

Page 2: Povos e nações 4

PALESTINOS AINDA LUTAM PELA SOBREVIVENCIA DE

SUA ETNIA

Page 3: Povos e nações 4

NO FIM DE 2008, ISRAEL ATACA A FAIXA DE GAZA

ONDE RESULTARAM MUITOS MORTOS

PALESTINOS

Page 4: Povos e nações 4

ÁRABES E ISRAELENSES UMA HISTÓRIA DE

COFLITOSApós a notícia da aprovação da ONU (1948) , os árabes, tanto da Palestina como dos países vizinhos , atacaram o recém criado israel. Quando o conflito terminou em 1949, modificações importantes tinham ocorrido . O estado árabe proposto pela ONU desaparece.

INICIA A LUTA DO POVO ÁRABE DA PALESTINA EM

BUSCA DE SUA IDENTIDADE NACIONAL.

Page 5: Povos e nações 4

GUERRA DO CANAL DE SUEZ (1956).

•CAUSA: NACIONALIZAÇÃO DO CANAL.

•Na verdade quase sempre o Canal foi controlado pelos britânicos. Em 1956 o Egito resolveu nacionalizar o Canal, realizada por Gamal Abdel Nasser, que tinha entre outras reformas promover a união do mundo árabe e destruir Israel.•Além de nacionalizar o canal Nasser determinou que navios israelenses não poderiam mais trafegar o canal .

•ISRAEL, FRANCESES E BRITÂNICOS • ATACAM EGITO

EGIPCIOS FORAM DERROTADOS

PRESSÕES CONJUNTAS DOS EUA e URSS obrigaram os três países a se retirar dos territórios tomados do Egito.Nasser, sofre a derrota, porém foi concedido no final do conflito a POSSE DO CANAL DE SUEZ AO EGITO.

Page 6: Povos e nações 4

ONU PASSA A EXIGIR DE ISRAEL OS TERRITÓRIOS

CONQUISTADOS NA GUERRA DOS SEIS DIAS

A recusa da devolução dos territórios árabes, foi gradativamente desgastando a boa imagem que o país mantinha os olhos dos países ocidentais.

1970- Morria Nasser, idealizados do pan-arabismo ( nacionalismo árabe) , entra no poder Anuar Sadat (1970 a 1981), que foi deixando de lado a retórica do pan-arabismo. Gradativamente o Egito estabelece um maior relacionamento com os EUA.

6 de outubro de 1973-estourou uma nova Guerra o Yom Kippur. Nesse dia se comemorava o feriado religioso Judaico do Dia do Perdão, forças da Síria e do Egito atacaram Israel.

Page 7: Povos e nações 4

RESULTADO DA GUERRA DO YOM KIPPUR

Aspecto regional – Pela primeira vez, Egito e Israel tiveram entendimentos diretos , sem mediações.Caráter mundial –árabes fazem do petróleo arma política , restringindo sua produção e chegando a cortar seu fornecimento aos países simpatizantes de israel.

Atualmente a Palestina se encontra dividida.

Page 8: Povos e nações 4

Em 1979, Israel e Egito assinaram o acordo de paz

de Camp DavidPrevia a devolução por parte de Israel das terras tomadas ao Egito e abria novas perspectivas para o convívio entre árabes e israelenses no Oriente Médio. Mas as tensões não diminuíram. O reconhecimento do Estado de Israel por parte do Egito provocou críticas duras entre os povos árabes. Anuar Sadat, presidente egípcio que assinou o acordo, acabou assassinado em 1981.

Entra no poder Hosni Mubarak quando apresentou sua

renúncia ao cargo com 82 anos, após 18 dias de protestos no

Egito.

Page 9: Povos e nações 4

COMO EXPLICAR OS ESTADOS UNIDOS NÃO TEREM ENTRADO NO

CONFLITO? O problema, neste caso, é que o presidente do Egito é o maior aliado dos Americanos - e consequentemente, dos Israelenses - no região. Tirá-lo do poder seria abrir espaço para um possível governo extremista. Esta, por sinal, é a maior preocupação de Israel. O Egito atualmente fornece

em torno de 40% do gás natural de Israel e, em dezembro, quatro empresas israelenses assinaram contratos de 20 anos, avaliados em US$ 10 bilhões, para importar gás egípcio.“Fim de regime Mubarak pode ameaçar comércio de armas entre EUA e Egito.”William Hartung, especialista em assuntos militares da New America Foundation, contabiliza que, desde que o presidente Hosni Mubarak assumiu o poder, os EUA forneceram às Forças Armadas egípcias "artigos armamentistas num valor total de 40 bilhões de dólares". Fonte:DW-WORLD.DE/Ralph Sina”

Page 10: Povos e nações 4
Page 11: Povos e nações 4

FALA-SE HOJE QUE ESTA REVOLUÇÃO FOI FEITA

PELA TECNOLOGIA O autor do livro sobre Mubarak, Elaasar; afirmou: “Na ausência da liberdade de imprensa , a mídia social tem um enorme papel no Egito e em outros lugares que vivem sobre regimes opressivos .

Acrescentou ainda oYouTube , Face book e Twitter funcionam como veículo, sim , e não pode ser parada . Os regimes autoritários do Oriente Médio não podem mais botar o gênio de volta na garrafa. O que está se passando no Egito, é que não é uma revolução política, ideológica, sim de todo tipo de gente que foram para rua

Page 12: Povos e nações 4

POR QUE A REVOLTA DOS EGÍPCIOS?

O Egito tem quatro principais fontes econômicas, em primeiro lugar vem o turismo que tem como atrações as pirâmides, e o litoral do Mar Mediterrâneo .Em segundo lugar vem a extração e a exportação de petróleo, que gera emprego e lucros para o governo. Em seguida vem os impostos e as taxas alfandegárias que são cobradas sobre os navios que passam pelo canal de Suez, e em último vem as ajudas que são arremetidas por egípcios que vão para outros países e mandam dinheiro para suas famílias. O Canal de Suez é utilizado por 7% do transporte mundial. Estudo do Unicef mostra que mais de 7

milhões de crianças são privadas de um ou mais direitos, como alimentação, saúde e moradia. Unicef, revela que milhões de crianças vivem em condição de pobreza no Egito.•40% da população vive com menos de 2 dólares por dia .•A partir de 1975 a população dobrou mais os recursos do país não

Page 13: Povos e nações 4

POPULAÇÃO DO EGITO DOBRA EM 1975, MAS OS

RECURSOS NÃO

Page 14: Povos e nações 4

TODO HOMEM TEM O DIREITO INALIENÁVEL DE

ESCOLHER O SEU PRÓPRIO DEUS

Page 15: Povos e nações 4
Page 16: Povos e nações 4

                                                                                                                                          

Luisa e Maria Clara =)