Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

of 60 /60
R E V I S T A BRAD PITT EM PRIVADO ENTREVISTA PÁGINA 20.

description

#FordVignale

Transcript of Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Page 1: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

215215 3,5 107,5

R E V I S T A

BRAD PITT EM PRIVADO

ENTREVISTA

PÁGINA 20.

REVISTA FORD VIGNALEChegou o momento de experimentar o luxo moderno. Habilidade artística requintada e atenção ao detalhe combinadas com serviços personalizados adaptados às suas necessidades que permitem poupar tempo.

www.ford-vignale.com#FordVignale

67150_PEL_VIGNALE_PT_cover.indd 1 26-05-15 08:27

Page 2: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

EDITORIAL

UMA NOVA EXPERIÊNCIA

É com prazer que apresento esta primeira edição da Revista Ford Vignale. É um momento emocionante para mim porque

acreditamos que o Ford Vignale abre caminho a uma nova abordagem à experiência do condutor. Os fabricantes de automóveis e jornalistas têm tendência a lançar frases como "mais do que um automóvel", mas com o Ford Mondeo Vignale estas palavras são mais do que uma mera expressão sonante. O Ford Vignale reflecte uma filosofia que a Ford desenvolveu para dar resposta ao que cada um de nós, perspicazes condutores modernos, procura num automóvel. Luxo, mas também eficiência. Uma experiência simultaneamente sofisticada e inteligente. Por outras palavras, o conceito Ford Vignale nasceu para complementar o seu estilo de vida. Para as pessoas para quem o tempo é precioso, mas que não acreditam que isso querem abdicar ter de se abster das coisas boas da vida. Compreendo-as porque eu penso da mesma forma.

Foi por este motivo que fiquei tão fascinado quando vi o “concept” Ford Mondeo Vignale. Em termos de design, capta na perfeição a experiência contemporânea de excelência que procuramos. Com todas as tecnologias e inovações mais actuais da Ford em matéria de segurança e sustentabilidade e, naturalmente, de soluções de eficiência energética. Apoiado por um serviço personalizado que inclui o seu Gestor de Relações Vignale dedicado, que lhe permite poupar o tempo que costumava perder com questões secundárias - como agendar e efectuar a entrega e recolha do seu veículo no serviço de manutenção seguinte - para que o possa aproveitar em experiências de vida verdadeiramente enriquecedoras.

Assim, não é nenhuma coincidência a revista incluir, por um lado, inúmeras dicas inteligentes para maximizar o tempo e, por outro, formas extraordinárias de passar o tempo, quer seja a desfrutar das estradas mais excitantes da Europa ou de uma das suas cidades mais revigorantes (mas ainda por descobrir). Também não é nenhuma coincidência a nossa entrevista de capa ser a Brad Pitt – podemos imaginar como necessita ser eficiente para gerir o seu estilo de vida agitado! Espero que desfrute tanto da leitura da revista como nós desfrutámos a elaborá-la. Para mim, trata-se do início de um novo capítulo na história da Ford: o capítulo Vignale. E é uma satisfação tê-lo aqui connosco para experienciá-lo em conjunto desde o início.

Jim Farley Presidente e CEO da Ford EuropaPresidente e Vice-presidente executivo da Europa, Médio Oriente e África

Page 3: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

“ Em termos de funcionalidade, sensação e conforto, os automóveis e os acessórios foram concebidos para poupar tempo e tornar a sua vida mais simples”

Erika Tsubaki, Designer da Ford – ver página 30

Page 4: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

4 Ford Vignale R E V I S T A

O TEMPO ESTÁ DO NOSSO LADOIdeias de poupança de tempo úteis para percorrer a Europa com menos complicações e mais estilo neste Verão.

FORD MONDEO VIGNALEBem-vindo a um mundo de luxo, habilidade artística requintada e serviços personalizados exclusivos que maximizam o seu tempo. Bem-vindo ao mundo Ford Vignale. 10

53

O ANO DOS ÍCONES INTEMPORAIS1964 foi o ano em que Martin Luther King, Andy Warhol e The Beatles se tornaram ícones mundiais. Foi também o ano em que o Ford Mustang se tornou num ícone instantâneo. Cinquenta anos depois, o Mustang atravessa finalmente o oceano para partilhar a sua personalidade magnética com um público totalmente novo.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE PONTA O Ford Edge - um luxuoso SUV de alta tecnologia que conta com uma incrível gama de funcionalidades avançadas - será lançado este ano na Europa.

24

42

TENDÊNCIAS URBANASLidar com a urbanização é um dos desafios das próximas décadas. Como viver uma vida agradável e saudável nas grandes cidades? Apresentamos-lhe cinco tendências globais inspiradoras que demonstram como já nos estamos a adaptar à vida urbana em evolução.

48

Page 5: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 5

CONTEÚDO

ENTREVISTA A BRAD PITTA estrela e produtor de cinema fala sobre o que significa ser marido e pai de seis filhos.

DESIGN DE TOPO PARA POUPAR TEMPOA designer da Ford, Erika Tsubaki, criou recentemente a Vignale Collection, uma linha de acessórios elegantes e engenhosos para complementar o carácter exclusivo do Ford Mondeo Vignale. Quais são as suas fontes de inspiração?

MUNDO FORDAs tendências de hoje, os temas de conversa de amanhã.

20

3007

CIDADE VIGNALEValência tem tudo: uma fantástica arquitectura, antiga e extremamente moderna, uma deliciosa gastronomia e praias convidativas. 36

Editora: Ford Europa www.ford-vignale.comProduzido por: Pelican CustomDelflandlaan 41062 EB AMSTERDÃOPaíses Baixos+31 20 7581000www.pelicancustom.comPelican Custom: Frank Kloppert, Jeannette Stavorinus, Raymond van Buuren, Elizabeth Zesjkova, Marieke de VriesChefes de redacção: Catherine Blee (Ford Europe),Hans VerstraatenDirector Gráfico: Jaap SinkeDirectores Gráficos Adjuntos: Mervyn Hall,Danny van den Ijssel (coordenação)Editores: Jens Holierhoek, Tom Collingridge, Alexander SchlangenRevisores: Diane Baumann,Peter McSean Imagens: Hollandse Hoogte, Getty ImagesiStockphoto LP, Turismo Valencia, Christian RolfesDirector de Marketing: Paul Laurey – Pelican MediaGestão da Produção: Daniëlle van Tol

Direitos de autorA Revista Ford Vignale é publicada pela Ford Europa. Se tiver sugestões, questões ou comentários, contacte a Pelican Custom através do endereço electrónico: [email protected]. Agradecemos o seu feedback.Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida e/ou publicada através de impressão, fotocópia, gravação áudio, publicação na Internet ou de qualquer outra forma sem a autorização prévia por escrito da Ford Europa e da Pelican Custom.

Page 6: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

6 Ford Vignale R E V I S T A

Page 7: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 7

Preparado para uma condução mais eficiente, suave e inteligente? A Ford está a trabalhar nisso mesmo.

A fibra de carbono é extremamente leve (até 50% mais leve do que o aço convencional) e extremamente resistente, sendo por isso o material ideal para a construção de automóveis. A Ford está a acelerar a investigação e desenvolvimento de carbono de elevado volume e baixo custo, para que todos os futuros modelos da Ford possam beneficiar da substituição do aço por este material leve: um veículo mais leve implica uma maior eficiência de combustível e melhor desempenho. E quem não o desejaria?

Adeus ao aço, chegou a fibra de carbono

3,0

FORDNOTÍCIAS DO MUNDO

No Salão Automóvel de Genebra desta Primavera, a Ford apresentou a sua gama Performance para a Europa. Um verdadeiro prazer, com a Ford a revelar o novo desportivo compacto de alta performance do Focus RS e o novo super automóvel extraordinário Ford GT. O Focus RS está equipado com um motor EcoBoost melhorado de quatro cilindros e 2,3 litros com uma potência espectacular de 320 CV. Este modelo designado "hot hatch" estreia-se numa inovação de Tracção às Quatro Rodas da Ford Performance,

proporcionando uma condução extremamente suave em todos os sentidos.

O novo super automóvel GT é nada mais e nada menos do que um sonho de qualquer criança crescida (rapazes e raparigas). A carroçaria coupé de duas portas com tracção traseira e montagem central do motor é alimentada por um motor EcoBoost V6 bi-turbo de 600 CV. Além disso, a utilização de carbono leve e as características aerodinâmicas inovadoras prometem deixar a concorrência do Ford GT a milhas de distância.

O NOVO SUPER AUTOMÓVEL FORD GT

O sonho de qualquer rapaz (e rapariga)

0-97 km/h

Segundos

Page 8: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

8 Ford Vignale R E V I S T A

Depois do segundo lugar obti-do em 2013, no ano passado, a Ford foi premiada com o título de marca mais verde do mundo.

Nas palavras da agência de rating de marcas Interbrand: “A sustentabilidade encontra-se totalmente integrada na estratégia de negócios geral da Ford. Continuar a investir em fontes de energia alternativas e tecnologias de poupança de combustível – e educar os consumidores para os seus benefícios – serão pontos essenciais para aumentar valor do negócio e da marca ao longo do tempo.”E confirma-se que é verdade: a Ford esforça-se para investir em produção

sustentável, ser sempre ecologicamente responsável, oferecer transparência no que diz respeito a operações de negócio e processos de fabrico, e para se manter altamente empenhada na redução do consumo de água e produção de resíduos.Mas deixemos que os factos falem por si:> Entre 2000 e 2013, a Ford reduziu

o consumo de água total a nível global em 61% – o equivalente a mais de 45 461 milhões de litros.

> Entre 2007 e 2013, a Ford reduziu a média de emissões de CO2 da sua frota de carros europeia em 18%.

> Os resíduos sólidos por veículo produzido foram reduzidos em 14% em 2013, em comparação com 2012.

Como a Ford conquistou o título de "Marca Mais Verde do Mundo"

Tal como muitos de nós, a Ford está entusiasmada com o potencial futuro de áreas como mobilidade, conectividade, veículos autónomos, experiência do cliente e "big data" (ou megadados). Por este motivo, anunciámos recentemente que serão efectuados 25 testes de mobilidade por todo o mundo este ano. Estes incluem, entre outros, "Condução em Cidade Por Encomenda", um estudo sobre partilha de carros mais inteligente e "Estacionamento Facilitado", uma aplicação para smartphone que ajuda os condutores

a encontrar um lugar de estacionamento com base nas preferências pessoais. Nas palavras do presidente da Ford, Mark Fields: “Os testes que efectuamos hoje conduzirão a um novo modelo de transporte e mobilidade nos próximos 10 anos e mais além.” Cada teste aborda uma ou mais das quatro mega tendências globais para a indústria automóvel: urbanização, rápido crescimento das classes médias, mudança nas atitudes do consumidor e preocupações sobre a qualidade do ar.

Carros que ouvem

Tornar a condução simples. Muito simples

Todos os modelos Ford lançados em 2015 contam com o Ford SYNC 2 com Comando de Voz e Ecrã Táctil – um sistema de ligação inteligente controlado por voz para utilizar o seu telefone, sistema de entretenimento, controlo da climatização e navegação. Basta dizer "Tenho fome", por exemplo, e o sistema de navegação indicar-lhe-á o caminho para os restaurantes mais próximos. É quase demasiado bom para ser verdade.Outras das novidades tecnológicas deste ano para o novo Mondeo e novo S-MAX incluem:> Sistema inteligente de Tracção às Quatro

Rodas Cada uma das quatro rodas monitoriza individual-

mente a superfície da estrada e a alteração das circunstâncias de modo a proporcionar a potência correcta para máxima aderência.

> Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões

Se forem detectados peões na estrada, o sistema aplica os travões automaticamente caso o condutor não responda aos avisos.

> Sistema Auxiliar de Estacionamento Activo com Assistência ao Estacionamento Perpendicular

Disponibilizado pela primeira vez no novo Ford Focus, este sistema inovador consegue conduzir o seu carro sem as mãos no volante, em marcha-atrás para espaços ao lado de outros carros ou em paralelo ao passeio.

> Direcção Adaptativa Ford Adapta o peso da direcção em função da velocida-

de do veículo.> Tecnologia de Câmara de Visão Dianteira de

Ecrã Dividido Quando a visibilidade em cruzamentos ou espaços

de estacionamento é limitada, este sistema de câmara de 180 graus instalado na dianteira do veículo activa-se para o auxiliar.

61% de redução do consumo de água a nível global

= 10 milhões de litros

Page 9: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 9

No fim de 2015, o Ford Driving Skills for Life – o premiado programa de formação de condução para jovens entre os 18 e os 24 anos de idade – será implementado em 30 países a nível mundial. Literalmente centenas de milhares de jovens tornar-se-ão condutores mais responsáveis através de cursos online e práticos. Colocámos cinco questões rápidas aos gestores do programa, James Graham e Kyle Green.

1. O que é exactamente o Ford Driving Skills for Life?

“O Ford Driving Skills for Life começou há 12 anos nos Estados Unidos como uma iniciativa da Fundação da Ford Motor Company ao ter conhecimento de que os acidentes de automóvel são a principal causa de morte entre jovens dos 18 aos 24 anos na Europa. Consiste em formação online e prática que ensina os jovens condutores a terem maior consciência dos potenciais perigos de estar ao volante.”

2. O que aprendem?“Trata-se de uma sessão de formação de condução avançada durante a qual os participantes aprendem todas as técnicas importantes de manuseamento do veículo que provavelmente não aprenderam durante as aulas de condução normais. Aprendem como recuperar o controlo do carro, a gerir a velocidade, a tomar decisões certas e a reconhecer perigos. Uma parte significativa do curso aborda as distracções de condução: utilização de smartphones, passageiros adicionais e condução dificultada – conduzir sob a influência de drogas ou álcool.”

Bélgica, França, Alemanha, Itália, Roménia, Rússia, Espanha e o Reino Unido. Agora outros sete países seguirão o exemplo em 2015.”

5. Imaginemos que sou um jovem condutor e que pretendo inscrever-me. Como funciona?

“O Ford Driving Skills for Life é um programa de formação gratuito. Para se inscrever basta aceder ao website Driving Skills for Life do seu país* e está a apenas a alguns cliques de distância de obter competências inestimáveis para a estrada."

* Ainda não disponível em Portugal

FORD DRIVING SKILLS FOR LIFE NO SEU PAÍSBélgica: www.drivingskillsforlife.be

França: www.drivingskillsforlife.fr

Alemanha: www.vorfahrt-fuer-deine-zukunft.de

Itália: www.drivingskillsforlife.it

Roménia: www.drivingskillsforlife.ro

Rússia: www.dsfl.ru

Espanha: www.conducetuvida.es

Reino Unido: www.forddsfl.co.uk

3. Em que consiste uma sessão de formação?

“Até ao final de 2015, 30 países a nível mundial serão inscritos no programa. Cada país tem problemas específicos em relação à segurança ao volante, pelo que as competências de condução ensinadas são adaptadas às necessidades do país em questão. No entanto, uma das mais populares técnicas de formação é o “Drunk Driving Suit”, que reproduz a experiência física de estar sob o efeito do álcool ao volante. No início as pessoas acham graça, mas após alguns minutos tomam consciência: como é possível que alguém conduza quando as suas capacidades se encontram tão debilitadas?”

4. Porque é que a Ford assume esta responsabilidade?

“Enquanto fabricante automóvel, sentimos que é nosso dever. Já prestámos formação a mais de meio milhão de pessoas a nível global através de programas online e práticos. E muitas mais pessoas serão afectadas pelo programa, uma vez que pais e amigos poderão beneficiar das competências melhoradas e dos conhecimentos do participante relativamente à condução responsável. No início do ano, 23 países estiveram envolvidos, incluindo a

FORD DRIVING SKILLS FOR LIFE

" Está a apenas alguns cliques de distância de obter competências inestimáveis para a estrada"

Page 10: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

10 Ford Vignale R E V I S T A

O Ford Vignale oferece-lhe essa aliança imediatamente perceptível que define o luxo moderno – materiais nobres trabalhados com habilidade artística requintada. Mas não se resume a apenas isto, o Ford Vignale também representa um estilo de vida, uma experiência superior. Uma experiência que lhe dá acesso a um mundo de serviços personalizados, exclusivos e, acima de tudo, que permitem poupar tempo.

Estas páginas revelam as características distintivas do Ford Vignale neste sentido, a primeira expressão do

conceito Ford Vignale a nível mundial: o Ford Mondeo Vignale.

Se a combinação da qualidade intemporal e dos serviços Ford Vignale que permitem maximizar o tempo lhe parecem a solução automóvel para melhorar o estilo de vida do perspicaz condutor moderno, teremos todo o prazer em recebê-lo no Vignale Lounge do seu Ford Store especializado. Aqui, o seu Gestor de Relações Vignale dedicado poderá apresentar-lhe todos os detalhes do Vignale e os vários serviços exclusivos que o acompanham.

AUTOMÓVEL SUPERIORSERVIÇO SUPERIOR

Page 11: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 11

FORD MONDEOVIGNALE

Gama Ford Mondeo Vignale: consumo de combustível combinado

de 4,2 a 7,6 l/100km, emissões de CO2 de 99 a 176 g/km.

Page 12: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

12 Ford Vignale R E V I S T A

Cores exclusivasO novo Ford Mondeo Vignale oferece uma opção de cores exclusivas Ford Vignale. Além do Vignale Nocciola, Vignale Silver e Vignale Black, poderá, por exemplo, encomendar o seu carro em Vignale White – um tom pérola tipo jóia inspirado nas tonalidades rosa metálicas usadas por vezes no design de móveis e de moda. Joel Piaskowski, Director Executivo de Design da Ford Europa, afirma: “Para conceber os melhores automóveis possíveis, tiramos partido da gama de influências mais vasta possível fora do mundo automóvel e por todo o globo.” A procura desta inspiração é levada a cabo pela equipa de evolução da Ford no seu estúdio de design em Colónia, na Alemanha. Acompanham de perto as tendências de estilo globais em arquitectura, moda e mobiliário.

Acabamento eleganteOs bancos em pele feitos à mão Ford Vignale exclusivos do Ford Mondeo Vignale possuem um acabamento elegante, com pespontos e em forma de diamante. Os pespontos hexagonais de tonalidades sobrepostas também são utilizados para decorar os apoios para os braços em pele sedosa. O design inspira-se em peças eclécticas de mobiliário, como sofás de gama alta que oferecem linhas contemporâneas elegantes. Erika Tsubaki, Supervisora de Design: “Os nossos clientes esperam que encontremos novas abordagens ao design que nos distingam de outras marcas.”

Toque finalNo mundo Ford Vignale, todos os detalhes contam. Esta atenção precisa ao detalhe reflecte-se no interior, mas também no exterior

superior do Ford Mondeo Vignale. Com acabamentos cromados, o automóvel irradia luxo. A dianteira completamente nova do Ford Mondeo Vignale possui uma grelha cromada elegante e o olhar atento ao detalhe também se revela no pára-choques dianteiro especialmente concebido com detalhes cromados e luzes de nevoeiro LED. Os apontamentos cromados encontram-se também nos manípulos das portas e nos retrovisores exteriores. Como pièce de résistance, o Ford Vignale Mondeo está equipado com jantes de liga leve exclusivas de 18 ou, em opção, 19 polegadas.

Detalhes do interiorNo interior, podemos encontrar o logótipo Vignale estilizado em vários sítios. Encontra-se no painel de instrumentos, obviamente, mas também como detalhe dos bancos em pele. As embaladei-ras com gravação em relevo e os tapetes luxuosos são outros elementos elegantes que lhe recordam que está a conduzir com estilo. Além disso, o volante, a consola central, a parte superior das portas e o painel de instrumentos estão envoltos em pele de alta qualidade. O Director de Design, Chris Bird, comenta: “Queríamos dar ao interior uma energia tranquila e de descontracção. Entrar no carro deve comparar-se a entrar num lounge muito luxuoso.”

Sinta-se em casaO Ford Mondeo Vignale está equipado com a mais recente tecnologia de ponta para ajudá-lo sempre que possível. Após a entrada sem chave e ignição sem chave, o Ford SYNC 2 com sistema de Comandos por Voz e Ecrã Táctil ajuda-o a

efectuar chamadas, ler mensagens de texto e navegar através de comandos por voz. Basta dizer "Tenho fome" e o sistema de navegação apresentar-lhe-á todos os restaurantes na proximidade, como um mordomo pessoal. Um interior silencioso proporcionado pelo avançado sistema de Cancelamento Activo de Ruído e vidros acústicos. Pode desfrutar de tudo isto sentado no banco aquecido extremamente confortável, ajustável em 10 diferentes posições e equipado com funções de memória.

ALFREDO VIGNALE – A LENDAVignale recebeu o nome do lendário construtor de carroçarias italiano, Alfredo Vignale. Nascido em 1913, Vignale começou a sua empresa em 1948. Tornou-se famoso pela elegância e habilidade artística dos seus designs. Quase todas as marcas italianas de automóveis tornaram-se suas clientes, incluindo a Fiat, Alfa Romeo, Ferrari, Maserati e Lancia. Em 1973 a sua empresa foi adquirida pela Ford, sendo a Ford a actual proprietária do nome da marca Vignale. Alfredo Vignale perdeu a vida num acidente de viação, ao volante de um Maserati.

Page 13: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 13

Page 14: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

14 Ford Vignale R E V I S T A

" Como um bem precioso, o tempo deve ser poupado para ser usado nas boas coisas da vida"

Page 15: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 15

O Ford Mondeo Vignale é muito mais do que um automóvel. É um estilo de vida. Dá-lhe acesso a inúmeros serviços personalizados, exclusivos e – importantíssimo na vida diária actual de elevadas octanas – que economizam tempo. Elegância suportada pela eficiência e estilo como parte integrante de um sentido mais profundo de serviço. Descubra como o Ford Vignale pode tornar a sua vida mais simples.

O tempo é crucial

Lavagem automóvel gratuitaDurante toda a vida útil do seu carro, desfrutará de lavagens do automóvel gratuitas – poupando-lhe tempo e garantindo que o seu fabuloso Ford Vignale se mantém tão brilhante como no dia que o adquiriu.

Recolha e entregaEfectuar a manutenção do seu automóvel nunca foi tão fácil. Nós recolhemo-lo, efectuamos todos os trabalhos necessários para voltar a colocá-lo no seu estado ideal original e entregamo-lo no final. O papel do proprietário é apenas desfrutar da diferença.

Serviço de Valet PremiumPode combinar a lavagem do seu carro com o Serviço de Valet Premium. É isso mesmo. Recolhemos, lavamos e limpamos o seu carro ao mais ínfimo detalhe e, em seguida, voltamos a entregá-lo em sua casa ou no escritório, deixando-o maravilhado ao ver a beleza pura do seu veículo imaculado como se fosse a primeira vez.

Vignale OneCallEm que podemos ajudá-lo? Um número de telefone único coloca-o em contacto imediato e permanente com um dos conselheiros Vignale OneCall, que podem organizar assistência em viagem, agendar uma visita ao Ford Store ou gerir as suas marcações de manutenção e resolver outros problemas ou questões que possam surgir.

Test Drive AlargadoO seu Gestor de Relações Vignale terá prazer em agendar-lhe um test drive alargado do Ford Mondeo Vignale, incluindo um teste para entrega no dia seguinte ou um teste de fim-de-semana, se assim o entender, dando-lhe a oportunidade de verificar ao seu ritmo cada aspecto da experiência Vignale superior.

Entrega em casaObviamente pode recolher o seu novo Ford Mondeo Vignale na Ford Store. Mas também entregaremos com prazer o seu novo carro em sua casa ou no escritório, como for mais conveniente para si. Consulte o seu Gestor de Relações Vignale para conhecer todas as possibilidades.

Adaptamos tudo à sua agendaConduzir um Ford Vignale envolve um serviço personalizado adaptado aos seus requisitos específicos, sendo uma parte essencial ter o seu Gestor de Relações Vignale dedicado. Alguém que conhece as suas necessidades e preferências, e que é o seu ponto de contacto exclusivo. O objectivo? Poupar-lhe tempo, porque sabemos que o seu tempo é precioso.

Para agendar online uma reunião com o seu Gestor de Relações Vignale, aceda a www.ford-vignale.com

Page 16: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

16 Ford Vignale R E V I S T A

Desfrute da experiência de design Ford Vignale onde quer que vá. A premiada Vignale Collection de acessórios especiais ampliam o luxo e a habilidade artística superior associadas à Vignale a todos os aspectos do dia-a-dia.

VIGNALE COLLECTION

Mala de viagem Vignale WeekenderO design da mala de viagem Vignale Weekender em couro de alta qualidade foi distinguido com um prestigiado prémio IF Design Award e não é difícil ver porquê. O perfil trapezoidal único reflecte uma combinação moderna de elegância italiana e atitude urbana. Os tubos e o revestimento interno artesanal assumem subtilmente os padrões dos bancos do automóvel. Medidas: 77cm x 34cm x 31cm / Preço: 850 €

Bolsa para cartões de crédito/de visita Ford VignaleMantenha os seus cartões de visita e de crédito juntos com estilo graças à bolsa Vignale, fabricada com o melhor couro. Medidas: 12 cm x 8 cm / Preço: 38 €

Carteira de mulher Ford VignaleO que é uma mala de mulher sem uma carteira a condizer? O design elegante e vincadamente feminino é fabricado à mão com o melhor couro de cor pérola rematado com contornos sublimes que reflectem a estética do design Ford. Medidas: 21 cm x 12 cm x 3 cm / Preço: 115 €

Bolsa para iPhone Ford VignaleFabricada em couro da mais alta qualidade, a bolsa para iPhone Ford Vignale protege o seu iPhone com o maior estilo. Medidas: 14 cm x 8 cm / Preço: 50 €

Carteira com mola para notas Ford VignaleEm metal com acabamento em prata, a carteira com mola para notas Ford Vignale oferece-lhe a solução sofisticada para organizar o seu dinheiro.Medidas: 6 cm x 2 cm / Preço: 39 €

Gravata de seda Ford VignaleNunca terá um dia normal no escritório se estiver a usar esta gravata italiana 100% seda feita à mão. Um detalhe final perfeito para um fato à medida. Largura: 7 cm / Preço: 69 €

Lenço de seda Ford VignaleO lenço Ford Vignale 100% seda é feito à mão em Itália. Incrivelmente elegante e sensualmente suave ao toque, é o tipo de qualidade subtil que lhe diz que não precisa de se esforçar. Tamanho: 45 cm x 160 cm / Preço: 69 €

Verniz Ford VignaleVerniz de unhas a condizer com a cor do seu automóvel: simplesmente fantástico! Quem aprecia as qualidades do Ford Vignale tem olho para o detalhe. As três cores intensas Ford Vignale foram concebidas como produtos genuínos de cuidado para as unhas que não contêm formaldeído para garantir uma película brilhante dura e resistente. Preço: 10 €

DESCUBRA O AUTOMÓVEL, DESCUBRA O ESTILO DE VIDAPara obter mais informações e encomendas, visite www.vignalecollection.com. Ou solicite junto do seu Gestor de Relações Vignale uma apresentação personalizada no Vignale Lounge.

Oris Aquis Depth GaugeAutomatic mechanical movement

Patented depth gauge function Unidirectional,

revolving top ring with ceramic inlay

Water resistant to 500 metres

www.oris.ch

real watches for real people

5341-AudiMagazine-215x280.indd 1 18-03-14 11:41

Page 17: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 17

Oris Aquis Depth GaugeAutomatic mechanical movement

Patented depth gauge function Unidirectional,

revolving top ring with ceramic inlay

Water resistant to 500 metres

www.oris.ch

real watches for real people

5341-AudiMagazine-215x280.indd 1 18-03-14 11:41

Page 18: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

18 Ford Vignale R E V I S T A

Concebido com um objectivo O design do Ford Vignale Lounge rege-se por uma consideração essencial: como melhorar a sua experiência e optimizar o tempo que passa connosco. Por isso, por exemplo, a tela não é uma barreira proibitiva colocada para excluir pessoas, mas um meio de proporcionar um nível de privacidade adequado. Da mesma forma, os apontamentos de luxo – como o sofá em pele feito à medida, a iluminação discreta, o café de boa

qualidade e a mesa táctil digital – confirmam que se trata de um ambiente em que cada detalhe da experiência é concebido para satisfazer os seus requisitos individuais. Isto dá-lhe liberdade para cumprir o objecto da sua visita: descobrir mais sobre o mundo Ford Vignale nas suas próprias condições e ao seu próprio ritmo.

Montar o palcoNo centro da experiência Ford Vignale Lounge

encontra-se o seu Gestor de Relações Vignale pessoal. Alguém que se dedica a adaptar os serviços disponíveis às suas necessidades individuais e circunstâncias. Isto aplica-se ao primeiro encontro no Ford Store e a cada aspecto de ser proprietário de um Ford Vignale, desde a encomenda aos serviços.

No Ford Vignale Lounge, o seu Gestor de Relações Vignale está disponível para lhe prestar

Permita-nos apresentar-lhe o Ford Vignale Lounge, um espaço dentro do Ford Store que reúne todos os elementos base da experiência Ford Vignale: luxo, atenção personalizada e a percepção de que o seu tempo é precioso.

TEMPO BEM PASSADO

Page 19: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 19

assistência, mas sempre nos seus próprios termos, dá-lhe todo o tempo e espaço de que necessita para explorar, mas está presente para ser útil e prestável quando necessário. Se o Ford Vignale Lounge é o palco e o cliente a estrela, então o Gestor de Relações Vignale é o actor secundário.

O toque Ford VignaleTambém fisicamente, o Ford Vignale Lounge inspirou-se na marca e em detalhes precisos que

reflectem subtilmente a temática Vignale. O detalhe da assinatura "V" no mobiliário, a utilização do design "lozenge", o tom de assinatura "nocciola", os candeeiros de design. Cada detalhe reflecte a habilidade artística característica do Ford Mondeo Vignale, reforçando a sensação de que chegou a um lugar onde, por uma vez na sua vida atarefada, o tempo não é um problema. Uma característica essencial do Ford Vignale

Lounge é a mesa touchscreen - uma mesa de café com um ecrã táctil LCD integrado. Proporciona uma experiência digital interactiva da mais recente tecnologia Ford, dos produtos e funcionalidades Ford Vignale, e da Vignale Collection de acessórios de luxo. Este é o meio ideal para experimentar à vontade as diferentes opções de têxteis, cores e especificações exclusivas que estão disponíveis, permitindo-lhe criar o seu próprio Ford Mondeo Vignale.

VIGNALE LOUNGES

Page 20: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

20 Ford Vignale R E V I S T A

Page 21: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 21

Estrela de cinema, sex symbol,

homem de famíliaO actor Brad Pitt foi considerado o homem mais sensual do mundo.

No entanto, na vida privada é muito diferente – um homem de família e pai muito dedicado de seis filhos.

Sente o passar dos anos?“Os joelhos estão acabados. As costas doem. Claro que sim." Como mudou a sua vida depois de ser pai? “Mudou tudo. Mudou sem dúvida a forma como escolho os filmes porque estou consciente de que os nossos filhos vão vê-los um dia. Agora tenho consciência da volatilidade do presente e de que me faltam fazer alguns filmes e quero participar em histórias onde posso fazer a diferença – não deixar marca no mundo, mas histórias que não sejam para um actor qualquer, onde eu tenha algo para dar. Se não, para quê fazê-lo? Também escolho coisas que eles vejam e possam ter significado para eles. Quero que tenham orgulho do pai quando crescerem e que entendam realmente a profissão que escolhi.”

A ENTREVISTA VIGNALE

Page 22: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

22 Ford Vignale R E V I S T A

Sobre ter seis crianças em casa“Sempre pensei que se um dia formasse uma família seria em grande. Queria que houvesse caos em casa. Há um barulho constante em casa, quer sejam risos, gritos, choro ou batidas. Adoro! Tenho as preocupações normais de um pai. Estão todos em segurança? Passo tempo suficiente com eles? São estas as questões que me tiram o sono.”

Sobre a decisão de Angelina de se submeter a uma cirurgia preventiva“Estou muito orgulhoso dela. Muito orgulhoso. O maior medo de um pai é manter a família viva, segura e unida e ela fez isto por nós. Fico sempre um pouco emocionado. É um enorme alívio saber que não é um cancro da mama que a vai afastar de nós – que não é por isso que vou ter de explicar aos meus filhos que não poderão voltar a ver a mãe, entende? Portanto, é muito importante. É tudo.”

Sobre o seu pai “O meu pai é um tipo que liga a queixar-se quando alguém lhe cobra demasiado dinheiro para trabalhar na sua casa. Chama-lhe o "imposto de celebridade". Pensam que ganha o mesmo que eu.” Sobre ser considerado um sex symbol “Quando vê uma pessoa, concentra-se apenas na aparência? É apenas uma primeira impressão. Há pessoas que não chamam a atenção

WEN

N/S

unsh

ine

Page 23: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 23

imediatamente à primeira vista, mas quando falamos com elas tornam-se a coisa mais bonita do mundo. Os maiores actores não são o que chamaria de bonitos sex symbols. Digo-lhe qual é a minha actriz favorita: Dianne Wiest. E não lhe chamaria um sex symbol. Para mim, Dianne Wiest é a mulher mais bonita no ecrã.” Sobre a fama “A fama faz-nos sentir permanentemente como uma rapariga a passar ao lado de um grupo de trolhas.”

Sobre o seu apoio a causas humanitárias “Queremos dizer que não aceitamos que uma criança morra a cada três segundos simplesmente porque não tem os medicamentos que nós temos. Queremos dizer que não estamos de acordo com o facto de o local de nascimento determinar o direito à vida. Queremos mostrar revolta.

Queremos fazer barulho. Queremos ser ousados.” Palavras de sabedoria “É preciso perder tudo para ganhar alguma coisa.” Sobre a paixão por motos “O capacete de moto é o meu anonimato. Com ele sou apenas mais um idiota na estrada.” Sobre o que os filhos pensam sobre terem pais que são estrelas de cinema“Não os impressiona.” Sobre envelhecer“É normal, pensarmos ‘OK, fizeste metade do caminho. Não sabes quanto tempo te resta. Assegura-te de que desfrutas destes anos mais do que nunca’.”

ACTOR, PRODUTOR, PAI

Brad Pitt (51) nasceu em Oklahoma. Depois de lutar para abrir caminho em Hollywood, teve a sua grande oportunidade num papel secundário em Thelma & Louise. Poucos anos depois chegou ao estrelato graças a Lendas de Paixão e Clube de Combate.

Os seus filmes mais conhecidos incluem Seven - 7 Pecados Mortais, Tróia, Ocean’s Eleven - Façam as Vossas Apostas, O Estranho Caso de Benjamin Button, Sacanas Sem Lei e Moneyball - Jogada de Risco. Surpreendentemente, ainda não ganhou nenhum Óscar como actor, embora tenha sido nomeado três vezes, para melhor actor secundário em 12 Macacos e melhor actor em O Estranho Caso de Benjamin Button e Moneyball - Jogada de Risco.

Conheceu a sua mulher, Angelina Jolie, durante as filmagens de Mr. e Mrs. Smith, uma comédia de acção em que interpretam o papel de assassinos contratados por agências concorrentes para se matarem um ao outro. O casal tem seis filhos, sendo três deles adoptados. A família é quase nómada mudando-se de um local para outro, de um cenário de filmagem para outro.

Este ano, Brad Pitt desempenha o papel principal em By the Sea, escrito, realizado e contracenado pela sua mulher.

" A fama faz-nos sentir permanentemente como uma rapariga a passar ao lado de um grupo de trolhas"

Blac

k Sh

eep

Pres

s

Page 24: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

24 Ford Vignale R E V I S T A

O ANO DOS ÍCONES INTEMPORAIS1964 foi o ano em que Martin Luther King, Andy Warhol e The Beatles se tornaram ícones mundiais. Também viu nascer uma marca desportiva chamada Nike, cujo "swoosh" iria gradualmente adquirir um estatuto icónico anos mais tarde. Ao contrário do Ford Mustang, que se tornou um ícone instantaneamente. Cinquenta anos mais tarde, o Ford Mustang atravessa finalmente o oceano para partilhar a sua personalidade magnética com um novo público.

O primeiro Ford Mustang de sempre, o protótipo Mustang, era de rara beleza.

Um dois lugares com montagem central do motor que, no Outono de 1962, se tornou capa de quase todas as revistas automóveis. O modelo de produção, revelado um ano e meio depois, tinha um aspecto diferente – mais potência, ainda mais estilo – embora a carroçaria fina e a dianteira longa tenham sobrevivido à transição. Dezenas de nomes foram considerados, desde Avanti a Colt e Stiletto a Cheetah. Mas nenhum funciona-va tão bem como o inicial Mustang. A inspiração original veio de um famoso avião de

combate da Segunda Guerra Mundial, o II P51 Mustang. O logótipo do cavalo a galope, concebido por Phil Clark, adequava-se na perfeição ao espírito de liberdade e optimismo em meados da década de 60.

O Ford Mustang tinha sido libertado e estava pronto para conquistar a América.

Sucesso imediatoCom o seu aspecto desportivo e preço acessível de 2368 $, o Ford Mustang atraía a nova geração do Baby Boom pós-guerra. Confiante no seu novo

carro, a Ford estimou para o primeiro ano a venda de 100 000 Mustangs, mas este número foi ultrapassado logo após os primeiros três meses. Um ano após o seu lançamento, um surpreenden-te número de 418 812 pony cars estava na estrada. Tornou-se evidente que o Director Executivo da Ford, Lee Iacocca, que idealizara o Mustang, e o seu Designer, Joe Oros, tinham criado algo especial. Os clientes podiam optar entre três modelos (base, de alta performance e de luxo) e três estilos de carroçaria (descapotável, capota rígida e coupé). O slogan publicitário era "O Mustang foi projecta-do para ser concebido por si."

Page 25: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 25

1964: ANO ICÓNICO

Além do nascimento do lendário Ford Mustang, 1964 foi um ano prolífero para ícones em diversas outras áreas. • O defensor dos direitos civis Martin

Luther King recebe o Prémio Nobel da Paz em 1964. O seu discurso "Eu tenho um sonho" no ano anterior confirmou-o como ícone eterno da luta pela igualdade racial através da não-violência.

• A empresa de roupa desportiva Blue Ribbon Sports é co-fundada pelo lendário treinador de atletismo Bill Bowerman em 1964. Blue Ribbon Sports? Talvez a conheça melhor pelo seu nome actual, Nike.

• Ao conquistar os EUA na sua famosa digressão de 1964, The Beatles tornam-se os derradeiros ícones da música pop.

• Com o lançamento do seu álbum de 1964 "The Times They Are a-Changin" Bob Dylan cimenta o seu estatuto de ícone da geração de protesto dos Anos 60.

A TIME e a Newsweek publicaram o novo Mustang nas respectivas capas. Quando o Mustang apareceu pela primeira vez no filme de James Bond, 007 Contra Goldfinger, a populari-dade do automóvel subiu em flecha. Depois de Goldfinger, o Mustang fez mais de 3000 aparições em filmes e na TV em todo o mundo. No entanto, a perseguição de automóvel de 10 minutos num cenário pelas ruas de São Francisco no clássico de culto de 1968 Bullit com Steve McQueen ao volante foi provavelmente a sua melhor represen-tação que definiu o Mustang como o derradeiro automóvel para cinema.

Cinco décadas, cinco geraçõesMas não foi apenas a aparência atraente que tornou o Mustang num ícone. Depois de se estrear como safety car para o Indianápolis 500 em 1964, ganhou a primeira corrida apenas um ano mais tarde. Seguiram-se muitas outras vitórias. Ao longo de cinco décadas de existência do Mustang, a Ford lançou cinco gerações do automóvel. A sexta, o novo Ford Mustang 2015, será a primeira a ser vendida na Europa.

ÍCONES INTEMPORAIS

Page 26: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

26 Ford Vignale R E V I S T A

DO OUTRO LADO DO OCEANOApós uma espera de 51 anos, chegou finalmente. O novo Ford Mustang está pronto para reescrever a história automóvel na Europa.

• Audrey Hepburn, protagonista do filme Minha Linda Senhora galardoado com vários Óscares, torna-se um ícone de classe e estilo, captado na perfeição pelo fotógrafo de estrelas Richard Avedon, ele próprio um ícone da fotografia.

• Em 1964, o ícone do jazz John Coltrane lança a sua obra-prima A Love Supreme. Cinquenta anos depois, é considerado um dos pontos altos culturais do século XX. E definitivamente "cool".

• Uma exibição de 1964 na galeria Upper East Side de Nova Iorque apresenta Andy Warhol ao grande público. Sendo actualmente também um ícone, Warhol criou pinturas de ícones populares como Marilyn Monroe e Elvis Presley, mas também transformou em ícones produtos do dia-a-dia, como a lata de sopa Campbell e a garrafa Coca-Cola.

• Ao derrotar Sonny Liston em 1964 ainda sob o nome Cassius Clay, o homem que mais tarde viria a mudar de nome para Muhammad Ali torna-se campeão mundial de pesos pesados e talvez no maior ícone do desporto de sempre. Durante a pesagem antes da luta, Clay declarou que "voaria como uma borboleta e picaria como uma abelha”.

1964: ANO ICÓNICO

Page 27: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 27

Tal como os seus precedentes icónicos, os novos modelos Ford Mustang fastback e convertible

partilham os principais elementos de design clássicos: o design elegante, o longo capô esculpido e a traseira curta. O habitáculo do Mustang, inspirado na aviação, conta com indicadores de leitura fácil – o velocímetro apresenta inclusive a sua "velocidade no solo" – e interruptores selectores. Doyle Letson, Responsável pelo Design Interior do Ford Mustang, afirma: “Queríamos criar a sensação de entrar num cockpit de um avião pronto a descolar.”

EcoBoostPode escolher entre dois motores: um V8 de 5,0 litros com 421 cv e 530 Nm de binário e um EcoBoost turbo de 2,3 litros, que fornece oferece 317 cv e 432 Nm de binário. Dave Pericak, Engenheiro Chefe do Ford Mustang, afirma: “Este motor EcoBoost oferece o que o condutor de um Ford Mustang espera – com uma curva de binário plana e ampla que responde fielmente para uma passagem fácil ou para descer uma estrada sinuosa em velocidade."

Modos de Condução SeleccionáveisO Ford Mustang conta com novos sistemas de suspensão dianteira e traseira. Uma nova subestrutura perimétrica na dianteira ajuda a reforçar a estrutura. Em simultâneo, a massa foi reduzida. Isto proporciona uma melhor base para um controlo do volante mais previsível. Por outras palavras, a manobrabilidade, a direcção e a condução são de classe mundial. O condutor pode modificar as definições do automóvel ao accionar os interruptores selectores.

FACTOS DE UM PONY

• O Ford Mustang tem 7,8 milhões de seguidores no Facebook – mais do que qualquer outro carro do mundo.

• Até à data, foram vendidos 9,3 milhões Ford Mustangs a nível mundial.

• 37% dos europeus referiram o Ford Mustang como o automóvel clássico que mais gostariam de ter.

• Em 1999, o Serviço de Correio dos EUA comemorou o 35º aniversário do Ford Mustang com um selo próprio que ilustra um Ford Mustang convertible de 1964.

• O Ford Mustang era o carro de Farrah Fawcett na série de sucesso dos anos 70 Os Anjos de Charlie.

• A primeira produção do Ford Mustang foi apresentada ao mundo em 1964 no telhado do Empire State Building de Nova Iorque. No ano passado, o novo Ford Mustang repetiu essa entrada triunfal.

9,3milhões deMustangs vendidos

Gama Ford Mustang: consumo de combustível combinado de 8,0 a 13,6 l/100km, emissões de CO2 de 179 a 306 g/km.

Page 28: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

28 Ford Vignale R E V I S T A

Page 29: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 29

É possível ajustar as definições de peso da direcção, resposta do motor, transmissão e controlo electrónico da estabilidade.

Ford SYNC 2 com Comando de Voz e Ecrã TáctilA infinidade de tecnologias inovadoras a bordo inclui o sofisticado sistema de informação e entretenimento da Ford, o Ford SYNC 2 com

Comando de Voz e Ecrã Táctil. Este dispõe de um ecrã táctil a cores de 8" de alta resolução e comando de voz avançado para um acesso mais fácil a áudio, navegação, controlo da climatização e telemóveis compatíveis.

Em breve junto de siO novo Ford Mustang vai conquistar a Europa este ano. Dave Pericak: “Desde o primeiro dia,

sabíamos que se íamos construir um novo Ford Mustang, tínhamos de o fazer bem. Desde o início, construímos um novo Ford Mustang que é rápido, atraente, refinado e eficiente, sem perder o aspecto apelativo natural que pessoas de todo o mundo associam ao Ford Mustang há décadas.”

Page 30: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

30 Ford Vignale R E V I S T A

" Tal como o carro, esta mala torna a vida mais fácil."A Designer da Ford, Erika Tsubaki, criou recentemente a Vignale Collection, uma linha de acessórios elegantes e engenhosos que condizem na perfeição com o carácter exclusivo do Ford Mondeo Vignale. A mala de viagem, que faz parte da colecção, já ganhou um dos prémios de design mais cobiçados do mundo.

O seu apelido indica que tem raízes asiáticas. “Nasci em Estugarda, mas os meus pais são do Japão. Cresceram perto de Tóquio. Em japonês, "tsubaki" significa camélia, o arbusto que floresce no Inverno.”

Interessou-se pelo design desde pequena?“Quando era pequena estava sempre a desenhar. Não é estranho, uma vez que o meu pai era arquitecto e a minha mãe gostava de pintar. Os meus pais educaram-me num ambiente bastante estimulante.

Tivemos a oportunidade de conhecer outros países, visitar museus e frequentar todo o tipo de aulas e cursos de arte. Por exemplo, a minha mãe tocava viola e deixou-me ter aulas de viola também.”

Continua a tocar? “Sim, toco na Orquestra Sinfónica da Ford. Actuamos duas vezes por ano na Filarmónica de Colónia e ensaiamos todas as semanas.”

Page 31: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 31

DESIGN VIGNALE

Page 32: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

32 Ford Vignale R E V I S T A

" Gosto de linhas fluidas simples com formas fáceis de entender"

Page 33: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 33

Por que motivo decidiu ir para a universidade no Japão depois de terminar o secundário na Alemanha? “Cresci a falar ambos os idiomas e era uma boa forma de aprofundar o meu conhecimento da cultura e da língua dos meus pais. Inicialmente pretendia ficar no Japão apenas durante um ano, mas acabei por licenciar-me na Universidade de Tsukuba, nos arredores de Tóquio. É uma das poucas universidades no Japão que tem uma faculdade de arte e design e tirei o curso de design industrial lá.”

Como começou a desenhar carros? “Alguns antigos colegas de faculdade que trabalhavam para diferentes fabricantes de automóveis japoneses fizeram apresentações fascinantes que me mostraram as infinitas possibilidades de trabalhar como designer de automóveis. Convenceram-me. Ou era isso que pensava. Há pouco tempo, a minha mãe deu-me alguns antigos brinquedos Dinky. Afinal costumava brincar bastante com eles quando era pequena – já na altura era fascinada por carros.”

Admira o trabalho criativo de alguém em particular? "Gosto do humor no trabalho de um designer como Philippe Starck. Mas Tadao Ando, um dos arquitectos mais proeminentes do Japão, também

me fascina. Cria edifícios totalmente orgânicos e utiliza muito cimento, água e bamboo. Ou o escultor inglês Henry Moore: as suas estátuas maciças parecem tão transparentes.”

E qual é o design de assinatura de Erika Tsubaki?“E.T! Estou a brincar. Gosto de linhas fluidas simples, com formas fáceis de entender que revelem imediatamente a função.”

Como incorpora os valores essenciais do Ford Mondeo Vignale na Vignale Collection? “Os produtos da colecção têm um toque de excelência – tal como o carro – mas continuam a ser acessíveis. Não são apenas acessórios bonitos, mas elementos de base importantes no mundo do Ford Mondeo Vignale. O carro torna a viagem confortável, ágil e praticamente sem esforço. A colecção combina na perfeição com isto. Em termos de funcionalidade, sensação e conforto, todos os acessórios foram concebidos para poupar tempo e tornar a vida mais simples – não só antes de partir em viagem, mas também durante a viagem e no regresso a casa.”

Refira alguns acessórios da Vignale Collection.“Por exemplo, criamos uma mala de mão, uma

mala de viagem, uma carteira e uma capa de protecção para telemóvel. Mas também existe um lenço de seda, uma gravata, um tabuleiro e chávenas de café. Cada peça é sofisticada, elegante e fabricada com materiais de alta qualidade.”

Recebeu o prémio IF Design Award no ano passado pela mala de viagem Vignale Weekender, a mala de viagem da colecção. Foi uma grande surpresa?“Sim, para mim e para a Ford! É a primeira vez que a Ford ganha este prémio prestigiado para um produto de estilo de vida, não para o design de um automóvel ou de uma aplicação técnica para automóveis. O prémio é uma recompensa para todos os artesãos que trabalharam a mala com tanto orgulho e esforço. Afinal, é tudo feito à mão.”

Que características físicas do Ford Mondeo Vignale podemos encontrar na mala de viagem Vignale Weekender? “A lateral do saco tem uma forma trapezoidal, um elemento chave no design. Se olharmos de perto, podemos reconhecer a grelha do automóvel. A combinação de cores claras e quentes baseia-se no interior do automóvel. As coberturas dos bancos em couro possuem rebordos escuros, tal como o saco. As costuras em forma de diamante

Page 34: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

34 Ford Vignale R E V I S T A

PHILIPPE STARCK O designer francês,

Philippe Starck, cujos

designs para Alessi se

tornaram famosos: “Gosto

do humor no seu trabalho.”

TADAO ANDOO proeminente arquitecto

japonês, Tadao Ando:

“Cria edifícios totalmente

orgânicos, usando muito

cimento, água e bamboo.”

HENRY MOOREO escultor inglês, Henry

Moore: “As suas estátuas

sólidas têm um aspecto

tão transparente.”

Inspirada por

Page 35: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 35

dos bancos reflecte-se no interior do saco, dando a impressão de estar a desembrulhar um presente a partir de dentro. Para a alça do ombro usámos as mesmas tiras dos cintos de segurança do automóvel.”

É artista musical. Acha que "ouviu atentamente" o Ford Mondeo Vignale? “O som suave e agradável ao fechar o capô deu-me a ideia de usar ímanes para fechar os bolsos laterais. Fazem o mesmo tipo de som quando se juntam, e consegui inseri-los no couro de forma a ocultá-los. Não queria que aparecesse um metal brilhante e frio no exterior da mala – que seria um grande contraste com a sensação

de calor que emana do couro exclusivo. A escolha de fechos de íman acabou por aumentar extraordinariamente a funcionalidade. É tão fácil abrir e fechar os bolsos laterais – sem se atrapalhar com fechos de correr ou fivelas. Graças ao formato dos bolsos laterais, o início e o final do fecho – as partes mas feias de uma mala – ficam escondidos.”

O design constituiu um desafio para os artesãos?“Tinham curiosidade em saber se funcionaria. O saco é composto por elementos de couro relativamente grandes, o que os torna mais difíceis de modelar. Queria cortar o material o mínimo.

Na minha opinião, cria-se um toque de excelência ao usar material de alta qualidade e deixando que o seu valor fale por si, alterando-o o mínimo possível. Desta forma cria-se um efeito puro e consistente.”

Usa pessoalmente a mala?“Todos os dias e sem preocupações. Tanto com chuva como neve – vai onde quer que eu vá. A mala de viagem Vignale Weekender é muito resistente e o couro é fácil de cuidar.”

Page 36: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

36 Ford Vignale R E V I S T A

Cidade de surpresasCidade VignaleProcura arquitectura deslumbrante, gastronomia imbatível, cultura local vibrante, praias fantásticas e compras a sério? Valência tem tudo isto, com um pequeno bónus, é sede de uma das fábricas de produção mais impressionantes da Ford. Bem-vindo à casa do Ford Vignale.

Page 37: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 37

PESQUISA DE CIDADE

Valência é uma das cidades mais antigas de Espanha e uma forma divertida de a

explorar consiste em seguir os seus destaques arquitectónicos e culturais ao longo dos séculos. Na Ciutat Vella (centro histórico) todos os locais se encontram a uma distância a pé, incluindo a Plaza de la Virgen, local de estabelecimento original dos romanos em 138 AC, a enorme catedral medieval e o Mercado da Seda do século XV, um dos melhores exemplos da arquitecta civil gótica e considerado Património da Humanidade. Do outro lado da rua do Mercado da Seda encontra-se o Mercado Central, o maior mercado de produtos frescos da Europa onde os

valencianos continuam a comprar os seus produtos hoje em dia. As bancas aparentemente intermináveis com pilhas de produtos sazonais são apenas metade da experiência. O edifício em si é um fabuloso exemplo da versão espanhola da Arte Nova dos anos 20. Acima de si, vitrais e mosaicos adornam a cúpula. E não perca também o sumo de laranja acabado de espremer do bar revestido por azulejos à saída do mercado.

Arquitectura deslumbranteA partir do centro histórico, pode cortar caminho para o Jardim do Túria. Esta margem do rio Túria, desviado após uma inundação nos anos 50, tem agora um parque de 9 km onde os locais

podem passar o tempo, seja a caminhar, correr, usar skate, bicicleta ou apenas passear entre as árvores, esculturas e elementos de água. Não é má ideia juntar-se a eles e alugar uma bicicleta que poderá usar mais tarde para descer até à praia para um mergulho e uma sesta ao final da tarde.

Depois de percorrer este agradável parque para todas as estações, depara-se com a ultramoderna Cidade das Artes e das Ciências – um fantástico museu de ciências interactivo, cinema IMAX, planetário, ópera e o maior aquário da Europa, tudo apresentado num fenómeno arquitectónico visualmente deslumbrante.

Page 38: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

38 Ford Vignale R E V I S T A

Page 39: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 39

Alojamento

Como pode imaginar, Valência tem alojamentos para todos os orçamentos. Aqui ficam alguns dos alojamentos mais galardoados nas várias categorias.

Luxo O Hotel Balneario Las Arenas é um hotel resort de luxo em frente à praia. Em Julho e Agosto, o pacote Luxury Candle Massage inclui 90 minutos de spa e 80 minutos de massagem, tudo por 499 € por quarto, por noite. www.hotelvalencialasarenas.com

Boutique O magnífico Caro Hotel combina elementos arquitectónicos das muralhas árabes da cidade com motivos de design contemporâneos e possui uma localização ideal no centro da cidade, a um passo dos principais monumentos. www.carohotel.com (website em espanhol)

Económico Existem centenas de locais económicos, mas entre os melhores encontra-se o Casual Hostel www.casualhotelvalencia.com, um hotel familiar numa área residencial tranquila a 15 minutos do centro, e o Valencia Mindfulness Retreat, uma pensão empenhada em garantir qualidade em todos os sentidos. www.valenciamindfulnessretreat.org.

Um dia de prazeres Valência oferece experiências culinárias locais a qualquer hora do dia. Comece o dia com um Café Bombon, um café forte com leite condensado no fundo originário de Valência, numa das mesas da charmosa Plaza de la Virgen.

Provar paella é obrigatório e muitos dizem que a mais autêntica se encontra na Casa Roberto

no n.º 19 da Maestro Gozalbo, onde um almoço para dois é bastante acessível. www.casaroberto.es (website em espanhol)

Para algo doce à tarde, experimente a clássica combinação local de horchata (uma bebida fria cremosa bastante doce) e fartons (bolos em forma de dedo polvilhados com açúcar).

À noite, que obviamente começa tarde em Espanha, o bairro de La Tassa oferece diversos bons restaurantes de tapas. E se lhe apetecer uma bebida estimulante, nada melhor que um Agua de Valencia (cava, aguardente, açúcar e sumo de laranja) num bar da Plaza del Negrito.

Page 40: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

40 Ford Vignale R E V I S T A

Page 41: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 41

A apenas 20 minutos de carro do centro histórico de Valência encontra-se uma das principais fábricas da Ford, não só para a Europa, mas a nível global. A fábrica da Ford de Valência emprega 8000 pessoas, gera a outros 26 000 postos de trabalho locais indirectos e é considerada responsável por mais de 8% da produção económica de Valência. Mais de 11 milhões de carros Ford foram aqui produzidos.

Em 1973, a Ford comprou um pomar nos arredores de Valência e precisamente 1000 dias depois, quando o primeiro Fiesta saiu da linha de produção, tornou-se no primeiro fabricante americano de automóveis em Espanha. A procura local foi tão grande que em seis meses o tempo de espera para um Fiesta em Espanha excedia um ano.

Em 2015, a Ford investiu uns consideráveis 2,3 mil milhões de euros para aumentar a produção da fábrica em 40%. Isto inclui uma variedade de

inovações que a transformaram numa das fábricas de automóveis mais avançadas, flexíveis, produtivas e ecológicas do mundo.

Também foi criado um novo Centro Ford Vignale onde são cumpridos níveis de qualidade ainda mais exigentes. Cada Ford Mondeo Vignale passa por um processo de verificação adicional, em que especialistas formados avaliam critérios como o acabamento da pintura e o alinhamento de painéis assistidos pela tecnologia de câmaras e laser mais recente.

Ao longo das décadas, o Escort, Orion, Ka, Focus e C-MAX foram produzidos na fábrica de Valência. Actualmente, o Mondeo, Kuga e Transit Connect – e, sim, o Ford Mondeo Vignale — são aqui produzidos. E com a enorme expansão de operações recente em Valência, podemos assumir com segurança que a lista continuará a crescer nas próximas décadas.

FÁBRICA DA FORD EM VALÊNCIA PASSADO RICO, FUTURO BRILHANTE

Cultura para todos os gostos

Um dos muito excelentes museus de Valência - e um dos nossos favoritos - o IVAM (Instituto de Arte Moderna de Valência - www.ivam.es), não é apenas uma grande galeria de arte, pois conta com um restaurante de uma estrela Michelin, La Sucursal, um dos mais requintados da cidade. www.restaurantelasucursal.com

Feria de Julio Este enorme festival decorre no fim de Julho em espaços de toda a cidade. Os destaques incluem a Batalha de Flores no último Domingo, bem como as touradas, fogos-de-artifício e zarzuelas. www.visitvalencia.com/en/whats-on-offer-valencia/festivities/july-fair

Page 42: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

42 Ford Vignale R E V I S T A

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PONTA Nos próximos cinco anos, a Ford lançará 25 novos modelos na Europa. Um deles será o novo Ford Edge, um SUV luxuoso de alta tecnologia para complementar o Ford Kuga e o novo Ford EcoSport. O novo Ford Edge, em particular, beneficia de uma variedade inacreditável de funções avançadas.

Page 43: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 43

LINHA SUV DA FORD

Direcção AdaptativaNuma cidade movimentada é recomendável um carro com uma direcção leve e ágil, certo? Mas na auto-estrada este tipo de resposta pode deixá-lo um pouco nervoso. Para juntar o melhor dos dois mundos, a Ford introduz a Direcção Adaptativa,

que se estreia no novo Ford Edge. Esta tecnologia de próxima geração reduz a dureza de direcção a baixas velocidades em 30-40% e pode reduzir as distâncias de travagem em até 10%. E com um bónus prático, ajuda-o a entrar ou sair de um lugar de estacionamento com maior facilidade. Av

iso: E

sta im

agem

não

apr

esen

ta a

espe

cific

ação

EU

fina

l.

Page 44: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

44 Ford Vignale R E V I S T A

Estacionar sem problemasO novo Ford Edge está equipado com o Sistema de Informação de Detecção do Ângulo Morto (BLIS) que o ajuda a detectar veículos no seu ângulo morto ao sair em marcha-atrás de um lugar de estaciona-mento (ou ao mudar de via). O BLIS usa o Alerta de Trânsito Cruzado para ajudá-lo a detectar veículos que se aproximam ao fazer marcha-atrás. A Câmara de Visão Dianteira de Ecrã Dividido de 180 graus do novo Ford Edge ajuda-o a sair de um espaço de estacionamento com vista limitada de trânsito a passar e em cruzamentos.

Apertem os cintosOs passageiros dos bancos traseiros (frequente-mente crianças) devem evidentemente beneficiar da máxima protecção possível. A Ford encontrou uma forma inovadora para lidar com a

vulnerabilidade destes para lesões na cabeça, pescoço e peito: o cinto de segurança traseiro insuflável. Na utilização diária, funciona como um cinto de segurança normal, mas em situações de emergência enche-se de ar diagonalmente ao corpo do passageiro, o que ajuda a aumentar a distribuição das forças de impacto no tronco do passageiro em até cinco vezes. Esta distribuição de pressão por uma área mais ampla diminui a probabilidade de lesões graves.

Assistência à segurança em todos os momentosConduzir o novo Ford Edge significa ter olhos extra na estrada, uma vez que diversas tecnologias de assistência à condução automatizada ajudam a maximizar a segurança na estrada. O pioneiro sistema de Travagem Activa em Cidade ajuda a

evitar colisões a baixa velocidade e a reduzir a força de impacto a velocidades superiores. Os sensores na dianteira do automóvel examinam continua-mente a estrada à frente. Se for detectado um obstáculo, o sistema de travagem é pré-carregado para maximizar a resposta do condutor. Se o condutor não responder, o automóvel aplica automaticamente os travões. A Assistência à Manutenção de Faixa activa-se quando o veículo começa a sair da faixa – neste ponto o volante vibra para avisar o condutor. Se o condutor não responder, a Assistência à Manutenção de Faixa redirecciona o veículo para o centro da faixa. O Controlo Adaptativo da Velocidade de Cruzeiro com Alerta Frontal utiliza um radar para detectar a velocidade e o movimento de automóveis à frente do veículo, abrandando ou acelerando automatica-mente de acordo com as condições na estrada.

Page 45: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 45

Prática função mãos livres Quando regressa ao automóvel carregado com bagagens ou compras, o Sistema de Mãos Livres de Abertura da Bagageira é uma preciosa ajuda. Basta um movimento suave do pé sob o pára-choques traseiro para desbloquear o trinco (depois de ter reconhecido a sua chave no bolso ou na mala) e a bagageira abre-se automatica-mente. Independentemente de pretender ligar a alguém, ouvir a leitura de uma mensagem em voz alta, operar o seu sistema áudio ou dar instruções ao sistema de navegação, precisa apenas de dizer a palavra e o revolucionário Ecrã Táctil Ford SYNC 2 com tecnologia de comando de voz faz o resto.

Chave inteligenteA Ford está um passo à frente no que diz respeito

a encorajar a condução responsável, através da iniciativa Ford Driving Skills for Life (ver página 9) e da sua tecnologia. A Ford MyKey permite aos pais programar a chave do carro para um modo de condução limitado. Os pais podem definir a utilização de cintos de segurança, o limite de velocidade máximo e o volume de áudio de modo a promover os bons hábitos. Assim, mesmo que não esteja a conduzir os seus filhos, pode estar sempre de olho neles.

O som do silêncioTrês microfones altamente sensíveis montados no habitáculo do Ford Edge detectam e medem o ruído do motor. Estes enviam sinais contínuos para o controlo de Cancelamento Activo de Ruído, que direcciona ondas de som opostas através do sistema de áudio.

Aviso

: Esta

imag

em n

ão a

pres

enta

a es

peci

ficaç

ão E

U fi

nal.

Page 46: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

46 Ford Vignale R E V I S T A

Page 47: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 47

EdgeO novo Edge estará disponível na Europa com duas versões do motor a diesel TDCi de 2,0 litros: uma versão de 180 CV e outra de 210 CV. A versão de 180 CV está equipada com uma transmissão manual de seis velocidades e fornece 400 Nm de binário. O Ford Edge de 210 CV tem uma transmissão automática PowerShift de seis velocidades e mudanças de velocidades com patilhas no volante e fornece um binário de 450 Nm.

EcoSportO Ford EcoSport é um SUV famoso pelo seu formato compacto, eficiência de combustível e agilidade. Em simultâneo, este oferece uma combinação única de espaço, design moderno e tecnologia inteligente. Existem vários motores disponíveis, começando pelo motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litro e 125 CV - o vencedor de Motor Internacional do Ano por múltiplas vezes.

Gama EcoSport: consumo de combustível

combinado de 4,4 a 6,3 l/100km, emissões

de CO2 de 115 a 149 g/km.

KugaO Ford Kuga é um SUV de tamanho médio que introduziu a Bagageira Mãos Livres na Europa e que foi o primeiro carro a estar equipado com o sistema Inteligente de Tracção às Quatro Rodas e Controlo em Curva. Simultaneamente, a melhor manobrabilidade na sua classe é assegurada pelo Controlo Vectorial de Binário melhorado. As opções de motor incluem o EcoBoost a gasolina de 1,6 litros disponível com dois níveis de potência e duas variantes do motor TDCi a diesel de 2,0 litros.

Gama Ford Kuga: consumo de combustível

combinado de 4,6 a 7,4 l/100km, emissões

de CO2 de 120 a 171 g/km.

BEM-VINDO À FAMÍLIA

Com o lançamento do novo Ford Edge, a linha de SUVs da Ford expande-se na Europa. Os Edge, Kuga e EcoSport têm as suas próprias qualidades específicas.

Quando a onda original e a onda oposta colidem, a onda original é silenciada.

Não perca um sinalO novo Ford Edge conta com tecnologia de Reconhecimento de Sinais de Trânsito. A câmara montada atrás do retrovisor interior monitoriza os sinais de trânsito à frente e apresenta-os num

ecrã a cores. Se exceder o limite de velocidade, o painel pode até apresentar uma intermitência.

Potência distribuídaO novo Ford Edge está equipado com sistema Inteligente de Tracção às Quatro Rodas com Controlo Vectorial de Binário e Controlo em Curva. O sistema divide o binário produzido pelo

grupo motopropulsor entre os eixos dianteiro e traseiro. A distribuição exacta depende do trajecto de direcção reconhecido pelo sistema. Se "sentir" que o carro está prestes a efectuar uma subviragem numa curva, as rodas traseiras recebem automaticamente mais binário para orientar o automóvel para uma atitude mais neutra ao efectuar curvas.

Aviso

: Esta

imag

em n

ão a

pres

enta

a es

peci

ficaç

ão E

U fi

nal.

Page 48: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

48 Ford Vignale R E V I S T A

A CIDADE NUNCA DORMEO crescimento urbano é um dos desafios das próximas décadas. Como manter uma vida agradável e saudável nas cidades populosas? Aqui ficam cinco tendências globais inspiradoras que demonstram como já nos estamos a adaptar à vida urbana em evolução.

Page 49: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 49

A economia de partilha mantém-se O nosso automóvel, o nosso lugar de estacionamento, a nossa casa ou mesmo os nossos utensílios de cozinha. Gostamos de partilhá-los. Simplesmente porque é mais económico e por vezes mais conveniente. Mais importante ainda: funciona nos dois sentidos. Quando a sua casa está vazia porque está a desfrutar de umas férias, o Airbnb ajuda-o a encontrar um residente temporário para ajudar

a pagar a sua renda. Em média, 425 000 pessoas em todo mundo usam este sistema.Enquanto a popularidade do Airbnb pode, a longo prazo, resultar em menos hotéis no centro da cidade, uma solução que já está em prática actualmente é a partilha do lugar de estacionamento. O Mobypark, por exemplo, coloca em contacto - através da sua aplicação – com pessoas que procuram um lugar de estacionamento e indivíduos e empresas dispõem de lugares livres.

A partilha de veículos é uma forma bastante útil de diminuir o número de automóveis no centro da cidade. Como parte integrante da filosofia de Mobilidade Inteligente, a Ford lançou o seu próprio programa na Alemanha. O Ford Carsharing é o primeiro programa de partilha de veículos a nível nacional apoiado por um fabricante que inclui concessionários. De momento, existem já 39 concessionários participantes em 55 cidades com mais de 100 locais.

TENDÊNCIAS URBANAS

Page 50: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

50 Ford Vignale R E V I S T A

De bicicletaA administração local também gosta de partilhar coisas connosco: bicicletas. Os programas de partilha de bicicletas – normalmente patrocinados por grandes empresas – já existem em mais de 165 cidades em todo o mundo. Lançados em cidades líderes como Nova Iorque (2013), Londres (2010), Paris (2007), Barcelona (2007) e Berlim (2003 e 2009), provaram ser um grande sucesso. A ideia teve origem em Amsterdão já em 1969, quando uma frota de bicicletas foi pintada de branco e distribuída pela cidade. Mas o uso da bicicleta não avançará se não houver faixas seguras para circularem. Nova Iorque está a construir uma ciclovia alargada à volta dos limites de Manhattan. Várias ruas da movimentada ilha já têm faixas separadas para ciclistas. Andar de bicicleta pode ser a melhor solução para evitar o congestionamento das ruas na cidade e uma ajuda importante para reduzir a poluição do ar. A Ford expandiu recentemente o seu plano global de Mobilidade Inteligente Ford com um novo teste para estudar como as bicicletas eléctricas podem funcionar perfeitamente em conjunto com automóveis e transportes públicos para garantir trajectos diários mais fáceis e rápidos para o emprego e para ajudar as empresas a operar em centros urbanos.

Manter a dimensão localEmbora a produção de carne – a pecuária representa 18% de todas as emissões de gases de estufa – seja mais prejudicial para o clima que o seu transporte, a produção local de alimentos – da quinta para o garfo – é cada vez mais popular, ajudada por diversos escândalos alimentares. Em todo o mundo, as iniciativas de quintas urbanas estão a multiplicar-se. Em Chicago, no antigo distrito de embalamento de carne, a The Plant está em funcionamento desde 2010. Esta quinta urbana vertical produz cogumelos, tem uma incubadora de peixes e produz a sua própria cerveja – tudo num sistema ecológico auto-sustentável.O Urban Physic Garden (2011) em Londres é um jardim comunitário gerido por voluntários que dispõe de sementes e plantas medicinais exóticas. Do outro lado do mundo, em Osaka, Japão, foi construída uma quinta urbana no telhado de uma movimentada estação de comboios. Esta "quinta no céu" educa os visitantes sobre agricultura orgânica e cultivo de flores, plantas e vegetais.

Seja o seu próprio fabricanteA impressão 3D tem sido utilizada desde os anos 80. O verdadeiro avanço será quando a impressão 3D se tornar disponível para utilização em casa a baixo preço. Em vez de encomendar um produto numa loja online e aguardar o envio, bastará imprimir o produto. Isto implicará uma grande redução no número de fornecedores a entrar nos centros de cidades para entregar consumíveis. As suas calças novas ou moda de alta-costura serão fabricadas em casa. A impressão 3D torna-se quase inacreditável quando aplicada à medicina. A investigação está a debruçar-se sobre a impressão de nano-medicina, fármacos e mesmo a impressão de órgãos, veias e artérias para utilização em cirurgias.

Page 51: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 51

Uma casa em 24 horasRoma não se construiu num dia. Mas poderia ter sido construída se a empresa de construção holandesa Heijmans existisse nessa altura. O seu novo conceito de casa chama-se ONE e é uma casa espaçosa, pré-fabricada para solteiros que pode ser montada num dia. Embora não seja ainda uma solução económica, a ideia de construir uma casa em 24 horas, incluindo cozinha, casa de banho, sala de estar, quarto e pátio, pode no futuro ajudar a resolver problemas de alojamento em cidades em rápida expansão. As 30 primeiras ONEs serão lançadas nos Países Baixos na segunda metade de 2015.

Page 52: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

52 Ford Vignale R E V I S T A

MADE IN HOLLAND - Van der Gang Watches - P.O. Box 102 - 9100 AC Dokkum - T +31(0)519-820220 - E [email protected] - www.vandergangwatches.nl

Untitled-1.indd 1 02-09-11 09:13

VLIEGER 20044B

20044B

Wij zijn verheugd u mede te kunnen delen dat onze Vlieger 20044B is verkozen tot

het horloge van het jaar bij de European Watch of the Year verkiezing.

MADE IN HOLLAND

Telefoon +31(0)519-820220 - Mail: [email protected] - www.vandergangwatches.nl

��������

�������

MADE IN HOLLAND - Van der Gang Watches - P.O. Box 102 - 9100 AC Dokkum - T +31(0)519-820220 - E [email protected] - www.vandergangwatches.nl

Untitled-1.indd 1 02-09-11 09:13

VLIEGER 20044B

20044B

Wij zijn verheugd u mede te kunnen delen dat onze Vlieger 20044B is verkozen tot

het horloge van het jaar bij de European Watch of the Year verkiezing.

MADE IN HOLLAND

Telefoon +31(0)519-820220 - Mail: [email protected] - www.vandergangwatches.nl

��������

�������

32180 GANG 215x280 adv 20044B.indd 1 24-04-15 08:30

Page 53: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 53

O TEMPO ESTÁ DO NOSSO LADOSe o atraso da praxe não funciona consigo, aqui ficam nove ideias úteis para poupar tempo e percorrer a Europa com menos complicações e mais estilo neste Verão.

Estacionamento partilhado diferenteChegar a uma cidade é uma coisa. Encontrar um lugar de estacionamento perto do local onde quer ir é outra. Mas uma nova ideia brilhante pode mudar tudo isso. Tal como a maioria das ideias brilhantes, é simples: a aplicação JustPark permite-lhe alugar o espaço de estacionamento de um residente local enquanto este não o estiver a utilizar (ou alugar o seu próprio para obter um dinheiro extra para as férias). Este serviço tem sede em Londres mas está em rápida expansão.

E para ajudar a encontrar estacionamento da forma tradicional, a aplicação alemã, Parkopedia, oferece--lhe as melhores opções de estacionamento de entre milhões de espaços em 52 países do mundo.

VERÃO INTELIGENTE

MADE IN HOLLAND - Van der Gang Watches - P.O. Box 102 - 9100 AC Dokkum - T +31(0)519-820220 - E [email protected] - www.vandergangwatches.nl

Untitled-1.indd 1 02-09-11 09:13

VLIEGER 20044B

20044B

Wij zijn verheugd u mede te kunnen delen dat onze Vlieger 20044B is verkozen tot

het horloge van het jaar bij de European Watch of the Year verkiezing.

MADE IN HOLLAND

Telefoon +31(0)519-820220 - Mail: [email protected] - www.vandergangwatches.nl

��������

�������

MADE IN HOLLAND - Van der Gang Watches - P.O. Box 102 - 9100 AC Dokkum - T +31(0)519-820220 - E [email protected] - www.vandergangwatches.nl

Untitled-1.indd 1 02-09-11 09:13

VLIEGER 20044B

20044B

Wij zijn verheugd u mede te kunnen delen dat onze Vlieger 20044B is verkozen tot

het horloge van het jaar bij de European Watch of the Year verkiezing.

MADE IN HOLLAND

Telefoon +31(0)519-820220 - Mail: [email protected] - www.vandergangwatches.nl

��������

�������

32180 GANG 215x280 adv 20044B.indd 1 24-04-15 08:30

Page 54: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

54 Ford Vignale R E V I S T A

Astúcia na cidade Qualquer pessoa que tenha estado nas maiores cidades europeias sabe que é possível perder muito tempo a tentar perceber os seus sistemas de transporte. Das várias aplicações concebidas para assegurar que passa mais tempo a ver os pontos de interesse e menos tempo à procura deles, consideramos o Citymapper como um dos melhores. Diz-lhe como utilizar autocarros, comboios, metros, táxis, bicicletas, teletranspor-te, jetpacks e catapultas para chegar ao seu destino mais rapidamente. A oferta em crescente expansão inclui Berlim, Roma, Londres, Paris, Madrid, Barcelona, Milão, Manchester e Hamburgo.

Um Verão na praiaProcura o sabor do Verão, mas sabe que as mesmas férias na praia de sempre não o vão satisfazer? É tempo de ir até à Croácia, onde encontrará, no mínimo, cinco festivais de praia neste Verão – desde o Hideout Festival, o maior festival de música electrónica, na belíssima ilha de Pag ao acolhedor Garden Festival orientado para famílias, a uns 120 km a descer pela costa, no pequeno município de Tisno.

Tão pouco tempo…A escapadela urbana: excelente ideia, dificilmente perfeita. Aproveitar ao máximo

Dica: Para conduzir numa das estradas costeiras mais deslumbrantes da Europa, viaje até aos festivais através da fantástica estrada costeira adriática e, em seguida, siga para Split e Dubrovnik.

48 horas numa cidade desconhecida não é assim tão fácil. Por isso, qualquer aplicação que lhe permita pôr-se imediatamente em movimento assim que chega vale o seu peso em ouro. O TripAdvisor City Guides é especial-mente útil porque também funciona offline (por exemplo, no metro) e inclui até mapas

Page 55: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

Ford Vignale R E V I S T A 55

onde pode assinalar a sua localização sem usar dados 3G/4G. Prático se pretende evitar taxas de roaming assustadoras.

A vida em câmara lentaO Verão também pede aqueles momentos em que sai da via rápida, segue por uma estrada rural sinuosa, pára naquele local idílico, abre o cesto com delícias, deita-se e...descontrai. Criar o piquenique ideal é uma arte que vale a pena aprender. Mas em seriouseats.com pode obter dicas não sobre que comida levar (já sabe do que gosta!), mas como acondicioná-la de forma eficiente e quais são os utensílios obrigatórios de que necessita para aquela

derradeira experiência culinária na estrada. www.seriouseats.com/pack-your-picnic-basket-like-a--pro.html

Última chamada…Sejamos honestos: voar já não é o que era. Mas quando a viagem é demasiado grande para levar o carro, uma aplicação decente para viagens aéreas pode tornar tudo menos desagradável. A GateGuru é uma das melhores. Esta aplicação gratuita apresenta o estado de voos em tempo real, actualizações relevantes e informações sobre o aeroporto durante toda a viagem, incluindo escalas. Esperamos que desta forma o antigo mantra das linhas aéreas "Tenha

um bom voo" não comece a soar como uma piada de mau gosto.

No metroPara o ajudar a lidar com as maiores metrópoles da Europa, a aplicação First off the Tube de Londres é melhor do que os planificadores de trajectos comuns. Esta diz-lhe exactamente onde ficar em cada plataforma durante a viagem de metro para minimizar o tempo perdido em filas e a caminhar para outra linha. Observe divertido, sentado na sua carruagem meio vazia como os turistas atravessam amontoados as portas quase a fechar na carruagem seguinte.

Page 56: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

56 Ford Vignale R E V I S T A

Mais vale prevenir…Não quer pensar nisso quando está de férias, mas a verdade é que, tal como a maioria das coisas da vida, viajar envolve riscos. Felizmente, também tal como a maioria das coisas, uma abordagem sensível pode ser a solução para eliminar esses riscos e, igualmente importante, controlá-los.Assim, talvez seja sensato descarregar a aplicação Safety Map Worldwide, que fornece conselhos sobre percursos seguros em cidades e sobre as áreas de elevada criminalidade a evitar com base em dados públicos e comentários dos utilizadores. Simultaneamente, é simples e eficiente !Emergency! apresenta a lista dos números de cada serviço de emergência em todos os países do mundo. Esperemos que nunca precise de a usar.

O que lhe apetece? Após um longo dia na estrada, chega ao seu ponto de paragem. Começa a anoitecer e em breve terá fome. Os guias tradicionais funcionam bem até certo ponto. E se não partilhar das preferências do autor? O Foursquare tornou-se tão popular porque conhece os seus gostos pessoais. Diga-lhe exactamente do que gosta e este encontrará restaurantes e bares locais que mais se adequam a si. Uma grande comunidade garante que as dicas

das avaliações de utilizadores se mantêm actualizadas sobre onde ir - e o que evitar.

A estrada menos percorridaUm navegador por satélite consegue levá-lo de A a B, mas não tem a alma de um condutor. Foi por este motivo que os investigadores Daniele Quercia e Luca Maria Aiello da Yahoo! e Rossano Schifanella da Universidade de Turim trabalharam numa aplicação de mapas que usa algoritmos de modo a considerar a resposta emocional das pessoas às estradas. Desta forma, para além de poder conduzir nos percursos mais curtos ou mais económicos, pode também percorrer as estradas mais inspiradoras. Mas até que esteja disponível, antes de se fazer à

estrada neste Versão, porque não se inspira em websites como Wonderslist e Twistedsifter.com, que fornecem as suas listas dos percursos cénicos mais espectaculares da Europa e do mundo? Desde a rota de Napoleão em França (exactamente 200 anos após o próprio ter sido pioneiro neste percurso), passando pela rota dos Trolls na Noruega, até à circular "Ring of Kerry" na Irlanda. Asfalto para sonhar acordado enquanto está preso na fila para o estacionamento do supermercado.

www.wonderslist.com/10-most-scenic-drives-in-europe

www.twistedsifter.com/2013/03/roads-to-drive-before-you-die

D i v e r s i t y o f s t y l e

Folk by

1181_MA Holland_Residence No5_AW.indd 1 02/04/2015 09:06

Page 57: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

D i v e r s i t y o f s t y l e

Folk by

1181_MA Holland_Residence No5_AW.indd 1 02/04/2015 09:06

Page 58: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue
Page 59: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue
Page 60: Portuguese Ford Vignale Magazine | Pre-Launch Issue

215215 3,5 107,5

R E V I S T A

BRAD PITT EM PRIVADO

ENTREVISTA

PÁGINA 20.

REVISTA FORD VIGNALEChegou o momento de experimentar o luxo moderno. Habilidade artística requintada e atenção ao detalhe combinadas com serviços personalizados adaptados às suas necessidades que permitem poupar tempo.

www.ford-vignale.com#FordVignale

67150_PEL_VIGNALE_PT_cover.indd 1 26-05-15 08:27