Portugal na união europeia

46
Aguarde… Completo! IEFP

description

 

Transcript of Portugal na união europeia

Page 1: Portugal na união europeia

Aguarde…Completo!

IEFP

Page 2: Portugal na união europeia

Aviso

• Pedimos especial Atenção a todos os formandos, agradecemos que não façam

barulho e não conversem enquanto decorre a apresentação. Agradecemos-vos a vossa Compreensão!

Obrigado!

Page 3: Portugal na união europeia

DisciplinaPORTUGUÊS

Formadora: Mónica MoreiraFormandos: José Pereira

Lemo Mendes Rui Teixeira

Trabalho de Grupo

Page 4: Portugal na união europeia
Page 5: Portugal na união europeia

Índice Como Nasceu Portugal

A sua Superfície

Qual é a sua Capital

A língua Portuguesa

A sua População

Regime Político

Moeda

Religião

Personagens

Monumentos

Page 6: Portugal na união europeia

Portugal COMO NASCEU PORTUGAL

Tudo teve inicio no séc. XI quando Rei de Leão e Castela ofereceu a mão de Sua Filha Dona Teresa a Dom Henrique como recompensa por ter ajudado na defesa de seu reino contra os Mouros.

D. Henrique tinha por objectivo alargar os seus poderes e domínios territoriais mas infelizmente morreu em 1580.

Page 7: Portugal na união europeia

Superfície

Portugal situa-se na península ibérica, ocupando uma superfície de 92,100km2O território continental ocupa 88500km2, inscreve-se num retângulo com 560kmDe comprimento por 220 km de largura.Portugal tem uma fronteira de 1215 Km2 que o separa de Espanha e a sua costa Estende-se ao longo do Atlântico.

Os principais rios de Portugal são: Tejo, Douro, e o rio Guadiana. Os mais importantes Portos comercias encontram-se em Lisboa e Porto.

Page 8: Portugal na união europeia

Após a morte de D. Henrique houve a necessidade de seu filho D. Afonso Henrique guerrear contra a sua mãe para que o reino não se perdesse, procurando assim obter a independência de seu reinado, tendo o conseguido em 1143 com o tratado de Zamora. Ma só em 1179 é que D .Afonso Henrique obteve O reconhecimento do seu reinado junto a IgrejaDe Roma, a principal autoridade politica e religiosa da época, isso por intermédio do Papa Alexandre III através da Bula Manifestis Probatum.

Page 9: Portugal na união europeia

Só em 1249 é que D. Afonso concluiu a conquista do território nacional, tendo D. Diniz e D. Fernando de Castela em 1297 fixado definitivamente os limites de Portugal com o tratado de Alcanises.

Com todas essas peripécias, Portugal nasceu precisamente na cidadeDe Guimarães.

Page 10: Portugal na união europeia

Além da parte continental, Portugal também possui os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O arquipélago dos Açores é composto por nove Ilhas que se situam no meio Do atlântico precisamente á 1500Km da costa Portuguesa.

O arquipélago da Madeira é composto por duas ilhas, e se situam no meio Do atlântico precisamente á 1000Km a sudoeste de Lisboa em frente a acosta Africana.

Os arquipélagos têm o estatuto de regiões autônomas

Page 11: Portugal na união europeia

Capital de Portugal

Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é considerada uma cidade global alfa e é também a capital do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possuía, em 2004 uma população de 564 657 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de Habitantes.

Page 12: Portugal na união europeia

A sua área metropolitana concentra 27% da população do país.

A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 734,94 hab./km².

Capital de Portugal

Page 13: Portugal na união europeia

O concelho subdivide-se em 53 freguesias e faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa, une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

Capital de Portugal

Page 14: Portugal na união europeia

Capital de Portugal

Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa são os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.

Page 15: Portugal na união europeia

Lisboa possui inúmeras atrações turísticas.

A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitante anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Européia de Segurança Marítima, ambas com Project os de novas sedes à beira rio.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.

Capital de Portugal

Page 16: Portugal na união europeia

A Língua Portuguesa

A língua portuguesa desenvolveu-se na parte ocidental da Península Ibérica a partir do latim falado e trazido pelos soldados romanos desde o século III a.C..

A língua começou a diferenciar-se das outras línguas românicas depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V d.C..

Page 17: Portugal na união europeia

A Língua Portuguesa

Começou a ser usada em documentos escritos cerca do século IX DC, e no século XV DC já se tinha tornado uma A língua oficial da República Portuguesa é o português, adotado em 1290 por decreto do rei D. Dinis.

Com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental.

Page 18: Portugal na união europeia

Idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outros idiomas, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e Guiné-Equatorial sendo falada na antiga Índia Portuguesa

(Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, na União de Nações Sul-Americanas e na União Africana. São ainda reconhecidas e protegidas oficialmente: a língua gestual portuguesa.

A Língua Portuguesa

Page 19: Portugal na união europeia

Mirandês, língua protegida oficialmente no concelho de Miranda do Douro, com origem no asturo-leonês, ensinada como segunda língua facultativa em escolas do concelho de Miranda do Douro e parte do concelho de Vimioso. O seu uso, no entanto, é bastante restrito, estando em curso acções que garantam os direitos linguísticos à sua comunidade falante.

A Língua Portuguesa

Page 20: Portugal na união europeia

População

Portugal como um todo, tem uma população estimada aproximadamente 10.684.366Tendo apenas 5.587.300 de população activa.

Page 21: Portugal na união europeia

Regime Político

Portugal viveu numa ditadura que perdurou até 1974, actualmente o regime político presente em Portugal é uma república democrática semi-presidencialista. Existem 4 principais órgãos de soberania, sendo os seguintes: O Presidente da República A Assembleia da República O Governo Os Tribunais

Page 22: Portugal na união europeia

Regime Político

Os Tribunais administram a justiça em nome do povo, defendendo os direitos e interesses dos cidadãos, impedindo a violação da legalidade democrática, diminuindo os conflitos de interesses que ocorram entre diversas entidades.

Page 23: Portugal na união europeia

O euro (€) é a moeda oficial de 16 dos 27 países da União Europeia. O euro existe na forma de notas e moedas desde 1 de Janeiro de 2002, e como moeda escritural desde 1 de Janeiro de 1999.

Page 24: Portugal na união europeia

A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adoptaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial.

Page 25: Portugal na união europeia

██ Zona Euro ██ Estados da UE que em última instância, são obrigados a aderir ao Euro ██ Referendo a ser realizado sobre a adesão ao Euro (Dinamarca) ██ Estados da UE com uma cláusula de exclusão à Zona Euro ██ Áreas fora da UE que usam o Euro com acordo ██ Áreas fora da UE que usam o Euro sem acordo

Page 26: Portugal na união europeia

Religião

A religião católica é a principal instituição de religião em Portugal, sendo a esmagadora maioria dos católicos pertencente a igreja católica.

Segundo os censos em 2001 chegou-se a conclusão que 7.353.548 de pessoas ou seja 90% da população portuguesa identificaram-se como católicos.

Page 27: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou simplesmente Cristiano Ronaldocomeçou a sua carreira nas categorias de base do Andorinha. Em 1995 foi para o Nacional e o seu sucesso com a equipa o levou a assinar com o Sporting duas temporadas depois.

Page 28: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

O talento precoce de Ronaldo chamou a atenção de Sir Alex Ferguson, técnico e dirigente do Manchester United, em 2003 quando tinha apenas dezoito anos de idade Cristiano Ronaldo assinou um contrato com o clube inglês, que pagou cerca de 12,24 milhões de libras esterlinas (ou apenas 17,5 milhões de euros) ao Sporting.

Page 29: Portugal na união europeia

Personagens

Cristiano Ronaldo ganhou o seu primeiro título com o Manchester United, a Taça de Inglaterra, e chegou à final do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 com Portugal, na qual ele marcou o seu primeiro golo internacional, mas não evitou a surpreendente derrota para a Grécia

Page 30: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Catarina Cardoso Garcia da Fonseca Furtado (Bairro Alto, Lisboa, 25 de Agosto de 1972) é uma actriz e apresentadora portuguesa

BiografiaFormada em dança pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (1990) frequentou entre 1995 e 1997 a London International School of Acting.Começou como apresentadora de televisão em 1991 com o programa TopMais na RTP1, apresentando em 1992 o MTV-Portugal na SIC e, em 1993, tornou-se numa das caras mais conhecidas do pequeno ecrã com o Chuva de Estrelas (programa que ajudou o canal de Carnaxide a ser líder de audiências).

Page 31: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Um ano depois, apresentou o programa Uma noite de sonho e muitos outros programas de moda, música, galas, reportagens. Entrevistou figuras Como Patrick Swayze, Sandra Bullock, Arnold Schwarzenegger, Kevin Spacey, Ralph Fiennes, Jeff Goldblum, Harrison Ford, Kevin Costner e Sharon Stone, entre outros. Em 1999 apresentou Pequenos e Terríveis.

Page 32: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Joaquim António Portugal Baptista de Almeida nasceu em Lisboa, em 15 de Março de 1957, filho de João Baptista de Almeida e Maria Sara Portugal. Na idade de dezoito anos, depois de assistir ao curso de teatro no Conservatório de Lisboa (Escola Superior de Teatro e Cinema) durante dois anos, deixou Portugal para continuar seus estudos após o Conservatório foi temporariamente encerrada devido ao 1974 revolução democrática. Ele passou um ano em Viena, movendo-se novamente, em 1976, para Nova Iorque.

Page 33: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Estudou na Led Strasberg Theatre and Film Institute, uma escola de artes do espectáculo frequentado por famosos actores, tais como Robert De Niro, Al Pacino e Angelina Jolie.É filho de João Baptista de Almeida e da já falecida Maria Sara Portugal. Tem sete irmãos: Isabel Maria, Ana Maria, Maria Margarida, Maria Sara, Jorge André Baptista de Almeida, João e José António. Foi casado com Cecília, com quem tem o filho Lourenço, nascido em 1992, e com Maria do Carmo Pereira, com quem tem a filha Ana, nascida em 2002.Naturalizou-se norte-americano em Outubro de 2005.

Page 34: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Marisa dos Reis Nunes nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Conceição,na antiga Lourenço Marques, à época capital da província ultramarina portuguesa de

Moçambique. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes.

Page 35: Portugal na união europeia

PersonagensFamosas

Nasceu prematura, de seis meses e meio sem qualquer justificação clínica aparente , segundo declarações da cantora à SIC, o pai considerava-a o bebé mais feio que alguma vez vira. Segundo ela «ainda tinha as orelhas coladas e os olhos por abrir e o próprio pai pensou que não sobreviveria.

Page 36: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo .

Page 37: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

Nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 7 de Julho de 2007 foi eleita como uma das Sete maravilhas de Portugal.

Page 38: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

O Mosteiro dos Jerônimo é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa..

Page 39: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar por D. João I, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos.

Page 40: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

Mosteiro da Batalha

Page 41: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910.

Page 42: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

A torre dos Clérigos, se bem que mais considerada pelos habitantes do Porto, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria. Foi iniciada em 1754, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos. O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma. A torre é decorada segundo o gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Era, na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal.

Page 43: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

O Castelo de Guimarães localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e Conselho de Guimarães, no Distrito de Braga, em Portugal.Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informalmente como uma das Sete maravilhas de Portugal.

Page 44: Portugal na união europeia

Monumentos de Portugal

O Castelo de Guimarães

Page 45: Portugal na união europeia

Bibliografia

Wikipédia, a enciclopédia livre!

Google, Pesquisa de imagens e artigos.

Dados extras – Retirados dos apontamentosdas aulas de Português. A qual agradecemos as fontes de matéria e pesquisa dos manuaisque utilizamos.

Page 46: Portugal na união europeia

FIM