Portfolio EPRM

36
1 PORTEFÓLIO

description

Com este “Portefólio EPRM”, a Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) procura publicitar e dar visibilidade à formação que ministramos aos nossos alunos, formação essa que cremos ser de qualidade. Na Escola, encaramos com muita seriedade essa missão de qualificação de quadros técnicos intermédios.

Transcript of Portfolio EPRM

Page 1: Portfolio EPRM

1

PORTEFÓLIO

Page 2: Portfolio EPRM
Page 3: Portfolio EPRM

ÍNDICE 3 Nota introdutória

4 A escola

6 Técnico Auxiliar de Saúde

8 Técnico de Eletrónica, Automação e Instrumentação

10 Técnico de Energias Renováveis

12 Técnico de Frio e Climatização

14 Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

16 Técnico de Instalações Elétricas

18 Técnico de Manutenção Industrial

20 Técnico de Transportes

22 Técnico de Turismo Ambiental e Rural

24 Estágios internacionais

25 Projetos

28 Visitas de estudo

30 Atividades desportivas

32 Parcerias

Page 4: Portfolio EPRM

TíTulo

Portefólio EPRM

ProPriedade

EPRM – Escola Profissional de Rio Maior, Lda., EM

direTor

Luciano Vitorino

Coordenação

Luciano Vitorino e Sandra Costa

FoTograFia

Arquivo da EPRM

design gráFiCo

Ana do Carmo

imPressão e aCabamenTo

RioGráfica

Tiragem

1000 exemplares

1.ª edição

Rio Maior, maio de 2013

Page 5: Portfolio EPRM

3

Com este “Portefólio EPRM”, a Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) procura publicitar e dar visibilidade à formação que ministramos aos nossos alunos, formação essa que cremos ser de qualidade. Na Escola, encaramos com muita seriedade essa missão de qualificação de quadros técnicos intermédios.A rede de oferta formativa compreende 26 cursos profissionais de 12 famílias profissionais diferentes. No entanto, deste “Portefólio EPRM” constam apenas 9 cursos profissionais, que são os que atualmente estão em funcionamento na Escola e que são considerados pelo Ministério da Educação como áreas prioritárias de formação para o desenvolvimento do país. Através desta publicação pretende-se mostrar às empresas parceiras, às entidades que habitualmente visitam a EPRM, às empresas que usualmente aceitam estagiários da Escola e aos potenciais empregadores o perfil de desempenho à saída de cada um dos cursos, associado a algumas imagens ilustrativas e exemplificativas da respetiva formação técnica específica. Outra razão para a existência de mais esta publicação, por parte da EPRM, é a de procurar dar mais um contributo para que os jovens, bem como as respetivas famílias, percebam que um curso profissional, que até pode ter a mesma denominação em escolas diferentes, pode estar investido de níveis qualitativos efetivamente diferentes. Em suma, pretendemos evidenciar as marcas diferenciadoras da formação aqui ministrada.

luCiano ViTorinoDiretor PedagógicoEscola Profissional de Rio Maior

NOTAINTRODUTÓRIA

Page 6: Portfolio EPRM

4

A ESCOLA

Page 7: Portfolio EPRM

5

O lema “EPRM – o Caminho do Futuro” é revelador da visão central da Escola, focada na melhoria contínua da qualidade da formação ministrada e no desafio de desenvolver nos alunos, competências para participar e interagir num mundo global e altamente competitivo. Com esse intuito, a EPRM tem realizado investimentos significativos, ao nível da ampliação e melhoria da infraestrutura física e do apetrechamento com recursos tecnologicamente mais evoluídos. Cientes de que a formação do indivíduo será tanto melhor, quanto mais abrangente for e que a formação integral implica outras competências além das técnicas, na EPRM promovemos a manutenção de uma relação de proximidade entre toda a comunidade educativa e a participação em projetos nacionais e internacionais, de carácter interdisciplinar, incluindo visitas de estudo ao estrangeiro e estágios curriculares transnacionais, procurando também, enriquecer o currículo dos nossos alunos através do incentivo à participação em ações de solidariedade, voluntariado e cidadania e valorizar a criatividade e o espírito empreendedor. Pela dinâmica que criam, além de se constituírem autênticas experiências “open mind”, os projetos funcionam também como promotores da taxa de sucesso escolar e contribuem para a redução das taxas de absentismo e abandono. Os profissionais deste novo século enfrentam desafios intensos e apenas haverá espaço para aqueles que souberem enfrentar crises e mudanças repentinas e estiverem de mente aberta para o mercado de trabalho. A EPRM empenha-se em preparar os alunos para esse caminho …. o caminho do futuro!

O CAMINHO DO FUTURO...

Page 8: Portfolio EPRM

6

Auxiliar de Saúde

Page 9: Portfolio EPRM

7

O técnico auxiliar de saúde é o profissional que, sob a orientação de profissionais de saúde com formação superior, auxilia na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.

FAMÍLIA PROFIssIONALTecnologias da saúde

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO729 – Saúde (programas não classificados noutra área de formação)

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

Page 10: Portfolio EPRM

8

Eletrónica, Automação e Instrumentação

Page 11: Portfolio EPRM

9

FAMÍLIA PROFIssIONALEletricidade e eletrónica

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO523 – Eletrónica e automação

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de eletrónica, automação e instrumentação é o profissional qualificado, apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção e operação de equipamentos eletrónicos, pneumáticos, hidráulicos e de instrumentação e medida em áreas industriais ou técnico-comerciais, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Page 12: Portfolio EPRM

10 10

Energias Renováveis

Page 13: Portfolio EPRM

11

FAMÍLIA PROFIssIONALMecânica

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO522 - Eletricidade e Energia

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de energias renováveis é o profissional qualificado, apto a programar, organizar, coordenar e executar a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas de energias renováveis (solares, eólicos e bioenergia), de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática, aplicáveis.

Page 14: Portfolio EPRM

12

Frio e Climatização

Page 15: Portfolio EPRM

13

FAMÍLIA PROFIssIONALMecânica

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO522 - Eletricidade e Energia

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de frio e climatização é o profissional qualificado, apto a organizar e coordenar, com base nos procedimentos e técnicas adequados, o plano de fabrico, a instalação e a montagem dos sistemas de frio e climatização, bem como a conservação, reconversão e assistência técnica de sistemas, com vista à melhoria da sua condição funcional, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática, aplicáveis.

Page 16: Portfolio EPRM

14

Gestão e Programação de

Sistemas Informáticos

Page 17: Portfolio EPRM

15

FAMÍLIA PROFIssIONALInformática

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO481 – Ciências Informáticas

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de gestão e programação de sistemas informáticos é o profissional qualificado, apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Page 18: Portfolio EPRM

16

Instalações Elétricas

Page 19: Portfolio EPRM

17

FAMÍLIA PROFIssIONALEletricidade e eletrónica

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO522 – Eletricidade e energia

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de instalações elétricas é o profissional qualificado, apto a desempenhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a execução de instalações elétricas de utilização, de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, efetuando também o diagnóstico de avarias ou deficiências e colaborando na sua reparação, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Page 20: Portfolio EPRM

18

Manutenção Industrial

Page 21: Portfolio EPRM

19

FAMÍLIA PROFIssIONALServiços de mecânica

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO521 – Metalurgia e metalomecânica

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de manutenção industrial/eletromecânica é o profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais. Planeia, prepara e procede a intervenções no âmbito da manutenção preventiva, sistemática ou corretiva, executa ensaios e repõe em marcha de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor.

Page 22: Portfolio EPRM

20

Transportes

Page 23: Portfolio EPRM

21

FAMÍLIA PROFIssIONALAdministração

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO840 – Serviços de transporte

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de transportes é o profissional qualificado, apto a desempenhar funções técnicas e administrativas em empresas e instituições que envolvem a utilização de frotas e redes de transportes. É um profissional com capacidades para desempenhar atividades de carácter técnico na área específica da gestão dos transportes, controlo e gestão de tráfego, gestão de frotas e logística. Está preparado para assessorar a Direção e quadros técnicos superiores e preencher as carências administrativas, nas diversas áreas funcionais da empresa.

Page 24: Portfolio EPRM

22

Turismo Ambiental e Rural

Page 25: Portfolio EPRM

23

FAMÍLIA PROFIssIONALHotelaria e turismo

ÁREA DE EDUCAçãO E FORMAçãO812 – Turismo e lazer

CERTIFICAçãO EsCOLAR E PROFIssIONALNível secundário de educação Qualificação profissional de nível IV

O técnico de turismo ambiental e rural é o profissional qualificado, capaz de

participar na definição, gestão e aplicação

de políticas de desenvolvimento turístico em espaços naturais e zonas rurais. Executa serviços de receção em alojamento rural e de informação, organização e animação de eventos e participa na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural.

Page 26: Portfolio EPRM

24

EsTÁGIOs INTERNACIONAIs

Através do programa Leonardo da Vinci, vinte alunos voaram rumo a Leipzig (Alemanha, 5 alunos), Consenza (Itália, 5 alunos), Barcelona (Espanha, 6 alunos) e Valletta (Malta, 4 alunos), para desenvolverem as suas competências no âmbito da prática em contexto de trabalho, parte integrante do plano curricular dos Cursos Profissionais (nível IV). A EPRM envolveu-se na criação de todas as condições para tornar possível esta aventura, na candidatura e preparação destes estágios curriculares, proporcionando aos alunos das três turmas envolvidas, Instalações Elétricas, Energias Renováveis/Sistemas Eólicos e Turismo Ambiental e Rural, não só o contacto com novas realidades profissionais, como também o desenvolvimento de importantes competências pessoais, culturais e linguísticas, constituindo estas experiências o que usualmente designamos por vivências “open mind”.Sendo altamente valorizados pelos empregadores em toda a Europa, os estágios internacionais constituem uma intensa experiência de aprendizagem e uma mais-valia significativa para o enriquecimento curricular. Todos os alunos obtiveram avaliações muito positivas do seu desempenho e alguns obtiveram mesmo nota máxima da parte da entidade recetora, a empresa de Leipzig, que, reconhecendo a qualidade do trabalho executado pelos alunos convidou-os, a todos, a regressarem no final do curso, para ingressarem no mercado de trabalho alemão. Trata-se, para nós, de um sinal inquestionável da qualidade da formação ministrada na EPRM!

ALuNOS DA EPRM EM MOBILIDADE PELA EuROPA

Page 27: Portfolio EPRM

25

PROJETOsJUNIOR ACHIEvEMENT PORTUGAL

“A EMPREsA”Considerado como uma best practice pela Comissão Europeia, o programa de educação para o empreendedorismo “A Empresa”, da Junior Achievement Portugal, desafia alunos do ensino secundário a criarem e gerirem uma mini-empresa, em contexto de sala de aula, com a ajuda de um professor e de um voluntário ligado ao tecido empresarial. No ano letivo 2011/2012 a EPRM participou no programa constituindo a empresa “Soul D’Aire”, com uma equipa de jovens do Curso de Gestão e do Curso de Design. O projeto consistiu na apresentação de um estudo de viabilidade para a criação de um produto para o mercado gourmet, de base regional, que surgiu da junção de dois recursos, o sal das salinas de Rio Maior, com as ervas aromáticas da serra de Aire e Candeeiros, tendo o protótipo da embalagem sido produzido gratuitamente, pela empresa SET,SA do grupo Iberomoldes. A participação da escola foi muito bem sucedida tendo sido premiado o projeto apresentado com uma menção honrosa pelo 4.º lugar conseguido. Este ano a EPRM volta a participar no programa com mais dois projetos, “Cares4You” e “GMinds”, tendo já sido apurada na 1.ª fase de seleção de 30 Mini-Empresas.

NERsANT

“EMPREsCOLA”“Aprender fazendo” ´é o lema do Emprescola, projeto dinamizado pela Nersant que tem como objetivo o desenvolvimento da criatividade, autonomia e espírito empreendedor dos estudantes do ensino secundário facilitando o seu acesso à vida profissional. Aplicável a grupos de 4 ou 5 alunos do ensino secundário geral, técnico ou profissional, e de preferência oriundos de turmas de níveis e áreas diversas, o Emprescola permite percorrer todas as áreas de conceção de uma empresa, desde a criação da ideia de negócio ao fabrico e comercialização do produto ou serviço fora do estabelecimento de ensino. O projeto “Soul D’Aire”, elaborado por um grupo de alunos da EPRM recebeu a distinção de “melhor ideia empresarial” na edição de 2012, num total de 25 projetos, que foram avaliados pelo seu potencial de mercado, viabilidade económica da empresa, inovação, criatividade e originalidade do produto ou serviço, grau de desenvolvimento do plano da empresa, qualidade da apresentação e trabalho de equipa.

Page 28: Portfolio EPRM

26

PROJETOs

DIÁRIO DE NOTÍCIAs

“DNEsCOLAs” O concurso DNescolas é um projeto de Educação para os Media que tem como principal objetivo despertar o interesse e o espírito crítico da nova geração para os acontecimentos que a rodeiam, de modo a que todos possam fazer um uso pleno e consciente do seu direito de cidadania. O projeto contou com a participação de várias equipas de alunos da EPRM na primeira fase do concurso de 2011/2012, que consistia na elaboração de um editorial de um jornal, tendo uma das nossas equipas, de alunos do curso de Energias Renováveis/Eólicos, ficado no grupo dos 60 editoriais selecionados a nível nacional. ultrapassada a primeira eliminatória do concurso, o DN premiou os jovens e a escola com uma visita da sua equipa bem como da personalidade destacada no editorial, neste caso a piloto Elisabete Jacinto. Este foi um dia intenso e muito especial para os quatro participantes. Para os restantes alunos significou uma manhã cheia de boa disposição e constituiu mais uma atividade de reforço de competências de âmbito sociocultural, fundamentais para a sua formação global enquanto indivíduos e cidadãos.

ECO-EsCOLAsA EPRM participa no programa Eco-Escolas no sentido de sensibilizar a sua comunidade escolar para as questões ambientais, nomeadamente, para os cinco temas abordados (água, floresta, biodiversidade, resíduos e subsolo). Já foram desenvolvidas várias atividades incluindo duas que englobaram os 235 alunos, uma de diagnóstico – auditoria ambiental e outra de sensibilização para o “uso eficiente da água” realizada para comemorar o dia nacional da água (1 de outubro). Estas ações irão contribuir para que no ano letivo 2013/2014 a EPRM possa hastear pela terceira vez a bandeira verde, símbolo da generalizada melhoria ambiental. Para já, a EPRM irá hastear a segunda bandeira verde relativa às atividades desenvolvidas no ano letivo 2011/2012, entregue no passado dia 10 de outubro em Gondomar como símbolo que comprova e reconhece, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o trabalho da escola desenvolvido em defesa do ambiente.

Page 29: Portfolio EPRM

27

JORNADAs PROFIssIONAIsAs Jornadas Profissionais constituem um dos acontecimentos mais importantes da vida da escola, sendo um símbolo da sua identidade e do seu Projeto Educativo. Habitualmente, o evento anual inicia-se com uma sessão de abertura, após a qual a comitiva de convidados e comunidade escolar se dirigem para a escola e assinalam a inauguração das exposições técnicas em salas e oficinas que se transformam com o objetivo de reproduzir os ambientes profissionais de cada curso. No programa incluem-se ainda, encontros com empresários/profissionais, colóquios, intercâmbios e atividades lúdicas e desportivas. Durante três dias passam pela EPRM, pais/encarregados de educação, empresários e outros profissionais, representantes do Ministério da Educação e Agência Nacional de Qualificação e alunos do 9.º ano de escolas do concelho e de concelhos limítrofes. O convite para visitar este evento é permanente – as Jornadas Profissionais significam, para muitos, a primeira visita dos futuros alunos da EPRM!

UNIvERsIDADE DO MINHO E EMPREsA sAR

RObOPARTyEm março de 2013 a EPRM fez-se representar, pela primeira vez, na RoboParty em Guimarães, um evento organizado pela universidade do Minho em conjunto com a SAR (empresa portuguesa especialista em soluções de automação e robótica) onde os participantes constroem e programam o seu próprio robô que no último dia de atividades é “posto à prova”, em competição direta com os outros robôs. A EPRM levou três equipas, compostas por alunos do curso de Instalações Elétricas e do curso de Eletrónica, Automação e Instrumentação, acompanhados de um professor. Com a equipa Knight Rider a EPRM conseguiu alcançar o 2.º lugar na prova de obstáculos, entre 111 equipas e que consistia em percorrer um circuito, partindo de um ponto, até alcançar uma meta, através de um labirinto. Na EPRM, vemos nestas iniciativas uma oportunidade para trabalhar outras competências, que não é possível trabalhar em ambiente de sala de aula e motivar os alunos, servindo, por vezes, como estratégia de promoção do sucesso escolar e de combate ao absentismo e ao abandono escolar precoce.

Page 30: Portfolio EPRM

28

MADRID

ExPOsIçãO DA NAsA“AventurA del espAcio”A visita de estudo à exposição “NASA: aventura no espaço” realizada na cidade de Madrid (Espanha) entre os dias 25 e 27 de abril de 2012 contou com a participação dos alunos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e alguns dos responsáveis pela gestão da turma/curso e integrou um conjunto alargado de propostas de cariz socializante, que permitiram aprofundar o relacionamento social no seio do grupo e na sua relação com os outros. O núcleo da atividade incluiu o contacto com os progressos da investigação e do conhecimento do espaço, com especial destaque para os seus pioneiros (cientistas, precursores, políticos), os avanços decorrentes da indústria bélica (vestuário, ogivas, plataformas) e dos dilemas da “guerra fria” no acesso ao espaço lunar (EuA vs uRSS). A exposição, apoiada por uma série de instrumentos de leitura e informação sobre os conteúdos e sobre os materiais expostos, incluiu um agradável guia (tipo i-pod) e uma simulação final (simulador de voo) que transmitiu aos participantes os efeitos da força gravitacional (G-force) presente em qualquer viagem pelo espaço. Para além desta visita, o grupo teve ainda oportunidade de contactar com o centro histórico de Madrid e com os principais atrativos da cidade de Toledo, antiga capital política e religiosa.

vIsITAs DE EsTUDO

O COMPLEMENTO POSITIVO

Page 31: Portfolio EPRM

29

MUNIqUE

FEIRA INTERNACIONAL DE MANUTENçãO INDUsTRIALVinte alunos do curso de Manutenção Industrial/Eletromecânica e três professores, visitaram a Feira Internacional de Manutenção Industrial (MAINTAIN), em Munique (Alemanha), em outubro de 2012, participando numa experiência “open mind” que não só lhes permitiu alargar horizontes profissionais como também contactar com novas culturas e reforçar valores de partilha e amizade. Especialistas das áreas de fabricação e processamento visitam esta feira, o maior certame europeu na área da Manutenção Industrial, para reunir informações sobre os vários serviços industriais, de reparação e manutenção, bem como sobre estratégias pós-venda para instalações industriais e máquinas. Alunos e professores tiveram oportunidade de interagir com os expositores e profissionais e contactar com as soluções e inovações propostas para a área da manutenção industrial. Nos cinco dias de visita à Baviera, a comitiva teve ainda oportunidade de visitar as instalações da BMW, os principais pontos de interesse da cidade de Munique, os palácios da região alpina do sul da Baviera e o campo de concentração de Dachau.

MADRID

FEIRA “CLIMATIzACIÓN”Entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2013, cinquenta alunos, dos cursos de Eletrónica, Automação e Instrumentação, Frio e Climatização e Energias Renováveis/Sistemas Eólicos, acompanhados por oito professores, visitaram a Feira “Climatización” em Madrid (Espanha). Os objetivos da visita visaram, para além do contacto com novas realidades sociais/culturais, motivar os alunos para a sua futura realidade profissional, aprofundar os conhecimentos na área técnica e alargar os seus horizontes, permitindo-lhes o contacto direto com novidades nas áreas de climatização, ar condicionado, ventilação, calafetação, refrigeração e energias renováveis. Tendo sido a Feira o ponto alto da visita, a viagem incluiu ainda uma paragem em Mérida, a visita a alguns dos pontos turísticos da cidade de Madrid e no regresso, a visita guiada ao centro histórico da cidade monumental de Toledo, proporcionando momentos de convívio e de partilha que fortaleceram os laços entre as turmas envolvidas e os professores acompanhantes.

Page 32: Portfolio EPRM

30

ATIvIDADEsDEsPORTIvAs

O REFORÇO DO ESPÍRITO DE EQuIPA

CAMPO AvENTURAPara assinalar a efeméride do 20.º aniversário da EPRM, à semelhança do que aconteceu aquando da comemoração do 15.º aniversário, toda a comunidade educativa (alunos, professores/formadores, funcionários, diretores e gerentes) se deslocou para o Campo Aventura, em Óbidos para passar um dia de convívio e de prática de atividades radicais, tais como tiro com arco, paintball, rapel, slide, escalada, entre outros jogos. Foram momentos em que ficou bem patente a alegria, o entusiasmo e a dinâmica da escola, marcados por uma forte relação de proximidade entre toda a família EPRM.

PRAIA FLUvIAL DE OLHOs D’ÁGUACom espírito de salutar confraternização, toda a comunidade escolar da EPRM se deslocou para a Praia Fluvial de “Olhos d´Água”, nas proximidades de Amiais de Baixo, com o objetivo de estreitar as relações interpessoais e de comemorar o último dia de atividades letivas de 2011/2012. A ementa do almoço-volante foi constituída, essencialmente, por porco no espeto e durante todo o dia realizaram-se diversas atividades de cariz lúdico-desportivo, tais como visita ao Centro Ciência Viva existente no local, futebol de praia, exploração da nascente do rio Alviela ou, simplesmente, saltos para a água. O que se pretende é terminar o ano letivo em ambiente festivo e descontraído, antecipando a vontade de voltar para quem continua ou as saudades para quem termina o percurso na EPRM!

Page 33: Portfolio EPRM

31

FUTEbOL E bTTOs alunos da EPRM não perdem uma oportunidade de convívio e participam assiduamente em atividades desportivas como torneios de futebol e passeios de BTT. E se no futebol, atividade habitual no encerramento dos trimestres, o ambiente é de competição e rapazes e raparigas se esforçam por alcançar a vitória, já nos passeios de BTT, quando as propostas, vindas da necessidade de satisfazer a inquietude de um ou outro formador (in)comodado assumem, na sua conceção, um caráter de “ensaio”, então o que temos são momentos de transferência entre os espaços privilegiados das operações abstratas (escola) e das situações concretas (sociedade/natureza). São exemplo destas propostas (in)cómodas, passeios em que, contrariando a razoabilidade dos percursos curriculares, se leva um conteúdo escolar (a matéria) para a rua e se substituem os materiais convencionais pela bicicleta!

KARTOs desportos motorizados, pela emoção, pelo imaginário de feitos de grandes pilotos, estão normalmente entre os preferidos pelos jovens. Cumprindo o que já é uma tradição, a EPRM promove todos os anos, entre as turmas técnicas do 1º ano, uma “corrida” de karts onde professores e alunos reforçam o espírito de união e sã competitividade, indispensável na formação dos “homens” de amanhã.

sURF EM PENICHENa EPRM o currículo sai muitas vezes para fora da sala de aula! No caso de Educação Física, no âmbito dos módulos de “Atividades de Exploração da Natureza”, os formadores da disciplina levam anualmente os alunos até Peniche, onde muitos se iniciam no primeiro contacto com o Surf, uma atividade que já começa a ser “tradição” e que entusiasma alunos e formadores!

Page 34: Portfolio EPRM

32

PARCERIAsINSTITuIÇÕES DE ENSINO SuPERIOR

TECIDO EMPRESARIAL

Page 35: Portfolio EPRM
Page 36: Portfolio EPRM

tel. 243 999 450site www.eprm.pte-mail [email protected] facebook www.facebook.com/epriomaior