Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte...

8
Novo modelo de Gestão no Norte e Extremo Norte Por dentro do Protocolo: conheça a forma de entrada e saída de documentos Por dentro Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba Páginas 3 Páginas 2 e 3 Págs.7 e 8 Ano 1 - Número 6 - 20 de Maio de 2013 Ioga: equilíbrio do corpo e da mente Página 5 do Bolsa de mestrado para servidora do DEF Pág.2 Abastecimento de veículos no Incaper Pág.4 Página 6 Entrega de livros no Ceier de Águia Branca

Transcript of Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte...

Page 1: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Novo modelo de Gestão no Norte e Extremo Norte

Por dentro doProtocolo: conheça a forma de entrada e saída de documentos

Por dentro Incaper dissemina conhecimentopelo Norte capixaba Páginas 3

Páginas 2 e 3

Págs.7 e 8

Ano 1 - Número 6 - 20 de Maio de 2013

Ioga: equilíbrio do corpo e da mente

Página 5

do

Bolsa de mestrado para servidora do DEF Pág.2

Abastecimento de veículos no Incaper Pág.4

Página 6

Entrega de livros no Ceier de Águia Branca

Page 2: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

Equipe do Incaper no lançamento da colheita do café.

2

Balançando a peneira em São Domingos do Norte!

Servidora do DEF é premiada com bolsa de mestrado

Os servidores do Incaper no Centro Norte e Extremo Norte compareceram em peso ao Lan-çamento da colheita do café e da Campanha pela melhoria da qua-lidade do produto, na última terça-feira (14), no viveiro da Cooabriel, em São Domingos do Norte. A atividade, já tradicional no Espírito Santo, deixou, nas terras do coni-lon, a mensagem de que, além da produtividade, é necessário colocar qualidade na mesa do consumidor. E esse é mais um dos compromis-sos do Incaper!

A chefe da área financeira do Incaper, Clarissa Vassem Cam-pos, concorreu ao 11º Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape

e ficou em 1º lugar entre 114 con-correntes de todo o país. Ela ga-nhou uma bolsa integral de Mes-trado na área de Administração e Ciências Contábeis.

O referido prêmio seleciona as melhores monografias ou traba-lhos de conclusão de curso de es-pecialização na área de negócios. Clarissa inscreveu a monografia que apresentou à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para concluir o curso de Ciências Contábeis, com o tema “A teoria institucional aplicada à nova con-tabilidade pública: estudo de ca-

sos múltiplos em municípios da Grande Vitória”. Ela foi a única mulher, capixaba, entre os três primeiros lugares da premiação.

“Eu não esperava que meu tra-balho fosse selecionado porque a Fucape tem maior foco na inicia-tiva privada e minha monografia é na área pública”, falou Clarissa. Ela disse que está dividida entre duas linhas de pesquisa no mes-trado: contabilidade e controla-doria aplicadas ao setor público ou contabilidade gerencial e tri-butária. As aulas terão início no segundo semestre.

Clarissa é Técnica de Suporte e ingressou no Incaper em Fevereiro deste ano.

Page 3: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

Incaper dissemina conhecimentopelo Norte capixaba

3

Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais de mil estudantes envolvidos. O Sementes do Conhecimento deixou sua marca por São Gabriel da Pa-lha, Águia Branca, Vila Pavão, Nova Venécia, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, São Mateus e Jaguaré, compartilhando conhecimento, pa-ra instituições de ensino ligadas ao meio rural, por meio das publica-ções do instituto.

Participaram de todas as entregas o Diretor-Presidente, Evair Vieira de Melo, a bibliotecária, Meirielem Frassom, a jornalista Milan Salvia-to e o servidor do DCM, Augusto Barraque. Em todos os municípios, os servidores dos escritórios locais acompanharam as entregas, das quais também participaram autori-dades locais.

“Em cada escola, houve uma surpresa boa. Fomos recebidos com mística, poesia e emoção. A comuni-dade escolar ficou muito agradecida com a parceria, que já ocorria com o instituto e agora está se consolidan-

do pelo Projeto Sementes do Conhe-cimento. Continuaremos enviando os materiais, que são reconhecidos como de alta qualidade”, relatou a bi-bliotecária do Incaper, Meirielem.

“Gostaria de deixar meu agra-decimento especial aos colegas dos escritórios locais, que deram toda a atenção para que o Projeto se con-cretizasse primeiro. Como nova servidora, foi minha primeira expe-

riência de visita ao interior e eu me senti em casa”, afirmou Meirielem.

O servidor do DCM, Augusto Barraque, se emocionou durante as entregas. “Em 36 anos de Incaper, este foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi. Eu revivi o tempo em que estava na roça e me emocionei, chorei mesmo. Tanto que declamei um poema, que tinha tudo a ver com o momento”, disse Augusto.

Poema declamado na Escola Família Agrícola de Km 41, Nestor Gomes, pelo servidor do Incaper, Augusto Barraque.

Incaper por toda a parte

“Quando acordo de manhãa paisagem corro a vergosto de olhar o soltambém de vê-lo nascerComo é linda esta paisagemsei que é obra da naturezaQuem é, meu Deus, que não gosta de olhar essa beleza

A primeira colocada do 11º Prêmio Excelência Acadêmica, Clarissa Vassem Campos, com o gerente geral de controladoria da ArcelorMittal Brasil, Paulo Wanick, e o coordenador de Prêmio e diretor da FUCAPE, Valcemiro Nossa. Ela é Técnica de Suporte e ingressou no Incaper em fevereiro deste ano.

Servidor Augusto Barraque se emociona durante entregas.

Entrega do kit “Sementes do Conhecimento” no Ceier de Boa Esperança

Page 4: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 20134

Você sabe como deve ser feito o abastecimento de um veículo do Incaper?

O procedimento para abaste-cimento de combustível nos veí-culos do Incaper é simples, mas que deve ser conhecido por todos os servidores.

CadastroEm primeiro lugar, cada servi-

dor que faz uso de veículos deve realizar um cadastro junto à Área de Transportes e Serviços Gerais. Os documentos necessários são cópia da Carteira de Habilitação e o número funcional, os quais podem ser enviados para o e-mail [email protected], aos cuidados de Denildo.

A partir desse cadastro, será fornecida uma senha para o ser-vidor, que irá utilizá-la durante o abastecimento do veículo.

Uso do cartãoCada veículo do Incaper pos-

sui um cartão magnético da em-presa contratada pelo Governo do Estado/Incaper, o Goodcar, personalizado com a placa do veículo, o qual é apresentado na hora do abastecimento nos pos-tos credenciados. O servidor in-forma a quilometragem do veí-culo, seu número funcional e, por fim, digita sua senha.

Caso algumas dessas informa-ções sejam digitadas de maneira incorreta, o cartão poderá ser bloqueado. O bloqueio também pode ocorrer se for excedido o li-mite do cartão. Em qualquer uma dessas situações, a orientação é de que os servidores entrem em contato com a Área de Transpor-tes pelo telefone (27) 3636-9835 ou pelo celular (27) 8849-2177 para que seja feito o desbloqueio do cartão.

Dicas de economiaNo contrato celebrado entre

Incaper e empresa, existe um determinado valor para atender toda a frota de veículos do insti-tuto. Considerando o valor con-tratual existente, solicita-se o uso racional desse recurso para que se possa cumprir o programado sem exceder o contrato.

Para economizar, a sugestão é que, quando possível, os servi-dores, tanto da Sede quanto das unidades descentralizadas, orga-nizem-se para viajar a um deter-minado roteiro no mesmo veículo.

Postos credenciadosPara saber quais os pontos

credenciados da Goodcar, basta acessar http://www.ecofrotas.com.br/pt/localizador-de-postos-e-ofi-cinas

O motorista Marcos André Uchoa, da sede, realiza o abastecimento do veículo de forma correta.

Page 5: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013 5

Ioga: equilíbrio do corpo e mente na Sede do Incaper

Equilíbrio do corpo e da mente: esse é o princípio da Ioga. Duas ve-zes por semana, servidores da Sede do Incaper realizam essa prática e apontam vários benefícios para o seu cotidiano. “Faço Ioga porque me faz bem e é uma atividade físi-ca que se adequa às minhas neces-sidades. Nos momentos de estres-se, lembro dos exercícios da Ioga, respiro, e sigo adiante. Tenho mais domínio sobre as emoções. Me faz falta quando não vou à aula”, afir-mou a servidora do Departamen-to de Planejamento e Captação de Recursos (DPC), Irisnei Alcure.

O servidor do Geobases, Le-andro Feitoza, destaca a pratici-dade da Ioga no local de trabalho. “Além da qualidade das aulas, que me atraíram muito, temos a facili-dade de sair da sala do trabalho e ir direto para a Ioga. Percebi que,

Qualidade de vida

aliada a caminhadas que faço nos fins de semana, me proporciona um bem-estar”, relatou.

De acordo com a professora Karla Paste, a Ioga tem a intenção de proporcionar o equilíbrio físi-co e mental, o que se consegue por meio das posturas e da respiração. “A Ioga que fazemos no Incaper é a Hatha Ioga, que se inspira nas posturas de animais, plantas e ou-tros elementos da natureza. Visa ao relaxamento e meditação”, dis-se Karla.

Ela destacou que a realização da Ioga imediatamente após o horário de trabalho tem uma grande vanta-gem. “As pessoas descarregam todos os seus problemas relacionados ao trabalho durante a Ioga e esvaziam a mente antes de chegar em casa, o que contribui para melhorar o relaciona-mento com a família”, afirmou Karla.

Melhoria da concentração e maior controle emocional;

Auxílio no aspecto emocional, pois ajuda a permanecer sereno e positivo diante da vida;

Auxílio na respiração de ma-neira correta, mesmo nos mo-mentos de estresse;

Diminuição da pressão arterial;

Controle glicêmico (da diabetes);

Ajuda no tratamento de pesso-as que tiveram câncer;

Melhoria do convívio social e com a família;

Equilíbrio do corpo e da mente;

Alongamento, estabilidade e resistência física, adquirindo força na musculatura;

Benefícios da Ioga

A prática da Ioga faz parte do Projeto de Qualidade de Vida para os servidores do Incaper e é realizada na Sede desde setembro de 2011, com a professora de edu-cação física, Karla Paste. Cerca de 10 servidores participam da ativi-dade, que ocorre duas vezes por semana, no auditório do Incaper, no horário de 17h40 às 18h40. Para se inscrever, basta entrar em contato com a assistente social do Incaper, Hildeneia Patrício, pelo telefone (27) 3636-9853. Os cus-tos das aulas são dividos entre os participantes.

As aulas de ioga ocorrem às terças e quintas-feiras na sede

Projeto Qualidade de Vida

Page 6: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 20136

Por dentro do Protocolo

“O protocolo é o coração da instituição”. Foi com essa definição que os servidores do protocolo, Magno, Aylton e Jorge, definiram o setor onde trabalham. Acompa-nhe a entrevista que o Por dentro do Incaper fez ao Protocolo:

Qual a importância do protocolo?O protocolo é por onde trami-

ta toda a documentação do Inca-per, de âmbito interno e externo. Sem o protocolo, não há inter-câmbio de informações entre os setores do Incaper e do instituto para fora.

Que tipo de trabalho é realizado no protocolo?

Abertura de processos; recebi-mento de documentação; envio e

Magno, Edmara, Aylton e Jorge integram a equipe do protocolo.

Por dentro dos setores

recebimento de malotes e de cor-respondências de correio; registro de correspondências; serviço de mensageria oficial, que é um con-trato do Governo com os Correios para envio de correspondências.

Quais as dúvidas mais frequen-tes que os servidores possuem em relação ao protocolo?

Embalagem de materiais: Os setores devem entregar os mate-riais já embalados e lacrados para o protocolo. Não é função desse setor embalar materiais, apenas gerar as etiquetas com o endereço e enviar o material. O pacote deve ser entregue no protocolo com a especificação do que contém em seu interior, uma vez que é entre-gue lacrado.

Uso de Sedex: Muitas unida-des enviam materiais, via Sedex, para setores da Sede em envelo-pes separados, o que gera gastos desnecessários. Os servidores po-dem reunir todos os documentos direcionados à Sede em um único envelope, pois o protocolo realiza a triagem do material e direciona para os setores específicos. Pelo seu custo elevado, o Sedex deve ser utilizado somente para o en-vio de documentos de grande im-portância ou de urgência. Para os demais casos, deve-se utilizar car-ta simples.

Forma de envio e horários: Se-dex 10: correspondências de ur-gência que chegam até às 10h do dia seguinte; Sedex Hoje: corres-pondências de urgência para en-dereços estaduais que chegam no mesmo dia, caso enviadas até 12h; PAC: sistema de envio de pacotes, mais econômico, e que chega com a diferença de dois a três dias em relação ao Sedex; carta simples: é indicada para documentos que não possuem caráter de urgência.

Correspondências pessoais: Não é função do protocolo entregar ou se responsabilizar por materiais de cunho pessoal que chegam ao Incaper, como contas de energia, água, luz e telefone. É responsabi-lidade de cada servidor.

Magno Rodrigues da Silva, que atua há 31 anos do Incaper; Aylton do Couto Carvalho, há 27 anos na instituição e Jorge Rangel Vitório, há 35 anos. Também há uma estagiária, Edmara Turial de Souza.

O Incaper possui três contratos para atender a essas necessidades: Contrato de postagem, que atende todas as correspondências da institui-ção que tramitam através dos Correio;

Contrato de Malote, que atende o trâ-mite de documentos entre os regionais e a sede do Incaper e vice-versa; e o Contrato de mensageria do Governo do Estado, que atende o trâmite de do-cumentos entre os órgãos estaduais na Grande Vitória.

Quem é a equipe do protocolo?

Você sabia?

Page 7: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013 7

O Incaper do futuro

Centro Norte e Extremo Norte discutem novo modelo de gestão

Chegou a hora de os servidores do Centro Norte e Extremo Nor-te conhecerem os rumos do Inca-per no futuro. A apresentação do Modelo Integrado de Gestão por Resultados e do Escritório de Ge-renciamento de Processos e Pro-jetos (EGPP) ocorreu na última terça-feira (30), na UAB/Faceli, em Linhares.

A atividade, além de apre-sentar aos servidores a forma de implantação do Planejamento Estratégico, possibilitou uma dis-cussão coletiva e o levantamento de sugestões e propostas para o redesenho do processo “Integra-ção Pesquisa x Ater”, apresenta-do pelo pesquisador do Centro Serrano e líder do grupo, André Guarçoni.

O chefe do Centro Regional Extremo Norte, Nilson Araújo, integrante do grupo que redese-nhou esse fluxo, também men-cionou que o Programa de Assis-tência Técnica e Extensão Rural (Proater)está sendo reelaborado. “Nossa expectativa é de que no dia 11 de junho haja uma reunião com um grupo de extensionistas que irá multiplicar a nova meto-dologia do Proater”, afirmou Nil-son.

Também foi discutida a estru-turação de projetos prioritários do Incaper a uma metodologia que facilitará o monitoramento e acompanhamento, e consequen-temente, o alcance dos resultados esperados.

“Essa foi uma apresentação inicial sobre o novo modelo de gestão. A partir de agora, iremos manter uma comunicação per-

Servidores do Centro Norte e Extremo Norte discutem o Modelo Integrado de Gestão por Resultados.

manente com os servidores acer-ca dessas mudanças”, explicou a integrante do EGPP, Virgínia, Vasconcelos.

Continua

Page 8: Por dentro · Por dentro do Incaper 20 de Maio de 2013 Incaper dissemina conhecimento pelo Norte capixaba 3 Dez escolas de nove municípios do Norte do Espírito Santo e mais

Por dentro do Incaper

20 de Maio de 2013

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

ELDR Laranja da Terra O servidor Ernesto de Moraes

Muzzi, irá exercer a função de chefe do ELDR de Laranja da Terra no pe-ríodo de 24 de maio a 22 de junho, por motivo de férias do titular.

Movimentação de servidores

Desde o dia 07/05, o Técnico de Desenvolvimento Rural do ELDR de Santa Teresa, José Luiz Nunes, afas-tou-se por aposentadoria. Ele traba-lhou durante 36 anos e seis meses

Aposentadoria:José Luiz Nunes

na extensão rural. Ele ingressou na Emater em 1977 e atuou nos mu-nicípios de Domingos Martins, São Roque do Canaã e Santa Teresa. De acordo com seu depoimento, reali-zava várias atividades na extensão, com destaque para assistência técni-ca na área de irrigação. Ele disse que agora ficará em casa, irá descansar e viajar.

21/05 a 23/05: Módulo 7 da Capacitação dos novos servidores

23/05: Ponto Facultativo

24 a 26/05: Expotur (Praça do Papa, Vitória)

47ª Festa da Fruta, em Conceição do Castelo e Concurso da Ponkan de Qualidade do Polo de Tangerina

Agenda

“A gestão por resultados valoriza as pessoas que pro-duzem mais, ou seja, é por merecimento, e proporcio-na um resultado mais efeti-vo para as ações do Incaper. Além disso, as ações integra-das de pesquisa e Ater serão institucionalizadas, o que fa-vorece o trabalho com o pú-blico-alvo do instituto”.

“Eu acredito que o insti-tuto irá melhorar com essas mudanças. Tenho 32 anos de Incaper e, mesmo depois da junção da Emater e Emcapa, não houve integração real da pesquisa e Ater. Com a im-plantação do planejamento estratégico, isso irá mudar: o extensionista, trabalhará inte-grado com o produtor e com os pesquisadores, que irão es-tudar o que realmente interes-sa à sociedade. Quem mais irá ganhar com essa integração é o agricultor”.

Vinícius Nascimento Extensionista do ELDR de São Domingos do Norte

Sarah Ola MoreiraPesquisadora em Melhoramento Vegetal Centro Norte

“A extensão rural foi a minha vida. Se fosse começar a trabalhar de novo, começaria novamente na extensão rural”, relatou.

O Incaper do futuro

Opiniões

José Luiz Nunes se aposentou após 36 anos na extensão rural