PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como...

62
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIA Volume IV Planejamento Estratégico 2019 1

Transcript of PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como...

Page 1: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

PLANO DIRETOR DEDESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIA

Volume IVPlanejamento Estratégico

2019

1

Page 2: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia

Administração Fernando Cunha2017-2020

2

Page 3: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Realização:Secretaria de Turismo da

Estância Turística de Olímpia

COMTUR - Conselho Municipal deTurismo

3

Page 4: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Apresentação

O presente PDDT - Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico da Estância Turística deOlímpia é o resultado dos trabalhos de revisão do PDDT datado de 2015 e elaboradopela empresa T4 Consultoria. A Lei nº 4126, de 15 de Junho de 2016, que institui estePDDT, em seu Artigo 1º afirma que:

“O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico da ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIAé um instrumento de planejamento capaz de orientar o desenvolvimento econômico,político e social sustentado do turismo no Município, visando à melhoria dascondições de vida de sua população, com inclusão social e respeito ao meioambiente.”

O Parágrafo Único do Artigo 14 determina que a revisão do plano diretor deve serrealizada bienalmente. Assim, o processo de revisão do PPDT é aprovado pelo PoderExecutivo, para ser realizado sob a supervisão da Secretaria de Turismo, juntamentecom o COMTUR Conselho Municipal de Turismo.

Na reunião mensal do COMTUR, realizada no dia 28 de agosto de 2019, foi aprovado oseguinte cronograma de atividades para a revisão do PDDT da Estância Turística deOlímpia:

• 24/09/2019 – Análise pelo COMTUR: Retirada de programas e projetos járealizados e/ou manutenção dos de caráter permanente;análise dos programas e projetos propostos pelo PoderExecutivo e inclusão de novos programas e projetos.

• 24/10/2019 – Realização de Audiência Pública.

• 27/11/2019 – Aprovação do PDDT pelo COMTUR e envio do Projeto de Leipara a Câmara Municipal.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico da Estância Turística de Olímpia,aprovado pelo COMTUR Conselho Municipal de Turismo, terá validade para o períodode 2020 a 2025, podendo ser revisado de acordo com o determinado na lei que oinstituirá.

Este Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico é composto pelos seguintes volumes:

Volume I - Caracterização do Município e Inventário da Oferta Turística;

Volume II - Relatórios da Pesquisa do Perfil da Demanda Turística;

Volume III - Relatórios da Pesquisa de Taxas de Ocupação Hoteleira; e

Volume IV - Planejamento Estratégico.

4

Page 5: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Sumário1. Estratégias de desenvolvimento turístico........................................................... 6

Missão...................................................................................................................... 6

Visão......................................................................................................................... 6

Diretrizes.................................................................................................................. 7

2. A atividade turística na Estância Turística de Olímpia......................................... 8

Estrutura de equipamentos e serviços.................................................................... 9

Comparativo do desempenho dos setores 2016/2017/2018.................................12

Taxa de ocupação dos meios de hospedagem........................................................13

Perfil da demanda turística......................................................................................15

Considerações a respeito da atividade turística na

Estância Turística de Olímpia...................................................................................20

Potencialidades para a atividade turística na Estância Turística de Olímpia..........21

3. Detalhamento dos Programas e projetos...........................................................25

5

Page 6: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

1. Estratégias de desenvolvimento turísticoNeste tópico são desenvolvidos os instrumentos norteadores do desenvolvimentoturístico de Olímpia. Eles definem aonde se quer chegar e indicam os caminhos aseguir.

Missão

A missão de um destino turístico traduz a sua razão de existir. Ela deixa claro quaissão os benefícios proporcionados para seu público-alvo. Além disso, ela devedesafiar e inspirar os prestadores de serviço e a população a produzir e entregaresses benefícios. Quando se trata de turismo, embora não seja muito óbvio, opúblico-alvo não se limita aos visitantes. Inclui também a população local, que podee deve desfrutar dos serviços e dos atrativos turísticos em suas atividadescotidianas, no tempo destinado à cultura e ao lazer. Sendo assim, o principalbenefício que Olímpia oferece aos moradores e visitantes é a oferta de águasquentes. Com base nisso, propõe-se a seguinte missão para o município:

“Proporcionar experiências memoráveis integrando águas termais, completaestrutura de lazer e serviços de qualidade para moradores e turistas, a partir dediversificada oferta turística e produtos turísticos competitivos.”

Visão

Definir a visão de futuro do destino turístico é o segundo passo para um bomplanejamento estratégico. A visão nada mais é que a descrição de uma situaçãofutura em que o destino deseja chegar daqui alguns anos, particularmente no quese refere ao horizonte temporal do Plano Diretor.

No caso de Olímpia, o horizonte de tempo estipulado para a visão foi o ano de2025, tendo em vista que o ciclo de amadurecimento dos destinos turísticos é longoe, além disso, tanto a implementação das políticas públicas em prol da atividadequanto à implantação ou reforma de novos estabelecimentos requerem longosperíodos de tempo.

A visão de futuro traz implícitos em sua descrição alguns objetivos e metas para oturismo em Estância Turística de Olímpia. Da mesma forma que a missão, a visãoprecisa ser desafiadora e inspiradora. Portanto, definiu-se a visão nos seguintestermos:

“Consolidar-se como principal destino de águas termais e parque aquático doBrasil, diversificando as opções de lazer e entretenimento, principalmente emfunção do folclore, e com respeito a todas as dimensões da sustentabilidade”.

É importante lembrar que a visão pode ser reformulada ou ajustada com o passardos anos, a fim de se adequar tanto aos anseios dos agentes públicos e dasociedade, como também às mudanças de contexto que eventualmente ocorram.

6

Page 7: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Diretrizes

Diretrizes estratégicas são linhas orientadoras para a elaboração dos projetos e dasações que devem ser desenvolvidos para o cumprimento da missão e o alcance davisão. As diretrizes de desenvolvimento turístico de Estância Turística de Olímpiasão:

Sustentabilidade turística: o desenvolvimento turístico da cidade não pode estardesvinculado dos princípios da sustentabilidade. É possível obter crescimentoeconômico sem provocar danos à cultura local, aos grupos sociais e ao ambientenatural.

Diversificação da oferta turística: para a completa satisfação dos visitantes dacidade, será preciso incentivar a criação de novos estabelecimentos,principalmente nos segmentos de alimentação e entretenimento, bem comogarantir a qualidade dos serviços prestados. Somente assim o turista terá razõespara conhecer e desfrutar o município para além dos muros dos parques ou dosmeios de hospedagem em que se hospeda.

Consolidação do destino: o destino Estância Turística de Olímpia tem potencialpara atrair turistas de todo o Brasil e de países da América Latina, emboraatualmente a demanda seja oriunda principalmente dos estados de São Paulo,Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Para isso, será necessário, dentreoutras coisas, aprimorar e integrar a oferta turística, fortalecer a imagem dodestino e definir o seu posicionamento no mercado no que diz respeito apúblico-alvo, produtos oferecidos e preços praticados e melhorar aacessibilidade em termos de meios de transporte, especialmente o aéreo.

7

Page 8: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

2. A atividade turística na Estância Turística de Olímpia

A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o ParqueAquático Thermas dos Laranjais, responsável pela maior parte do fluxo turístico quevisita a cidade, sendo que, em 2018, foi o 4º parque aquático mais visitado do mundo 1.Em 2017, mais dois novos parques aquáticos foram inaugurados – o Hot Beach ParqueAquático e o Águas de Olímpia Parque Aquático – direcionando o perfil do destino paraatividades de lazer com as águas termais, descobertas na cidade na década de 1980.

Outros atrativos que são mais visitados pelos turistas durante sua permanência nacidade2:

Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”

Igreja Matriz de São João Batista

Vale dos Dinossauros

Alguns eventos realizados durante o ano e que têm caráter permanente, tambématraem turistas e visitantes3:

Festival do Folclore de Olímpia – realizado na segunda semana de agosto;

Aniversário da cidade – realizado em março;

Carnaval – data móvel;

Encenação da Paixão de Cristo - data móvel;

Arraiá de São João – realizada em junho;

Festa do Padroeiro – realizada em julho; e

Réveillon – data móvel.

1 Fonte: 2018 Theme Index Museum Index – Themed Entertainment Association (TEA) – Disponível em http://www.teaconnect.org/images/files/328_381804_190528.pdf2 Não há medição do fluxo de visitantes nestes atrativos.3 Não há medição do fluxo de visitantes nestes eventos, somente uma estimativa de público.

8

Page 9: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Estrutura de equipamentos e serviços4

DADOS CONSOLIDADADOS DO SETOR DE TURISMO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE OLÍMPIA

TOTAL DE MEIOS DE HOSPEDAGEM 88TOTAL DE HOTÉIS 23TOTAL DE POUSADAS 55TOTAL DE HOTÉIS FAZENDA 2TOTAL DE FLATS 1TOTAL DE HOSTELS 1TOTAL DE RESORTS 6

TOTAL DE LEITOS MEIOS DE HOSPEDAGEM 19.716TOTAL DE LEITOS EM HOTÉIS 2.353TOTAL DE LEITOS EM POUSADAS 2.761TOTAL DE LEITOS EM HOTÉIS FAZENDA 152TOTAL DE LEITOS EM FLATS 36TOTAL DE LEITOS EM HOSTELS 24TOTAL DE LEITOS EM RESORTS 14.390

TOTAL DE IMÓVEIS PARA TEMPORADA 518TOTAL DE LEITOS CASAS DE TEMPORADA 6.283

TOTAL GERAL DE UH'S 4.400TOTAL GERAL DE LEITOS 26.239

ESTIMATIVA DE LEITOS EM CONSTRUÇÃO 22.940Ano 2.020 2.280Ano 2.021 7.960Ano 2.022 150Ano 2.023 2.150Ano 2.024 1.900Ano 2.025 1.900Ano 2.026 150Ano 2.027 2.150Ano 2.028 2.150Ano 2.029 2.150

4 De acordo com o Inventário da Oferta Turística em 26/11/2019.

9

Page 10: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

TOTAL DE AGÊNCIAS DE TURISMO 36TOTAL DE ATRATIVOS TURÍSTICOS 13TOTAL DE EMPRESAS DE ARTESANATO 7TOTAL DE EMPRESAS DE COMÉRCIO DIFERENCIADO 21

TOTAL DE MEIOS DE ALIMENTAÇÃO 213Restaurantes 55Açaiterias 6Cafeterias e Docerias 11Churrascarias 5Lanchonetes 40Lojas de Conveniência 9Padarias 19Pizzarias 9Rotisserias 2Sorveterias 16Meios de alimentação dentro do Thermas dos Laranjais 30

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DOS MEIOS DE ALIMENTAÇÃO

9.517

MÃO DE OBRA DIRETA DO SETOR DE TURISMO

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS FIXOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM

1.102

Hotéis 216Pousadas 178Hotéis Fazenda 15Flats 0Hostels 3Resorts 690

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM 309

Hotéis 27Pousadas 74Hotéis Fazenda 4Flats 1Hostels 1Resorts 202

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM (1) 1.411

10

Page 11: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS FIXOS NOS MEIOS DE ALIMENTAÇÃO 1.003TOTAL DE FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS NOS MEIOS DE ALIMENTAÇÃO

202

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS NOS MEIOS DE ALIMENTAÇÃO (1) 1.205

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS FIXOS NAS AGÊNCIAS DE TURISMO 115TOTAL DE FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS NAS AGÊNCIAS DE TURISMO 7

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS NAS AGÊNCIAS DE TURISMO (1) 122

TOTAL MÃO DE OBRA DIRETA DO SETOR DE TURISMO 2.744

(1) Dados com alta variação.

As informações referentes ao Inventário da Oferta Turística encontram-se no VolumeI deste Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico.

11

Page 12: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Comparativo do desempenho dos setores 2016/2017/2018

SETORES 2016 2017 2018 Variação % -2017/18

Total de meios de hospedagem 78 85 88 3,5%Total de leitos dos meios de hospedagem 9.776 10.218 15.959 56%Total de casas de temporada 370 449 455 1%Total de leitos nas casas de temporada 4.706 5.709 5.905 3%Total geral de leitos 14.482 15.927 22.114 39%Total de agências de viagens e turismo 25 32 42 31%Total de parques aquáticos e praia artificial 2 4 4 0%

Total de empresas de artesanato 8 9 8 -12%Total de meios de alimentação 211 257 231 -11%Número de turistas no Parque Aquático Thermas dos Laranjais

1.959.000(**)

2.007.000(**)

1.971.000(****) -1,8%

Número de turistas no Hot Beach Olímpia Parque Aquático n.a5. 243.000

(****)462.000(****) 90,1%

Número de turistas nos meios de hospedagem (exceto casas de temporada) (***)

1.587.867 2.073.641 2.645.603 28%

(**) Fonte: 2017 Theme Index Museum Index – Themed Entertainment Association (TEA) – Disponível em https://www.aecom.com/content/wp-content/uploads/2018/05/2017-Theme-Museum-Index.pdf

(***) Boletim Taxa Média de Ocupação Anual dos Meios de Hospedagem, emitido pela Secretaria de Turismo da Estância Turística de Olímpia.

(****) Fonte: 2018 Theme Index Museum Index – Themed Entertainment Association (TEA) –Disponível em http://www.teaconnect.org/images/files/328_381804_190528.pdf

5 Início da atividade em julho de 2017.

12

Page 13: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Taxa de ocupação dos meios de hospedagem

O acompanhamento da ocupação hoteleira vem sendo feita desde o ano de 2016, apósa criação da Secretaria Municipal de Turismo. São realizadas as seguintes pesquisas, deforma permanente:

Expectativa de ocupação em feriados prolongados

Expectativa de ocupação para alta estação (julho, dezembro e janeiro)

Taxa de ocupação realizada em feriados prolongados

Taxa de ocupação realizada nos meses de alta estação

Taxa de ocupação mensal realizada

A tabela abaixo mostra as taxas médias de ocupação mensal do setor hoteleiro dosanos de 2016, 2017 e 2018:

Comparativo das taxas médias mensais de ocupação hoteleira

MÊS/ANO 2016 2017 2018

Janeiro 69,6% 77,8% 83,9%Fevereiro 36,1% 49,6% 58,9%Março 44,1% 40,8% 52,5%Abril 33,5% 56,7% 49,5%Maio 24,4% 30,8% 34,5%Junho 17,4% 33,9% 33,8%Julho 74,0% 75,5% 70,3%Agosto 47,3% 51,4% 52,7%Setembro 40,8% 57,5% 50,5%Outubro 46,9% 66,0% 49,6%Novembro 37,6% 56,0% 57,3%Dezembro 62,4% 72,0% 56,5%MÉDIA ANUAL 44,5% 55,6% 54,1%

13

Page 14: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

A tabela abaixo demonstra a quantidade de turistas que frequentaram a EstânciaTurística de Olímpia, a partir das taxas de ocupação mensais nos anos de 2017 e 2018.

Fluxo de turistas mensalMês de Referência 2017 2018 Variação % - 2017/18

Janeiro 236.681 262.353 10,85%Fevereiro 136.316 163.044 19,61%Março 123.892 160.890 29,86%Abril 166.410 166.410 0,00%Maio 93.806 106.020 13,02%Junho 195.390 89.790 -54,05%Julho 231.198 295.089 27,63%Agosto 150.567 265.298 76,20%Setembro 126.300 263.190 108,38%Outubro 202.678 267.127 31,80%Novembro 166.410 300.360 80,49%Dezembro 221.092 306.032 38,42%TOTAL 2.050.740 2.645.603 29,01%

Quantidade de leitos nos meios de hospedagem regulamentares6: Ano base 2017 = 9.906 leitos ativos. Ano base 2018 = 16.577 leitos ativos.

Os relatórios das taxas de ocupação hoteleira encontram-se no Volume III deste PlanoDiretor de Desenvolvimento Turístico.

6 O total de leitos não contempla as casas de temporada.

14

Page 15: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Perfil da demanda turísticaA Pesquisa Permanente do Perfil da Demanda Turística da Estância Turística de Olímpiafoi iniciada em outubro de 2016, com metodologia de distribuição e coleta deformulários de pesquisa impressos, distribuídos nos meios de hospedagem, no CAT –Centro de Atendimento ao Turista e no Museu de História de Folclore “Maria Olímpia”.A partir de outubro de 2019, a coleta de dados também passou a ser feita por QRCode.

Resumo do perfil da demanda turística - principais indicadores

4º Relatório 5º Relatório 6º Relatório

Estado civil

Idade

15

Page 16: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

4º Relatório 5º Relatório 6º Relatório

Grau de escolaridade

São Pau

lo e Gran

de SP

Interior d

e São

Paulo

Litoral

de São

Paulo

Minas Gera

is

Mato Gro

sso do Su

l

Paraná

Rio de Jan

eiro

Santa

Catarin

a

Outros E

stados

Outros p

aíses N.R.

Região de origem

16

Page 17: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

1 dia 2 dias 3 dias 4 dias 5 dias 6 dias 7 dias 1 mês Outros N.R.

Tempo de permanência

Veículo pró

prio

Ônibus de l

inha

Ônibus de e

xcursã

oAére

o

Veículo al

ugado

Outros

N.R.

Meio de transporte

4º Relatório 5º relatório 6º Relatório

Que(ais) atrativo(s) o trouxe(ram) a Olímpia?

17

Page 18: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

4º Relatório 5º Relatório 6º Relatório

Com quem viaja?

4º Relatório 5º Relatório 6º Relatório

Costuma visitar Olímpia:

4º Relatório 5º Relatório 6º Relatório

Voltaria à cidade em outra oportunidade ou indicaria para outras pessoas?

O turista que frequenta a Estância Turística de Olímpia pode ser descrito como sendocasado, encontra-se na faixa etária entre 36 e 50 anos, seu grau de escolaridade é de

18

Page 19: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

nível superior e pós-graduação, reside na cidade de São Paulo e na região da GrandeSão Paulo, permanece na cidade de 3 a 5 dias.

Utiliza veículo próprio para chegar à Estância Turística de Olímpia, atraído pelo ParqueAquático Thermas dos Laranjais. Viaja com a família e é a primeira vez que visita acidade, sendo que voltaria ou indicaria o destino para outras pessoas. Com relação asugestões de melhoria para o destino turístico Olímpia, destacam-se:

Maior variedade de atrativos noturnos (bares, teatros, cinemas, boates, etc.).

Criação de atrativos diurnos diversificados (parques secos, temáticos, jardins).

Melhoria na infraestrutura urbana, com ênfase em sinalização turística emanutenção das vias de acesso e iluminação urbana central e periférica.

Os relatórios completos da Pesquisa do Perfil da Demanda Turística encontram-se noVolume II deste Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico.

19

Page 20: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Considerações a respeito da atividade turística na Estância Turística deOlímpia Alto crescimento da oferta de leitos X infraestrutura urbana. Necessidade de

planejamento dos serviços de abastecimento de água, esgoto, saúde, energiaelétrica, limpeza urbana, manutenção das vias de acesso e urbanas.

Baixa oferta de outros atrativos para os turistas, especialmente no período noturno.Apesar de número expressivo de agências de viagens, há carência de roteiros depasseios locais e regionais. Ingressos para os parques aquáticos ainda são osprodutos mais comercializados.

Dificuldade de contratação de profissionais para o setor de Turismo. A comunidadetem resistência em trabalhar fora do horário convencional (das 8 às 18 horas), nosfinais de semana, feriados prolongados e férias escolares. Por ser um destino delazer, os turistas procuram a Estância Turística de Olímpia especialmente nestesperíodos e a hotelaria funciona 24 horas.

A comunicação entre os diversos setores que compõem o trade turístico ainda éprecária, com baixa participação do empresariado em ações de caráter conjunto,seja para melhorias no setor, seja para contribuir efetivamente em projetos para acidade.

Ausência de compreensão, por parte da comunidade local, da natureza da atividadeturística, seu funcionamento, seus atributos, suas contribuições positivas e/ounegativas para a cidade, podendo causar problemas futuros em relação à presençade turistas, que podem ser acusados de ser a origem de todos os problemas locais.

Concentração de empreendimentos hoteleiros e de lazer em apenas uma região dacidade, podendo causar o efeito de “confinamento” dos turistas, que não teriamacesso à cidade e à possibilidade de um contato com a cultura e modo de vida local,tendência mundial do turismo, que busca interagir com o destino como forma decompensar o deslocamento espacial e geográfico.

A Estância Turística de Olímpia oferece como principal atrativo os parquesaquáticos, com possibilidade de diversificar para outros tipos de parques.Entretanto, este tipo de atrativo é facilmente copiado por outras localidades,dependendo apenas de investimentos. Assim, a concorrência pode se tornar muitoacirrada, com diversos destinos turísticos de lazer disputando um mesmo mercado.

Terceira Onda do Turismo – empreendimentos com fracionamento de UnidadesHoteleiras, com os proprietários utilizando a hospedagem durante períodos de 5 a 7dias no ano, aumentando o tempo de hospedagem e de permanência no destino,demandando outros produtos e serviços (Ex.: outros atrativos, lazer,entretenimento, passeios regionais). Também significa que estes turistas sãoproprietários de meios de hospedagem, deixando de utilizar os demais meiosexistentes na cidade (hotéis, pousadas), podendo causar retração no mercado.

20

Page 21: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Potencialidades para a atividade turística na Estância Turística deOlímpia

Turismo cultural - tendo como grande atrativo a imagem e o título de “CapitalNacional do Folclore”, por decreto presidencial em 2017, até então usadoinformalmente para homenagear a cidade que realiza o seu festival de folcloreno mês de agosto desde 1964. Antes do surgimento dos parques aquáticos,Olímpia tinha sua imagem fortemente ligada ao folclore. Entretanto, nosúltimos anos, esta imagem vem se diluindo e quem chega à Estância Turísticade Olímpia dificilmente encontrará atividades ligadas ao folclore sendooferecidas na cidade.

O folclore brasileiro apresenta inúmeras possibilidades para atividadesculturais, as quais podem ser oferecidas no período noturno, quando os turistasestão disponíveis, após passar o dia nos parques aquáticos. Dentre estasatividades, destacam-se: apresentações de danças folclóricas, teatro comlendas folclóricas, oficina de brinquedos folclóricos, gastronomia, contação deestórias e causos, moda de viola, exposição de artes plásticas com o temafolclore, cinema e outras. Também ocorrem as festas tradicionais ligadas aofolclore, como o Ciclo Natalino, o Carnaval, as festas juninas, cavalhada,congado, Festa do Divino, Bumba-meu-boi. Outro produto é a visitação deturistas aos locais onde as manifestações são realizadas (Ex.: Folia de Reis,Congada, Dança de São Gonçalo, Moçambique), com palestras explicativas eelaboração de gastronomia relacionada à manifestação.

A Estância Turística de Olímpia possui uma longa tradição de Santos Reis, com14 Companhias em atividade, que no mês de janeiro realizam as suas festas deacordo com os preceitos de sua tradição. Somam-se às Folias de Reis, umaCongada; dois Ternos de Moçambique e três grupos parafolclóricos.

Ressalta-se que o setor da Cultura, no Brasil, apresenta uma estimativa médiade crescimento anual da ordem de 5,2%7, no período de 2018/2022, gerandotrabalho, renda, oportunidades de empreender e oferecendo leis de incentivo aprojetos da área.

O Folclore se mostra como um excelente produto complementar para aatividade turística de Olímpia, e que oferecerá à imagem da cidade um forteapelo cultural, o grande diferencial quando se trata de destinos turísticos. Atendência mundial é a de que as pessoas viajarão mais para destinos queproporcionem experiências culturais memoráveis, conhecimento do modo devida local, vivências no meio ambiente e experimentar os sabores locais.

7 Revista Exame, de 28 de dezembro de 2018,

21

Page 22: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Localização geográfica – A Estância Turística de Olímpia está situada a 450 km dacidade de São Paulo, a maior da América Latina e principal centro emissor deturistas. Num raio de até 1.250 km, alcança cidades importantes como:

. Brasília = 700 km

. Goiânia = 520 km

. Belo Horizonte = 630 km

. Rio de Janeiro = 850 km

. Curitiba = 750 km

. Florianópolis = 1.050 km

. Campo Grande = 655 km

. Cuiabá = 1.215 km

. Vitória = 1.160 km

. Foz do Iguaçu = 910 km

. Assunção (Paraguai) = 1200 km

O Aeroporto de São José do Rio Preto amplia este raio de captação de turistas,pois se encontra a apenas 50 km da Estância Turística de Olímpia e recebe vooscomerciais e fretados, com várias opções de voos partindo de São Paulo eCampinas. O turista que reside a grande distância da Estância Turística deOlímpia, tem a opção de utilizar transporte aéreo até a cidade de São Paulo ouCampinas e conexão para São José do Rio Preto.

A Secretaria de Turismo implantou estrutura receptiva no Aeroporto de São Josédo Rio Preto, antecipando esta tendência já apontada na Pesquisa do Perfil daDemanda. Desta forma, o turista tem à disposição serviços de transfer para aEstância Turística de Olímpia, de reservas em meios de hospedagem e serviçosde informações que complementam a sua experiência de viagem.

Outros usos para as águas termais – A Estância Turística de Olímpia estálocalizada no Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do mundo.Dos poços perfurados na cidade brotam águas à temperatura média de 37º eque atraem os turistas para suas águas quentes, utilizadas somente nos parquesaquáticos para atividades de recreação.

No mês de maio de 2018, a Estância Turística de Olímpia foi sede do evento“Olímpia: O Epidauro Brasileiro – da Cultura do Folclore à Saúde Integrativa”,realizado pela UNIFESP Universidade Federal de São Paulo, que mostrou aviabilidade da Estância Turística de Olímpia ser uma cidade que se preocupa coma saúde, com a prevenção da doença. A cidade oferece clima favorável o anotodo, com muito sol, fonte da vida, assim como as águas termais. O seu perfilcultural pela tradição do folclore e seu festival nacional, favorecem que sejacomparada ao Epidauro grego.

22

Page 23: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

O clima tropical, com a presença do sol na maior parte do ano, inverno quente,também são riquezas que contribuem para os cuidados e manutenção da saúde.Uma análise química destas águas termais pode indicar se são benéficas tambémpara o tratamento de doenças, como as de pele, articulares e outras.

O nome Olímpia remete à Grécia Antiga, local de histórias milenares e sábiosensinamentos para Saúde. A Olímpia brasileira pode ser um local não só de lazer,mas também, com sua natureza hidrotermal um território para a promoção desaúde de maneira integrada, unindo corpo, psique, arte, cultura eespiritualidade.

A partir desta proposta de Olímpia ser tornar o “Epidauro Brasileiro” é que, em10 de junho de 2019 foi realizada a irmanação da Estância Turística de Olímpiacom a Antiga Olympia, da Grécia, como forma de estabelecer parcerias paraajuda mútua e concretizar esta proposta.

Turismo rural – A Estância Turística de Olímpia possui área de 803 km2, sendoum dos maiores municípios do estado. A maior parte do seu território é ocupadapela zona rural, com atividade agrícola da cultura predominante da cana deaçúcar, seguida pela da seringueira. Entretanto, há a presença de pequenaspropriedades rurais que podem ser adaptadas ao turismo rural, para visitação,degustação e compra de produtos locais (salgados, doces, frutas, legumes,verduras, artesanato, dentre outros), passeios a cavalo, observação de fauna eflora, processo da produção agrícola (Ex.: coleta do látex para produção daborracha). Atualmente, a maior parte dos turistas que visitam a Estância é demoradores da Capital e Grande São Paulo, que pouco ou nenhum contato têmcom a vida rural. A oferta de produtos deste segmento pode se tornar mais umatrativo para a ampliação da permanência do turista no destino.

Turismo de eventos – com a oferta de mais de 20 mil leitos, e projeção paracerca de 35 mil leitos a partir de 2026, a cidade de Olímpia tem potencial paracaptação de eventos das mais diversas naturezas, em especial os que geramgrandes públicos, como congressos e convenções profissionais, shows comartistas de renome, feiras empresariais e outros. Um destino turístico de lazer é omais adequado para a realização de eventos profissionais, pois o participante doevento tem a possibilidade de viajar acompanhado da sua família, que terá aestrutura necessária para sua diversão. A estrutura atual existente na cidadepossibilita a captação de pequenos eventos, como reuniões empresariais,palestras, convenções de até 400 pessoas, shows, e eventos sociais (casamentos,aniversários, celebrações).

23

Page 24: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions8) encontra-se em expansão no Brasil, que já ocupou lugar de destaque no ranking mundialde organização de eventos profissionais. Para atuar neste segmento MICE seránecessária a implantação de um Centro de Convenções que ofereça estruturaflexível e diversificada para diversos tipos de eventos e quantidade de pessoas.

Parques secos - Aproveitando a imagem consolidada de cidade dos parquesaquáticos, a Estância Turística de Olímpia tem a possibilidade de tornar-se a“Orlando brasileira”, com a diversificação deste segmento para outros tipos deparques (os assim chamados parques secos): parques de diversão, parquestemáticos, parques naturais, dentre outros. Em julho de 2019 foi inaugurado oVale dos Dinossauros, com 38 dinossauros animatrônicos, e está em construçãoum parque de diversões (juntamente com uma unidade da lanchonete McDonald´s).

Oportunidades de desenvolvimento

Consolidação do destino Estância Turística de Olímpia como de parques emgeral (aquáticos, secos, temáticos, etc.).

Ampliação da oferta de meios de alimentação com cardápios regionais emelhoria da qualidade dos produtos e serviços.

Estruturação do turismo receptivo, com a oferta de roteiros regionais queampliem a estadia e a experiência do turista no destino Olímpia.

Ampliação da oferta de atrativos noturnos de lazer e entretenimento.

8 MICE – Reuniões, viagens de incentivo, congressos/conferências, feiras.

24

Page 25: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3. Detalhamento dos programas e projetosO Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico, aprovado em 2016, contemplava 20Programas e projetos, os quais foram analisados na reunião do COMTUR do dia24/09/2019, que definiu que serão mantidos para o presente PDDT, os que seguemabaixo, na ordem de Urgência X Necessidade9:

3.1. Implantação de novos atrativosObjetivos: Diversificar as opções de lazer para os visitantes da Estância Turística de

Olímpia; Estimular os turistas a conhecer o município

Desde 2016, diversos novos atrativos iniciaram atividades na Estância Turísticade Olímpia, tais como: Hot Beach Parque Aquático, Praia do Mirante, Águas deOlímpia Parque Aquático, Parque Vale dos Dinossauros, além de centros decompras como o Villa Mall Olímpia Park e a Feira Livre de Olímpia. Para o finalde 2019 e primeiro semestre de 2020 estão previstas a abertura de parque dediversões, museu de cera e bar gelado.

Entretanto, com o aumento do tempo de permanência, detectado na Pesquisado Perfil da Demanda, será necessário sempre oferecer novos atrativos aosturistas e visitantes que frequentam a Estância Turística de Olímpia. Assim, aproposta é a implantação de um Escritório de Fomento ao Empreendedorismono Turismo, sob a gestão do Poder Público Municipal, com apoio de entidadescomo SEBARE, SENAC, ACIO Associação Comercial e Industrial de Olímpia eoutros.

Para tanto, deverá ser elaborado projeto específico, com o detalhamento deestrutura de funcionamento, responsabilidades e custos de implantação emanutenção.

9 De acordo com o estabelecido no PDDT de 2016.

25

Page 26: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.2. Manutenção do inventário da oferta turísticaObjetivos: Atualizar o registro dos atrativos turísticos e inserir novos registros, quando

necessário; Atualizar o registro dos estabelecimentos turísticos / de apoio ao turismo e

inserir novos registros, quando necessário.

O Inventário da Oferta Turística da Estância Turística de Olímpia foi implantadono início de 2016, com a criação da Secretaria de Turismo (desvinculada daSecretaria de Cultura, Esportes e Lazer) e a nomeação de Turismólogo. Esteinventário é atualizado de forma permanente e a coleta de dados é realizadautilizando formulário de pesquisa fornecido pelo Ministério do Turismo eadequado à realidade local, com a seguinte metodologia:

a) Identificação de novas empresas - cadastro da Prefeitura Municipal,redes sociais, internet, observação visual, imprensa, material dedivulgação.

b) Visita à empresa - para preenchimento do formulário específico, deacordo com a atividade.

c) Cadastramento das informações - em planilha no formato Excel,compartilhada via “nuvem” para funcionários que necessitam dasinformações (Ex.: CAT - Centro de Atendimento ao Turista).

d) Disponibilização da informação no site da Prefeitura Municipal - noendereço www.olimpia.sp.gov.br as informações são encontradas naaba “Turista”, com os submenu: Agenda Semanal de Eventos,Artesanatos, Atrativos Turísticos, Comércio Diferenciado, Espaços eServiços - Eventos, Guia do Turista, Onde Comer, Onde se Hospedar,Operadoras de Turismo e Táxi e Mototáxi.

e) Revisão periódica das informações - envio de formulário on line para asempresas atualizarem os dados disponibilizados para informação aoturista.

Devido à grande quantidade de empresas e informações, é recomendada autilização de ferramenta de gestão do inventário da oferta turística, umsoftware que facilite a disponibilização da informação em qualquer mídia (site,aplicativo, redes sociais), a partir da inclusão, exclusão e alteração de dados dasempresas e serviços. Com este recurso, será possível permitir o acesso dosresponsáveis pelas empresas (com login e senha) para que a atualização dasinformações seja feita em tempo real.

26

Page 27: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.3. Monitoramento da Demanda TurísticaA caracterização da demanda turística é de extrema importância para umaregião, pois a partir dela é possível fazer o planejamento do desenvolvimentodo turismo de acordo com o perfil do turista. A realização constante permite aformação de uma série histórica, a qual permitirá observar as mudanças doshábitos dos turistas que visitam o local. Além disso, Olímpia como EstânciaTurística deve monitorar o perfil e interesses de seus visitantes por meio de umestudo da demanda turística.

A Pesquisa Permanente da Demanda Turística da Estância Turística de Olímpiafoi implantada a partir do segundo semestre de 2016, com a distribuição deformulário de pesquisa, impresso e numerado, junto aos meios de hospedageme locais de visitação, como o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” eCat - Centro de Atendimento ao Turista. A coleta dos formulários é feitamensalmente e os resultados tabulados em Excel. Os Relatórios de Pesquisasão emitidos a cada 6 meses, sendo dois relatórios por ano, publicados no siteda Prefeitura Municipal, no espaço da Secretaria de Turismo10.

Em outubro de 2019, foi implantada a coleta de dados via QR Code, e foramconfeccionados adesivos com o código para formulário de pesquisa on line11,facilitando o preenchimento da pesquisa pelo turista via celular.

10 https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/65/Pesquisas-de-Perfil-da-Demanda11 https://docs.google.com/forms/d/1wpsB3wRmrj7DvbpYYQp3JsS8M7x1bg4VS65hBz9z6Xw/edit

27

Page 28: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.4. Gestão Sustentável da ÁguaObjetivos:

Estabelecer parâmetros para o uso sustentável das águas subterrâneas;

Definir e implantar mecanismos para tratamento de efluentes e reuso da água.

As águas quentes da Estância Turística de Olímpia configuram-se como a maiorforça motriz para o desenvolvimento local e turístico, que se iniciou em virtudeda abertura do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, atualmente o atrativoturístico mais importante do município. De acordo com o 6º Relatório daPesquisa do Perfil da Demanda Turística, publicado em julho de 2019, 96,6%dos turistas são atraídos pelos parques aquáticos da cidade.

Adiciona-se também, a abertura de novos equipamentos de hospedagem eoutros atrativos turísticos (que podem incluir novos parques aquáticos) nospróximos anos, que utilizarão das águas quentes, o que resultará em umaumento da demanda da captação das águas. Por esse motivo, é de extremanecessidade a elaboração de um projeto que garanta a sustentabilidade daságuas quentes para o futuro do turismo local. Para isso, deve ser contratadauma empresa de consultoria ambiental para a elaboração do projeto, o qualdeverá apresentar:Caracterização da bacia subterrânea (número de nascentes, volume,

temperatura, etc.);Padrões de uso da água (quantia semanal disponível para captação, quantia

máxima por empreendimento, etc.)Sistema de monitoramento da qualidade da água;Medidas de renovação da água das piscinas (medidas eficientes, tratamento

necessário, etc.);Medidas de reuso da água; ePrograma de uso sustentável (medidas necessárias para que os novos

empreendimentos não comprometam a qualidade e a disponibilidade).

Além disso, a implantação de novos projetos turísticos deverá ser amplamenteestudada pela DAEMO Ambiental, conforme as medidas e critériosestabelecidos no Programa de Uso Sustentável, a fim de identificar asrespectivas responsabilidades ambientais. Por exemplo, se o projeto doempreendimento estiver localizado em alguma área considerada de relevanteinteresse ambiental deverá ser solicitado um EIA/RIMA ao empreendimento.

28

Page 29: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.5. Sinalização TurísticaObjetivos:

Contribuir para a difusão do conhecimento dos atrativos locais;

Melhorar a comunicação turística na Estância Turística de Olímpia.

A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização deindicação de trânsito, devendo seguir os mesmos objetivos e princípiosfundamentais, com vistas a garantir a eficiência e a segurança do sistema viáriopara os usuários das vias urbanas e rurais. A finalidade da sinalização é orientaros usuários, direcionando-os e auxiliando-os a chegar aos destinos pretendidos.Para garantir sua homogeneidade e eficácia, é necessário que seja concebida eimplantada de forma a assegurar a aplicação dos objetivos e princípios básicosreferentes a : legalidade; padronização; visibilidade, legibilidade e segurança;suficiência; continuidade e coerência; atualidade e valorização; e manutenção econservação12.

A sinalização turística é de extrema importância para uma cidade atender deforma adequada aos seus visitantes. A Lei Complementar Nº 1.261, de 29 deabril de 2015, do Governo do Estado de São Paulo, em seu Artigo 2º, Inciso IV,determina que uma Estância Turística deve dispor “...infraestrutura de apoioturístico, como acesso adequado aos atrativos, serviços de transporte, decomunicação, de segurança e de atendimento médico emergencial, bem comosinalização indicativa de atrativos turísticos adequada aos padrõesinternacionais”13. Portanto, a Estância Turística de Olímpia deve se adaptar àLei, a fim de divulgar os atrativos existentes e orientar os turistas,especialmente por ser uma cidade com diversos acessos rodoviários.

Em 2016, houve a instalação de sinalização turística, contemplandoprincipalmente a região central da cidade, com placas bilíngues (português einglês). Entretanto, esta sinalização se mostra insuficiente, com os turistasainda com dificuldades para acessar os atrativos turísticos e pontos de interesseturísticos, meios de hospedagem e outros serviços.

Dessa forma, recomenda-se a contratação de empresa especializada paraelaboração do projeto de sinalização turística para instalação de placas deorientação aos principais atrativos turísticos e pontos de interesse turístico daEstância Turística de Olímpia, de acordo com o Guia Brasileiro de SinalizaçãoTurística. O planejamento desta sinalização deverá ser coordenado com oDepartamento de Trânsito e a Diretoria de Turismo, de maneira a conjugar anecessidade de orientação turística com a organização do trânsito.

12 Fonte: Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/files/Guia_Embratur/conteudo/principal.html - acesso em 05/11/2019, às 13h20.13 Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2015/lei.complementar-1261-29.04.2015.html - Acesso em 05/11/2019, às 13h24.

29

Page 30: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.6. Sensibilização para o Turismo Objetivos:

Sensibilizar a população sobre a importância do turismo para o município;

Envolver a comunidade em prol do desenvolvimento turístico;

Divulgar a importância da hospitalidade.

Um programa de sensibilização turística é uma valiosa iniciativa para difundir aimportância do turismo para o município, mostrando à comunidade quais osbenefícios que o turismo traz para os mesmos, e a necessidade de se receber osturistas com hospitalidade.

É importante que a comunidade e os seus residentes recebam benefíciossatisfatórios do Turismo para motivar as mudanças desejadas, porque odesenvolvimento do Turismo pode requerer mudanças de comportamento nosentido de passar a conservar o ambiente em vez de consumi-lo. A melhoria donível de vida da comunidade é o benefício principal. A autodeterminação eparticipação são também fatores-chave para motivar alterações que nos levema uma melhor qualidade de vida. À medida que os vários segmentos dacomunidade se sentem envolvidos, tornam-se mais motivados e responsáveisnas suas funções.

Apesar de não existirem pesquisas que demonstrem o nível de aceitação dacomunidade em relação ao Turismo, é possível observar alguns problemas quea atividade vem causando, destacando-se:

Dificuldade de contratação de pessoas qualificadas para o setor;

Inflação imobiliária, com aumento dos alugueis e elevação dos preços dosimóveis;

Ausência de fiscalização com relação a comportamentos inadequados dosturistas/visitantes (sensação de que “turista pode tudo”);

Serviços para a comunidade que precisam ser compartilhados com osturistas/visitantes (Ex.: Setor da Saúde);

Acúmulo de lixo nas ruas em dias de grande movimentação.

Dito programa deverá ser direcionado, principalmente, a alunos a partir das 4ªsséries do Ensino Fundamental das escolas locais14, incluindo as escolasparticulares também. Alunos do Ensino Médio devem ser contemplados, poisserão futuros possíveis profissionais em busca de mercado de trabalho enecessitam conhecer a atividade turística e suas possibilidades deprofissionalização.

14 Inclusão do tema Turismo no currículo escolar para alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais são contemplados na Lei Municipal n° 3772/2014, passando a vigorar em 2015.

30

Page 31: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

A Secretaria de Turismo, a partir do ano de 2018, vem realizando diversas açõesque fazem parte do programa “Turismo: consciência, participação edesenvolvimento”, com os seguintes resultados até Outubro de 2019:

Palestras de conscientização. Gestores do Poder Público

Realizada no dia 12/09/2018, às 15h00, na Casa da CulturaPalestrante: Sr. Jorge Duarte – SENAC SPTotal de participantes: 124 (cento e vinte e quatro)

. Serviços (meios de hospedagem, meios de alimentação, agências de viagens, transportadoras, atrativos turísticos)Realizada no dia 15/10/2018, às 19h00, na Sala de Convenções do Thermas dos LaranjaisPalestrante: Sr. Fábio Pontes - Secretário de Turismo de BrotasTotal de participantes : 48 (quarenta e oito)

. Empresários do setor de TurismoRealizada no dia 28/08/2019, às 19h00, na Sala de Convenções do Thermas dos LaranjaisPalestrante: Sra. Cristina Prado Rodrigues - TurismólogaTotal de participantes: 44 (quarenta e quatro)

. Alunos do Ensino Médio das escolas estaduais e ETEC Paula Souza, alunos de 7ª e 8ª séries das escola municipais e escolas particulares Total de palestras: 26 (vinte e seis)

Turismo pedagógico

Realização de city tour (passeio de ônibus pela cidade), mostrando osprincipais atrativos turísticos e pontos de interesse turístico, na visão doturista que visita a cidade.Total de city tours: 9 (nove)

Projeto “Você Sabia que...?”

. Publicação de 7 (sete) artigos a respeito da atividade turística.

. Feitas 44 (quarenta e quatro) postagens na página oficial da Secretaria deTurismo, no Facebook ,de curiosidades e informações a respeito daatividade turística mundial, nacional e local.

Será necessário ampliar o público alvo, para outros setores da sociedade,especialmente os que se sentem mais à margem da atividade turística, com oestabelecimento de parcerias com as Secretarias de Assistência Social, Saúde,Cultura, Esportes e Lazer. Também elaborar um projeto com outras atividadesde sensibilização, que permitam a participação de um número maior depessoas e que tragam a compreensão da importância do Turismo na EstânciaTurística de Olímpia.

31

Page 32: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.7. Qualificação ProfissionalO turismo é uma atividade intensiva em mão-de-obra, ou seja, é formada poruma série de serviços que dependem basicamente da dedicação de pessoaspara colocá-los em prática, com pouco espaço para o uso de máquinas eautomatização de processos. Sendo assim, é inevitável que o turista, nodecorrer de sua estada e das experiências que vivencia no destino turístico,mantenha contato com os profissionais que atuam em cada um dos serviçosdisponíveis. Portanto, sua satisfação está diretamente relacionada à qualidadedo atendimento que recebe de cada uma dessas pessoas. O número e otamanho dos estabelecimentos turísticos da Estância Turística de Olímpiaaumentaram fortemente nos últimos anos, principalmente em virtude daconstrução de novos parques aquáticos conjugados com meios de hospedagemde alto padrão. Esses novos empreendimentos demandam mão de-obraqualificada, de preferência composta por moradores locais.

Nesse cenário, é indispensável prover cursos de qualificação profissionaldirecionados à população local para que ela esteja preparada para suprir ademanda dos novos negócios que têm sido criados. Sugere-se que seja feito umestudo preliminar junto aos empreendimentos para entender as suas principaisdemandas quanto à quantidade de funcionários que será contratada e ashabilidades requeridas deles. Com base nisso, negociar a oferta de cursos comas entidades provedoras de ensino como SEBRAE, SENAC, ETEC, etc.

No ano de 2017, a Secretaria de Turismo realizou um Diagnóstico deNecessidades de Formação e Qualificação Profissional, com uma pesquisa online, enviada para os gestores dos empreendimentos turísticos existentes àépoca. Somente 17 (dezessete) respostas foram obtidas com esta metodologia,e os resultados se mostraram insuficientes para a elaboração de um programade qualificação profissional junto aos prováveis parceiros provedores de ensino.

Atualmente, há diversas iniciativas no município que oferecem cursos dequalificação para o Turismo. Mas, faz-se necessário que a qualificaçãoprofissional seja tratada como algo permanente e duradouro, para que acomunidade seja inserida na atividade turística.

Com o potencial do Turismo Cultural, devido ao Folclore, como explicadoanteriormente, os programas de qualificação da Estância Turística de Olímpiadeverão contemplar o setor da Cultura, para formação de profissionaiscapacitados a identificar, elaborar, implantar, atuar e gerir projetos nesta área.

32

Page 33: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.8. Empreendedorismo para o Turismo e Diversificação dosNegócios TurísticosObjetivos:

Incentivar o empreendedorismo para a criação de novos negócios relacionados ao turismo;

Incentivar a transformação e inovação dos negócios turísticos existentes na Estância Turística de Olímpia.

Estimular a abertura de novos negócios, visando atender às necessidades dos turistas.

Estimular o empreendedorismo é essencial para que a oferta de serviçosacompanhe o crescimento da demanda turística na Estância Turística deOlímpia nos próximos anos. Novos negócios devem surgir espontaneamente emuitos investidores podem ser atraídos pelo cenário positivo que se forma àfrente. Contudo, é importante que a população local participe dessa nova ondade empreendedorismo, fundando seus próprios negócios, como forma depotencializar o impacto econômico de geração e distribuição de renda entre osmunícipes. Quanto maior o número de olimpienses beneficiando-se do turismo,melhor tende a ser o atendimento oferecido ao turista, que passa a servalorizado e tratado com mais respeito, resultando em serviços de maiorqualidade. A ação proposta a seguir também contempla aquelesempreendedores cujos negócios precisam ser transformados ou renovados pormeio da aplicação de inovações aos processos ou aos produtos, a fim de mantê-los atrativos e competitivos.

Proposta: Implantação do Escritório de Fomento ao Empreendedorismo noTurismo

Sob a gestão do Poder Público Municipal, com apoio de entidades comoSEBARE, SENAC, ACIO Associação Comercial e Industrial de Olímpia e outros,este Escritório será responsável pelo atendimento a possíveis empreendedoresque necessitam de informações para elaborar seu Plano de Negócio.

Desta forma, este escritório necessitará de material de apoio, como um“Catálogo de oportunidades de investimento”, que consiste na organização dainformação disponível que possa ser de interesse do potencial empreendedorque esteja procurando identificar oportunidades no mercado de turismo etambém informações consistentes para embasar o seu plano de negócios. Ainformação de interesse do empreendedor pode ser dividida em dois grandesgrupos: mercado e ambiente.

33

Page 34: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Os dados referentes ao mercado são:Demanda turística:• volume de turistas;• sazonalidade;• perfil médio;• gastos realizados;• principais queixas.

Oferta turística:• taxa média de ocupação hoteleira;• número de UH´s e leitos disponíveis;• idade média dos estabelecimentos hoteleiros;• número de restaurantes por tipo de cozinha e de serviço;• serviços de apoio disponíveis (lavanderia, locadora de veículos, bancos);• número de espaços disponíveis para eventos sociais e empresariais, e sua

respectiva capacidade;• mapa apontando a localização desses estabelecimentos.

Lacunas de mercado: discriminação dos setores de serviços e áreas ondeexistem oportunidades de investimento.

Já as informações referentes ao ambiente incluem aspectos sociais, econômicose institucionais que exercem influência sobre os negócios instalados nomunicípio:Tamanho da população;Clima;Vias de acesso;Oferta de mão de obra qualificada e salários médios;Preços de insumos básicos como água, energia elétrica, alíquota de ISS, taxas

de fiscalização municipal;Serviços de comunicação disponíveis (internet banda larga, telefonia fixa e

móvel, TV a cabo, etc.);Legislação de incentivo municipal e estadual (se houver), detalhando

benefícios para novos investidores;Áreas em que as atividades empresariais relacionadas a turismo sejam

permitidas e desejadas, conforme a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Plano Diretor do município.

A maior parte dessas informações é coletada permanentemente pela Secretariade Turismo e compõem o Inventário da Oferta Turística. Este catálogo pode serimpresso em formato impresso ou digital.

Uma das principais dificuldades que um empreendedor pode enfrentar é a faltade capital para investir na sua ideia de negócio. A maior parte dos bancoscomerciais não costuma financiar empresas com menos de dois anos deexistência. Mas, felizmente, existem outras opções que podem atender osnovos empreendedores. Uma delas é o Banco do Povo Paulista, que concedefinanciamento a juros baixos para abertura de micro e pequenos negócios.

34

Page 35: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Também estão disponíveis créditos na modalidade crowdfunding. Outraspossibilidades são investidores anjo, joint ventures ou empréstimos entreamigos e familiares. Este Escritório de Fomento também será o facilitador paraque o empreendedor consiga acessar as formas de financiamento para oturismo existentes no mercado.

Para a implantação do Escritório de Fomento ao Empreendedorismo noTurismo deverá ser elaborado projeto específico, com o detalhamento deestrutura de funcionamento, responsabilidades e custos de implantação emanutenção.

35

Page 36: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.9. Estímulo ao CicloturismoObjetivos:

Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte;

Oferecer nova opção de lazer aos moradores e turistas;

Ampliar e estimular a integração do território turístico da Estância Turística de Olímpia.

Com a oferta de novos parques aquáticos e meios de hospedagem de grandeporte, houve aumento do fluxo de turistas que se deslocam pela cidade e,consequentemente, isto se reflete na mobilidade urbana. Trânsito, viassaturadas, poluição sonora poderão ser alguns dos problemas. A proposta éestimular o cicloturismo através da criação de uma primeira ciclovia, ao longoda Avenida Aurora Forti Neves, às margens do Ribeirão Olhos D’Água, seestendendo até o Recinto do Folclore, para que este meio de transporte sejautilizado tanto pelos moradores quando pelos turistas.

O projeto a ser desenvolvido deve:

Estudar as alternativas possíveis para que o trânsito de veículos não sejaprejudicado, já que a ciclovia provavelmente ocupará uma parte da AvenidaAurora Forti Neves. Avaliar a possibilidade de proibir que os carrosestacionem, criar bolsões de estacionamento, etc.

Reflorestar a margem do Rio, com o objetivo de tornar a paisagem maisagradável e gerar área sombreada para os passeios de bicicleta. Apesar de asmargens do ribeirão ser estreitas no trecho urbano, é preciso estudar apossibilidade de criar algumas áreas de lazer e relaxamento ao longo daciclovia;

Identificar os atrativos turísticos existentes ao longo da avenida; estender aciclovia até esses pontos, com sinalização adequada para os ciclistas.

Identificar as regiões de maior concentração de hotéis/pousadas e estender aciclovia até esses pontos, com o cuidado de estudar a viabilidade de inserçãodos empreendimentos em área rural.

Buscar patrocínio/parceria de organizações privadas para o fornecimento debicicletas para aluguel/empréstimo e construção dos pontos de parada.Eventualmente essa empresa possa patrocinar o reflorestamento do rio, emtroca de uma boa divulgação.

Obter apoio/parceria dos estabelecimentos locais para a reserva de áreaspara estacionar as bicicletas.

Criar uma campanha contínua de incentivo da população ao uso deste meiode transporte, bem como de estímulo ao uso turístico.

Incentivar parcerias entre meios de hospedagem e agências de viagem para aoferta de passeios de cicloturismo para os turistas.

36

Page 37: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.10. Incentivo ao AssociativismoObjetivos:

Fomentar a formação de associações de empresários locais, garantindo suapresença e participação nas esferas de governança municipais.

O associativismo empresarial na Estância Turística de Olímpia ainda éincipiente. Contudo, é essencial que os representantes dos estabelecimentosturísticos estejam unidos para tratar de assuntos que são de interesse comum,como é o caso da evolução do turismo no município.

O desenvolvimento do turismo na Estância Turística de Olímpia não dependeráapenas da ação da gestão pública municipal, mas também dos empresários dosetor, que deverão ajudar a construir e implementar as políticas públicas deturismo por meio de sua participação ativa no Comtur.

Atualmente, há no município apenas a AOHPBR Associação Olimpiense deHotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes, formada com maioria de meios dehospedagem. Em 2013, houve a fundação do Olímpia Convention & VisitorsBureau, mas, devido à falta de compreensão da natureza da proposta eequívocos durante o processo de criação da entidade, a mesma foi desfeita noano de 2017. A Casa do Artesão, entidade que reunia diversos artesãos locais,também encerrou suas atividades no ano de 2019.

Diante disso, a Secretaria de Turismo deverá procurar estimular a formação deassociações de agências e operadoras de turismo; de bares, restaurantes esimilares (desvinculando da AOHPBR); de atrativos turísticos (ex.: parquesaquáticos, parques secos, praia artificial). A recriação do Convention & VisitorsBureau também é recomendada, devido à implantação de Centro deConvenções no município (proposta contemplada neste Plano Diretor).

Será necessário identificar lideranças de cada segmento e dar início a umprocesso de mobilização de seus pares. Esses empresários deverão participarde palestras que versarão sobre as vantagens de formar associações. Taispalestras poderão ser ministradas por consultores do SEBRAE ou membros deassociações que possam relatar casos de sucesso relativos ao associativismo.

A Secretaria e/ou o SEBRAE podem prestar serviços de apoio técnico e jurídicoà formação de associações, facilitando aos interessados as informaçõesreferentes aos trâmites e documentos necessários para instituir esse tipo deorganização e também relativas aos impostos e taxas a que estão sujeitas.

37

Page 38: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.11. Educação PatrimonialObjetivos:

Divulgar e valorizar o patrimônio histórico cultural local;

Estimular a formação de novos agentes culturais;

Consolidar um processo contínuo de preservação da cultura popular – folclore.

A Estância Turística de Olímpia é referência em folclore e recebeu o título deCapital Nacional do Folclore, através da Lei Federal nº 13.566, de 21 dedezembro de 2017. Dessa forma, é muito importante a sensibilização dacomunidade para valorização da cultura popular, especialmente a valorizaçãodo folclore.

Tanto a rede de ensino municipal quanto a estadual têm trabalhado o temaFolclore em disciplinas transversais e em disciplinas eletivas, sendo que noFestival do Folclore, alunos e professores realizam a cerimônia de abertura, oMini Festival (com apresentações de danças folclóricas pelos alunos) eSeminário de Estudos Folclóricos para os professores.

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” ampliou o horário deatendimento e as escolas locais realizam visitas regulares a este importanteacervo municipal. O Museu também é bastante visitado por turistas e um dosparques aquáticos já oferece ingresso conjugado com visita ao Museu paraescolas da região.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, através do PoderExecutivo, e com a contratação de empresa de consultoria especializada,iniciou os trabalhos de patrimonialização do Festival do Folclore de Olímpia,realizado desde 1964. Esta patrimonialização se dará nos níveis municipal,estadual e federal e todo o material produzido pelas pesquisas que serãorealizadas para embasar o processo, comporá o Centro de Documentação eEstudos do Folclore Nacional15, um núcleo de pesquisas em Folclore, queconsolidará o município como Capital Nacional do Folclore.

Desde 2015, a Prefeitura Municipal tem realizado diversos tombamentos deedifícios históricos, tais como o Palacete Giosué Tonanni, a Estação de Trem -Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária, prédio do Gabinete doPrefeito (onde funcionou um banco), prédio da Secretaria Municipal deEducação (antigo Clube Literário e Recreativo) e Prédio do antigo BancoComércio e Indústria.

A continuidade deste trabalho poderá se configurar em roteiros de visitaçãopara moradores e turistas, para serem feitos a pé ou de bicicleta, a estepatrimônio histórico cultural, que se localiza prioritariamente na regiãocentral da cidade.

15 Detalhes da proposta no item dos Projetos Propostos pelo Poder Executivo.

38

Page 39: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.12. Informações TurísticasObjetivos:

Divulgar todos os atrativos e empreendimentos turísticos locais;

Ajustar visitantes de cada segmento às atividades-foco correspondentes;

Consolidar a promoção da Estância Turística de Olímpia pelos meios digitais;

Organizar e disponibilizar ferramentas digitais de informação turística.

Com o crescente e intenso uso da internet e de ferramentas digitais, se faznecessário que a Estância Turística de Olímpia faça as adequações necessáriaspara que os turistas consigam acessar as informações que deseja antes,durante de depois da viagem. Pesquisas demonstram que o turista conseguecomprar o transporte e o meio de hospedagem pela internet, mas nãoconsegue se informar a respeito do que fazer no destino turístico.

Atualmente, a Secretaria de Turismo da Estância Turística de Olímpia mantémas seguintes ferramentas de comunicação:

• Página oficial no Facebook 16 - somente para postagens orgânicas, poisnão é permitido o impulsionamento pago das publicações.

• Agenda de Eventos - Posts e cartazes dos eventos que serão realizadosna cidade são publicados na plataforma Flickr17 e atualizadosdiariamente.

• Guia do Turista - mapa da cidade com os principais atrativos e relaçãode meios de hospedagem, meios de alimentação e telefones úteis. Esteguia é distribuído no formato impresso e no formato digital18.Entretanto, é um material que se desatualiza rapidamente, pois adinâmica do setor é muito grande, com abertura constante de novasempresas e fechamento de outras, comprometendo a informaçãocorreta ao turista.

• Submenu Turista - na página institucional19 da Prefeitura Municipal daEstância Turística de Olímpia, com a relação de empresas e serviços, nossegmentos de: Agenda de Eventos, Artesanatos, Atrativos Turísticos,Comércio Diferenciado, Espaços e Serviços - Eventos, Guia do Turista,Onde Comer, Onde se Hospedar, Operadoras de Turismo, Táxi eMototáxi.

16 https://www.facebook.com/secturismoolimpia/17 https://www.flickr.com/photos/eventosolimpia/sets/7215768725269988418 https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/turismo/0/9/3967/guia-do-turista19 https://www.olimpia.sp.gov.br/portal

39

Page 40: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

• Ferramenta de email marketing - para envio de mensagens a respeito deeventos e informações importantes do setor de Turismo. O mailing éformado pelos endereços fornecidos pelas empresas durante ainventariação.

• Whatsapp - para envio semanal da Agenda de Eventos e outrasinformações de interesse do trade turístico.

Existe um aplicativo, denominado GTO Guia Oficial Olímpia, de empresaprivada, disponível para download gratuito para Android e Smartphone.Entretanto, não há relação de parceria entre a Prefeitura Municipal e aempresa GTO Tecnologia.

As seguintes ações deverão ser realizadas para garantir que a informação arespeito do destino turístico Estância Turística de Olímpia seja de qualidade,atualizada e com confiabilidade:

1) Site exclusivo para o Turismo

Exigência do Ministério do Turismo para as cidades que participam doMapa do Turismo Brasileiro. O turista não deve acessar as informações decunho institucional quando busca na internet algum destino turístico. AEstância Turística de Olímpia deverá ter um site oficial de turismo,planejado e mantido pela Secretaria de Turismo. Dentre outros aspectos,deverá disponibilizar de maneira bem clara informações sobre Eventos,Meios de Hospedagem, Atrativos, Gastronomia, Espaços e Fornecedorespara Eventos, Telefones úteis, meios de transporte, etc.

Deve ser contemplado também, o Calendário de Eventos (Agenda deEventos) com informações mais detalhadas e que proporcione um registrohistórico do que acontece na cidade, com compartilhamento nas redessociais e outras mídias.

Com a perspectiva da implantação de um Centro de Convenções naEstância Turística de Olímpia, este site pode oferecer um ambiente depesquisa de espaços para realização de eventos, com detalhamento dainfraestrutura dos espações, possibilidades de arrumação (com desenhosque possibilitem a visualização) e os fornecedores de serviços para eventos(som, iluminação, decoração, alimentação, recreação, artistas, dentreoutros).

Com a recente irmanação das cidades de Olympia (Grécia) e a EstânciaTurística de Olímpia, uma das demandas da cidade grega foi a daelaboração de um ambiente virtual para ser acessado por qualquer pessoaque faça a busca na internet com a palavra “Olympia” ou “Olímpia”. Oresultado levará a um ambiente com a opção de acesso para as duascidades, em sites independentes. Desta forma, qualquer turista que seinteresse em buscar informações a respeito de Olímpia/Olympia saberá daexistência das cidades irmãs, contribuindo para a divulgação de ambas as

40

Page 41: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

cidades. Assim, o site de turismo da Estância Turística de Olímpia deveráoferecer opções de outros idiomas, sendo essencial o inglês e o espanhol,os mais utilizados no setor de Turismo na atualidade.

Com este site, é possível utilizar outras ferramentas de comunicação, comoo QR Code, para acesso via celular. A leitura do código levará ao ambientevirtual do site, exatamente para a informação procurada pelos turistas.

2) Ferramenta de gestão do Inventário da Oferta Turística

Esta ferramenta possibilita a atualização dos dados do inventário, as quaisjá são automaticamente alteradas nas plataformas que utilizam estasinformações (Ex.: site, aplicativo, brochura digital). Este grande banco dedados pode ser acessado e visualizado com georreferenciamento, ou seja,é possível visualizar a distribuição geográfica na cidade das empresas dosetor de Turismo. Assim, a informação estará sempre disponível para todoo trade turístico, que também terá acesso ao sistema via login e senha paraatualização das informações referentes à sua empresa, evitando problemastais como informação do horário de atendimento errado.

Para os investidores, será possível visualizar a quantidade de empresas emcada segmento, sua localização, oportunidades de novos negócios, entreoutras facilidades. Também poderá haver integração com o sistema deabertura e fechamento de empresas da Prefeitura Municipal, referentesaos CNAE´s do setor de Turismo, facilitando a atualização permanentedesta base de dados. Desta forma, a oferta turística poderá ser gerenciadaem tempo real, com confiabilidade e segurança.

4) Criação de perfil no Instagram

As informações do setor de Turismo da Estância Turística de Olímpiadevem estar presentes em todas as plataformas existentes no ambientevirtual. O Instagram tem sido muito utilizado, especialmente pelosinternautas mais jovens, pois seu ponto forte são as imagens, recurso queé muito adequado para o Turismo.

Outras ferramentas de informação deverão ser contempladas no PlanoEstratégico de Marketing, previsto neste Plano Diretor de DesenvolvimentoTurístico.

41

Page 42: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.13. Plano Estratégico de MarketingObjetivos:

Elaborar um planejamento estratégico para comercialização e comunicaçãodo destino.

O destino turístico é um produto e, como tal, deve ser oferecido ao mercadoconsumidor de forma planejada, organizada e que consiga atingir seusobjetivos. O marketing de lugares ou de destinos turísticos trabalha com umproduto que é utilizado tanto pelos seus moradores como pelos turistas. Umdestino turístico necessita estar permanentemente se atualizando, seinovando, buscando novos turistas, mantendo os atuais e, para isto torna-senecessário elabora e implantar um Plano de Marketing para direcionar eimpulsionar a promoção do destino Estância Turística de Olímpia.

Devido ao aumento da oferta hoteleira, a cidade precisará de um númeromuito maior de visitantes. Este plano deverá estabelecer estratégias paradiluir o fluxo turístico de forma permanente e constante, evitando a altasazonalidade, aumentando a estadia durante a semana e nos mesesconsiderados de baixa temporada.

O Plano Estratégico de Marketing da Estância Turística de Olímpia está deveem processo de elaboração pela Equipe da Secretaria de Turismo, com aassessoria de uma empresa de marketing contratada pela PrefeituraMunicipal. Será elaborado com base no diagnóstico e estratégiasestabelecidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Olímpia. OPlano deverá definir objetivos de marketing do destino e determinarestratégias de:

Produtos e mercado,

Posicionamento,

Comercialização,

Comunicação,

Competitividade.

Cada estratégia deverá indicar ações de divulgação, especificando como,quando, onde e por quem deverá ser desenvolvida a ação, bem como o valorde investimento e sua relação com as demais ações.

42

Page 43: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.14. Captação de RecursosObjetivos:

Compor banco de dados com informações atualizadas sobre fontes de financiamento para projetos públicos;

Adaptar os programas e projetos do PDDT aos modelos estipulados por cada organização financiadora.

Para implantar os projetos e programas relacionados ao desenvolvimento doturismo, que constam neste Plano Diretor, a Secretaria de Turismo deverámanter-se atenta às oportunidades de obter financiamento externo para osprojetos, na tentativa de desonerar o orçamento municipal e de garantir queos projetos sejam implementados ainda que mudem as prioridades deinvestimento do governo.

Para a obtenção de financiamentos junto ao Ministério do Turismo, bancos dedesenvolvimento ou órgãos de fomento, será necessário adaptar osprogramas apresentados no Plano Diretor aos modelos estipulados por cadaorganização. Além disso, é imprescindível acompanhar a abertura de editaisde chamamento para convênios ou patrocínios. Para tanto se sugere aorganização de uma base de dados com todas as possíveis fontes definanciamento para os projetos de turismo. Esta ação consistirá em pesquisaexploratória via internet nas seguintes fontes:

a) Fontes Nacionais Públicas: MTur (Siconv), Governo do Estado (Proac,Desenvolve SP), IPHAN, Ministério das Cidades, Ministério do MeioAmbiente, Ministério da Agricultura, Fundo de Interesses Difusos, BNDES,FINEP, Caixa, Banco do Brasil;

b) Fontes Nacionais Privadas: empresas que publicam editais para patrocinarprojetos em diversas áreas;

c) Fontes Internacionais: BID, BIRD;

d) Crowdfunding: a assim chamada “vaquinha virtual”, com a contribuiçãoespontânea de pessoas físicas via plataformas especializadas.

Os dados coletados deverão ser organizados em planilha e os documentos emuma pasta (regulamentos, formulários, editais, etc.); a base de dados deveconter campos como: nome da fonte, nome da linha de financiamento, limitede crédito, necessidade de contrapartida, taxa de juros, prazo de carência, linkpara acessar os editais. É de extrema importância a atualização periódica dosdados (recomenda-se revisão mensal do Siconv e revisão trimestral dasoportunidades existentes nas demais Fontes).

A Estância Turística de Olímpia vem conseguindo viabilizar diversos programase projetos via recursos de diversas fontes, tais como: SICONV Sistema deConvênios do Governo Federal; emendas parlamentares, Ministério da Justiça(Recursos Difusos), dentre outros.

43

Page 44: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Por ser Estância Turística, o Governo Estadual faz repasse anual de verbaexclusiva para projetos turísticos, através do DADETUR Departamento deApoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas. Desde 2015, a cidade temrecebido recursos na ordem de 2 a 3 milhões de reais por ano e diversosprojetos já foram implantados ou em vias de aprovação.

A Secretaria de Turismo elaborou a proposta de implantação da CVTSContribuição Voluntária de Turismo Sustentável, com a arrecadação de umvalor fixo por diária e por ingresso aos atrativos turísticos. A lei deverá passarpor aprovação na Câmara Municipal de Olímpia.

A equipe do ECR Escritório de Captação de Recursos da Prefeitura Municipal éa responsável pela elaboração dos projetos, identificação de fontes derecursos e acompanhamento dos prazos dos editais.

44

Page 45: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Projetos propostos pelo Poder Executivo

A seguir, são apresentados e detalhados os projetos propostos pelo Poder Executivo eaprovados para inclusão neste PDDT na reunião do COMTUR, do dia 24 de setembrode 2019 , e na Audiência Pública realizada no dia 24 de outubro de 2019.

3.15. Implantação de balneário e SPASegmento: Saúde e Bem Estar

No mês de maio de 2018, a Estância Turística de Olímpia foi sede do evento“Olímpia: O Epidauro Brasileiro – da Cultura do Folclore à Saúde Integrativa”,realizado pela UNIFESP Universidade Federal de São Paulo, que mostrou aviabilidade de Olímpia ser uma cidade que se preocupa com a saúde, com aprevenção da doença. A cidade oferece clima favorável o ano todo, com muitosol, fonte da vida, assim como as águas termais. O seu perfil cultural pelatradição do folclore e seu festival nacional, favorecem que seja comparada aoEpidauro grego. O nome Olímpia remete à Grécia Antiga, local de históriasmilenares e sábios ensinamentos para Saúde. A Olímpia brasileira pode ser umlocal não só de lazer, mas também, com sua natureza hidrotermal um territóriopara a promoção de saúde de maneira integrada, unindo corpo, psique, arte,cultura e espiritualidade.

Como forma de utilizar a água termal além dos parques aquáticos, aimplantação de um balneário e SPA contribuirá para a oferta de mais umatrativo, no segmento de Saúde e Bem Estar. A Estância Turística de Olímpiaestá rodeada de cidades que tratam da doença – Barretos, São José do RioPreto e Ribeirão Preto. A proposta é tornar a cidade um local para cuidar dasaúde, a saúde sendo o foco (e não a doença), com estrutura para as práticasintegrativas complementares, banhos terapêuticos, dentre outras.

No mês de Junho de 2019, ocorreu a irmanação das cidades de Olímpia eAntiga Olympia, na Grécia, possibilitando o intercâmbio de conhecimentosnesta área de saúde termal, com a existência das águas termais gregas e osbalneários que contribuem para a atividade turística relacionada a saúde e bemestar naquele país. A irmanação com Olympia também propiciará o intercâmbiode conhecimentos na área cultural, mais especificamente na implantação emanutenção de museus.

45

Page 46: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.16. Museu do Folclore de Olímpia e Centro de Documentação eEstudos do Folclore NacionalSegmento: Cultura (Folclore)

A Estância Turística de Olímpia recebeu o título de “Capital Nacional doFolclore” através de decreto presidencial em 2017, até então usadoinformalmente para homenagear a cidade que realiza o seu festival de folcloreno mês de agosto desde 1964. Antes do surgimento dos parques aquáticos,Olímpia tinha sua imagem fortemente ligada ao folclore.

Atualmente, a Estância Turística de Olímpia oferece apenas um atrativo culturalde visitação permanente – o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”,alocado na antiga residência do Sr. David de Oliveira, importante empresárioque se estabeleceu na cidade no início do século XX. Devido ao fato de aEstância Turística de Olímpia ser reconhecida como a Capital Nacional doFolclore, faz-se necessária a implantação de um museu exclusivo com o acervoespecífico desta riqueza cultural que é o folclore brasileiro. Desta forma, acidade pode oferecer um atrativo não somente para os turistas, mas tambémpara moradores e pesquisadores interessados no tema

O Museu do Folclore de Olímpia será instalado nas dependências do Recinto deExposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor JoséSant’Anna”, popularmente conhecido como Recinto do Folclore.

Já se encontra aprovada a proposta de patrimonialização do Festival do Folclorede Olímpia, realizado desde o ano de 1964, nos níveis municipal, estadual efederal. Desta forma, toda a pesquisa que será realizada para este fim, resultaránum acervo de objetos e documentos que necessitarão de um espaço querepresente a importância deste segmento para a cidade: o Centro deDocumentação e Estudos do Folclore Nacional, contribuindo para as pesquisasda área, para a realização de eventos científicos para o fortalecimento dofolclore brasileiro. A Estância Turística de Olímpia passará a ser referência nosestudos do folclore, com a convergência de estudiosos brasileiros eestrangeiros, indo além somente da realização do seu tradicional festival defolclore no mês de agosto.

O Centro de Documentação e Estudos do Folclore Nacional será instalado juntoao Museu do Folclore.

46

Page 47: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.17. Museu de Arte Sacra (ou da Diversidade Religiosa) e Teatro de ArenaSegmento: Cultura (Folclore)

O folclore nacional também se manifesta religiosamente, no sincretismo quemarca a formação do povo brasileiro. Desta forma, a criação de um Museu deArte Sacra (ou da Diversidade Religiosa), que mostre esta diversidade religiosa,complementará este aspecto cultural e será mais um atrativo, tanto para acomunidade local quanto para os turistas e visitantes.

Este Museu será instalado no Casarão Giosué Tonanni, imóvel da década de1910, tombado pelo COMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa doPatrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico do Município da EstânciaTurística de Olímpia, Decreto Nº 6.999, de 11 de Dezembro de 2017. Foiconstruído pelo cafeicultor Giosué Tonanni, próspero comerciante doMunicípio, e passou por processo de restauro, finalizado em 2019.

Junto a esta edificação, há um espaço ao ar livre, onde será montado o Teatrode Arena, como complementação às atividades do museu. Neste local poderãoser encenadas apresentações diversas, de caráter cultural, como peças deteatro, danças, grupos folclóricos, musicais, dentre outras.

47

Page 48: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.18. Centro Cultural e TurísticoSegmento: Cultura

O Centro Cultural e Turístico será instalado nas dependências da antiga EstaçãoFerroviária, conjunto arquitetônico da década de 1910, tombado peloCOMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico,Artístico, Cultural e Turístico do Município da Estância Turística de Olímpia,Decreto Nº 7010, de 18 de Dezembro de 2017. O complexo arquitetônico écomposto de entrada principal com a bilheteria e sala de espera, plataforma deembarque e desembarque, barracões para depósito de materiais transportadospela ferrovia e casas de moradia dos ferroviários.

O projeto para a instalação do Centro Cultural e Turístico prevê a preservação eo restauro de características originais do prédio da Estação, que irá abrigarcinco alas: Cultural (pinacoteca), Alimentação (dois vagões restaurantes),Infantil, Artesanato e espaço para apresentações, com palco e estrutura que fazreferência a um coreto. As obras foram iniciadas em abril de 2019.

A Estação Ferroviária é um marco da história da cidade e, há muitos anos, estádesativada. Com o projeto de transformar o espaço em um Centro Cultural, olocal será mais um atrativo turístico e de preservação da cultura e memória daEstância Turística de Olímpia.

48

Page 49: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.19. Museu de História de OlímpiaSegmento: Cultura

O acervo atual do Museu de História de Olímpia encontra-se no Museu deHistória e Folclore “Maria Olímpia”. A proposta deste projeto é oferecer umespaço que preserve a memória da cidade, com acervo formado pordocumentos, objetos e imagens. Desta forma, o museu abrigaria também oAcervo Público Municipal e a Biblioteca Municipal, tornando-se um centro depesquisa documental a respeito da história da cidade.

O local provável de instalação deste museu poderá ser o prédio da BeneficênciaPortuguesa de Olímpia, conjunto arquitetônico da década de 1920, tombadopelo COMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico,Artístico, Cultural e Turístico do Município da Estância Turística de Olímpia,Decreto Nº 6861, de 25 de Julho de 2017.

O prédio foi originalmente construído para ser a primeira Prefeitura doMunicípio, pelo cafeicultor Geremia Lunardelli, que na época era o prefeito.Lunardelli foi um dos maiores produtores de café do país e considerado um dos“reis do café” e também prefeito e vereador de Olímpia.

O Complexo foi comprado pela Associação Beneficência Portuguesa de Olímpiaem 1926, passando a funcionar como Hospital. Na década de 1940, o médicoresidente Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, tio do arquiteto e artista plásticoFlávio de Carvalho, ícone da semana de Arte Moderna de 1922, em contatocom o mesmo em questões referentes às Artes Plásticas, solicitou por indicaçãodeste, a pintura de painéis murais que foram executadas pelo artistaimpressionista Durval Pereira. Estas obras agregam valor ao Complexo.

Este projeto encontra-se em fase de elaboração.

49

Page 50: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.20. Centro Cultural da Imagem e do Som de OlímpiaSegmento: Cultura

Espaço de preservação, documentação e difusão da memória audiovisual dacidade de Olímpia, seu passado e seu presente, as manifestações ligadas à arte,imagem e som, como música, cinema, fotografia, artes gráficas, dentre outras.Seu acervo poderá ser formado também por equipamentos de produção ereprodução de imagens e sons, abrangendo as áreas de vídeo e áudio,fotografia, música, cinema, objetos tecnológicos e educação patrimonial.

O Centro Cultural de Imagem e do Som de Olímpia também poderá ofereceruma variedade de programas culturais, como cinema, dança, música, vídeo,fotografia, artes plásticas, etc., representando um importante núcleo dedifusão artística e educativa, dos talentos artísticos locais e regionais e,também, podendo se tornar um centro de referência para pesquisas na área.

Será implantado na região central da cidade, no espaço especialmente criadopelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. O projeto contempla a construção de umprédio, no espaço em frente à sede do Gabinete Executivo do Prefeito, comtraços que enfatizam um diálogo peculiar, suave e ao mesmo tempo com vigor,entre o movimento da forma arquitetônica e o emprego de cores expressivasque são características marcantes nas concepções de Ruy Ohtake. O local teráum espelho d’água na entrada e acomodará salas, sanitários e um anfiteatrodestinado a pequenas reuniões com cerca de 50 lugares.

50

Page 51: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.21. Vila Brasil Segmento: Cultura

Espaço já existente no Recinto do Folclore que será transformado em atrativocênico e cultural, para a preservação e difusão da cultura caipira. Será criadauma vila urbana, com exemplares de construções típicas do interior paulista ede outros estados brasileiros.

No local será oferecida a gastronomia típica caipira paulista, com comidas ebebidas diversas, preparadas pela comunidade local, a partir de práticascostumeiras herdadas dos antepassados e passadas de geração a geração.

Os visitantes e comunidade também terão à disposição comércio de produtoslocais e regionais, que mostrem a diversidade econômica da cultura caipira,incluindo o artesanato. A Vila Brasil também oferecerá espaço paramanifestações culturais como apresentações de danças, teatro, contação decausos, moda de viola, dentre outras.

51

Page 52: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.22. Centro de ConvençõesSegmento: MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions20)

O setor MICE encontra-se em expansão no Brasil, que já ocupou lugar dedestaque no ranking mundial de organização de eventos profissionais. AEstância Turística de Olímpia possui duas condições favoráveis para ser umdestino MICE: grande oferta de leitos e ser um destino de lazer.

Entretanto, a cidade ainda não oferece estrutura adequada e suficiente para arealização de grandes eventos profissionais, como congressos e feiras. Mas, játem capacidade para receber reuniões empresariais de pequeno porte eeventos profissionais para até 400 pessoas, podendo chegar a 1.500 pessoas,dependendo do tipo de evento.

Para atuar neste segmento MICE será necessária a implantação de um Centrode Convenções que ofereça estrutura flexível e diversificada para diversos tiposde eventos e quantidade de pessoas. A existência de um aeroporto regional emmuito contribuirá para a efetividade do destino como um grande centro para arealização de eventos profissionais.

O projeto encontra-se em fase de elaboração.

20 MICE – Reuniões, viagens de incentivo, congressos/conferências, feiras.

52

Page 53: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.23. Centro de Exposições e Eventos Segmento: Eventos

O Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas"Professor José Sant'Anna" é o maior espaço para eventos da Estância Turísticade Olímpia, e o grande palco do Festival do Folclore, maior motivo da suaconstrução. O Festival do Folclore é realizado em Olímpia desde 1964, no mêsde agosto, em data móvel.

Espaço composto por três pavilhões culturais, arena com arquibancadas emalvenaria, área livre para adequação de estruturas, duas quadras de bocha, trêsprédios estruturais, 2 áreas de estacionamento e oito banheiros. Temaproximadamente 9 mil m2 de estrutura metálica e sua área é de 96.800 metrosquadrados de espaço disponível, sendo 6.500 de área construída.

Foi inaugurado em 1986, durante a 22ª edição do Festival do Folclore, e nestesquase 33 anos de existência, sofreu deterioração natural pelo uso e pela suaestrutura ao ar livre e o local necessita de projeto de adequação ereestruturação geral, para poder funcionar como um Centro de Exposições eEventos.

A proposta contempla a criação de um Auditório e salas de reuniões (espaçomultiuso) no local ocupado pela Barraca A, localizada do lado direito da Arena.E, também, a implantação de um Centro de Exposições na área localizada acimada entrada principal do recinto, próximo da estrutura administrativa.

Desta forma, poderão ser realizados eventos tais como feiras rurais, comerciaise industriais, com estrutura de exposição e realização de reuniões, simpósios,conferências, simultaneamente.

Projeto de cobertura da Arena do Recinto do Folclore já foi aprovada peloDADETUR, o que possibilitará que a mesma funcione como área multiuso deshows de música e dança, espetáculos culturais e apresentações diversas.

53

Page 54: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.24. Centro de Eventos Culturais e de Comercialização de ProdutosArtesanaisSegmento: Eventos

A Avenida dos Olimpienses, que ficou sem uso por muito tempo, foi reformadapara abrigar o Centro de Eventos Culturais e de Comercialização de ProdutosArtesanais, um espaço adequado para receber eventos e que será mais umaopção de lazer e entretenimento da cidade. A revitalização do local contou comum investimento de R$ 1,3 milhão e as obras, que começaram no início de2018, transformaram o trecho da avenida entre a Rua David de Oliveira e aAvenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz.

O local foi estruturado com sistema de água, esgoto, iluminação edisponibilização de energia para receber eventos ao ar livre, como encontros decarros, feiras de food trucks, feiras de livros, feiras de artesanatos, entre outros.A área também possui sanitários, sala de receptivo turístico, paisagismo eciclovia.

Outro projeto para o espaço prevê a instalação de uma ponte histórica de ferro,que será restaurada e implantada no local para permitir a passagem deveículos, ligando a Rua 9 de Julho sobre a avenida.

Espaço inaugurado em 2019.

54

Page 55: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.25. Mercado Municipal Segmento: Infraestrutura e Gastronomia

Os mercados municipais costumam representar a produção local de alimentos,estando acessíveis aos moradores e, também, aos visitantes, que têm neles aoportunidade de conhecer e adquirir produtos que não teriam na sua região deorigem.

Para a atividade turística, o mercado municipal é um momento geralmentegratificante, pois nestes locais é possível saborear a gastronomia típica local einteragir com os moradores do local, numa prática comercial ancestral das feirasde produtos.

A implantação do Mercado Municipal atende a uma necessidade de valorizaçãodo produtor rural local, que encontra espaço reduzido nas feiras livres, realizadasdiariamente em ruas e/ou praças de diferentes regiões da cidade.

A proposta do projeto é disponibilizar um espaço permanente decomercialização dos produtos agrícolas locais, tanto para a comunidade comopara turistas e visitantes, ampliando a oferta dos produtos e gerando mais rendapara o produtor rural.

Um local para receber esta estrutura é o Antigo Matadouro da cidade, quenecessita de reformas para adequação do espaço para receber o MercadoMunicipal. Sua localização é privilegiada, encontrando-se numa das vias deacesso à cidade, bem próximo da região dos parques aquáticos, o que dará muitavisibilidade ao mesmo.

Projeto em fase de elaboração.

55

Page 56: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.26. Revitalização da Praça Rui Barbosa e AcessosSegmento: Infraestrutura urbana

A região central da Estância Turística de Olímpia ganhará uma granderevitalização, com as adequações na Praça Rui Barbosa. O projeto prevê aconstrução de um coreto para eventos e a edificação de um Centro Cultural, cujoprojeto foi elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake. Este espaçoprovavelmente será ocupado pelo Centro Cultural da Imagem e do Som deOlímpia.

Também prevê a implantação de um calçadão na Rua David de Oliveira (entre asruas Dr. Antônio Olímpio e a Coronel Francisco Nogueira) e Rua São João (entreas ruas 9 de Julho e David de Oliveira) e a transformação da fiação de iluminaçãopública do trecho em subterrânea, proporcionando uma estética mais bonita aoespaço.

O objetivo é modernizar a Praça Rui Barbosa, valorizando o desenvolvimento dacidade e oferecendo novos atrativos, mas também preservando as característicasjá existentes, conservando intactas as estruturas da igreja e da Praça da Matriz. APraça Rui Barbosa proporcionará à população um lugar de lazer, mais atrativo,combinando com a moderna Igreja Matriz.

3.27. Parque Ecológico Olhos D´água Segmento: Infraestrutura urbana e Lazer

Projeto a ser implantado na área que margeia a Av. Benatti, ao lado do ParqueAquático Thermas dos Laranjais, que contemplará uma carência de área delazer e de parque natural na Estância Turística de Olímpia.

O Parque Ecológico terá em sua estrutura:

Dois lagos, com “Show das Águas”, espetáculo de luzes, águas e imagens.Nos lagos será possível a prática de passeios em barcos a remo e algunsesportes náuticos, assim como a pesca esportiva.

Pista de caminhada ao longo de todo o parque.

Áreas de lazer.

Áreas de cultura, com obras de arte ao ar livre.

Espaço para apresentações artísticas (Concha Acústica)

O projeto será implantado com recursos do Ministério da Justiça, através doFundo de Defesa de Direitos Difusos.

56

Page 57: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.28. Chafarizes com esculturasSegmento: Infraestrutura urbana e embelezamento da cidade

Implantação de chafarizes nos principais acessos da cidade, nos seguintesentroncamentos:

Entrada do Parque Aquático Thermas dos Laranjais – rotatória da RuaFrancisco Vicente Blanco e Av. Benatti, junto ao acesso do estacionamentodo parque e bilheterias.

Rotatória da APAE – entroncamento da Av. Constitucionalistas de 32 e a Viade Acesso Adhemar P. de Barros (ligação com a Rodovia Assis ChateaubriandSP-425).

Rotatória da Av. Mário Vieira Marcondes, no entroncamento da Av. Dr.Waldemar Lopes Ferraz e Av. Desembargador Manoel Arruda (ligação com aRodovia Armando de Salles Oliveira SP-322).

Praça Altino Arantes, na confluência das ruas Engenheiro Reid e ConselheiroAntonio Prado, onde já existe a estrutura de uma fonte luminosa.

Rotatória do Cemitério São José – entroncamento da Rua Gastão Vidigalcom a Av. Harry Giannecchini (ligação com a Rodovia Vicinal Natal Breda eRodovia Washington Luiz SP-310, na altura da cidade de Catiguá).

Rotatória Solar das Águas Resort – localizada na entrada do complexohoteleiro, na zona rural compreendida entre o Condomínio Di Vitória e aRodovia Assis Chateaubriand SP-425.

Rotatória Condomínio Di Vitória – localizada ao final da Av. Benatti, junto aoacesso ao Wyhdham Royal Resort, Hot Beach Resort e Hot Beach ParqueAquático.

Os chafarizes serão elaborados com esculturas com formas humanas eiluminação especial para a noite e para destaque das águas. Projeto em fase deelaboração.

57

Page 58: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.29. Sistema de Transporte Coletivo EspecialSegmento: Mobilidade urbana

Implantação de sistema de transporte coletivo para atendimento aos turistasque desejam circular pela cidade, ligando os principais atrativos (parquesaquáticos, históricos, culturais, dentre outros) e os meios de hospedagem. Oserviço deverá ser de alto padrão, para que o turista não precise utilizar seuveículo próprio para se locomover na cidade, reduzindo o volume de trânsito.

3.30. Sistema de ciclofaixasSegmento: Mobilidade urbana

É crescente a tendência de utilização de outras formas de transporte nascidades, que diminuam o volume de tráfego e a poluição sonora e do ar. Asciclofaixas vêm ganhando cada vez mais destaque, possibilitando que tantomoradores como turistas tenham um meio de transporte seguro e, ao mesmotempo, que possibilite a visão ampla do ambiente.

O Cicloturismo é a agradável prática de realizar viagens e/ou passeios com umabicicleta resistente e confortável, sendo um jeito diferente e alternativo deconhecer um destino ou uma região turística. Os turistas que frequentam aEstância Turística de Olímpia terão uma forma a mais de conhecer a cidade e semovimentar entre os diversos atrativos.

Para os moradores, uma opção mais econômica e saudável de circular pelacidade, sendo para trabalhar ou para lazer e prática esportiva. A cidade já contacom diversos grupos de ciclistas que vêm neste transporte uma formaagradável de lazer e de cuidar da saúde.

Para tanto, será necessária a implantação de um sistema de ciclofaixas quecontemple toda a área urbana do município, atendendo as regiões periféricas etambém as regiões de concentração de meios de hospedagem e atrativosturísticos. A iniciativa privada terá a oportunidade de implantação debicicletários e/ou sistema de aluguel de bicicletas, tendo exemplos em váriaspartes do mundo.

58

Page 59: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.31. Aeroporto Regional do Noroeste PaulistaSegmento: Infraestrutura turística

Estudos recentes, realizados por consultoria contratada pela PrefeituraMunicipal da Estância Turística de Olímpia, mostraram que:

O Aeroporto de São José do Rio Preto movimentou cerca de 700 milpassageiros no ano de 2018.

A pista deste aeroporto não comporta aeronaves de grande porte e não hááreas disponíveis na região do seu entorno para ampliação da mesma.

Desta forma, este aeroporto não está apto a receber aeronaves de outrasregiões do Brasil ou mesmo de outros países, pois não há autonomia de voo,sendo necessárias escalas.

As projeções deste estudo indicam que a Estância Turística de Olímpia terácapacidade de hospedar cerca de 30 (trinta) mil pessoas por dia, num prazo de5 (cinco) anos, o que representa um potencial de 10 milhões e 950 mil pessoaspor ano.

Estimando uma ocupação média anual de 50%, a perspectiva é a de que cercade 5 milhões e 475 mil pessoas visitem a Estância Turística de Olímpia. Ou seja,a presença de um Aeroporto Regional na Estância Turística de Olímpia facilitaráo acesso deste mercado, sendo que São José do Rio Preto não comportaria estademanda.

A perspectiva de voos fretados, a oferta de stopover no Estado de São Paulo, aoferta de mais opções de horários, preços competitivos, a presença de umCentro de Convenções na cidade, tornam a necessidade de um aeroportopróprio mais real e viável.

Projeto em fase de elaboração, com aprovação do Governo Estadual.

59

Page 60: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Projetos propostos na Audiência Pública

As propostas a seguir foram sugeridas e aprovadas na Audiência Pública realizada nodia 24 de outubro de 2019, na Câmara Municipal de Olímpia.

3.32. Implantação de Delegacia do TuristaSegmento: Segurança Pública

Com o crescente número de turistas e visitantes, e com a perspectiva decaptação de turistas estrangeiros num futuro próximo, é necessário ampliar oatendimento ao turista também no quesito Segurança. Diversos destinosturísticos oferecem este serviço especializado, com funcionários devidamentetreinados para prestar atendimento ao turista. Para tanto, recomendam-seestudos prévios de demanda atual, ou seja, mapear a quantidade eperiodicidade de ocorrências com este público-alvo para dimensionar oprojeto.

3.33. Atendimento de Saúde ao TuristaSegmento: Saúde

A atividade turística acontece num mesmo espaço físico, dividido entremoradores e turistas. Desta forma, alguns serviços podem ficarsobrecarregados, como é o caso de atendimento à Saúde. A atividade turísticana Estância Turística de Olímpia ainda ser fortemente sazonal, ou seja, tem altademanda em finais de semana, feriados prolongados e férias escolares e baixademanda nos demais períodos.

Antes de oferecer um serviço de saúde exclusivamente ao turista, algumasmedidas podem ser implementadas para que o atendimento ao turista seja dequalidade e não prejudique o atendimento à população, em caso desobrecarga. As sugestões são:

Realizar estudos de demanda pelos serviços de saúde feitos pelos turistas,com quantidade de atendimentos, origem dos turistas, faixa etária e a(s)causa(s) do atendimento.

Dependendo do tipo de enfermidade que levou o turista a buscaratendimento médico, analisar se é possível alguma ação que minimize estaenfermidade. Ex.: enfermidades causadas por ingestão de alimentos ou deágua das piscinas dos parques e hotéis, ou por exposição exagerada ao sol.

60

Page 61: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

Setor de Saúde ser comunicado quando da previsão de alta ocupação emferiados prolongados, férias ou eventos que serão realizados na cidade, paraque a estrutura de atendimento da UPA Unidade de Pronto Atendimentoseja reforçada.

Comunicar aos turistas os convênios de planos de saúde existentes nomunicípio e respectivos endereços e contatos para atendimento.

Acompanhar permanentemente a demanda pelos serviços de saúde paraanálise da viabilidade de se implantar serviço exclusivo aos turistas.

3.34. Revitalização completa da Av. Aurora Forti NevesA Avenida Aurora Forti Neves é a principal avenida que corta a EstânciaTurística de Olímpia, margeando o Ribeirão Olhos D´Água. Em 2019, foiinaugurado o trecho compreendido entre a Rua Benjamin Constant e Av. dosConstitucionalistas de 32, que recebeu projeto de reurbanização. No local,foram implantados cubos decorativos, muretas, bancos e mesas, bicicletários elixeiras. A iluminação de LED, com fiação subterrânea, a pintura e o paisagismocompletaram a reurbanização do espaço. Outro destaque é a acessibilidade daobra com a construção de rampas de acesso nas calçadas, passarelas e decks. Aobra é a primeira realizada na cidade com recursos do DADETUR –Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, sendoinvestidos cerca de R$ 3 milhões do Estado e mais de R$ 1 milhão do município.

A proposta é que esta reurbanização seja feita em toda a extensão da AvenidaAurora Forti Neves, pois a houve uma aceitação muito grande por parte dacomunidade e dos turistas para esta reurbanização. Desta forma, grande trechoda parte central da cidade será embelezada e estruturada, contemplando asdemais áreas de abrangência da avenida.

61

Page 62: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA ......A Estância Turística de Olímpia possui, como principal atrativo turístico, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, responsável

3.34. Criação do Observatório do TurismoO Observatório do Turismo se configura em um núcleo de pesquisas einteligência de mercado de um destino turístico, seja uma cidade, um estado ouum país. Sua principal função é analisar o comportamento do turismo,contribuindo para que o destino turístico se torne cada dia melhor para seusvisitantes e moradores.

As informações levantadas, compiladas e analisadas pelo Observatório deTurismo são dirigidas aos profissionais, especialistas, acadêmicos, agentespúblicos e privados, para auxiliar na tomada de decisão com propósito deconhecimento, aprimoramento e desenvolvimento do setor turístico dodestino.

A Secretaria de Turismo da Estância Turística de Olímpia já realiza, desde 2016,diversas pesquisas para o setor, destacando-se:

Inventário da Oferta Turística;

Perfil da Demanda Turística;

Taxa de ocupação dos meios de hospedagem;

Imóveis para temporada;

Mapeamento de Aniversários dos municípios de diversos estados brasileiros;

Origem dos turistas - Livro de Registros do CAT e Museu de História eFolclore;

Horário de funcionamento dos meios de alimentação em feriados de final deano.

A proposta é reunir todos estes estudos numa única estrutura denominada“Observatório do Turismo”, a qual também atuaria como um Escritório deFomento ao Empreendedorismo no Turismo, com atendimento a possíveisinvestidores e pessoas que queiram empreender no setor, com informaçõesatualizadas e com estudos para novos empreendimentos.

O Observatório do Turismo também seria responsável pela administração dosite exclusivo do Turismo e pela implantação do Plano Estratégico deMarketing, assim como realizar estudos específicos para o desenvolvimento dosetor de Turismo e colaborar na elaboração de projetos do Poder Executivo.

Estância Turística de Olímpia, 27 de novembro de 2019

62