PLANO DE DESOCUPAÇÃO-Folder 3dobras - UEZO · 2013-11-29 · Secretaria de Estado de Defesa Civil...

2
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Defesa Civil Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Subsecretaria de Estado de Defesa Civil Superintendência Operacional - SuOp Praça da República, 45, Centro - Rio de Janeiro - RJ Cep 20211-350 Tel (21) 2333 3280 www.defesacivil.rj.gov.br Nunca use o elevador para sair de um prédio onde há um incêndio. O abandono de um edifício em chamas deve ser feito pelas escadas, com calma, sem afobamentos. Se um incêndio ocorrer no seu escritório ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez. Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada. Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão. Use as escadas - nunca o elevador. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você, assim retardará a propagação do fogo. Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro. Toque a porta com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada. Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior. Procure conhecer o equipamento de combate à incêndio para utilizá-lo com eficiência em caso de emergência. Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÃO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos. Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída. Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE. Ao constatar um princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros. de Edifícios de Edifícios de Edifícios Desocupação Desocupação Desocupação Plano de Plano de Plano de "Sociedade mobilizada e empenhada na redução de desastres." Dia Estadual de Redução de Desastres no Estado do Rio de Janeiro Dia Estadual de Redução de Desastres no Estado do Rio de Janeiro Conheça alguns procedimentos básicos para o abandono de edifícios. É seu dever conhecê-los. Leia com atenção o texto abaixo. Apoio Protegendo a quem protege Fundação de Apoio ao CBMERJ Arte: Vanderli M. Amorim - NM - Ilustrações: Anselmo Henrique

Transcript of PLANO DE DESOCUPAÇÃO-Folder 3dobras - UEZO · 2013-11-29 · Secretaria de Estado de Defesa Civil...

Page 1: PLANO DE DESOCUPAÇÃO-Folder 3dobras - UEZO · 2013-11-29 · Secretaria de Estado de Defesa Civil Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Subsecretaria de Estado de Defesa

Governo do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Defesa CivilCorpo de Bombeiros do Estado do Rio de JaneiroSubsecretaria de Estado de Defesa CivilSuperintendência Operacional - SuOpPraça da República, 45, Centro - Rio de Janeiro - RJ Cep 20211-350Tel (21) 2333 3280 � www.defesacivil.rj.gov.br

Nunca use o elevador para sair de um prédio onde há um incêndio.

O abandono de um edifício em chamas deve ser feito pelas escadas, com calma, sem afobamentos.

Se um incêndio ocorrer no seu escritório ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez.

Se você ficar preso em meio à fumaça, respire pelo nariz, em rápidas inalações. Se possível, molhe um lenço e utilize-o como máscara improvisada. Procure rastejar para a saída, pois o ar é sempre melhor junto ao chão.

Use as escadas - nunca o elevador. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores.

Feche todas as portas que ficarem atrás de você, assim retardará a propagação do fogo.

Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.

Toque a porta com sua mão. Se estiver quente, não abra. Se estiver fria, faça este teste: abra vagarosamente e fique atrás da porta. Se sentir calor ou pressão vindo através da abertura, mantenha-a fechada.

Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas, e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça devem sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.

Procure conhecer o equipamento de combate à incêndio para utilizá-lo com eficiência em caso de emergência.

Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÃO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos.

Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída.

Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE.

Ao constatar um princípio de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Conheça alguns procedimentos básicos para o abandono de edifícios.É seu dever conhecê-los. Leia com atenção o texto abaixo.

de Edifíciosde Edifíciosde EdifíciosDesocupaçãoDesocupaçãoDesocupação

Plano dePlano dePlano de

"Sociedade mobilizada e empenhada na redução de desastres."

Dia Estadual de Redução de Desastres no Estado do Rio de Janeiro

Dia Estadual de Redução de Desastres no Estado do Rio de Janeiro

Conheça alguns procedimentos básicos para o abandono de edifícios.É seu dever conhecê-los. Leia com atenção o texto abaixo.

Apoio

Protegendo a quem protege

Fundação de Apoio ao CBMERJ

Art

e: V

ande

rli M

. Am

orim

- N

M -

Ilus

traç

ões:

Ans

elm

o H

enriq

ue

Page 2: PLANO DE DESOCUPAÇÃO-Folder 3dobras - UEZO · 2013-11-29 · Secretaria de Estado de Defesa Civil Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Subsecretaria de Estado de Defesa

2

2

4

SEDEC Como proceder uma desocupação com segurança

Procure conhecer as saídas de emergência e seus acessos.

3

Esteja atento às indicações eletrônicas nas iluminações ou nas sinalizações de emergência.

Fique atento aos alarmes visuais e às mensagens de emergência, nos dispositivos eletrônicos.

Feche as janelas e as portas antes do escape, para evitar a propagação do fogo e da fumaça.

Siga as orientações das equipes de emergência ou dos bombeiros.

Durante o des locamento

6

Deixe livre a passagem para os bombeiros e equipe de socorro.

8

Procure auxiliar as pessoas com restrições de mobilidade.

1

Conheça os dispositivos de alertas que possuam botoeiras ou telefones.

4

Saiba onde estão localizadas as escadas de emergência do seu prédio.

1

3

Busque refúgio nas áreas predefinidas ou no hall de elevadores.

7

Acate as orientações do Líder da fila e do Cerra-fila até chegar ao destino.

5

Dirija-se para as escadas com cautela.

9

Dirija-se para o Ponto de Encontro para que seja feita a chamada geral.

PLANO DE EMERGÊNCIA

10

É importante conhecer o Plano de Emergência do seu local de trabalho. Participe dos exercícios simulados.