Plano de Aula

4
PLANO DE AULA 1. TEMA: O cotidiano dos escravos após a abolição, utilizando o romance de Aluísio Azevedo “O Cortiço”. 2. PÚBLICO ALVO: Discentes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública (30/40 alunos). 3. CARGA HORÁRIA: Quatro aulas (de 50 minutos cada aula). 4. OBJETIVOS Demonstrar como ficou a situação dos afrodescendentes após a abolição da escravidão no Brasil, no séc. XIX. Identificar como ocorreu o processo de miscigenação da sociedade; Descrever como era a estrutura social do Brasil após a abolição da escravidão; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCACAÇÃO – DEDC-XIV COLEGIADO DE HISTÓRIA COMPONENTE CURRICULAR: LABORATÓRIO DO ENSINO DE HISTÓRIA I DOCENTE: Profª. Ma. Jaqueline Lopes DISCENTE: Josiel Menezes da Silva.

description

Sendo este um modelo para plano de aula, segundo as linhas de pensamento de Didatica, perpassando os 3 objetivos principais para uma aula corra fluente e sem demais problemas

Transcript of Plano de Aula

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEBDEPARTAMENTO DE EDUCACAO DEDC-XIVCOLEGIADO DE HISTRIACOMPONENTE CURRICULAR: LABORATRIO DO ENSINO DE HISTRIA IDOCENTE: Prof. Ma. Jaqueline LopesDISCENTE: Josiel Menezes da Silva.

PLANO DE AULA

1. TEMA: O cotidiano dos escravos aps a abolio, utilizando o romance de Alusio Azevedo O Cortio.

2. PBLICO ALVO: Discentes do 2 ano do Ensino Mdio de uma escola pblica (30/40 alunos).

3. CARGA HORRIA: Quatro aulas (de 50 minutos cada aula).

4. OBJETIVOS

Demonstrar como ficou a situao dos afrodescendentes aps a abolio da escravido no Brasil, no sc. XIX. Identificar como ocorreu o processo de miscigenao da sociedade; Descrever como era a estrutura social do Brasil aps a abolio da escravido; Despertar e/ou potencializar os alunos para o desenvolvimento do hbito da leitura de obras literrias, e, realizar a comparao destas obras com o processo histrico; Sensibilizar os alunos para a questo do preconceito e discriminao racial; Correlacionar estrutura que a obra literria descreve, com o processo de favelizao brasileira.

5. FINALIDADE

Proporcionar aos discentes a possibilidade de compreenso do cotidiano dos afrodescendentes no ps-escravido, mais especificamente, no sc. XIX, utilizando como base a obra literria de Alusio Azevedo O Cortio. O discurso histrico e o literrio tm em comum o fato de ambos serem narrativos.

6. CONTEDO PROGRAMTICO

6.1- Biografia do autor;6.2- Apresentao breve da obra;6.2.1- Caracterizao da estrutura citadina do ps-abolio;6.2.2- Caracterizao da estrutura social do ps-abolio;6.2.3- Descrio das relaes sociais existentes no ps-abolio;6.3- Comparao do ps-abolio com o processo de favelizao brasileiro;6.4- Preconceitos X discriminao racial;6.5- A realidade do afrodescendente no Brasil, na atualidade. 7. METODOLOGIA

1. Informao antecipada, da leitura da obra como parte da formao e avaliao; 1. Exposio oral dialogada com socializao de experincias aps a leitura;1. Descrio dos alunos da obra X objetivo proposto.

8. MATERIAL E RECURSOS UTILIZADOS

1. Projetor;1. Obra literria O Cortio de Alusio de Azevedo;1. Canetas para quadro branco e apagador;1. Quadro branco.

9. AVALIAO

1. Participao nas atividades desenvolvidas em sala de aula;1. Comparao e compartilhamento da obra lida com a realidade desses alunos;1. Pontualidade e assiduidade.

10 .REFERNCIAS UTILIZADAS E RECOMENDADAS

AZEVEDO, Alusio. O Cortio. So Paulo: Martin Claret, 2004.

GUIMARES, Selva. Didtica e Prtica de Ensino de Histria. 12 ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2011.