Pesquisa Medialogue Raio-X do Congresso nas Redes Sociais (2016)

36
RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS PESQUISA MEDIALOGUE O perfil dos parlamentares mais influentes Os partidos mais atuantes nas redes sociais A performance das bancadas estaduais

Transcript of Pesquisa Medialogue Raio-X do Congresso nas Redes Sociais (2016)

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS

PESQUISA MEDIALOGUEO perfil dosparlamentaresmais influentes

Os partidosmais atuantesnas redes sociais

A performancedas bancadasestaduais

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

SOBRE A MEDIALOGUE DIGITAL

2

A MEDIALOGUE DIGITAL é uma empresa de comunicação digital que entende de Brasil e das suas causas e questões. Nosso trabalho é promover ideias, criar campanhas, produzir conteúdos, mobilizar, desenvolver aplicações para a web e coletar e analisar dados. Concentramos nossos esforços nas áreas em que já fomos testados e onde podemos fazer o melhor. Queremos clientes com grandes desafios. Oferecemos a eles nossa dedicação integral.Estamos engajados na produção de conhecimento e na difusão de informação sobre comunicação digital e redes sociais. Por essa razão vários de nossos estudos, como este, são distribuídos gratuitamente e estão disponíveis para download em nosso site www.medialogue.com.br.

A realização da Pesquisa Medialogue Político Digital é financiada inteiramente pelo Medialogue Digital e produzida de forma independente. Esta edição contou com o apoio da Social Figures.

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS

Diretor: Alexandre Secco ([email protected]) Diretor: Gabriel Attuy ([email protected])

Coordenação de pesquisa: Arthur Lopez Direção de arte: Alex Argozino Pesquisa: Maria Vitória Vidal e Caio Coelho Design: Jonas Gonçalves

Alameda Santos, 2480, 6º andar São Paulo – CEP 01418-200 Telefone: +55 (11) 2157-0700WhatsApp: +55 (11) 98361-4100

Especializada em monitoramento e análise de mídias sociais, a Social Figures foi criada há seis anos na Austrália e passou a atuar no Brasil em meados de 2011. Oferece a ferramenta de monitoramento BrandCare e trabalha junto às principais organizações e agências de comunicação do país para fornecer dados precisos e transformá-los em insights estratégicos para tomada de decisão.

Especializada em monitoramento e análise de mídias sociais, a compa-nhia Social Figures foi criada há seis anos na Austrália e passou a atuar no Brasil em meados de 2011. Oferece a ferramenta de monitoramento BrandCare e trabalha junto às principais organizações e agências de comunicação do país para fornecer dados precisos e transformá-los em insights estratégicos para tomada de decisão.www.socialfigures.com.br

APOIO

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

SOBRE A MEDIALOGUE DIGITAL

3

OS 9 VALORES ESSENCIAIS DA MEDIALOGUE1) Heavy content Quanto mais relevante mais heavy 2) Performance oriented Resultados que podem ser medidos

3) Data driven Mais dados e menos opinião 4) Extreme digital Tudo que pode ser digital deve ser digital 5) Curiosity DNA de jornalista 6) Influencer focused Falar com quem faz diferença 7) Process + Creative Inovação e eficiência lado a lado 8) Interdisciplinar As melhores experiências aplicadas a cada desafio 9) Cost effective Modular e pay per use: uma nova forma de contratar

NOSSOS SERVIÇOS+Estratégia +Conteúdo +Desenvolvimento +Social media +Performance +Social listening +Mobilização e engajamento +PR +Ads

+Creative design +Pesquisa +Influência e reputação +Inteligência +Apresentações +Serviços editoriais +Training +Legal +Consultoria

FALE COM A GENTE

/medialogue

/medialogue/medialoguebr

[email protected]

(11) 98361-4100

FALE COM A GENTE

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

5 ANOS DE POLÍTICA NA WEBA PESQUISA MEDIALOGUE POLÍTICO DIGITAL acompanhou os reflexos no ambiente virtual da transformação política ocorrida no Brasil nos últimos cinco anos. A população mais ativa politicamente, que concentrava suas opiniões aos restritos espaços de leitor de jornais e revistas, conta agora com as milhares de canais e páginas das redes sociais para se manifestar. Em cinco anos, o número de seguidores de canais de políticos praticamente foi multiplicado por 20. No Facebook, rede escolhida para esse debate, os parlamentares brasileiros reúnem quase 47 milhões de fãs. Em 2011, esses espaços eram frequentados por pouco mais de um milhão de eleitores. Os sites, ambientes mais controlados, deram lugar aos espaços virtuais de relacionamento e de expressão de ideias e opiniões.

Por isso, esta pesquisa também mudou. A edição 2016 dá mais peso à atuação dos parlamentares nas redes sociais e avalia principalmente três aspectos: a audiência dos canais (sempre em comparação à base de eleitores), o nível de interação dos fãs e seguidores, e a prontidão da resposta quando esses canais são acionados na internet pelos eleitores. Saiba mais na metodologia ao final deste relatório.

A política ficou mais digital, mas partir para as redes sociais não garante em si um novo relacionamento entre políticos e eleitores. É estranho verificar que o número de deputados federais e senadores que respondem aos questionamentos dos eleitores feitos nos principais canais  é cada vez menor. Há cinco anos era quase um que cada quatro que respondiam, hoje não chega em um a cada cinco que retornam um contato feitos em um de seus canais oficiais.

Entre todos os congressistas brasileiros, 89 se destacaram nesta edição entre os mais influentes, alcançando nota 6 ou maior de um máximo de 10 no ranking de influência. É fácil notar que entre os mais influentes estão os políticos que têm opiniões claras sobre temas polêmicos. Assustador é ver que são ainda mais influentes os que têm as opiniões mais contestadas pelo público geral. Isso é uma prova de que a polêmica rende frutos na web, e também que a rede exclui o político que não tem opinião nenhuma sobre o que realmente interessa.

Essa talvez seja a principal contribuição desta pesquisa, que contribui para melhorar o uso dos meios digitais para o exercício da democracia apontando o parlamentar que tem uma contribuição real a dar ao debate político. O povo quer participar, e convida seus representares a fazer o mesmo.

ARTHUR LOPEZ, coordenador da pesquisa

4

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

Estudo avalia a atuação do Congresso nas redes sociais

5

Se fosse uma agência de comunicação digital o Congresso Nacional seria uma das maiores do Brasil. Considerando a produção de conteúdo para perfis no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube dos Senadores e Deputados Federais são mais de 75 mil posts por mês, uma média de 127 fotos, imagens, vídeos ou textos divulgados por cada parlamentar. A conclusão é do estudo Raio-X do Congresso nas Redes Sociais, que avaliou a performance dos congressistas brasileiros nas quatro redes sociais. O canal mais popular é o Facebook que concentra 33 mil postagens por mês, cerca de 43% de todo o conteúdo produzido. A análise faz parte da pesquisa Político Digital 2016, a terceira edição do estudo realizado pela agência Medialogue Digital que ranqueia os parlamentares mais influentes na internet.

Segundo o coordenador do estudo, jornalista Alexandre Secco, o uso intenso das redes sociais é um passo importante para estabelecer cada vez mais transparência entre políticos e seus eleitores, mas é importante que os perfis em redes sociais sejam verdadeiros canais de comunicação de duas mãos. “Caso contrário o Facebook e o Twitter tornam-se apenas mais um canal onde os políticos falam o que querem e não precisam dar satisfação ou responder questionamentos do público. Para que parlamentares sejam de fato influentes nas redes sociais é preciso interagir”. Para Secco, a pesquisa é importante porque vem ajudando a estabelecer novas práticas de comunicação usando os canais digitais e a mapear como parlamentares usam a rede para se comunicar com os seus eleitores. O estudo completo pode ser baixado gratuitamente em www.medialogue.com.br/congressonasredessociais. Para obter informações mais detalhadas é preciso consultar a Medialogue pelo WhatsApp (11) 98361-4100.

O estudo Raio-X do Congresso nas Redes Sociais é financiado inteiramente pelo Medialogue Digital e produzida de forma independente. Esta edição contou com o apoio da Social Figures, empresa especializada em monitoramento e análise de mídias sociais que oferece a ferramenta de monitoramento BrandCare e trabalha junto às principais organizações e agências de comunicação do país para fornecer dados precisos e transformá-los em insights estratégicos.

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

6

Eleitores participam da conversa mas parlamentares respondem cada vez menos – Todo dia os eleitores brasileiros podem consultar, em média, 2,5 mil postagens em redes sociais realizados nos canais oficiais de Senadores e Deputados Federais. E o nível de interação é intenso. Todo mês os seguidores desses perfis fazem quase 3 milhões de comentários e replicam o conteúdo cerca de 13 milhões de vezes por meio de compartilhamentos no Facebook ou retuítes no Twitter. Na outra ponta a resposta dos parlamentares segue a tendência inversa: eles respondem cada vez menos. Uma avaliação das páginas oficiais no Facebook mostra que apenas 18% respondem a mensagens enviadas diretamente para a página. Em 2011, na primeira da Pesquisa Medialogue Político Digital, eram 23%.

Congressistas tem 58 milhões de seguidores no Facebook e Twitter – Mais de 48 milhões de brasileiros passaram a seguir políticos nas redes sociais apenas nos últimos três anos. Com isso, o número de fãs e seguidores no Facebook e Twitter saltou de 9 milhões em 2013 para quase 57,5 milhões em 2016.

Facebook em alta e websites em baixa – O Facebook é a rede social mais popular entre os congressistas, utilizado por 98% dos parlamentares. O YouTube é o segundo canal mais frequente e 75% dos Senadores e Deputados Federais mantém um canal na rede de divulgação de vídeos. A única plataforma que mostra tendência de redução na presença são os websites. Em 2016, são 68% os congressistas que mantém um site no ar, contra 77% em 2011.

15% dos parlamentares concentram 65% da audiência nas redes sociais – Os 89 Senadores e Deputados Federais considerados como os mais influentes pela Pesquisa Medialogue Político Digital 2016 concentram quase 37 milhões de fãs e seguidores nos seus perfis oficiais no Facebook e Twitter. Isso representa 65% do total de audiência de todos os quase 600 parlamentares no Congresso.

PSC e PSOL tem mais seguidores – Os dois partidos de destaque quando o assunto é audiência em redes sociais são o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No Facebook, o PSC leva vantagem com uma média de 827 mil fãs por parlamentar ante 373 mil do PSOL. No Twitter, os parlamentares do PSOL registram média de 115 mil seguidores comparado com 84 mil do PSC.

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

QUASE 60 MI SEGUEM PARLAMENTARES

7

Indicador 2011 2013 2016 Variação

Nota média de influência 4 3 4

Mantém Site (%) 77 81 68

Mantém Facebook (%) 69 82 98

Mantém Twitter (%) 83 83 88

Mantém Instagram (%) - 3 60

Mantém YouTube (%) 63 53 75

Fãs no Facebook 1,1 mi 4 mi 46,5 mi

Seguidores no Twitter 2,1 mi 5 mi 11 mi

Twitter+Facebook 3,1 mi 9 mi 57,5 mi

Twitter+Facebook (média por parlamentar) 5,4 mil 15,2 mil 97 mil

Atualiza Facebook (%)* 77 92 93

Atualiza Twitter (%)* 70 62 69

Responde mensagens (%)** 23 20 18*Considera canais atualizados ao menos 1 vez por semana no Facebook e 2 vezes por semana no Twitter **Em 2011 e 2014 o dado se refere a resposta de e-mail. Em 2016 a resposta de mensagem enviada para página do Facebook

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

45 MILHÕES DE NOVOS FÃS EM 3 ANOS

8

0

5M

10M

15M

20M

25M

30M

35M

40M

45M

50M

2011 2013 2016

Facebook Twitter

0

5M

10M

15M

20M

25M

30M

35M

40M

45M

50M

2011 2013 2016

Facebook Twitter

46,5 milhões de fãs

11 milhões de seguidores

Soma do número de fãs e seguidores de todos os parlamentares analisados

4 milhões de fãs

www.medialogue.com.br

60%

65%

70%

75%

80%

85%

90%

95%

2011 2013 2016

Facebook Twitter

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

AUMENTA INTERESSE PELO TWITTER

9

93% são ativos no

69% são ativos no

Evolução do percentual dos parlamentares que atualizam seu Facebook ao menos 1x por semana no Facebook e o Twitter 2x por semana

60%

65%

70%

75%

80%

85%

90%

95%

2011 2013 2016

Facebook Twitter

62% são ativos

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

WEBSITE SÃO ABANDONADOS

10

65%

70%

75%

80%

85%

90%

95%

100%

2011 2013 2016

MantémFacebok MantémTwitter MantémSite

98% estão no

88% estão no

65%

70%

75%

80%

85%

90%

95%

100%

2011 2013 2016

MantémFacebok MantémTwitter MantémSite

68% têm site100,000Numberoftimesaveragehumanheartbeatsperday.

50,000

NumberofEnglishwordstheaverageleadpencilwrites

duringitslifespan.

Evolução do percentual dos parlamentares que mantém perfis nas redes e um site no ar

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

ELES RESPONDEM CADA VEZ MENOS

11

17%

18%

19%

20%

21%

22%

23%

24%

2011 2013 2016

Responde

18% respondem mensagens

17%

18%

19%

20%

21%

22%

23%

24%

2011 2013 2016

Responde

23%

20%

Percentual dos parlamentares que responderam a uma mensagem enviada a um de seus canais oficiais. Em 2011 e 2014 foi enviado um e-mail. Em 2016 foi enviada uma mensagem para página no Facebook. Páginas que não permitiam envio de mensagem foram considerados como "não responderam"

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

ATIVIDADE MENSAL NO FACEBOOK

12

Os dados representam a soma da atividade mensal das páginas no Facebook de todos os parlamentares avaliados na pesquisa. A média mensal foi calculada com base em dados coletados entre fevereiro e julho de 2016. Ao todo, 581 parlamentares possuem página no Facebook.

postspublicados

denovosfãs

decomentários

decompartilhamentos

decompartilhamentos

decomentários

denovosfãs

postspublicadosPRESENÇANOFACEBOOK

EstãonoFacebook Nãoestão

98% dos congressistas têm presença no Facebook

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

13

Os dados representam a soma da atividade mensal dos perfis no Twitter de todos os parlamentares avaliados na pesquisa. A média mensal foi calculada com base em dados coletados entre fevereiro e julho de 2016. Ao todo, 522 parlamentares possuem perfil no Twitter.

novosseguidores

tuítespublicados

retuítesrecebidos

likesemtuítes

likesemtuítes

retuítesrecebidos

tuítespublicados

novosseguidores

ATIVIDADE MENSAL NO TWITTER

PRESENÇANOTWITTER

EstãonoTwitter Nãoestão

88% dos congressistas têm presença no Twitter

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

14

Os dados representam a soma da atividade mensal dos perfis no Instagram de todos os parlamentares avaliados na pesquisa. A média mensal foi calculada com base em dados coletados entre fevereiro e julho de 2016. Ao todo, 358 parlamentares possuem perfil no Instagram.

delikesemposts

comentários

novosseguidores

postspublicados

delikesemposts

comentários

novosseguidores

postspublicados

ATIVIDADE MENSAL NO INSTAGRAM

PRESENÇANOINSTAGRAM

EstãonoInstagram Nãoestão

60% dos congressistas têm presença no Instagram

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

15

Os dados representam a soma da atividade mensal dos perfis e canais no YouTube de todos os parlamentares avaliados na pesquisa. A média mensal foi calculada com base em dados coletados entre fevereiro e julho de 2016. Ao todo, 445 parlamentares possuem perfis ou canais no YouTube.

visualizaçõesdevídeos

likesemvídeos

comentáriosemvídeos

vídeospublicados

visualizaçõesdevídeos

likesemvídeos

comentáriosemvídeos

vídeospublicados

ATIVIDADE MENSAL NO YOUTUBE

PRESENÇANOYOUTUBE

EstãonoYouTube Nãoestão

75% dos congressistas têm presença no YouTube

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

16

Os dados representam a soma da atividade mensal dos perfis de todos os parlamentares no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. A média mensal foi calculada com base em dados coletados entre fevereiro e julho de 2016.

UM MÊS DE ATIVIDADE NAS REDES

decompartilhamentoseretuítes

delikesemconteúdos

decomentáriosemconteúdos

denovosfãseseguidores

postagenspublicadas

decompartilhamentoseretuítes

delikesemconteúdos

decomentáriosemconteúdos

denovosfãseseguidores

postagenspublicadas

decompartilhamentoseretuítes

delikesemconteúdos

decomentáriosemconteúdos

denovosfãseseguidores

postagenspublicadas

decompartilhamentoseretuítes

delikesemconteúdos

decomentáriosemconteúdos

denovosfãseseguidores

postagenspublicadas

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS

PESQUISA MEDIALOGUE

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

CONGRESSO X INFLUENTES

18

Indicador Congresso Os influentes

Nota média de influência 4 6

Mantém Site (%) 68 100

Mantém Facebook (%) 98 100

Mantém Twitter (%) 88 100

Mantém Instagram (%) 60 98

Mantém YouTube (%) 75 100

Fãs no Facebook 46,5 mi 29,7 mi

Seguidores no Twitter 10,9 mi 7,2 mi

Twitter+Facebook 57,4 mi 36,9 mi

Twitter+Facebook (média por parlamentar) 97 mil 418 mil

Atualiza Facebook (%)* 93 96

Atualiza Twitter (%)* 69 91

Responde mensagens (%)** 18 20*Considera canais atualizados ao menos 1 vez por semana no Facebook e 2 vezes por semana no Twitter **Em 2011 e 2014 o dado se refere a resposta de e-mail. Em 2016 a resposta de mensagem enviada para página do Facebook

A média de todos os parlamentares comparada com a média dos 89 mais influentes

daaudiênciadosmembrosdoCongressoemredessociaisestáconcentradanosperfisdos89senadoresedeputadosmaisinfluentes

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

EM QUE OS INFLUENTES SÃO MELHORES

19

A média de todos os parlamentares comparada com a média dos 89 mais influentes450

400

350

300

250

200

150

100

50

0

MantémSite Mantém

Twitter

Mantém

Instagram

Mantém

YouTube

Audiênciaem

redessociais

Osinfluentes MédiadoCongresso

100% 100%98%100%

418 mil

97 mil

68% 75%60%

88%

450

400

350

300

250

200

150

100

50

0

MantémSite Mantém

Twitter

Mantém

Instagram

Mantém

YouTube

Audiênciaem

redessociais

Osinfluentes MédiadoCongresso

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

EM QUE OS INFLUENTES SÃO IGUAIS

20

A média de todos os parlamentares comparada com a média dos 89 mais influentes

110

100

90

80

70

60

50

40

30

20

10

0

MantémFacebook AtualizaFacebook Respondemensagem

100%

98%

96%

93%

20%

18%

Osinfluentes MédiadoCongresso

100% 98% 96% 93%

20% 18%

450

400

350

300

250

200

150

100

50

0

MantémSite Mantém

Twitter

Mantém

Instagram

Mantém

YouTube

Audiênciaem

redessociais

Osinfluentes MédiadoCongresso

450

400

350

300

250

200

150

100

50

0

MantémSite Mantém

Twitter

Mantém

Instagram

Mantém

YouTube

Audiênciaem

redessociais

Osinfluentes MédiadoCongresso

*Considera canais atualizados ao menos 1 vez por semana no Facebook **Mensagem enviada para a página no Facebook dos parlamentares

* **

www.medialogue.com.br

IDADEDOSMAISINFLUENTES

Até40anos13%

41a60anos60%

Maisde60anos27%

Até40anos 41a60anos Maisde60anos

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES POR IDADE

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 60% tem entre 41 e 60 anos. O índice é similar à idade geral do Congresso em que 56% estão na mesma faixa.

21

CONGRESO POR IDADE

Mais de60 anos:

27%

Até 40 anos:13%

41 a60 anos:60%

IDADEMÉDIANOCONGRESSO

Até40anos16%

41a60anos56%

Maisde60anos28%

Até40anos 41a60anos Maisde60anos

Mais de60 anos:

28%

Até 40 anos:16%

41 a60 anos:56%

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES POR GÊNERO

22

GÊNERODOSMAISINFLUENTES

Homens87%

Mulheres13%

Homens Mulheres

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 87% são homens. O índice é ligeiramente inferior ao total do Congresso em 90% são homens.

GÊNERONOCONGRESSO

Homens90%

Mulheres10%

Homens Mulheres

CONGRESO POR GÊNERO

Homens:87%

Mulheres:13%

Homens:90%

Mulheres:10%

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES SENADORES X DEPUTADOS

23

ENTREOSMAISINFLUENTES

Deputados62%

Senadores38%

Deputados Senadores

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 38% senadores. O índice é mais do que o dobro do total do Congresso em que apenas 14% dos parlamentares estão no Senado.

NOCONGRESSO

Deputados86%

Senadores14%

Deputados Senadores

SENADORES X DEPUTADOS NO CONGRESSO

Senadores:38%

Deputados:62%

Senadores:14%

Deputados: 86%

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES NO IMPEACHMENT

24

COMOVOTARAMNOIMPEACHMENT

Favorávelaoimpeachment69%

Contraoimpeachment31%

Favorávelaoimpeachment Contraoimpeachment

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 38% votaram conta o impeachment. O índice é superior ao total do Congresso em que 27% dos parlamentares foram contra a deposição da ex-presidente Dilma.

COMOVOTARAMNOIMPEACHMENT

Favorávelaoimpeachment73%

Contraoimpeachment27%

Favorávelaoimpeachment Contraoimpeachment

CONGRESSO NO IMPEACHMENT

Contra oimpeachment:

38%

Favorávelao impeachment:62%Favorável

ao impeachment:73%

Contra oimpeachment:

27%

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES POR VOTAÇÃO

25

Entre os 55 deputados mais influentes, 33% estão entre os parlamentares mais votados. O índice é superior ao total da Câmara em que 20% dos parlamentares estão na mesma faixa.

CONGRESO POR VOTAÇÃO

35

30

25

20

15

10

5

0

EntreosMaisVotados EntreosMenosVotados

33

%

13

%

33% entre osmais votados

13% entre osmenos votados22

20

18

16

14

12

10

8

6

4

2

0

EntreosMaisVotados EntreosMenosVotados

20

% 21

%

20% entre osmais votados

21% entre osmenos votados

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES NOVATOS X VETERANOS

26

PORTEMPONOCONGRESSO

Veteranos51%

Novatos49%

Veteranos Novatos

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 49% estão no seu primeiro mandato. O índice é superior ao total do Congresso em que 49% dos parlamentares estão na mesma situação.

PORTEMPONOCONGRESSO

Veteranos59%

Novatos41%

Veteranos Novatos

NOVATOS X VETERANOS NO CONGRESSO

Novatos:49%

Veteranos: 51%

Novatos:41%

Veteranos:59%

www.medialogue.com.br

SãoPaulo

MinasGerais

RiodeJaneiro

Bahia

RioGrandedoSul

Paraná

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

RiodeJaneiro

SãoPaulo

Goiás

Paraíba

Roraima

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

INFLUENTES POR ESTADO

27

Entre os 89 parlamentares mais influentes, 12% são do Rio de Janeiro, índice acima dos 8% considerando o total do Congresso. Em São Paulo a relação é inversa, são 11% entre os influentes e 12% no total do Congresso.

CONGRESO POR ESTADO

12%

11%

7%

6%

6%

Rio deJaneiro

São Paulo

Goiás

Roraima

Paraíba

Bahia

Minas Gerais

Rio deJaneiro

São Paulo

Paraná

Rio Grandedo Sul

12%

9%

8%

7%

6%

6%

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

VOTAÇÃO X FÃS NO FACEBOOK

28

35%dosdeputadosmaisinfluentestêmmaisfãsnoFacebookdoquevotosnaúltimaeleição

9%detodosos513deputadostêmmaisfãsnoFacebookdoquevotosnaúltimaeleição

35%dosdeputadosmaisinfluentestêmmaisfãsnoFacebookdoquevotosnaúltimaeleição

9%detodosos513deputadostêmmaisfãsnoFacebookdoquevotosnaúltimaeleição

www.medialogue.com.br

PERFIL DOS MAIS INFLUENTES

VOTAÇÃO X SEGUIDORES NO TWITTER

29

8%dosdeputadosmaisinfluentestêmmaisseguidoresnoTwitterdoquevotosnaúltimaeleição

2%detodosos513deputadostêmmaisseguidoresnoTwitterdoquevotosnaúltimaeleição

8%dosdeputadosmaisinfluentestêmmaisseguidoresnoTwitterdoquevotosnaúltimaeleição

2%detodosos513deputadostêmmaisseguidoresnoTwitterdoquevotosnaúltimaeleição

PARTIDOSE BANCADASESTADUAIS

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS

PESQUISA MEDIALOGUE

www.medialogue.com.br

COMPARAÇÃO POR BANCADAS

PARTIDOS MAIS INFLUENTES

31

PartidoNota média de

influênciaPSOL 6PTC 6PC do B 5PPS 5PROS 5PSC 5REDE 5DEM 4PRB 4PSDB 4PT 4PDT 3PHS 3PMDB 3PP 3PR 3PSB 3PSD 3PTB 3PTN 3PV 3PMB 2PSL 2PT do B 2PEN 1PRP 1PRTB 1

POR NOTANota média por partido

PartidoFacebook

(média de fãs)PSC 827.000PSOL 373.000PRB 162.000PSDB 129.000PV 120.000PTC 99.000PC do B 97.000PSB 90.000PPS 83.000PROS 78.000PR 60.000REDE 55.000DEM 54.500PT 54.000PMDB 41.000PP 28.000PTN 23.000PDT 22.800PSD 21.400PTB 18.200PHS 16.000PMB 9.000PSL 8.500PEN 8.300PT do B 8.300PRTB 2.100PRP 1.400

NO FACEBOOKNº médio de fãs

PartidoTwitter (média de seguidores)

PSOL 115.000PSC 84.000PPS 72.000PSB 69.000PV 41.000REDE 37.000PTC 22.000DEM 20.400PRB 19.700PSDB 18.900PROS 14.000PSD 13.500PT 12.600PC do B 11.600PMDB 11.300PP 6.000PR 5.850PTN 4.350PTB 3.500PDT 3.200PMB 2.200PSL 1.800PHS 900PEN 390PT do B 250PRTB 30PRP 0

NO TWITTERNº médio de seguidores

PartidoNúmero de

parlamentaresPMDB 86PT 67PSDB 62PP 56PR 45PSB 39PSD 37DEM 32PRB 23PDT 22PTB 21PTN 13PC do B 12PSC 10PPS 9PHS 7PV 7PSOL 6PROS 6REDE 5PT do B 3PEN 3PSL 2PTC 1PMB 1PRP 1PRTB 1

AS MAIORESTamanho das bancadas

Indica partidos com menos de 10 parlamentares

www.medialogue.com.br

COMPARAÇÃO POR BANCADAS

PARTIDOS MAIS INFLUENTES

32

PartidoResponde

mensagemPSL 100%REDE 40%PROS 33%PRB 30%PHS 29%PV 29%PTB 24%PDT 23%PSB 23%PPS 22%PT 19%PC do B 17%PR 16%PSDB 15%PTN 15%PP 14%DEM 13%PMDB 13%PSC 10%PSD 8%PSOL 0%PTC 0%PMB 0%PT do B 0%PEN 0%PRP 0%PRTB 0%

RESPOSTAParlamentares que respondem

a mensagens no Facebook

PartidoResponde

comentárioPTC 100%PSL 100%PRP 100%PV 71%PSOL 67%PRB 61%REDE 60%PHS 57%PSB 56%PC do B 50%PROS 50%PP 48%PSDB 45%DEM 41%PDT 41%PT 40%PR 40%PTB 38%PTN 38%PSD 35%PPS 33%PSC 30%PMDB 29%PMB 0%PT do B 0%PEN 0%PRTB 0%

COMENTÁRIOParlamentares que respondem

a comentários no Facebook

Partido Acessível

PSOL 100%PTC 100%PMB 100%PC do B 92%PPS 89%PT 84%PROS 83%REDE 80%PSC 75%PSDB 71%PDT 68%PRB 65%PP 64%PTN 62%PHS 57%PV 57%PMDB 55%PSB 54%PSD 54%PR 51%DEM 50%PSL 50%PTB 48%PT do B 33%PEN 33%PRP 0%PRTB 0%

ACESSÍVELPresença simultânea em site, Facebook e Twitter

Indica partidos com menos de 10 parlamentares

www.medialogue.com.br

COMPARAÇÃO POR BANCADAS

BANCADAS ESTADUAIS MAIS INFLUENTES

33

Estado Número de parlamentares

SP 73MG 56RJ 48BA 42RS 34PR 33PE 28CE 25MA 21GO 20PA 20SC 19PB 15ES 13PI 13AL 12AC 11AM 11AP 11DF 11MS 11MT 11RN 11RO 11RR 11SE 11TO 11

AS MAIORESTamanho das bancadas

Estado Nota média

DF 5MS 5RN 5RR 5AM 4AP 4CE 4ES 4GO 4MT 4PB 4PR 4RJ 4RS 4SC 4SE 4SP 4TO 4AC 3AL 3BA 3MA 3MG 3PE 3PI 3PA 2RO 2

POR NOTANota média por estado

Estado Twitter (média de seguidores)

RJ 89.300DF 69.700AM 31.000RN 30.100PB 22.600SP 22.500PR 19.900MG 16.300GO 14.300RS 11.000ES 10.500AL 8.300AP 7.400TO 7.350AC 6.300SE 4.700SC 4.200CE 4.150PA 4.000RR 3.900PE 3.800MS 3.350PI 2.900BA 2.600MT 1.950MA 1.850RO 1.250

NO TWITTERNº médio de seguidores

Estado Facebook (média de fãs)

RJ 248.000SP 137.000MG 107.000AM 102.500ES 100.000PR 97.000GO 89.300DF 68.600CE 47.800RS 45.800PB 45.650AL 41.400RR 40.400SC 38.200PE 36.600RN 34.600SE 31.200MS 29.000BA 28.700AC 28.000TO 20.000PI 19.500AP 19.480MA 18.000MT 17.900RO 17.500PA 16.300

NO FACEBOOKNº médio de fãs

Estado Acessível

MS 91%ES 85%DF 82%RS 79%SC 79%SP 78%CE 76%PR 76%GO 75%SE 73%MG 70%RJ 67%MT 64%RR 64%AL 58%AC 55%AM 55%MA 52%PA 50%PB 47%PI 46%AP 45%RN 45%BA 43%TO 36%PE 32%RO 9%

ACESSÍVELPresença simultânea em site, Facebook e Twitter

Indica bancadas estaduais com menos de 12 parlamentares

www.medialogue.com.br

COMPARAÇÃO POR BANCADAS

BANCADAS MAIS INFLUENTES POR REGIÃO

34

RegiãoNúmero de

parlamentares

Sudeste 190

Nordeste 178

Sul 86

Norte 75

Centro-Oeste 64

AS MAIORESTamanho das bancadas

NO TWITTERNº médio de seguidores

NO FACEBOOKNº médio de fãs

ACESSÍVELPresença simultânea em site, Facebook e Twitter

POR NOTANota média por estado

RegiãoNota média de

influência

Centro-Oeste 4,3

Sudeste 3,7

Sul 3,6

Norte 3,4

Nordeste 3,2

Região Acessível

Sul 78%

Sudeste 73%

Centro-Oeste 70%

Nordeste 51%

Norte 47%

RegiãoFacebook

(média de fãs)

Sudeste 153.800

Sul 63.800

Centro-Oeste 51.200

Norte 34.800

Nordeste 33.500

RegiãoTwitter (média de seguidores)

Sudeste 35.300

Centro-Oeste 18.600

Sul 12.900

Norte 8.400

Nordeste 6.800

www.medialogue.com.br

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS - 2016

COMO FOI FEITA A PESQUISACOLETA DE DADOSA coleta de informações para a Pesquisa Medialogue Político Digital 2016 foi realizada entre abril e agosto de 2016. A lista inicial de senadores e deputados federais pesquisados inclui os que estavam em exercício segundo o site do Senado e da Câmara dos Deputados no dia 26 de abril. Devido às mudanças na Câmara e no Senado após o início do processo de impeachment a lista foi atualizada no dia 28 de maio. A coleta de dados cadastrais e a pesquisa na web e redes sociais dos parlamentares ocorreu de 1 de junho e 6 de julho de 2016.

Os dados referentes à atividade no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube correspondem ao período de 1 de fevereiro a 30 de julho de 2016 e foram coletados entre os dias 20 e 25 de agosto.

IDENTIFICAÇÃO DE SITES E REDES SOCIAIS OFICIAIS O ponto de partida da pesquisa foram os sites oficiais dos senadores e deputados. Nos casos em que um site oficial não foi encontrado ou estava fora do ar a equipe contatou a assessoria do parlamentar em Brasília para confirmar a informação.

O ponto de partida para a pesquisa de perfis em redes sociais foram aquelas listadas nos sites oficiais. Nos casos em que as quatro redes analisadas não estavam disponíveis foi realizada uma busca no Google para identificar canais que não estavam listados nos sites. O objetivo foi identificar e analisar as redes sociais que efetivamente estavam em uso pelos parlamentares.

Foram excluídos da análise sites, perfis e páginas que, no momento da coleta de informações entre 20 e 25 de agosto, estavam: 1) Fora do ar ou inacessíveis2) Bloqueados ou em modo “privado”, impedindo o acesso de quem não fosse seguidor3) Páginas do Facebook com menos de 100 fãs

No caso de parlamentares que possuem mais de um perfil em determinada rede social foi selecionada aquela que tinha as atualizações mais recentes, e quando esse critério não foi suficiente foi selecionada a que tinha a maior base de audiência.No caso de parlamentares que possuem um perfil e uma página no Facebook, foi analisada a página. No caso dos parlamentares que possuem apenas um perfil no Facebook foi estabelecida uma nota média aplicada a todos. Isso porque não é possível coletar informações de performance de perfis no Facebook.

A ESCALA DE INFLUÊNCIAA Pesquisa Medialogue Político Digital avalia cinco blocos de informação para calcular a nota de influência de cada parlamentar, apresentada em uma escala de 0 a 10. Consulte a seguir os critérios analisados em cada bloco: 1) Website1a) Site no ar, acessível e em funcionamento 1b) Site possui link em funcionamento para as seguintes redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube 1c) Site possui link ou informação que permite acesso às seguintes redes sociais ou canais de

comunicação: Flickr, Snapchat, Periscope e WhatsApp 1d) Site possui link ou informação que permite acesso a outras redes sociais ou canais de comunicação

2) Facebook 2a) Relação do número de fãs com a base de eleitores do estado do parlamentar 2b) Nível de engajamento da página do parlamentar no Facebook. O indicador mede o nível de interação na página em comparação com o base total de fãs e avalia se o conteúdo publicado gera resposta da audiência2c) Resposta de mensagem enviada à página. Foi enviada uma mensagem padrão para a página de cada parlamentar. Respostas enviadas até 60 dias depois do contato inicial foram consideradas como válidas. Páginas que não permitem o envio de mensagens privadas receberam nota 0 (zero).2d) Resposta a comentários em posts da página. Foram avaliados os 10 posts mais recentes que continham comentários de fãs.3) Twitter3a) Relação do número de seguidores com a base de eleitores do estado do parlamentar 3b) Nível de engajamento do perfil do parlamentar no Twitter. O indicador mede o nível de interação no perfil em comparação com o base total de seguidores e avalia se o conteúdo publicado gera resposta da audiência4) Instagram4a) Relação do número de seguidores com a base de eleitores do estado do parlamentar 4b) Nível de engajamento do perfil do parlamentar no Instagram. O indicador mede o nível de interação no perfil em comparação com o base total de seguidores e avalia se o conteúdo publicado gera resposta da audiência5) YouTube 5a) Relação do número de visualizações totais do perfil ou canal com a base de eleitores do estado do parlamentar5b) Nível de engajamento do perfil ou canal do parlamentar no YouTube. O indicador mede o nível de visualizações de vídeos em comparação com o número total de visualizações do perfil ou canal e avalia se o conteúdo publicado gera resposta da audiênciaObs.: o número de inscritos em cada canal não foi utilizado como parâmetro de análise porque uma parcela significativa dos canais não permite que essa informação seja acessadaNota de influência A nota final de influência é resultado da soma da nota dos cinco blocos de informação analisados. As notas do Facebook e Twitter receberam peso 1,2 na nota final, e os outros blocos receberam peso 1. O resultado final resultou na classificação dos parlamentares em três grupos:1) Influentes: com nota de 10 a 6 2) Presentes: com nota de 5 a 33) Ausentes: com bota de 2 a 0Pelos critérios da pesquisa, considera-se influente o parlamentar que está presente de forma abrangente na internet e redes sociais, que conta com uma audiência relevante em comparação à sua base de eleitores, possui um nível de interação acima da média em seus canais sociais, e responde quando é acionado na internet pelos eleitores.

35

RAIO-X DO CONGRESSO NAS REDES SOCIAIS

PESQUISA MEDIALOGUE