Perséfone

4
export5ano_cbsoc 030809.pmd Per Per Per Per Perséfone, a primav séfone, a primav séfone, a primav séfone, a primav séfone, a primavera e o v era e o v era e o v era e o v era e o verão erão erão erão erão (história da mitologia grega) Diziam os antigos gregos que, no início dos tempos, não existiam as estações do ano. Na Terra só havia a primavera, com suas flores, beleza e suavidade. Nessa época andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada Perséfone. Era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia, Perséfone apanhava flores e cantava feliz quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades. Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão. Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda da única filha. Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secar e as flores murchar. Famintos, os homens pediram a Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação. Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro dos deuses, e lhe fez um pedido: – Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone retorne. Diz que, se ela não voltar, todas as árvores do mundo morrerão. Mas Hades já se casou com ela. O que podemos fazer? Língua P Língua P Língua P Língua P Língua Por or or or ortuguesa tuguesa tuguesa tuguesa tuguesa 5 o ano : e m o N : o n i s n E l a t n e m a d n u F : a m r u T : a t a D 3/8/09

description

Atividade sobre o mito de Perséfone

Transcript of Perséfone

Page 1: Perséfone

expo

rt5an

o_cb

soc

0308

09.p

md

PerPerPerPerPerséfone, a primavséfone, a primavséfone, a primavséfone, a primavséfone, a primavera e o vera e o vera e o vera e o vera e o verãoerãoerãoerãoerão(história da mitologia grega)

Diziam os antigos gregos que, no início dos tempos, não existiam asestações do ano. Na Terra só havia a primavera, com suas flores, beleza esuavidade. Nessa época andava pelo mundo uma jovem belíssima chamadaPerséfone. Era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Umdia, Perséfone apanhava flores e cantava feliz quando foi vista pelo deus domundo subterrâneo, o terrível Hades. Ele se apaixonou perdidamente pelajovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão.

Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda daúnica filha. Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeramos frutos das árvores secar e as flores murchar. Famintos, os homens pedirama Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.

Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro dos deuses, e lhe fez umpedido:

– Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone retorne.Diz que, se ela não voltar, todas as árvores do mundo morrerão. Mas Hadesjá se casou com ela. O que podemos fazer?

Língua PLíngua PLíngua PLíngua PLíngua Pororororortuguesatuguesatuguesatuguesatuguesa

5o ano

:emoN

:onisnE latnemadnuF :amruT :ataD 3/8/09

Page 2: Perséfone

2

expo

rt5an

o_cb

soc

0308

09.p

md

Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu até o mundo subterrâneo deHades, a terra secreta da noite e dos mistérios. Lá encontrou Perséfone aolado do marido.

– Meu pai ordena que Perséfone volte para sua mãe, Hades. Você agiuincorretamente.

– Por quê? – perguntou o deus da noite. — Eu estava apaixonado, nãoconseguia viver sem Perséfone e, com o tempo, ela também aprendeu ame amar! Somos felizes agora.

– Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sofre pela falta dafilha e você terá que me obedecer.

– É impossível devolvê-la à Terra – disse Hades. – Como você sabe, osque entram no mundo das trevas não podem comer nada aqui. Ora, Perséfonejá se alimentou conosco. Agora pertence ao meu mundo. Será minha eternaamada.

– Hades – insistiu Hermes – , se ela não regressar, desaparecerão asárvores e os homens morrerão. Isso não pode acontecer. Portanto, faço-lheuma proposta. Perséfone ficará na Terra ao lado de sua mãe durante oitomeses por ano. Os quatro meses restantes, passará ao seu lado, no mundoda noite.

Hades concordou. E foi assim que surgiram as estações. Quando Perséfoneestá na Terra, temos a primavera e o verão. Durante o outono, Perséfone seprepara para descer ao Hades, e por isso o clima se torna frio e as árvoresderrubam folhas de tristeza. Durante a ausência de Perséfone, ficamos noinverno. Não há sol, flores nem frutos. Mas, quando ela retorna, vem aprimavera, e vemos a alegria de Deméter espalhar-se por toda a natureza,enchendo nosso coração de esperança e nossos olhos de beleza.

(Heloisa Prieto. Lá vem história outra vez.São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 22-3.)

Heloisa Prieto nasceu em São Paulo em 1954. Além de escritora, é tradutora e roteirista.Suas principais obras são: Lá vem história e Coleção Quase Tudo o que Você Queria Saber.

1) A história contada reflete a crença de qual povo? Copie do texto umtrecho que justifique sua resposta.

Page 3: Perséfone

3

expo

rt5an

o_cb

soc

0308

09.p

md

2) Conte com suas palavras por que, com a ausência de Perséfone, os frutosdas árvores secaram e as flores murcharam.

3) Quando os frutos secaram e as flores murcharam, os homens foram falarcom Zeus, e não com Deméter. Por quê?

4) Qual foi a justificativa de Hades para ter raptado Perséfone?

5) Na sua opinião, você acha que Perséfone poderia ter feito algo para selivrar de Hades? Justifique sua resposta.

6) De acordo com o texto, quais são as características de Hermes?

Page 4: Perséfone

4

expo

rt5an

o_cb

soc

0308

09.p

md

7) Conte com suas palavras como surgiram as estações do ano, segundo amitologia grega.