pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

21
A PEDAGOGIA COMO CULTURA, A CULTURA COMO PEDAGOGIA.

Transcript of pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Page 1: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

A PEDAGOGIA COMO CULTURA,A CULTURA COMO PEDAGOGIA.

Page 2: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

O autor foi Tomaz Tadeu da silva.Agregando os conhecimentos dos seguintes autores: Roger Simon; Henry Giroux; Joe Kincheloe e Shirley Steinberg

Page 3: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Roger Simon é o colunista político-Chefe para Politico . Ele cresceu no South Side de Chicago, onde a política era um esporte de contato. No Chicago Sun-Times , onde escreveu uma coluna de quatro vezes por semana, Simon foi ensinado que a única maneira para um jornalista de olhar para um político estava para baixo .Ele agora luta contra esse impulso diária. Roger é também um autor, ganhou mais de três dezenas de primeiro lugar prêmios de jornalismo.

Page 4: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Henry Giroux ele atualmente ocupa a cadeira da televisão mundial na carreira de ciências da comunicação.O teórico e crítico da cultura e educação, Henry Giroux, foi um dos fundadores da pedagogia crítica nos Estados Unidos, além disso, foi pioneiro nos estudos voltados para a cultura, jovens, ensino superior e público, meios de comunicação e teoria crítica. Como crítico, propôs reflexões sobre as teorias educacionais, escola e mais ainda, sobre os professores e seu papel no processo ensino-aprendizagem, bem como a influência dos mesmo nos alunos.

Page 5: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Joe Lyons Kincheloe foi professor em Canada na Faculdade de Educação da Universidade McGill, em Montreal, Quebec, Canadá. Ele escreveu mais de 45 livros, e centenas de artigos de revistas sobre questões incluindo a pedagogia crítica, pesquisa educacional, estudos urbanos, cognição, currículo, e os estudos culturais. O trabalho de Kincheloe chamou de uma série de tradições teóricas e suas análises centrada nas dinâmicas sociais, culturais, políticos, econômicos e cognitivos que contextualizam ensino e aprendizagem. morreu em dezembro de 2008.

Page 6: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Shirley R. Steinberg é uma Professora de Pesquisa de Estudos de jovens críticos da Universidade de Calgary. Ela é o autora e editora de vários livros em pedagogia crítica, cultura urbana e juventude, e os estudos culturais, ela é um alto-falante e uma professora conhecida internacionalmente. Ela também é o editor fundador do "Taboo: O Jornal da Cultura e da Educação. O co-fundador do The Paulo e Nita Projeto Internacional Freire para a Pedagogia Crítica, ela é o co-organizador do Instituto Internacional de Pedagogia Crítica e Transformadora Liderança, ele está comprometido com

Page 7: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

O que ele apresenta como dominante?

• Apresenta que as tradicionais divisões entre conteúdo escolar e o conhecimento cotidiano estão cada vez mais sem fronteiras, dando lugar a um intercambio de métodos e conceitos que geram pesquisas inovadoras.

• Se é o conceito de cultura que permite equiparar a educação em outras instancias culturais, é o conceito de pedagogia que permite realizar a operação inversa.

• Tanto a educação quanto a cultura em geral estão envolvidas nos processos de transformação de identidade e da subjetividade.

Page 8: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Qual a relação deste assunto com currículo?

• Currículo e cultura estão extremamente ligados e indissociáveis.

• O currículo deve ser pensado e elaborado a partir de uma determinada cultura e deve vir ao encontro das necessidades desta cultura.

• Esta fusão da pedagogia curricular com a cultural é extremamente benéfica, pois propicia ferramentas de analise para ambas as áreas.

• A formação do currículo atualmente não pode ignorar a pedagogia cultural que está presente nas vidas das crianças e jovens.

Page 9: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Conclusão sobre esse conhecimento, a situação da escola hoje é igual?

• Podemos concluir que não há mais fronteiras entre conhecimento acadêmico/escolar e conhecimento cotidiano/cultura de massa.

• Cada cultura carrega na sua essência, o modo de interpretar o universo e que também, a cultura ocupa um lugar central na revisão das relações de poder.

• Uma ideia inovadora e significante é materializar a pedagogia com cultura ou a cultura com pedagogia.

Page 10: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

• Sim. O que ocorre na comunidade automaticamente se refletirá na escola, a partir dai da se a importância de pensar em um currículo diferenciado para cada tipo de sociedade, portanto uma cultura não deve ser colocada superior a outra.

Page 11: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Outras instancias culturais mais amplas também tem um currículo, como programas de televisão, visita ao museu, filmes, livros entre outros.

• Não tem o objetivo explicito de ensinar, mas é obvio que ensinam alguma coisa, transmitem uma infinidade de conhecimentos vitais na formação da identidade.

• Não trata apenas de informação ou entretenimento, em ambos os casos são formas de conhecimento que influenciam o comportamento das pessoas de formas cruciais.

Page 12: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Henry Giroux tem voltado cada vez mais para a analise da pedagogia da mídia.

• Suas analises voltam para a problematização da suposta inocência e o caráter aparentemente inofensivo para o publico infantil.

• Como a pequena sereia ou Aladim onde vê uma pauta pedagógica carregada de pressupostos etnocêntricos e sexistas, que não tem nada inocente, e moldam as identidades infantis e juvenis.

Page 13: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

JOE kincheloe analisa as peças publicitarias da MacDonald’s.

• Escolas são obrigadas a moldar seu curriculo de acordo com materiais fornecidos por essas empresas.

• Quais noções de nutrição seriam ensinadas a essas a partir da perspectiva da MacDonald’s

Page 14: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Shirley steinberg vai analisar os valores morais e sociais contidos no curriculo cultural de um artefato suspeito: a boneca Barbie.

• "A mimada que tem tudo", autora mostra que o conteúdo da lição ensinada por essa boneca reside tanto no tipo de atitudes consideradas desejáveis para mulheres

• sob o viés de uma sociedade patriarcal, quanto no preconceito sofisticadamente velado contra todas as pessoas que não sejam "WASP" ("White, anglo-saxon, protestante").

Page 15: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

• Sua fabricação desenvolveu todo um curriculo da historia dos Estados Unidos.

• Narrando quem mais? Dando origem ao boneco ken.

• Assim é que, da infinidade de modelos de Barbies de todos os lugares e culturas, há possibilidade de proceder a uma classificação segundo o fato de ela ser oriunda de países pobres ou ricos a partir de informações contidas nas caixas de embalagem das bonecas, países ricos menciona comida, países pobres não.

Page 16: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Função do curriculo nesta perspectiva

•Tem a função de transmissão cultural, •É responsável pela ajuda ao aluno no desenvolvimento de suas próprias capacidades de aprender;

•Sua inserção crítica e participativa na sociedade em função da formação da cidadania.

Page 17: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Valorizar a culturaProcura alcançar uma democratização do conhecimento e do aprendizado,

Os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade;

Eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais classes sociais;

Page 18: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Objetivos da educação e do ensino

•Levam a distintas opções metodológicas que vão desde a visão do ensino,

•Transmissão cultural,

•Escola informal centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social, minimizando ou até recusando um currículo formal.

Page 19: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

A intenção do currículo•Permitir ao aluno receber conteúdos que estão perfeitamente adequados à realidade vivida socialmente por ele.

Page 20: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

Assim,•A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Page 21: pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.

A EQUIPE AGRADECE,

BRENDAKAROLINE

MARISA VANESSA